Índice do Fórum Dimensao3.com


Autor Mensagem

<  Entrevistas  ~  Entrevista com Afonso Salcedo da Pixar.

MiguelS
Colocada: Qui Jul 14, 2005 11:20 am Responder com Citação
Veterano Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 606 Local/Origem: Lisboa
Procurar divulgar os grandes valores do 3D português é a nossa missão.
Desta feita conduzimos uma entrevista a um valor afirmado no mercado. Residente nos Estados Unidos, desenvolve trabalhos vistos e apreciados por milhões.
Afonso Salcedo, ao serviço da Pixar.


D3: Hello Afonso. First off, we want to thank you for taking the time to talk with us.

Afonso: No problem. I am glad to talk to you guys!

D3: How about we start off with a brief history of your career and what inspired you to get into 3D.

Afonso: First time I fell in love with 3D graphics was when I watched The Abyss ages ago. By then, I really had no idea I would later actually pursue that passion... I decided to study Computer Science so when I was old enough to live on my own I moved out of Portugal and ended up completing both my undergrad and masters degree in the UK. I tend to follow my intuition a lot and really strive to do something that I truly love. When I finished my Masters degree I instantly knew I didn't want to work in IT. After looking around for a few months for CG schools where I could specialize in 3D and Visual Effects I found Escape Studios had just began a quick intensive course on Maya.

I was hooked. A few months later I got landed a job at Framestore CFC, where I was part of the VFX crew of a few movies, most notably Troy. Awesome experience, but after living for six years in London I just felt I had to change so I flew back to my roots in San Francisco, again, without knowing much what I was going to do. And here I am.

D3: Can you tell us how is your average day at Pixar?

Afonso: In no particular order it involves: work, breakfast, tea breaks, lunch, swimming and speeding around with my xootr trying not to run over people.

D3: Apart from PIXAR what other projects have you worked on and what was the most enjoyable so far?

Afonso: The project I am working now on is by far the most enjoyable. The movie Troy, having been my first proper experience in big-budget visual effects movie production will always hold a fond memory in me. I also worked on Harry Potter 3, Thunderbirds and so many little things... like a German music video, an English music video that I have yet to see, being senior compositor on a movie production that I just found out evaporated in the meantime, working as a photographer from time to time, etc etc...

D3: Overall do you happen to remember any task that has been
specially hard to solve?

Afonso: I remember once on Troy, Friday night already... We had this thing where everyone gathered around the bar in the basement drinking wine and beer. Well, I had my glass of wine with me when I got called to go upstairs help out one of the senior TDs developing a python script to interact with the proprietary crowd simulation system we had in place. It's not easy programming after a couple of wine glasses, but I managed, it worked and an hour or so after I started he had everything completed thanks to my script.

D3: Whats you're favorite CG movie/caracter?

Afonso: The Incredibles or Finding Nemo. I identify myself with Dory due to my limited memory, but Edna is also really amazing Smile

D3: What are/is your main sources of inspiration?

Afonso: Music. California. Art.

D3: What software did you use when you first began developing your digital art and what are you using now and why?

Afonso: First time I ever did a 3D primitive was with Infini-D. My life was never the same since then. Now I use a ton of Apple Shake and I've only used Alias Maya for 3D work.

D3: What plans do you have for the future?

Afonso: I will probably hold my first photography gallery exhibition later in the year. I am extremely excited about it. Apart from that, just enjoy life. You never know what might happen Smile

D3: Were you always interested in 3D as a youngster or did that develop later in life?

Afonso: It has always been in the back of my mind, but only started really developing into a passion when I had my Computer Vision and Computer Graphics course while doing my undergrad degree.

D3: What advice would you give to those who are now getting started in the world of 3D?

Afonso: Trust me, only do this if you LOVE it. Be prepared to work amazing hours to get your reel done, to get called for interviews, to get anywhere. Be prepared to work for free to get more experience and trust from people in the industry. It really is tough out there. It's an extremely competitive market, but it's all worth it. I simply love what I do and I am always happy to go to work every day. That's the most amazing feeling in the world. Work hard, play hard. Be your best and never give up.

D3: Any other advice you'd like to give new artist beginning their career in Digital Arts and Animation? ie. things to avoid, steps to take and how to accomplish their basic goals...

Afonso: Don't be afraid to talk. Everyone starts at the bottom and everyone who's in the industry knows that. There are a billion forums online, such as yours, where people of all levels can help each other out. It's how you grow as an artist in this fast changing world. Always be ready to study new techniques and methods. The software is constantly changing, the technology even more so. If you can't keep up, it will be hard in the long run Wink

D3: Thank you so much for taking the time and by allowing us to learn more about you and your work! Looking forward to seeing more of it! Thank you!

Afonso: Thank you! I appreciate your time and I hope to see more artists from Portugal working in the Industry. I believe there's a great potential in your Country and I hope to see more from it soon.


Agradecemos à Pixar pela autorização concedida e à disponibilidade de tempo do Afonso para esta entrevista.

Esperemos que vos sirva de inspiração.

P.S.- Em breve iremos traduzir a entrevista para português.
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
puppetmaker
Colocada: Qui Jul 14, 2005 3:10 pm Responder com Citação
Registo: 16 Fev 2005 Mensagens: 20 Local/Origem: Santarém
Para um forum que prima tanto pela nacionalidade portuguesa é uma vergornha esta emtrevista estar em ingles. Não seria mais correcto fazer a entrevista em portugues e depois traduzir para ingles?

até gostei da entrevista mas não percebi (nem pela intrevista nem por outros post no forum) o que é o o Afonso faz realmente em 3D!
Quero dizer ... se eu ler uma entrevista ou outras coisas aqui no forum sobre outros Users consigo perceber o que cada um faz!
Só tou a dizer que gostava de ver o trabalho dele (um showreel por exemplo) para ver qual o nivel de qualidade para se entrar para a pixar ou na framestore... para ver se aqui a malta em Portugal ainda esta muito longe ou não.

inté ppl

_________________
"Guns don't kill people; apes with guns kill people."

d(o_O)b
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
miczpo
Colocada: Qui Jul 14, 2005 3:22 pm Responder com Citação
Registo: 14 Jul 2005 Mensagens: 5
Pelo que percebi da entrevista o que Afonso faz na Pixar é comer, beber, dormir e nadar...
Não necessáriamente por esta ordem é claro...
Esta entrevista não revela nada de interessante acerca do trabalho real e coisas que realmente importa saber, além disso acho que toda a conversa do Afonso me parece muito presunçosa...



Ps: desculpem lá não falar em Inglês
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Kameleon
Colocada: Qui Jul 14, 2005 3:32 pm Responder com Citação
Site Admin Registo: 27 Jan 2005 Mensagens: 1108 Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
Quanto ao facto de a entrevista estar em ingles, eu passo a explicar. Para termos esta entrevista, tivemos que seguir alguns passos, ou seja, não podemos contactar o Afonso directamente, tivemos primeiro que entrar em contacto com a Pixar e apresentar-lhes a entrevista para que eles a aprovassem, coisa que aconteceu a primeira, não tivemos respostas "bloqueadas" o que foi optimo e então passamos a proxima fase que foi esperar que a Pixar nos enviasse a entrevista de volta já com as respostas dadas pelo Afonso como é obvio. Isto para concluir que, não foi uma entrevista feita do pé para a mão, tivemos que seguir as burocracias necessarias para conseguir a entrevista e estamos bastante contentes por tudo ter decorrido as mil maravilhas e mais uma vez agradeço ao Afonso pessoalmente e a Pixar.

Relativamente ao teor da entrevista, ai sim, podem-nos "culpar" à vontade, mas há que ter em conta que muitas questões foram evitadas para se evitarem as tais burocracias que nos iam fazer adiar mais e mais a entrevista.... São essas as razões pelas quais a entrevista está em ingles ainda e porque eu recebi o mail com a entrevista hoje de manha e nao me contive e quis imediatamente partilhar com toda a gente mesmo antes de a traduzir. Abraços Smile

_________________
.artur leao.
You can do it! VFX
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
fonziewonzie
Colocada: Qui Jul 14, 2005 3:32 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 25 Mar 2005 Mensagens: 420 Local/Origem: San Francisco
O trabalho da Pixar nao pode ser divulgado em forums da web ou nada do genero. Para terem uma ideia de como a entrevista foi feita:

1. Perguntas sao enviadas para o departamento de Marketing da Pixar
2. O departamento de Marketing aprova ou nao as perguntas e mandam-me o questionario
3. Eu respondo as perguntas e mando as respostas para else
4. Eles aprovam ou nao as respostas
5. Andamos sempre de tras pra frente entre os pontos anteriores (isto demorou quase um mes)
6. Tudo eh aceite, nada eh dito sobre o meu trabalho aqui na Pixar e pronto...

Quanto ah Framestore CFC como nao tenho autorizacao de falar sobre o q fiz la ainda eh mais complicado.

(: a.

_________________
.: a
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Endereço de AIM MSN Messenger
Microhard
Colocada: Qui Jul 14, 2005 3:43 pm Responder com Citação
Registo: 14 Jul 2005 Mensagens: 1
Muito bem..., é bom saber que os "tugas" continuam por aí a dar cartas por esse mundo fora, e para variar estamos sempre nos tops internacionais...desde Vasco da Gama até ao Afonso Salcedo...
Posso-vos dizer q tb estou a iniciar a minha carreira no mundo do CG, para já ainda por terras Lusitanas, e espero continuar por mts mais anos...
Acho q Portugal começa a dar cartas, ainda de uma forma mt primitiva, mas já começamos a acordar para a vida, afinal nem tudo está perdido neste país...
Em relação à entrevista do Afonso acho mt porreiro q ele esteja lá a "trabalhar!?", só não consegui perceber mt bem o que é q ele realmente faz, pq por aquilo q eu li ele tem um trabalho mt "relaxado" e mt invulgar para o mundo do CG.
Ok todos comemos, bebemos, tomamos o pequeno almoço, pq senão não conseguiriamos sobreviver, mas agora nadar??? se calhar ele queria dizer "NADA" de NADA mesmo...
Afonso não me leves a mal, mas para quem está neste meio, não é mt normal uma pessoa responder assim quando lhe é questinado sobre o dia a dia no local de trabalho, e ainda mais para um forum de "TRABALHO" não de lazer.
Vá lá diz-nos sinceramente o q fazes por aí, para nos guiares de uma maneira sensata de forma a podermos dar cartas lá fora.
Não tomes isto como uma provocação, mas sim como um conselho construtivo.

Desejo as melhores felicitações para todos aqueles q estão neste meio, dentro e fora de Portugal.


WORLD PISS
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
puppetmaker
Colocada: Qui Jul 14, 2005 3:48 pm Responder com Citação
Registo: 16 Fev 2005 Mensagens: 20 Local/Origem: Santarém
isso é tanga!!!

vê o Meet the Artists do cgtalk com o vitor navone... ele fala lá bastante do trabalho dele
acho que a pixar até é bastante liberal em termos de partecipação dos empregados nos foruns

vê as a interviews do pessoal de lá : carlos baena , dylan brow, boody bbeck que andam ai pelos foruns e vê que els falam bastante do que se faz ai ( até porque não é nehum segredo dos deuses).

http://www.3dyanimacion.com/entrevistas/entrevistas.cfm?link=cbaenaincreibleseng01

http://www.deathfall.com/feature.php?op=showcontent&id=28

http://www.magicalears.com/films/Interviews/Pixar%20Perfect-Interview%20with%20Dylan%20Brown/

e tambem apartir do momento em que um filme sai cá para fora podes bem mostrar as cenas e montar um show reel... não é assim que se entra para a pixar?

que trabalhos enviaste para lá para entrar?

_________________
"Guns don't kill people; apes with guns kill people."

d(o_O)b
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
miczpo
Colocada: Qui Jul 14, 2005 3:54 pm Responder com Citação
Registo: 14 Jul 2005 Mensagens: 5
Bem...
Não sei então para que fizeram a entrevista...
Já nem sei se o Fonzie está a trabalhar ou se está Preso...
Voltamos à época da censura ou quê?
Pensava que a Pixar era uma empresa onde se apoiava a criatividade e liberdade de expressão, mas pelos vistos parece que me enganei Sad

Pena.. eu até gostava da "Pixar way of life" mas agora penso que o pessoal que lá trabalha deve ser um bocado infeliz...

Acho um bocado estranho que não possam contactar o Afonso sem ser através da Pixar, pois era muito simples colocar as questões através do forum por exemplo.. e além disso o Afonso passa por este forum regularmente

É claro que eu entendo que deva haver um certo sigilio em relação a certos processos de trabalho que se densenvolvem na pixar, mas por favor.. a polvora ja foi inventada há muito tempo e todos nós que trabalhamos nesta área já sabemos de como as coisas se processam de uma maneira geral e na internet existem milhares de sites com toda essa informação.

Outra coisa que me interessava realmente era ver e saber do trabalho pessoal do Afonso, saber o que trabalho é que o levou para a pixar, porque deve ser mesmo muito bom e sobre isso ainda não consegui encontrar nada..

Ou será que esse trabalho também está abrangido pelo sigilio profissional e ele não pode falar sobre ele?
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
fonziewonzie
Colocada: Qui Jul 14, 2005 4:21 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 25 Mar 2005 Mensagens: 420 Local/Origem: San Francisco
respondendo aos novos comentarios.

1. os nomes q mencionaste sao todos senior animators q ja estao na pixar ah anos. eu comecei em janeiro e sou TD. como eh obvio tenho mto menos peso no q toca a ser autorizado a fazer entrevistas. eu tenho meetings com o bobby quase todos os dias, mas nao quer dizer q tenha o mesmo peso dele Wink

2. somos completamente livres de fazer o q quisermos enquanto estamos na pixar. so existe uma condicao, nao podemos falar do que se passa ca dentro. pode nao parecer importante em portugal, mas nos USA a competicao eh extremamente importante e os trade secrets sao levados religiosamente por toda a gente.

3. os meus trabalhos nao tao online porque nunca tive tempo de fazer uma webpage decente. alem disso, todo o trabalho q fizer na pixar nao posso por na minha showreel.

thanks,
a.

_________________
.: a
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Endereço de AIM MSN Messenger
flash
Colocada: Qui Jul 14, 2005 4:33 pm Responder com Citação
Site Admin Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 1539
hum... nao querendo ser mal educado, pareceme que há cá muito pessoal com dor de cotovelo...
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Malanjo
Colocada: Qui Jul 14, 2005 4:37 pm Responder com Citação
Visitante
...


Editado pela última vez por Malanjo em Dom Jun 30, 2013 5:39 pm, num total de 1 vez
puppetmaker
Colocada: Qui Jul 14, 2005 4:46 pm Responder com Citação
Registo: 16 Fev 2005 Mensagens: 20 Local/Origem: Santarém
eu acho é que tu cágas tostas a mais... tas sempre a falar da tua vida, da pixar, framestore e depois vens dar estas entrevistas como se estivesses no topo e como subiste na tua carreira... Mas a cena é que tou sempre a ver posts teus aqui e aculá e nunca se vê trabalho. ( ate os membros mais novos deste forum mostram mais cenas).
Tu falas falas falas mas não mostras nada.
Tas sempre a falar do teu trabalho da framestore nos filmes e tal ... não podes dizer os planos em que trabalhaste? ou será quantas pizzas foste buscar como Runner?

não tou a dizer que tu não topas nada disto.. provavelmente ate sabes umas coisas.... mas as tuas historias nada mostram e a maneira como falas até parece que aqui a malta em portugal não topa nada disto!!!

se calhar o melhor é guardares o teu paleio para quando tiveres um cargo importante na Pixar de que valha a pena falar.

cya

_________________
"Guns don't kill people; apes with guns kill people."

d(o_O)b
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
flash
Colocada: Qui Jul 14, 2005 4:48 pm Responder com Citação
Site Admin Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 1539
hehehe... alguem tá lixado por nao conseguir sair de Portugal...
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Malanjo
Colocada: Qui Jul 14, 2005 4:50 pm Responder com Citação
Visitante
...


Editado pela última vez por Malanjo em Dom Jun 30, 2013 5:39 pm, num total de 1 vez
Kameleon
Colocada: Qui Jul 14, 2005 4:52 pm Responder com Citação
Site Admin Registo: 27 Jan 2005 Mensagens: 1108 Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
Eu só vou comentar isto mais uma vez. Alguem que se regista no fórum e o primeiro post é com esse tipo de atitudes... realmente nao interessa a ninguem, isto foi o ponto 1. Ponto 2, tres users com a mesma atitude e com o mesmo ip. E para finalizar, ou seja, ponto 3, trabalhos teus, tens? Abraços e boa sorte no estrangeiro Wink

_________________
.artur leao.
You can do it! VFX
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Malanjo
Colocada: Qui Jul 14, 2005 4:55 pm Responder com Citação
Visitante
...


Editado pela última vez por Malanjo em Dom Jun 30, 2013 5:39 pm, num total de 1 vez
flash
Colocada: Qui Jul 14, 2005 5:00 pm Responder com Citação
Site Admin Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 1539
Acho q já se deu muita importancia a estes pormenores bastante menores...
Quanto à entrevista, não é q não o soubesse, mas tenho pena q trabalhos desses nao caiam do céu, não é só o Afonso, mas todos os q trabalham em grandes casas me dizem q é preciso trabalhar muito... hehe, mas isso tb só me impele a trabalhar mais Smile

Keep up Wink


Editado pela última vez por flash em Qui Jul 14, 2005 5:04 pm, num total de 1 vez
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 1 de 4
Ir à página 1, 2, 3, 4  Seguinte
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
You cannot attach files in this forum
You cannot download files in this forum