Índice do Fórum Dimensao3.com


Autor Mensagem

<  Emprego  ~  ...

Nico
Colocada: Dom Mar 28, 2010 5:35 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 21 Jun 2005 Mensagens: 401 Local/Origem: Lisboa
Meus caros, decidi fazer aqui uns comentários, porque me parece que algumas pessoas têm uma ideia completamente errada da realidade… e existe um ataque sistemático ás empresas por parte de algumas pessoas…

Algumas pessoas nesta área (e muitas nas áreas ditas “criativas”) portam-se como umas “prima-donas”… e atiram umas coisas para o ar sem saberem daquilo que falam… muitas vezes olhando só para o seu umbigo e esquecendo-se que em grande parte, aquilo de que se queixam é precisamente provocado pelos próprios… algo de que falarei mais á frente…

Em relação ás ofertas de emprego…

Muitos dos que aqui andam acham que os seus colegas devem ser uns perfeitos anormais, pois nem sequer sabem distinguir uma oferta de emprego… não vou comentar a proposta feita, que até me parece das mais honestas que já por aqui vi em termos de descrição… nem dos valores oferecidos… vamos por partes…

Acho que o fórum deve ter regras mínimas para as propostas de emprego mas também não é preciso ser mais papista que o Papa… não parece ter lógica ser obrigatório falar em valores… quem quiser põe, quem não quiser não põe… pois mesmo dentro de uma empresa muitas pessoas não sabem nem têm que saber quanto as outras ganham… pessoas na mesma função têm rendimentos diferentes e posturas diferentes do seu trabalho, por isso é normal que não ganhem o mesmo… eu não poria em lado nenhum uma oferta de emprego em que fosse obrigado a colocar o valor de remuneração… isso é uma negociação entre que “oferece” o emprego e que se “oferece” para o lugar… eu normalmente pergunto sempre á pessoa quanto ela ache que vale e dependendo do valor, se estiver ao meu alcance é uma coisa, se estiver perto posso tentar negociar… se estiver longe, posso ter pena… mas cada um vai á sua vida sem ressentimentos… é tudo uma questão de oferta/procura e de controle de custos… não vou contratar ninguém para passado 2 meses lhe dizer que a tenho que mandar embora…

É claro que também que essa oferta não deve conter propostas ilegais… e devem ser denunciadas…

Mas para esta secção funcionar como deve ser então todos os pedidos deviam passar pela administração do fórum e só depois publicados.. é claro que por muita boa vontade das pessoas que estão á frente tenham, isso seriam impraticável por este fórum não ser comercial … e baseiam a sua actuação em critérios de boa conduta e bom senso…

Se uma pessoa vir aqui uma proposta e achar que é válida, responde.. se tiver dúvidas, telefona ou manda um mail… se achar ridícula, etc.… é só ignorar… simples… se for ilegal, reportar á administração…
Quem colocou o anúncio, certamente há-de ficar a pensar porque não teve respostas…

Já agora porque, porque não há regras para postar no C.V. Empresarial, como por exemplo, um Freelancer ao dizer em que software trabalha, ter que colocar os nº de série dos softwares que possui???
Não devemos utilizar dois pesos e duas mediadas…

Em relação a valores e suas razões…

Acho perfeitamente normal que as pessoas queriam ganhar o mais possível e ter boas condições de vida e de trabalho… quem não quer..

Agora é perfeitamente normal que haja propostas destas por várias razões…

O mercado é dinâmico e tudo se têm a vindo a alterar nos últimos anos… há cerca de 15 anos atrás, entrei num projecto em que era preciso fazer um genérico em 3D… foi feita numa produtora que tinha o Power Animator em SGI… esta, contratava um tipo que vinha de França para mexer naquilo… nessa altura, se calhar havia uma ou duas pessoas cá que sabiam mexer em Power Animator… é obvio que o tipo ganhava uma pipa de massa… hoje temos se calhar 50 ou 100 pessoas com qualificação em Maya (o sucessor do Power Animator, para quem não sabe) que fariam o mesmo trabalho na boa… ou seja havia 2 ou 3 pessoas, hoje há 50 ou 100.. conclusão… é claro que hoje, pela maior oferta, os preços são muitoooo mais baixos… em Portugal e em todo o lado…

Outro factor importante… aquela solução, que funcionava em SGI custava uma fortuna e poucas pessoas tinham acesso a elas e nem sequer havia a possibilidade de pirataria… hoje em dia qualquer PC artilhado faz infinitamente mais…

O mercado não cresceu exponencialmente… o número de pessoas que trabalha na área sim os meios que utiliza são muito mais baratos.. é fácil perceber ao que isto leva… e isto está a acontecer em muitas áreas..

Depois temos aqueles que fazem concorrência desleal ás empresas e Freelancer’s, quer por uso de software ilegal quer por fazerem preços baixos…

Conheço alguns Freelancer’s que investiram para se tornarem legais e agora estão a desistir por causa da concorrência desleal… não das empresas, mas dos “colegas”…

E os que trabalham em empresas e fazem uns trabalhos por fora, que são a preços mais baratos, é claro, pois não têm os custos de uma empresa??? Isto também não contribui para a baixa dos preços?

Muitas empresas estão a contratar mão-de-obra estrangeira, nomeadamente sul-americana e de leste… porquê?? São mais baratos… Devido ás condições nos seus países de origem, precisam de menos dinheiro e menos condições do que os de cá… será justo?? Para nós, não.. e para eles?? Se calhar é muito melhor do que no seu país de origem… porque é que muitos que aqui andam, foram lá para fora?? Em busca de melhores condições de vida… assim como os que vieram para cá…

A Globalização e Internet veio trazer muito a muita gente, mas também trouxe e vai continuar a trazer muitos problemas…. É fixe poder ter as ferramentas de comunicação e poder viajar e abrir horizontes.. isso é válido para nós como para os outros…

Hoje existem muitas ofertas de estágio, pois até as escolas secundários que têm cursos profissionais têm que por os alunos quase 3 meses em estágio… e claro que não são remunerados… a quantidade de propostas que tenho recebido… agora é claro, que quem só utilizar este tipo de “mão-de-obra” não vai a lado nenhum…

E ainda há outros factores engraçados… quantas produtoras já perderam um trabalho para produtoras estrangeiras só porque um director criativo quer ir passar uma semaninha em Barcelona, Londres ou Nova York… e podendo fazer um trabalho tão bom ou melhor e mais barato…

O Cliente, quer e vai sempre querer 3 coisas… bom, rápido…. e barato… isso não muda… e também não muda que ele vai ter só 2 partes da equação…

Vão sempre existir empresas “boas”, “médias” e “más” assim como “empregados” “bons”, “médios” e “maus” assim como Clientes “bons”, “médios” e “maus”… e o mercado funciona… quando me aparece um cliente a quem eu dou um orçamento e ele acha caro, aparece sempre algum que faz mais barato assim como possivelmente eu estou a fazer mais barato do que outras empresas minhas concorrentes.. ou não… muitas vezes não sei… outras até o cliente, para baixar o preço me mostra o orçamento da concorrência!!!

Um projecto para vencer seja empresarial ou pessoal e muitas vezes um projecto pessoal tem que se tornar num projecto empresarial (portanto, muitos dos que estão na posição de empregados possivelmente vão passar para o outro “lado”) têm que se basear na qualidade e honestidade do seu trabalho… mas há espaço limitado… podemos ter algumas boas empresas e algumas boas pessoas.. mas não vai haver espaço para todos… e muitos vão ficar pelo caminho.. nesta área e em muitas outras… basta ver o número de licenciados que concorreu para o novo IKEA em Loures…

Em Portugal temos alguns problemas… um tipo abre um restaurante numa rua e começa a ganhar dinheiro… os outros vêm e pensam.. é pá, se ele ganha, também posso ganhar… abrem mais 10 restaurantes na mesma rua… passados uns tempos vão todos á falência… ou quase todos.. lá ficará o que têm boa qualidade, um médio… e uma tasca ranhosa… assim acontece com as empresas em qualquer ramo… e um tipo tem que se adaptar…
E depois temos o sindroma do funcionário público… muitos querem um tacho a ganhar bem e de preferência a coçar os tomates…

Uma empresa que não tenha as pessoas todas que lá estão dentro motivadas a remar para o mesmo lado, não vai a lado nenhum… as pessoas têm que sentir que a empresa também é sua, pois é dela que vêm os seus rendimentos… e se a empresa tem problemas também as pessoas que lá trabalham os vão ter… e é claro que também há maus patrões… assim como maus empregados e maus clientes….

_________________
Nicolau Pais
Designer

www.idesign.pt
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
cuca
Colocada: Dom Mar 28, 2010 6:41 pm Responder com Citação
Registo: 25 Mar 2010 Mensagens: 3
..Aplaudo e assino por baixo. Muito bem escrito e reflecte a nossa realidade....


PS: se fosse eu, obrigava mesmo os freelancers a colocar no curriculo (e os proprios clientes deviam exigi-lo) o nº da licença do software,porque custa-me os olhos da cara continuar a ser alguem honesto na minha profissao, quando vejo uns "desgraçados" por tuta e meia a dar-me cabo do negócio"

cps
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
carloscidrais
Colocada: Dom Mar 28, 2010 8:03 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 24 Mar 2005 Mensagens: 558 Local/Origem: London/Porto
nico,

de acordo com a proposta de pedir aos freelancers que coloquem o nr de serie dos softwares quando se propoe a publicitar o seu trabalho na seccao CV empresarial.
porque nao participas neste topico? ( http://dimensao3.com/forum/viewtopic.php?t=4123 )
acho importante que se discuta o que queremos ver ( ou da mesma forma, o que nao queremos ver ) neste forum.

e sim, tens razao em relacao a todos os factores que apontas como sendo os responsaveis pela baixa de precos/salarios contudo nao considero que seja um ataque sistematico as empresas, ou sermos prima-donas, pedirmos esclarecimentos quando somos confrontados com uma proposta de emprego ilegal postada num forum publico.

_________________
www.carloscidrais.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
nzagalo
Colocada: Dom Mar 28, 2010 9:52 pm Responder com Citação
Registo: 21 Mar 2010 Mensagens: 8 Local/Origem: Aveiro/Braga
quando digo ser empreendedores, não é para simplesmente irem abrir uma empresa de fazer páginas web, ou de logotipos, ou mesmo de pós-produção de video ou até 3d...

quando os incentivo no sentido de serem empreendedores, é para olharem à sua volta, cá dentro e lá fora, e analisarem o que existe na área em que se querem mover, e criarem algo que de preferência ainda não exista, se isso for pedir muito que pelo menos não exista na região onde se vão lançar. algo que se destaque dos restantes, algo que seja solução para um problema, ou alguma falta na sociedade...

o objectivo é, serem inovadores, se assim não for, então mais vale procurarem o tal "emprego". contém riscos, pois contém, mas essa é a grande diferença entre o americano e o europeu, enquanto na Europa só 44% já pensou em abrir uma empresa nos EUA 2/3 a 3/4 já o fez.

depois a falta de dinheiro, é uma falácia, existe muito dinheiro disponível em várias instituições de incentivo a primeiro emprego, auto-emprego, etc. etc.

e se mesmo assim não se sentirem preparados, praticamente todas as Universidades públicas têm uma coisa que se chama Incubadora de Empresas. Algumas das que conheço bem,

Aveiro - http://www.ua.pt/incubadora/
Minho - http://www.tecminho.uminho.pt/
Coimbra - https://www.ipn-incubadora.pt/

Todas estas já colocaram no mercado algumas das empresas de maior sucesso nacional e internacional. A de Coimbra é mesmo um exemplo de sucesso e estudo internacional.

_________________
nelson zagalo
http://virtual-illusion.blogspot.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Nico
Colocada: Dom Mar 28, 2010 11:20 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 21 Jun 2005 Mensagens: 401 Local/Origem: Lisboa
Carlos,

Longe de mim considerar-te uma "prima-dona"... bem pelo contrário, acho que tens dedicado bastante do teu tempo para ajudar os outros e bem... e no meu post também afirmo que as ilegalidades devem ser denunciadas...

Agora lê os post's e vais ver que á quantidade de disparates que se dizem... assim como no tópico que te referes... até querem fazer "Listas Negras"... é disso que eu falo... (já agora porque não fazer listas negras dos maus trabalhadores e dos que fazem concorrência desleal usando software pirata?!)... já tinha passado por lá, mas pensei que fosse só relativo a ofertas de emprego...

As "prima-donas" têm muito haver com este tipo de actividade "artisitca" e com "StarSystem" da sociedade muito implementado nestas áreas... todos querem ser umas estrelas, pois também é por ai passa o ego e o "artista" precisa reconhecido para ser uma estrela no sistema... e isso é muito normal quando se é novo e ainda estamos cheios de sonhos ... eu já levo quase 20 anos disto e também gosto de ser reconhecido pelo meu trabalho... e continuo a sonhar... mas tenho os pés na terra... já tenho alguma experiência... e o que chateia, é que normalmente se culpam as empresas como os maus da fita e para mal de todosos os problemas, quando na realidade são mais os próprios a contribuir para a situação que prejudica tantos as pessoas desta área assim como as empresas.....

_________________
Nicolau Pais
Designer

www.idesign.pt
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
nzagalo
Colocada: Dom Mar 28, 2010 11:31 pm Responder com Citação
Registo: 21 Mar 2010 Mensagens: 8 Local/Origem: Aveiro/Braga
Olá Nico

Concordo com a generalidade do que dizes... apenas um desacordo, porque vejo as coisas de outra perspectiva

"têm que se basear na qualidade e honestidade do seu trabalho… mas há espaço limitado… podemos ter algumas boas empresas e algumas boas pessoas.. mas não vai haver espaço para todos…"

"Em Portugal temos alguns problemas… um tipo abre um restaurante numa rua e começa a ganhar dinheiro… os outros vêm e pensam.. é pá, se ele ganha, também posso ganhar… abrem mais 10 restaurantes na mesma rua…"

Há espaço para todos, não pode é ser a fazer "mais do mesmo". É preciso ser capaz de oferecer algo diferente, de preferência algo que as pessoas ainda não conheçam. No caso dos restaurantes, talvez não devessem abrir todos a servir "bata frita + costeleta", em que a sua competitividade se baseia apenas no preço. Porque não abrir um restaurante de comida tradicional japonesa ou paquistanesa... não é simples, será preciso encontrar alguém que conheça a comida e a saiba confeccionar bem... mas por não ser simples, é que será difícil no mês seguinte abrir outro restaurante paquistanês ou japonês na zona... de resto quem é que disse que abrir uma empresa era fácil...

_________________
nelson zagalo
http://virtual-illusion.blogspot.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
carloscidrais
Colocada: Dom Mar 28, 2010 11:34 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 24 Mar 2005 Mensagens: 558 Local/Origem: London/Porto
Nico, exprimi-me mal - nao pensei que estivesses a falar de mim.

Tens razao quanto aos disparates que se dizem sobre as listas negras - so para acrescentar que se aquele topico fala especificamente sobre as ofertas de emprego, acho que tem cabimento la as tuas sugestoes ( ja que a seccao e uma seccao de sugestoes para melhorar o funcionamento do forum ).
Alias, como dono de uma empresa tens total legitimidade para dar as tuas sugestoes. E dificil ter uma perspectiva equilibrada quando so esta representado o lado dos que procuram emprego e nao os que oferecem.

Entretanto, ja nos estamos a desviar do essencial deste topico, e como tal fico me por aqui.

Cumps.

_________________
www.carloscidrais.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Nico
Colocada: Dom Mar 28, 2010 11:56 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 21 Jun 2005 Mensagens: 401 Local/Origem: Lisboa
Caro Nelson,

Genéricamente, também concordo contigo... e percebo bem o teu ponto de vista... só que nós, temos um problema que é de dimensão e o caminho será o da especialização e eventualmente ir buscar lá fora mercado e oportunidades.. mas temos que sempre contar com os outros... por exemplo, há uns anos atrás, Portugal era procurado para serem feitos cá muitos filmes... por ter bons técnicos, boas paisgens e bom clima...
e agora??... tudo para Leste... porquê? Custos.. também têm bons técnicos, boas paisagens... o clima é que não é tão bom... ironia das ironias... fix in post..

E eu estava a falar da mentalidade que existe... e que deve mudar... passando pela tua visão... que não é diferente da minha...

_________________
Nicolau Pais
Designer

www.idesign.pt
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
nzagalo
Colocada: Seg Mar 29, 2010 12:28 am Responder com Citação
Registo: 21 Mar 2010 Mensagens: 8 Local/Origem: Aveiro/Braga
para fechar do meu lado, porque acho que já estamos off-topic

em relação à dimensão, foi algo em que acreditei durante algum tempo, mas se começarmos a olhar para dimensão de muitos dos nossos correntes abaixo e acima, vamos ver que dimensão não é um factor tão importante como queremos fazer crer a nós próprios...

Suécia - População 9 milhões
Finlandia - População 5 milhões
Dinamarca- População 5,5 milhões

Temos só em Portugal mais população, e nós temos ao nível da língua uma dimensão incomparável. Não se fala sueco, finlandês ou dinamarquês em mais parte alguma no planeta a não ser ali, por aquele número reduzido de pessoas.

_________________
nelson zagalo
http://virtual-illusion.blogspot.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Malanjo
Colocada: Seg Mar 29, 2010 4:46 am Responder com Citação
Visitante
//None//


Editado pela última vez por Malanjo em Sex Jun 18, 2010 9:57 pm, num total de 1 vez
pmcb
Colocada: Seg Mar 29, 2010 11:59 am Responder com Citação
Registo: 15 Jul 2007 Mensagens: 5 Local/Origem: Lisboa
Pois eu peço desculpa ao forum pela "Lista Negra" mencionada num outro tópico e que fui quem deu a ideia, mas que mais tarde, concordei com o Carlos Cidrais e não mencionei mais nada. (confesso que foi um pouco sem pensar)
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
carloscidrais
Colocada: Seg Mar 29, 2010 2:44 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 24 Mar 2005 Mensagens: 558 Local/Origem: London/Porto
obrigado por colocares aqui o pedido de desculpa - eu tinha percebido na altura que tinha sido um equivoco, mas houve quem tivesse ficado a matutar ( o que e legitimo dado que estamos a falar de donos de empresas que podiam ser prejudicados e bem por essa proposta, como eu expliquei na altura)

continua a participar no forum, precisamos de pessoas interessadas e que queiram contribuir

cmps

_________________
www.carloscidrais.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Nico
Colocada: Seg Mar 29, 2010 3:54 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 21 Jun 2005 Mensagens: 401 Local/Origem: Lisboa
Muito bem... acho que é assim que as coisas devem funcionar.. ter uma atitude mais positiva e tentar contribuir para que as coisas fiquem melhores... se fosse pela via das "listas negras", também teria algumas pessoas que iam para essa lista... desde ex-colaburadores, clientes, fornecedores (os tipos do café eram mesmo maus... Smile )... e no topo estava o Estado!!! Embora até tenha havido algumas mudanças neste último para melhor em algumas áreas... e mais algumas que estão para vir... a ver vamos...

_________________
Nicolau Pais
Designer

www.idesign.pt
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Andias
Colocada: Seg Mar 29, 2010 4:46 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 06 Fev 2008 Mensagens: 390 Local/Origem: Aveiro
so tenho pena que os topicos "aquecam" devido a temas que nos afectam a todos e pela negativa.
Seria bom reflectirmos e trocarmos impressoes nao so de problemas que nos afectam mas tambem do bom que cá se faz.

apenas uma opiniao
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
zepstrip
Colocada: Qui Abr 01, 2010 10:43 am Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 31 Jan 2006 Mensagens: 81
" a maria ficou a sangrar"

tenham calma pessoal. senão deixam de existir propostas sejam elas boas ou más.

se acham a proposta ridícula ou têm dúvidas contactam a empresa que fez o post antes de desancar publicamente o individuo. caso contrário esta secção ainda acaba por desaparecer.

inté, hasta.

_________________
now at www.illusivefx.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
Nico
Colocada: Qui Abr 01, 2010 7:00 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 21 Jun 2005 Mensagens: 401 Local/Origem: Lisboa
Esqueci de dizer isso no meu post... e era uma das razões do meu post... se cada Empresa que cá vem por um anúncio, bom ou mau, leva a porrada a torto e a direito... nunca mais põe cá os pés... e depois fica tudo a falar sozinho... as Empresas, no fundo, são os "clientes" para quem não segue o caminho de Freelancer.... e atenção... muitos dos pedidos de emprego que eu tenho hoje em dia... são precisamente de pessoal que é Freelancer...

_________________
Nicolau Pais
Designer

www.idesign.pt
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
VirtualFM
Colocada: Sex Abr 02, 2010 4:10 am Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 385
Grande post, Nico! Bem dito!

Concordo com tudo excepto numa coisa: assim como não concordo que se ande a denegrir a imagem das empresas a colocá-las em listas negras (não que não se devesse fazer para protecção de todos, mas o problema é que cada qual tem o seu critério, e entre razões/casos pessoais e injustiças e desentendimentos, TODAS as empresas entrariam em listas negras, mais tarde ou mais cedo!) também não acho nada boa ideia essa coisa de colocar o nr de série dos programas que se usam... credo, parece quase uma coisa Nazi! Se assim fosse, qualquer dia estávamos a exigir um relatório da Segurança Social que comprovasse que se tinham as contas em dia!

Quanto ao resto, realmente, algumas pessoas não estão bem a ver o que dizem... Já olharam bem à vossa volta? Experimentem ligar a televisão por volta das 20:00 num dos canais nacionais e vejam o telejornal da estação respectiva! Talvez então percebem que estamos numa crise económica e política profunda, sem falar nas estratégias incompreensíveis que se estão a planear nalguns sectores, e nas injustiças sociais!

É claro que não podemos ser espezinhados como vermes nem tratados como escravos, mas também não é tempo de cantar de galo e exigir mundos e fundos... porque não os há! É preciso ser razoável e trabalharmos com o que se tem.

Não podem esperar acabar um curso de design ou animação ou whatever e ganhar 1500€ mensais assim de mão beijada! É certo que já foi há um colh... testículo de anos, mas quando eu comecei a trabalhar, fui para um estágio em que pagavam 250€ mensais (nenhum dos meus colegas de curso teve essa sorte, eu tive sorte, ou melhor, mexi-me para isso, contactando dezenas de empresas até encontrar uma que ficasse suficientemente interessada em pagar a um estagiário bom). Quando comecei a trabalhar ganhava pouco mais de 500€ líquidos e fiquei felicíssimo da vida, a maioria dos que conhecia ganhava 400 ou menos, brutos! (Com a excepção de uns engenheiros que foram para a AutoEuropa).

É certo que isto já foi quase há 17 anos e que nessa altura o ordenado mínimo andava pela volta dos 250€, mas o que é certo é que o custo de vida, com a excepção do mercado imobiliário, que rebentou a escala, e da gasolina, praticamente tudo o resto está ao mesmo preço! Um Kg de bananas custa o mesmo agora que há 20 anos! Um pacote de batatas fritas tb. Um chocolate Mars tb, enfim, em termos de supermercado, está praticamente tudo na mesma, umas coisas mais caras (sardinha, bacalhau, que entretanto entraram em risco de extinção) outras mais baratas (o salmão antigamente era comida de ricos e vendia-se em fatias fininhas num pacote de plástico, como se fosse presunto fumado, agora é dos peixes mais baratos que há). Com uma gestão cuidada, pode-se comer tão bem ou melhor que há 20 anos e gastar mais ou menos o mesmo. Se se cozinhar em casa, pode-se gastar mesmo pouquinho, comparativamente falando.

O que quero dizer, é que um ordenado de 500€ mensais líquidos, tirando o problema da casa, não é assim tão mau para quem estiver a começar, especialmente se ainda viver em casa dos pais ou arranjar um apartamento a dividir com outros dois marmanjos.

Também é uma questão de atitude, que muitas vezes o nosso povo parece ter o rei na barriga! Fartam-se de queixar que a vida tá mal e o caraças, mas não prescindem de almoçar fora todos os dias no trabalho! Porque é que não levam uma marmita para o trabalho e almoçam lá? Praticamente todas as empresas têm uma sala de convívio/refeições onde podem almoçar!

"Ai e tal, parece mal.. parecemos uns pindéricos, com a marmita às costas!"

Pó caraças! No estrangeiro, que ganham o triplo de nós, todos os meus colegas faziam isso! Até os chefes! Não era todos os dias, mas sim comiam em conjunto. Em todos os locais que trabalhei: nos States, em França, UK, Alemanha... e ninguém enfiava a cabeça debaixo do braço com vergonha! Até se orgulhavam do belo petisco que tiham feito em casa e que cheirava tão bem! Na pior das hipóteses compravam uma refeição enlatada no supermercado e comiam na empresa. Mas aqui em Portugal?! Até a secretária mais pindérica a ganhar mal e porcamente prefere ir comer um croissant e um galão em pé numa m*rda de um centro comercial qualquer a ter de levar uma marmita para o escritório!

Querem sempre mostrar o belo carro, endividando-se até às orelhas num empréstimo ao banco, assim que apareceu o IKEA descobriram que a mobília que tinham em casa afinal não prestava e remodelaram a casa toda, vão de taxi, porque ficar 20 minutos à espera do autocarro é mt chato... etc!

Há muita coisa a mudar em Portugal, é certo.. mas acho que uma das primeiras coisas a mudar é aa titude, e isso esá ainda muito enraizado na nossa cultura, isto de esperar que as coisas nos caiam do céu sem fazermos por as merecer e não fazer sacrifícios no presente de forma a melhorar o nível de vida no futuro. Agolra de repente vem o governo com isto do PEC.. quero ver como isto vai desenvolver.. que a telenovela ainda vai no início!

Em suma: as ofertas de emprego são fracotas? Epá, é o que se pode arranjar! Querem? Respondam, negociem e pode ser que as coisas melhorem futuramente. Não acham que é suficiente? Fiquem em casa a fazer a demo reel para apostar em algo que achem que vale a pena... ou a rodopiar os polegares enquanto esperam por esse emprego dourado!

_________________
Fernando Martins
www.isisds.com
_____
/- /|/| 3D Animation and Special Effects
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 2 de 3
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Seguinte
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
You cannot attach files in this forum
You cannot download files in this forum