|
Autor |
Mensagem |
< Geral ~ O CG em Portugal |
xogun |
Colocada: Ter Mar 18, 2008 4:33 pm |
|
|
Registo: 15 Nov 2007
|
A tabela têm de ser considerada como o consenso entre entidades e artistas. O reconhecimento da parte das empresas credibiliza isso mesmo. Se for bem cultivada a associação firmemente poderá estabelecer um padrão, não uma regra. É necessário chegar aqueles que se iniciam como também aqueles que já exercem e às entidades que pedem serviços.
Para haver credibilidade terá de haver um acreditar da nossa parte para algo que nos defenda.
Cenário:
Freelancer chega a empresa para prestar serviço, pede o valor que se adeque com a qualidade demonstrada. Empresa verifica o artista através do reel e pesquisa na base de dados da associação, verifica a tabela e toma decisão. O freelancer é novamente contactado ou chamado para reunião e é-lhe dito que existem serviços disponíveis não de 500 mas sim de 100, woooooops os de 100 já estão informados do mercado afinal só pedem 400.
Em suma qualquer empresa tenta minimizar ao máximo os custos para fazer algo. A vida é um bluff, só se cai quem não sabe.
O núcleo que pode fazer isto andar é a credibilidade que nos possamos ter nisto. |
|
|
|
Voltar acima |
|
hadao |
Colocada: Ter Mar 18, 2008 4:43 pm |
|
|
Site Admin
Registo: 27 Jan 2005
Local/Origem: Santa Maria da Feira
|
Já à bastante tempo que não postava nada por aqui, mas aqui vai a minha contribuição.
O que o Kameleon disse la em cima sobre mil e uma iniciativas que foram cá feitas e no ex cgportugal, que que nas primeiras vezes era toda a gente a participar e depois só se ouvia o vento a passar pelas janelas, concordo plenamente, é triste isso acontecer, agora de onde bem o problema?! Talvez da nossa parte que deveríamos ter "empurrado" mais as iniciativas, ou do pessoal que perde muito facilmente a motivação.. não sei...
Mas uma coisa posso falar, isso de associações tem muito que se lhe diga, felizmente/infelizmente fiz parte de 2, cá na terrinha com pessoal de "capital" a apoiar a coisa, tudo começou bem, depois o pessoal começou a deixar de aparecer ora porque tinha outras coisas para fazer, ora porque não podia, ora porque tinha que ver a telenovela, ora porque não lhe apetecia, resultado da mesma forma que elas nasceram rapidamente morreram...
Eu sou mais da opinião de se fazer um "portal" género os que já existem, carga de trabalhos, rede freelancer, etc.. onde as pessoas podiam colocar os seus trabalhos, onde sim ate se podia colocar uma "tabela" de preços ( apenas como referencia ) onde ate se podia dar a oportunidade a quem "comprou" o trabalho de dar uma apreciação do resultado ( uma forma de recompensar para futuros trabalhos o artista ) e até colocar como o nosso querido estado faz uma lista dos caloteiros e pessoas a evitar.
Ou até mesmo uma zona ( como alguns tem ) para leilões onde alguém dizia quero que me façam um "iogurte" quanto cobram ?! o pessoal podia então lançar os preços, assim ficavam todos a ganhar... digo eu, era uma forma de também aumentar a concorrência e a competitividade.
Mas isso ( o portal ) também pode ser mais um entre muitos, mas pelo menos tinham um publico alvo...
e volto a dizer:
“Give a man a fish; you have fed him for today. Teach a man to fish; and you have fed him for a lifetime” |
_________________ someone on a fresh desert.... |
|
|
Voltar acima |
|
Nightwalker |
Colocada: Ter Mar 18, 2008 5:11 pm |
|
|
Veterano
Registo: 04 Out 2005
|
Descobri que existe uma Guild Nos usa :
http://www.gag.org/
ainda não li, vou dar uma vista de olhos em casa pode ser uma boa fonte de referencia. |
_________________ One of many at www.puraimagem.pt |
|
|
Voltar acima |
|
romanus |
Colocada: Ter Mar 18, 2008 5:39 pm |
|
|
Veterano
Registo: 11 Mar 2005
|
Caros colegas:
Por um lado fico contente pela iniciativa ter feito mexer tanta gente. Tenho recebido feedback positivo de pessoas que nem pensava estarem activas... tenho recebido pm's e msn's... e portanto aqui vai:
Sou contra a promoção de flame war's porque acho que isso vai contra tudo aquilo que quero defender neste momento, que é basicamente, o entendimento entre a nossa classe.
Portanto vou tentar responder objectivamente ao que considero fundamental nesta discussão:
1 - Não foi à toa que escrevi objectivos fundamentais e secundários. Talvez devesse ter sido mais claro e, devesse ter escrito, 1ª Fase e 2ª Fase. Esta segunda fase estaria completamente dependente do sucesso da primeira.
2 - Tenho um grande respeito pelo trabalho que foi feito aqui neste forum e pelo esforço desenvolvido, mas não se pode comparar o que não é comparável. Estamos a falar em criar uma associação entre profissionais duma mesma área. Não estamos a falar de um forum (mesmo que o objectivo primordial fosse a criação de um Portal).
Estamos a falar entre unir esforços de pessoas que estão dentro do mercado e sabem do que falam, para que a nossa área não se torne (ainda mais) uma "bandalheira", em que nos olham como um mero operador que carrega numas teclas e o computador faz o resto, criando uma base de dados de conhecimento adquirido por variadas pessoas e ao mesmo tempo criando uma base de dados de trabalho nacional...
3 - Vamos parar com os exemplos acerca do que um freelancer pode ou não fazer. Poderíamos regojizar-nos durante horas a criar histórias hipotéticas e com pormenores sádicos à mistura para nos rirmos todos mais um pouco...
Vamos ser práticos e objectivos. Estamos a criar e a disponibilizar informação que pode ou não ser assimilada e enraízada. Não estamos a criar barreiras, obrigações, mas sim a tentar proteger a nossa área apenas e EXCLUSIVAMENTE com informação. A tabela seria criada com carácter informativo e seria actualizada anualmente.
É claro que a experiência e qualidade de um determinado operador é determinante no orçamento final, mas tendo uma base feita através de médias (dadas pelos principais intervenientes deste mercado, NÓS!) podemos ter preços minimos que devem ser respeitados por juniores e seniors. Como se define quem é o quê (junior e senior), isso é outra guerra... lá chegaremos também...
4 - É óbvio que isto não seria uma associação contra os empregadores... Seria sim, contra o individualismo, a desinformação, o salve-se quem puder, a mediocridade da mentalidade portuguesa que se reflecte no nosso dia a dia, muito enraízados na nossa área.
Para acabar e sendo mais OBJECTIVO possivel:
1 - Protecção dos interesses e direitos de associados e não associados. Como? Dando acesso ao máximo de informação disponibilizada por um conjunto de profissionais (quantos mais melhor!). Essa informação seria segmentada por áreas (ex: tabela de preços de referência, informação acerca de modelos de orçamentação, apresentação de portfolios, etc)
2 - Promoção do trabalho executado a nível nacional. Como? Com a criação de uma área específica de portfolios dos associados (devidamente validada pelas entidades responsáveis por esses trabalhos). Com a criação de prémios (ainda que meramente virtuais) para publicitar ainda mais a nossa produção. Seja ele um trabalho individual ou colectivo... e ainda por cima eleitos de uma forma democrática e sem lobby's! Can u imagine???
Se estes dois objectivos tivessem pleno sucesso, então pensaríamos nos passos seguintes (objectivos secundários). Small steps at a time!
Agora vem a parte poética e que podem passar à frente:
Sou apologista de pensar positivo... sou apologista de agir (depois de muito pensar acerca de um determinado assunto). Sou apologista de apostar em algo que acredito.
Neste momento em particular, acredito e estou a fazer algo sem querer NADA em troca... popularidade? mais trabalho? mais dinheiro? mas o que é que aquele tipo vai ganhar com isto?
NADA a não ser dores de cabeça e mais trabalho (mas não do que é remunerado)... talvez alguma satisfação a médio/longo prazo por saber que participei em algo que foi útil para alguém ou para uma comunidade, quem sabe...
Deixem de perder tempo com suspeições, teorias da conspiração e vamos fazer algo para variar. Desde que comecei, sempre fui inovador e sempre combati o pré-estabelecido, o tem que ser assim porque senão vem o bicho papão... e só assim é que se mudam mentalidades.
Sozinho não vou a lado nenhum, nem quero ir... mas acho que se começarmos a pensar como uma comunidade, poderemos evoluir muito a diversos níveis. Deixem de pensar pequeno e a nível individual e, principalmente, o que POSSO ganhar com isto! Pensem no colectivo para variar.
Têm medo de fortificar a concorrência? Eu também tenho, mas utilizo isso como arma para procurar evoluir a nível profissional e a exigir mais de mim mesmo.
Eu serei o primeiro a pagar a pôrra da cota! Hehehehe
cheerz for now |
_________________ Rui Romano
www.ingreme.com
www.ingreme.com/reel |
|
|
Voltar acima |
|
Bcool |
Colocada: Ter Mar 18, 2008 8:21 pm |
|
|
Registo: 17 Abr 2006
Local/Origem: Lisboa
|
Não sou profissional da área de 3D, apenas um hobbyist que eventualmente gostaria de conjugar no futuro o exercício da minha profissão com a ilustração 2D/3D. Assim sendo, não vou comentar a utilidade/legitimidade desta possível associação porque não tenho experiência do mercado de trabalho nesta área e, como tal, não teria hipótese de dar uma opinião fundamentada e, portanto, útil.
No entanto, gostava de dizer umas coisas acerca da iniciativa e da disponibilidade para desenvolver e contribuir projectos. Estou a terminar a faculdade e fui muito activo em vários grupos académicos nestes vários anos de curso. Qualquer um que já tenha feito parte de associações de estudantes (locais e nacionais), comissões de cursos e até grupos que teoricamente são só brincadeira como tunas (tal como 3D é só "bonecos" em teoria) e tenha tido um papel activo e interventivo como eu tive sabe o trabalho e o espírito de sacrifício que isso implica.
Há sempre quem tenha a ideia de organizar qualquer coisa em que firmemente acredita e em prol da qual está disposto a investir tempo. E tem sempre de partir dessa pessoa o esforço a 100% (nem que seja o esforço inicial em quantidade suficiente para convencer os outros de que o projecto vai avante e que a pessoa é séria) e isto é tão mais verdade quanto mais ambicioso for o projecto em causa. Uma pessoa que firmemente acredita na utilidade de um projecto tem que estar determinada o suficiente para o conseguir pôr de pé por si só, e não pode esperar ter logo à partida a colaboração de todos os outros. Só quando as pessoas que estão à volta se apercebem de que o organizador está mesmo determinado a cumprir o seu projecto é que se começam a mexer para o ajudar, de certa forma porque sabem que o projecto vai avante de qualquer maneira e de que não depende delas. Assim, podem contribuir para o projecto, em vez de mal entram serem logo fundamentais para a sua conclusão.
Por exemplo, o caso do concurso de digital sculpting. Acho que todos, incluindo os organizadores, reconhecem que era um projecto muito ambicioso porque esta é uma comunidade pequena e que provavelmente apenas uma fatia muito pequena dos utilizadores domina ou conhece essa área o suficiente para sequer entrar num concurso. Não se podia esperar que fosse correr como um concurso da CGTalk, que é uma comunidade de artistas de topo de todo o mundo. Só que, mal o primeiro concurso correu mal, foi logo tudo interrompido, o sil3 desatou a mandar vir com o pessoal por ninguém ter participado e desmotivou logo. A minha opinião (e, relembro, como alguém que já organizou muitas coisas diferentes e que levou exactamente com a mesma falta de empenho alheio) é que, se a esse concurso (falhado) se tivesse seguido outro, e outro no mês seguinte, e outro, se calhar podias ter uns primeiros 3 ou 4 concursos que apenas teriam 3 ou 4 entradas (sempre os mesmos, por exemplo), mas todas as outras pessoas pensariam: "Pá, porreiro, este fórum tem um concurso de sculpting todos os meses, vou ver se nas próximas semanas aprendo a mexer nisto e se no do mês que vem já consigo participar". As pessoas sentiriam que o concurso não depende delas, e que, mesmo que elas não possam participar, ele está lá. Consequências? Os organizadores têm de ter trabalho, claro (mas supostamente estão a fazer isto porque gostam e querem investir parte do seu tempo em prol da comunidade), mas o concurso passaria a ser reconhecido como um evento sério, com periodicidade. Eu percebo que pareça ingrato dizer a alguém que teve a iniciativa e o trabalho de organizar que devia ter feito mais ainda, mas é verdade, e qualquer um que inicie qualquer coisa e seja pioneiro sabe que, no início, há sempre alguém a puxar quase sempre sozinho a carruagem até que mais pessoas entrem a bordo.
Outro pequeno aparte é o assunto recorrente de portugal, do "burgo" e da "mentalidade" que aparece sempre que se fala de algo que não está bem. Eu pessoalmente detesto essas conversas de generalização para justificar problemas pessoais ou pontuais. Acho é que a única característica flagrante dos portugueses que por vezes transparece brutalmente neste fórum é a nossa obsessão em criticarmo-nos a nós próprios. Somos um bocado o oposto dos americanos, somos obcecados connosco, mas de forma depreciativa. E sil3 (parece que tenho algo contra ti, mas não, calhou querer falar de assuntos dos quais és um exemplo, espero que não leves a mal ) hás-de reparar que, quer no tal concurso de digital sculpting que correu mal, tal como neste mesmo topic, puxaste logo dessa questão. Há que dar tempo ao tempo, esta ideia está a dar os primeiros passos, o pessoal tem vindo a comentar neste par de dias, e só porque isto não tem 300 comentários já é preciso falar de portugal e que não há iniciativa e mais não sei quê... quem estiver empenhado na ideia contribui, comenta e leva a iniciativa adiante. Quem não estiver empenhado, não comenta nem contribui, mas esses também não fazem falta a quem quer organizar alguma coisa séria.
Peço desculpa se fugi demasiado do topic, mas quis deixar aqui uma reflexão tendo em conta que já me senti muitas vezes na pele de quem tem uma ideia e a tem de levar para a frente sozinho até que os outros finalmente se apercebam de que é mesmo a sério e que vale a pena apoiar. Parabéns aos pioneiros! |
_________________ Modo lover
Junior Blenderhead |
|
|
Voltar acima |
|
Sil3 |
Colocada: Qua Mar 19, 2008 10:50 am |
|
|
Veterano
Registo: 13 Set 2005
|
Citação:
Por exemplo, o caso do concurso de digital sculpting. Acho que todos, incluindo os organizadores, reconhecem que era um projecto muito ambicioso porque esta é uma comunidade pequena e que provavelmente apenas uma fatia muito pequena dos utilizadores domina ou conhece essa área o suficiente para sequer entrar num concurso. Não se podia esperar que fosse correr como um concurso da CGTalk, que é uma comunidade de artistas de topo de todo o mundo. Só que, mal o primeiro concurso correu mal, foi logo tudo interrompido, o sil3 desatou a mandar vir com o pessoal por ninguém ter participado e desmotivou logo. A minha opinião (e, relembro, como alguém que já organizou muitas coisas diferentes e que levou exactamente com a mesma falta de empenho alheio) é que, se a esse concurso (falhado) se tivesse seguido outro, e outro no mês seguinte, e outro, se calhar podias ter uns primeiros 3 ou 4 concursos que apenas teriam 3 ou 4 entradas (sempre os mesmos, por exemplo), mas todas as outras pessoas pensariam: "Pá, porreiro, este fórum tem um concurso de sculpting todos os meses, vou ver se nas próximas semanas aprendo a mexer nisto e se no do mês que vem já consigo participar". As pessoas sentiriam que o concurso não depende delas, e que, mesmo que elas não possam participar, ele está lá. Consequências? Os organizadores têm de ter trabalho, claro (mas supostamente estão a fazer isto porque gostam e querem investir parte do seu tempo em prol da comunidade), mas o concurso passaria a ser reconhecido como um evento sério, com periodicidade. Eu percebo que pareça ingrato dizer a alguém que teve a iniciativa e o trabalho de organizar que devia ter feito mais ainda, mas é verdade, e qualquer um que inicie qualquer coisa e seja pioneiro sabe que, no início, há sempre alguém a puxar quase sempre sozinho a carruagem até que mais pessoas entrem a bordo.
Outro pequeno aparte é o assunto recorrente de portugal, do "burgo" e da "mentalidade" que aparece sempre que se fala de algo que não está bem. Eu pessoalmente detesto essas conversas de generalização para justificar problemas pessoais ou pontuais. Acho é que a única característica flagrante dos portugueses que por vezes transparece brutalmente neste fórum é a nossa obsessão em criticarmo-nos a nós próprios. Somos um bocado o oposto dos americanos, somos obcecados connosco, mas de forma depreciativa. E sil3 (parece que tenho algo contra ti, mas não, calhou querer falar de assuntos dos quais és um exemplo, espero que não leves a mal ) hás-de reparar que, quer no tal concurso de digital sculpting que correu mal, tal como neste mesmo topic, puxaste logo dessa questão. Há que dar tempo ao tempo, esta ideia está a dar os primeiros passos, o pessoal tem vindo a comentar neste par de dias, e só porque isto não tem 300 comentários já é preciso falar de portugal e que não há iniciativa e mais não sei quê... quem estiver empenhado na ideia contribui, comenta e leva a iniciativa adiante. Quem não estiver empenhado, não comenta nem contribui, mas esses também não fazem falta a quem quer organizar alguma coisa séria.
Na boa, estamos todos a falar e é assim que nos entendemos, não é a ficar fechado e não dizer nada a ninguém
Sim eu assumo que me "exaltei" o ano passado, pq me custou perder o meu tempo a fazer TUDO, só não pude foi pegar nas vossas mão e Wacoms e Esculpir por voces...
Engraçado que eu tambem tive essa ideia... tipo, vamos lá bombardear este pessoal com Concurso, que NÃO ERAM Concursos atenção, mas sim CHALLENGES (Desafios), um Concurso implica prémios.
Aquilo foi feito para "espevitar" a malta aqui numa altura em que apareciam todas as semanas trabalhos novos em Sculpt aqui no forum e eu aproveitei a onda para tornar as coisas mais giras (a meu ver), claro que sendo em PT começa logo a confusao de que uns nao tinham o ZB e e so tinham o Blender ou pq a mesh era igual pa todos...enfim... PT Style..
Eu expliquei lá nessa thread o pq de não ter feito e não me estar a ver-me tão cedo a "organizar" outra coisa do Género...
Uma coisa que possivelmente não repararam... mas eu sou um User comum do Forum, na altura nem Sub Forum Mod era, logo o que EU organizei qq UM pode Organizar, por isso Bcool man, chega-te à frente e se no primeiro não der certo tenho a certeza que nos segundo ou terceiro ou quarto ou quinto tens um sucesso em mão hehehe, ok ok tou a ser sarcastico mas no fundo vou dizendo as verdades.
Outra coisa é, eu não tou em casa o dia todo a olhar pa Net (felizmente), há alturas que tenho mais tempo e outras não, mas se eu disser que não me custou estar a perder o MEU tempo livre em a organizar, juntar links que explicassem as coisas etc etc para NINGUÉM andar às aranhas (e disto ninguém me pode dizer que não me esforcei) para depois eu ser o Único que acabou alguma coisa... e até HOJE quase 1 ano depois mais ninguém pegou em NADA nem sequer se dignaram a acabar o que tinham começado, acho que tá tudo dito... da minha parte no me apetece gastar o MEU precioso tempo a cativar outros, quando os outros não querem depois fazer as coisas seja pela razão que for. Deixo isso para outros, TU por exemplo, e fica aqui dito para a posteridade que EU participo assim que houver mais e apoio no que for preciso, mas o grosso de uma Organização tão cedo não me apetece mesmo e nem tenho tempo para perder assim à brava.
Não seria o que querias ter lido mas é como é, e peço MUITA desculpa se a minha atitude o ano passado "magou" os sentimentos (que coitaditos ficaram todos muito destroçados... ) pena é essas energias a mandarem vir comigo não terem sido canalizadas de outra forma.
Fico à espera de mais inciativas
ps: Ups espero não desmotivado/traumatizado mais ninguém com este Post... |
_________________ Sil3
(Lê-se Sile e não Sil + 3...vem dos meus tempos |33t do Unreal Tournament ) |
|
|
Voltar acima |
|
pipocaz |
Colocada: Qua Mar 19, 2008 2:24 pm |
|
|
Primeiros passos
Registo: 26 Abr 2007
Local/Origem: Lisboa
|
Citação: ...Pq razão "nós" somos sempre os gajos que fazem uns "Bonecos"... como se isso fosse a coisa mais simples e natural do Mundo, mas no entanto só uma infima percentagem de Humanos consegue fazer esses tais Bonecos para divertimento de outros Humanos... há muito mais Advogados, Contabilistas, Padeiros, Pintores de Paredes, Talhantes, Programadores, Pescadores, Agricultores etc etc que malta como "nós" no entanto continuamos a ser os gajos que fazem uns "Bonecos" enquanto os outros tem profissoes Dignas e Respeitaveis pq sao úteis.... é ISTO que é preciso mudar e meter na cabeça das Pessoas e dos Clientes... aliás os Clientes dependem de nós os Artistas mais do que nós deles... é que mesmo que não haja Clientes nõs vamos ciontinuar a fazer "Bonecos" nem que seja só para nós, isto esta-nos no Sangue, não é uma simples profissao, é um modo de estar na Vida, ninguém vem fazer isto pq vai ficar Rico e ganhar muito $$$ como fazem muitos Médicos e Advogados. Vimos para aqui pq gostamos realmente do que fazemos e damos a nossa alma pelos trabalhos, pq em cada trabalho nosso vai um pedacinho de nós. ..
Sim senhor sile conseguiste deixar-me emocionada..
next.. a minha opinião:
Acho que apesar de algumas contrariedades.. ainda se consegue gente para andar com isto para a frente e se como diz o nightwalker houver um lider para dizer o k cada um deve fazer, cada um pode ajudar se quiser..
Quanto à questão da tabela de preços, acho que seria uma boa base de referencia, porque o que eu penso de pessoal que se deixa xular é que muitas vezes tb não sabem os preços que sao praticados.. (pq cada caso é um caso e pq depende do tipo de trabalho, da qualidade final..) ou seja eu tb não vejo ninguém a apregoar os preços q cada um pratica, e isso nao se encontra em lado nenhum.. ou se tem a lata/ confiança para perguntar a alguém que já trabalha à mais tempo e diz-lhe o q fazer.. ou se fica na completa ignorância.
Penso que a associação é uma boa iniciativa e que tem pernas para andar nem que inicialmente seja aos trambolhões.. os putos não deixam de gatinhar e começam a correr da noite para o dia.. cada coisa leva o seu tempo..
Cumpz |
|
|
|
Voltar acima |
|
romanus |
Colocada: Qua Mar 19, 2008 4:14 pm |
|
|
Veterano
|
Um link enviado por pm para partilhar convosco. Alguém que trabalha nesta área há 16 anos (uma referência para mim) que disse estar interessado e que, por enquanto, irá manter-se no anonimato:
http://www.cpav.pt/
Poderia tornar-se algo do género (a longo prazo), mas completamente direccionado para a área de ?2D?/3D. Utilizo um ponto de interrogação, visto não ser a minha área, mas já ter tido contactos de pessoas que trabalham neste campo e que mostraram interesse em que esta associação se estenda à animação e ilustração 2D. Será outro ponto para discutir, se formos em frente.
Peço-vos para irem falando com pessoas que pensem ser relevantes e importantes para esta acção. Eu vou fazer o mesmo e acho que dentro de três a quatro semanas podemos tomar decisões (ou sim ou sopas, a bem dizer)
cheers |
www.ingreme.com
www.ingreme.com/reel |
|
|
Voltar acima |
|
Nightwalker |
Colocada: Qua Mar 19, 2008 4:25 pm |
|
|
Veterano
|
Citação: mostraram interesse em que esta associação se estenda à animação e ilustração 2D
Seria muito positivo se conseguíssemos pontes com talentos da animação tradicional, por exemplo o Abi Feijó ou a Regina Pessoa ... |
|
|
Voltar acima |
|
Blackjack |
Colocada: Qua Mar 19, 2008 5:10 pm |
|
|
Primeiros passos
Registo: 09 Jan 2007
|
Tou a ver o site da www.cpav.pt e parece-me um excelente exemplo a seguir...Parece estar lá tudo!...
Nice found Romanus! |
|
|
|
Voltar acima |
|
carloscidrais |
Colocada: Qua Mar 19, 2008 6:01 pm |
|
|
Veterano
Registo: 24 Mar 2005
Local/Origem: London/Porto
|
O que eu sugeriria é encetar contactos para que os artistas digitais, devidamente encabeçados por uma ou mais figuras de referência se associassem á CPAV, e assim se sentissem representados como trabalhadores do sector audiovisual.
Afinal se já existe uma instituição que genericamente cumpre os propósitos a que se estavam a propôr para quê reinventar a roda?
Ainda para mais porque esta associação já afirma representar a comunidade de efeitos especiais e pós produção... Porque não a de animação (digital ou outras ).
my two cents... |
_________________ www.carloscidrais.com |
|
|
Voltar acima |
|
Nightwalker |
Colocada: Qua Mar 19, 2008 7:38 pm |
|
|
Veterano
|
não concordo porque o 3d e a arte digital em geral tem outras aplicações que não só o audivisual ( jogos, realidade virtual, ilustração etc..) |
|
|
Voltar acima |
|
carloscidrais |
Colocada: Qua Mar 19, 2008 8:11 pm |
|
|
Veterano
|
|
Voltar acima |
|
xogun |
Colocada: Qua Mar 19, 2008 8:25 pm |
|
|
Registo: 15 Nov 2007
|
[quote="carloscidrais"]E a propósito já conhecem este link?
http://www.apmp.pt/index.php[/quote]
Deveras interessante mas Multimédia é muito subjectivo, abrange variadíssimas área. Penso eu de que... |
|
|
|
Voltar acima |
|
carloscidrais |
Colocada: Qua Mar 19, 2008 8:31 pm |
|
|
Veterano
|
Bem, assim como audiovisual. E pelo que sabemos a área das artes digitais realmente encaixa na perfeição numa e noutra. Assim como na de design, por exemplo...
Não quero dizer que não faça sentido a criação de uma associação que promova a consciencialização das artes digitais. Penso que faz e é para isso que contribuo para esta discussão neste momento.
Gostaria é que se tomasse consciência que não há que fazer todo o trabalho de raiz, e que possivelmente uma colaboração com entidades que já existem, ou acções de consciencialização junto das mesmas também funcionassem para cumprir os objectivos que estão em discussão. |
_________________ www.carloscidrais.com |
|
|
Voltar acima |
|
romanus |
Colocada: Seg Mar 24, 2008 10:48 pm |
|
|
Veterano
|
carloscidrais escreveu: Bem, assim como audiovisual. E pelo que sabemos a área das artes digitais realmente encaixa na perfeição numa e noutra. Assim como na de design, por exemplo...
Não quero dizer que não faça sentido a criação de uma associação que promova a consciencialização das artes digitais. Penso que faz e é para isso que contribuo para esta discussão neste momento.
Gostaria é que se tomasse consciência que não há que fazer todo o trabalho de raiz, e que possivelmente uma colaboração com entidades que já existem, ou acções de consciencialização junto das mesmas também funcionassem para cumprir os objectivos que estão em discussão.
Carlos,
A meu ver, a associação deveria ser menos genérica e, por isso mesmo, mais dirigida a uma área que, já por si, é complexa o quanto baste, devido ás diversas ramificações a que se estende.
Demorei um pouco a responder, ou a adicionar mais alguma informação, porque tive uma reunião com alguém que já foi presidente de duas associações em Portugal. Ninguém melhor para nos informarmos acerca dos problemas, utilidade, viabilidade da criação de uma associação.
Sendo assim, e continuando na mesma linha, esta associação só irá existir se houverem associados. Para existirem associados, terá que haver uma razão comum para se associarem.
Será que existe? Será que temos problemas e temos operadores em número suficiente para se juntarem e fazer algo útil em prol de uma comunidade crescente?
Será que temos pessoas que participem de uma forma activa? Sem ser apenas por palavras, mas também com actos?
Não sei, e em vez de continuarmos aqui a opinar cheios de razões e certezas absolutas com muita moral (me/myself and I included), vamos ser práticos.
Proponho uma reunião / jantar entre os pretensos associados (que podem apenas ser membros de um simples site informativo ao invés de uma associação - sempre disse que não era necessário ser uma associação...).
Nada melhor para vermos quantos profissionais estão realmente interessados e qual a viabilidade da concretização de um projecto deste tipo.
Avanço desde já com uma data e um local:
Dia 9 de Abril no chimarrão de Alvalade (visto ser um local com muito espaço para as centenas de operadores que espero ter no local, hehehe), pelas 20h. Espalhem a informação a quem de direito e se assim o entenderem.
Vou ser o primeiro inscrito:
1 - Rui Romano
Boa sorte artistas digitais
cheers |
www.ingreme.com
www.ingreme.com/reel |
|
|
Voltar acima |
|
ene.xis |
Colocada: Seg Mar 24, 2008 10:59 pm |
|
|
Escravo do rato
Registo: 05 Jul 2006
Local/Origem: Puorto
|
quarta feira dia 9 de abril?
i am (obviously) out! |
_________________ "fazes o quê?Trabalhas em renders ou lá como se chama?" |
|
|
Voltar acima |
|
|
Todos os tempos são GMT
|
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum You cannot attach files in this forum You cannot download files in this forum |
© 2005 + 2021 | Dimensao3.com - All rights reserved