|
Autor |
Mensagem |
< Geral ~ Projecto Tuga 3D |
rcas |
Colocada: Qua Out 05, 2005 2:30 am |
|
|
Escravo do rato
Registo: 27 Jul 2005
Local/Origem: Quinta do Anjo
|
Nightwalker escreveu: Bem... Vontade não te falta... 5 meses de produção para 15 minutos de filme? com 4 a 8 artistas 3d? Com software Opensource? E visto que o pessoal mais experiente está a trablhar, cada um pode dedicar .. 2 horas por dia no maximo? Não leves a mal rcas que a ideia é boa, também sou adepto do open source, mas... é absolutamente imposível criar algo que sequer se aproxime de um nível de qualidade apresentável em festivais internacionais, com uma metragem dessas... Se diseres 2 a 3 minutos, com uma história realmente interesante ( afinal é o mais importante não é ?) e com pelo menos um artista experiente por cada área (animação, modelação etc.. ) pelo menos a dar orientação talvez e só talvez se consigar chegar ao fim de uma aventura destas...
De qualquer forma boa sorte espero estar enganado.
Penso que se consegue fazer uma peça de 15 minutos nesses tempos, e não é para ser usado apenas software Open Source, mas tambem outros softwares, desde que haja licenças.
A única aplicação que tem de ser forçosamente Open Source é o software de Render, pois é a única forma de se poder criar uma render farm sem custos de software.
E pelos e-mails que recebi é capaz de se conseguir uma equipa porreira.
Em Novembro o site vai estar em cima, nessa altura os timing já estarão mais ajustados, bem como os elementos necessários para criar este projecto nos 11 meses propostos.
Estou em contacto com 2 outras equipas que estão / estiveram em produções "idênticas", do Orange Project e do StarWreck.
E estou a tentar ter o maior feedback possível, de forma a que este projecto corra da melhor forma.
|
_________________ Blender 3D all the way.
http://www.blender3d.org |
|
|
Voltar acima |
|
Nightwalker |
Colocada: Qua Out 05, 2005 2:44 am |
|
|
Veterano
Registo: 04 Out 2005
|
Como disse espero estar enganado fico curioso e se puder ajudar de alguma forma, ajudo. |
|
|
|
Voltar acima |
|
muddymind |
Colocada: Seg Out 10, 2005 12:36 pm |
|
|
Veterano
Registo: 08 Jul 2005
Local/Origem: Portimão / sao bras de alportel / Lisboa
|
a ideia parece mt interessante.... é pena eu nao ter skills suficientes se nao ate alinhava mas mesmo assim se puder ajudar em algo é so dizer |
|
|
|
Voltar acima |
|
rcas |
Colocada: Qui Nov 03, 2005 12:38 am |
|
|
Escravo do rato
|
|
Voltar acima |
|
abranco |
Colocada: Sex Nov 04, 2005 12:51 pm |
|
|
Primeiros passos
Registo: 26 Jul 2005
Local/Origem: Portugal
|
Queres dizer entao, rcas, que poderá utilizar-se software "forçosamente não-orignal" excepto para render?
Eu se puder ajudo, pois trago comigo de Vancouver, novas técnicas e conhecimentos para partilhar com a equipa.
Cheers all. |
_________________ CG Artist
Vancouver Film School Grad
3D Animation & Visual Effects 2005 |
|
|
Voltar acima |
|
rcas |
Colocada: Sex Nov 04, 2005 12:57 pm |
|
|
Escravo do rato
|
abranco escreveu: Queres dizer entao, rcas, que poderá utilizar-se software "forçosamente não-orignal" excepto para render?
Eu se puder ajudo, pois trago comigo de Vancouver, novas técnicas e conhecimentos para partilhar com a equipa.
Cheers all.
Epá, desde que eu não saiba !
Quero que seja utilizado software para o qual haja licença, caso alguem use e não tenha licença eu negarei qualquer responsabilidade. Isso agora tem a ver com cada um, mas espero que se use software licenciado.
A alternativa é usar o Blender 3D, que não tem custo associado. E posso ensinar a equipa a usar o Blender.
O Render será eventualmente feito num novo software de Render que irá sair no inicio do ano que vem, que tem na mesma interface Renderman mas que foi feito por um Tuga, Tuga esse que irá auxiliar no Projecto na àrea do Renderman. |
|
|
Voltar acima |
|
Luís Santos |
Colocada: Sáb Nov 05, 2005 4:58 am |
|
|
Uma mente torturada
Registo: 29 Ago 2005
|
Desculpa ser desmancha-prazeres, mas projectos em Portugal na base do trabalho entre amigos dá sempre merda. Porque infelizmente o pessoal que sabe acaba por fazer o trabalho de quem não sabe, e entramos num esquema de escravos vs coçadores...Eu só aceitaria entrar num trabalho desses se houvesse pessoal com provas de alguma coisa. A sério, profissionalismo sem bling-bling está mais que provado que não funciona. Grandes projectos requerem grandes investimentos, ou então grupos extremamente fortes sem os "elos mais fracos" que acabam sempre por estragar não só os sonhos, mas também o trabalho de quem realmente se esforça.
Novamente, desculpa, mas esta é a minha opinião.
Abraço
Luís Santos |
|
|
|
Voltar acima |
|
muddymind |
Colocada: Sáb Nov 05, 2005 11:07 am |
|
|
Veterano
Registo: 08 Jul 2005
Local/Origem: Portimão / sao bras de alportel / Lisboa
|
Luís Santos escreveu: Desculpa ser desmancha-prazeres, mas projectos em Portugal na base do trabalho entre amigos dá sempre merda. Porque infelizmente o pessoal que sabe acaba por fazer o trabalho de quem não sabe, e entramos num esquema de escravos vs coçadores...Eu só aceitaria entrar num trabalho desses se houvesse pessoal com provas de alguma coisa. A sério, profissionalismo sem bling-bling está mais que provado que não funciona. Grandes projectos requerem grandes investimentos, ou então grupos extremamente fortes sem os "elos mais fracos" que acabam sempre por estragar não só os sonhos, mas também o trabalho de quem realmente se esforça.
Novamente, desculpa, mas esta é a minha opinião.
Abraço
Luís Santos
pois realmente com essa atitude de "merda" é capaz de não se fazer grande coisa Mas essa atitude é tipica em +\- 95% da população portuguesa.... temos semp a certeza q as coisas nao funcionam por isso nem vale apena fazer nada....
Eu acredito q seja possivel que este projecto corra a 100%... é preciso é q as pessoas acreditem q as coisas podem funcionar se não pork é q nao ficámos na idade da pedra?!?!? |
|
|
|
Voltar acima |
|
rcas |
Colocada: Sáb Nov 05, 2005 1:46 pm |
|
|
Escravo do rato
|
Luís Santos escreveu: Desculpa ser desmancha-prazeres, mas projectos em Portugal na base do trabalho entre amigos dá sempre merda.
Sim, em Portugal e no resto do Mundo, mas deve-se a uma coisa que se encontra muito mais em Portugal que se chama "Má Gestão".
Luís Santos escreveu: Porque infelizmente o pessoal que sabe acaba por fazer o trabalho de quem não sabe, e entramos num esquema de escravos vs coçadores...Eu só aceitaria entrar num trabalho desses se houvesse pessoal com provas de alguma coisa.
Existe sempre alguem que sabe mais de uma coisa e outro que sabe mais de outra, quem tiver numa de coçar sai da equipa, que existe um tempo limite a cumprir, e de certeza que tem mais gente interessada.
Isto sem falar que vai haver uma selecção das pessoas.
E já que mencionas "pessoal com provas de alguma coisa", tenho o Director da Pixelbox Academy interessado em participar como "Renderman Technical Director", além de fornecer licenças para o seu novo software de Render (compativel com Renderman).
Para que tenhas uma noção, ele trabalha directamente com a NVidia e a SGI, bem como com pessoas da Pixar.
E tenho além disso uma produtora que poderá potencialmente patrocinar o projecto, em concreto um dos sócios irá participar no Projecto, o patrocinio ainda está em decisão. Isto implica suporte por parte de pessoas que fazem disto o seu ganha pão e têm já o material necessário.
Logo, o projecto é para ser levado a sério e os profissionais de grandes empresas já mostraram o seu interesse.
Luís Santos escreveu: A sério, profissionalismo sem bling-bling está mais que provado que não funciona. Grandes projectos requerem grandes investimentos, ou então grupos extremamente fortes sem os "elos mais fracos" que acabam sempre por estragar não só os sonhos, mas também o trabalho de quem realmente se esforça.
O ambito do projecto é trazer investidores a Portugal, coisa que não existe muito em Portugal.
Não ofereço pilim, mas reconhecimento, tanto em Portugal como lá fora, conhecimentos, muito divertimento e a possibilidade de ver algo que será em parte fruto da sua ideia.
E não é verdade que não exista profissionalismo sem pilim, não acredito nisso, quando é por uma boa causa e onde se tem tambem outros ganhos que não monetários, tambem se tem profissionalismo.
Profissionalismo não quer dizer ter muitos anos de trabalho, mas sabes ser metódico, humilde, trabalhador e esforçado, com tudo isto mesmo uma pessoa com pouco tempo de trabalho consegue grandes feitos.
Em termos de "grupos extremamente fortes", garanto que será o caso, existe muita gente a querer o sucesso deste projecto.
Luís Santos escreveu: Novamente, desculpa, mas esta é a minha opinião.
Abraço
Luís Santos
E mais não peço, mostrando os pontos negativos é que se consegue melhorar e conseguir a excelência.
Abraço,
Rui Campos |
|
|
Voltar acima |
|
romanus |
Colocada: Sáb Nov 05, 2005 2:14 pm |
|
|
Veterano
Registo: 11 Mar 2005
|
Partilho o mesmo sentimento do Luis Santos...
Isto porque quando tinha 20 e poucos anos também sonhei com este tipo de projectos e uma pessoa que me acompanhou durante alguns anos e me ensinou muito sobre a vida e animação 3d (Paulo Cambraia - Megatoon), abriu-me os olhos para a realidade.
Acho que é preciso ter dinheiro sempre presente, pois nos tempos que correm é muito complicado dedicar-se a algo sem ter dinheiro pelo meio... principalmente se tivermos responsabilidades, como eu... casa, carro, familia, etc...
E finalizando, continuo a desejar o maior dos sucessos, apesar de saber que é uma batalha muito dificil de vencer, a não ser que tenhas um grande gestor de projectos que saiba para além de controlar deadlines, gerir personalidades da melhor forma, etc... MOTIVAR a equipa envolvida...
Fica aqui também a minha opinião e keep the good work
cheerz |
_________________ Rui Romano
www.ingreme.com
www.ingreme.com/reel |
|
|
Voltar acima |
|
rcas |
Colocada: Sáb Nov 05, 2005 5:08 pm |
|
|
Escravo do rato
|
romanus escreveu: Partilho o mesmo sentimento do Luis Santos...
Isto porque quando tinha 20 e poucos anos também sonhei com este tipo de projectos e uma pessoa que me acompanhou durante alguns anos e me ensinou muito sobre a vida e animação 3d (Paulo Cambraia - Megatoon), abriu-me os olhos para a realidade.
O que te posso dizer é que nessa altura não tinhas já vários projectos deste tipo realizados, nem existia o sentido de Comunidade como tens agora (muito devido ao Open Source), nem a Internet se tinha tornado uma plataforma viável para este tipo de colaboração.
O que acontece é que em Portugal continuamos a ver muita gente com medo em apostar em novas frentes, medo de inovar e criar projectos com o único ambito de animar, de fazer algo sem ser em prol do dinheiro.
Por outro lado tens uma geração jovem que já cresceu com a Internet, que tem uma mente mais aberta e que não partilha desses medos.
Se lá fora se consegue, quero mostrar que em Portugal tambem, e melhor (sei que é super complicado superar uma Pixar que faz da animação a sua vida, e embora esse não seja o âmbito deste projecto) para mim nada é impossível !
Acredito que com uma boa história se poderá porporcionar uma grande animação.
romanus escreveu:
Acho que é preciso ter dinheiro sempre presente, pois nos tempos que correm é muito complicado dedicar-se a algo sem ter dinheiro pelo meio... principalmente se tivermos responsabilidades, como eu... casa, carro, familia, etc...
Olha, bem vindo ao clube .
Tambem eu tenho casa, carro e outras despesas para pagar, mas gastar 1 hora por dia no projecto e mais umas horitas ao fim de semana não é nada de trancendente.
A vida não está fácil e o dinheirinho dá muito jeito nos dias que correm, eu sei disso.
Porém, quem tiver motivado para participar no projecto, poderá não ganhar dinheiro directamente do projecto, mas futuramente com a projecção que o projecto poderá trazer.
Isto sem juntar a venda dos DVDs da animação em formato HDTV + DVD normal, com o make-of, com tutoriais sobre como foram feitas várias cenas do projecto, entre outros.
E claro, o que se aprende num projecto desta magnitude, as pessoas que se vêm a conhecer, entre muitas outras coisas.
romanus escreveu:
E finalizando, continuo a desejar o maior dos sucessos, apesar de saber que é uma batalha muito dificil de vencer, a não ser que tenhas um grande gestor de projectos que saiba para além de controlar deadlines, gerir personalidades da melhor forma, etc... MOTIVAR a equipa envolvida...
Vai ser um projecto de 12 meses, para fazer 15 minutos de animação, onde 2 deles vão ser créditos e introdução, o que deixa à volta de 13 minutos de animação total, dá quase um minuto de animação por mês. Acho que não é assim tão dificil de atingir.
A parte mais dificil neste tipo de projecto é manter a equipa motivada durante todo o percurso. Mas para isso já tenho remédio.
Quanto a gerir deadlines, não é assim tão complicado, tou a desenvolver uma plataforma para gerir todo o projecto, plataforma essa que me vai auxiliar a manter todo o projecto sobre controlo.
Gerir personalidades tem muito que se lhe diga, eu sei, sou novo mas já passei por várias situações, situações essas que me permitem hoje conseguir gerir uma multitude de personalidades, sem que haja conflicto ou desmotivação.
No meu ver não vai ser dificil, mas sim trabalhoso, stressante, mas na sua maioria divertido e recompensador. É esta a imagem que quero que fiquem do que vai realmente ser o projecto.
romanus escreveu:
Fica aqui também a minha opinião e keep the good work
cheerz
Gracias e sempre que tiveres algo a acrescentar não te acanhes |
|
|
Voltar acima |
|
Luís Santos |
Colocada: Sáb Nov 05, 2005 6:34 pm |
|
|
Uma mente torturada
|
Citação: No meu ver não vai ser dificil, mas sim trabalhoso, stressante, mas na sua maioria divertido e recompensador.
Qual a diferença entre realizar o teu sonho de borla, e por exemplo usar esse tempo esse stress, e criar um portfolio potente para que nos abra portas mais concretas?
Citação: O que acontece é que em Portugal continuamos a ver muita gente com medo em apostar em novas frentes, medo de inovar e criar projectos com o único ambito de animar, de fazer algo sem ser em prol do dinheiro.
Tenho quase 30 anos, e cada vez mais vejo que o nosso tempo, a nossa vida é demasiado preciosa para gastar nos sonhos dos outros. Eu sei que é extremamente egoísta o que eu estou a dizer. Mas a realidade da nossa sociedade é assim, se queres comer tens de pagar, se queres te vestir, idem. Se queres fazer um upgrade ao pc, meu amigo é bom que tenhas dinheiro. Irrita-me profundamente pessoas que querem incutir nos outros ideias flutuantes, sem garantias, porque até um simples canalizador cobra pelos seus serviços, e à hora. Onde é que um profissional de 3d é diferente? Podes nos dizer?
Citação: para participar no projecto, poderá não ganhar dinheiro directamente do projecto, mas futuramente com a projecção que o projecto poderá trazer.
Quando vais a uma loja dizes... " Olhe desculpe vou levar este item, não lhe vou pagar agora, e não pense só no dinheiro, não seja materialista, é que há possibilidades de vir a ganhar, e só depois é que fazemos contas. " Achas viável? Bem acho que abandonavas a loja com um segurança a segurar o teu bracinho.
Citação: Por outro lado tens uma geração jovem que já cresceu com a Internet, que tem uma mente mais aberta e que não partilha desses medos.
Traduzindo, queres pessoal com pouca ou nenhuma experiência, na casa dos 20 ou menos e que faça milagres a um custo zero. Porque sinceramente não vejo mais ninguém a aceitar este tipo de trabalho sem ser esse mesmo tipo de pessoas que referiste, novamente boa sorte.
Espero sinceramente que nos mostres como é que se faz.
Cheers |
|
|
|
Voltar acima |
|
rcas |
Colocada: Sáb Nov 05, 2005 8:16 pm |
|
|
Escravo do rato
|
Luís Santos escreveu: ...
Ok, então é assim, eu posso e vou fazer um portfólio meu, com animações minhas e coisas feitas apenas por mim.
O que é certo é que se fores fazer uma animação de 15 minutos por ti, o que te posso garantir é que tens uma possibilidade enorme de falhar, pois és sozinho e quando te desmotivas não tens ninguem que te leve a continuar.
E antes de mais, não é o meu Sonho, não sou eu que vou definir a história nem forçar ninguem a fazer nada que não queira. Eu irei fazer parte da equipa como todos os outros. É um sonho fazer parte da produção dum projecto desta magnitude, mas será o sonho de cada um que irá ser realizado, pois será parte deles que estará na produção.
Outra coisa, eu não digo que um profissional de 3D não deve ser pago, pelo contrário, acho que deve ser pago e bem pago.
Mas nem tudo tem de ser dinheiro, ainda existem pessoas que acreditam na arte e este projecto meu amigo será para criar arte, sem barreiras, sem "clientes" a restringir o que queres fazer. Não será para trabalhar para mim apenas porque eu quero, acho que percebeste mal o intuito do projecto, completamente.
Já agora, fazes parecer que quero fazer uma animação 3D onde não pague a ninguem e ganhe todos os lucros que daí advirem !!!!
Quanto a isso só te posso dizer uma coisa, estás completamente errado!!!
Quaisquer dinheiro que o projecto possa eventualmente gerar será dividido por todos igualmente, não irei ganhar nem mais nem menos, vou ganhar o mesmo que os outros.
E ainda, não estou a incutir nada em ninguem apenas a mostrar as possibilidades, tal como tu mostras o lado negativo.
E sim, a vida é preciosa, mas se gostas de arte e de criar não estaras a realizar o sonho de outra pessoa, mas o teu próprio.
Como referi anteriormente, existem profissionais competentes a querer participar neste projecto, que como eu acham que o projecto tem sentido. Não são apenas "putos" de 20 anos, e quando digo pessoas mais jovens, digo pessoas que mesmo com 22 ou 24 anos fazem coisas que profissionais com 30 acabam por invejar e cobiçar.
Penso que um artista não se mede pela idade !
E referi uma camada mais jovem mas não estou a excluir profissionais, vais-me dizer que em Portugal só és profissional a partir dos 30 anos ?
Referi tambem uma camada mais jovem porque os mais velhos tendem a ter medo em investir em inovação e ideias novas, e é compreensivel.
E sim, espero vir a mostrar que a produção foi feita com mérito e que frutos vieram daí. E nessa altura talvez mais mentes se abram para novas ideias.
Acho que fazes bem em encorajar o "Se queres fazer bem feito, faz tu mesmo", acho que é uma boa frase e acho que todos devem ver os links que enviaste, fazer isso e depois tirarem as suas conclusões.
Só para finalizar, concordo que tens experiência e que tens mais anos de trabalho, mas se for pela tua ideia nunca vou sair da cepa torta, tens muito por onde pegar:
ou porque sou jovem, ou porque não tenho este ou aquele curso, ou porque não tenho iniciativa própria, porque não uso esta ou aquela ferramenta...
Se não houvesse inovação ainda hoje fazias 3D, mas apenas com lápis.
Abraço,
Rui Campos
PS: Esta resposta pode parecer ríspida, mas não quero que seja interpretada assim, gosto de pessoas com ideias opostas, isso leva a pensar nas ideias e a reforçar areas menos definidas ou com potencial a falhar. |
|
|
Voltar acima |
|
Luís Santos |
Colocada: Sáb Nov 05, 2005 9:07 pm |
|
|
Uma mente torturada
|
Isso é tudo muito bonito de se dizer quando se está numa posição confortável na vida, mas quando o correio te começa a trazer as contas, ui...!
Infelizmente os teus sonhos não dão para realizar os meus e de muitas pessoas a curto prazo
Ps.:
Não tenho absolutamente nada contra os jovens de 20, acho que acima de tudo merecem boas oportunidades. Tudo depende do que acham que é uma boa aposta. |
|
|
|
Voltar acima |
|
rcas |
Colocada: Sáb Nov 05, 2005 9:25 pm |
|
|
Escravo do rato
|
Luís Santos escreveu: Isso é tudo muito bonito de se dizer quando se está numa posição confortável na vida, mas quando o correio te começa a trazer as contas, ui...!
Sinceramente, espero que estejas numa posição confortável na vida.
A decisão aqui não tem a ver com contas, é como teres um hobbie, por exemplo, podes gastar 1 hora por dia do teu tempo a fazer fotografia, que acabas por mostrar apenas à familia, ou podes juntar-te ao projecto Tuga 3D durante 12 meses e mostrar ao Mundo.
É tudo uma questão de perspectiva, cada um tem a sua .
Luís Santos escreveu: Infelizmente os teus sonhos não dão para realizar os meus e de muitas pessoas a curto prazo
Depende de quais os teus sonhos e até que ponto queres ser especifico nos sonhos que falas.
Se o teu sonho é fazer uma Short 3D, mas não tens tempo para o fazer sozinho, então o Tuga 3D vai permitir conseguir a maior parte desse sonho.
Já se o teu sonho é fazer um um Short 3D, com 10 personagens que já pré-definistes e que destes nomes e tudo, talvez o Tuga 3D não concretize o teu sonho.
E quando mencionas curto prazo, depende do que consideras curto prazo, 12 meses é já algum tempo.
Novamente é uma questão de perspectiva, não achas .
Abraços,
Rui Campos |
|
|
Voltar acima |
|
rcas |
Colocada: Sáb Nov 05, 2005 9:27 pm |
|
|
Escravo do rato
|
Luís Santos escreveu: Ps.:
Não tenho absolutamente nada contra os jovens de 20, acho que acima de tudo merecem boas oportunidades. Tudo depende do que acham que é uma boa aposta.
Estou completamente de acordo contigo. |
|
|
Voltar acima |
|
MALicivs |
Colocada: Sáb Nov 05, 2005 9:31 pm |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 23 Mar 2005
Local/Origem: Estoril
|
rcas escreveu: Luís Santos escreveu: ...
O que é certo é que se fores fazer uma animação de 15 minutos por ti, o que te posso garantir é que tens uma possibilidade enorme de falhar, pois és sozinho e quando te desmotivas não tens ninguem que te leve a continuar.
Só para dizer que discordo completamente com isso. Quando queres fazer algo por ti com vontade digna desse nome, nao há nada que te desmotive.
Toma como exemplo os portfolios e as demoreels de imensos artistas, animadores e designers.
Concordo que tentes fazer um filmezito, agora não acho que seja viável nem sequer realista fazer algo de grande envergadura sem teres a devida experiencia e os devidos incentivos (diga-se incentivos monetários) seja de escolas ou de instituiçoes publicas ou privadas. E garanto-te que nao será assim do nada, só porque te veio a ideia fazer algo que vais arranjar esses apoios. É algo que dá muito trabalho e leva muito tempo, é preciso teres uma base muito sólida e até uma boa equipa antes de conseguires qualquer apoio. E sem apoios não consegues manter uma boa equipa. E sem uma boa equipa, dificilmente concretizarás ideias megalomanas.
O meu conselho é, começa por baixo, vai fazendo coisas tu proprio, ou juntando mais algumas pessoas, mas nada do outro mundo. Garanto-te que nunca conseguirás juntar tal equipa como especificaste no início, sem que haja para eles qualquer tipo de garantias financeiras. Isto porque um projecto para albergar tanta gente tem de ser algo trabalhoso e moroso, logo impossível de concretizar sem €.
MALicivs |
_________________ http://www.ididitforthepoly.com/ |
|
|
Voltar acima |
|
|
Todos os tempos são GMT
|
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum You cannot attach files in this forum You cannot download files in this forum |
© 2005 + 2021 | Dimensao3.com - All rights reserved