Índice do Fórum Dimensao3.com

Autor Mensagem

<  Geral  ~  Ajuda em decisão de curso, animação!

zepstrip
Colocada: Sáb Jun 27, 2009 5:08 pm Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 31 Jan 2006 Mensagens: 81
hummm... lusofona ??? curso na privada?

Epá, para tirares um curso cá, tira numa universidade do estado e procura um curso forte que te dê algum background valioso, como pintura, design ou alguma engenharia informática ou programação.

Cursos superiores que realmente contam, não te ponhas a tirar cursos superiores que podiam perfeitamente ser cursos profissionais e que existem às pazadas por aí, em escolas técnicas.

Se repares no cv dos grandes cromos animadores, muitos deles têm cursos comuns ao resto do pessoal de outras àreas (artes, matemáticas, eng.informática, etc,...)

Se queres algo especializado em animação, tens de entrar em escolas muito respeitáveis a nível internacional, caso contrário o teu cv conta pouco ou nada e só te resta apresentar um excelente trabalho.
Para isso, ficas em casa e vais buscar uns tutoriais à net. Certo!?

Em ultima analise tu é que sabes, desejo-te sorte e hasta

Cool

Colocada: Sáb Jun 27, 2009 5:11 pm Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 31 Jan 2006 Mensagens: 81
"Curso Lusofona Animação Digital

Provas específicas:
Uma das seguintes provas
* 11 História
* 17 Matemática Aplicada às Ciências Sociais
* 18 Português "

... mais não digo...

Colocada: Seg Jun 29, 2009 10:16 am Responder com Citação
Veterano Registo: 13 Set 2005 Mensagens: 758
A verdade nua e crua é que não há qualquer tipo de curso em Portugal dedicado a Animação ou mais própriamente a Character Animation, pelo menos em 3D não há.

Basta ver o titulo do curso "Animação Digital" para se notar que é do mais vago que possa haver exactamente pq de Animação aquilo não deve ter nada, depois metem o Digital para parecer ser bem e tal.

Deduzo que de Animação esse curso deve ter umas aulas de como se meter um Logotipo a rodar e a camera a andar de um lado para o outro mas dúvido que seja algo mais que isso, ou que seja algo complexo.

O melhor que tens a fazer para ters mais informação palpavel sobre o que ensina nesse curso da Lusofona é ires lá e pedires para ver os trabalhos de fim de curso dos alunos e os portfolios dos intructores/professores. Se esta informação te for negada e a quem te antender começar logo a "tremelicar" de nervosismo começas logo a perceber que há algo a esconder... é que desta vez apareceu lá alguém mais informado a saber como pedir informações sérias.

Não digo que não aprendas porque vais sempre aprender, mas não vás com a ilusão que vais aprender aquilo que na realidade queres, isso vais ter de ser tu a fazer por ti nos teus tempos livres. Ficas com um canudo que sinceramente nesta àrea não te serve de nada, pois felizmente esta profissão vale pelo que sabes fazer e não pelos canudos que possas ter.

- Mas então o que posso fazer? Deves perguntar tu...

Tira um curso e instrui-te sem sombra para duvidas, arranja o tal canudo que faz parte da sociedade e esta to vai exigir mas get ready to work your ass off on your own (prepara-te para dares o litro e aprenderes por ti).

Ou se tiveres oportunidade para isso vai para fora e tira lá um curso dedicado ao que queres, já te foram dadas ai referências de excelentes escolas em França, se conseguires e tiveres possibilidade para tal nem penses duas vezes.

Boa Sorte

(Lê-se Sile e não Sil + 3...vem dos meus tempos |33t do Unreal Tournament Very Happy )
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
2think
Colocada: Seg Jun 29, 2009 5:35 pm Responder com Citação
Registo: 23 Jun 2009 Mensagens: 7
Obrigado pelas vossas opiniões. Ajudaram-me a pensar e a reflectir sobre o melhor caminho da "coisa".

Está visto que nesta área, a auto-aprendizagem é fundamental, como tal e tirando eu quaisquer curso que tire cá em PT, estará muito longe das expectativas. Já encontrei alguns trabalhos daquele curso de Animação em Portalegre, bem como do de Viana do Castelo, e... é mesmo o básico, coisa que com livros sobre o tema, facilmente se chega lá.
Também li aqui um post de um user, que andava lá e os professores apenas disseram que iriam dar as bases e ele no 1ºano desistiu.

Por isso e por outros motivos (€€€) estou quase decidido a tirar um curso relacionado com a área e que me dê segurança no fim de o acabar. Ou seja, se tirasse um desses cursos de animação, não teria por onde trabalhar cá em PT ao invés de algo relacionado que me permita trabalhar cá. No entanto, durante o curso, vou investir ao máximo na questão do "autodidacta" que é para quando acabar, já ter alguma experiência e tentar arranjar um emprego que me permita ganhar alguns €€. Com esse dinheiro, irei investir na formação (AnimationMentor, Escape, Gnomon, etc...) e com algumas ajudas (espero), tentarei uma especialização numa "boa" escola e dentro da área.

Já agora, aqui fica a resposta da Gobelins:

Citação:
Hello,

The "Baccalauréat" it's, i think, the exam for your "common school"

becareful the price 4400€ is for one year

All lessons are taught in French. all foreign students must to talk and write french.

We haven't got a student's room.

sincerely

GOBELINS, l'école de l'image
Service Information-promotion et concours
73 boulevard Saint Marcel
75013 PARIS
www.gobelins.fr

Mais um vez, obrigado a todos. Wink

Nada está perdido, Smile
Claudia
Colocada: Sáb Jul 04, 2009 2:36 pm Responder com Citação
Registo: 04 Jul 2009 Mensagens: 2
Citação:
no ensino "formal" a FBAUL provavelmente será a que te dará as melhores bases artísticas.

Belo ninho de víboras... Twisted Evil Não recomendo, sobretudo para quem quiser uma aprendizagem mais prática. Se bem que os novos cursos pareçam ser bem melhores que os antigos. Mas se queres trabalhar em Portugal, é bom teres um curso superior. Infelizmente é assim. Factor eliminatório em muitas entrevistas de emprego. Boa sorte. Smile
Jovis
Colocada: Dom Jul 05, 2009 3:08 am Responder com Citação
Registo: 20 Jun 2008 Mensagens: 12 Local/Origem: Lisboa
Já agora aproveito a thread para perguntar se o conteúdo deste curso compensa o preço http://www.odd-school.com/#go=cursos&a=4&c=3
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
_BS_
Colocada: Dom Jul 05, 2009 11:53 pm Responder com Citação
Registo: 12 Nov 2008 Mensagens: 13 Local/Origem: Lisboa
Bem, tenho lido aqui vários comentários sobre o curso de Animação digital e creio que poderei informar-te um pouco melhor pois estou agora a acabar o 1º ano.

zepstrip, percebo completamente o que queres dizer, pois foi igualmente uma das minhas preocupações quando ingressei no respectivo curso. As provas específicas que pedem são completamente descabidas do conteúdo do curso em si.

No entanto, em relação à parte criativa, está a haver uma preocupação em nos ser ensinado boas bases artísticas primeiro (antes sequer de pegar-mos em 3D) É só reparares no tipo de cadeiras e no ano em que elas são leccionadas. Posso-te dar como exemplo a cadeira de Ilustração, onde se desenvolve a parte criativa; a cadeira de Cultura visual, onde se adquire conhecimento de história de arte, etc; a cadeira de Tecnicas Tradicionais de Animação, onde se aprende a animar principalmente a carvão e papel (entre outros materiais) e também Desenho de modelo, onde se pratica exaustivamente a forma humana, tanto masculina como feminina. Nesta cadeira faz-se exercicios onde os modelos estão parados e nos concentramos apenas em desenhar o que se vê, ou então exercicios onde os modelos estão em movimento e se tenta captar para o papel através de varios tipos de materiais.

2think, já que te interessas por animação, caso nao saibas a lusófona tem um excelente estúdio de Motion capture e em que algumas cadeiras são lá leccionadas. Está praticamente a ser acabado também um espaço inteiramente para o curso com estúdios, e onde se pode ir para lá trabalhar quando quiseres.

Bem, isto mais parece um discurso de propaganda eheh mas apenas estou a dar-te a minha opinião como estudante. Se esta não fosse positiva não me daria ao trabalho de escrever tanto Wink

Agora não é por te inscreveres e teres o canudo na mão que vais ser um mestre a animar ou o que seja. è preciso bastante trabalho e gosto pelo que se faz logicamente. Eles apenas te dão as bases e tiram-te duvidas q possas ter.

Se tiveres alguma sobre o curso é uma questao de perguntares.
Abraço
foxymophandlemama
Colocada: Sáb Jan 23, 2010 5:38 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 06 Jul 2005 Mensagens: 405
Boas

Desculpem lá tar a desenterrar isto, mas depois de ter dado assim uma olhadela por alto, penso que não houve referencia a uma coisa que gostava de saber.

Pelo que me parece, houve aqui pessoal que passou pela scape, ou outras em Inglaterra. O que queria saber, se possivel. éra mais ou menos o nivel de vida la. Ou seja, gastos extra valores do curso.

Sei que isto é uma pergunta sem resposta certa, mas se houve algumas ideias de quem já lá esteve ou esta, agradecia bastante.

é que para além de pagar o curso, a malta tem de comer e dormir. E tomar banho de vez em quando, mas para isso há o rio! Razz

Obrigado!

André's 3D Blog
carloscidrais
Colocada: Seg Jan 25, 2010 10:24 am Responder com Citação
Veterano Registo: 24 Mar 2005 Mensagens: 558 Local/Origem: London/Porto
http://www.publico.clix.pt/Local/lisboa-ja-ultrapassou-londres-no-podio-das-capitais-mais-caras_1412747

Colocada: Seg Jan 25, 2010 3:41 pm Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 30 Jun 2006 Mensagens: 143 Local/Origem: London, UK
Smile
Isso tem em conta a media de ordenados... se essa estatistica fosse feita com um ordenado portugues em Londres, nao tenho duvidas que a vida seria varias vezes mais cara em Londres que em Lisboa.

Mas respondendo a' pergunta anterior, aluguer de quarto, mais gastos basicos, eu diria que no minimo dos minimos, precisas de 700-800 libras por mes.

Quanto a' questao inicial de qual curso escolher, a universidade e' uma experiencia unica na vida, e nao recomendo a ninguem fazer um curso online em vez de ir para a universidade.
Claro que a Supinfocom ou Gobelins seriam uma experiencia igualmente enriquecedora, mas se os valores estao fora de questao, tira um curso numa 'area relacionada, e se gostas mesmo, vai explorando por tua conta, e isso vai deixar-te minimamente confortavel com a 'area e as ferramentas, de modo a que quando termines a universidade possas tirar muito mais proveito de um curso mais curto de especializacao, e sem teres que ficar 3 anos em casa a fazer um curso online enquanto trabalhas no mcdonalds.

abracos,
bruno

Colocada: Qui Jan 28, 2010 2:45 pm Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 12 Ago 2009 Mensagens: 102 Local/Origem: Espinho
http://www.fxphd.com/
Eu recomendo este, é dos mais baratos que já vi na internet.
Conclui durante o verão e adorei.

Por cá tens vários:
http://www.artes.ucp.pt/criatividadedigital/
Já participei tb mas axo mto caro digo eu.

http://www.flag.pt/
não conheço.

Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 2 de 2
Ir à página Anterior  1, 2
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens