Índice do Fórum Dimensao3.com

Autor Mensagem

<  Noticias  ~  Real Time Rendering - Hypershot

carloscidrais
Colocada: Sex Mar 28, 2008 3:30 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 24 Mar 2005 Mensagens: 558 Local/Origem: London/Porto
Zep e nightwalker:

Não estou a entender. Vocês estão a dizer que neste momento já é possível utilizando o IPR ( no caso do Maya ) ou Render Region ( no caso do XSI ), navegar por uma cena, com materiais e iluminação fisicamente correctos e ver as actualizações no ecrã em tempo real, ou muito perto disso?

Colocada: Sex Mar 28, 2008 3:44 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 04 Out 2005 Mensagens: 743
Fisicamente reais não. O do vray tb não é fisicamente real, alias calcular iluminação "fisicamente real" é impossivel de momento, até o maxwell usa leis da física mas não faz todas as contas.

Os vray faz um interactive update, nada mais, é so uma forma de contornar o facto de não ser compatível com o active shade do max (ipr). O que torna o acerto de materiais mais lento. É mais um pc avançado do que o IPR ou renderegion pq vai refinado os resultados progresivamente mas não é nada de novo... um plug para o lightwave faz isto à anos...
http://www.worley.com/E/Products/g2/realtime.html

E no xsi, ao teres a cache do gi e fg, fazes practicamente o mesmo...

Colocada: Sex Mar 28, 2008 4:01 pm Responder com Citação
Eu posso apenas falar do Maya, mas tanto quanto sei ( e atenção que já não uso IPR há umas versões ), o IPR no Maya apenas funciona com actualizações de iluminação e materiais a partir da mesma perspectiva de câmara. Ou seja mexes uma décima de uma unidade em XYZ e tens q render a cena toda outra vez antes de poderes voltar a fazer actualização do que quer que seja.

Portanto não acho que seja um pouco mais avançado, mas antes uma diferença fundamental, porque como disse permite te visualizar a cena toda de qualquer perspectiva.

Pelo vídeo que vi da render Region no XSI (http://www.digitaltutors.com/digital_tutors/video_details.php?v=665), funciona exactamente da mesma forma. Claro que eles não mostram o tutor a rodar a câmara, portanto posso estar enganado.
Vocês usam XSI, podem me elucidar se é assim tão diferente.

P.S: Não consegui ver o vídeo no site da Worley, nem instalando o último plugin divx para mac...

EDIT: Mas do que li no site, funciona da mesma forma que o IPR.

Citação:
No need to hit F9 again except to see changes that require new rays to be fired, like camera moves or shadow updates and to create your final LightWave render.

Editado pela última vez por carloscidrais em Sex Mar 28, 2008 4:06 pm, num total de 1 vez

Colocada: Sex Mar 28, 2008 4:04 pm Responder com Citação
Yep, podes rodar a camera à vontade no xsi que ele faz o update da region. Wink

Colocada: Sex Mar 28, 2008 4:07 pm Responder com Citação
Smile O XSI parece mais apetecível de dia para dia... Wink

Colocada: Sex Mar 28, 2008 7:50 pm Responder com Citação
Uma mente torturada Registo: 08 Ago 2006 Mensagens: 241 Local/Origem: Porto
Estive a testar a demo e o que tenho a dizer é que é um render muito limitado e inviável para o render em geral mas bastante bom para áreas muito especificas (como se pode ver pela galeria).

Iluminação - Só pode ser feita a partir de hdri, o que complica muito se por exemplo quisermos fazer pequenas mudanças numa studio lighting;

Materiais - são bastante simples, existindo vários presets(glass, car paint, leather, etc) e um material em que se pode fazer uns tweaks como num standard material qualquer(mas muito mais básico), e é isto;

Compositing - o Hypershot consegue integrar a cena automaticamente num background á escolha, o que demonstra claramente o seu target group;

Render - O render é sempre feito com gi presente, podendo-se regular o numero de samples, a qualidade do gi, a qualidade das shadows, o AA, entre outros.

Conclusão: Penso que se este fosse mesmo um render fisicamente correcto não teria os parâmetros que tem para o render, ou então existem atalhos na física que eu desconheço. Como se disse em cima, até o maxwell os tem, mas não em coisas tão significativas.
Não deixa de ser um bom render para o mercado que é, visto ser rápido, fácil e de grande qualidade.
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
Nico
Colocada: Sex Mar 28, 2008 7:57 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 21 Jun 2005 Mensagens: 401 Local/Origem: Lisboa
carloscidrais escreveu:

E a única semelhança que estou a ver com o Maxwell é o facto dos cálculos da iluminação serem feitos com base em fórmulas fisicamente correctas. Mas como o ene.xis disse, e bem, o Maxwell tanto quanto sei não actua em real time. Corrijam-me se estiver enganado

O Carlos.... era uma chalaça.... Very Happy

www.idesign.pt
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
carloscidrais
Colocada: Sex Mar 28, 2008 8:29 pm Responder com Citação
Citação:
O Carlos.... era uma chalaça....

LOL Nico, devo andar muito sensível...como o resto da malta aqui pelo fórum...Isto é contagioso Laughing

De qualquer modo é com estas conversas que se aprende..hoje já estive a cuscar a página do Maxwell ( confesso que nunca me tinha despertado a curiosidade ) e fiquei a conhecer uma limitação do Maya em relação ao XSI ( pensava que era invencível, mas afinal... )

Enfim discussões assim são sempre produtivas e o que interessa é que todos daqui lucrem algo, em termos de conhecimento, que é para isso que aqui estamos.

Colocada: Sex Mar 28, 2008 9:08 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 21 Jun 2005 Mensagens: 401 Local/Origem: Lisboa
LOOLL.. pois... ando tudo muito sensível... é verdade...

O Maxwll é na verdade um bom render.... mas leennnnttttttoooooooo..... Very Happy

www.idesign.pt
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Nightwalker
Colocada: Sex Mar 28, 2008 9:54 pm Responder com Citação
Tive a brincar com o xsi para certificar-me que não estava a dizer nenhuma asneira e sim, é quase real time no meu AMD 3200 meio core, pouca ram e muito pó nas ventoinas

http://rapidshare.com/files/103136044/xsi_render_region.rar.html

Precisam do techsmith codec:

http://www.techsmith.com/download/codecs.asp

Edit: o video está à velocidade real excepto no ultimo momento em que subo o slider do anti aliasing, ai ha um corte, é que abusei nas glossys Embarassed Laughing

Colocada: Sex Mar 28, 2008 10:18 pm Responder com Citação
Obrigado pelo vídeo, isto é que é o espírito do d3, partilha de conhecimento e troca livre de informação.

Quanto aos resultados, interessante sem dúvida. Já agora, isto é como tinhas dito, com GI e FG em cache, certo?

Quanto ao aliasing não há nada a fazer? Fica muito lento se puxares o anti aliasing, como fazes no final ?

Thnx.

Colocada: Sex Mar 28, 2008 10:30 pm Responder com Citação
Nope, só Final Gather, com photon map não podia mexer a luz, só a camera.

Isto não é uma forma totalmente correcta de fazer as coisas é mais um hack que pode funcionar para certas situções, como exteriores por exemplo, basicamente calculas o Final Gather sem luz, só com o hdri ou phisical sky neste caso, usando o Append to current file, em varias pespectivas, ao teres esse data, ligas o from file e tcharan !!! "real time render" claro que os color bleedings não vao estar certos e tal... mas pode servir para acertar materiais confortavelmente e depois fazer as coisas como deve ser por exemplo Wink Penso que isto funciona no max e no maya embora sem teres o conforto da render region do xsi...

O render que ves na region do xsi é o mental ray normal, o que está na region é o que vai sair, não é uma cena à parte como o do vray, a barrinha de qualidade no canto controla o antialiasing pelo que ao por no maximo e ter gloss o render time dispara...

Cheers

Colocada: Sex Mar 28, 2008 10:58 pm Responder com Citação
Ok, dúvidas esclarecidas Very Happy

Obrigado.

Colocada: Sáb Mar 29, 2008 4:35 pm Responder com Citação
A propósito de renderers fisicamente correctos aqui fica mais um link de um novo plug-in que desconhecia:

http://www.fryrender.com/#home/index

Recomendo a visita, os resultados são excelentes, e o espectro de utilização é mais amplo do que o do Hypershot.

Além disto, estão a desenvolver, à semelhança do Chaos Group, uma aplicação real time para visualização de cenas.

Boas leituras.

Colocada: Sáb Mar 29, 2008 4:51 pm Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 05 Jul 2006 Mensagens: 316 Local/Origem: Puorto
o fry parece-me desde o principio muito apetecivel...
foi o new kid on the block do ano passado, fisicamente correcto, como o maxwell...quanto ao real time desde o inicio q se fala...mas ainda n vi nada...

Colocada: Sáb Mar 29, 2008 6:45 pm Responder com Citação
Uma mente torturada Registo: 08 Ago 2006 Mensagens: 241 Local/Origem: Porto
Tens muitos mais Carlos! Assim de cabeça tens o Indigo, o Kerkythea, o renderlight e muitos outros! Quanto ao randomcontrol da feversoft , o chema(homem por detrás do fry e do randomcontrol) ainda não adiantou mais nada. Vamos ver se vamos ficar todos Shocked
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
carloscidrais
Colocada: Sáb Mar 29, 2008 7:59 pm Responder com Citação
LOL a minha cabeça acabou de explodir...

Obrigado jr2joao, ás vezes uma pessoa habitua-se á solução que usa todos os dias ( e o Mental Ray já não é pêra doce, se queremos fazer algo de jeito daquilo ), que nos esquecemos de olhar para o lado e ver que existem mais soluções no mercado que dão conta do recado tão bem ou melhor.

Quanto ao randomcontrol, sim vamos lá a ver se nos surpeendemos Smile

Eu por cá estou é surpreendido de ver tanta participação positiva num tópico ( não desmerecendo os outros, claro ). Mas já há algum tempo que não me lembrava de uma discussão aonde se partilhasse tanto conhecimento.
A ver se as próximas continuam assim.

Obrigado a todos.

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 2 de 3
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Seguinte
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens