Índice do Fórum Dimensao3.com


Autor Mensagem

<  Emprego  ~  ...

andrejcordeiro
Colocada: Sex Abr 02, 2010 11:43 am Responder com Citação
Registo: 04 Mar 2010 Mensagens: 13 Local/Origem: Setubal
Bom dia

Após ler este pequeno debate e associando-o outro topico presente neste mesmo forum, gostaria de pedir desculpa por ter atiçado um pouco a questao das ditas "listas negras".

Mas num momento como este....muitas vezes os desabafos podem dar rumo a outras situaçoes, menos gratificantes e prefeitamente evitaveis.

O que de positivo se pode retirar deste "mini-debate", seja neste topico de oferta de emprego, seja no outro topico, é que existe um problema latente, e que mais cedo ou mais tarde toca-nos a nós, problema esse que terá que ser resolvido.

Sugestão: Relativamente ao tipo de anuncios aqui colocados, porque não colocar regras tal como efectivamente fizeram no site carga de trabalhos?

Este assunto pôs muita boa gente aqui a debater. E isso é de louvar. Very Happy

Cumps e boa Pascoa
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Nico
Colocada: Sex Abr 02, 2010 2:22 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 21 Jun 2005 Mensagens: 401 Local/Origem: Lisboa
Obrigado Fernando… o teu, também é uma boa contribuição…

Em relação aos nº de série… como eu já disse anteriormente, as pessoas queixam-se tanto das empresas quando na verdade muitos dos problemas desta área são criados pelos próprios… que fazem concorrência desleal aos “colegas”… e isso também é válido para as empresas… e houve algumas que apanharam uns valentes sustos ultimamente.. e ainda bem…
Até á pouco tempo, só as empresas tinham esse problema… agora já vejo Freelancer’s a ir por esse caminho… e ainda bem… mas estes, vão começar a sentir na pele, como alguns que eu conheço, a concorrência dos “outros”… e depois também vão fazer as mesmas queixas e vão passar para o outro lado (aí os outros já lhes vão chamar de “empresários” em vez de “artistas”…)… é o Pais que temos e a mentalidade que temos... e não é assim tão Nazi como isso… eu para fazer trabalhos para o Estado tenho que apresentar declarações de não dívida á Segurança Social e Finanças… em que uma das razões é precisamente, a concorrência desleal… não estares a concorrer com empresas faltosas… (é claro que o Estado é o mais faltoso, mas… já foi pior… e tem estado a melhorar..)

Tudo o que descreves é verdade… precisamente onde os preços aumentaram nestes últimos anos foi na pastelaria ou no café onde vai a secretária pindérica… e nos apartamentos de 300.000.00 que todos querem ter…

Eu por exemplo, já dei milhares de horas em formação (em centros de formação e escola profissional) e deixe de dar por duas razões… primeiro para me dedicar mais á Empresa e segundo porque estava a ganhar o mesmo que em 1992!!!!... e ainda queriam baixar (pois com tanta gente disponível, o mercado está saturado) … sendo assim, eu optei por deixar a formação e dedicar-me mais á Empresa… de onde, durante os anos que andei na formação, praticamente não tinha sequer ordenado… portanto, a vida é feita de opções… temos que as tomar, mal ou bem, e assumir as responsabilidades e não estar sempre a atirar a culpa para cima dos outros... se calhar, em vez de ter andado na formação a empresa podia estar melhor… quem sabe… foram opções que tomei e tenho que as assumir.. ponto.

Vou por aqui um pequeno exercício de gestão…

Têm, devido a uma boa perspectiva de volume de trabalho, € 10.000.00 mensais disponíveis para reforçar uma estrutura (é claro que é um cenário relativamente rígido, o que não acontece na realidade, pois a coisa é mais dinâmica e os cenários vão se alterando muitooooo, mais há altura em que temos que trabalhar com cenários) …

3 opções:

1 - Contratam 2 “cromos” da área por € 4.000.00 (penso que o restante já nem chega para a segurança social… mas vá..)

Vantagens: têm 2 excelentes artistas, vão ficar bem vistos pela comunidade por pagarem muito bem… (ao fim de um ano, com a carga de trabalho e as mais de 250 horas mensais, os tipos vão ficar todos arrebentados e ai já vão pensar que estão a ser tratados como escravos e afinal vão pensar que se calhar o dinheiro não é tudo… pois entretanto um foi pai… etc…);
Necessidade de poucas licenças de software, máquinas, mobiliário, etc;
Desvantagens: Têm uma equipe pouco flexível, todo o software concentrado em 2 máquinas o que é óptimo para arranjar conflitos de software e hardware, quando está a fazer render, ficam parados a olhar para o monitor, etc.. só conseguem ter 1/2 trabalhos em simultâneo…

2 – Contratam 2 pessoas com experiência por € 1.500.00/2.000.00 para coordenar duas equipas com mais duas pessoa cada a ganhar € 750.00/1.000 cada… portanto duas equipas com 3 pessoas com um custo de +/- € 8.000.00… sensivelmente os mesmos custos da opção 1…

Vantagens: criação de 6 postos de trabalho em vez de 2, maior capacidade de resposta e mais flexível, com uma boa coordenação, consegue-se evitar tanta noitada e as pessoas andarem mais descansadas, software distribuído por mais máquinas com funções mais especificas… e mais 4 máquinas disponíveis para render… e conseguem ter 3/4 trabalhos em simultâneo…
Desvantagens: mais licenças de software e mais 4 máquinas.. portanto, mais custos fora dos ordenados; mais gente para gerir e possivelmente mais conflitos; etc…

3 – Contratam uma pessoa com alguma experiência a quem pagam €1.500.00 e mais 10 pessoas a € 650.00 e mais 2 estagiários de borla… novamente, o mesmo tipo de custos…

Vantagens: recebem uma medalha do IEFP por terem criado 11 postos de trabalho e ainda dão estágios de formação, têm uma capacidade de resposta muito melhor do que as opções anteriores e conseguem se calhar ter 5/6 trabalhos a rolar em simultâneo.. cada pessoa/máquina é mais especializada, muito maior capacidade de render….
Desvantagens: muitas mais licenças de software e muito mais hardware (se calhar já têm que ter um IT só para a manutenção de servidores, rede, etc..), muito mais gente para gerir… etc.. se a coisa correr mal.. lá vos retiram a medalha e vai tudo para rua…e ficam com um bom parque de máquinas para… jogar?

Qual escolhiam??? Todas são válidas… todas tem vantagens e desvantagens… e todas implicam um crescimento constante e muitos outros problemas… todas implicam risco.. é uma questão de opção em cada momento… Só têm que garantir esses € 10.000.00 e mais se calhar outro tanto para as restantes despesas (rendas, impostos, contabilista, formação obrigatória e outras, manutenção e compra de novo hardware, manutenção e aquisição de novas licenças, atraso nos pagamentos, etc, etc) e vão ver que é fácil no nosso mercado arranjar € 20.000 por mês…. E isto têm que contar com as dezenas de empresas e Freelancer’s que existem no mercado…

Só por exemplo, um dos erros mais comuns, é termos um grande e bom cliente.. que até nos trata bem e paga a horas… e fazer depender 80% da facturação desse cliente.. de repente, por razões que não controlamos esse cliente fecha a torneira… toda a estrutura pode ir para ás malvas… anos de trabalho a consolidar uma estrutura podem ir abaixo em 2 ou 3 meses…

_________________
Nicolau Pais
Designer

www.idesign.pt
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
carloscidrais
Colocada: Sáb Abr 03, 2010 10:06 am Responder com Citação
Veterano Registo: 24 Mar 2005 Mensagens: 558 Local/Origem: London/Porto
zepstrip, nico e virtualfm

vou poupar palavras em relacao ao acessorio e falar do essencial.

a b&b colocou, num forum publico, uma oferta de emprego ilegal

nao e legal oferecer um emprego que pague menos que o salario minimo nacional.

para mim isto e o essencial.

admitindo que eu pudesse ter tido um problema na leitura da proposta, pedi esclarecimentos publicos que mais de uma semana depois, ainda nao foram dados.

como diz e bem o andrejcordeiro, o carga de trabalhos colocou regras nas ofertas de emprego precisamente para prevenir o aparecimento de propostas ilegais

acho bem que o facamos neste forum tambem, e que nao nos desviemos um milimetro em relacao ao que os moderadores definam como sendo as regras.

isto nao e estar a ser dificil, e´ pedir um minimo de respeito de quem posta ofertas pelos utilizadores do forum .

_________________
www.carloscidrais.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
VirtualFM
Colocada: Sáb Abr 03, 2010 3:53 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 385
Calma, Carlos Smile

Se a oferta era ilegal, foi no início e entretanto foi corrigida. Pelo menos eu agora (e quando vi o anúncio) não vi nada de ilegal nela. Os valores oferecidos não são muito elevados, mas também não são um desprezo completo, e por isso é que disse o que disse num dos meus meus posts atrás.

Segundo a tabela, o salário mínimo está agora estabelecido em 450€ (http://www.dgert.mtss.gov.pt/Trabalho/rendimentos/evolucao_smn.htm), a oferta estabelece um intervalo que vai até quase o dobro disso. Quanto ao valor do estágio, não sei, mas pelo que tenho ouvido até nem é mau haver estágio pago, pois normalmente nem o são (em empresas do interior não o são mesmo, salvo raras excepções).

Nico, quanto ao teu cenário, que é um exercício interessante para se pensar um bocado, eu acho que a melhor opção é a segunda. Isto porque a primeira só seria escolhida num caso de desespero imediato, ou seja: um trabalho com uma deadline urgente. É claro que a longo prazo não serviria pelas razões que apontaste e seria uma situação que rapidamente correria mal (pelo desgaste dos trabalhadores, pela incapacidade de aceitar mais projectos, etc). A terceira também não serve porque ter uma grande equipa não equivale a ter grandes resultados, e, com o problema acrescido de serem praticamente todos uns novatos, o que implica uma grande carga de acompanhamento e gestão que iria dar mais dores de cabeça que proveitos! Eu, que também já tive empregados, já senti isso na pele. Os trabalhadores não têm responsabilidade final no projecto, o responsável pelo projecto é sempre "o chefe", e é o "chefe" que se vai lixar depois a rematar as pontas e a acabar o que os novatos não conseguem fazer.

Bom, isto é uma discussão muito interessante e demasiado valiosa para estar aqui enterrada em vez de estar num sítio mais acessível, mas parece que calhou Smile

_________________
Fernando Martins
www.isisds.com
_____
/- /|/| 3D Animation and Special Effects
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
carloscidrais
Colocada: Sáb Abr 03, 2010 4:34 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 24 Mar 2005 Mensagens: 558 Local/Origem: London/Porto
O salario minimo esta ja fixado nos 475 euros ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Sal%C3%A1rio_m%C3%ADnimo#Portugal )

Segundo o que li no Codigo de Trabalho mais recente ( http://www.cite.gov.pt/pt/legis/CodTrab_indice.html ), o valor de um estagio nunca pode ser inferior a 80 por cento do SMN ( artigo 275 ).

Tambem nao estou convencido que o pedido de uma fotografia actual nao viole o artigo 24 ( Direito à igualdade no acesso a emprego e no trabalho ).

Se a minha interpretacao esta correcta ( admito a possibilidade de erro, porque nao sou jurista ), e relendo o que aqui esta escrito:

http://dimensao3.com/forum/viewtopic.php?t=4153&postdays=0&postorder=asc&start=0

Esta e uma oferta ilegal.

_________________
www.carloscidrais.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
VirtualFM
Colocada: Sáb Abr 03, 2010 10:44 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 385
carloscidrais escreveu:
O salario minimo esta ja fixado nos 475 euros ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Sal%C3%A1rio_m%C3%ADnimo#Portugal )


Tens razão. Não estava informado da última actualização, e no site que enviei, que tb é oficial, ao ver o último valor a 450€ e com data de 2009, não reparei que era uma coisa já histórica! Sim, que ainda não integrei que já vamos em 2010, na segunda saga do Monólito! Wink

carloscidrais escreveu:

Segundo o que li no Codigo de Trabalho mais recente ( http://www.cite.gov.pt/pt/legis/CodTrab_indice.html ), o valor de um estagio nunca pode ser inferior a 80 por cento do SMN ( artigo 275 ).


Isso também é coisa relativamente recente, e fico muito contente por tal estar oficialmente estabelecido... Como se pode ver "no meu tempo" as coisas eram bem piores! Obrigado pela correcção e pela actualização. O mesmo em relação à foto de passe. Antigamente tb se entregavam fotos de passe por tudo e por nada, por vezes em triplicado!

carloscidrais escreveu:

Esta e uma oferta ilegal.


... ou de algum velhote menos informado, como eu Smile

_________________
Fernando Martins
www.isisds.com
_____
/- /|/| 3D Animation and Special Effects
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Nico
Colocada: Dom Abr 04, 2010 3:53 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 21 Jun 2005 Mensagens: 401 Local/Origem: Lisboa
Pois... eu também não vi a primeira versão... mas a que lá está agora, não vejo grande coisa de ilegal... alguns aspectos podem ser relativos...

Os valores variam entre os €480 e os €600... quanto aos estágios, a maior parte é de borla... e em alguns casos, cá e lá fora, tens que pagar para ir estagiar em ateliers de arquitectura ou escritórios de advogados de renome, para dar uns exemplos... bom para quando os papás têm $$$ para gastar... lá está o mercado... é uma questão de opção... (aliás sobre este tema, é recorrente as ordens profissionais criarem formas de chular os novos e defender os antigos membros... por esta e outras razões não sou grande defensor das ordens profissionais...)
E quanto á questão da foto... a pessoa será sempre escolhida de uma forma ou outra nem que seja numa entrevista... e se opterem por uma pessoa "bonita" em vez da sua capacidade de trabalho... quer dizer que são mestres em gestão...

Se mesmo assim, acham que é ilegal... é apagar... e se houver interesse que a discussão sobre este tema continue, a administração que o passe para outra área... pois acho que há aqui opinões válidas para discussão...

Fernando, quanto ao exercício, claro que em termos de gestão a segunda é a mais lógica, mas o que eu quis mostrar é que há sempre mais do que uma opção e todas podem ser válidas.. todas têm risco... vantagens e desvantagens... e as pessoas têm que fazer opções... e assumir as resposabilidades...

_________________
Nicolau Pais
Designer

www.idesign.pt
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Nightwalker
Colocada: Seg Abr 05, 2010 12:04 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 04 Out 2005 Mensagens: 743
VirtualFM,
Vê lá tu que trago marmita para o trabalho, vivo numa casa arrendada e não tenho carro...
É que de outra forma iria sentir-me muito tentado a responder aos teus estereótipos sobre empregados com estereótipos sobre "patrões", a mais fina nata do nosso povo como todos sabemos, que são tão injustiçados pela turba de inúteis a quem eles dão sustento e que não percebe o difícil que é gerir um negocio como este, com "novas tecnologias"... É que só mais um pouquinho, se alem de ter de lidar com salários e licenças de software tivessem ainda que ter a preocupação de jogar com as oscilações de preços das matérias primas estes visionários estariam a gerir algo equivalente a ...
Uma carpintaria, ou uma mercearia.... Shocked

Claro que também não vou ironizar com o teu vasto conhecimento dos meandros da economia, que obviamente rivaliza com o de Victor Constâncio Wink

E não faço nada disso porque já tou um pouco velho e percebi que o mundo não é a preto e branco, há muitos tons de cinza pelo meio e tudo isto é demasiado complexo para generalizar.

Fact of the mather : esta proposta de emprego era ilegal

_________________
One of many at www.puraimagem.pt
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
VirtualFM
Colocada: Seg Abr 05, 2010 1:35 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 385
Nightwalker escreveu:
VirtualFM,
Vê lá tu que trago marmita para o trabalho, vivo numa casa arrendada e não tenho carro...


Finalmente! Fico satisfeito por conhecer a excepção que confirma a regra! Wink

Nightwalker escreveu:
... software tivessem ainda que ter a preocupação de jogar com as oscilações de preços das matérias primas estes visionários estariam a gerir algo equivalente a ...
Uma carpintaria, ou uma mercearia.... Shocked


Sem dúvida! Mas ainda muito longe de conseguir gerir uma drogaria! Ainda fico admirado como é que, no meio daqueles milhares de prateleiras, o Sr. Vasco nunca hesitava em nenhum pedido e sabia sempre em qual das prateleiras/bancadas estava fosse lá o que fosse, desde uma embalagem de pioneses, passando pelas sementes de couves ou sacos de Foskamonio!

Nightwalker escreveu:
Claro que também não vou ironizar com o teu vasto conhecimento dos meandros da economia, que obviamente rivaliza com o de Victor Constâncio Wink


Obviamente apenas rivalizado pelo meu grande conhecimento do mercado de acções!

Quanto à proposta de emprego, esperemos que mais alguém continue a colocar propostas!

Abraços,

_________________
Fernando Martins
www.isisds.com
_____
/- /|/| 3D Animation and Special Effects
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 3 de 3
Ir à página Anterior  1, 2, 3
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
You cannot attach files in this forum
You cannot download files in this forum