Índice do Fórum Dimensao3.com


Autor Mensagem

<  Hardware  ~  O Monitor ideal.... tft vs crt vs orçamento apertado

3djay
Colocada: Qui Abr 14, 2005 3:00 pm Responder com Citação
Registo: 14 Abr 2005 Mensagens: 1 Local/Origem: Porto
Olá a todos. estou com um dilema...

Preciso de comprar um monitor (19'' a 21'') para as minhas lides de 3D... encontrei um TFT 19'' da Benq, na Worten a 300€. Eu sei que é pequenito, mas o preço é muito apelativo.

Disseram-me agora que esses monitores serviam bem para net, flashadas, photoshop, mas que para o render de 3D não servia de todo... e que com o dinheiro de um TFT realmente BOM, dava para comprar três excelentes CRT de 21''!!!!!!
Como o mundo dos monitores não é o meu forte, até fiquei na dúvida. E de CRT's estou eu pelos cabelos...

têm alguma sugestão/lojas/marcas que fique bem servida?
e fazem ideia porque o tft da benq não serve?

Obrigada,
3Djay Shocked
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
MiguelS
Colocada: Qui Abr 14, 2005 6:54 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 606 Local/Origem: Lisboa
Bem vindo ao forum 3djay.

Ainda hoje de manhã tive num forum a ler sobre isso pois tb vou fazer uma compra para breve.
Take a look, talvez te ajude:

http://www.cgtalk.com/showthread.php?t=230292

Só uma coisa....tens espaço para teres 2 CRTs? Pensa no $ que vais gastar se um dia precisares de colocar isso em dual monitor.

Boa sorte.
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
Portugal
Colocada: Qui Abr 14, 2005 7:48 pm Responder com Citação
Uma mente torturada Registo: 19 Mar 2005 Mensagens: 167 Local/Origem: Londres
E que resolução é que esse monitor atinge? eu gosto de andar sempre a 1600*1200 e um TFT quye suporte isso custa os olhos da cara é que não conta só o tamanho de cada pixel, mas sim a quantidade de pixeis que tens no écran. Também a taxa de refrescamento (refresh rate) deve de ser a mais elevada possível para cansar menos a vista e caso queiras usar aplicações stereo ajuda imenso.
Tens crianças em casa? se tens pensa duas vezes antes de gastares 300€ num monitor quer não se dá muito bem com tesouras ou até mesmo os típicos "vêr com as mãos".

Se estás a pensar em meteres dois écrans tb precisas de pensar se a tua placa gráfica tem aceleração OpenGL am ambas as saídas SIMULTÂNEAMENTE, pois a grande maioria apenas o consegue fazer ou em tandem, ou com muitos bugs.

Já pensaste em comprar usado? Muita gente anda a desfazer-se de CRT´s bastante bons a preços apetecíveis.

Se pareço inclinado a achar os CRT´s melhores do que os TFT é pq acho mesmo isso, os CRT´s têm 100 anos de evolução, desde os oscilocópios até aos monitores actuais muitas coisas foram melhoradas e sinceramente o espaço que poupas em ter um TFT até nem é muito, a não ser que tenhas o computador num vão de escada e que vás ficar sempre colado ao écran, o que não é nada recomendável.

_________________
Bem essa é a minha opinião, podem discordar, concordar ou ignorar, as "mecês" é que sabem Smile
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
flash
Colocada: Qui Abr 14, 2005 9:35 pm Responder com Citação
Site Admin Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 1539
Portugal: sou da tua opinião tambem.. nada como um grande monitor CRT pelo mesmo preço e maior qualidade que um TFT minusculo!!
O que não percebo é pq o monitor TFT não serve para renderizar em 3d se serve para tudo o resto... decerto estão a falar do 3d em tempo real... se bem que eu já joguei num TFT e não notei grande diferença
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
MALicivs
Colocada: Qui Abr 14, 2005 10:35 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 23 Mar 2005 Mensagens: 397 Local/Origem: Estoril
Epa sinceramente axo k tao a perder o essencial... tipo... tao-se a preocupar com o espaço, mas esquecem-se k para quem passa horas a frente dum pc pode ser muito cansativo, e nesse caso ter um tft ajuda e muito. Sim eu sei k tds vcs passam a vida a frente do pc, mas acreditem k se experimentarem usar unicamente um tft notam a diferença a curto prazo.
pronto eh verdade k sao carotes neh... eu tenho um de 17' da philips k me levou 260 euritos...
pois eh dificil de escolher sim senhor... Confused

agora epá se tiveres cheio de guito nem hesites... tft eh a escolha certa.
se nao tiveres... atao axo k os conselhos k te deram acima sao bem mais uteis k o meu Razz

Evil or Very Mad MALicivs Evil or Very Mad

_________________
http://www.ididitforthepoly.com/
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
hadao
Colocada: Sex Abr 15, 2005 7:10 pm Responder com Citação
Site Admin Registo: 27 Jan 2005 Mensagens: 213 Local/Origem: Santa Maria da Feira
OI, nao estou la muito dentro desses assuntos, mas esse benq k falas-te o de 19" parece ser fixe, senao me engano tem 16ms de refresh rate onde o normal num de tft é 25ms sempre ajuda mais um bocado.

Na minha opiniao eu ia pelo de TFT. Mas tb eles estao a lanar novos com um refresh rate mais pekeno...
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
MiguelS
Colocada: Sex Abr 15, 2005 7:16 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 606 Local/Origem: Lisboa
Que dotpitch tem isso?
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
Luís Santos
Colocada: Qui Set 01, 2005 4:44 pm Responder com Citação
Uma mente torturada Registo: 29 Ago 2005 Mensagens: 208
A minha investigação nos tft's já vai longa, os resultados são estes:

O monitor para uso geral preço/qualidade/features:

Dell ultrasharp 2005 fpw



Preço:

Cerca de 120 contos

O monitor com bom design/qualidade de imagem e mesmo assim com um preço acessível:

Apple cinema display



Preço:

Cerca de 160 contos

O Monitor com excelente fidelidade de cor e bons gradients:

Lacie 321



Preço:

Cerca de 320 contos

O Melhor de todos:

Nec Spectraview

Usa tecnologia de leds em vez da tradicional lampâda de backlight, e é virado para o mercado da impressão, ou aplicações em que a fidelidade de cor é crucial:



Preço:

Cerca de 1000 contos


A vantagem é que todos eles mostram 16.7 milhões de cores coisa que nem todos fazem, incluído os topo de gama da sony, a taxa de refrescamento é óptima, e o ângulo de visão idem, o preço é que... Shocked
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Erazor
Colocada: Seg Set 05, 2005 10:58 pm Responder com Citação
Registo: 03 Ago 2005 Mensagens: 17
Oi,

o meu monitor de 17 pifou... bom, estou agora na mesma posicao que o nosso amigo 3djay.
Ja' chegaste a comprar o monitor ?

Antonio Paes
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
rcas
Colocada: Seg Nov 28, 2005 9:02 am Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 27 Jul 2005 Mensagens: 331 Local/Origem: Quinta do Anjo
Mvespa escreveu:
Estou também no mesmo barco. O meu monitor não pifou mas preciso de um monitor que faça mais de 1024x768.

No trabalho estou o dia todo em 1600x1200...chego a casa, ligo o monitor (um sony crt com uns 10 anos BOMBA! Very Happy) e começo a ficar com claustrofobia.

Já alguém daqui comproum um TFT que faça no minimo 1280x1024 e que esteja contente com ele. Qual o modelo que recomendam? Quanto custou e onde?

obviamente que há sempre a possibilidade do belo CRT (ex: Samtron 93 BDF, bem bom,.... upa upa!)


Para quem tá numa de comprar um monitor razoável de 19", com uma resolução melhor que 1280x1024 para ter em casa aqui vai um link PT:
http://www.chip7.pt/catalogo/detalhes_produto.php?id=9466

Se for para uso profissional eu ia mesmo para ou um Apple Cinema Display 20" / 23" ou então o Dell, se bem que o Apple é ligeiramente melhor pelo que me constou, não tem arrastamente quando comparado com o Dell.

Quando comprei o meu CRT de 19" à alguns anitos gastei 100 contos, mas ainda hoje estou satisfeito com o monitor, por isso acho que dar entre 600 a 800 Euros por um monitor TFT de 20" decente não é assim nada de transcendente.
Isto tendo em conta que o Monitor normalmente é a peça do PC que mais dura.

Uma opinião, se tiverem hipótese de comprar o Apple Cinema Display de 23" acreditem que não vão ficar desiludidos e que este vai durar com certeza uns 7 anitos sem precisar mudar.

O meu de 19" já tem uns 6 anos e só agora tou a pensar em mudar, mas para mudar só mesmo para 23", menos que isso não faz sentido / compensa.


-- Rui --

_________________
Blender 3D all the way.
http://www.blender3d.org
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
Mvespa
Colocada: Seg Nov 28, 2005 3:00 pm Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 14 Fev 2005 Mensagens: 116 Local/Origem: Famões
Estou também no mesmo barco. O meu monitor não pifou mas preciso de um monitor que faça mais de 1024x768.

No trabalho estou o dia todo em 1600x1200...chego a casa, ligo o monitor (um sony crt com uns 10 anos BOMBA! Very Happy) e começo a ficar com claustrofobia.

Já alguém daqui comproum um TFT que faça no minimo 1280x1024 e que esteja contente com ele. Qual o modelo que recomendam? Quanto custou e onde?

obviamente que há sempre a possibilidade do belo CRT (ex: Samtron 93 BDF, bem bom,.... upa upa!)
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
zag
Colocada: Seg Nov 28, 2005 11:36 pm Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 02 Jul 2005 Mensagens: 88 Local/Origem: Lisboa
O meu TFT ja tem pelo menos 1 e meio mas , nao tenho razao de queixa nenhuma dele antes pelo contrairio. Tenho um LG 1720B na altura custou-me 500 € mas agora ja o encontras por 300 € Sad

A unica cena a apontar é o facto de nao ter um regulador de altura mas, de resto é bem porreiro.

_________________
Do or do not, there is no try!
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Kameleon
Colocada: Ter Nov 29, 2005 9:45 am Responder com Citação
Site Admin Registo: 27 Jan 2005 Mensagens: 1108 Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
Eu em principio vou comprar um LG de 19 polegadas ke anda ai por volta dos 275 euros ou entao um Fujitsu tambem de 19 polegadas e a volta do mesmo preço, ambos andam nos 12 ms, mas ja agora, se alguem tiver mais informaçao sobre estes tft's agradecia. Se vale a pena ou nao... Smile Abraços.

_________________
.artur leao.
You can do it! VFX
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
rcas
Colocada: Ter Nov 29, 2005 10:54 am Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 27 Jul 2005 Mensagens: 331 Local/Origem: Quinta do Anjo
Eu só acho mal é os TFTs de 19" actuais só terem uma resolução de 1280x1024 , que diga-se de passagem é muito fraca.

_________________
Blender 3D all the way.
http://www.blender3d.org
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
Mvespa
Colocada: Ter Nov 29, 2005 5:25 pm Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 14 Fev 2005 Mensagens: 116 Local/Origem: Famões
Pessoal, que acham deste negócio?

http://www.miau.pt/leiloes/leilao.jsp?offer_id=1931375

Realmente este monitor não se vê muito por aí. E tem um belo dot pitch, e já faz 1600x1200 Smile Que acham?
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
rcas
Colocada: Ter Nov 29, 2005 5:56 pm Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 27 Jul 2005 Mensagens: 331 Local/Origem: Quinta do Anjo
Mvespa escreveu:
Pessoal, que acham deste negócio?

http://www.miau.pt/leiloes/leilao.jsp?offer_id=1931375

Realmente este monitor não se vê muito por aí. E tem um belo dot pitch, e já faz 1600x1200 Smile Que acham?

Parece-me bem, mas claro, o miau tem daquelas coisas ....

E já agora uma adenda, qualquer monitor TFT não wide de 20" faz os 1600x1200, a não ser que seja um mesmo muito mau.

O outro aspecto a ter em conta é mesmo o dot pitch e nesse parece ser pequeno, logo bom.


-- Rui --

_________________
Blender 3D all the way.
http://www.blender3d.org
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
Punkas
Colocada: Ter Nov 29, 2005 7:28 pm Responder com Citação
Registo: 27 Jun 2005 Mensagens: 4
O meu monitor, Apple cinema display 20" widescreen, pra mim a melhor escolha entre os TFT's de 20", apesar do Dell ser mais barato, a qualidade de construcçao e a fiablilidade das cores fizeram me escolher o apple, sem duvida das minha melhores compras.

_________________
Maya addict...
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 1 de 3
Ir à página 1, 2, 3  Seguinte
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
You cannot attach files in this forum
You cannot download files in this forum