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< Emprego ~ 3D ARTIST FREELANCER |
romanus |
Colocada: Qui Mar 06, 2008 12:44 pm |
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Veterano
Registo: 11 Mar 2005
Mensagens: 875
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DiogoPereira escreveu: Estou a gostar deste café, tb vou opinar qualquer coisa.
O autor da Ydreams está ligado a um polo Universitário, por isso penso que seria para ele mais fácil formar equipa cá, próximo do polo, do que lá fora, nem que seja por ter contacto directo com pessoas qualificadas que saem dos cursos.
Parece-me que toda a política da Ydreams... desde o discurso da inovação, a transdisciplinaridade, a economia do conhecimento, etc, têm como objectivo, desde o início, um mercado Global e por isso Portugal seria apenas o ponto partida ideal, a "Base" do projecto. Por isso, penso que é, por enquanto, uma das excessões à regra.
Tudo é possível... os agricultores Holandeses tb compram terrenos cá e cultivam e exportam para fora e fazem lucro enquanto os outros, já velhos e com a quarta classe ficam a olhar, sem perceber como. Antes de se querer criar uma empresa com objectivos de internacionalização é preciso perceber como funcionam os mercados e fazer contactos. Entre aprender bem o software 3D + Artista para tudo + estudos de marketing empresarial... mais café... além de que isto é uma profissão com prazo de validade identico aos jogadores da bola por isso deveria ser pago como tal... se calhar lá fora.
Também estou a gostar desta discussão salutar acerca deste tema que irá para todo o sempre ser problemático e sem solução enquanto não existir uma entidade (sindicato, whatever...) que proteja e regulamente a nossa profissão (que nem sequer tem uma única denominação - CG Artist? Operador 3D? Generalista? Modelador? Animador? 3D Designer?, etc, etc,etc).
Aproveito também para discordar em relação ao prazo de validade desta profissão. Primeiro, acho que não temos ainda anos suficientes de 3d em Portugal para sequer o afirmar. Mas, vendo os exemplos como John Lasseter, nascido em 1957, o que vemos é que está longe de arrumar as botas e ir arrumar carros na rua, visto já não ter trabalho para ele.
O que acredito é que um bom operador, com o acumular de anos e múltiplas experiências, pode evoluir na sua carreira e passar a coordenar projectos, realizar (dependendo da sua vocação, etc), coordenar áreas específicas de projectos, criar a sua própria empresa, etc, etc, etc...
Também concordo com o Yen... e acho que todos os que nos lêm, deveriam pensar muito bem em relação aos trabalhos que fazem por 5 tostões e com recibos verdes, porque o que de facto está a acontecer, é que estão a banalizar cada vez mais a sua área de trabalho. Basicamente, estão a pensar a curto prazo e a prejudicar muito o seu futuro a médio / longo prazo.
my 2cents |
_________________ Rui Romano
www.ingreme.com
www.ingreme.com/reel |
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Grury |
Colocada: Qui Mar 06, 2008 1:10 pm |
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Veterano
Registo: 22 Ago 2005
Mensagens: 524
Local/Origem: Helsinki, Suomi.
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unxetas escreveu: e a tapar janelas
LOL!!
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Flickr |
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bry |
Colocada: Qui Mar 06, 2008 2:09 pm |
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Primeiros passos
Registo: 30 Jun 2006
Mensagens: 143
Local/Origem: London, UK
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Citação: Tens razão vou já enviar o meu CV para eles
Eh pá mas eu não domino nem MAX, nem Maya nem C4D... nem sou super duper rockzor leet Compositor com alto jeito ainda para o Som e Imagem...
..bem me parecia que havia uma razao para não ter enviado ainda nada
Entretanto vou continuar no meu Stretchy Rig Super Duper XPTO Rockzor ó Bariloides no XSi... que já consta de 225 Objectos e tá-se a tornar um pesadelo logistico LOL
Posso-te garantir que grande parte dos artistas a trabalhar em grandes empresas ficam tão entusiasmados e surpreendidos com o resultado final de cada plano como qualquer outra pessoa.
Não creio que haja uma única pessoa envolvida nestas grandes produções que domine todas as áreas, nem sequer os supervisores. Sabem claro o que é possivel fazer e as fases por que têm que passar, mas daí a saber fazer eles próprios vai um grande passo.
Poucos modeladores sabem fazer um rig decente. Poucos riggers sabem animar uma personagem decentemente. Poucos animadores sabem fazer cloth sim ou hair ou iluminação (tudo vertentes diferentes de TD), e pouco pessoal 3D tem noção do quanto um bom 'compositing' pode elevar a qualidade de um plano, mesmo que não haja nada de muito evidente a fazer em 2D.
Vais esperar até que domines todas estas áreas para começares a mandar reels?
Achas mesmo que quem está à frente destas empresas não sabe olhar para uma reel de um estudante, por muito amadora que pareça, e ver o potencial que esse estudante possa ter em determinada área, ainda que possa ser fraco em outras?
Não sei se te dás conta, mas estás a falar com várias pessoas aqui que há não mais de dois anos estavam na tua situação, e estás-lhes a dizer que o que conseguiram não é possivel...
(e duvido que ficasses boqueaberto com qualquer uma das nossas reels)
bruno |
_________________ "How much wood would a woodchuck chuck if a woodchuck could chuck wood?" |
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Sil3 |
Colocada: Qui Mar 06, 2008 3:22 pm |
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Veterano
Registo: 13 Set 2005
Mensagens: 758
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Bry:
Eu acho que tu estás equivocado nas tuas respostas para mim....
Eu nunca quis enviar Reel nenhum para quem Abriu este Thread, apenas e únicamente me fez "Confusão" a quantidade ABSURDA de exigencias que eles tinham (tipico de quem NÃO SABE DO QUE FALA ou assim parece) e vim dar o meu parecer.
Não sei de onde veio essa ideia (tu e o Yen) que eu não mandaria Reels enquanto não fosse bom em tudo, que aliás, para quem acompanha este forum por certo já reparou que eu não quero nem nunca quis ser o Gajo dos 7 Oficios, logo NUNCA iria esperar ate ser MUITO bom para enviar as minhas Reels seja para onde for
Houve aqui um equivoco qq ou má interpretação do que escrevi ou eu escrevi mal e dei essa ideia... já reli os meus textos e não sei de onde isso possa ter vindo... mas... and by the way... o meu post anterior era claramente brincadeira ou sarcasmo... mas acho que isso se notava bem (ou possivelmente não) |
_________________ Sil3
(Lê-se Sile e não Sil + 3...vem dos meus tempos |33t do Unreal Tournament ) |
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carloscidrais |
Colocada: Qui Mar 06, 2008 3:28 pm |
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Veterano
Registo: 24 Mar 2005
Mensagens: 558
Local/Origem: London/Porto
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unxetas escreveu:
e a tapar janelas
Nao eh verdade! eu tb tive que separar cabos e buscar coca colas.
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_________________ www.carloscidrais.com |
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DiogoPereira |
Colocada: Qui Mar 06, 2008 3:54 pm |
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Primeiros passos
Registo: 30 Mar 2006
Mensagens: 76
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Romanus,
referia-me à validade no sentido de resistência ao stress e estar sempre disponível para arranjar soluções em prazos mínimos , em que cada trabalho é totalmente diferente uns dos outros, estar sempre a aprender e a descobrir soluções novas para cada trabalho, em prazos mínimos, fazer directas para respeitar os prazos e ao mesmo tempo conciliar-se o mundo profissional com lazer... pensar em muitas outras coisas para além de 3D…
família, férias, desporto, etc. 3D é um trabalho ultra especializado e exaustivo por isso deve ser remunerado como tal para se sentir compensado o esforço. Senão é tipo Rússia, trabalha-se durante o dia na estação Aeroespacial a fazer cálculo matemáticos e à noite faz-se horas extraordinárias de táxi para encher o frigorífico para a Família.
É lógico q quanto mais tempo se trabalha numa área, mais facilidade se encontram as soluções para os problemas, mais rápido se resolve os entalanços e não necessita de fazer directas.
Em relação a lá fora, tb no reino das probabilidades de quem nunca lá esteve, é que as equipas, por serem maiores e os chefes de departamento das empresas já terem passado por toda a pirâmide, pelas motivações, problemas, dificuldades e exigências que esses trabalhos dão, os grupos podem assim proteger-se e fazer respeitar mais facilmente os seus interesses e objectivos. Em mercados como o de cá, geralmente há ilhas muito pequenas e por essa fragmentação e incapacidade de se criarem grupos maiores centrados num mesmo interesse é que se torna difícil a criação de regras, sindicatos, etc, todas essas conveniências que protegem os profissionais de um sector, ficam por existir ou ter qualquer tipo de força.
Quem procura o serviço não faz ideia nem quer saber do trabalho que o 3D dá, por isso a única coisa que se preocupa é em pagar o menos possível e como" isto está mau" até acha que já é sorte pois se não quer, arranja-se outro que fará, se calhar até por menos. Com isto faz-se com que as pessoas trabalhem em áreas ultra especializadas a receber muito abaixo do valor real. Penso que primeiro que o 3d ou os portfólios, estão as pessoas.
Que se criem então valores tabelados como noutras profissões, em Inglaterra existem tabelas de referencias de preço nos audiovisuais. A conversa da crise tem enriquecido muita gente.
Seja como for, penso que a maioria das pessoas q se aproxima desta área vem de um entusiasmo de adolescência de assistir a grandes produções e esse entusiasmo vai-se dissipando à medida q se cresce e se depara com o mercado real.
Em relação a acabar com os cursos, penso que não é solução para nada… senão é que isto não avança mesmo… deve-se é avisar de quais são as saidas de mercado. Com a idade as pessoas querem é fazer o seu trabalho com calma e descanso e tempo para lazer. Oiço de todos os exemplos, lembro-me de um francês dizer-me que conhecia tipos que trabalhavam em 3D em grandes produtoras e q diziam q era uma paz de alma, faziam sempre a mesma coisa, oito horas por dia, sem internet a distrair, saíam do trabalho e iam gozar as suas vidas sem se preocuparem mais com aquilo. Quando nos especializamos e faz-se sempre a mesma coisa penso que até é possível fazer 3d até aos 65, e não ter o problema de “pegar cabos” no início caso exista um mercado para evoluir. Poderá fazer-se disto uma profissão estável? Com probabilidade de contratos (pelo menos a médio prazo)? Talvez, mas a ver pelo andar das coisas, parece que isto caminha cada vez mais para um mercado aleatório e para o lucro especulado e de curto prazo. |
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The Clown |
Colocada: Qui Mar 06, 2008 10:06 pm |
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Novo membro
Registo: 14 Jan 2008
Mensagens: 49
Local/Origem: Tomar
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Olá!
censurei o post que aqui estava anteriormente para não ter que levar com cenas! |
Editado pela última vez por The Clown em Sex Mar 07, 2008 1:04 pm, num total de 1 vez _________________ "Oh my God that's th'a funky sheet!", Beastie Boys in Root Down
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A clown is not a fool! |
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The Clown |
Colocada: Qui Mar 06, 2008 10:16 pm |
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Novo membro
Registo: 14 Jan 2008
Mensagens: 49
Local/Origem: Tomar
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Olá!
censurei o post que aqui estava anteriormente para não ter que levar com cenas! |
Editado pela última vez por The Clown em Sex Mar 07, 2008 1:05 pm, num total de 1 vez _________________ "Oh my God that's th'a funky sheet!", Beastie Boys in Root Down
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A clown is not a fool! |
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zepstrip |
Colocada: Qui Mar 06, 2008 11:36 pm |
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Primeiros passos
Registo: 31 Jan 2006
Mensagens: 81
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Oh Diogo...
O que tás a dizer não se passa só na nossa àrea, e também não só em Portugal.
Daí o pessoal que tá a começar que procure não baixar as calçinhas, porque tal como estavam a dizer, estragam o futuro a todos.
E em relação a longevidade desta profissão, isso vai-te passar e há-de chegar o dia que vais passar a coordenador ou whatever e prazos, deadlines, desafios impossíveis e blá, blá, blá,.... passa a ser banal e passa a fazer parte do dia a dia.
Isto é uma "long-run", o que interessa é não parar
(e não fazer pior do que fizeste, também)
Se tivesses a fazer costura, isso sim, fodi*s as mãos antes dos trinta.
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_________________ now at www.illusivefx.com |
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zepstrip |
Colocada: Qui Mar 06, 2008 11:48 pm |
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Primeiros passos
Registo: 31 Jan 2006
Mensagens: 81
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YOO, e agora po "the clown"
Eu trabalho à uns 7 ou 8 anos (em várias especializações diferentes), 4 dos quais em 3DS StudioMAX e Premiere. E dominar é muito subjectivo.
Usas-te os softwares(como obviamente devias de usar) no decorrer do teu curso, mas o que eu vejo é muitos trabalhos de curso bonitos e depois numa situação real a magia desaparece, dassse. |
_________________ now at www.illusivefx.com |
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The Clown |
Colocada: Sex Mar 07, 2008 3:47 am |
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Novo membro
Registo: 14 Jan 2008
Mensagens: 49
Local/Origem: Tomar
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Olá!
censurei o post que aqui estava anteriormente para não ter que levar com cenas! |
Editado pela última vez por The Clown em Sex Mar 07, 2008 1:05 pm, num total de 1 vez _________________ "Oh my God that's th'a funky sheet!", Beastie Boys in Root Down
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The Clown |
Colocada: Sex Mar 07, 2008 3:59 am |
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Novo membro
Registo: 14 Jan 2008
Mensagens: 49
Local/Origem: Tomar
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Olá!
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yen3D |
Colocada: Sex Mar 07, 2008 9:15 am |
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Veterano
Registo: 02 Ago 2005
Mensagens: 570
Local/Origem: London, Marinha Grande
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unxetas |
Colocada: Sex Mar 07, 2008 10:38 am |
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Já faz sozinho
Registo: 20 Dec 2005
Mensagens: 461
Local/Origem: Londres
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"happened"! olha ai a gramatica oh emigrante! |
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yen3D |
Colocada: Sex Mar 07, 2008 11:14 am |
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Veterano
Registo: 02 Ago 2005
Mensagens: 570
Local/Origem: London, Marinha Grande
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Nightwalker |
Colocada: Sex Mar 07, 2008 12:27 pm |
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Veterano
Registo: 04 Out 2005
Mensagens: 743
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Olha lá o Palhaç... sorry "clown"... If you need a job it's a good Ideia to be nice to people que já têm um, que o sabem fazer no mundo da produção real a vários anos, que sabem mais disto do que muitos dos teus formadores e que podem muito bem ser as pessoas que vão decidir se tu vais ter um job ou não. |
_________________ One of many at www.puraimagem.pt |
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The Clown |
Colocada: Sex Mar 07, 2008 12:43 pm |
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Novo membro
Registo: 14 Jan 2008
Mensagens: 49
Local/Origem: Tomar
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