Índice do Fórum Dimensao3.com


Autor Mensagem

<  3D Studio Max  ~  Ajuda Iluminação vray

kudox
Colocada: Qua Abr 07, 2010 7:10 pm Responder com Citação
Novo membro Registo: 04 Jul 2007 Mensagens: 26 Local/Origem: Lisboa
Boas tardes,

Estou novamente de regresso ao mundo 3d e digamos que decidi desenhar a minha futura casa.. no entanto deparei-me com um grande problema... iluminação!! gosto muito do render realista do vray!

em baixo mostro uma simples imagem.. o que acontece é que o tecto fica de cor vermelha embora eu tenha colocado a mesma que as paredes... e outra, não sei nem não consigo colocar uma luz nada realista!!! fica sempre aquele circulo branco de luz e só ilumina naquela parte... se alguém me conseguir ajudar ou dar um bom tutorial agradecia..

Ps: tenho luz indirecta em cima com luz meia azul
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Andias
Colocada: Qua Abr 07, 2010 10:03 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 06 Fev 2008 Mensagens: 390 Local/Origem: Aveiro
http://www.dimensao3.com/tuts/Tut_01_Fin.swf

ve se isto te ajuda
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
luis
Colocada: Qua Abr 07, 2010 10:16 pm Responder com Citação
Registo: 13 Jan 2010 Mensagens: 12 Local/Origem: Tomar
humm.. não sei o que fizeste para obter esse resultado, mas o vray permite-te obter resultados bastante satisfatórios apenas com alguns cliques.

Elimina essas luzes, cria um vray sun + sky, adiciona algumas vray lights e voilá! deverás começar a obter resultados bem diferentes! Atenção que o vray sun por pre-definição tem valores altíssimos, diminui a sua intensidade, e ajusta a intensidade das vray lights. A partir daqui é uma questão de ires experimentando settings e diferentes tipos de lights até conseguires um resultado que te agrade.

Atenção que os materiais e a cor, logicamente, reagem à luz, logo o facto de o tecto estar a apresentar uma tonalidade diferente poderá ser devido ao material que utilizas-te com determinado tipo de iluminação...

Existem imensos tutoriais sobre iluminação por aí, inclusive aqui no fórum, aconselho-te a fazeres uma pesquisa Wink
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
Nico
Colocada: Sex Abr 09, 2010 12:18 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 21 Jun 2005 Mensagens: 401 Local/Origem: Lisboa
O VRay Sun não têm valores altos... está é preparado para funcionar com a VRayPhysicalCamera....

_________________
Nicolau Pais
Designer

www.idesign.pt
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
luis
Colocada: Dom Abr 11, 2010 8:31 pm Responder com Citação
Registo: 13 Jan 2010 Mensagens: 12 Local/Origem: Tomar
sim tens razão, eu é que começo a iluminação com uma camera standard, utilizo a VrayPhysicalCamera apenas para a imagem final, já que tem settings que facilmente ajusta-mos à iluminação Smile
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
Nico
Colocada: Seg Abr 12, 2010 12:15 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 21 Jun 2005 Mensagens: 401 Local/Origem: Lisboa
Qual a razão para isso???... se começares logo com as VRayPhisycalCamera ficas com tudo acertado... porquê começar com as normais??

_________________
Nicolau Pais
Designer

www.idesign.pt
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
luis
Colocada: Seg Abr 12, 2010 8:25 pm Responder com Citação
Registo: 13 Jan 2010 Mensagens: 12 Local/Origem: Tomar
É mesmo só um método que ficou, não tenho nenhuma razão técnica. Apenas prefiro acertar a VrayPysicalCamera depois...

Qdo comecei a fazer visualizaçao de espaços este método ajudou-me a perceber melhor a iluminação que fazia, já que assim não tenho os settings da VrayPhysicalCamera "no caminho" enquanto faço a iluminaçao. Qdo obte-mos uma boa iluminação para uma camera standard, esta vai funcionar tambem numa vray camera...

E também o mapa de vray sky fica mais bonito assim na slot de materiais, em vez de ficar estoirado, consegui-mos ver o azul Laughing
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
Nico
Colocada: Seg Abr 12, 2010 8:44 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 21 Jun 2005 Mensagens: 401 Local/Origem: Lisboa
Desculpa, mas não consigo perceber como acertando a luz na camara normal depois fica bem na VrayPhisycalCamera... só se baixares os valores desta para setting irrealistas... e sendo assim, não serve de nada ir para a VPC... pois a ideia de utilizar esta camara é a de a utilizar como uma camara "real"...

Quanto ao VraySun ficar estoirado... é verdade... mas sabes que está certo... e nem precisas de te preocupar com isso... se estiveres a usar a VPC... se está escuro ou claro, ou mexes na posição do sol ou nos F's, velocidade ou sensibilidade da camara....

_________________
Nicolau Pais
Designer

www.idesign.pt
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
luis
Colocada: Seg Abr 12, 2010 10:26 pm Responder com Citação
Registo: 13 Jan 2010 Mensagens: 12 Local/Origem: Tomar
sim está certo, se não estoirasse assim na realidade não estáva-mos aqui a esta hora! eheheh
só à pouco tempo é que comecei a trabalhar com VRay, e é como disse, é apenas um método que ficou, talvez não seja o ideal Confused

Quanto à parte de utilizar a camera como uma real, continuas a faze-lo, e penso que continuas a usufruir da VrayPhysicalCamera na sua totalidade (posso estar errado, falo apenas pela minha experiência), porque o único setting que tens que compensar é o ISO, valores entre os 700-900 normalmente compensam, e ok, na realidade não utlilizamos ISO tão elevados, pelo menos em situações normais, mas existem, até bem mais elevados...

Mas compreendo o que deves estar a pensar, então se tenho algo cujo objectivo é a realidade, porque alterar para algo menos real? Nos resultados finais que tenho obtido por enquanto não noto qualquer diferença... Talvez explorando um bocado mais e aperfeiçoando o meu conhecimento, venha a notar diferenças, mas isso é o caminho que ando a percorrer Very Happy
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
Nico
Colocada: Ter Abr 13, 2010 9:37 am Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 21 Jun 2005 Mensagens: 401 Local/Origem: Lisboa
Pois... é sempre bom estar a aprender...

É muito simples... colocas um VraySun (e ele coloca automaticamente o mapa no environment e nem o precisas de ver no Editor de Materiais).. colocas uma VRayPhisycalCamera e a partir daí só tens que mexer nos valores da Camera... eu até hoje nunca mexi no VraySun (intensidade) a não ser quando ainda não havia a VPC... Cool

_________________
Nicolau Pais
Designer

www.idesign.pt
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
luis
Colocada: Ter Abr 13, 2010 8:28 pm Responder com Citação
Registo: 13 Jan 2010 Mensagens: 12 Local/Origem: Tomar
sim, qdo comecei a trabalhar com Vray era exactamente o que fazia, nem sequer alterava mto os settings pois obtinha resultados que me agradavam!

Foi apenas uma forma que, a mim, me ajudou a perceber melhor a iluminação. Mtas vezes, provavelmente devido a algumas menos boas configurações de camera, dava por mim às voltas durante imenso tempo para, por exemplo, ter uma harmonia entre luzes quentes e frias e perceber o que estas contribuiam ou não para a imagem... agora já não me acontece isso, mas na maior parte dos trabalhos que faço continuo a utilizar o mesmo método Very Happy

Mas em relação ao mapa de vraysky no editor de materias, acho bastante útil, temos controlo total sobre o sky, o environment, os reflexos... O resultado de reflexos frios num environment quente é bastante agradável por exemplo...
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
kudox
Colocada: Qua Abr 14, 2010 6:31 pm Responder com Citação
Novo membro Registo: 04 Jul 2007 Mensagens: 26 Local/Origem: Lisboa
tenho que admitir que me deram uma grande ajuda!!! bem nem sabia que existia uma camara vray! usava sempre a standard!! eu realmente baixava mt a intensidade da luz nunca percebia pk daquilo acontecer mas pelos vistos ja percebi.. no entanto testei usar o ie vray , o sun e o outro.. o que acontece e que fica sempre preto =\ na cena que estava a trabalhar.. testei numa cena mais simples e da perfeitamente.. estive a ver todas as configuraçoes luz camara e settings e nao achei nada de diferente!! será por ja ter tido outras luzes??
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
luis
Colocada: Qua Abr 14, 2010 7:40 pm Responder com Citação
Registo: 13 Jan 2010 Mensagens: 12 Local/Origem: Tomar
O facto de já teres tido outras luzes na cena penso que não afecta nada, de qualquer modo se criares um novo ficheiro e fizeres merge da geometria do antigo tiras logo essa dúvida...

O "ie vray" é abreviatura para alguma coisa? é que não faço a mínima ideia do que seja Confused
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
kudox
Colocada: Qua Abr 14, 2010 9:14 pm Responder com Citação
Novo membro Registo: 04 Jul 2007 Mensagens: 26 Local/Origem: Lisboa
vray Ies =) ja fiz o que disses-te e deu agora!! nao entendi pk nao funcionava.. mas pronto.. agora colocar a luz naquele interior é que nao esta a ser facil... coloquei vray light para dar luz a casa!! tb meti o sun de cima para a porta.. mas deu pouca luz!
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
luis
Colocada: Qua Abr 14, 2010 10:36 pm Responder com Citação
Registo: 13 Jan 2010 Mensagens: 12 Local/Origem: Tomar
As ies resultam fixe para pequenos pontos de luz, para iluminar uma cena no seu todo parece-me um pouco dificil, e provavelmente foi essa a razão de ficar tudo escuro, simplesmente não tinhas iluminação suficiente para se fazer luz.
As ies são luzes que simulam as lâmpadas reais, na cor, intensidade, distribuição... e agora não tenho a certeza, mas penso que é mesmo necessário teres ficheiros ies, que são ficheiros fornecidos pelos fabricantes e que contêm toda esta informação.

agora é só ires explorando!

boa sorte;)
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
Nico
Colocada: Qui Abr 15, 2010 11:33 am Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 21 Jun 2005 Mensagens: 401 Local/Origem: Lisboa
IES é uma norma de ficheiro criado pela IES (Illuminating Engineering Society of North America) que representa a informação fotométrica real das fontes de luz (lampadas e afins)... o que quer dizer que quando se põe uma luz destas numa cena estamos a colucar uma fonte de luz "real"... ou seja, por uma luz de 15w num espaço de 10mx10m não ilumina quase nada...

http://www.cgarena.com/freestuff/tutorials/max/ieslights/

http://www.iesna.org/

Para usar as ies no VRay têm que se usar as VRay IES, pois a implemantação é diferente em relação ás IES normais do Max...

_________________
Nicolau Pais
Designer

www.idesign.pt
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
kudox
Colocada: Qui Abr 15, 2010 8:16 pm Responder com Citação
Novo membro Registo: 04 Jul 2007 Mensagens: 26 Local/Origem: Lisboa
Digamos que ja testei varias luzes e estou a nora, fica sempre mal... gostava de ter por exemplo aquela luz que o nico tem no site em frente ao plasma...
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 1 de 2
Ir à página 1, 2  Seguinte
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
You cannot attach files in this forum
You cannot download files in this forum