Índice do Fórum Dimensao3.com

Autor Mensagem

<  Geral  ~  pá que lindo!!

bry
Colocada: Seg Jun 01, 2009 11:08 am Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 30 Jun 2006 Mensagens: 143 Local/Origem: London, UK
Quem pede uma pessoa com estes requisitos esta' a' procura dum biscateiro, nao dum profissional.
Nao conheco ninguem que domine todas estas areas ao mais alto nivel, mais que nao seja porque sao interesses e 'artes' diferentes. Ha' de certeza muita gente que faz umas coisitas nestes programas todos, mas se estamos a falar de trabalho a serio, cada macaco no seu galho...

Colocada: Seg Jun 01, 2009 11:53 am Responder com Citação
Veterano Registo: 24 Mar 2005 Mensagens: 558 Local/Origem: London/Porto
sera que estamos a ler o mesmo anuncio?

porque eu leio que pedem um finalista ou recem licenciado ( logo alguem sem experiencia profissional )

com conhecimentos tecnicos nos seguinte programas ( nao leio mestria ou dominio ). software que como eu ja referi, contactei no grau da licenciatura ( como todos os meus colegas - eramos uma turma de 50 pessoas, so no meu ano )

e oferecem um estagio remunerado ( se for ao abrigo do INOV JOVEM pagam 900 euros, logo nao e pedir para trabalhar de graça ou oferecerem 150 euros, ou pagar para trabalhar )

entretanto eu vou aqui ao lado e vejo topicos assim:

http://www.vfxtalk.com/forum/london-taking-runners-t19936.html
http://www.vfxtalk.com/forum/recession-there-jobs-vfx-still-t19410.html

ja disse que esta oferta nao e uma maravilha, mas e uma entrada no mercado de trabalho remunerada

em que a pessoa esta pelo menos 6 meses ( 9 se for atraves do INOV JOVEM ) a desenvolver trabalho num contexto profissional ( logo, a acumular portfolio )

e antes que me digam que estou a defender o que nao tem defesa, recordo que passsei 2 anos a receber 745 euros/mes, para fazer trabalho que nem sequer coloco no portfolio

mas que fiz para adquirir experiencia e traquejo profissional ( e ja agora pagar a renda, alimentação e o meu mestrado ).

e sem isso, podem ter a certezinha do que vos digo, nao estava hoje aonde estou, a fazer o que faço...

resumindo: continuo a achar que esta oferta e apenas tao ma/boa quanto vcs a fazem e aproveitam, e que é sem duvida alguma preferivel a fazer trabalho de runner ou ter que trabalhar em lojas/cafes/bares enquanto se espera que a oportunidade magica caia do ceu....

Colocada: Ter Jun 02, 2009 8:54 am Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 05 Jul 2006 Mensagens: 316 Local/Origem: Puorto
pa...carlos, essa interpertação até podia fazer sentido....
mas infelizmente a nossa realidade n é essa!

digo-o não a nível do 3d sequer, mas a nível de toda a actividade profissional!

o bry acertou em cheio! hoje em dia cada vez mais se procura biscateiros, o nosso tecido empresarial é constituido por micro empresas na sua esmagadora maioria que não passam na generalidade de verdadeiros desenrascanssos*, uma especie de incarnação de homem dos sete oficios, q faz de tudo um pouco.

Acho que se esta a criar uma nova interpertação da palavra especialização...

nada disto invalida que exista muita gente/entidades cheios de qualidade...

my 2 cents... Wink

*-bela palavra tao carateristicamente portuguesa

Colocada: Ter Jun 02, 2009 9:48 am Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 26 Abr 2007 Mensagens: 108 Local/Origem: Lisboa
Mais uma pérola:

"designer estagiário

Empresa recente, editora de publicações e de conteúdos web está a admitir:

DESIGNER ESTAGIÁRIO (ESTÁGIO PROFISSIONAL)

Requisitos:
. Licenciatura Pré-Bolonha ou Mestrado em Design de Comunicação/Gráfico
. Experiência mínima de 2 anos em design e paginação de publicações (Design Editorial)
. Experiência relevante em Webdesign c/ conhecimentos de Html, CSS e Flash
. Compreensão de âmbito profissional dos programas Adobe Photoshop CS3, Adobe Illustrator CS3, Adobe Indesign CS3, Macromedia Freehand Mx, Adobe Flash CS3 e Adobe Dreamweaver CS3
. Valorizam-se conhecimentos na área de modelação 3D em 3D Studio Max

Oferece-se:
. Empresa Jovem em fase de crescimento
. Bom ambiente de trabalho
. Horários flexíveis
. Prémios por objectivos
. Intervenção em publicações com distribuição nacional e internacional, c/ indicação nas mesmas da sua colaboração"

Agora digam-me que quem tenha um mestrado, mais dois anos de experiência na área vai se por a fazer estagio profissional?? Até porque para se poder fazer um estagio inovjovem é preciso ser o teu primeiro emprego, ou que estejas desempregado há pelo menos um ano..

E isto claro com a aqueles mails de contacto fabulosos, que nem dá pa descobrir se a empresa existe sequer... do tipo:
eu.quero.um.estagiario @ gmail.com

Colocada: Ter Jun 02, 2009 2:16 pm Responder com Citação
querem pérolas?

http://motionographer.com/jobs/job/184/summer-interns-at-ilovedust/

qual preferem. a pérola em que vos pagam ou a pérola em que trabalham de borla?

Colocada: Ter Jun 02, 2009 2:57 pm Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 30 Jun 2006 Mensagens: 143 Local/Origem: London, UK
Carlos, tens que ter em conta que aqui (UK), a partir do ensino secundario, e' normal (e 'as vezes obrigatorio) os alunos fazerem 'work experience' (estagios) durante o Verao, estagios esses que nao sao remunerados.
Logo, e' normal que as empresas sejam frequentemente contactadas por alunos interessados em fazer a tal 'work experience' ali. No caso especifico que apontaste, parece-me exactamente isso, uma ampresa a anunciar que esta' interessada em receber estagiarios (muitas nao tem condicoes ou disponibilidade para isso), mencionando inclusive que idealmente seria alguem entre o 2o e 3o ano de universidade.

Nao estou a dizer que acho bem nem mal que nao paguem, mas e' uma realidade diferente...

Colocada: Ter Jun 02, 2009 3:33 pm Responder com Citação
acho q se esta a esquivar o cerne da coisa....

uma coisa é admitires estagiarios (remunerados ou não) e integra-los numa estrutura bem montada com um pipeline definido e com experiencia, outra é montar a estrutura com estagiários* e resumirmo-nos à mesquinhice do orcamento mais baixo e qualidade minima**

*estagiarios ponto e virgula os desenrascas, ate pq o inovjovem é muito abrangente, e sai dos bolsos de todos nos (ou quase todos)

**friso mais uma vez q estou a generalizar, e portanto ressalvo q existem pessoas e entidades que fogem a regra

é como a velha historia da porporcao da influencia: se eu devo 10€ ao banco arrisco-me a bater c o nariz na porta à entrada, se devo 1.000.000.000€ estendem-me a passadeira vermelha....
embora mais recentemente axo q seja mais se devo 10€ tou lixado tenho 20 dias pa saldar a divida, se o banco me dever 100.000€ espero uns miseros 6 meses e rezo para q a divida seja paga! Confused

Wink

Editado pela última vez por ene.xis em Ter Jun 02, 2009 3:46 pm, num total de 1 vez

Colocada: Ter Jun 02, 2009 3:41 pm Responder com Citação
bom, bry, tambem sei o que estas a dizer mas o facto e que conheço arquitectos que antes ganhavam 35 k/ano aqui com 5 anos de experiencia e agora estao a desunhar-se para arranjar um estagio mesmo que nao remunerado. apenas para nao perderem a pratica da profissao, porque ja estao desempregados a mais de 6 meses.
assim como conheco licenciados de universidades daqui que acabaram cursos de media ou drama e depois de estarem desempregados ou a trabalhar em lojas anos a fio, simplesmente desistem de procurar emprego na area. um amigo meu que fazia e estudou documentarios esta a trabalhar como estate agent.
ainda este fim de semana estava a falar com um runner sobre as condições de trabalho dele: estava a queixar-se que nao fazia suficiente para viver e pagar as contas e de que o patrao se pegou com ele, quando ele estava a ajudar num projecto que nem era dele, ja depois do horario dele ter acabado,isto depois de se ter levantado as 5 da manha para estar numa shoot as 6.
a historia dele e igual a de tantos outros: licenciado em design, acabou o curso, e durante o ultimo ano e meio esteve a entregar tapes e servir almoços e jantares. trabalho em design, nem ve-lo.
percebes porque estou a insistir na comparação?

ene.xis: tem merito o teu argumento de se colocar as pessoas numa estrutura bem montada ou não, mas o facto é que já trabalhei como runner em estuturas bem montadas, conheço pessoas que trabalham como runners em estruturas bem montadas e o bry que trabalha na mpc então pode dar te o testemunho de como são tratados os runners numa das maiores empresas de pós produção de londres.
sabes o que aprendes a servir coca colas e entregar cassetes? a servir coca colas e entregar cassetes.
se fores extraordinariamente motivado e emprendedor podes ser um dos poucos que sobe na escada e vai fazer um trabalho de junior ( que por concidencia, nesta altura de crise, é extraordinariamente escasso ).
no entanto é discutivel, qual o melhor contexto para adquirir experiencia...se numa empresa na qual te poe a fazer projetos e em que tens acesso ao software, se a servir coca colas 12 horas por dia....

Colocada: Ter Jun 02, 2009 4:19 pm Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 26 Abr 2007 Mensagens: 108 Local/Origem: Lisboa
Esclarecendo a minha parte:
Eu não tenho nada contra as empresas fazerem estágios, o problema é SÓ fazerem estágios.

Em que logo na primeira semana te apercebes que assim que o estagio acabar estas na rua, porque só o dinheiro é que interessa. Em que és tratado como o "estúpido do estagiário que não percebe nada disto" mas que tem de ter o trabalho pronto em metade do tempo em que um Sénior faria. Mas como o chefe não sabe a mínima ideia de como se processam as coisas, os desgraçados é que levam com as favas. Pra que um briefing? Pra que um storyboard? Desenrasca-te....

Assumindo que ele não tem obrigação nenhuma de perceber alguma coisa do projecto, ele recebe dinheiro do estado para pagar a um formador para dar formação aos estagiários. Aonde é que foi essa formação? Fugiu!

Eles não fazem estágios para dar "oportunidades" aos recém-licenciados, mas sim porque são mais baratos. E enquanto que se quiser mandar um estagiario embora é só dizer XAu XAu... um que esteja a contracto, que leva logo com o sindicato em cima.. É obvio que ter uma equipa de estagiarios é uma maravilha.. pudera

Concordo integralmente com o Ene.xis:

Citação:
"uma coisa é admitires estagiarios (remunerados ou não) e integra-los numa estrutura bem montada com um pipeline definido e com experiencia, outra é montar a estrutura com estagiários* e resumirmo-nos à mesquinhice do orçamento mais baixo e qualidade minima** "

Colocada: Ter Jun 02, 2009 5:21 pm Responder com Citação
Uma mente torturada Registo: 02 Jul 2006 Mensagens: 247 Local/Origem: pederneira/Inbicta!
Hey!

Carlos percebo o que dizes de estar num sitio a ganhar experiencia de trabalho em vez de tar em casa sem fazer nada e concordo em certa parte.

Eu quando concorri pra primeiro emprego tive 2 oportunidades, uma no porto onde vim parar, e uma outra em lisboa, qq uma delas tinha que sair de onde sou, tal como sai quando tive que ir pra universidade, n tive a sorte (ou azar) de viver numa cidade em que existe um pouco de tudo e as coisas estão mais próximas, com isto quero dizer que caso tivesse ido pra lisboa, já tinha sido despedido como todos os outros também estagiarios que entraram pra lá, pk depois vim a saber que praticamente só entraram estagiarios, e mais uma vez, saiem uns, entraram outros.
E tenho a certeza que vai ser assim até ao fim do projecto, se é que esse projecto alguma vez vai ser acabado.

E o que quisdizer em cima é que é mais provavel que esta empresa e tantas outras que fazem este tipo de anuncios sejam mais uma deste tipo, do que uma que realmente te integra, e que secalhar se fores realmente uma mais valia ficas na empresa após o estagio.

Obvio que um estágio inov jovem num sitio minimamente decente é excelente pra quem ta a começar.

Colocada: Ter Jun 02, 2009 5:24 pm Responder com Citação
carlos: n tem nada haver com adquirir ou nao experiencia...tem haver com levantar os olhos dos pés...e ver um bocado mais adiante.
q te interessa entrar como estagiario neste tipo de micro-estruturas? subir na carreira? adquirir experiencia?....sobreviver?

n ha expectativas nenhumas, a maior parte das vezes as empresas funcionam como nao deviam: investimento zero e usar estagiarios como quem usa copos plasticos usas, deitas fora, e vais buscar outro, e assim tudo continua na estaca zero, eu, eles, e todos nós no final.

um bom exemplo é a gestão que se continua a fazer ainda hj nas nossas empresas: a facturacao diminui, reduz-se o custo da producao para manter os lucros, isto é legalmente tem-se justificação para eliminar funcionarios, e tudo continua como dantes.
Esta forma irresponsável de agir incomoda-me, e nao consigo deixar de ligar directamente este tipo de anuncios ao exemplo anterior...imo

é claro q estou a falar de portugal, e as coisas nao serao iguais noutros sitios, como ainda este fds li q um emigrante portugues na noruega dono de uma clinica privada admitia q recebia pouco de abono pelos 3 filhos...se n estou em erro seria 350€....quem dera!!

Colocada: Ter Jun 02, 2009 5:59 pm Responder com Citação
Citação:
q te interessa entrar como estagiario neste tipo de micro-estruturas? subir na carreira? adquirir experiencia?....sobreviver?

ene.xis - neste momento, nada. ha um ano e meio atras quando nao tinha dinheiro para pagar a renda e tive que pedir aos meus pais? tudo...

e atenção que estás a partir do princípio que é uma micro-empresa. não sabes, e eu aconselhava o André Sousa a marcar uma entrevista e ir la ver pelos próprios olhos.
quem sabe, esta até podia ser uma excepção á regra.
ninguém o obriga a aceitar.
mas escrever uma carta como a que escreveu só me faz pensar no ditado brasileiro:
"português se queixa muito de barriga cheia"

Citação:
a facturacao diminui, reduz-se o custo da producao para manter os lucros, isto é legalmente tem-se justificação para eliminar funcionarios, e tudo continua como dantes.

bem...e o que propões? proibir despedimentos? as empresas prosseguem os seus interesses dentro da legalidade. se for na ilegalidade, denunciam-se.
se a lei estiver errada..paciência. enquanto fores cidadão desse país cumpres a lei.
e estando mal, mudas-te...

Colocada: Ter Jun 02, 2009 7:57 pm Responder com Citação
pa carlos...tas sempre a fintar a questao.

micro ou macro na interessa, nao é construtivo!
e o problema nao sao as excepcoes...essas sao de louvar, mais uma vez o verdadeiro problema é a regra!! Q nunca ha-de mudar pq continua a haver chicos-espertos como tu q acham q quem n ta mal muda-se, como se isso fosse resolver os problemas de uma geração e de outras ou do pais....

Citação:
bem...e o que propões? proibir despedimentos? as empresas prosseguem os seus interesses dentro da legalidade. se for na ilegalidade, denunciam-se.
se a lei estiver errada..paciência. enquanto fores cidadão desse país cumpres a lei.
e estando mal, mudas-te...

sugiro q se reduza nos gastos menos justificados, ou pq raio é q achas q portugal é de ha muitos anos para ca o pais onde o gestores sao melhor remunerados?
portanto concordas q esses ditos gestores continuem a manter a sua margem de lucro, e mandem para a rua os funcionarios esses sim produtores de mais valias??

carlos, fala c os teus pais e pergunta-lhes o q eles acham...ou pergunta-te a ti mesmo se nao preferias continuar por ca e teres o q tens ai profissionalmente?

p.s. n me leves a mal carlos mas parece-me q estas a ser um bocado ligeiro na tua analise[/quote]

Colocada: Ter Jun 02, 2009 8:05 pm Responder com Citação
eu estou a falar do mm q o romanus, e este anuncio é um reflexo disto mm.........

fonte
Citação:
Há bem pouco tempo vi uma reportagem num canal qualquer acerca do final da classe média.
Em vez da classe média e com estudos económicos efectuados a nível mundial mostram que existe uma nova classe... a classe dos 1000 euros.
Já ouviram falar?
Até disseram que era uma classe altamente adaptável ás dificuldades financeiras, visto que tinham que usar uma grande criatividade para viver com o mínimo de condições. Que piada! ( http://ideias-pensamento.blogspot.com/2006/02/gerao-mil-euros.html e http://blogdaformacao.wordpress.com/2007/12/18/geracao-a-rasca/)
Infelizmente é a nossa realidade. E, depois de ver como é a dura realidade (aqui e lá fora), vejo que é impossivel mudar algo a curto prazo e a um nível tão profundo (macro economias e lobby's instituidos, uiui!). Veja-se o caso do Marinho e Pinto quando começa a mexer em poderes instiuidos e tal... é um tal de notícias em jornais (ditos) independentes sobre o que fez e não fez e o que ficou por fazer, e os tachinhos aqui e ali, etc e tal...
Ou seja, na minha opinião, só consegues mudar a título independente, singular. Seja pela qualidade, respeito por ti e pelos outros, determinação, empenho, profissionalismo e, claro está, um pouco de sorte também.
É o salve-se quem puder e não vale a pena (infelizmente) dizer que vamos lá juntar-nos etc e tal para mudar a sociedade actual... Acho que vivemos numa sociedade (e em Portugal principalmente) onde colectividades, associativismos, sindicatos são palavras que são imediatamente conutadas com TACHOS e CORRUPÇÃO.

Eu não me posso queixar, muito pelo contrário. Mas fico triste por ouvir colegas de profissão com anos e anos de experiência e qualidade de trabalho provada a ganharem 500 euros no primeiro semestre deste ano. E ouvir que existem cada vez mais falsos recibos verdes... e que têm que usar software pirata porque não recebem o suficiente para sobreviver! etc, etc... Mas ao mesmo tempo sinto também que este post não passará de um desabafo sem qualquer repercussão, a não ser uma espécie de alívio por saber que existem pessoas que nos compreendem, estão no mesmo estado vergonhoso (mal remuneradas e com recibos verdes, por exemplo), e um partilhar de experiências más ou muito más que cada um de nós (profissionais de uma mesma área) poderá ter tido ou testemunhado.

Concluindo, apenas podemos dizer que esperamos que isto melhore... mas a realidade pura e dura diz-nos exactamente o contrário. Basta olhar para os números - Número de trabalhadores especializados actualmente vs número de trabalhadores especializados em 1990, ordenados actuais e ordenados em 1990 (comparando obviamente custo de vida, etc), prazos de execução, grau de exigência, recibos verdes vs contractos permanentes, etc, etc, etc

Boa sorte a todos caros colegas Smile

Colocada: Ter Jun 02, 2009 8:39 pm Responder com Citação
não estou a fintar a questão, estou a abordá-la da forma mais directa que consigo, partilhando a minha opinião, a minha experiência e a de alguns que estão próximos.
não estou interessado em resolver os problemas da minha geração, estou interessado em resolver os meus.
não te vou pedir desculpa por ter saído de Portugal, e quanto a pergunta que me fizeste:
nao, nao preferia estar ai. preferia estar na california. a minha familia concorda.
entretanto e para chegar a california, trabalhei muita hora, aturei muitos chicos espertos e aproveitei todas as oportunidades que me apresentaram.
sugiro-te que faças o mesmo.
e como diz o Romanus:
Boa sorte a todos caros colegas

Colocada: Ter Jun 02, 2009 10:35 pm Responder com Citação
Novo membro Registo: 17 Ago 2007 Mensagens: 47
Carlos não posso deixar de notar uma certa cagança / superioridade na tua conversa. Mas ao mesmo tempo vejo que continuas preso ao que se passa na terrinha . Será que pensas voltar um dia??

Gostava que sim para perceberes que mesmo com Londres / California ou Marte no Curriculo aqui em Portugal isso não te vai servir para nada ! Talvez até te prejudique. E sabes porquê - porque o nosso mercado é minúsculo e controlado por empresários pequenos e burros. E daqui a 20 anos ainda estás a ter esta conversa.

Claro são pessoas como eu que contribuem para essa situação porque só criticam em vez de fazer algo ... Estou-vos a poupar o trabalho Twisted Evil

Há muita gente cá boa com talento e com vontade - sempre há sempre vai haver - mas nunca vai existir a estrtutura para que esses talentos não se percam em colectivos virtuais ou em empresas que não os sabem aproveitar

Acredita fico contente com o sucesso dos portugueses no estrangeiro - só me irrita que a maioria pense em regressar porque estão a reformar-se sem perceberem ...

Provem-me o contrário
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
ene.xis
Colocada: Qua Jun 03, 2009 7:03 am Responder com Citação
Citação:
não estou a fintar a questão, estou a abordá-la da forma mais directa que consigo, partilhando a minha opinião, a minha experiência e a de alguns que estão próximos.
não estou interessado em resolver os problemas da minha geração, estou interessado em resolver os meus.
não te vou pedir desculpa por ter saído de Portugal, e quanto a pergunta que me fizeste:
nao, nao preferia estar ai. preferia estar na california. a minha familia concorda.
entretanto e para chegar a california, trabalhei muita hora, aturei muitos chicos espertos e aproveitei todas as oportunidades que me apresentaram.
sugiro-te que faças o mesmo.
e como diz o Romanus:
Boa sorte a todos caros colegas

carlinhos continuas a ser leviando mais uma vez te volto a lembrar...
eu se fosse um tipo como tu recem licenciado e sem nada a perder podes crer q ja tinha ido, mas como nao sou tenho outras pessoas q nada teem haver com 3ds e afim comigo, e contas pa pagar ao fim do mes (infelizmente nao so de luz a agua) e portanto como qq pessoa responsavel e com dois dedos de testa tento lembrar q o egoismo n é solucao, mas uma miragem de solucao....pq mais tarde ou mais cedo podes crer q corres o risco de pensar como eu e pelos vistos outros.

quando me referi aos teus pais n era sobre a teu rumo (mais uma vez eu n estou p aqui a falar de ti) mas da situacao q se estava a falar. Situacao q abrange geracoes, irmaos, primos, amigos, etc!

ao contrario de ti n me acho sr da razao, mas suspeito q tenho um bocadito mais de experiencia de VIDA que tu, dai ter dado a minha achega....

digo-te so mais q daqui a uns anos falaremos!

bem haja! Wink

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 2 de 3
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Seguinte
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens