Índice do Fórum Dimensao3.com


Autor Mensagem

<  Sugestões  ~  Limpar a casa

carloscidrais
Colocada: Seg Mar 08, 2010 6:27 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 24 Mar 2005 Mensagens: 558 Local/Origem: London/Porto
Posso fazer uma sugestao?

Volta e meia, colocam aqui anuncios de emprego que nitidamente sao ofertas de trabalho precario, mal pago e sem direitos.

Entendo que e inutil insurgirmo-nos contra os falsos recibos verdes e os vinculos precarios numa seccao do forum e na outra permitirmos que estas ofertas sejam feitas aos frequentadores do forum.

Sites como o Carga de Trabalhos ja fizeram um esforco de limpar a casa, e sugiro que aqui no dimensao 3 se faca o mesmo.

Como tal sugeria uma alteracao das regras da seccao emprego, para que passa-se a incluir informacao como:

- Vinculo laboral oferecido ( freelance remoto, contrato de trabalho sem termo ou a prazo )
Se for freelance nas instalacoes da empresa ( o que tambem e possivel e nao e crime nenhum se as condicoes forem boas ) deve respeitar as regras do Codigo de Trabalho ( e a minha sugestao e que nesse caso o potencial empregador revele o valor a pagar ao colaborador a hora ou dia )
-Remuneracao proposta ( pode ser uma gama de valores, em vez de um valor exacto )
- Experiencia requerida do colaborador ( se e junior, varios anos de experiencia ou senior )
- Dominio de Software necessario
-Tarefas especificas a desempenhar pelo colaborador.

Com algumas regras simples parece-me possivel eliminar muito do lixo que e publicado. Desde que as regras sejam cumpridas e os moderadores efectivamente monitorizem as ofertas e retirem as ofertas que nao cumprirem as regras.

_________________
www.carloscidrais.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
andrejcordeiro
Colocada: Seg Mar 08, 2010 6:40 pm Responder com Citação
Registo: 04 Mar 2010 Mensagens: 13 Local/Origem: Setubal
Concordo plenamente. Cool
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Andias
Colocada: Seg Mar 08, 2010 10:11 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 06 Fev 2008 Mensagens: 390 Local/Origem: Aveiro
mais a aprovaçao dos moderadores
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
craft
Colocada: Seg Mar 08, 2010 11:02 pm Responder com Citação
Novo membro Registo: 11 Jun 2009 Mensagens: 46 Local/Origem: Almada
mais diria que isso ajuda nao só aos trabalhadores como às empresas, que ao subirem o nivel, sobem também o nivel do seu trabalho e por conseguinte a sua posição no mercado. A medocridade não leva a nada de bom.

Mais n seja, obrigado pela atitude Carlos!

_________________
http://www.craft.host56.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Kameleon
Colocada: Ter Mar 09, 2010 10:01 am Responder com Citação
Site Admin Registo: 27 Jan 2005 Mensagens: 1108 Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
É só para dizer que eu também concordo e estou vivo Razz

_________________
.artur leao.
You can do it! VFX
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
pmcb
Colocada: Ter Mar 09, 2010 10:06 am Responder com Citação
Registo: 15 Jul 2007 Mensagens: 5 Local/Origem: Lisboa
Eu também sugeria que houvesse uma lista das empresas que já se tenha tido uma má experiência. Neste caso evitavam-se percas de tempo e uma falta de respostas a elas próprias. Com falta de "mão de obra" a procura do cliente terá que ser outra... talvez mais honesta se não quiser ir para a lista.
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
andrejcordeiro
Colocada: Ter Mar 09, 2010 11:41 am Responder com Citação
Registo: 04 Mar 2010 Mensagens: 13 Local/Origem: Setubal
[quote="pmcb"]Eu também sugeria que houvesse uma lista das empresas que já se tenha tido uma má experiência. Neste caso evitavam-se percas de tempo e uma falta de respostas a elas próprias....[/quote]

Tipo aquelas que se enviam CV´s e tal, em resposta a anuncios postadas por elas, e cuja uma simples resposta nunca enviam, porque deve dar trabalho enviar um mail de volta?

Se for assim tenho uma lista em mente de muitas empresas portuguesas, que apostam na precariedade laboral. Twisted Evil
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
spurv3d
Colocada: Ter Mar 09, 2010 11:41 am Responder com Citação
Uma mente torturada Registo: 03 Mar 2005 Mensagens: 223 Local/Origem: Carnaxide - LX
Concordo plenamente.
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
carloscidrais
Colocada: Ter Mar 09, 2010 11:54 am Responder com Citação
Veterano Registo: 24 Mar 2005 Mensagens: 558 Local/Origem: London/Porto
bom...parece que ha muita gente a concordar, agora e mesmo fazer alguma coisa.

pmcb e andrejcordeiro - nao concordo na criacao de uma lista negra publica.

e muito facil que isso descarrile para uma caca as bruxas; imaginem a facilidade que e criar um profile num forum, e fazer uma denuncia sobre a empresa de um concorrente ( por exemplo ); este tipo de jogadas baixas pode arruinar uma pessoa ou uma empresa mais pequena.
nada impede, no entanto, que as pessoas comuniquem por mensagens privadas com outros utilizadores para trocar impressoes...

mas acho conveniente separarem-se as coisas - um forum nao deve ser um sitio para lavar a roupa suja em publico -para isso ha tribunais e leis.

o proposito destas sugestoes de regras e providenciar o maximo de proteccao aos artistas, e permitir aos artistas distinguir as boas e mas ofertas; nao e dificultar ao ponto de se tornar impossivel o trabalho dos potenciais empregadores, que muitas vezes podem ser pessoas serias com propostas serias para trabalho em boas organizacoes. nao ganhamos nada em assusta-los com potenciais ameacas, pelo contrario.


Editado pela última vez por carloscidrais em Ter Mar 09, 2010 12:00 pm, num total de 1 vez

_________________
www.carloscidrais.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
pmcb
Colocada: Ter Mar 09, 2010 11:56 am Responder com Citação
Registo: 15 Jul 2007 Mensagens: 5 Local/Origem: Lisboa
(andrejcordeiro
Tipo aquelas que se enviam CV´s e tal, em resposta a anuncios postadas por elas, e cuja uma simples resposta nunca enviam, porque deve dar trabalho enviar um mail de volta?

Se for assim tenho uma lista em mente de muitas empresas portuguesas, que apostam na precariedade laboral. Twisted Evil)



Sim, isso e as últimas propostas feitas por quem respondeu
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
pmcb
Colocada: Ter Mar 09, 2010 12:02 pm Responder com Citação
Registo: 15 Jul 2007 Mensagens: 5 Local/Origem: Lisboa
[quote="carloscidrais"]bom...parece que ha muita gente a concordar, agora e mesmo fazer alguma coisa.

pmcb e andrejcordeiro - nao concordo na criacao de uma lista negra publica.

e muito facil que isso descarrile para uma caca as bruxas; imaginem a facilidade que e criar um profile num forum, e fazer uma denuncia sobre a empresa de um concorrente ( por exemplo ); este tipo de jogadas baixas pode arruinar uma pessoa ou uma empresa mais pequena.
nada impede, no entanto, que as pessoas comuniquem por mensagens privadas com outros utilizadores para trocar impressoes...

mas acho conveniente separarem-se as coisas - um forum nao deve ser um sitio para lavar a roupa suja em publico -para isso ha tribunais e leis.

o proposito destas sugestoes de regras e providenciar o maximo de proteccao aos artistas, e permitir aos artistas distinguir as boas e mas ofertas; nao e dificultar ao ponto de se tornar impossivel o trabalho dos potenciais empregadores, que muitas vezes podem ser pessoas serias com propostas serias para trabalho em boas organizacoes. nao ganhamos nada em assusta-los com potenciais ameacas, pelo contrario.[/quote]




Pois, não tinha pensado nisso
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
andrejcordeiro
Colocada: Ter Mar 09, 2010 3:07 pm Responder com Citação
Registo: 04 Mar 2010 Mensagens: 13 Local/Origem: Setubal
[quote="carloscidrais"]
o proposito destas sugestoes de regras e providenciar o maximo de proteccao aos artistas, e permitir aos artistas distinguir as boas e mas ofertas; nao e dificultar ao ponto de se tornar impossivel o trabalho dos potenciais empregadores, que muitas vezes podem ser pessoas serias com propostas serias para trabalho em boas organizacoes. nao ganhamos nada em assusta-los com potenciais ameacas, pelo contrario.[/quote]

Acredito que existem pessoas sérias no ramo, mas quando vejo anuncios dessas ditas empresas sérias, a pedirem colaboradores cujo o requesito principal é poder usufruir de subsidios patrocinados pelo IEFP.

Poem-me a pensar que naturalmente essas empresas não apostam na formaçao de bons profissionais mas sim no acesso ao subsidio e consequentemente ao trabalho "gratuito", temporario de quem é aceite.

Digo isto porque ja vi anuncios em que certas e determinadas empresas lançam todos os 12 meses.

Dá-me a sensaçao que anda para aí uma moda de empresas dependentes do subisido. Mas esta é só a minha opiniao.
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
carloscidrais
Colocada: Ter Mar 09, 2010 3:23 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 24 Mar 2005 Mensagens: 558 Local/Origem: London/Porto
Tens toda a razao, no entanto queria so salvaguardar uns pontos:

o trabalho nao e gratuito para as empresas. no caso dos subsidios do IEFP, na modalidade em que os conheci ( tive amigos que beneficiaram disto pois era a primeira experiencia profissional deles ) o Estado paga um ordenado minimo e a empresa paga outro ordenado minimo.

Tendo em conta que o ordenado minimo e de 475,00 €, o estagiario leva para casa 950,00 €. Estes subsidios do IEFP sao pagos apenas a jovens em busca do primeiro emprego ou desempregados de longa duracao, e duram 9 meses

Agora, e evidente que ha empresas que abusam disto e tornam isto num esquema, no qual se contratam pessoas a salario minimo e se envia para casa ao fim dos 9 meses, e se manda vir outros estagiarios

Isto e um abuso como e obvio.

Podes ver as condicoes dos estagios do IEFP aqui:

http://www.iefp.pt/apoios/empresas/estagios/EstagiosProfissionais/Paginas/EstagiosProfissionais.aspx

Entretanto o estagiario passou la 9 meses e tera trabalhado numa serie de projectos que podera por na reel, para candidatar-se a outras empresas no futuro.

Portanto, nao querendo desculpar os abusos, diria que pode ser tambem uma oportunidade valiosa para quem se encontra nas situacoes que sao contempladas pela lei.

Por isso, nesse caso especifico, sou a favor de que no forum as empresas tenham que distinguir se estao a oferecer um estagio profissional ou um emprego, ou trabalho freelance ( remoto ou na empresa ) - parece-me justo.

Ai cabe a cada um decidir se pretende candidatar-se.

EDIT: Pelo que aqui leio, os estagios que antes eram de 9 meses, passaram a ser de 12 meses.

EDIT 2: aqui fica a portaria que regulamenta os estagios profissionais:

http://portal-gestao.com/outros-diplomas/1707-portaria-no-1292009-de-30-de-janeiro.html

_________________
www.carloscidrais.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
comanight
Colocada: Ter Mar 09, 2010 4:09 pm Responder com Citação
Uma mente torturada Registo: 02 Jul 2006 Mensagens: 247 Local/Origem: pederneira/Inbicta!
Citação:

Por isso, nesse caso especifico, sou a favor de que no forum as empresas tenham que distinguir se estao a oferecer um estagio profissional ou um emprego, ou trabalho freelance ( remoto ou na empresa ) - parece-me justo.


concordo plenamente, mete-me nojo a quantidade de empresas que sobrevive só com estagiarios, mas, se no post estiver explicito se é estagio, ou contracto, ou outra coisa qq, é com cada um.


Só mais uma coisa, no assunto de cada topico de emprego, tambem deveria ter nome da empresa, e posicao no minimo.

Bons exemplos:

Arqui300 - Character Animator / Rigger / Modeler
INGREME - OPERADOR SMOKE / FLINT FREELANCER

Maus exemplos:

procura-se freelancer com gosto
####### procura-se modelador 3d


Seria algo assim? (vão editanto Wink )

-----------------------------
(No Assunto) -> EMPRESA - Posição

Posição: Generalista 3D
Local: Amadora
Vinculo: Contrato de 6 meses
Remuneração: 1500 - 2000
Experiencia: Senior ( minimo de 3 anos)
Software: 3D Studio Max, V-ray, Photoshop
Tarefa: Ser capaz de produzir modelos 3D para visualização de arquitectura.
Contacto: [email protected]

Enviar portfolio e cv.

_________________
www.flopes.eu
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
carloscidrais
Colocada: Ter Mar 09, 2010 4:19 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 24 Mar 2005 Mensagens: 558 Local/Origem: London/Porto
comanight,

boas sugestoes!

Smile

_________________
www.carloscidrais.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Andias
Colocada: Ter Mar 09, 2010 5:01 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 06 Fev 2008 Mensagens: 390 Local/Origem: Aveiro
gostei dessa planificação comanight Very Happy
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
andrejcordeiro
Colocada: Qui Mar 11, 2010 11:12 am Responder com Citação
Registo: 04 Mar 2010 Mensagens: 13 Local/Origem: Setubal
Assim sim...isso é o tipo de anuncios que se vê em sites da especialidade, fora da caixa (Portugal) Pena que aqui seja mais limitado.
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 1 de 2
Ir à página 1, 2  Seguinte
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
You cannot attach files in this forum
You cannot download files in this forum