Índice do Fórum Dimensao3.com

Autor Mensagem

<  Geral  ~  o CG em Portugal

unxetas
Colocada: Sex Ago 15, 2008 12:29 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 20 Dec 2005 Mensagens: 461 Local/Origem: Londres
Pa.. antes que isto morra de vez - eu ca acho que o CG nacional esta de rastos e nao tem pernas para andar. Acho que o pessoal nao se mexe e ninguem percebe nada do assunto.

Mas eh a minha opiniao, que claro, vale mais que as outras, mas de qualquer forma gostava de saber as vossas para nao parecer totalmente egocentrico!
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
bry
Colocada: Sex Ago 15, 2008 1:14 pm Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 30 Jun 2006 Mensagens: 143 Local/Origem: London, UK
Nao me leves a mal, mas acho o teu comentario um bocado parvo, se nao mesmo estupido ou simplesmente imbecil.

O CG em Portugal e' exactamente o mesmo que em qualquer outra parte.
Se calhar parece-te pior porque andas de bicicleta la' nas estradas de terra e calhau, mas isso nao tem nada a ver com o CG, e' simplesmente porque aqui na ilha o pavimento e' ligeiramente melhor, mas o CG nao sofre alteracoes, ate' porque nao ha' grandes diferencas de altitude.

Nao querendo com isto tirar valor a' tua inutil opiniao, que acima de tudo respeito, mas e' completamente atrasado mental achar que o Centro de Gravidade em Portugal e' diferente ou pior do que em outro sitio qualquer, e pior ainda e' insulta'-lo dessa forma. Temos um Centro de Gravidade capaz de se bater com qualquer outro de igual pra igual.

bruno

Colocada: Sex Ago 15, 2008 1:21 pm Responder com Citação
ah, mas o CG eh afectado pela forca da gravidade de maneiras diferentes:

"In combination, the equatorial bulge and the effects of centrifugal force mean that sea-level gravitational acceleration increases from about 9.780 m·s-2 at the equator to about 9.832 m·s-2 at the poles, so an object will weigh about 0.5% more at the poles than at the equator."

ora toma. Pimba, vai busca.

Portugal esta mais perto do Equador do que Londres, Canada, LA, Nova Zelandia, Australia.. Logo eh inegavel que nao ha condicoes para o CG ser do mesmo calibre.
bry
Colocada: Sex Ago 15, 2008 1:26 pm Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 30 Jun 2006 Mensagens: 143 Local/Origem: London, UK
Eu percebo que nao tenhas entendido bem aquilo que acabaste de citar, afinal de contas estava em estrangeiro, mas se as coisas sao mais pesadas mais junto dos polos, logo o CG aqui sera' mais baixo por causa do peso... DOH

Colocada: Sex Ago 15, 2008 1:47 pm Responder com Citação
nao, significa apenas que os artistas perto dos polos estao habituados a carregar um peso aparentemente maior, logo estao geneticamente mais aptos a fazer um esforco para um trabalho em tudo superior ao que se faz em Portugal.

edit: resumindo, ha uma diferenca entre a altura do CG em centimetros, e a "altura" em termos qualitativos.
Malanjo
Colocada: Sex Ago 15, 2008 5:19 pm Responder com Citação
Visitante
...

Editado pela última vez por Malanjo em Dom Jun 30, 2013 11:50 am, num total de 2 vezes
carloscidrais
Colocada: Sex Ago 15, 2008 7:14 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 24 Mar 2005 Mensagens: 558 Local/Origem: London/Porto
olhem se querem saber vou concordando com todos...há pessoas com excelente trabalho que de vez em quando até contribuem para o fórum.
por outro lado falta...e isto é inegável: capacidade organizativa e o respeito mínimo pelo trabalho dos artistas. Que começa nos salários miseráveis que aí se pagam, continua pelas condições de trabalho ( horas extraordinárias não pagas, facturas de freelance que ficam por pagar, inexistência de um horário de trabalho que se respeite ) e acaba na atitude dos patrões/supervisores em relação aos artistas que com eles trabalham...e pela inexistência da figura de produtores ( sim, gente que só gere projectos ) dedicados a trabalhos de CG.
E ainda pelo magnífico factor C ( a cunha ) que por incrivel que pareça... num campo tão virado para os skills to pay the bills...ainda existe por ai.
Resumindo ou isso muda e rapidinho ou daqui a nada saiem todos os artistas para paragens mais amenas.
Por aqui por Londres é uma invasão de tugas em tudo quanto é campo criativo ( arquitectos, designers...e sim visualizadores e artistas 3D ). já vai quase em dez (!) pessoas ( desconhecidos, já nem falo de amigos ) as que me contactaram para saber como é isto por aqui, e estou aqui há pc mais de 6 meses... isto não é normal, de todo.
Mas há muito mundo e cada vez mais temos paises a competir directamente com PT. Se bem que as empresas PT parecem ter alguma dificuldade em digerir o facto e ficam no seu cantinho ( pequeno...minusculo...) a olhar para o umbigo. Salvo honrosas excepções, que mesmo assim pecam por tudo o resto.
Se calhar estava na altura de pormos os olhos em paises como India Brasil e China...especialmente Brasil pelas correspondencias com a nossa cultura...a proposito do que digo aproveitem para ler este artigo:

http://www.3dworldmag.com/page/3dworld?entry=outsourcing_survival_kit_extended_version

Colocada: Sáb Ago 16, 2008 4:37 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 02 Ago 2005 Mensagens: 570 Local/Origem: London, Marinha Grande
Ja vinha era o Verao...

Colocada: Sáb Ago 16, 2008 6:00 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 06 Fev 2008 Mensagens: 390 Local/Origem: Aveiro
lool, bem dito yen3D
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
unxetas
Colocada: Sáb Ago 16, 2008 7:59 pm Responder com Citação
o pessoal aqui a discutir assuntos serios e vem esta gente falar de bonecos animados. tsk tsk.

Verao? Foste bem enganado.. Se fosse a ti negociava no proximo contrato uma percentagem do ordenado pago em raios de sol.
Grury
Colocada: Dom Ago 17, 2008 10:36 am Responder com Citação
Veterano Registo: 22 Ago 2005 Mensagens: 524 Local/Origem: Helsinki, Suomi.
Como dizia o outro...eu e' mais bolos. Very Happy

carloscidrais
Colocada: Dom Ago 17, 2008 11:14 am Responder com Citação
Veterano Registo: 24 Mar 2005 Mensagens: 558 Local/Origem: London/Porto
O que se passou foi que eu chego aqui e sou confrontado com certas e determinadas situações; dizem-me "ah, e tal." e eu "ah e tal não! ah e tal não!". Então eu venho lá de baixo e dizem-me que não sei quê, chego cá acima afinal parece que não, em que é que ficamos? Os gajos "ah, não sei que mais, e o camandro..." e eu "maaaau... mas queres ver que a gente tem de se chatear?". Porque isto não pode ser, eu sou um gajo que está aqui a trabalhar, eu quero trabalhar, hã, e sou, e dizem-me, como eu aqui ouvi, dizem-me "ah, não sei quê". Mas que é isto? Que é isto? Isto não se faz, eu sou um gajo que dou-me bem com toda a gente, sim senhor, dou-me bem, por mim está tudo bem, e fazem-me isto! E há gajos que andam para aí, que fazem trinta por uma linha, e depois passa tudo incólume, que é coisa que eu não percebo... é que eu assim não venho, deixo de vir aqui e vou fazer a minha vida para outros sítios, sítios onde inclusivamente malta me diz "eh pá, e tal, sim senhor", que é para lá que eu vou, deixo de vir aqui, pá, hã, porque quando eu vejo que há aí palhaços, pá, que falam falam, falam falam, falam falam, pá, e eu não os vejo a fazer nada, pá, fico chateado, com certeza que fico chateado, pá! Está a perceber?

Autoria: Produções Fictícias, 2003

Very Happy

Colocada: Dom Ago 17, 2008 9:36 pm Responder com Citação
Visitante
...

Editado pela última vez por Malanjo em Dom Jun 30, 2013 11:50 am, num total de 1 vez
yen3D
Colocada: Seg Ago 18, 2008 8:33 am Responder com Citação
Veterano Registo: 02 Ago 2005 Mensagens: 570 Local/Origem: London, Marinha Grande
Mas um pouco mais serio...

Ja pensaram que em Portugal ate ha artistas, o que nao ha eh produtores orientados para a area?

E esta hen?

Colocada: Seg Ago 18, 2008 5:53 pm Responder com Citação
Uma mente torturada Registo: 02 Jul 2006 Mensagens: 247 Local/Origem: pederneira/Inbicta!
tou com o yen, se o cg em portugal não tem pernas pra andar grande parte da "culpa" acho que é de não existir um investimento de produções e produtores da área.

Também podemos andar aqui muito a dormir, a grande maioria certamente anda, mas se não temos barco nem rede, pescamos de anzol (gostaram desta ?Twisted Evil )

acho que artistas existem, (podem não ser assim tantos, e certamente com pouca experiência a nível de uma grande produção) mas acho que falta é directores , supervisores, Pessoal com experiência que possa coordenar os outros com menos experiência, um pouco como o que se falou à um tempo atrás.

Quem sabe o yen daqui a uns anos até tira férias prolongadas da framestore e aventura-se a ser o director de animação de uma longa metragem em portugal Very Happy Very Happy
o afonso tira férias da pixar pra ser o director de iluminação e composição, and so on, and so on

Como eu falei com um colega meu, vou pra angola agora, e daqui a 10 anos volto milionario e abro o maior estudio de animação da peninsula iberica Razz
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
romanus
Colocada: Seg Ago 18, 2008 7:02 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 11 Mar 2005 Mensagens: 875
Na minha opinião o CG nacional está cada vez melhor. Pelo que tenho visto da concorrência quer a nível de publicidade quer a nível de motion graphics, estamos a ter cada vez mais trabalhos de grande qualidade. Aqui também temos elevado a fasquia, mas adaptados à nossa realidade e ao nosso mercado. E além disso, estamos a entrar num mercado bem mais forte que o nosso e com sucesso... e devem existir outros exemplos assim como o nosso em Portugal...
Portanto discordo de estarmos perdidos e só fazermos "mer..."
Realmente não temos nenhuma mega estrutura quer pela mentalidade e, principalmente, mercado para manter uma. Até nem falo de mega estruturas... conhecem alguma estrutura em Portugal que consiga pagar a 10 senior artists (chamem-lhe o que quiserem) ao mesmo tempo (ex: dois modeladores, dois animadores, dois iluminadores, dois concept designers, um realizador e um technical director) com ordenados correspondentes à sua especialidade?

Resumindo e concluindo, existem muito bons profissionais cá dentro e, o que não existe é uma estrutura (e desconfio que nunca irá existir) que permita juntá-los e fazer com que trabalhem em equipa mantendo cada macaco no seu galho e muito feliz com isso (quer com o seu ordenado quer com a visão empresarial do seu patrão / supervisor / whatever, quer com o projecto que estão envolvidos, etc, etc, etc).
Talvez a mudança possa existir (por exemplo), na contractação temporária por projecto. Algo que se pratica muito lá fora e por aqui começa-se a ver alguns bons exemplos, mas ainda não é uma prática comum.
Aqui ainda está tudo a tentar a sua sorte criando micro empresas que acabam por "rebentar" não pela falta de cunhas, mas muito pela falta de condições (hardware, instalações, competência, prazos que não conseguem cumprir, feitios, erros de gestão e, PRINCIPALMENTE, o volume de trabalho do nosso mercado!).

De qualquer das maneiras, acho natural que os portugueses procurem saídas no exterior... isso acontece desde sempre e em todas as áreas... e sempre acontecerá. Os mercados são completamente diferentes, bem como as mentalidades, necessidades, etc...

my 5 cents

PS: congrats à produção nacional Very Happy

unxetas
Colocada: Ter Ago 19, 2008 12:07 pm Responder com Citação
Foi preciso vir para aqui dizer (bem e depressa) merda para o pessoal sair da toca. Estava convencido que o forum estava prestes a fechar!

Bora la cambada, todos ah molhada...

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 1 de 5
Ir à página 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens