Autor |
Mensagem |
< Noticias ~ Wacom Cintiq 21UX |
flash |
Colocada: Qua Jul 06, 2005 7:05 pm |
|
|
Site Admin
Registo: 28 Jan 2005
|
|
Voltar acima |
|
MiguelS |
Colocada: Qua Jul 06, 2005 8:05 pm |
|
|
Veterano
Local/Origem: Lisboa
|
US$2,499
Pede um para mim tb. |
|
|
|
Voltar acima |
|
DANY_3D |
Colocada: Qua Jul 06, 2005 9:56 pm |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 05 Mai 2005
Local/Origem: Porto (Santo Tirso)
|
tambem quero um |
Voltar acima |
|
marlboro.pT |
Colocada: Qua Jul 06, 2005 10:00 pm |
|
|
Uma mente torturada
Registo: 31 Jan 2005
Local/Origem: Cacém - Lx
|
Axo k s o da vinci tivesse uma coisa dessas tinha inventado a imortalidade e tava aki a darnos umas dicas... isso deve ser brutal pa kem sabe desenhar... k n e o meu caso! |
_________________ W.I.P Turista Português |
|
|
Voltar acima |
|
n3no |
Colocada: Qua Jul 06, 2005 11:12 pm |
|
|
Novo membro
Registo: 23 Mai 2005
Local/Origem: Oeiras
|
para photoshop costumo trabalhar com uma wacom graphire2 k é tamanho A6, e acho que é maravilhoso! dá mesmo muito jeito e para pintar ou retocar alguns pormenores facilita muito mais em relação ao rato. descobri à pouco tempo que a trust tem à venda umas A5 e A4 ao preço das A6 da wacom. Nas fotos que tão no site da net, o material da trust nao me cheira muito bem...mas ao mesmo tempo as specs desta comparadas com as da série graphire da wacom são iguais, a mesma resolução e os mesmo niveis de sensibilidade. O salto só se dá nas wacom intuos mas isso nem vale a pena falar...
alguém já experimentou estas tablets da trust? se sim, qual modelo?
[] |
|
|
|
Voltar acima |
|
n3no |
Colocada: Qui Jul 14, 2005 2:16 pm |
|
|
Novo membro
|
Como tinha referido no post anterior, acabei por comprar a tablet da trust.
Já tive experiências com uma Wacom Graphire 2 e a nova 3 mas sempre emprestadas.
Vamos começar pelo principio.
Conteúdos:
Dentro da caixa vem:
-mesa digitalizadora tamanho 20x15
-caneta wireless
-rato wireless 3 botoes sem scroll
-duas pilhas tamanho AAA
-dois bicos extra para a caneta(é suposto trocar..?!)
-cd de drivers
-cd com uma versao básica do Corel Art Dabbler que ainda não me dei ao trabalho de instalar...
-dois manuáis.
Instalação:
A instalação dos drivers tem de ser feita antes da ligação do aparelho.
Devo dizer que tive problemas na instalação no meu computador do escritório. Nesse computador tinha instalado os drivers da wacom que tirei antes de instalar esta. Mesmo assim, não sei se foi por lá ter ficado alguma réstea, não consegui por a trust a funcionar nesse computador. Depois de pôr drivers, fazer reboot recomendado, ligar porta usb, fazer reboot recomendado, o computador crashava... ainda não consegui resolver o problema...
Já o contrário se passou no meu pc cá em casa. Fui buscar drivers da página http://www.trust.com , reboot..bla bla bla, e tá a funcionar bem.
Usabilidade:
Por ter uma área de trabalho duas vezes maior que as wacom que usei, é mais confortável. Os botões da caneta são ligeiramente mais duros o que pode ser bom, pois nas outras por vezes carregava-se inadvertidamente. O material de construção e acabamentos são razoàveis. A capa de plástico protectora não parece agarrar tanto a mão suada como a graphire 3 que usa nesta última versão uma capa rígida de um plástico transparente.
Um ponto negativo vai para o facto de tanto a caneta como o rato terem de ter uma pilha. No caso da caneta faz mais diferença, pois esta está na metade superior o que desiquilibra o traço ao mesmo tempo que faz peso.
A utilização no ambiente de trabalho para funções básicas é bastante boa. Faz o que uma tablet devia fazer. O contrário não se pode dizer em relação à utilização em programas gráficos. Experimentei o Corel Painter e reparei em 3 coisas. Primeiro é preciso escrever com a caneta no mais vertical possível para não haver flexão do bico. Pois o curso vertical que o bico faz para detectar pressão do traço é grande, e por isso vai haver uma maior flexão do bico, gerando desvios na posição no plano de trabalho. A segunda coisa, esta positiva, é que por haver este curso maior, tem-se, a meu ver, maior percepção da pressão que se está a impôr. Terceiro, e este é o ponto mais negativo, não há rigor na posição que se descreve. O que se desenha não é o que passa para o ecrãn. Dá ideia que há zonas onde o cursor fica para trás ou parado. E não dá para desenhar figuras de contornos redondos e suaves. Quanto a uma utilização em photoshop para retoques, pequenos stamps ou coisas assim do género, serve perfeitamente, mas desengane-se quem quiser fazer uma selecção de contorno. Não vai dar. E o que é um facto é que com as Wacom...dá!
Em relação ao rato, não tem nada a favor...com este dispositivo ainda se nota mais os erros de posição. Basta arrastar na vertical a uma velocidade linear, que se vão vendo degraus de paragem momentânea.
Final:
Comprei porque faço mais trabalhos com photoshop do que desenho propriamente dito, mas se soubesse que era assim, provavelmente teria optado por juntar mais 40€ e ter comprado a wacom graphire 3 que é metade do tamanho mas sabemos que podemos contar com qualidade. Os componentes da trust não são tão robustos e tem falta de precisão o que justifica a diferença de preço. Ao mesmo tempo que não domina tão bem a tecnologia wireless por precisar de usar pilhas na caneta e no rato.
Overall rating: 6/10
Trust Tablet 400-V2
O P.V.P é de 72.12€ (Iva incluido). |
|
|
|
Voltar acima |
|
Kameleon |
Colocada: Qui Jul 14, 2005 2:23 pm |
|
|
Site Admin
Registo: 27 Jan 2005
Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
|
Hey n3no, bela revisao!!! Por acaso aqui no escritório andavamos a procura de uma tablet e com essa tua descriçao toda talvez nos ajude na escolha thanx! |
_________________ .artur leao.
You can do it! VFX |
|
|
Voltar acima |
|
n3no |
Colocada: Qui Jul 14, 2005 3:58 pm |
|
|
Novo membro
|
thanx!
fico contente por poder contribuir para o forum e para a tua decisao.
mesmo que não haja muita gente a quem isto pudesse interessar, se para ti teve utilidade entao ja valeu a pena. bons trabalhos! []
acrescento que uma coisa destas é muito útil no zbrush |
|
|
|
Voltar acima |
|
Kameleon |
Colocada: Qui Jul 14, 2005 4:00 pm |
|
|
Site Admin
Registo: 27 Jan 2005
Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
|
|
Voltar acima |
|
MiguelS |
Colocada: Dom Jul 17, 2005 12:45 am |
|
|
Veterano
|
|
Voltar acima |
|
MiguelS |
Colocada: Qua Set 14, 2005 9:31 am |
|
|
Veterano
|
|
Voltar acima |
|
Luís Santos |
Colocada: Qua Set 14, 2005 10:12 am |
|
|
Uma mente torturada
Registo: 29 Ago 2005
|
Essa é de facto brutal. Sou um utilizador viciado em tablets não uso rato há 8 anos desde que comprei a minha primeira wacom intuos A4. Brevemente vou fazer o upgrade para a intuos 3.
Vamos esperar que as cintiq desçam de preço, ou tenham concorrência à altura (duvido).
Lightwave e Zbrush COM wacom |
|
|
|
Voltar acima |
|
MiguelS |
Colocada: Qua Set 14, 2005 10:39 am |
|
|
Veterano
|
Infelizmente ainda não tive oportunidade de testar uma.
Mas também gastar uma "fortuna" so para testar em Maya....
(alguem com uma a mais?) |
|
|
|
Voltar acima |
|
Malanjo |
Colocada: Qua Set 14, 2005 2:12 pm |
|
|
Visitante
|
... |
Editado pela última vez por Malanjo em Dom Jun 30, 2013 5:01 pm, num total de 1 vez |
|
|
Voltar acima |
|
rui_mac |
Colocada: Qua Set 14, 2005 2:40 pm |
|
|
Primeiros passos
Registo: 02 Mar 2005
|
|
Voltar acima |
|
MiguelS |
Colocada: Qua Set 14, 2005 3:16 pm |
|
|
Veterano
|
As pens costumam vir com quantos botões?
Pergunto isto pq no maya estou sempre a usar os 3 do mouse. |
|
|
|
Voltar acima |
|
rui_mac |
Colocada: Qua Set 14, 2005 3:19 pm |
|
|
Primeiros passos
Registo: 02 Mar 2005