|
Autor |
Mensagem |
< Geral ~ O CG em Portugal |
carloscidrais |
Colocada: Ter Abr 15, 2008 6:08 pm |
|
|
Veterano
Registo: 24 Mar 2005
Local/Origem: London/Porto
|
LOL unxetas uma versão live seria difícil sem incendiar o restaurante... a julgar pela quantidade de flame wars....
Obrigado Fernando era isso que me interessava descobrir...a ver se sim, se as coisas melhoram...até porque ainda não perdi esperança de um dia vir a trabalhar por ai... |
_________________ www.carloscidrais.com |
|
|
Voltar acima |
|
romanus |
Colocada: Qua Abr 16, 2008 2:12 pm |
|
|
Veterano
Registo: 11 Mar 2005
|
VirtualFM escreveu: Em termos de conclusões propriamente ditas acho que não se chegou a nenhumas, mas houve uma série de pontos positivos:
1 - Apareceram montes de artistas! OK, não foram assim tantos, mas tendo em conta que aqui apenas estava uma lista de 12 ou 13 pessoas e eu estava a pensar que iam aparecer apenas metade devido a desistências de última hora, o que é certo é que além de aparecerem as 13 assinaladas ainda paareceram mais 4, perfazendo uns inacreditáveis 17! Isto só quer dizer que realmente as pessoas estão genuinamente interessadas ou no mínimo preocupadas com a situação... ou então tinham fome!
2 - O pessoal falou e discutiu sem no entanto cair na parvalheira, o que prova que é apenas uma questão do meio de comunicação utilizado: isto dos Foruns e Mailing Lists leva sempre a mal-entendidos.
3 - Foram discutidos vários pontos importantes e apresentados diversos pontos de vista, o que ajudou a aclarar as ideias de uma forma geral assim como as questões trazidas à mesa. Ficou muita coisa no ar e mais dúvidas se levantaram, o que acho que é benéfico pois vai fazer com que as pessoas pensem e, no fim de contas tal como numa boa sequela, prevê-se continuação.
4 - Na pior das hipóteses, o agradável ambiente gerado pelas conversas e troca de experiências trouxe cara-a-cara muitos de nós, que não nos conhecíamos, e se bem que seja possível que as coisas por aqui possam não ter uma melhoria notória (posso estar errado!), acho que ficou no ar o sentimento de que o jantar foi uma lufada de ar fresco e que deveríamos fazer isto mais vezes.
PS: E a isto ressalva-se o Sil3, que chegou atrasado e começou logo a mandar bitaites, refilando tanto ao vivo como aqui no forum
Realmente foi uma lufada de ar fresco.
Correu muito bem e foi bom conhecer as pessoas por trás do nick. Como profissionais, foi uma conversa bem direccionada, sem falar sobre nada sobre os nossos postos de trabalho, empresas onde trabalhamos, mas sim da nossa profissão (genericamente), dos exemplos dos países desenvolvidos vs Portugal e muitos outros etc's.
Objectivamente, 17 pessoas num universo de ?400? não chega a ser representativo, mas pode ser que daqui surja algo mais concrecto. Longe (ou não) da ideia de associação, pode ser que surja um primeiro ?portal? português acerca desta área.
Ou então, não passou de um bom jantar, com um bom ambiente e que talvez se possa repetir de quando em quando... why not?
cheers for now |
_________________ Rui Romano
www.ingreme.com
www.ingreme.com/reel |
|
|
Voltar acima |
|
mpalma |
Colocada: Qua Abr 16, 2008 5:34 pm |
|
|
Veterano
Registo: 11 Abr 2005
Local/Origem: Planeta Terra - V.R.S.A.
|
Objectivos Fundamentais:
1- Cada um com sua tabela de preços !
2- Concordo.
3- Se for uma Empresa esta é que sabe o que deve exibir
"pub" e a liberdade que dá aos seus empregados os quais
dependem das leis de contrato ao que estão submetidos,
freelancer´s cada um sabe aquilo que quer mostrar.
4- A ideia é boa o sistema de voto, a contangem do mesmo é que meto
em causa, e o prémio qual é ?
Obejctivos Secundários:
1- Lole ,alguem me pode explicar o que quer dizer com seus pares ?
2- Pub ,como é que se vive nestes meios sem ela ?!?!
3- Sempre que possível.
4- Com autorização e conhecimento de onde esta é feita porque não ?
5- Ensino existe a web, escolas, e comunicação entre CGI Artists, que
outras formas de Ensino pode existir ?
6- Em existindo Eventos tem mesmo que existir promoção.
Só li o primeiro post, as minhas desculpas. |
Editado pela última vez por mpalma em Qua Abr 16, 2008 7:32 pm, num total de 2 vezes _________________ Marco Palma |
|
|
Voltar acima |
|
carloscidrais |
Colocada: Qua Abr 16, 2008 5:50 pm |
|
|
Veterano
Registo: 24 Mar 2005
Local/Origem: London/Porto
|
Citação: Não li nenhum post sem ser o primeiro as minhas desculpas.
Oh Mpalma...pois eu li os posts todos, só o teu é que não percebi...
Fala claro, homem! |
_________________ www.carloscidrais.com |
|
|
Voltar acima |
|
mpalma |
Colocada: Qua Abr 16, 2008 7:21 pm |
|
|
Veterano
Registo: 11 Abr 2005
Local/Origem: Planeta Terra - V.R.S.A.
|
Deve existir algum problema técnico pois mais claro e directo é me impossivel ser.
ps: estive a corrigir algumas faltas de vírgulas e mais um par de palavras. |
_________________ Marco Palma |
|
|
Voltar acima |
|
ene.xis |
Colocada: Qua Abr 16, 2008 9:32 pm |
|
|
Escravo do rato
Registo: 05 Jul 2006
Local/Origem: Puorto
|
carlos:
já algum tempo q o tento entender e nada... |
_________________ "fazes o quê?Trabalhas em renders ou lá como se chama?" |
|
|
Voltar acima |
|
3dkla |
Colocada: Qua Abr 16, 2008 9:43 pm |
|
|
Novo membro
Registo: 17 Ago 2007
|
Citação: Deve existir algum problema técnico
eh eh
Talvez ... no teu cérebro
Obrigado por me fazeres rir |
|
|
|
Voltar acima |
|
VirtualFM |
Colocada: Qui Abr 17, 2008 4:06 am |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 28 Jan 2005
|
Vá lá pessoal, sabemos que o meio escrito pode levar a mal-entendidos e falhas de comunicação, para mais da forma como muita gente escreve, mas também não é preciso abusar com a falta de entendimento!
Vejamos... ele disse que APENAS LEU O PRIMEIRO POST, logo é mais que evidente que esta é a sua opinião a cada um dos pontos propostos nesse mesmo primeiro post!
Claro que podemos discordar da sua opinião ou tentar esclarecer melhor algumas questões. E sobre isso tenho a dizer o seguinte sobre os pontos citados:
mpalma escreveu: Objectivos Fundamentais:
1- Cada um com sua tabela de preços !
(...)
3- Se for uma Empresa esta é que sabe o que deve exibir
"pub" e a liberdade que dá aos seus empregados os quais
dependem das leis de contrato ao que estão submetidos,
freelancer´s cada um sabe aquilo que quer mostrar.
(...)
Obejctivos Secundários:
(...)
5- Ensino existe a web, escolas, e comunicação entre CGI Artists, que
outras formas de Ensino pode existir ?
1 - Ora bem, se cada um tiver a sua tabela de preços, o problema mantém-se! E qual é o problema?! O problema é que quem está mesmo a começar não faz ideia nenhuma de quanto vale o seu trabalho! E não é só neste ramo, é em muitos dos ramos relacionados com tecnologia (e as artes). Quando se sai da escola, ou mesmo da Universidade, não se tem em conta uma série de coisas, como o pagamento de contas, de impostos, de casa, de carro, de seguros, de pensões para a velhice, etc. Vive-se com parcas posses, em quartos ou com os pais, e quer-se dinheiro para estoirar em CDs/DVDs e numas bejecas e pronto, fica-se feliz! Acima de tudo, não se pensa no valor do trabalho que se faz, nem da criatividade. O resultado destas coisas é que muito puto sai cá para fora a cobrar 25€ por um logotipo, ou achar que cobrar 5€ à hora já é uma fortuna e chega-lhe muito bem!
O resultado é mau de múltiplas maneiras: recebe pouco e trabalha muito (quando se começa raramente se sabe orçamentar um trabalho convenientemente em termos de carga horária) acabando por trabalhar 4 vezes mais... aliás, 8 vezes mais, pois quem é inexperiente também não conta com as múltiplas alterações requisitadas pelo cliente, os tempos de reuniões, as deslocações paras as ditas reuniões, passar um dia inteiro nisto e na realidade não ter feito nada a sério, tendo de trabalhar pela noite dentro e fazer várias directas que lhe vão sair do corpo mais cedo ou mais tarde (que depois se traduzem em despesas médicas que custam 90€ por consulta! (consulta essa que dura uns 15 ou 20 minutos... Depois já vêem quanto é que vale o tempo das pessoas que sabem o que estão a fazer!)), etc No fim de tudo pode ainda estar a fazer um óptimo trabalho a um preço ridículo, e só o percebe demasiado tarde. Ou pior, desisitr, pois chega à conclusão que é demasiado trabalho para tão pouco lucro e depois ou perde o cliente ou faz um trabalho ranhoso (e toda a gente tem a desculpa que "ah, para o tempo que houve foi o que deu para fazer", mas o que sai à vista é que o trabalho está muito sofrível) e neste caso, seja um trabalho merdoso seja um bom, fica sempre a profissão mal vista, pois se o trabalho saiu mal é mais um cliente a dizer "cá em Portugal nunca se faz nada de jeito e não há um bom animador 3D por cá, é melhor mandar fazer uma coisa de jeito lá fora", se ficou um trabalho bom, lixa-se o mercado pois fica no ar que "afinal fazer 3D é fácil e barato e dá milhões" (pois dá, para os intermediários que cobram o preço justo, não para quem não sabe o valor e cobra 25€!)
É preciso lembrar que "fazer 3D" requer estudo contante pelo resto da vida (ou enquanto se continuar na área), actualizações contínuas de software (e usam-se vários programas que são actualizados, às vezes, mais que uma vez por ano), adquisição de novo hardware (quem é que usa o mesmo computador por mais de 2 anos ou 3? E mesmo que use, quem não compra mais uns discos ou mais memória ou mais um DVD ou mais um monitor?!)
Portanto, sair da escola a cobrar tanto, ou por vezes ainda mais barato, como a mulher-a-dias que faz a limpoeza do condomínio não me parece um caminho justo nem para os artistas em questão nem para a profissão em si (afinal, a empregada de limpeza tem de realmente comprar vários produtos de limpeza, mas não custam o mesmo que um upgrade do Maya! E provavelente usa a mesma vassoura durante 5 anos, que tb não se compara ao preço de um computador! E quanto a técnicas novas para aprender... enfim, de vez em quando lá aparece uma empregada de limpeza mais ousada e maluca que diz que "ai, se eu dobrar o joelho a 30º qdo estou a varrer as escadas o trabalho sai logo muito melhor!", mas são casos raros!).
Como exemplo, quando eu comecei a trabalhar comecei no ramo da informática propriamente dito. Ao estagiar numa empresa verifiquei era norma pagar à volta de 5 contos/h para um programador reles numa empresazita. Fiquei chocado com o disparate que isso representava, pois para mim eu teria feito o dito programa para o cliente por uns meros 50 contos e já teria ficado satisfeito (mesmo demorando um mês nisso!), pois afinal, eu gostava de programar, por isso para mim estava a ser pago para me divertir! Não suspeitava sequer que bastava a empresa ser um bocadinho maior para poder cobrar 20cts/hora pelo meu tempo! Independentemente disso, achava que ganhar 100 contos por mês (500€) era uma fortuna, pois andava habituado a ganhar 20 (100€) nos programas temporários de ocupação de jovens e dava-me muito bem para comprar os meus comics e as minhas cassettes! E é assim que, de uma forma geral, se pensa qdo se sai da escola! Pois o pessoal está neste ramo porque GOSTA, e ao passar o dia inteiro a "brincar" com bonecos/pixeis/programinhas e ainda a ser pago por isso, epá, desde que dê para pagar a net ao fim do mês e umas quantas pizzas está-se bem, certo?!
Não, não é certo... por isso acho muito bem que hajam umas tabelas de base, umas tabelas indicativas de quanto vale na realidade o suor dos nosso "simples" "carregar de botões", que mostrem aos incautos que não têm consciência do seu valor e muito menos do que estão a fazer, que pensem um pouco sobre isso e que cobrem em conformidade... Tomara eu que tivesse uns valores de referência quando comecei!
Isto vai extenso, hein?! Bom, vamos ao ponto...
3 - Se é bem verdade que a empresa é que sabe o que quer mostrar, se impedir sistematicamente que os artistas mostrem o trabalho que fizeram, a nível de portfolio, como é que esses artistas poderão tentar encontrar outras empresas caso estejam insatisfeitos? Compreende-se que as empresas não queiram que os seus empregados saiam nem andem a bater à porta dos outros. Tb se compreende que não se possa andar a mostrar à concorrência o que se andou a fazer... mas isso durante um certo tempo, não para sempre!!! Depois do anúncio/filme/poster/revista/site estar disponível ao público, porque nao poderá o artista poder dizer "fui eu que fiz isto", ou no caso de ser uma equipa "fui eu que fiz aqui esta parte"?!
Imagina que estás 5 anos a trabalhar numa empresa de animação 3D. E não te deixam de forma alguma mostrar nada. Como tens dado o litro e tens trabalhodo dias e noites pela empresa, estás farto daquilo até às orelhas. Mas como realmente tens trabalhado muito, qdo chegas a casa vais dormir ou descansar ou passear, nao te vais meter à frente do teu computador a fazer trabalho para ti mesmo, nem curtas, nem esboços nem nada! Por isso, são 5 anos, e queres sair daquele inferno... e queres ir à procura de emprego noutras paragens e o que tens para mostrar?! 5 anos de NADA, pois não tens autorização para mostrar o que fizeste na empresa em que estavas (ainda estás!), não tens nada TEU para mostrar e o que ainda te sobra são as coisas que fizeste ANTES de teres entrado para a tal empresa (o que te conseguiu o emprego!) e que agora te parecem um nojo. Portanto, a tua única hipótese é: ou despedires-te e aguentar uns meses a criar um portfolio de raiz sem ganhar um tusto (para isso precisaste de planear bem a coisa e arranjares um pé-de-meia jeitoso que te possibilite andar uns meses sem trabalhar. Aconselho no mínimo 10K€ para uma aventura dessas.), ou aldrabares e mostrares na mesma as coisas que fizeste, à rebeldia da dita empresa... não ficando de bom tom na empresa onde vais mostrar isso, pois o mercado é muito pequeno e sabe-se logo que "Ah, Fulano de Tal anda por aí a dizer que fez isto e aquilo!"
Por isso sim, são coisas a discutir e argumentar com quem de direito.
Por último, o ponto...
5 - Acho que a questão do "ensino" não é propriamente relativa ao "quê" mas sim ao "como", qualidade, capacidade demonstrada, saídas, confiança nos formandos que de lá saem (seja de onde for), qualidade e confiança nos formadores (o que fizeram? Estão ali a ensinar com que direito? O que já fizeram de gabarito? Têm experiência de produção? Onde? A fazer o quê? Qual a qualidade dos seus trabalhos?!). Digo isto porque o ditado que diz que "Quem sabe, faz. Quem não sabe... ensina" não se aplica bem aqui. Quer dizer, sim, aplica, mas só até um determinado nível. E claro que podemos dizer isso de todo o ensino, apenas falei nisto para frisar que não é um assunto linear que não mereça ser discutido, pois não é uma questão de "o quê".
E termino por hoje, que se faz tarde! |
_________________ Fernando Martins
www.isisds.com
_____
/- /|/| 3D Animation and Special Effects |
|
|
Voltar acima |
|
xogun |
Colocada: Qui Abr 17, 2008 11:01 am |
|
|
Registo: 15 Nov 2007
|
Era para responder aos pontos duvidosos mas o Xôr VirtualFM especificou e muito bem o que iria "postar".
Subscrevo xôr VirtualFM. |
|
|
|
Voltar acima |
|
comanight |
Colocada: Sex Abr 18, 2008 1:58 pm |
|
|
Uma mente torturada
Registo: 02 Jul 2006
Local/Origem: pederneira/Inbicta!
|
tenho seguido atentamente o post, apesar, só não me chego à frente porque sou um novato na área, e como novato que sou concordo plenamente com a tabela de preços (como forma de ter uma noção de preços praticados, para não f**er ainda mais o mercado) e não consigo perceber o porquê de haver pessoas contra isto.
é uma grande iniciativa, mas sei perfeitamente que hà coisas propostas que dificilmente conseguirão ir avante. Mas hà iniciativa e já é um começo.
Temos o exemplo do design que é recente, mas bem mais velho que a profissão "artista gráfico de computadores" e continua a ser um cabo dos trabalhos, as associações que são várias e não se entendem, designers que não se entendem, etc.
concluindo é de louvar a iniciativa, e como o rui romano disse até um portal, 10 vezes mais pequeno que o cgsociety já era um começo. |
|
|
|
Voltar acima |
|
engelik |
Colocada: Sex Jul 04, 2008 10:25 am |
|
|
Escravo do rato
Registo: 10 Mar 2007
Local/Origem: Lisboa
|
bump...
e então como vai / está a iniciativa?
parecia-me realmente importante não deixar cair isto no esquecimento, pois a iniciativa era louvável.
não sei se à novidades, ou se é preciso dar um empurrãozinho, mas para o bem de todos os profissionais da área era bom continuar com a iniciativa.
digam coisas. |
|
|
|
Voltar acima |
|
romanus |
Colocada: Sex Jul 04, 2008 4:36 pm |
|
|
Veterano
Registo: 11 Mar 2005
|
engelik escreveu: bump...
e então como vai / está a iniciativa?
parecia-me realmente importante não deixar cair isto no esquecimento, pois a iniciativa era louvável.
não sei se à novidades, ou se é preciso dar um empurrãozinho, mas para o bem de todos os profissionais da área era bom continuar com a iniciativa.
digam coisas.
Era louvável e por momentos acreditei (acreditámos) que poderia ser possível fazer algo de mais concrecto.
Foi criado um portal temporário com um forum temporário e começou por se tentar conversar acerca de todos os temas importantes... houve uma participação de 8 pessoas e, a meu ver, para ter alguma força e impacto, teriam que ser muitas mais e com muita vontade de actuar ao invés de apenas se queixarem da vida e muitos outros etc's
De qualquer das formas, acho que as pessoas interessadas deveriam olhar para http://www.cpav.pt/
Acho que é um bom começo!
cheerz |
_________________ Rui Romano
www.ingreme.com
www.ingreme.com/reel |
|
|
Voltar acima |
|
comanight |
Colocada: Qua Jul 09, 2008 8:05 am |
|
|
Uma mente torturada
Registo: 02 Jul 2006
Local/Origem: pederneira/Inbicta!
|
Rui, eu parto do principio que essas 8 pessoas que participaram nesse fórum temporario, fossem aquelas que foram aquele jantar à uns tempos, eu por acaso não sabia que esse forum existia, não sei se colocas-te aqui no fórum e passou-me ao lado, ou se o objectivo era tentar manter o fórum restrito às pessoas mesmo interessadas, (o que também tem alguma lógica).
Se esse fórum ainda existir e vontade, e caso seja para manter o fórum restrito a quem está interessado, pedia-te se me podias enviar o link por pm, ou então se o disponibilizavas aqui no fórum que secalhar hà mais interessados que também desconhecem o fórum.
Andei a ver o cpav e aquilo é parte do que poderia ser criado, e que se falou, tabela de referência, directório, vantagens para sócios, codigo de ética, etc. Pena é que tudo isto seja ligado para o mundo do cinema em si.
Acho que se conseguia fazer um portal melhor que o do cpav, e com muito mais interacção entre membros.
Citação: mas todos sabemos que executar em três anos aquilo que nunca foi feito em 30 anos de democracia, é tarefa difícil e só possível com o apoio de todos.
Eu ando neste muito à relativamente pouco tempo, mas mesmo assim, se temos preserverança e capacidade pra continuar ao fim do maya ou max ou outros crasharem e irem embora horas de trabalho que demoraram tempos e tempos a aprender e desenvolver, também devemos ter para tentar defender a profissão para que tanto queima-mos neurónios. |
|
|
|
Voltar acima |
|
Nico |
Colocada: Qua Jul 09, 2008 12:42 pm |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 21 Jun 2005
Local/Origem: Lisboa
|
huumm.... esse dito forum, também me passou ao lado.... |
_________________ Nicolau Pais
Designer
www.idesign.pt |
|
|
Voltar acima |
|
Andias |
Colocada: Qua Jul 09, 2008 3:10 pm |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 06 Fev 2008
Local/Origem: Aveiro
|
deve ter passado quase a todos |
|
|
|
Voltar acima |
|
Nightwalker |
Colocada: Qua Jul 09, 2008 3:30 pm |
|
|
Veterano
Registo: 04 Out 2005
|
So pra espicaçar um pouco isto...
Estivemos na corunha numa convenção:
http://mundosdigitales.org/espanol/index.htm
Não vi lá nenhum tuga, e não admira é outro mindset...
Não faltam projectos, vontade, e sim...
tb se queixam um pouco, têm falta de recursos, a nossa geração não tem direitos, o estado social está morto etc etc etc, tudo a mema merda... mas... fazem, juntam-se e fazem....
Longas, curtas, series,jogos, vfx pra cinema e televisao, parcerias entre empresas, parcerias com universidades ect etc etc etc
aqui fala-se em portais enquanto uns recordam os tempos do amiga e os outros discutem se o max crasha por causa do governo...
Im fed up, sorry. |
_________________ One of many at www.puraimagem.pt |
|
|
Voltar acima |
|
Kameleon |
Colocada: Qua Jul 09, 2008 4:36 pm |
|
|
Site Admin
Registo: 27 Jan 2005
Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
|
Kameleon escreveu:
Conclusão, não é facil, nada facil criar, manter, gerir algo deste genero sem a ajuda de pessoas que tenham a mesma vontade, a mesma disponibilidade mental e empenho e mais que não desistam e continuem a acreditar que se pode fazer algo grande cá em Portugal apesar das adversidades.
I hate to say I told you so! |
_________________ .artur leao.
You can do it! VFX |
|
|
Voltar acima |
|
|
Todos os tempos são GMT
|
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum You cannot attach files in this forum You cannot download files in this forum |
© 2005 + 2021 | Dimensao3.com - All rights reserved