Autor |
Mensagem |
< Noticias ~ Real Time Rendering - Hypershot |
carloscidrais |
Colocada: Sex Mar 28, 2008 3:30 pm |
|
|
Veterano
Registo: 24 Mar 2005
Local/Origem: London/Porto
|
Zep e nightwalker:
Não estou a entender. Vocês estão a dizer que neste momento já é possível utilizando o IPR ( no caso do Maya ) ou Render Region ( no caso do XSI ), navegar por uma cena, com materiais e iluminação fisicamente correctos e ver as actualizações no ecrã em tempo real, ou muito perto disso? |
_________________ www.carloscidrais.com |
|
|
Voltar acima |
|
Nightwalker |
Colocada: Sex Mar 28, 2008 3:44 pm |
|
|
Veterano
Registo: 04 Out 2005
|
Fisicamente reais não. O do vray tb não é fisicamente real, alias calcular iluminação "fisicamente real" é impossivel de momento, até o maxwell usa leis da física mas não faz todas as contas.
Os vray faz um interactive update, nada mais, é so uma forma de contornar o facto de não ser compatível com o active shade do max (ipr). O que torna o acerto de materiais mais lento. É mais um pc avançado do que o IPR ou renderegion pq vai refinado os resultados progresivamente mas não é nada de novo... um plug para o lightwave faz isto à anos...
http://www.worley.com/E/Products/g2/realtime.html
E no xsi, ao teres a cache do gi e fg, fazes practicamente o mesmo... |
_________________ One of many at www.puraimagem.pt |
|
|
Voltar acima |
|
carloscidrais |
Colocada: Sex Mar 28, 2008 4:01 pm |
|
|
Veterano
|
Eu posso apenas falar do Maya, mas tanto quanto sei ( e atenção que já não uso IPR há umas versões ), o IPR no Maya apenas funciona com actualizações de iluminação e materiais a partir da mesma perspectiva de câmara. Ou seja mexes uma décima de uma unidade em XYZ e tens q render a cena toda outra vez antes de poderes voltar a fazer actualização do que quer que seja.
Portanto não acho que seja um pouco mais avançado, mas antes uma diferença fundamental, porque como disse permite te visualizar a cena toda de qualquer perspectiva.
Pelo vídeo que vi da render Region no XSI (http://www.digitaltutors.com/digital_tutors/video_details.php?v=665), funciona exactamente da mesma forma. Claro que eles não mostram o tutor a rodar a câmara, portanto posso estar enganado.
Vocês usam XSI, podem me elucidar se é assim tão diferente.
P.S: Não consegui ver o vídeo no site da Worley, nem instalando o último plugin divx para mac...
EDIT: Mas do que li no site, funciona da mesma forma que o IPR.
Citação: No need to hit F9 again except to see changes that require new rays to be fired, like camera moves or shadow updates and to create your final LightWave render. |
Editado pela última vez por carloscidrais em Sex Mar 28, 2008 4:06 pm, num total de 1 vez _________________ www.carloscidrais.com |
|
|
Voltar acima |
|
Nightwalker |
Colocada: Sex Mar 28, 2008 4:04 pm |
|
|
Veterano
|
Yep, podes rodar a camera à vontade no xsi que ele faz o update da region. |
|
|
Voltar acima |
|
carloscidrais |
Colocada: Sex Mar 28, 2008 4:07 pm |
|
|
Veterano
|
|
Voltar acima |
|
jr2joao |
Colocada: Sex Mar 28, 2008 7:50 pm |
|
|
Uma mente torturada
Registo: 08 Ago 2006
Local/Origem: Porto
|
Estive a testar a demo e o que tenho a dizer é que é um render muito limitado e inviável para o render em geral mas bastante bom para áreas muito especificas (como se pode ver pela galeria).
Iluminação - Só pode ser feita a partir de hdri, o que complica muito se por exemplo quisermos fazer pequenas mudanças numa studio lighting;
Materiais - são bastante simples, existindo vários presets(glass, car paint, leather, etc) e um material em que se pode fazer uns tweaks como num standard material qualquer(mas muito mais básico), e é isto;
Compositing - o Hypershot consegue integrar a cena automaticamente num background á escolha, o que demonstra claramente o seu target group;
Render - O render é sempre feito com gi presente, podendo-se regular o numero de samples, a qualidade do gi, a qualidade das shadows, o AA, entre outros.
Conclusão: Penso que se este fosse mesmo um render fisicamente correcto não teria os parâmetros que tem para o render, ou então existem atalhos na física que eu desconheço. Como se disse em cima, até o maxwell os tem, mas não em coisas tão significativas.
Não deixa de ser um bom render para o mercado que é, visto ser rápido, fácil e de grande qualidade. |
|
|
|
Voltar acima |
|
Nico |
Colocada: Sex Mar 28, 2008 7:57 pm |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 21 Jun 2005
Local/Origem: Lisboa
|
carloscidrais escreveu:
E a única semelhança que estou a ver com o Maxwell é o facto dos cálculos da iluminação serem feitos com base em fórmulas fisicamente correctas. Mas como o ene.xis disse, e bem, o Maxwell tanto quanto sei não actua em real time. Corrijam-me se estiver enganado
O Carlos.... era uma chalaça.... |
_________________ Nicolau Pais
Designer
www.idesign.pt |
|
|
Voltar acima |
|
carloscidrais |
Colocada: Sex Mar 28, 2008 8:29 pm |
|
|
Veterano
|
Citação: O Carlos.... era uma chalaça....
LOL Nico, devo andar muito sensível...como o resto da malta aqui pelo fórum...Isto é contagioso
De qualquer modo é com estas conversas que se aprende..hoje já estive a cuscar a página do Maxwell ( confesso que nunca me tinha despertado a curiosidade ) e fiquei a conhecer uma limitação do Maya em relação ao XSI ( pensava que era invencível, mas afinal... )
Enfim discussões assim são sempre produtivas e o que interessa é que todos daqui lucrem algo, em termos de conhecimento, que é para isso que aqui estamos. |
|
|
Voltar acima |
|
Nico |
Colocada: Sex Mar 28, 2008 9:08 pm |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 21 Jun 2005
Local/Origem: Lisboa
|
LOOLL.. pois... ando tudo muito sensível... é verdade...
O Maxwll é na verdade um bom render.... mas leennnnttttttoooooooo..... |
_________________ Nicolau Pais
Designer
www.idesign.pt |
|
|
Voltar acima |
|
Nightwalker |
Colocada: Sex Mar 28, 2008 9:54 pm |
|
|
Veterano
|
|
Voltar acima |
|
carloscidrais |
Colocada: Sex Mar 28, 2008 10:18 pm |
|
|
Veterano
|
Obrigado pelo vídeo, isto é que é o espírito do d3, partilha de conhecimento e troca livre de informação.
Quanto aos resultados, interessante sem dúvida. Já agora, isto é como tinhas dito, com GI e FG em cache, certo?
Quanto ao aliasing não há nada a fazer? Fica muito lento se puxares o anti aliasing, como fazes no final ?
Thnx. |
|
|
Voltar acima |
|
Nightwalker |
Colocada: Sex Mar 28, 2008 10:30 pm |
|
|
Veterano
|
Nope, só Final Gather, com photon map não podia mexer a luz, só a camera.
Isto não é uma forma totalmente correcta de fazer as coisas é mais um hack que pode funcionar para certas situções, como exteriores por exemplo, basicamente calculas o Final Gather sem luz, só com o hdri ou phisical sky neste caso, usando o Append to current file, em varias pespectivas, ao teres esse data, ligas o from file e tcharan !!! "real time render" claro que os color bleedings não vao estar certos e tal... mas pode servir para acertar materiais confortavelmente e depois fazer as coisas como deve ser por exemplo Penso que isto funciona no max e no maya embora sem teres o conforto da render region do xsi...
O render que ves na region do xsi é o mental ray normal, o que está na region é o que vai sair, não é uma cena à parte como o do vray, a barrinha de qualidade no canto controla o antialiasing pelo que ao por no maximo e ter gloss o render time dispara...
Cheers |
|
|
Voltar acima |
|
carloscidrais |
Colocada: Sex Mar 28, 2008 10:58 pm |
|
|
Veterano
|
|
Voltar acima |
|
carloscidrais |
Colocada: Sáb Mar 29, 2008 4:35 pm |
|
|
Veterano
|
A propósito de renderers fisicamente correctos aqui fica mais um link de um novo plug-in que desconhecia:
http://www.fryrender.com/#home/index
Recomendo a visita, os resultados são excelentes, e o espectro de utilização é mais amplo do que o do Hypershot.
Além disto, estão a desenvolver, à semelhança do Chaos Group, uma aplicação real time para visualização de cenas.
Boas leituras. |
|
|
Voltar acima |
|
ene.xis |
Colocada: Sáb Mar 29, 2008 4:51 pm |
|
|
Escravo do rato
Registo: 05 Jul 2006
Local/Origem: Puorto
|
o fry parece-me desde o principio muito apetecivel...
foi o new kid on the block do ano passado, fisicamente correcto, como o maxwell...quanto ao real time desde o inicio q se fala...mas ainda n vi nada... |
_________________ "fazes o quê?Trabalhas em renders ou lá como se chama?" |
|
|
Voltar acima |
|
jr2joao |
Colocada: Sáb Mar 29, 2008 6:45 pm |
|
|
Uma mente torturada
Registo: 08 Ago 2006
Local/Origem: Porto
|
Tens muitos mais Carlos! Assim de cabeça tens o Indigo, o Kerkythea, o renderlight e muitos outros! Quanto ao randomcontrol da feversoft , o chema(homem por detrás do fry e do randomcontrol) ainda não adiantou mais nada. Vamos ver se vamos ficar todos |
|
|
|
Voltar acima |
|
carloscidrais |
Colocada: Sáb Mar 29, 2008 7:59 pm |
|
|
Veterano
|
LOL a minha cabeça acabou de explodir...
Obrigado jr2joao, ás vezes uma pessoa habitua-se á solução que usa todos os dias ( e o Mental Ray já não é pêra doce, se queremos fazer algo de jeito daquilo ), que nos esquecemos de olhar para o lado e ver que existem mais soluções no mercado que dão conta do recado tão bem ou melhor.
Quanto ao randomcontrol, sim vamos lá a ver se nos surpeendemos
Eu por cá estou é surpreendido de ver tanta participação positiva num tópico ( não desmerecendo os outros, claro ). Mas já há algum tempo que não me lembrava de uma discussão aonde se partilhasse tanto conhecimento.
A ver se as próximas continuam assim.
Obrigado a todos. |
|
|
Voltar acima |
|
|