|
Autor |
Mensagem |
< Noticias ~ "Arte de Roubar" - Making Of |
VirtualFM |
Colocada: Dom Out 19, 2008 4:25 am |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 28 Jan 2005
|
Olá pessoal!
Como com certeza devem ter depreendido da minha recente diminuta quantidade de comentários e posts, tenho andado imensamente ocupado.
O esforço dos últimos meses foi a conclusão de dezenas de efeitos (que acabaram por ser mais de uma centena!) para um filme Português, "Arte de Roubar", de Leonel Vieira.
Começaram por se planear uns 30 ou 40 planos, o realizador entusiasmou-se e acabou sendo à volta de 70... e depois do visionamento da edição final, entre coisas que era preciso corrigir até coisas que se lembraram... enfim, acabou nos 118 planos que implicavam algum tipo de manipulação digital, desde correcção de sombras e retirar reflexos da equipa que apareciam nalguns lados, passando por aumento de poeira, pó e fumos, substituição de céus, passagem de dia para noite, multiplicação de pessoas, muita composição na parte da tourada, etc Além disso foram acrescentados todos os tiros das armas e respectiva simulação de iluminação (o que implicava muzzle flash, faíscas e fumo posterior ao disparo para além da iluminação na altura do próprio disparo) e impactos dos tiros, tanto nas paredes como no corpo dos visados.
Ainda não posso colocar muitas das cenas pois iria originar "spoilers", mas o filme vai estrear a 6 de Novembro (se não estiver enganado) e podem ver o trailler no site da Stopline (logo no canto superior direito). E vale bem a pena irem ver, sinceramente acho que nunca se fez um filme deste tipo em Portugal, desde a edição rápida, a quantidade de acção e humor negro até aos melhoramentos digitais (que se estiverem bem feitos não se notam!). Não posso dizer que esteja 100% satisfeito com o trabalho final, mas estou praí 95% satisfeito, o que tendo em conta a equipa disponível e o tempo, já para não falar no dinheiro, acho que não está nada mal para uma primeira abrodagem no cinema Português.
E aqui fica o link para um alinhamento de "making of", que ainda não está completo mas já dá para mostrar qualquer coisita.
Arte de Roubar - Making Of
Comentários são bem-vindos, é claro! (e podem acreditar que tenho uma boa desculpa para todas as possíveis críticas! )
PS: Desculpem a fraca qualidade, mas o Sorenson3 ficava mt grande e o H264 resolveu passar-se da cabeça e começar a crashar. |
_________________ Fernando Martins
www.isisds.com
_____
/- /|/| 3D Animation and Special Effects |
|
|
Voltar acima |
|
Nightwalker |
Colocada: Dom Out 19, 2008 11:30 am |
|
|
Veterano
Registo: 04 Out 2005
|
Mt bom, tou curioso, .
Por acaso saber porque decidiram gravar em inglês ?
Nada contra em principio, não há espaço pra nacionalismos bacocos quando se tratas de financiar ou distribuir um filme, mas se por exemplo os sotaques forem estranhos... categoriza logo o filme como uma chachada de baixo orçamento... |
_________________ One of many at www.puraimagem.pt |
|
|
Voltar acima |
|
flash |
Colocada: Seg Out 20, 2008 9:45 am |
|
|
Site Admin
|
Chiba-te agora com pormenores técnicos. Resolução do post? (1080p? 2k?) Software usado? Renderfarm? Quem fez o grading? |
|
|
|
Voltar acima |
|
Grury |
Colocada: Seg Out 20, 2008 11:24 am |
|
|
Veterano
Registo: 22 Ago 2005
Local/Origem: Helsinki, Suomi.
|
Parabens Fernando, trabalho de grande qualidade.
Gosto particularmente do primeiro muzzle flash, muito bom mesmo.
Em relaccao ao filme, parece interessante no entanto concordo com o Nightwalker em relaccao ao uso do ingles, acho que nao ajuda em nada o filme, antes pelo contrario. E a musica que usaram no trailer? WTF??? |
_________________ Vimeo
------------------------------------
Flickr |
|
|
Voltar acima |
|
VirtualFM |
Colocada: Seg Out 20, 2008 1:54 pm |
|
|
Já faz sozinho
|
Obrigado pelos elogios.
Nightwalker escreveu:
Por acaso saber porque decidiram gravar em inglês ?
Nada contra em principio, não há espaço pra nacionalismos bacocos quando se tratas de financiar ou distribuir um filme, mas se por exemplo os sotaques forem estranhos... categoriza logo o filme como uma chachada de baixo orçamento...
Como será de calcular, não tenho nada a ver com as decisões tomadas pela produção, tanto em termos de língua como em termos musicais. Mas dá para compreender algumas coisas:
- para já, porque não em Inglês?! Se há artistas e grupos musicais que optam por cantar em Inglês, porque não fazer os filmes em Inglês?! (pelo menos alguns)
- depois há a questão da internacionalização... Mesmo com sotaque, é mais fácil exportar um filme assim que em Português... digo eu, que não percebo nada de distribuição de filmes! Mas sei que este é para estrear em vários países em simultãneo, logo é um grande investimento e tinha de ser assim para facilitar. Por mim, concordo, é preciso abrir os olhos e perceber que isto é um mercado global... Se o Jackie Chan é popular foi tb porque começou a falar Inglês cheio de sotaque!
- Quanto aos sotaques, neste caso acho que as coisas não interessam muito... Acho que originalmente era suposto o filme passar-se no México, e o objectivo era fazer com que todos tivessem sotaque.. depois já não se passava no México e não sei como é que isso depois se explica no filme , se é que se explica. Seja como for, apenas os actores principais (o Nicolau Breyner, o Ivo Canelas, o Enrique Arce e poucos mais) é que mantém as suas vozes originais, tudo o resto foi dublado por actores mexicanos ou colombianos ou outros com pronúncia latina. Portanto, é mesmo assim e os sotaques foram calculados!
Grury escreveu: Parabens Fernando, trabalho de grande qualidade.
Gosto particularmente do primeiro muzzle flash, muito bom mesmo.
(...)E a musica que usaram no trailer? WTF???
Obrigado! Os muzzle Flashes foram feitos diferentes para cada uma das armas, tentando respeitar as suas características. Mas apesar de terem sido usadas 9 tipos de armas diferentes, tendo em conta as variações entre elas e as variações entre cada disparo, na realidade não se nota o trabalho de investigação nem o esfoço em tentar um look diferente.. para mais que aquilo demora 2 frames cada disparo! Assim "a olho nu" só se nota diferença mesmo no tiro largo da caçadeira (umas vezes mais largo outras mias comprido, outras com mais chama) e na arma do Nicolau, que é um Colt de calibre .44 Por isso me esmerei mais nesses tiros, que implicavam sempre um ror de faíscas (até mesmo nas filmagens se sentia a diferença).
Quanto à música, tb estranhei a início mas rapidamente estabeleci a comparação. O filme é sobre dois larápios de segunda categoria (ou terceira!) que fazem "planos perfeitos" mas a quem tudo corre mal. Entre muitas peripécias apanham a "sorte grande" com plano do roubo do tal quadro perdido que vale 5 milhões de Euros. Todo o estilo do filme, desde as cenas de acção até ao humor negro até ao próprio perfil dos personagens é assim uma coisa que fica entre os irmão Cohen e Tarantino, daí a música, acho eu, que me faz lembrar um pouco a banda sonora do Pulp Fiction.
flash escreveu: Chiba-te agora com pormenores técnicos. Resolução do post? (1080p? 2k?) Software usado? Renderfarm? Quem fez o grading?
O filme foi em Super 16 e scanerizado (isto é uma palavra?!) a 2K (2048x1440, que é diferente do 2K de que é 2048x1556, não sei se por ser Super 16 se não). Isto foi mais um pormenor para dar outro tipo de aspecto ao filme, pois este tipo de película gera grão em tão grandes quantidades que dava para fazer uma bacalhoada!
Quanto ao software foi essencialmente Lightwave e Fusion. Renderfarm... a renderfarm não houve, a não ser que se considerem os 4 cores usados como sendo uma renderfarm (2 no portátil e dois no desktop!) assim como o meu colega que também tinha apenas 2 ou 3 computadores, alguns deles bem antiguinhos (o Rui Feliciano, que trabalhou nisto comigo). Os problemas que tivemos aqui nunca passaram pela falta de uma renderfarm... os efeitos de tiros demoravam no máximo 1 minuto ou dois para cada passo (normalmente eram uns segundos) o que quer dizer que em média cada cena rendia-se entre 15 minutos e uma hora ou duas.
O que levava mesmo tempo era o trabalho braçal, e tomara eu que houvesse uma renderfarm para fazer rotoscoping! Houve coisas que demoraram dias de roto... e é mt chato ter de andar a fazer previews em 2K em sequências com 600 frames, para mais porque não se podem usar proxies porque na maior parte dos casos qdo se usavam proxies parecia tudo OK, depois na resolução real via-se uma aura aqui e outra ali. Às vezes bastava um pixel de diferença para dar cabo da coisa... e lembrar que depois um pixel do ecrã transforma-se em meio-metro na tela de cinema
A maior parte deste tipo de trabalho foi feito pelo Rui, mas mesmo assim eu ainda sofri um bocado, como por exemplo aqui:
Pessoal no carro
Acreditem que fiquei a detestar penduricalhos nos carros, especialmente galos de Barcelos!
Quanto ao grading, foi feito num estúdio em Espanha. Eu nem vi ainda o grading final, apenas nalgumas frames, e sei que vai ficar tudo muito mais escuro que o que estou a mostrar (apenas simulei um pouco na cena do Nicolau Breyner).
Ufa! Espero ter respondido a tudo! |
www.isisds.com
_____
|
|
Voltar acima |
|
Grury |
Colocada: Ter Out 21, 2008 8:14 am |
|
|
Veterano
Registo: 22 Ago 2005
Local/Origem: Helsinki, Suomi.
|
O que achei estranho nao foi tanto a musica mas sim a letra.
Imagino que eles nao usariam no trailer uma musica em portugues que estivesse cheia de F#*-se e Car#*s, parece-e uma decisao bastante amadora e nao irreverente. Pode passar despercebido em paises de lingua nao inglesa, mas penso que vai levantar sobrolho a muito pessaol em paises de lingua inglesa.
Mas obviamente que nao tem nada a ver com o teu trabalho.
keep it up. seria fixe ver mais alguns dos shots. |
_________________ Vimeo
------------------------------------
Flickr |
|
|
Voltar acima |
|
comanight |
Colocada: Ter Out 21, 2008 8:58 am |
|
|
Uma mente torturada
Registo: 02 Jul 2006
Local/Origem: pederneira/Inbicta!
|
Bom trabalho sim senhor
eu pessoalmente gostei do trailer, e esperava um inglês bem pior do que aquele que aparece no trailer, existem muitos filmes com sotaque, acho que até pode resultar.
A música concordo com o grury, ca em portugal e nos paises em que não se fale inglês normalmente passa um pouco ao lado as asneiras, o público foca-se no ritmo e não na letra, é esperar pelo filme e ver
quanto à parte que nos interessa a mim que não percebo do assunto parece-me muito bem. |
_________________ www.flopes.eu |
|
|
Voltar acima |
|
VirtualFM |
Colocada: Ter Out 21, 2008 10:52 am |
|
|
Já faz sozinho
|
Ah, pois é! A letra da música pode não ser muito "saudável". A mim não me chateia nada, e tb não me chateava se aparecesse o Fernando Rocha a contar uma anedota, que eu não sou do Norte mas uso essas palavras como pontuação!
De qlqr forma, o filme é divertido mas não é para putos!
Quanto a apresentar mais cenas, veremos o que se pode arranjar... Há uma carrada delas que não posso mostrar porque implicavam spoilers em menor ou maior escala. Ou seja, muita coisa apenas mostrarei depois do filme sair das salas. Quanto aos tiros, quem viu um ou dois viu os outros 50 No trailler aparecem uma carrada deles. Contando com os tiros, há 8 cenas com efeitos digitais no trailer. Espero que não se vejam |
www.isisds.com
_____
|
|
Voltar acima |
|
cineguz |
Colocada: Ter Out 21, 2008 11:10 am |
|
|
Registo: 02 Mai 2007
Local/Origem: Gaia/Porto
|
|
Voltar acima |
|
xogun |
Colocada: Ter Out 21, 2008 11:50 am |
|
|
Registo: 15 Nov 2007
|
Congrats FM e Rui, adorei o trailer e o work.
Após esta vossa experiência, estou desejoso para ver o próximo projecto. |
|
|
|
Voltar acima |
|
VirtualFM |
Colocada: Ter Out 21, 2008 6:39 pm |
|
|
Já faz sozinho
|
Lamento que tenhas interpretado uma coisa que não disse. Ao dizer que "acho que nunca se fez um filme deste tipo em Portugal", acrescentei uma carrada de factores, desde a edição/montagem rápida (há sequências cujos planos se sucedem à cadência de 2 planos por segundo, bem longe dos "filmes de autor" em que vêm dois personagens a andar por um caminho, e vêem-se a chegar desde lá do horizonte até aparecerem e desaparecerem sem nunca haver um corte, demorando 5 minutos no processo), cenas de acção que não parecem uma mixuriquice devido à falta de meios técnicos, uma história cadenciada e sem momentos mortos, uma cinematografia e iluminação que não parecem uma novela, e, finalmente, uma série de efeitos digitais, supostamente invisíveis, para melhorar o aspecto global. Por isso, repito que *acho* que nunca se fez um filme destes em Portugal. Pelo menos eu nunca vi um que juntasse tudo isto.
Se te referias à frase "acho que não está nada mal para uma primeira abordagem no cinema Português", referia-me não a uma abordagem global ao Cinema Português, mas à nossa abordagem ao Cinema Português, ou seja, à nossa primeira participação (minha e do Rui).
Não queria de forma alguma insinuar que era pioneiro na introdução de efeitos digitais em cinema em Portugal. Sei perfeitamente que houve coisas cá feitas, como o "Manô". Mas seja como for esse é um trabalho experimental e com um estilo próprio. Dentro dos padrões descritos é bem provável que seja uma das primeiras vezes que isto acontece, especialmente com TANTOS efeitos.
Mas como disse já há algum tempo, acho que é possível que o panorama esteja a mudar, pois vêm aí o "Amália" e o "Assalto ao Santa Maria", que estou em crer que terão também bastantes planos com efeitos de melhoramento digitais (não sei é se serão mesmo feitos cá em Portugal).
Quanto ao trabalho que mostraste acho que está bom sim senhor, especialmente os últimos com a rapariga a cantar com os fundos de montanhas, algumas paisagens mesmo de cortar a respiração. Parabéns. Mas isso foi para Cinema ou para videoclips?! Há ali muita coisa que parece destinada a videoclips... a não ser que o filme tratasse sobre uma banda/cantora. Se é para um filme, confesso que não reconheci.
Bom, mais uma vez, bom trabalho! |
www.isisds.com
_____
|
|
Voltar acima |
|
cineguz |
Colocada: Qua Out 22, 2008 9:42 am |
|
|
Registo: 02 Mai 2007
Local/Origem: Gaia/Porto
|
Olá VirtualFM. Obrigado pelos teus esclarecimentos.
Lamentar é de se ter que recorrer ao estrangeiro para fazer certos trabalhos como referiste no Grading do filme. Se fossemos uma indústria aí sim, mas fazemos tão pouco e podíamos trabalhar a nível nacional. Já agora, brevemente uma Suite Final Cut Studio para editorial, grading, monitorização audio, enfim, tudo para apostar no nosso país..
Em relação aos projectos, estes foram escolhidos para o Festival Internacional de Cinema Português no Canadá. |
_________________ www.vimeo.com/cineguz
www.youtube.com/cineguz
www.myspace.com/cineguz |
|
|
Voltar acima |
|
unxetas |
Colocada: Sex Out 24, 2008 11:39 am |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 20 Dec 2005
Local/Origem: Londres
|
Boas,
Parabens pelo trabalho Espero sinceramente que seja o primeiro de muitos para voces, e o inicio de uma fase nova no cinema portugues.. Isto eh exactamente aquilo que sempre acreditei, alguem com um bocado mais de visao e que percebe realmente o que se pode fazer com VFX. Ja mais que um realizador portugues me disse "eu nao uso vfx porque nao faco esse tipo de filmes". Como se VFX fosse um genero e nao uma ferramenta.
Ja agora, para roto e a maior parte de paint/prep jobs, vale bem a pena investir em algo tipo o silhouette. Poder fazer roto/paint em 2K em tempo real eh fantastico. Bem, fazer roto nunca eh fantastico e espero nao voltar a faze-lo haha, mas pronto, fica a dica |
|
|
|
Voltar acima |
|
VirtualFM |
Colocada: Dom Out 26, 2008 12:29 am |
|
|
Já faz sozinho
|
cineguz: Parabéns pela escolha dos vossos projectos para o festival. Espero que tenham tido boa recepção. Quanto aos trabalhos para fora... pois, é pena, mas é o tal ciclo viciado: como não costuma haver trabalho constante é difícil criar uma empresa dedicada a isto, e quando se cria, tem forçosamente de ser pequena, e quando há trabalho realmente grande, é preciso uma empresa que dê resposta rápida, ou seja, com muita gente, logo é preciso ir para fora. Mas isto já foi discutido imensas vezes por aqui! E no jantar que houve há uns tempos (altura de haver outro, não?!)
unxetas: Obrigado pelos votos! Pois, é um problema conseguir cativar os realizadores e mostrar o que se pode (e não se pode!) fazer. E é um terreno francamente perigoso porque rapidamente se passa de um:
"Ah, não podemos filmar na ponte Vasco da Gama porque é perigoso andar lá com um carro e com os actores" (não percebendo que podiam filmar aquilo quando quisessem e simplesmente filmar o carro com os actores sossegadamente num estúdio com greescreen, fazendo numa hora ou duas o que demoraria um dia inteiro a filmar)
para um:
(plano em que a câmara, montada numa grua, faz um travelling junto com um dolly e possivelmente um zoom ao mesmo tempo, filmando uns actores no chão, supostamente mortos, por trás de umas grades, mas esqueceram-se de colocar "sangue" no chão) "Ah, não faz mal, depois os gajos do 3D metem o sangue depois!"
Como curiosidade relacionada, em 1999/2000 andava eu a mostrar a minha Demo Reel por algumas produtoras quando um realizador me disse:
-"Ah, pois, tá giro mas tá a ficar fora de moda..."
-"Como?!"
-"O 3D... Está a ficar fora de moda, já está muito visto e não se usa muito"
-"Ah, ok,... Bom, então adeus, que não tou aqui a fazer nada!"
Bom, e quanto a quem se insurgiu em relação ao facto do filme ser falado em Inglês (nem tudo, note-se), encontrei uma entrevista ao Leonel Vieira em que explica o porquê da decisão. Se se concorda ou não.. ou se funciona... enfim, isso é outra questão!
(são 7 minutos, está lá para o final)
http://www.lxjovem.pt/?id_categoria=11&id_item=454820&id_tema=19 |
www.isisds.com
_____
|
|
Voltar acima |
|
VirtualFM |
Colocada: Ter Nov 11, 2008 6:01 am |
|
|
Já faz sozinho
|
Viva!
Talvez já tenham visto, talvez não, mas gostaria de saber a vossa opinião, quando o virem!
Tenho seguido a crítica e, enfim, já estava à espera: depois de andarem anos a dizer que "o Cinema em Portugal não anda para a frente", quando finalmente aparece um filme que nem parece feito em Portugal e por Portugueses, toca a malhar no realizador por ser "uma imitação de Tarantino".
Pessoalmente, estou estupefacto com a sagaz perspicácia destes críticos, já que o Leonel Vieira por várias vezes confessou em entrevistas 2 coisas:
a) é admirador de Tarantino
b) sempre quis fazer um filme deste estilo, "à Tarantino", cheio de acção e personagens meio parvos "à irmãos Cohen"
Portanto, em vez de apreciarem que finalmente é um filme Português com uma edição que proporciona cenas de acção decentes (ao invés de uma cena 5 minutos com um personagem a andar ao longo de uma estrada ou a olhar para o infinito com ar de "mas quando é que este gajo grita "corta"?!"), com uma música, efeitos sonoros minimamente decentes e um som trabalhado (ao invés de uma ausente banda sonora e som ambiente sumido, inclusivamente fazendo-me desejar que o filme tenha legendas por não se entender o que os actores dizem, com muitas vezes aconteceu ao ver filmes Portugueses), com uma actuação minimamente natural, tendo em conta o tipo de personagens (ao invés de uma representação teatral e cheia de pausas dramáticas que se tornam enfadonhas) e acima de tudo por finalmente um realizador ter os tomates para fazer algo diferente da pasmaceira habitual e ainda criticarem injustamente a opção o filme ser em Inglês (que é totalmente explicado no filme e qualquer pessoa com 2 dedos de testa entende), enfim, eu não entendo!
Salve-se o facto do pessoal "normal" estar completamente surpreendido com o filme, pela positiva, com se vê nas críticas que aparecem nalguns blogs e secções de comentário correspondentes.
Bom, mas estamos aqui para falar de 3D e gráficos e coisas assim, não é?! Por isso aqui fica um link para um making of oficial (onde eu no fim me farto de dizer umas coisas que mal se percebem, pois pelos vistos a minha dicção é uma bosta (ah, e tinham-me dito que as minhas trombas não iriam aparecer, só iriam usar o som... daí aparecer com aquela triste figura!))
[url=http://br.truveo.com/Arte-de-Roubar-o-«making-of»-vlonga/id/991188918]Making Of Oficial[/url]
(acho que precisam de copiar o link, que aquelas aspas ali no meio dão cabo disto)
E aqui fica mais um pedacinho de "antes e depois", neste caso uma colecção de impactos:
BloodEffects
Divirtam-se! |
www.isisds.com
_____
|
|
Voltar acima |
|
Andias |
Colocada: Ter Nov 11, 2008 12:29 pm |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 06 Fev 2008
Local/Origem: Aveiro
|
Eu que gosto bastante do estilo de Quentin Tarantino, especialmente Kill bill,
Grindhouse, Sin City... penso que tenha um pouco desse estilo presente neste filme e o que é normal, visto ser um admirador do proprio.
Acho que o povinho(portugues) irá sempre criticar seja o que for, esteja bem ou mal, ou seja, á partida estará condenado a todas as criticas possiveis e imaginarias, mesmo ao estilo do Quentin...
Irei ver o filme, e depois claro deixarei a minha humilde oponiao...
cump |
|
|
|
Voltar acima |
|
carloscidrais |
Colocada: Ter Nov 11, 2008 2:17 pm |
|
|
Veterano
Registo: 24 Mar 2005
Local/Origem: London/Porto
|
Os caes ladram e a caravana passa.
Bom trabalho!
Fico com pena de nao poder ver o filme ca, algum plano para distribuicao pelo UK?
Se ainda estiver nos cinemas portugueses por altura do natal faco questao de ir ver.
Abracos...e continuacao de bom trabalho. |
_________________ www.carloscidrais.com |
|
|
Voltar acima |
|
|
Todos os tempos são GMT
|
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum You cannot attach files in this forum You cannot download files in this forum |
© 2005 + 2021 | Dimensao3.com - All rights reserved