Índice do Fórum Dimensao3.com

Autor Mensagem

<  Geral  ~  Micro Empresa

VirtualFM
Colocada: Sex Mar 21, 2008 3:59 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 385
Tb já tive empresa e posso dizer que isso das empresas só serve para quem tem jeito e paciência para o negócio. Eu concluí que não tinha, além de ser demasiado condescendente com os meus próprios empregados que pouco ou nada faziam (o que implicava ficar eu a fazer directas e a acontecerem coisas como eles chegarem no dia seguinte ao estúdio e ficarem admirados por eu "já lá estar", ao que eu respondia "não, ainda aqui estou!")

Em relação às ideias aqui discutidas, é certo que é difícil uma empresa singrar fora de Lisboa, não concordo que nºao exista mercado fora de Lisboa ou que não seja possível. Tal como já foram apontados uns quantos exemplos que funcionam, nunca se sabe se a tua futura empresa não poderá ser um deles! E afinal, só o saberás depois de experimentar, e antes perder um ano ou dois a trabalhar sem resultados do que perder o resto da vida a pensar "e se eu tivesse feito a tal empresa?!"

Em relação a software... Sinceramente, acho que o software deve ser adquirido consoante o trabalho que se tem. E duvido que necessites de fazer exércitos a degladiarem-se ou naves espaciais a colidir em planetas. Portanto, para as necessidades que deves vir a ter (fazer uns logos a 3D, um personagem ou dois, uns efeitos extra aqui e ali, uma ilustração de arquitectura) precisas tanto de um Maya ou o XSI Extreme como uma pessoa vulgar precisa de um Ferrari para andar na cidade e ir pro emprego. O melhor é adquirir um Smart, que é económico e tem arrumação e serve para as deslocações diárias e ir às compras.

Dizes que começaste com o Cinema4D. Isso deve ter sido há mt tp, não? O Cinema 4D evolui astronomicamente nos últimos anos e de certeza dá para satisfazer todas as tuas necessidades e as dos teus clientes. Custa uns 1500€ (menos de metade do Max).

O Lightwave, apesar de tudo o que de negativo se diz dele (que tá a ficar ultrapassado e que tem ferramentas deficientes em animação de personagens e que não tira cafés e que se tem de dar voltas para chegar a soluções, e que o Modeler tá deficiente, etc) dá para fazer tudo o que precisas em 3D sem comprar nada extra (a não ser o FPrime), tem um workflow que permite resultados super-rápidos, tem o melhor render genérico de mercado (sem falar sequer em renderfarms!) e apesar de não ter o vRay, os avanços feitos na última versão a nível de radiosidade permitem resultados excelentes. O custo total é de 650€ ou 700€ se quiseres com o plugin LWCAD, que tem montes de ferramentas de modelação indispensáveis em arquitectura.
Ou seja, com o preço de um Max, podes comprar um LW e pagar a um artista para o aprender durante uns meses (um estagiário que fique satisfeito com 500€ ou coisa assim)!

Seja qual for a decisão, boa sorte!

/- /|/| 3D Animation and Special Effects
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Andias
Colocada: Sex Mar 21, 2008 4:55 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 06 Fev 2008 Mensagens: 390 Local/Origem: Aveiro
Mais uma vez agradeço a todos pelos comentários. Wink
Tenho muito trabalho de casa a fazer, muito mesmo, só espero fazer no mínimo um "bom" trabalho, porque se assim nao for, mais vale estar a trabalhar numa empresa a ganhar 750€, chegar à minha horinha...bazar e deixar a parte e a responsabilidade de gerir uma empresa para quem sabe.

ps:uma pequeno comentário para voces...eheh
Artistas Gráficos 3D rules Twisted Evil
kindzu
Colocada: Dom Mar 23, 2008 8:19 pm Responder com Citação
Registo: 18 Abr 2007 Mensagens: 16
se tiveres trabalho 3d para já que não possas fazer e precises de uma mãozinha, eu sou de aveiro(albergaria-a-velha) e uso software open source(blender, gimp, inkscape, etc) o q exclui o problema de licenciamento.

por razões familiares, tambem ando a procurar qualquer coisita aqui pelo norte.

e já agora, o blender é free e permite basicamente o mesmo q qualquer outra ferramenta 3d, na realidade eu acredito q mais importante q a ferramenta, é mesmo o artista, já usei o max, o maya, o c4d... e sinceramente o melhor para modelar e mapear, para mim ainda é o blender, claro q se estivesse a trabalhar para cinema integrado num grande pipeline, estaria a usar o maya ou xsi, mas não é esse o caso.
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
Andias
Colocada: Qua Mar 26, 2008 12:56 pm Responder com Citação
Citação:
Dizes que começaste com o Cinema4D. Isso deve ter sido há mt tp, não? O Cinema 4D evolui astronomicamente nos últimos anos e de certeza dá para satisfazer todas as tuas necessidades e as dos teus clientes. Custa uns 1500€ (menos de metade do Max).

O Lightwave, apesar de tudo o que de negativo se diz dele (que tá a ficar ultrapassado e que tem ferramentas deficientes em animação de personagens e que não tira cafés e que se tem de dar voltas para chegar a soluções, e que o Modeler tá deficiente, etc) dá para fazer tudo o que precisas em 3D sem comprar nada extra (a não ser o FPrime), tem um workflow que permite resultados super-rápidos, tem o melhor render genérico de mercado (sem falar sequer em renderfarms!) e apesar de não ter o vRay, os avanços feitos na última versão a nível de radiosidade permitem resultados excelentes. O custo total é de 650€ ou 700€ se quiseres com o plugin LWCAD, que tem montes de ferramentas de modelação indispensáveis em arquitectura.
Ou seja, com o preço de um Max, podes comprar um LW e pagar a um artista para o aprender durante uns meses (um estagiário que fique satisfeito com 500€ ou coisa assim)!

Acho que tem que ser tudo muito bem pensado, sinto-me bastante à vontade com o hardware e em relaçao ao software 2D, sei os que sao mais adequados para mim e para o meu trabalho.
Arrisco-me a dizer que o 3D funciona da mesma forma, depende dos gostos, das dinâmicas dos programas e acima de tudo das capacidade dos operadores.
romanus
Colocada: Qua Mar 26, 2008 1:31 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 11 Mar 2005 Mensagens: 875
Hi there,

Também aproveito para partilhar a minha experiência. Também tive uma empresa de 3D, numa altura em que havia (ainda) um pouco de respeito pelo trabalho especializado que se desenvolvia e, portanto, pagava-se relativamente bem cada trabalho executado.
Sendo assim, "facilmente" se obtinha o dinheiro suficiente para comprar o hardware necessário, bem como o software.
Também eu, como outros users que já escreveram aqui, aprendi que não tinha vocação para gerir uma empresa, mas sim para operar, e por isso, acabei por desistir de a ter...

A realidade agora é muito diferente e, acho que deverias começar por abrir actividade como empresário em nome individual. Tens menos gastos (escrituras e outras formalidades onde gastas bastante dinheiro) e vês o resultado no prazo de um ano. Se vires que tens clientes, um income relativamente estável, então aí sim, crias a tua empresa.
É que uma empresa requer contabilidade organizada (logo tens que pagar a um contabilista), requer pagamentos por conta (mesmo que não tenhas lucro, o Estado assume que tens e por isso tens que pagar adiantado... se no final do ano, virem que afinal não tiveste lucro, mas sim prejuízo, devolvem no próximo ano... rídiculo, mas enfim!), IRC (na minha altura eram 40% sobre o lucro apurado no final do ano) e por aí fora...

Seja como for, boa sorte, pois vais entrar num mercado que está um pouco caótico e com muito pouco respeito pelo trabalho que irás fazer (infelizmente para nós, operadores)

cheers for now

Andias
Colocada: Qua Mar 26, 2008 1:45 pm Responder com Citação
Tenho que ponderar bem como disse há pouco.
Ainda este fim de semana perguntei à minha contabilista, e fiz-lhe a mesma questao romanus...
Citação:
A realidade agora é muito diferente e, acho que deverias começar por abrir actividade como empresário em nome individual. Tens menos gastos (escrituras e outras formalidades onde gastas bastante dinheiro) e vês o resultado no prazo de um ano. Se vires que tens clientes, um income relativamente estável, então aí sim, crias a tua empresa.

ela disse-me exactamente o que escreves-te Wink

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 2 de 2
Ir à página Anterior  1, 2
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens