Índice do Fórum Dimensao3.com

Autor Mensagem

<  Geral  ~  O CG em Portugal

Andias
Colocada: Seg Mar 31, 2008 4:08 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 06 Fev 2008 Mensagens: 390 Local/Origem: Aveiro
Será que poderei levar um amigo meu? eu so conheco lisboa junto ao tejo Embarassed
se ele for podem contar comigo
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
romanus
Colocada: Qua Abr 02, 2008 5:07 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 11 Mar 2005 Mensagens: 875
RPM escreveu:
Será que poderei levar um amigo meu? eu so conheco lisboa junto ao tejo Embarassed
se ele for podem contar comigo

Decerto que isso não será um problema Wink

cheers for now

Mais um update à lista:

1 - Rui Romano
2 - David Cordeiro
3 - Fernando (a confirmar)
4 - Marco Peixoto
5 - Jaime (a confirmar)
6 - Nuno Castro (a confirmar)
7 - Bruno Gomes
8 - Raphael Rema
9 - Rui Morais
10 - Sérgio Duque
11 - Fernando Martins
12 - Rui Feliciano

Editado pela última vez por romanus em Ter Abr 08, 2008 11:02 am, num total de 2 vezes

Andias
Colocada: Qua Abr 02, 2008 5:52 pm Responder com Citação
Thanks Smile
RuiFeliciano
Colocada: Seg Abr 07, 2008 8:51 pm Responder com Citação
Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 12
Mais um com presença certa:

Rui Feliciano

ISIS Digital Studios
Motion Gfx . Visual fx . 3D Animation
www.isisds.com
romanus
Colocada: Ter Abr 08, 2008 1:10 pm Responder com Citação
Faltam poucos dias para o "evento".

Marquei mesa em meu nome para sexta feira, dia 12 de Abril (por volta das 20h), no restaurante "A Gina" no Parque Mayer. Em anexo, junto o mapa para o dito restaurante.
Ao telefonar, perguntaram-me se queríamos escolher os pratos... disse que iria telefonar amanhã para confirmar.

Especialidades da casa são:
Grelhado Misto
Bacalhau com grão
Pataniscas de bacalhau
Bacalhau à Lagareiro
Entre outras que não consegui memorizar Twisted Evil

Como ainda há algumas dúvidas em relação ao número de pessoas que vão, gostava que confirmassem (aqui ou em por pm) a vossa ida, bem como se querem algum destes pratos, ou escolhem na hora...

Mudando de assunto, estou a estudar um pouco o código de trabalho bem como os direitos de autor e direitos conexos.
Se puderem preparar-se acerca dos temas que acham importantes, a reunião seria, com certeza, mais proveitosa.

cheers,

fernando
Colocada: Ter Abr 08, 2008 1:49 pm Responder com Citação
Novo membro Registo: 13 Dec 2005 Mensagens: 35 Local/Origem: Lisboa
se tudo correr bem e nao houver criativos de ultima hora com alteracoes tambem confirmo a minha presença no jantar
Ate sexta
Fernando
Nico
Colocada: Ter Abr 08, 2008 4:50 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 21 Jun 2005 Mensagens: 401 Local/Origem: Lisboa
Ainda não tinha dito, pois ainda não sabia como ia ser a minha vida esta semana... não vai dar... muito trabalho... Bom Jantar... Cool

www.idesign.pt
Roys
Colocada: Ter Abr 08, 2008 5:22 pm Responder com Citação
Registo: 03 Ago 2005 Mensagens: 19 Local/Origem: Portimao
Hi there!

Já vão algumas luas que não postava aqui (não sou muito dado a postar em fóruns).

Acho que esta iniciativa só peca por ser tardia.
Creio que é urgente que a comunidade se una.

A profissão de animador 3d está a chegar a um ponto de maturação.Acho que é realmente importante regular,criar um código
deontológico,que não tendo um peso de lei,mas pelo menos tenha um tom de orientação para a actividade.

Há muitos animadores que vivem desta profissão,e que se iniciaram no "3D Animation boom" lá para os anos 90.Agora
já estão a entrar na numa altura de formar uma família,ter rendimentos mais dignos,menos horas e mais qualidade.
Para esses convém haver algumas regras para a estabilização da actividade.

Outros estarão a começar,para esses,será muito útil a existência de tabelas de preços recomendados,e directrizes que os orientem.

Este "mercado" está completamente selvagem.

Também uma associação seria útil na pedagogia em relação ao cliente.
Pode ensinar,esclarecer,o que é o 3d,para que serve,como funciona,demonstrar como é constante o nosso investimento procura da excelência.

Assim o cliente estaria mais sensivel á diferenciação entre um bom trabalho e um mau trabalho,De um profissional de um curioso...
A perpetuação desta situação de "far-west" só descredibiliza esta actividade,desvaloriza o valor real do nosso trabalho.
Todos sofrem com este estado de coisas,incluindo o cliente final.

Como não existem regras,ou plafonds mínimos recomendados,aqueles profissionais validos,com reconhecido talento,cansam-se de trabalhar
horas brutais e serem parcamente remunerados.
Resultado,estes animadores abandonam a profissão,logo menos talento,menos know-how, e a comunidade empobrece.

Por isso, concordo em princípio com este esforço em formar uma associação,de um acertar de agulhas.

Acho lamentável que por exemplo,os Astrólogos sejam reconhecidos como categoria profissional e fiscal pelo Governo Português,
e a nossa profissão seja ignorada.

Será que uma profissão como animador 3D,que requer um esforço enorme, de continua formação técnica/artística,que paga os seus impostos,
que contribui de forma positiva e honesta para a sociedade, não tenha um tratamento semelhante?

Os profissionais da locução,trilharam este caminho.Organizaram-se,valorizando-se e o resultado está á vista.
-> http://www.truca.pt/outros_locut_material/tabela_2007.pdf

A formação de uma associação pode não ser imediatamente consequente,mas é o início de um caminho,que urge ser tomado.

Um abraço a todos,e bom jantar!!
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
romanus
Colocada: Ter Abr 08, 2008 6:08 pm Responder com Citação
Roys escreveu:
Hi there!

Já vão algumas luas que não postava aqui (não sou muito dado a postar em fóruns).

Acho que esta iniciativa só peca por ser tardia.
Creio que é urgente que a comunidade se una.

A profissão de animador 3d está a chegar a um ponto de maturação.Acho que é realmente importante regular,criar um código
deontológico,que não tendo um peso de lei,mas pelo menos tenha um tom de orientação para a actividade.

Há muitos animadores que vivem desta profissão,e que se iniciaram no "3D Animation boom" lá para os anos 90.Agora
já estão a entrar na numa altura de formar uma família,ter rendimentos mais dignos,menos horas e mais qualidade.
Para esses convém haver algumas regras para a estabilização da actividade.

Outros estarão a começar,para esses,será muito útil a existência de tabelas de preços recomendados,e directrizes que os orientem.

Este "mercado" está completamente selvagem.

Também uma associação seria útil na pedagogia em relação ao cliente.
Pode ensinar,esclarecer,o que é o 3d,para que serve,como funciona,demonstrar como é constante o nosso investimento procura da excelência.

Assim o cliente estaria mais sensivel á diferenciação entre um bom trabalho e um mau trabalho,De um profissional de um curioso...
A perpetuação desta situação de "far-west" só descredibiliza esta actividade,desvaloriza o valor real do nosso trabalho.
Todos sofrem com este estado de coisas,incluindo o cliente final.

Como não existem regras,ou plafonds mínimos recomendados,aqueles profissionais validos,com reconhecido talento,cansam-se de trabalhar
horas brutais e serem parcamente remunerados.
Resultado,estes animadores abandonam a profissão,logo menos talento,menos know-how, e a comunidade empobrece.

Por isso, concordo em princípio com este esforço em formar uma associação,de um acertar de agulhas.

Acho lamentável que por exemplo,os Astrólogos sejam reconhecidos como categoria profissional e fiscal pelo Governo Português,
e a nossa profissão seja ignorada.

Será que uma profissão como animador 3D,que requer um esforço enorme, de continua formação técnica/artística,que paga os seus impostos,
que contribui de forma positiva e honesta para a sociedade, não tenha um tratamento semelhante?

Os profissionais da locução,trilharam este caminho.Organizaram-se,valorizando-se e o resultado está á vista.
-> http://www.truca.pt/outros_locut_material/tabela_2007.pdf

A formação de uma associação pode não ser imediatamente consequente,mas é o início de um caminho,que urge ser tomado.

Um abraço a todos,e bom jantar!!

Estou completamente de acordo contigo, Rui... tenho pena é que não possas vir Razz
Alguém com a tua experiência seria super importante, mas imagino que seja complicado vires cá de propósito...
Depois do jantar logo falamos sobre o que foi discutido, etc...

Abraço,

PS: Updated list

1 - Rui Romano
2 - David Cordeiro
3 - Fernando
4 - Marco Peixoto
5 - Jaime
6 - Nuno Castro (a confirmar)
7 - Bruno Gomes
8 - Raphael Rema
9 - Rui Morais
10 - Sérgio Duque
11 - Fernando Martins
12 - Rui Feliciano
13 - Jorge Coelho

Editado pela última vez por romanus em Qua Abr 09, 2008 11:37 am, num total de 1 vez

Jaime
Colocada: Qua Abr 09, 2008 11:34 am Responder com Citação
Novo membro Registo: 28 Jun 2007 Mensagens: 33 Local/Origem: Lisboa
Eu confirmo, eu confirmo Smile
fernando
Colocada: Qua Abr 09, 2008 11:35 am Responder com Citação
Novo membro Registo: 13 Dec 2005 Mensagens: 35 Local/Origem: Lisboa
tambem confirmo
Fernando
Andias
Colocada: Qua Abr 09, 2008 12:05 pm Responder com Citação
infelizmente não vou conseguir estar presente
ene.xis
Colocada: Qua Abr 09, 2008 2:15 pm Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 05 Jul 2006 Mensagens: 316 Local/Origem: Puorto
ok...
Nao consegui adiar uma viagem, e infelizmente não vou poder ir a Lx...desta vez...
mas na proxima reuniao/jantar podem contar cmg!

fico ansiosamente à espera de relatos!
e que corra tudo da melhor forma!

Wink

Colocada: Qua Abr 09, 2008 2:22 pm Responder com Citação
Registo: 03 Ago 2005 Mensagens: 19 Local/Origem: Portimao
Citação:
Estou completamente de acordo contigo, Rui... tenho pena é que não possas vir
Alguém com a tua experiência seria super importante, mas imagino que seja complicado vires cá de propósito...
Depois do jantar logo falamos sobre o que foi discutido, etc...

Abraço,
.

Olá Rui,

Realmente não posso comparecer,mas seguirei todos os
desenvolvimentos atentamente!

Um abraço...Rui.[/quote]
VirtualFM
Colocada: Sex Abr 11, 2008 12:45 am Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 385
Ora bem, finalmente consegui ler o thread! Exclamation

Bom, apenas alguns pontos:
- Romanus, calculo que te tenhas enganado e quisesses dizer "11 de Abril"
- Em relação ao nome acho engraçado que quando comecei nisto me intitulava "Artista 3D", numa tradução directa do inglês. Alguns colegas "do design" fartavam-se de gozar comigo, diziam que era um título foleiro e aconselharam-me a escrever "Artista Multimédia" no cartão. Isto foi em 1995 ou 96! Desde há alguns anos que voltei ao "Artista 3D", mas como agora tb se faz composição... enfim, não quero misturar as coisas com "compositor" Very Happy

Por último...

romanus escreveu:

Estamos a falar entre unir esforços de pessoas que estão dentro do mercado e sabem do que falam, para que a nossa área não se torne (ainda mais) uma "bandalheira", em que nos olham como um mero operador que carrega numas teclas e o computador faz o resto...

Lamento o meu pessimismo, mas não acredito que alguma vez isto se consiga! Fazer entender as pessoas "normais" dos desafios diários que constituem o nosso trabalho é qualquer coisa de inalcansável para as suas mentes. Não estou a dizer que sejam estúpidos, apenas que é algo que lhes é completamente alienígena, e como tal não conseguem nem ver a ponta do iceberg.

Há dezenas de anos que trabalho nisto e para 98% dos meus amigos (os que não trabalham neste ramo) eu sou "o gajo que trabalha com computadores", ou na melhor das hipóteses um "informático". Para os meus pais e família em geral sou apenas um gajo que passa o tempo a jogar ou a brincar com bonecos e que nunca mais arranjo "um emprego de jeito, de Homem"!

Compreender a utilização de diversos programas 3D, diversos formatos de imagem, conversões, transferências, manipulações e muitas outras tarefas que temos de desempenhar no nosso dia-a-dia é uma coisa que não cabe na cabeça de quem conhece, mal, o formato .doc e .ppt! Sem sequer começar a falar nos problemas adicionais devidos a bugs e/ou incompatibilidades e ao facto dos programas nunca fazerem precisamente o que dizem que fazem no manual! E digo "quem conhece mal" porque a maioria dos utilizadores nem sabe que extensões são os documentos (que estão normalmente escondidas) ou sequer o que é uma "extensão".

E isto para os poucos que têm e sabem usar um computador como utilizador (que afinal os utilizadores de computadores não são assim tantos a uma escala global). Porque para todos os outros é ou "uma brincadeira" ou "magia".

E reparem que estou a falar de pessoas educadas e com formação, não estou a falar de pessoas iletradas ou com a 4ª classe! Ainda há relativamente pouco tempo (1 ano ou 2) estive a falar com uma professora, que estava muito atrapalhada porque havia um novo método de avaliação, em que agora se avaliavam os alunos por competências em vez de ser por resultados (qlqr coisa assim), e estava muito preocupada porque há 15 anos que era professora e as coisas sempre se tinham feito de uma determinada forma e agora de repente mudava-se tudo e havia muita coisa a fazer e pensar e estudar... Deu-me cá uma vontade de rir! Afinal, é o que estou sempre a sentir desde há anos, pois de 3 em 3 meses aparece um novo programa, uma nova técnica que exige uma nova metodologia, um novo padrão de exigência, ou simplesmente um novo plugin que ou se aprende a fazer alguma coisa com aquilo ou se tem a sensação que toda a gente nos ultrapassa! Por isso... as profissões "normais" preocupam-se com uma mudança em 15 anos... nós por cá temos revoluções trimestrais, muito obrigado! Logo, não lhes peçam que possam sequer começar a compreender o quão exigente é a nossa profissão, que para eles isto é apenas carregar nuns botões e já tá.

(só consigo lançar alguma luz neles quando vêem o tipo de programas, vários ligados ao mesmo tempo, com interfaces completamente diferentes do que estão habituados e com milhares de botões incompreensíveis e menus por todo o lado!)

Para conseguir a compreensão do que fazemos seria necessária uma campanha de sensibilização incomensurável. E mesmo que houvesse por aí um milionário sensível que resolvesse mostrar ao mundo o quão difícil isto é, e que afinal não é só carregar num botão, mesmo assim, MESMO ASSIM não funcionava! Porquê?! Eu explico porquê...

Porque em termos de campanhas de sensibilização, somos invadidos vezes e vezes sem conta por anúncios ecológicos, desde há anos que se fala em reciclagem, nos problemas planetários, na poluição, no consumo e desperdício desenfreado. E é ver campanhas de sensibilização nas revistas, em anúncios de página inteira, na TV, com putos sorridentes que nos pedem amorosamente que lhes deixemos um planeta mais limpo, na rádio, em cartazes, enfim, é impossível ignorar o quanto se tem falado na questão da reciclagem e do aproveitamento dos desperdícios... E eu vou deitar o lixo normal nos contentores, abro e o que vejo lá dentro?! Garrafões de plástico, garrafas de vidro, molhos de revistas e jornais, carrinhos de bébé e electrodomésticos partidos, etc... E a 20 metros do caixote do lixo estão os contentores de reciclagem: vidrão, papelão e... e o outro dos plásticos que não me lembro do nome.

Portanto, em duas décadas de sensibilização, o resultado é uma cambada de trolarós que não é capaz de andar 20 metros para colocar as garrafas de cerveja no vidrão porque nunca ouviu falar em reciclagem ou nunca se interessou porque não lhe agrada.

E se com isto não quero dizer que seja um esforço inútil, pois afinal da mesma forma que alguém recicla, com certeza alguém poderá vir a compreender o nosso trabalho, como as coisas se fazem e as dificuldades envolvidas, a uma escala global não vejo as coisas de uma forma optimista!

/- /|/| 3D Animation and Special Effects
Malanjo
Colocada: Sex Abr 11, 2008 3:15 pm Responder com Citação
Visitante
...

Editado pela última vez por Malanjo em Dom Jun 30, 2013 12:01 pm, num total de 1 vez
Andias
Colocada: Sex Abr 11, 2008 5:47 pm Responder com Citação
esse excerto de filme traz-me recordaçoes estranhas...
eu com 19 anos a tirar o curso de operaçoes especiais nos rangers no cioe Twisted Evil em penude, lamego

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 6 de 9
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens