|
Autor |
Mensagem |
< Geral ~ popota ao som de buraka |
carloscidrais |
Colocada: Sex Nov 06, 2009 2:20 pm |
|
|
Veterano
Registo: 24 Mar 2005
Local/Origem: London/Porto
|
|
Voltar acima |
|
Malanjo |
Colocada: Sex Nov 06, 2009 5:44 pm |
|
|
Visitante
|
... |
Editado pela última vez por Malanjo em Dom Jun 30, 2013 11:36 am, num total de 1 vez |
|
|
Voltar acima |
|
carloscidrais |
Colocada: Sex Nov 06, 2009 5:58 pm |
|
|
Veterano
|
Citação: Quanto ao ser feito cá na Tuga, está-se em negociações! Very Happy E mais não digo! Razz
sim senhora, assim e que e. mas ve se montam o estamine no Porto |
_________________ www.carloscidrais.com |
|
|
Voltar acima |
|
Malanjo |
Colocada: Sex Nov 06, 2009 6:02 pm |
|
|
Visitante
|
... |
Editado pela última vez por Malanjo em Dom Jun 30, 2013 11:36 am, num total de 1 vez |
|
|
Voltar acima |
|
Sil3 |
Colocada: Seg Nov 09, 2009 11:19 am |
|
|
Veterano
Registo: 13 Set 2005
|
[quote="Malanjo"]Tem mais filmes do que esse a passar por mais cenários. Há várias versões. A adaptação\pack preços foi feita pela Sync.
[quote="carloscidrais"]
...uma perguntinha inocente, porque e que uma campanha destas para um cliente nacional nao foi feita por uma pos-produtora portuguesa?[/quote]
Pós-produtora é difícil, pois geralmente uma pós-produtora só abrange a parte técnica do projecto onde só tem o dom de "fechar a caixa" (por assim dizer). Para este tipo de produções (que duram cerca de um ano a serem feitas), convém que o cliente se diriga somente a uma entidade (ou duas no máximo - produtora + agência), onde se desenvolve tanto a parte conceptual\artística como a parte técnica num só espaço.
Quanto ao ser feito cá na Tuga, está-se em negociações! E mais não digo! [/quote]
Do que me recordo de quando andava nas Produtoras a verdadeira razão de isto não ser feito em PT é o preço e os timmings impostos pelos clientes, sem contar que a malta das agencias também curte viajar e ter a Produtora no Brasil dá um jeitão do caraças para se tirarem umas mini ferias a cada par de meses...
Eles (gajos e gajas das Agencias) não gostam que se diga isto, mas é verdade... ah e tal é necessário uma reunião com a Produtora para alterar X e Y que o Cliente quer... ok siga lá uma semana para o Brasil.
Depois há a questão dos timmings impostos, no caso do SAPO em que eu participei num Re-Styling do SAPO para este deixar de ter um look tão Anfibio e passar a ter um Look mais Humano foi proposto a varias Produtoras Nacionais esse Re-Styling... ganhou na altura a PIXMIX com o que fiz e animei, isto foi há mais de 2 anos... até hoje nada mas vi uma vez num anuncio em banners com gifs animados num site um SAPO igual ao que eu tinha feito ... pura coincidência claro!!!!
Ou seja alguém ganhou um Re-Styling à borla pois o Concurso não implicava valores, mas uma das razões porque nunca se fez nenhum anuncio do SAPO em PT foi-me explicado que os prazos eram todos menos de 1 semana para cada anúncio que vocês veem na TV, com Filmagens incluidas e tudo.
Quase impossivel de se fazer em PT a não ser que a Produtora só faça SAPOS ou alguém trabalhe 24 horas sobre 24 horas como é o caso da Casablanca.
Não sei se o SAPO ainda lá é feito hoje em dia ou não, mas tenho notado nos anuncios que já não se exige assim tanto, raramente o SAPO anda, só se vê da cintura para cima e isto são tudo "truqes" para reduzir tempos de produção. |
_________________ Sil3
(Lê-se Sile e não Sil + 3...vem dos meus tempos |33t do Unreal Tournament ) |
|
|
Voltar acima |
|
carloscidrais |
Colocada: Seg Nov 09, 2009 12:10 pm |
|
|
Veterano
|
Citação: Ou seja alguém ganhou um Re-Styling à borla pois o Concurso não implicava valores, mas uma das razões porque nunca se fez nenhum anuncio do SAPO em PT foi-me explicado que os prazos eram todos menos de 1 semana para cada anúncio que vocês veem na TV, com Filmagens incluidas e tudo.
Estamos a falar de anuncios diferentes, mas para este anuncio da popota demoraram 9 meses a criar o filme...
Quanto ao argumento das ferias, seria uma boa ideia entao comecarem-se a captar clientes ( agencias ) daqui do Norte do Velho Continente...afinal Portugal nao e a California da Europa?
PS: quanto ao restyling de borla nao e nada que deva chocar demasiado...ja vi isso a acontecer por aqui...e o perigo de participar em pitches... |
|
|
Voltar acima |
|
romanus |
Colocada: Seg Nov 09, 2009 12:49 pm |
|
|
Veterano
Registo: 11 Mar 2005
|
|
Voltar acima |
|
carloscidrais |
Colocada: Seg Nov 09, 2009 1:11 pm |
|
|
Veterano
|
|
Voltar acima |
|
fernando |
Colocada: Seg Nov 09, 2009 2:43 pm |
|
|
Novo membro
Registo: 13 Dec 2005
Local/Origem: Lisboa
|
A leopoldina foi animada pela show off ou mola como quiserem chamar, os restantes personagens foram na oca , produtora brasileira e os cenários foram produzidos na cee, mais concretamente 3 pessoas a modelar os cenários, sendo que toda a composição foi finalizada na cee.
o processo não foi dos melhores mas não me vou alongar, porque já cansa falar destes processos de trabalho...
parabéns sim a quem fez a popota, ta simples giro e com impacto sem ser necessário fogo de artificio para esconder mau gosto.
conseguiram pegar num personagem e dar lhe projecção sem ter de remodelar de raiz ao contrario da Leopoldina que já fez mais plásticas que Lili Caneças e não parece ter ajudado em nada.
mas isto é apenas a minha opinião pessoal.
Fernando |
|
|
|
Voltar acima |
|
carloscidrais |
Colocada: Seg Nov 09, 2009 3:20 pm |
|
|
Veterano
|
|
Voltar acima |
|
pedepano |
Colocada: Seg Nov 09, 2009 3:38 pm |
|
|
Primeiros passos
Registo: 11 Set 2008
|
Bom, sou brasileiro, nunca trabalhei na casablanca, mas tenho amigos que trabalham ou trabalharam lá. A Casablanca é uma fábrica de escravos, ou seja, os funcionários não tem sequer vida social, seja por parte de 3d artists, flame/inferno artists e etc.
Pelo que sei, a SAPO ainda é feito lá.
Porque muitos projetos são feitos no brasil, a explicação é facil, o eixo São Paulo/Rio de Janeiro, é onde possui o maior número de produtoras/pós-produtoras, e a concorrência é enorme, e bota enorme nisso.
Geralmente as mais conhecidas, consegue trabalhos sem esforço, e nos teus prazos e orçamento. ou seja, Vetor Zero, Oca, Dinamo, Seagulls Fly e etc.
Porém, quando estes estudios tem um preço elevado, eles buscam pós-produtoras menores, porém, com qualidade (que tem muitas). e é ai que começa a escravidão.
Quando pedem o orçamento, a produtora 1, suponhamos, que cobra 50.000€.. aí a outra produtora, pede 35.000€.. e a outra sabendo os concorrentes que tem, pede 10.000€... e estas produtoras pequenas, se possui mais que 4 gajos de 3D é muito... enfim, escravidão. Eu já cheguei a dormir 30 dias na produtora por causa de um projecto.
Além o valor, e da escravidão, tem o prazo, onde os pequenos (que não tem experiencia e fode o mercado), fazem em 1 semana, 2 semanas.... sendo que empresas mais sérias e com um ótimo nivel de qualidade, pede 3 ou 4 meses.
Além da escravidão, lool, o ordenado dos escravos não é tão bom assim, e dificilmente terás reconhecimento. Apenas em grandes produtoras ou pós, que terás um ordenado que corresponde ao que tu merece.
É por isso que cada vez mais, artistas estão procurando trabalhar no exterior.
Agora, voltando ao foco, 9 meses para um projecto como este? é muito tempo. Vejam o filme com vários cenários, o que eu vi foi:
- Os personagens tem praticamente a mesma animação, com alguns delays.
- backgrounds diferentes, que pelo meu conhecimento, cada background deste eu faço em 1 semana.
- não precisa nem falar dos personagens, duplicados e com texturas diferentes.
enfim, são vários detalhes que em 9 meses, daria para fazer 4 ou 5 spot deste.
Não estou a criticar, está giro e tecnicamente bem feito. Mas pra mim, 9 meses é muito. Mas para eles é como um filho certo? São 9 meses passando a mãozinha pra depois nascer. |
_________________ Cheers,
Henrique Melo | hmelo.com
FX Technical Artist @ Ingreme Post Production |
|
|
Voltar acima |
|
carloscidrais |
Colocada: Seg Nov 09, 2009 3:49 pm |
|
|
Veterano
|
obrigado tambem pelo teu contributo henrique, e bom saber estas coisas de quem passou por elas na pele.
se bem que eu ja tenho ouvido historias semelhantes de pos produtoras portuguesas ( talvez nao 30 dias seguidos ) - mas mesmo eu aqui em Londres ja dormi umas noites nos sofas...e ha quem nao durma. claro que o salario e outro.
e tens toda a razao - 9 meses e um absurdo.
dai a minha duvida original: porque este trabalho teria ido para o Brasil quando poderia perfeitamente ser feito em menos tempo em PT?
sera que a diferenca de valores orcamentados e tao grande que o justifique? gostava de entender.
como disse o malanjo...talvez em breve. |
|
|
Voltar acima |
|
pedepano |
Colocada: Seg Nov 09, 2009 4:27 pm |
|
|
Primeiros passos
|
talvez como nosso amigo acima disse, mini-férias.
ou pode ser questões de orçamento.
ou pode ser uma pós-produtora que o realizador goste de trabalhar.
ou pode ser que (talvez) ainda não confiem na qualidade que portugal tem.
mas acho que se fosse pela qualidade, podia-se muito bem fazer em Portugal, que pelo pouco que conheço existem graandes artistas..
bom, sabe-se lá o motivo... mas particuparmente, o look esta bonito, mas eu não gostei do restante. (ideia, criatividade e etc).
uma coisa que fiquei meio pensativo, veja bem, conheço a palhaçada que é o brasil, dias atras vi um post da Realtime UK, que fez este projeto em 8 semanas!
Link:
http://forums.cgsociety.org/showthread.php?s=&threadid=821976&utm_medium=plugblock&utm_source=cgtalk
olha o tempo, olha a qualidade e com 5 artistas, 5!!!
e os gajos vem me falar de 9 meses pra fazer um hipopotamo dançar?
no way! |
|
|
Voltar acima |
|
carloscidrais |
Colocada: Seg Nov 09, 2009 4:46 pm |
|
|
Veterano
|
lol
concordo absolutamente - por aqui o nivel artistico e tecnico das equipas e absurdo.
mais do que isso a organizacao e a producao ( e o facto de serem pagos bons salarios ) e o que faz com que seja possivel entregar trabalhos assim em 8 semanas.
mas isso sao outras conversas. |
|
|
Voltar acima |
|
fernando |
Colocada: Seg Nov 09, 2009 4:48 pm |
|
|
Novo membro
Registo: 13 Dec 2005
|
entra as varias razoes para fazer la fora neste caso o brazil não são só questões orçamentais, dado que agências e produtoras sei que não ganham nada mal com estes filmes..a questão prende se ate com questões culturais se assim quiserem..o cliente português não confia no talento da prata da casa sempre que não se trate de fazer iogurtes e packs do género, mas quando são filmes de maior envergadura, agências e produtoras são as primeiras a procurar la fora não só pelo preço mas também pela viagem de ferias como disse e bem o sil ,entre outras coisas.. mas ..e aqui é que eu acho que faz toda a diferença..é muito mais fácil vender ao cliente que o spot dele está a ser produzido no brazil por uma equipa de 20 pessoas do que na mais prestigiada pos produtora portuguesa onde nunca são mais de 5 a 10 pessoas compositores incluindo..corrijam se estou enganado se calhar ate estou a exagerar., sendo que aquilo que vendem ao cliente muitas vezes nao corresponde á realidade, ou seja tem realmente 20 pessoas ou ate mais mas só estão a trabalhar as mesmas pessoas que estariam aqui no nosso país á beira mar plantado, mas o cliente nao precisa de saber disso claro.
e assim se convence o cliente a fazer o spot la fora e ate desembolsar mais uns milhares porque la fora eles ate são profissionais, e sempre dão outra segurança a clientes deste género e nós por cá vamos ficando com os filmes mais pequenos.
estes são alguns dos pontos porque eu acho que se vai continuar a fazer filmes la fora...acho eu que só passando por uma união das pós produtoras desta país se poderia dar segurança ao clientes, mas claro isso implica retirar a margem de lucro das agencias e produtoras e estragar alguns lobbys fortemente implantados.pra alem de que nós sempre tivemos um problema de uniao, basta ver quanto pessoas aparecem nas reuniões de condomínio quanto mais para reunirmos para enfrentar um mercado que cada vez é mais global.
Fernando |
|
|
|
Voltar acima |
|
carloscidrais |
Colocada: Seg Nov 09, 2009 4:57 pm |
|
|
Veterano
|
ja perguntei em cima, mas dada a insistencia nos argumentos alguem me responda:
se o problema sao as ferias, os orcamentos e as mentalidades porque e que as pos produtoras portuguesas nao fazem trabalho para o norte da europa?
acredito que as agencias do norte da europa agradecessem um pouqinho do sol e da boa gastronomia portugueses, os orcamentos seriam competitivos e quanto a mentalidades, com certeza que eles nao teriam tantos problemas quanto os nossos conterraneos nas agencias... |
|
|
Voltar acima |
|
pedepano |
Colocada: Seg Nov 09, 2009 4:59 pm |
|
|
Primeiros passos
|
isto é verdade, algumas das maiores pós do brasil existem nucleos de operadores, ou seja, pelo que sei, a Tribbo Post tem 3 nucleos (3ds max, maya e xsi) e vetor/lobo, tem grandes nucleo de maya.
mas isso não significa que 20 pessoas estarão trabalhando no mesmo projecto. geralmente os nucleo tem um coordenador e 4 ou 5 artistas, enquanto outro nucleo trabalham em outros projectos da casa.
mas na minha opinião, não importa se é feito no brasil, portugal ou em qualquer outro lugar, o que me deixou mais intrigado, foi o projeto ser feito em 9 meses. acredito que em até estúdio de cinema, as equipes não tem 9 meses para fazer um plano.
se fosse um processo mais amplo, do tipo, filmagens, telecine, tracking, 3d, integração e etc. poderia até (talvez) justificar... mas o filme todo em 3d? hmmm, sei não. |
|
|
Voltar acima |
|
|
Todos os tempos são GMT
|
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum You cannot attach files in this forum You cannot download files in this forum |
© 2005 + 2021 | Dimensao3.com - All rights reserved