|
Autor |
Mensagem |
< Geral ~ O CG em Portugal |
Blackjack |
Colocada: Ter Mar 18, 2008 2:59 am |
|
|
Primeiros passos
Registo: 09 Jan 2007
|
É com algum espanto que vejo surgir uma ideia deste genéro...Para mim o cheiro nauseabundo ainda paira no ar causado pelos restos mortais de uma coisa que nasceu torta chamada aproje ainda me enjoa... Prometo que n vou repetir este nome mts vezes, porque para mim é mesmo para esquecer, mas como quem n se sente n é filho de boa gente, nunca é demais de lembrar...pelo menos eu lembro, já que devo ter sido o ultimo otario a meter lá $. Espero q tenham curtido bem essas férias na gdc, seus gandas filhas da "#$/(. Era dar-lhes c 1 ferro em braza!
Quero antes do mais fazer uma GRANDE ressalva...o facto de ver o nome do Romanus à "frente" de uma ideia destas, só por si, faz-me ter muito respeito pela ideia, e acreditar que as intenções são as melhores.
Apesar de n conhecer pessoalmente, na minha meia duzia de anos nisto, já pude ver mts posts e trabalhos do excelente profissional. Temos sorte em ter cá gente assim.
Qt ao xogun, lembro-me desse nick da ptnet em 1900 e qualquer coisa, mas não tenho referênçias.Com isto não quero dizer q confie ou desconfie. Simplesmente desconheço.
Feita a introdução e depois de ler as ideias base do projecto, fico com a sensação de que novamente se estão a "esticar" um pouco na ambição. Neste caso felizmente não querem transformar cidades alentejanas em silicon valleys!! (j/k, mas talvez estejam a pôr coisas muito diversas no mesmo saco (inicial).
Num discurso bem mais sério, vou tentar expor as minhas duvidas/ideias/sugestos/etceteras com base no que li até ao momento.
A criação de uma associação faz sentido quando um grupo significativo de pessoas se quer juntar de uma forma oficial, com um propósito bem definido. Até aqui td bem, e os principais motivos que retive são(aleatoriamente):
1-Protecção dos interesses e direitos dos seus associados.
2-Criar um código deontologico
3-Criar uma tabela de preços.
4-Concurso anual.
5-Publicações e noticias
6-Ensino
7-Promoçao de eventos
1) Esta alínea remete-me á minha ignorânçia na área. Não consigo ver de que forma me possa sentir defendido legalmente por uma associação do género. Como digo, se calhar até é simples e eu é q n tou a ver!... Já agora se puderem e souberem dêem um exemplo (mesmo q seja um situação hipotética).
2 e 3) Esta alínea baralha-me...eu julgava q nesta área o preço n era tabelado á hora, mas sim por vários outros factores, dos quais a QUALIDADE se destaca. como se pode tabelar um parametro tão importante? Se calhar pode e eu n sei...
4)Parece-me mt bem e apoio totalmente.
5)Confesso q sempre pensei q este forum em q nos encontramos, pudesse ser tb um portal desse genero.continuo á espera..
6 e 7) Acho estas ideias muito "aprojeanas", pq para fazer alguma cena decente, é no minimo necessário ter bastantes meios. Ou talvez um par de excelentes ideias consigam milagres...Mas fico á espera das vossas ideias, e espero sinceramente q consigam me surprender. Cá estarei para vos apoiar naturalmente.
Sem me alongar muito mais, há aqui outras questões que para tornar isto sério, teriam de ser regras rígidas...
Como por ex. fazer-se prova de que se trabalha na "legalidade"....
N tenho ideia da % de freelancers que paga as ferramentas que usa, mas maioria não será certamente...Eu vejo isto como entre ser taxista, mas andar de carro gamado ou comprado.
Não faz sentido estar a comparar preços de gente que tem o direito de reclamar um preço aos clientes pq pagou pelas ferramentas, com gente que tem patrocinio da mula...
Partindo do principio q só utilizadores c licenças em dia é que podiam ser associados, quantas pessoas seriamos?? nem 20 acho eu.
Eu apesar de não fazer o tipo de trabalhos para a TV ou caixas de iogurtes como dizia alguem outro dia aqui, vivo dos polígonos que faço. Criei uma sociedade, comprei o software q tinha de ter, e fiz-me á estrada.
Como tal sinto-me no direito de tambem querer um futuro melhor.
Acho que talvez conseguissemos fazer algo de mt positivo, com meios bem mais escassos, e mt dose de boa vontade. Algo como um portal de expressao portuguesa, com zona de portfolios/contacto (tipo cgtalk mas não tao kitado certamente) , forums com bastante qualidade técnica e menos treta, tutoriais (1 forma de ensino bem valiosa como bem sabemos), entrevistas, noticias, etc....
Atrevo-me a acrescentar que isto só pode funcionar, também qd o espirito de mt boa gente começar a deixar de ser "mesquinho", e começar a baixar a bola qd deve, a valorizar o trabalho dos outros qd assim o mereçe, partilhar o que pode/deve partilhar, ajudar a puxar os outros pra cima, valorizar o q é portugues em vez de menosprezar, e por aí fora. Isto n são bocas com destino, todos sabemos q é frequente este tipo de situações.
E pronto, aqui deixo os meus 23509, 2 Cents...
Venham daí ideias!! |
|
|
|
Voltar acima |
|
Nightwalker |
Colocada: Ter Mar 18, 2008 10:07 am |
|
|
Veterano
Registo: 04 Out 2005
|
Bom post Blackjack, concordo basicamente com tudo o que dizes, apenas não estou tão renitente quanto à tabela, penso que é importante dar uma ideia clara das coisas tanto aos iniciantes como freelancers como dar uma certa noção e poder de negociação a quem vai a uma entrevista.
Quanto a trabalhar na legalidade, por muito que custe a ouvir, por muito que minimizem as coisas, por muito que falem nos mp3 e que todos começaram assim e tal... o certo é que as coisas funcionam assim:
Chiquito 3d saca o programa x, y ou z do emule (no passado arranjava-o de outra maneira), Chiquito 3d aprende a trabalhar com o programa, saca mais uns plugs e tal e eventualmente torna-se capaz de produzir trabalho decente, portanto , chiquito conhece este ou aquele que lhe arranja este ou aquele trabalho, que chiquito faz quase de borla, porque vive com os pais, não tem despesas, e é giro dizer às miudas que faz cenas tipo "Pixar"... Passa mais algum tempo e chiquito arranja mais clientes, torna-se melhor no que faz, continua a trabalhar, a evoluir, até que... tem duas vias: ou vai trabalhar para uma empresa, ou continua a crescer.
E aqui a porca torce o rabo....
-se vai trabalhar para uma empresa, chiquito vai achar que é mal pago e que está a ser "roubado" isto tudo porque enquanto fazia trabalhitos quase de borla e sem despesas, sem saber, ou sem querer saber, fez pressão desleal sobre a empresa que agora lhe paga para reduzir orçamentos e portanto ... custos... e quais são os custos ? O valor hora do chiquito 3d e dos colegas... Mas o chiquito, desenrrascado como sempre, e agora que tem uma renda para pagar, resolve a situação depressa, continua a trabalhar por fora, a fazer contcorência ao seu próprio trabalho, continua a baixar o valor do mesmo, e continua a dizer que o patrão é injusto e não reconhece o seu valor...
-se continua por conta propria, chiquito começa a querer crescer... recebe trabalhos maiores, precisa de se colectar, pagar impostos, comprar hardware, eventualmente, por medo, até compra software... As coisas começam a complicar-se, é que andam aí uns sacanas a trabalhar por meia tuta, e um gajo assim não consegue competir... se chiquito3d sobreviver a esta fase até pode chegar a precisar de ajuda, forma um pequena empresa, as despesas, crescem, crescem e crescem, chiquito precisa de empregados qualificados, "contrata" (recibos verdes...) joaozinho3d e maria3d, e por muito que queira ser diferente, Chiquito tb vai ter de cortar nas despesas... Joao e Maria sentem-se injustiçados e querem formar um sindicato, entretanto vão fazendo uns trabalhos por fora...
Edit:
Com esta treta toda o que quero dizer é que a situação que temos é no meu ponto de vista, criada por nós, não existe, neste caso, uma "entidade patronal" ou um papão que se aproveita dos desgraçados, o mercado é feito por nós e as empresas são por norma pequenas, e criadas, no geral, por pessoas não muito diferentes do que qualquer artista. Não se pode falar em associação se for contra as empresas ou empresários imho.
Outra coisa: seria uma boa ideia fazer um "survey" anónimo, para ter uma ideia mais clara das coisas em termos estatísticos ? |
_________________ One of many at www.puraimagem.pt |
|
|
Voltar acima |
|
ene.xis |
Colocada: Ter Mar 18, 2008 10:56 am |
|
|
Escravo do rato
Registo: 05 Jul 2006
Local/Origem: Puorto
|
ok...
tive a fazer um compasso de espera para assimilar e pensar um pouco (ok e tive enfiado na cama engripado e com pouca paciencia para postar ou ler posts...), e agora dps de ler o post do Blackjack devo dizer que concordo genericamente com ele.
No fundo uma iniciativa destas é de louvar, e, é me muito dificil criticar tendo em conta o respeito que tenho por terem (so) tido a iniciativa!
No entanto, parace-me de facto que se propoe a objectivos demasiados ambiciosos. Acho que se fosse possivel reduzir o ambito para o minimo possivel se garantia uma concentracao de esforcos mais eficaz...e portanto seria mais facil chegar a algum lado. É comum ver se iniciativas interessantes q se propoem um sem nº de objectivos e entretanto se espalham sem chegar a lado algum...ou discordar
Em relaçao à tabela, é me dificil concordar ou discordar...parece-me importante que exista uma referencia comum, no entanto acho estranho quando por ex a tabela dos arq foi extinta e tomada uma especie de mercado aberto (dizem alguns)...
Resumindo boa ideia, concordo genericamente com ela, mas discordo de algumas especificidades...
axo que pode sim vir a ter pernas para andar! |
_________________ "fazes o quê?Trabalhas em renders ou lá como se chama?" |
|
|
Voltar acima |
|
Kameleon |
Colocada: Ter Mar 18, 2008 11:53 am |
|
|
Site Admin
Registo: 27 Jan 2005
Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
|
Eu acho engraçado o factor de ideia revolucionaria etc etc quando neste forum, ao longo do tempo se tem tentado algumas coisas que nao resultaram assim tão bem e se calhar as pessoas também não lhes deram o devido valor, ou entao nós não soubemos suportar bem a ideia, nao sei.
Mas a verdade é que por ex.
- Entrevistas : Existem aqui neste forum, até resultou bem, não tivemos muito mais tempo para fazer essas cenas e claro, com cada vez menos apoio a nivel de pessoal que quer realmente trabalhar e fazer algo, em ter responsabilidades, acabou por cair no esquecimento, mea culpa também. MAS... não nos podemos esquecer do topico infame do Afonso, em que deu no que deu.
Agora eu pergunto, entrevistas? É uma boa ideia? Só acham isso agora? Só suportam isso agora? Mas adiante.
- Portfolios : Eu andava a navegar pelo CGArtDomain e vi que eles estavam a vender um serviço de hosting para o pessoal alojar cenas de 3d e afins e pensei "É pá, vender hosting a quem ja é teso? Bela cagada, isto a juntar aos cursos de 1500 euros em que dão tutoriais do Max, é um mimo" e falei com o Adão e como temos bastante espaço e trafego no hosting (e até calhou bem, meses mais tarde aumentaram-nos o espaço e hosting, e isso tb voltou a acontecer recentemente, temos para dar e oferecer ) E então criamos o D3 Hosting, muito tosco é um facto, mas completamente a borla, programado pelo Adão nos tempos livres (inclusivé os tempos livres enquanto ele trabalha), comigo a perguntar-lhe de 5 em 5 minutos se já estava pronto. E a ideia da D3 Hosting qual era? Era para quem quisesse criar os seus portfolios, po-los online, imagens, videos, o que voces quisessem, em troca pedia-mos um pequeno banner linkado para o forum, ja nem me lembro se exigiamos isso ou se era facultativo, tanto dá e que o serviço fosse usado exclusivamente por artistas e que o seu conteudo fosse relacionado com isso mesmo.
E eu pergunto, quantos usaram isso? Poucos, desses poucos, quantos o usaram para aquilo que realmente foi destinado? Eu respondo a essa - Zero, zerinho, nicles, niente, nada, ninguem. E o mais engraçado? É de borla! Nem dado nem arregaçado!
Vamos a mais? Bora.
- Concursos : Tivemos as batalhas tridimensionais, até começaram bem, 50% dos inscritos ainda participavam, valia a pena fazer mais, no segundo, graças ao DTS (Miguel) que forneceu um DVD dos Incriveis, tivemos prémio e tudo, o CC deve-o ter ainda No terceiro, ainda estou a dever um livro ao Kazuya! Mas depois disto, mais uma vez, é complicado, pouco tempo, pouca participação, dois gatos pingados a segurar a barra toda, mais uma area que acabou por morrer.
Depois ainda tivemos o de Digital Sculpting, grande ideia do Sil3, falei com ele também para moderar este forum, porque achava que seria a pessoa indicada para o fazer e claro, por questões de logistica, quanto mais pessoas a ajudar melhor, a ideia é ter moderadores diferentes para cada forum para que cada um se possa dedicar a uma area especifica e assim impulsionar essa area, é obvio que quanto menos pessoas, mais dispersas as coisas ficam e as coisas andam muito mais lentamente, foi o que aconteceu, mais um tiro, mais uma morte.
Por isso, concursos, também os tivemos, precisamos de pessoas a participar, quanto mais participação houver, melhor para todos, estivemos perto de conseguir patrocinios inclusivé, mas ninguem quer patrocinar coisas mortas ou condenadas a tal.
- Publicações : Havia um user, o Jozarte que na altura tinha uma revista online que até tinha sido muito bem recebida no Brasil, assim que tive conhecimento entrei em contacto com ele para ver o que podiamos fazer em conjunto, ainda fornecemos um tutorial, davamos hosting, o que tivesse ao nosso alcance em termos de hosting, forum, conteudos, nós ajudariamos, em troca de algum espaço nessa revista como é obvio, infelizmente, esse numero da revista salvo erro nunca chegou a ver a luz do dia.
- Ensino : O famoso fungar do Camaleao hehe na altura em que eu ainda ia para casa as 18:30 e não tinha vida social fizemos os video tutoriais em portugues, pareceu-me uma boa ideia e acho que ainda hoje funcionou bem. O spurv também deu uma ajuda, o HP também fez um excelente tutorial, mas... e já me começo a repetir muitas vezes, era preciso mais ajuda, mais pessoas a querer fazer e a faze-lo de facto. Por vezes ainda consigo convencer alguém a perder uma horinha do seu tempo e a fazer mais um tut, mas como voces podem ver é algo muito muito esporadico infelizmente.
E isto do ensino tem muito que se lhe diga e aqui entra uma das coisas que já temos vindo a pensar a algum tempo e ainda ontem discuti isto com o Romanus, fazer DVD's de tutoriais em portugues, para vender ao pessoal, vejo muita gente, principalmente o pessoal que está a começar e cada vez pessoal bem novo, que não pesca nada de ingles ou entao pessoal que tem mais facilidades em ler/ver/ouvir em portugues. Parece-me uma boa ideia, mas é preciso conteudos, é preciso pessoal com tempo para o fazer e pessoal que esteja envolvido neste projecto do forum, que é basicamente um projecto pro-bono. A venda dos DVD na minha mente também ja teria um destino que é a muito esperado, fazer o raio do site! A pagar, a alguem competente, profissional, nada de borlas, porque senão acontece como tem acontecido, fica sempre na mesa e nunca sai. Assim que a venda de DVD's fosse suficiente, isto é, se a ideia corresse bem (e fosse avante lol), seria para ajudar ou acarretar os custos anuais que temos com o forum, o hosting e o dominio (por falar nisso, estamos naquela altura do ano, txa txim).
Ainda relativamente a questão do ensino, gostava muito de ver e fazer workshops, cá em Portugal, por pessoal portugues, tentar trazer cá pessoal da industria internacional, etc etc, mas... c'est la vie, quando estava em Aveiro, ainda arranjamos um espaço para fazer isso e tudo, mas o resto..... muito dificil.
Querem mais? Ainda há mais!
- Promoção de eventos : Tenho vindo a falar com o Sil3 (bem na realidade ja falei a imenso tempo, mas a merda do tempo passa rapido) sobre umas reunioes quinzenais, genero meeting groups, que vejo a acontecer no estrangeiro, LA, Londres, parece-me muito interessante e também dava para um gajo sair daqui do forum e desanuviar, uns encontros descontraidos, durante uma jantarada, uns copos num bar tranquilo em que podiamos ser geeks, mas ser geeks em conjunto. Também nunca houve tempo para avançar com isso... O Sil3 vai-me lembrando disso de tempo a tempo, é quase a minha consciencia lol E eu como estou em Lisboa, obvio que penso nesses encontros em Lisboa, mas talvez e com vontade de cada um, pudesse fazer encontros do genero noutras cidades, ou pelo menos nas grandes cidades, Porto, Aveiro, Coimbra, etc.
Agora para tentar concluir isto (o romanus está ansioso por ler, está ali ao lado em pulgas lol), muitas destas ideias não chegam aqui ao forum, se calhar deviam chegar, talvez isso impulsionasse e motivasse as pessoas a fazer algo mais pela comunidade, não sei, mas no meu ver não chegam porque sempre quiz trazer surpresas aqui ao forum e consequentemente nunca foram faladas aqui abertamente com todos, se calhar convem mudar esta atitude e tentar envolver mais todos e desses todos talvez meia duzia queira participar activamente, a ver vamos.
Conclusão, não é facil, nada facil criar, manter, gerir algo deste genero sem a ajuda de pessoas que tenham a mesma vontade, a mesma disponibilidade mental e empenho e mais que não desistam e continuem a acreditar que se pode fazer algo grande cá em Portugal apesar das adversidades. |
_________________ .artur leao.
You can do it! VFX |
|
|
Voltar acima |
|
Sil3 |
Colocada: Ter Mar 18, 2008 12:01 pm |
|
|
Veterano
Registo: 13 Set 2005
|
O Post do Nightwalker resumiu um dos assuntos de maneira clara e concisa
Isto é uma Pescadinha de Rabo na Boca que foi criada por TODOS nós e vai continuar a ser alimentada... mas se nada for feito a Bola continua a girar e a engolir tudo à sua passagem.
Nesta altura e pq é IMPOSSIVEL de regulamentar uma coisa destas ou mesmo tabelar este tipo de serviços, esta Associação poderá servir como uma EDUCADORA, começam-se a Educar não só os Users de que estarem a pedir 50 - 100 euros por um Logotipo é MAU para todos nós (refiro-me a trabalho Comercial a SERIO e nao o Logotipo que se faz para o Ti Jaquim da mercearia por baixo).
Regular deve ser uma maneira de Educar mas com boas maneiras, pq senão parece que passa a ser uma imposição e por aí não se vai longe.
QQ tabela ou regulamentação que se possa fazer irá servir para já como algo Comparativo, começa-se a perceber que para fazer X vou pedir Y pq os custos, o Know How etc etc tem de ser pagos e o pq de haver determinados valores que tem de ser estipulados.
Agora como ja referi tudo isto será como "Aconselhamento" de como deveria ser, o Mundo nao é a preto e branco (como ja disse em PVT a um dos impulsionadores) e tem muitos tons de cinzento pelo meio, casos sao casos e cada caso é diferente do outro por varios factores.
O mais importante de uma acção destas na minha Opinião é o de se conseguir que nos deem a nós Artistas e operadores o devido respeito que isto é uma profissao que exige MUITOS conhecimentos, que NUNCA se para de aprender e que para se conseguir fazer qq coisa mesmo que simples foram necessarios meses e meses de estudo prévio pq o poder de fazer é tão grande que a complexidade de se andar a brincar aos "Deuses" é deveras exaustiva a nivel de conhecimentos.
Ninguém duvida que um Médico suou muito enquanto estudava para conseguir ter o merito e o conhecimento que tem hoje, são reconhecidos e pagos por isso, ninguém duvida de um Astronauta e dos seus conhecimentos, ninguém duvida de um Cientista...
...Pq razão "nós" somos sempre os gajos que fazem uns "Bonecos"... como se isso fosse a coisa mais simples e natural do Mundo, mas no entanto só uma infima percentagem de Humanos consegue fazer esses tais Bonecos para divertimento de outros Humanos... há muito mais Advogados, Contabilistas, Padeiros, Pintores de Paredes, Talhantes, Programadores, Pescadores, Agricultores etc etc que malta como "nós" no entanto continuamos a ser os gajos que fazem uns "Bonecos" enquanto os outros tem profissoes Dignas e Respeitaveis pq sao úteis.... é ISTO que é preciso mudar e meter na cabeça das Pessoas e dos Clientes... aliás os Clientes dependem de nós os Artistas mais do que nós deles... é que mesmo que não haja Clientes nõs vamos ciontinuar a fazer "Bonecos" nem que seja só para nós, isto esta-nos no Sangue, não é uma simples profissao, é um modo de estar na Vida, ninguém vem fazer isto pq vai ficar Rico e ganhar muito $$$ como fazem muitos Médicos e Advogados. Vimos para aqui pq gostamos realmente do que fazemos e damos a nossa alma pelos trabalhos, pq em cada trabalho nosso vai um pedacinho de nós.
Se com esta Associação se conseguirmos começar a meter na cabeça das Pessoas que não somos máquinas mas sim pessoas "especiais" que conseguem realizar o que os outros só imaginam (ou nem isso), então já é um passo para nos dignificar e dar o devido valor.
Eu não sou mais que um Médico ou um Advogado, mas também não sou menos útil à sociedade por isso, faço outro tipo de trabalho, ajudo a entreter e o ser humano é por natureza um animal que precisa constantemente de ser entretido e distraido ou aborrece-se... agora será possivel que isto não conte como algo do mais importante que possa haver para a nossa raça e cultura?
Analisem bem e vejam que as pouquissimas coisas que temos que nos mostram como fomos e de onde viemos sao exactamente artefactos Artisticos, desde Monumentos a peças de variadas funções mas sempre elas decoradas por Artistas... a Arte e quem a faz é fundamental para a nossa Civilização e maneira de ser enquato Humanos, será isso que nos vai recordar daqui a milhares de anos, não vao ser os Advogados nem os Contabilistas nem os Banqueiros
ps: Com que então sou a tua "Consciencia" heheheh pois então aviso-te que já se ia Jantar em algum lado combinado com pessoal GEEK e beber uns copos etc etc :p |
_________________ Sil3
(Lê-se Sile e não Sil + 3...vem dos meus tempos |33t do Unreal Tournament ) |
|
|
Voltar acima |
|
Sil3 |
Colocada: Ter Mar 18, 2008 12:53 pm |
|
|
Veterano
|
Sorry por dois posts seguidos mas queria separar as aguas e peço desde já desculpa pela linguagem
Acabei e falar com um amigo meu atraves de msn e mostrei-lhe esta Thread (como tenho feito a varios amigos meus que eu considero primeiramente Artistas nesta Area)
A resposta dele foram exactamente estas palavras :
ok, já li... hum...hum... e mais hum.... errr.....ok... boa sorte!
Não foi o único a responder-me assim, já foram vários :S
Se fico fodido com este tipo de respostas? Não
Se fico algo triste com este tipo de respostas: SIM!!!
Pq? em primeiro lugar isto só demonstra o Desinteresse e o Individualismos que se chegou nesta Àrea em PT... é o cada um por si e que se FODAM os outros, eu faço os outros que façam por eles.
Ok mas e isto leva-nos a algum lado?
Se continuarmos todos a pensar assim o que temos a ganhar?
Ganha o Individualismo e o andar sempre sozinho a remar contra a maré...talvez por isto raramente algum portuga consegue chegar a algum lado enquanto produz em PT... mas não faz mal pq sempre foi assim e sempre será... parece ser este o espirito vivido e muito sinceramente entristece-me... No entanto vão para fora e com o APOIO dos outros seus colegas conseguem sobresair... mas PORRA será que ninguém PERCEBE que é preciso esse mesmo espirito cá?
Todos nos temos direito à nossa opinião e como é mais que óbvio cada um faz a sua vida, mas depois vir dizer que aqui não se anda... eh pá...yah mas e não se anda por culpa de quem?? Será que o pensar: Sempre foi assim sempre sera vai mudar as coisas?
Eu não acredito que este "Associação" que eu prefiro chamar de "Entidade Educadora" seja a cura de todos os males... pq isso é impossivel, mas poderá ser um primeiro passo FIRME para o despoletar de coisas BOAS.
Agora claro as coisas só andam para a frente como disse e muito bem o Kameleon, se houver ajuda... se cada um continuar a olhar para o seu Umbigo e ficar só à espera então nada vai mudar.
Ninguém é Obrigado a concordar com nada, mas eu pelo menos gostaria de ver as pessoas virem aqui e debater e expor o que acham ou nao acham e o o PORQUE, o nao dizerem nada ou so me responderem a mim no MSN nao ajuda em NADA quem está tentar criar algo.
Só demonstra Desinteresse, que se estão a CAGAR (os outro que façam) e parece que até estão a fazer um enorme favor em vir aqui... quando deveriam pensar que se calhar se está a começar a criar uma consciencia colectiva que vai certamente alastrar a outras pessoas... mas se preferem continuar com tudo na mesma...cool pra voces...
Isto é como o VOTAR... IMO deveria ser OBRIGATORIO.. quando nao se pode VOTAR queixam-se de repressao quando o podem fazer CAGAM todos e vai tudo para a Praia ou passear para os Centros Comerciais como qq BOM portugues que se preze :S
Eu pessoalmente discordo de uma carrada de coisas escritas no primeiro post e acho que já as disse, regra geral a primeira ideia parece muito boa, mas depois quando se começa a meter outras mentes no caminho ve-se que afinal as coisas nao era assim tao faceis ou tao lineares... mas para isso é PRECISO outras MENTES a falar e a dizer o que pensam.
É a falar que a gente se entende
Vá lá pessoal, mesmo que achem isto tudo uma UTOPIA, venham cá e DIGAM o pq, se gostam venham cá e DIGAM o pq, custa assim tanto perder 20 minutitos a debater uma ideia? Me thinks not
Isto foi mais um desabafo que um post referente à thread hehehe, peço desculpa |
_________________ Sil3
|
|
Voltar acima |
|
pina |
Colocada: Ter Mar 18, 2008 12:54 pm |
|
|
Novo membro
Registo: 03 Mai 2005
Local/Origem: Lisboa
|
|
Voltar acima |
|
Nightwalker |
Colocada: Ter Mar 18, 2008 1:13 pm |
|
|
Veterano
|
Citação: Em vez de "Artistas CG" não seria preferível "Artistas Digitais"?
Concordo.
Kamaleon : Acreditas que eu nem fazia ideia que existia um serviço de hosting no dim3 E que os único video tut que me lembro é do do Sil3 ?
E eu passo por cá bastante... ou sou mt distraido ou a informação não está a passar...
Quanto aos concursos, eu pessoalmente não participei porque o render/modeling/sculpting não são àreas que me despertem muita curiosidade, mas reconheço que devia ter feito um esforço...
Quanto a tudo o resto, penso que miguem na comunidade deixa de dar valor ao trabalho que tens feito no dim3, acredito que, como eu, mais pessoas gostariam de dar uma ajuda, mas falta saber como. O que faz falta ? Tuts ? de quê ? Rigs gratuitos ? Modelos para Rigar ? sei lá ...
We need a captain
|
_________________ One of many at www.puraimagem.pt |
|
|
Voltar acima |
|
xogun |
Colocada: Ter Mar 18, 2008 1:31 pm |
|
|
Registo: 15 Nov 2007
|
[quote="pina"]Em vez de "Artistas CG" não seria preferível "Artistas Digitais"?[/quote]
Boas, essa foi um entrave logo inicial, dado que, pelo menos por mim, conhecer muita pouca gente de 2D. E se levares à letra artistas digitais faz um leque enorme do qual não existe muita informação para captar ou contactos com o mesmo. Quem me dera, mas tudo preponderável. |
|
|
|
Voltar acima |
|
Sil3 |
Colocada: Ter Mar 18, 2008 1:38 pm |
|
|
Veterano
|
Cá vem a melga mais uma vez hehehe...
Ok como não consigo fazer com que outro amigo meu e Digital Artist com mais de uma década em cima venha aqui dar o seu parecer... tenho eu de andar a fazer de Pombo Correio...mas é a ultima vez
Amigo X do Sil3:
Sinceramente, eu estaria muito mais excitado com a iniciativa se esta se centrasse em promover a profissão junto de productores, realizadores, etc
Ainda existe muitissima gente neste país no meio audiovisual que não faz a minima ideia do que é 3d, composição, etc e de como pode aproveitar isso nas suas produções.
Isso vai ser o trabalho de uma associação? ou são os users é que vão promover isso mandando as suas reels para as productoras? agendando reuniões, etc.
Estou mesmo a ver uma associação, composta por membros que trabalham na industria, a fazer esse trabalho..e depois até dizem no final, e aqui está o meu cartãozinho, se precisarem de alguma coisa telefonem...
Ou seja, resumindo: não estou a compreender que raio de objectivo palpável a dita associação se pretende atingir de forma transparente e que beneficie TODA a comunidade de criativos nesta área cá do burgo
Questões pertinentes que exigem uma resposta |
_________________ Sil3
|
|
Voltar acima |
|
xogun |
Colocada: Ter Mar 18, 2008 1:57 pm |
|
|
|
[quote="Blackjack"]
1) Esta alínea remete-me á minha ignorânçia na área. Não consigo ver de que forma me possa sentir defendido legalmente por uma associação do género. Como digo, se calhar até é simples e eu é q n tou a ver!... Já agora se puderem e souberem dêem um exemplo (mesmo q seja um situação hipotética).
2 e 3) Esta alínea baralha-me...eu julgava q nesta área o preço n era tabelado á hora, mas sim por vários outros factores, dos quais a QUALIDADE se destaca. como se pode tabelar um parametro tão importante? Se calhar pode e eu n sei...
4)Parece-me mt bem e apoio totalmente.
5)Confesso q sempre pensei q este forum em q nos encontramos, pudesse ser tb um portal desse genero.continuo á espera..
6 e 7) Acho estas ideias muito "aprojeanas", pq para fazer alguma cena decente, é no minimo necessário ter bastantes meios. Ou talvez um par de excelentes ideias consigam milagres...Mas fico á espera das vossas ideias, e espero sinceramente q consigam me surprender. Cá estarei para vos apoiar naturalmente.[/quote]
1- Isto é direccionado à velha questão dos direitos reconhecidos do artista que empregou no projecto/trabalho feito. se eu lançar um reel de um spot e dizer que fiz parte da pós-produção torna-se pouco esclarecedora tanto para o interesse do cliente/futura entidade empregadora como também para quem o fez. É preciso ser mais explicito e esclarecedor para ambos os lados. Logo a valorização do trabalho que se fez é exacta.
2 e 3 - No meu ponto de vista acho que uma das formas de destacar a qualidade no preço vêm, não só, da tabela com diversos graus como também pelo reconhecimento do trabalho efectuado, dai a possível entrega de prémios etc.
Obviamente que a dita cuja não é para ser levada explicitamente à regra mas sim uma forma de consenso, cada um irá praticar o que acha mas é um ponto de partida.
5 - idem
6 e 7 - Não é para se criar pólos do quer que seja, para isso já existe muita coisa por ai. É somente expor informação de modo a que seja concentrada ajudando assim a quem se inicia ou quem pretende melhorar algo.
Em termos de eventos e workshops ainda é uma visão longínqua dado à complexidade que isso acarreta na elaboração. Somente numa segunda fase.
Caro Romanus, queira adicionar ou esclarecer algo que posso ter expresso mal ou mesmo omitido por engano. |
|
|
|
Voltar acima |
|
xogun |
Colocada: Ter Mar 18, 2008 2:02 pm |
|
|
|
[quote="ene.xis"]ok...
tive a fazer um compasso de espera para assimilar e pensar um pouco (ok e tive enfiado na cama engripado e com pouca paciencia para postar ou ler posts...), e agora dps de ler o post do Blackjack devo dizer que concordo genericamente com ele.
No fundo uma iniciativa destas é de louvar, e, é me muito dificil criticar tendo em conta o respeito que tenho por terem (so) tido a iniciativa!
No entanto, parace-me de facto que se propoe a objectivos demasiados ambiciosos. Acho que se fosse possivel reduzir o ambito para o minimo possivel se garantia uma concentracao de esforcos mais eficaz...e portanto seria mais facil chegar a algum lado. É comum ver se iniciativas interessantes q se propoem um sem nº de objectivos e entretanto se espalham sem chegar a lado algum...ou discordar
Em relaçao à tabela, é me dificil concordar ou discordar...parece-me importante que exista uma referencia comum, no entanto acho estranho quando por ex a tabela dos arq foi extinta e tomada uma especie de mercado aberto (dizem alguns)...
Resumindo boa ideia, concordo genericamente com ela, mas discordo de algumas especificidades...
axo que pode sim vir a ter pernas para andar![/quote]
Caro ene.xis,
A ideia foi toda composta mas obviamente que terá de ter fases o qual só terão sucesso quando existir bases solidas lançadas pelas fases anteriores.
penso eu de que. |
|
|
|
Voltar acima |
|
Nightwalker |
Colocada: Ter Mar 18, 2008 2:03 pm |
|
|
Veterano
|
|
Voltar acima |
|
xogun |
Colocada: Ter Mar 18, 2008 2:04 pm |
|
|
|
[quote="Kameleon"]...[/quote]
Afinal estamos no mesmo barco, talvez eu esteja na proa e tu na polpa, ou vice versa.
|
|
|
|
Voltar acima |
|
xogun |
Colocada: Ter Mar 18, 2008 2:07 pm |
|
|
|
[quote="Nightwalker"]Ui... já começam a tratar-se por voçê .... Daqui a nada vêm praqui de gravata.... [/quote]
Eu admiro muito o respeito, e irei sempre tratar qualquer pessoa que contacte até ao momento que essa mesma pessoa me permita tratar por tu. É a minha educação. sorry |
|
|
|
Voltar acima |
|
kindzu |
Colocada: Ter Mar 18, 2008 2:43 pm |
|
|
Registo: 18 Abr 2007
|
a questão dos contactos entre o artista e os productores, realizadores, etc, é pertinente, realmente teria toda a lógica uma associação que criasse a ponte entre ambos, talvez algo tipo as agências em que o povo não paga nada, mas caso consiga um trabalho através da mesma 20%(por exemplo) do valor do trabalho será retido na agência. Claro que se teria de criar classes de trabalhadores e eventualmente equipas caso realmente trabalhássemos para cinema(por exemplo).
o que me leva aquela(s) questão...
existe trabalho de cg para cinema em portugal? o nosso cinema realmente usa cg? se sim, a produção é nacional? estrangeira?os nossos realizadores sabem que nos existimos?...
talvez uma associação seja a solução, mas desde já digo que terá de ser pensada em grande e para profissionais.
quanto a comparações com outras iniciativas/entidades é tudo uma questão de como a estrutura é criada e como realmente funcionaria o núcleo de decisão. |
|
|
|
Voltar acima |
|
Kameleon |
Colocada: Ter Mar 18, 2008 3:00 pm |
|
|
Site Admin
Registo: 27 Jan 2005
Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
|
E eu posso continuar... ora bem, deixa-me ganhar lanço, mas antes quero dizer que respeito e compreendo muito bem o Rui e ele sabe disso, as nossas opiniões parecem-me converger para o mesmo ponto, a forma de as por em pratica é que são diferentes e não é por acaso que eu tenho postado aqui e conversado com ele, pessoas com os mesmos interesses devem unir-se e tentar juntar esforços, se for viavel é obvio, mas adiante.
Vamos imaginar dois cenários:
Cenario 1 - Um freelancer associado vai a uma empresa para discutir um trabalho e no final, quando é altura de fazer contas diz que faz o trabalho por 500 euros, um preço que ele acha justo e que está dentro da tabela da Associação. Ao que os gajos da empresa respondem "É pá, isso é muito caro, ainda ontem tivemos cá um gajo que fazia o mesmo por 100 euros" e o freelancer responde "Pois, mas olhe que este preço está mediante a tabela da Associação" e o empresario responde "Pois... 100 euros... 500 euros... Como é que fazemos então?"
E aqui o freelancer tem duas opções:
1 - Baixa o preço para os 100 euros e continua a ser enrabado como é costume.
2 - Diz que não aceita o trabalho e vai ao Lidl comprar leite e cereais para o resto do mês.
Cenario 2 - Um freelancer vai a uma empresa para discutir um trabalho e no final, quando é altura de fazer contas diz que faz o trabalho por 500 euros, um preço que ele acha justo. Mas antes de avançar, vamos saber mais sobre este freelancer: Este é um freelancer que tem uns DVD's da Gnomon, que fez umas workshops em Portugal sobre particulas ou render com mentalray ou modelação ou animação, etc. Tem um portfolio bom, com bons trabalhos, fez alguns freelances para a MTV, conseguiu encaixar uns institucionais, fez uns anuncios de iogurtes, fez uns telemoveis, ja fez interiores e exteriores em arquitectura, etc. É um gajo que está em constante formação, que tem acesso a ela ou através de foruns ou workshops ou mesmo cursos especializados, DVD's, you name it. Mas voltando a nossa história, os gajos da empresa entao respondem "É pá, isso é muito caro, ainda ontem tivemos cá um gajo que fazia o mesmo por 100 euros" e o freelancer responde "Pois, mas concerteza a qualidade nao é a mesma...." e o gajo da empresa responde "É pá, a qualidade é relativa, sempre sao só 100 euritos, como é que queres fazer?"
E aqui tambem temos duas opções:
1 - Baixa o preço para os 100 euros e deixa-se enrabar sabendo muito bem que o seu trabalho vale bem mais e alem do mais tá fudido pq não vai poder ir a proxima workshop.
2 - Não aceita o trabalho e vai a proxima reuniao porque felizmente tem um trabalho bom o suficiente para conseguir mais do que uma proposta, tem escolha.
Obviamente isto é um cenario muito idealista, ser freelancer não é facil. Mas o que eu quero salientar aqui é que talvez dando formação, tornando a informação disponivel se consigam melhores resultados do que uma tabela. Uma pessoa com formação, dá mais valor a ela mesma, dá merito ao seu trabalho e essa pessoa é a primeira a não querer ser explorada porque como já foi discutido muitas vezes aqui, o problema muitas vezes começa por nós mesmos, não nos valorizamos o suficiente, mas também, é como tudo, uns valorizam-se demais e outros de menos.
“Give a man a fish; you have fed him for today. Teach a man to fish; and you have fed him for a lifetime” |
_________________ .artur leao.
You can do it! VFX |
|
|
Voltar acima |
|
|
Todos os tempos são GMT
|
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum You cannot attach files in this forum You cannot download files in this forum |
© 2005 + 2021 | Dimensao3.com - All rights reserved