Índice do Fórum Dimensao3.com

Autor Mensagem

<  Geral  ~  [OT] Steve Jobs -- Graduation Speech @ Stanford

fonziewonzie
Colocada: Qua Jun 15, 2005 6:11 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 25 Mar 2005 Mensagens: 420 Local/Origem: San Francisco
O Steve Jobs, CEO da Apple e da Pixar Animation Studios, fez o discurso para a cerimonia de graduation em Stanford University aqui em Palo Alto, CA (que por sinal foi onde nasci).

Sei que nao tem muito a ver com 3D, apesar de a Pixar ser mencionada, mas eh um discurso muito bem escrito e motivante por isso aconselho voces a lerem e a sentirem-se inspirados para o que o futuro vos possa trazer.

http://news-service.stanford.edu/news/2005/june15/jobs-061505.html

Espero que gostem.
(: a.

Colocada: Qua Jun 15, 2005 7:09 pm Responder com Citação
Site Admin Registo: 27 Jan 2005 Mensagens: 1108 Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
Muito bom, gostei de ler Smile

Sem duvida a vida nao é facil, mas a realidade é que temos de lutar pelo que queremos, pelo que sonhamos. Obrigado pelo link Afonso. Abraços.

Malanjo
Colocada: Sáb Jun 18, 2005 12:44 am Responder com Citação
Visitante
...

Editado pela última vez por Malanjo em Dom Jun 30, 2013 5:48 pm, num total de 1 vez
hadao
Colocada: Dom Jun 19, 2005 9:05 pm Responder com Citação
Site Admin Registo: 27 Jan 2005 Mensagens: 213 Local/Origem: Santa Maria da Feira
Bem, lindo!! fogo o homem da-lhe com força ai Confused

Acho que é uma grande ajuda para o pessoal que anda à "deriva" Wink

Bem grande post Afonso, five stars!!

Colocada: Ter Jun 28, 2005 2:17 pm Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 28 Jun 2005 Mensagens: 108
Hi fonziewonzie,

Eu até me "repasso" (fico com vontade de partir tudo) quando leio este genero de coisas!

My man, eu tenho 38 anos (soon 39) e desde os 12 anos que luto como um louco (tipo o man que se está a afogar num rio) para conseguir concretizar o meu sonho!

Desde que me lembro de ser "gente" (além de compor musica orquestral electronica) que quero (e acredito que vou) fazer um filme!

Durante o processo tenho encontrado muita "malta" (boa gente) que abraçou a ideia, tal como eu!
O problema é que essa paixão invariavelmente dura somente durante o periodo de tempo conhecido como o fenomeno da lua de mel - (honeymoon) e perante as adversidades a "malta" abandona o barco e desaparece! Fade away!

Ao longo destes anos descobri que em Portugal é dificil fazer um filme (com personagens e cenários reais) só por amor à camisola!
Decidi então mudadar para outra plataforma.
Fazer o filme em 3D! (decisão tomada em 2001)

Sim, também não é facil mas com uma equipa menor e dedicada (há muita gente neste mundo que trabalha em 3D e que adorava participar num projecto deste tipo) o sonho parece ser mais possivel, pensei eu!

Infelizmente, ( e é por isso que me repasso com este tipo de discursos - Pixar CO) mais uma vez as coisas se estão a repetir!
Sem dinheiro envolvido ninguem quer fazer nada por amor!
Nos EUA (terra das oportunidades) parece que é facil encontrar alguem que acredite em sonhos e projectos!
Aqui em portugal, talvez porque a riqueza está concentrada em "meia duzia de bolsos" ninguem acredita em nada excepto se envolver money!

Nem mesmo conseguem ver as potêncialidades de um projecto poder ser bem sucedido e quem sabe no futuro dar origem a uma "pixar" Portuguesa!
Se não há dinheiro no imediato então não interessa!
E também é verdade que o mercado Americano é gigantesco e isso reparte a riqueza mais fácilmente!
Este é um factor que dificilmente se pode mudar!

E este é um fenomeno que eu sei que não acontece invariavelmente nos EUA!
Eu sei porque tenho aí contactos e já estive para ir viver para aí e só não fui porque tenho alguns assuntos familiares que me prendem definitivamente cá! Sad

Orr well... what I mean is this:
It's not so dificult to believe you can dream if have a bed to lay your head on! Sad

Anyway, o teu CO é um homem com alguma sorte na vida mas mais importante do que sorte é a visão que ele tem para aproveitar os descuidos da morte! Wink

Abraços

AND LET PEOPLE THINK YOU ARE A FOOL
THAN TO OPEN IT AND REMOVE ALL DOUBT!
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
romanus
Colocada: Ter Jun 28, 2005 7:03 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 11 Mar 2005 Mensagens: 875
Ben Martin,

Eu acho que com 38 anos deverias já ter percebido que a realidade é muito mais forte que um sonho. Que os problemas reais existem e que se não os resolveres, nem sequer consegues sonhar...
Por isso, entre uma recessão económica a nível mundial, entre a competitividade a aumentar em todos os sectores tendo como consequência um maior desemprego OU emprego mal remunerado, entre ter dívidas para pagar no final do mês, etc, etc, muitos etcs, ainda sonhas em fazer um filme 3D com 1h20m (whatever) que representa 120000? frames em alta resolução (tempo de render, glups) sem dinheiro, sem estrutura, sem contactos reais e palpáveis que financiem uma equipa, equipamento, etc... como por exemplo o ICAM que dá 600000 euros para longas metragens (se ganhares o concurso)...
Desculpa mas sou eu que tenho que ser mauzinho, acorda! Deixa de sonhar e começa a lutar por projectos viáveis, concretizáveis... acho que até aos 27 anos isso é normal, sonhar com projectos megalómanos, pensar que somos imortais, fazer o impossivel... enfim, tudo isto é muito discutivel e poderiamos começar a discutir os casos de sucesso tipo Bill Gates...
Desculpa lá ser tão sincero e directo, mas acho que a realidade e a vida já me ensinou muita coisa. E uma delas é discernir o que é viável e o que é uma utopia, por mais bela que seja.
Bem sei que estou a falar com alguém que desconheço e que sonha há muitos anos com isto, por isso tenta perceber isto como algo positivo... uma critica construtiva... por exemplo, porque não começar com um trailer, uma curta? Para ver as dificuldades iniciais em todo o processo. Tempos de modelação, tempos de render, texturas, armazenamento, etc, etc, etc...

Best regards e welcome to the forum

PS: Espero que se inicie aqui uma discussão sobre este tema, pois ele é muito interessante para todos os que trabalham nesta área. Let's see what happens.
Fonzie... u got e-mail?

marlboro.pT
Colocada: Ter Jun 28, 2005 10:53 pm Responder com Citação
Uma mente torturada Registo: 31 Jan 2005 Mensagens: 170 Local/Origem: Cacém - Lx
Ben Martin, o romanus tem razao, eu tou a fazer agora a minha primeira animaçao para um trabalho e ja tou a sofrer as consequencias de pensar alto... o tempo nao me chega e tenho dois computadores a renderizar uma animaçao de 2mins... algo como 10mins por frame ja com algumas limitaçoes... depois ainda inserir som e ainda programar uns jogos... no final se eu conseguir o que penso sera um bom projecto mas o 3D limitoume um pouco o tempo, claro que como tu disseste tinha de ser alguem com vontade de investir num projecto desses de maneira a k tenhas melhores recursos humanos e tecnicos mas de qualquer maneira axo k deves aceitar a ideia do romanus e começar com uma curta Wink

Colocada: Ter Jun 28, 2005 11:03 pm Responder com Citação
Olá romanus,

Espero que ao menos te tenhas dignado a dar uma volta pelo site que acompanha a minha assinatura!

Por lá podes ter uma ideia que não nasci propriamente ontem!
Já tenho a minha dose de curtas em celulóide e o 3D não é propriamente uma novidade.
Ando nisto (3D) desde o tempo do Imagine no Comodore Amiga (1985).
O meu primeiro software para PC foi 3D STUDIO Release 2 da AUTODESK(Hoje conhecido como 3D MAX da discreet) !
O Lightwave ainda era um software que fazia parte de uma coisa chamada Videotoaster para o Commodore Amiga 2000 mas chega desta história!

Aos 17 anos de idade já eu tinha uma equipa de +/- 40 pessoas a filmar projectos em celulóide com cenários e representações de fazer inveja a muitos profissionais da área!
Ao longo dos anos tive convites para trabalhar nos EUA mas nunca pude aceitar exactamente porque sei separar a utopia da dura realidade de ter que apoiar quem precisa de nós!

Por muita tanga que te possa parecer, o ultimo convite que tive (à cerca de 2 anos) veio de um empresário americano que tem conhecimentos profundos na PIXAR e me garantiu apoio "pode ler-se cunha" se eu decidisse ir para os States.
Isto porque desenvolvi um protótipo em 3D para um dos projectos industriais dele o que o deixou bastante impressionado mas chega de justificações!

A verdade é que não pudemos simplesmente decidir que queremos viver a nossa vida, os nossos sonhos e "borrifarmo-nos" para quem precisa de nós! Isso é conversa e conselhos da treta de quem está bem mas que certamente não os proferia se a vida não tivesse ajudado, dude!

A minha tristeza é que continuo-o a ler "impossíveis" da vossa parte e não vejo ninguém dizer "boa, vamos apoiar este projecto e logo se vê o que vai dar! Pelo menos se não acontecer nada extraordinário sempre conheço malta nova e ganho alguma experiência!"

Para informação:
O projecto já arrancou e não é por falta de recursos ou investimento em material que não será feito.
Posso por exemplo referenciar a E-on software que nos forneceu software para o projecto. (Uau, uma emprese com escritórios em França e Beaverton - EUA a acreditar e a apoiar uma cambada de utópicos - amazing!) Very Happy
Estamos também em contacto com a Newtek mas não é relevante estar a falar destas coisas!

A única questão aqui é mesmo relacionada com o ser humano!
Preciso de artistas que acreditem neste projecto.
Que o abracem como algo que também pode ser deles!
Dou mais valor a quem acredita nestas causas de uma forma natural do que quem quer simplesmente arranjar um emprego!
Mais tarde ou mais cedo o dinheiro acaba sempre por aparecer se se lutar por isso!

É fácil entender a vossa capacidade de se sentarem na cadeira e dizer que é impossível sem sequer mexerem um dedo!
Aliás, o contrário é que seria uma surpresa para mim!
Desculpa também estar a ser muito honesto contigo! Wink

Infelizmente tenho mais apoio de artistas estrangeiros que nacionais, o que é uma pena e quando terminar este projecto mais uma vez vou ter a prova de que "os portugueses são só aparências e muita lábia, em suma a imagem fiel dos políticos que os governam! Portanto não se queixem porque cada povo tem o que merece!"

Nem sequer me vou preocupar em clarificar a tua estupefacção em relação a este projecto (na verdade serão mais de 120.000 frames a 24fps se contarmes os takes que serão eliminados) porque é essa mesma incredulidade que te vai sempre limitar e colocar amarras!

É por isso que as pessoas que estão confinadas a determinadas limitações classificam determinados projectos que saem fora dessas mesmas limitações como coisas utópicas!
Espero que um dia consigas expandir as tuas fronteiras e tenhas muito sucesso com as "curtas" porque eu já passei essa fase! Wink

Grande abraço! Wink

Ben Martin
Colocada: Ter Jun 28, 2005 11:11 pm Responder com Citação
Marlboro PT,

Além de tudo o que já escrevi, a única coisa que posso acrescertar é que se precisares de ajuda da nossa render-farm para fazeres o teu render mais depressa ou do nosso estudio de audio para editar e sincronizar som e imagem podemos tentar ajudar!
Temos um FTP em cima de ADSL que transfere 400kb/s e limite de trafego ilimitado.

Em relação aos teus timmings, pois é dificil tentar remar em vários barcos em simultaneo!

Fica bem!

marlboro.pT
Colocada: Ter Jun 28, 2005 11:17 pm Responder com Citação
Uma mente torturada Registo: 31 Jan 2005 Mensagens: 170 Local/Origem: Cacém - Lx
Bom depois deste comentario... se for como tu dizes ate e possivel acreditar e pelos vistos se ja tens experiencia com curtas sabes bem os problemas possiveis. fui ver o site e ja percebi que tambem ja nao tas sozinho nessa ideia... eu tmb tenhu andado com uma ideia mas axo k nem vale a pena arrancar com ela devido a minha falta de exp. e meios. Por isso axo k nem vale a pena arrancar quanto a tua se ja arrancou axo k fazes muito bem entao em procurar mais pessoas para colaborar! e faze-lo andar melhor ainda. mas o romanus tambem nao esta errado visto nao ter visto o site que acompanha a tua signature. e quanto a isso da farm se me tivesses dito a uns dias atras teria aceite Wink mas agora axo k ja retomei ao horario Very Happy

Colocada: Ter Jun 28, 2005 11:31 pm Responder com Citação
Se a tua ideia envolve imagem real, aconselho-te a dares uma volta no www.cinetuga.com

No forum (Argumento, Direcção de fotografia, Pós-produção, Música, 3d, Realização, Efeitos Visuais, etc) há por lá malta fixe que é bem capaz de te apoiar!

Se por outro lado o teu projecto é só 3D, bem aí já não posso fazer grande coisa pois a dificuladade para encontrar alguém cá em portugal é aquela que tu vês pela minha experiência! Rolling Eyes

Uma coisa é certa, nunca te rendas às adeversidades e lembra-te:
Uma coisa negativa deita por terra muitas coisas positivas e são precisas muitas coisas positivas para superar uma negativa! Wink

Malanjo
Colocada: Ter Jun 28, 2005 11:52 pm Responder com Citação
Visitante
...

Editado pela última vez por Malanjo em Dom Jun 30, 2013 5:50 pm, num total de 1 vez
Ben Martin
Colocada: Qua Jun 29, 2005 8:48 am Responder com Citação
Malanjo,

Obrigado pelo teu comentário/ofensa.
Se o colocas-te tiveste um objectivo e tentas-te passar uma menssagem (não muito agradável).
Como não me considero mal educado vou responder-te até porque tenho o direito de defender as minhas convicções embora fique com a ideia que o melhor seria ignorar-te!

Quando vim a este fórum, dei a conhecer um projecto para o qual solicitei colaboradores!
Não me lembro de nessa solicitação pedir uma opinião sobre a dificuldade tecnica/material ou artistica de execução do mesmo.
As pessoas ou querem colaborar ou não querem. (Ponto final)

A verdade é só uma:
Se eu viesse aqui dizer que tinha 20 empregos para artistas 3D com uma remuneração média de 1500 Euros/mês, tu provavelmente estarias na lista dos candidatos!

Outra coisa que não entendo.
Eu não vos estou a pedir para serem vocês a fazer o filme.
Estou a dizer que tenho objectos para modelar e texturar, (neste momento já temos uma livraria de cerca de 250mb de objectos especificos para o projecto)
O que há de tão impossivel em tu modelares e preparares alguns objectos 3D em formato OBJ? (para animar há outras pessoas que trabalham em plataformas que provavelmente nem usas).

Bom, a ideia com que fico é claramente que estou no sitio errado a falar com as pessoas erradas!
Todas muito lúcidas sem duvida e empenhadas para que não se faça um filme (animação 3D) porque acham que é uma coisa utópica!

Fico agradecido com a vossa preocupação e interesse na minha sanidade mental.

A todos muito obrigado pelo apoio!

Kameleon
Colocada: Qua Jun 29, 2005 10:12 am Responder com Citação
Site Admin Registo: 27 Jan 2005 Mensagens: 1108 Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
Boas Ben, antes de mais benvindo ao forum e é bom ver alguem ligado ao cinema por aqui. Agora relativamente ao "a minha pila é maior que a tua"... Ora bem... Tu tens o teu sonho... perfeitamente natural, todos temos o nosso... Agora nao podes é querer impor esse sonho as outras pessoas... Exemplo... Dizes que tens mais apoio de artistas internacionais do que nacionais... Ora... isso deve ter alguma explicaçao... Por exemplo, eu trabalho em full-time mais horas e horas que sao sempre precisas... Moro sozinho, tenho uma renda para pagar, tenho que comer e tento manter os meus vicios, como ter net para vir ao forum lol Agora... Perante estas circunstancias, as quais muita boa gente se encontra, igual ou parecida... Para mim era impossivel participar num projecto como o teu, falta de tempo, pura e simplesmente. No entanto, acho ke nao é uma questão de não querer apoiar esse tipo de projectos quando se diz que se fosse remunerado, ja alinhava. Ora, obvio que alinhava! Mas para isso tinha que manter o meu tecto, a minha comida na mesa e os vicios ainda é algo secundario. Perfeitamente natural não ? Nem todos temos as mesmas possibilidades ou oportunidades. É ai que entra a diferença entre os artistas nacionais e os internacionais. Provavelmente consegues esse tipo de apoio de artistas estrangeiros porque a sociedade é completamente diferente, a estrutura economica de cada um é bem superior a portuguesa, etc etc... Digo eu, é a minha humilde opinião, espero ter-me feito entender. Quanto a flamewars aqui no forum... FORÇA é bom discutir, mas sempre com dignidade e respeito uns pelos outros Very Happy Abraços e posta muito Wink

Ben Martin
Colocada: Qua Jun 29, 2005 10:48 am Responder com Citação
Boas Kameleon,

Entendo e respeito perfeitamente o que acabas-te de dizer!
A tua atitude é a reacção normal e esperada de qualquer pessoa adulta!
"Parece uma ideia fixe mas não a posso apoiar porque não tenho tempo para isso!"
É assim que eu entendo o teu post e é assim que as pessoas devem comunicar!

Agora não é normal ouvires pessoas a chamarem-te humm... (irresponsável? criança? imaturo?) só porque tentaram fazer algumas cenas que provavelmente não lhes correram muito bem e acham que o mesmo se tem que aplicar obrigatoriamente em todos os casos!

Primeiro eu nunca disse que este projecto era uma ideia que estava a ser posta em prática de uma forma individual, (aí sim, não devia estar bom da cabeça!) e depois acho que é no mínimo prematuro e de mau gosto estar a "debitar postas de pescada" sobre um assunto que desconhecem completamente!

Eu sei que os projectos da Pixar envolvem equipas vastas de profissionais e que têm recurso imensos, também sei que a Square Pictures (Final Fantasy) teve uma equipa superior a 100 artistas a trabalhar durante um ano e foi à falência devido ao filme!

Enfim... acho que não vale a pena ir por este caminho!

Grande abraço e para que conste, nunca tive a presunção de que a minha seja maior do que a de alguêm! Wink

romanus
Colocada: Qua Jun 29, 2005 10:53 am Responder com Citação
Veterano Registo: 11 Mar 2005 Mensagens: 875
Caro Ben Martin,

Geralmente quando inicio uma discussão, só o faço quando tenho algum conhecimento de causa...
Tive como objectivo primordial partilhar quer a tua experiência, quer a minha e, com sorte, outras de users que tivessem passado pelo mesmo...
Ainda bem que respondeste da forma que respondeste... um pouco irónico e cinico até, mas sempre com educação. I'll try to do the same here:

1 - Ter sucesso com curtas, pois tu já passaste essa fase - não encontro no site nada referido a curtas que possam ser vistas, que tivessem ganho prémios, que estejam on-line. No entanto, falando em sucesso, algo real e palpável, vê o site da ingreme, vê os trabalhos que faço. Não preciso de mais nada para falar sobre sucesso...

2 - Também já tive esse sonho, fazer um filme, uma longa metragem em 3D. Mas passou rápido por ver o que implica em termos financeiros, em termos de talento (desde o director de fotografia, realizador, argumentista, desenhadores, modeladores, texturizadores e muitos outros ...ores)

3 - Conheço pelo menos 3 produtoras que com uma vasta equipa, tiveram dinheiro do ICAM para produzir e demoraram (ou ainda estão em fase de produção) pelo menos 3 anos. Para uma curta! Portanto, com dinheiro, com uma equipa de profissionais e com tempo... para uma curta!

4 - Não fales em amor à camisola, e fala em amor à tua camisola. Assim fica tudo mais claro... sem rodeios, sabemos que se o projecto for em frente (e eu espero engolir todas estas palavras) quem fica com os créditos não é o marmelo que modelou umas quantas naves, uns quantos personagens, que até animou muito bem um plano x... és tu... o realizador, o sonhador.

5 - Riscos que corres ao tentar fazer um projecto desta dimensão "sozinho"? Envolver pessoas que começam a sonhar e dão tudo de si, para no final se desiludirem pelas mais diversas razões. Acabar o projecto e teres uma imagem final pobre em termos visuais, visto o tempo de produção ter demorado tanto tempo. Basta vermos hoje o primeiro star wars para perceberes onde quero chegar. Ou seja, terias que usar iluminação fotorealista, hi poly characters, etc, etc, etc para teres sucesso em todos os níveis! Sim, porque curtas ou pessoal com talento que faz animação, temos só uns milhõezitos...

6 - PAra acabar, visto ter muito que fazer, acho que deverias ir ao www.icam.pt e veres no calendário de concursos, uma secção de longas de animação (valor máximo 650.000 Euros) e com tanto material, com tantos conhecimentos, com tantas curtas, com tanto sucesso, acho que seria fácil obteres o subsidio (desta vez não estou a ser irónico).

Bem sei que isto de mexer nos sonhos e convicções das pessoas é complicado, mas Ben, se leres todos os "reply's" que já foram escritos, já se ganhou muito e todos os users já têm agora uma melhor noção do que é produzir uma longa, etc, etc... ou seja, o saldo é positivo!

cheerz e don't stress, enjoy e partilha os teus conhecimentos, a tua experiência, etc... todos ganhamos com isso

Editado pela última vez por romanus em Qua Jun 29, 2005 4:04 pm, num total de 1 vez

Ben Martin
Colocada: Qua Jun 29, 2005 11:19 am Responder com Citação
Caro Romanus,

Eu entendi-te à primeira!
A única coisa que dispensava desde o inicio é a ironia.

Tuda a ironia se pode transcrever numa frase para melhor entenderes o que sinto:
"Olha o gajo, aparece aqui caido do céu com a mania que quer fazer uma cena megalomana (e já com idade para ter juizo) e pensa que nós somos uns passarinhos que não temos mais nada que fazer do que o aturar!"

Bom, isto foi o sentimento que me invadiu a partir de um determinado momento.
Se não foi essa a intenção, então peço publicamente desculpas e mais uma vez se prova que a escrita é uma ferramenta de comunicação que deve ser usada com muita cautela pois fácilmente provoca maus entendidos!

Em relação a todos os pontos deste teu post ficam as notas e a tua opinião!

Mais uma vez obrigado!

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 1 de 2
Ir à página 1, 2  Seguinte
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens