Índice do Fórum Dimensao3.com


Autor Mensagem

<  Emprego  ~  3D ARTIST FREELANCER

romanus
Colocada: Qui Mar 06, 2008 12:44 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 11 Mar 2005 Mensagens: 875
DiogoPereira escreveu:
Estou a gostar deste café, tb vou opinar qualquer coisa.
O autor da Ydreams está ligado a um polo Universitário, por isso penso que seria para ele mais fácil formar equipa cá, próximo do polo, do que lá fora, nem que seja por ter contacto directo com pessoas qualificadas que saem dos cursos.
Parece-me que toda a política da Ydreams... desde o discurso da inovação, a transdisciplinaridade, a economia do conhecimento, etc, têm como objectivo, desde o início, um mercado Global e por isso Portugal seria apenas o ponto partida ideal, a "Base" do projecto. Por isso, penso que é, por enquanto, uma das excessões à regra.
Tudo é possível... os agricultores Holandeses tb compram terrenos cá e cultivam e exportam para fora e fazem lucro enquanto os outros, já velhos e com a quarta classe ficam a olhar, sem perceber como. Antes de se querer criar uma empresa com objectivos de internacionalização é preciso perceber como funcionam os mercados e fazer contactos. Entre aprender bem o software 3D + Artista para tudo + estudos de marketing empresarial... mais café... além de que isto é uma profissão com prazo de validade identico aos jogadores da bola por isso deveria ser pago como tal... se calhar lá fora. Idea


Também estou a gostar desta discussão salutar acerca deste tema que irá para todo o sempre ser problemático e sem solução enquanto não existir uma entidade (sindicato, whatever...) que proteja e regulamente a nossa profissão (que nem sequer tem uma única denominação - CG Artist? Operador 3D? Generalista? Modelador? Animador? 3D Designer?, etc, etc,etc).
Aproveito também para discordar em relação ao prazo de validade desta profissão. Primeiro, acho que não temos ainda anos suficientes de 3d em Portugal para sequer o afirmar. Mas, vendo os exemplos como John Lasseter, nascido em 1957, o que vemos é que está longe de arrumar as botas e ir arrumar carros na rua, visto já não ter trabalho para ele.
O que acredito é que um bom operador, com o acumular de anos e múltiplas experiências, pode evoluir na sua carreira e passar a coordenar projectos, realizar (dependendo da sua vocação, etc), coordenar áreas específicas de projectos, criar a sua própria empresa, etc, etc, etc...

Também concordo com o Yen... e acho que todos os que nos lêm, deveriam pensar muito bem em relação aos trabalhos que fazem por 5 tostões e com recibos verdes, porque o que de facto está a acontecer, é que estão a banalizar cada vez mais a sua área de trabalho. Basicamente, estão a pensar a curto prazo e a prejudicar muito o seu futuro a médio / longo prazo.

my 2cents

_________________
Rui Romano
www.ingreme.com
www.ingreme.com/reel
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Grury
Colocada: Qui Mar 06, 2008 1:10 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 22 Ago 2005 Mensagens: 524 Local/Origem: Helsinki, Suomi.
unxetas escreveu:
e a tapar janelas


LOL!!
Laughing

_________________
Vimeo
------------------------------------
Flickr
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
bry
Colocada: Qui Mar 06, 2008 2:09 pm Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 30 Jun 2006 Mensagens: 143 Local/Origem: London, UK
Citação:
Tens razão vou já enviar o meu CV para eles Very Happy

Eh pá mas eu não domino nem MAX, nem Maya nem C4D... nem sou super duper rockzor leet Compositor com alto jeito ainda para o Som e Imagem...

..bem me parecia que havia uma razao para não ter enviado ainda nada Wink

Entretanto vou continuar no meu Stretchy Rig Super Duper XPTO Rockzor ó Bariloides no XSi... que já consta de 225 Objectos e tá-se a tornar um pesadelo logistico LOL



Posso-te garantir que grande parte dos artistas a trabalhar em grandes empresas ficam tão entusiasmados e surpreendidos com o resultado final de cada plano como qualquer outra pessoa.
Não creio que haja uma única pessoa envolvida nestas grandes produções que domine todas as áreas, nem sequer os supervisores. Sabem claro o que é possivel fazer e as fases por que têm que passar, mas daí a saber fazer eles próprios vai um grande passo.

Poucos modeladores sabem fazer um rig decente. Poucos riggers sabem animar uma personagem decentemente. Poucos animadores sabem fazer cloth sim ou hair ou iluminação (tudo vertentes diferentes de TD), e pouco pessoal 3D tem noção do quanto um bom 'compositing' pode elevar a qualidade de um plano, mesmo que não haja nada de muito evidente a fazer em 2D.

Vais esperar até que domines todas estas áreas para começares a mandar reels?
Achas mesmo que quem está à frente destas empresas não sabe olhar para uma reel de um estudante, por muito amadora que pareça, e ver o potencial que esse estudante possa ter em determinada área, ainda que possa ser fraco em outras?

Não sei se te dás conta, mas estás a falar com várias pessoas aqui que há não mais de dois anos estavam na tua situação, e estás-lhes a dizer que o que conseguiram não é possivel...
(e duvido que ficasses boqueaberto com qualquer uma das nossas reels)


bruno

_________________
"How much wood would a woodchuck chuck if a woodchuck could chuck wood?"
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Sil3
Colocada: Qui Mar 06, 2008 3:22 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 13 Set 2005 Mensagens: 758
Bry:

Eu acho que tu estás equivocado nas tuas respostas para mim....


Eu nunca quis enviar Reel nenhum para quem Abriu este Thread, apenas e únicamente me fez "Confusão" a quantidade ABSURDA de exigencias que eles tinham (tipico de quem NÃO SABE DO QUE FALA ou assim parece) e vim dar o meu parecer.

Não sei de onde veio essa ideia (tu e o Yen) que eu não mandaria Reels enquanto não fosse bom em tudo, que aliás, para quem acompanha este forum por certo já reparou que eu não quero nem nunca quis ser o Gajo dos 7 Oficios, logo NUNCA iria esperar ate ser MUITO bom para enviar as minhas Reels seja para onde for Wink

Houve aqui um equivoco qq ou má interpretação do que escrevi ou eu escrevi mal e dei essa ideia... já reli os meus textos e não sei de onde isso possa ter vindo... mas... and by the way... o meu post anterior era claramente brincadeira ou sarcasmo... mas acho que isso se notava bem (ou possivelmente não)

_________________
Sil3





(Lê-se Sile e não Sil + 3...vem dos meus tempos |33t do Unreal Tournament Very Happy )
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
carloscidrais
Colocada: Qui Mar 06, 2008 3:28 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 24 Mar 2005 Mensagens: 558 Local/Origem: London/Porto
unxetas escreveu:
e a tapar janelas

Nao eh verdade! eu tb tive que separar cabos e buscar coca colas.

Cool

_________________
www.carloscidrais.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
DiogoPereira
Colocada: Qui Mar 06, 2008 3:54 pm Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 30 Mar 2006 Mensagens: 76
Romanus,
referia-me à validade no sentido de resistência ao stress e estar sempre disponível para arranjar soluções em prazos mínimos , em que cada trabalho é totalmente diferente uns dos outros, estar sempre a aprender e a descobrir soluções novas para cada trabalho, em prazos mínimos, fazer directas para respeitar os prazos e ao mesmo tempo conciliar-se o mundo profissional com lazer... pensar em muitas outras coisas para além de 3D…
família, férias, desporto, etc. 3D é um trabalho ultra especializado e exaustivo por isso deve ser remunerado como tal para se sentir compensado o esforço. Senão é tipo Rússia, trabalha-se durante o dia na estação Aeroespacial a fazer cálculo matemáticos e à noite faz-se horas extraordinárias de táxi para encher o frigorífico para a Família.
É lógico q quanto mais tempo se trabalha numa área, mais facilidade se encontram as soluções para os problemas, mais rápido se resolve os entalanços e não necessita de fazer directas.
Em relação a lá fora, tb no reino das probabilidades de quem nunca lá esteve, é que as equipas, por serem maiores e os chefes de departamento das empresas já terem passado por toda a pirâmide, pelas motivações, problemas, dificuldades e exigências que esses trabalhos dão, os grupos podem assim proteger-se e fazer respeitar mais facilmente os seus interesses e objectivos. Em mercados como o de cá, geralmente há ilhas muito pequenas e por essa fragmentação e incapacidade de se criarem grupos maiores centrados num mesmo interesse é que se torna difícil a criação de regras, sindicatos, etc, todas essas conveniências que protegem os profissionais de um sector, ficam por existir ou ter qualquer tipo de força.
Quem procura o serviço não faz ideia nem quer saber do trabalho que o 3D dá, por isso a única coisa que se preocupa é em pagar o menos possível e como" isto está mau" até acha que já é sorte pois se não quer, arranja-se outro que fará, se calhar até por menos. Com isto faz-se com que as pessoas trabalhem em áreas ultra especializadas a receber muito abaixo do valor real. Penso que primeiro que o 3d ou os portfólios, estão as pessoas.
Que se criem então valores tabelados como noutras profissões, em Inglaterra existem tabelas de referencias de preço nos audiovisuais. A conversa da crise tem enriquecido muita gente.
Seja como for, penso que a maioria das pessoas q se aproxima desta área vem de um entusiasmo de adolescência de assistir a grandes produções e esse entusiasmo vai-se dissipando à medida q se cresce e se depara com o mercado real.
Em relação a acabar com os cursos, penso que não é solução para nada… senão é que isto não avança mesmo… deve-se é avisar de quais são as saidas de mercado. Com a idade as pessoas querem é fazer o seu trabalho com calma e descanso e tempo para lazer. Oiço de todos os exemplos, lembro-me de um francês dizer-me que conhecia tipos que trabalhavam em 3D em grandes produtoras e q diziam q era uma paz de alma, faziam sempre a mesma coisa, oito horas por dia, sem internet a distrair, saíam do trabalho e iam gozar as suas vidas sem se preocuparem mais com aquilo. Quando nos especializamos e faz-se sempre a mesma coisa penso que até é possível fazer 3d até aos 65, e não ter o problema de “pegar cabos” no início caso exista um mercado para evoluir. Poderá fazer-se disto uma profissão estável? Com probabilidade de contratos (pelo menos a médio prazo)? Talvez, mas a ver pelo andar das coisas, parece que isto caminha cada vez mais para um mercado aleatório e para o lucro especulado e de curto prazo.
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
The Clown
Colocada: Qui Mar 06, 2008 10:06 pm Responder com Citação
Novo membro Registo: 14 Jan 2008 Mensagens: 49 Local/Origem: Tomar
Olá!

censurei o post que aqui estava anteriormente para não ter que levar com cenas!


Editado pela última vez por The Clown em Sex Mar 07, 2008 1:04 pm, num total de 1 vez

_________________
"Oh my God that's th'a funky sheet!", Beastie Boys in Root Down
_____________________________
A clown is not a fool!
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
The Clown
Colocada: Qui Mar 06, 2008 10:16 pm Responder com Citação
Novo membro Registo: 14 Jan 2008 Mensagens: 49 Local/Origem: Tomar
Olá!

censurei o post que aqui estava anteriormente para não ter que levar com cenas!


Editado pela última vez por The Clown em Sex Mar 07, 2008 1:05 pm, num total de 1 vez

_________________
"Oh my God that's th'a funky sheet!", Beastie Boys in Root Down
_____________________________
A clown is not a fool!
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
zepstrip
Colocada: Qui Mar 06, 2008 11:36 pm Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 31 Jan 2006 Mensagens: 81
Oh Diogo...

O que tás a dizer não se passa só na nossa àrea, e também não só em Portugal.
Daí o pessoal que tá a começar que procure não baixar as calçinhas, porque tal como estavam a dizer, estragam o futuro a todos.

E em relação a longevidade desta profissão, isso vai-te passar e há-de chegar o dia que vais passar a coordenador ou whatever e prazos, deadlines, desafios impossíveis e blá, blá, blá,.... passa a ser banal e passa a fazer parte do dia a dia.

Isto é uma "long-run", o que interessa é não parar
(e não fazer pior do que fizeste, também)


Se tivesses a fazer costura, isso sim, fodi*s as mãos antes dos trinta.

Laughing

_________________
now at www.illusivefx.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
zepstrip
Colocada: Qui Mar 06, 2008 11:48 pm Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 31 Jan 2006 Mensagens: 81
YOO, e agora po "the clown"


Eu trabalho à uns 7 ou 8 anos (em várias especializações diferentes), 4 dos quais em 3DS StudioMAX e Premiere. E dominar é muito subjectivo.

Usas-te os softwares(como obviamente devias de usar) no decorrer do teu curso, mas o que eu vejo é muitos trabalhos de curso bonitos e depois numa situação real a magia desaparece, dassse.

_________________
now at www.illusivefx.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
The Clown
Colocada: Sex Mar 07, 2008 3:47 am Responder com Citação
Novo membro Registo: 14 Jan 2008 Mensagens: 49 Local/Origem: Tomar
Olá!

censurei o post que aqui estava anteriormente para não ter que levar com cenas!


Editado pela última vez por The Clown em Sex Mar 07, 2008 1:05 pm, num total de 1 vez

_________________
"Oh my God that's th'a funky sheet!", Beastie Boys in Root Down
_____________________________
A clown is not a fool!
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
The Clown
Colocada: Sex Mar 07, 2008 3:59 am Responder com Citação
Novo membro Registo: 14 Jan 2008 Mensagens: 49 Local/Origem: Tomar
Olá!

censurei o post que aqui estava anteriormente para não ter que levar com cenas!


Editado pela última vez por The Clown em Sex Mar 07, 2008 1:05 pm, num total de 1 vez

_________________
"Oh my God that's th'a funky sheet!", Beastie Boys in Root Down
_____________________________
A clown is not a fool!
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
yen3D
Colocada: Sex Mar 07, 2008 9:15 am Responder com Citação
Veterano Registo: 02 Ago 2005 Mensagens: 570 Local/Origem: London, Marinha Grande
What the fuck just happen? Shocked

_________________
www.yen3d.animationblogspot.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
unxetas
Colocada: Sex Mar 07, 2008 10:38 am Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 20 Dec 2005 Mensagens: 461 Local/Origem: Londres
"happened"! olha ai a gramatica oh emigrante!
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
yen3D
Colocada: Sex Mar 07, 2008 11:14 am Responder com Citação
Veterano Registo: 02 Ago 2005 Mensagens: 570 Local/Origem: London, Marinha Grande
LoL... que vergonha.
Vou deixar estar para servir de licao Twisted Evil

_________________
www.yen3d.animationblogspot.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Nightwalker
Colocada: Sex Mar 07, 2008 12:27 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 04 Out 2005 Mensagens: 743
Olha lá o Palhaç... sorry "clown"... If you need a job it's a good Ideia to be nice to people que já têm um, que o sabem fazer no mundo da produção real a vários anos, que sabem mais disto do que muitos dos teus formadores e que podem muito bem ser as pessoas que vão decidir se tu vais ter um job ou não.

_________________
One of many at www.puraimagem.pt
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
The Clown
Colocada: Sex Mar 07, 2008 12:43 pm Responder com Citação
Novo membro Registo: 14 Jan 2008 Mensagens: 49 Local/Origem: Tomar
Olá!

censurei o post que aqui estava anteriormente para não ter que levar com cenas!


Editado pela última vez por The Clown em Sex Mar 07, 2008 1:10 pm, num total de 1 vez

_________________
"Oh my God that's th'a funky sheet!", Beastie Boys in Root Down
_____________________________
A clown is not a fool!
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 3 de 6
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
You cannot attach files in this forum
You cannot download files in this forum