Primeiros passos
Registo: 02 Mar 2005
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flash escreveu: 1º O Softimage tb corre em linux , que é onde qq verdadeira app precisa de correr...
Mas não no "Linux" que me interessa... o OSX
flash escreveu: 2º Se tiveres weighted Sub-d's, onde é que precisas de nurbs?
Para modelação de patches ou para criar superfícies com UVs automáticos e coerentes sem ter de andar a mexer nos UV maps, por exemplo
flash escreveu: Outro ponto, isso de "modelação parametrica" parece ser muito bonito e tal... mas é rapido??
Muito, muito, mas mesmo muito rápido. Trabalhar exclusivamente com malhas poligonares é como trabalhar exclusivamente em bitmap. Qualquer alteração que queiras fazer, é pintar tudo à unha. Trabalhar com objectos paramétricos é como trabalhar com programas vectoriais. Ah, e a resolução nunca está fixa, como para os objectos poligonares.
flash escreveu: Falas ai de que o max não é uma ferramenta fácil de aprender.. desde quando o 3d é fácil??? Trata-se sim de encontrar uma ferramenta com a curva de aprendizagem mais suave..
mas será isso o ideal?? Não seria melhor perdermos mais dois meses a aprender uma ferramenta a sério, que nós temos a certeza q não nos limita a inspiração do que irmos para o primeiro poser q nos aparece á frente??
É que para mim aprender 3d não é como tirar a carta... é uma devoção a uma arte, em que o programa é uma ferramenta para a alcansarmos.
E que interessa se demoro mais tempo com a aplicação X a chegar a A se depois nao posso ir para B??
Concordo plenamente. Mas, se puderes obter os mesmos resultados em menos tempo e com menos trabalho, não preferirias esse caminho? Por isso referi esses "concursos". O resultado obtido era idêntico (ou, por vezes, melhor) mas fazia numa fracção do tempo.
Tens razão quando dizes que o 3D não é fácil. Daí que defenda que, se se quer aprender, mais vale começar por algo mais fácil (sem ser por isso, menos potente) pois senão, o iniciado pode ficar um bocado retraido e pensar: "Bolas, isto é mesmo complicado. Valerá a pena continuar?". Se poder dominar campos do 3D que são, normalmente mais complexos ou abstractos, como a criação de shaders eficientes, a correcta colocação de luzes, f-curves em animações, uv mapping, etc, de um modo simples, provavelmente depois será mais fácil chegar às aplicações em que isso é mais complexo.
Rui Batista |
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