Índice do Fórum Dimensao3.com


Autor Mensagem

<  Emprego  ~  3D ARTIST FREELANCER

carloscidrais
Colocada: Sáb Mar 01, 2008 5:05 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 24 Mar 2005 Mensagens: 558 Local/Origem: London/Porto
3dkla:

Parece que não leste a minha resposta.
É que aí já está explicada a razão de cá estar e a razão pela qual no futuro imediato não prevejo regressar, pelo menos por motivos profissionais.
Mas se como o unxetas diz...não basta meia palavra, aqui vai outra vez:
Eu escolhi vir para cá, como poderia ter escolhido ir para Lisboa, ou Aveiro.
E eu, que sou do Porto, ainda acrescento:
As pessoas queixam -se muito, mas se a verdade é que em Lisboa há empresas e não são uma ou duas... no Porto há duas:
a Linha de Terra e a Seed Studios.

edit:

Quote: Mas o que eh facto, eh que ha cada vez mais pessoas interessadas na area e algumas com grandes capacidades tanto tecnicas como artisticas. Em termos do que eh necessario para desenvolver o nosso trabalho, Portugal tem tudo a seu favor. Eh uma questao de tempo, mentalidades e coragem.

Mais uma vez o unxetas tem toda a razão. E no curso aonde estive, tive oportunidade de conhecer muita gente com esse talento e capacidade, e acima de tudo com trabalho para mostrar. Algumas já postaram neste fórum, outras não.

Portanto, mais uma vez afirmo, os cursos têm toda a relevância e razão de ser. Não havendo esses cursos muitas pessoas com interesse na área, não teriam oportunidade ou contexto para desenvolver o seu trabalho.
Não é o único com certeza, mas é um óptimo ponto de partida.

E mais uma vez afirmo a minha incredulidade ao ver tanta crítica e negatividade...ou passa pela cabeça de alguém criticar a existência de cursos de design, marketing, arquitectura ou engenharia?

Fica bem.

_________________
www.carloscidrais.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
3dkla
Colocada: Sáb Mar 01, 2008 5:50 pm Responder com Citação
Novo membro Registo: 17 Ago 2007 Mensagens: 47
Unxetas:

O ronaldo aos 17 anos tambem tinha muito potencial mas o que seria dele se tivesse ficado a jogar em Portugal ?

Antes fosse uma questão de coragem , mentalidade ou tempo
Isso é conversa de catequese

É uma questão de economia de mercado
Os talentos só por si não valem nada - Falta uma máquina capaz de os converter em algo com valor de mercado.


Sinceramente desejo que tudo te corra bem por aí mas se um dia voltares a Portugal vais sentir uma vertigem enorme e das duas uma ou emigras novamente ou ficas a animar telemoveis e a receber 500 euros por mes com recibo verde ...

Não falo da area de arquitectura ou jogos porque não conheço

____________________________-



Carlos

Li a tua resposta.
Infelizmente nem todos podem ir viver para Londres e acabam por ter que ficar por Aveiro ...

E sim passa-me pela cabeça criticar cursos e escolas que oferecem cursos sem saidas profissionais. Devia ser proibido

A menos que o proposito desses cursos seja dar emprego como formadores , aos alunos dos anos passados.
Falas em desenvolver trabalhos no ambito do curso - Tudo bem - isso é bonito ... mas é para isso que pagas as propinas certo ? ...

Não é negatividade - é realidade
Volta para Portugal , abre uma empresa na área de efeitos visuais
e depois continuamos a nossa conversa.


Como já disse não é uma questão de potencial ( que existe em todo lado ) mas sim uma questão de mercado


O mesmo desejo para ti - boa sorte em Londres
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
unxetas
Colocada: Sáb Mar 01, 2008 6:58 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 20 Dec 2005 Mensagens: 461 Local/Origem: Londres
Fui ha pouco tempo a uma entrevista em Lisboa com uma empresa de pos-producao relativamente conhecida.

Concordamos que nao era a altura ideal para ficar em Portugal, nem para mim nem para eles, mas a certo ponto foi dito que para a tal empresa, ter um departamento com 10 ou 20 workstations, licencas e pagar ordenados a artistas nao era um investimento impossivel nem sequer fora de questao, mas que tinham dificuldade em arranjar trabalho de cinema. Quando disse que deviam tentar procurar trabalho no estrangeiro, a resposta foi que por uma razao ou por outra, ainda nao tinham sequer tentado tal coisa.


Se isto nao eh uma questao de mentalidade, nao sei o que sera. Vamos esperar pelo D. Sebastiao? Ou sera que alguem vai fazer como fez a framestore? Ha longos anos atras, enterrou dinheiro num filme de merda mas com efeitos visuais acima da media. Foi o que bastou para trazer trabalho (muito e do bom) para Londres, e para a Framestore se tornar numa das maiores empresas de vfx do mundo.

Nao ha dinheiro em Portugal? Nao ha fundos de investimento? Nao ha bancos? Nao tenho nenhum mestrado em economia, portanto posso estar a perceber mal essa conversa da economia de mercado.
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
carloscidrais
Colocada: Sáb Mar 01, 2008 7:19 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 24 Mar 2005 Mensagens: 558 Local/Origem: London/Porto
Quote: E sim passa-me pela cabeça criticar cursos e escolas que oferecem cursos sem saidas profissionais. Devia ser proibido


Conheço marketeers e designers que ganham 500 euros por mês a recibos verdes e a fazer horas extraordinárias não pagas, assim como conheço artistas digitais portugueses em Portugal que ganham de 2000 para cima.
Vai-se então proibir os cursos de marketing e design?

Quote:Não é negatividade - é realidade
Volta para Portugal , abre uma empresa na área de efeitos visuais
e depois continuamos a nossa conversa.

Para tua informação fui sócio de uma empresa que fez trabalhos de produção e pós-produção de vídeo e design gráfico desde 2001 até 2007; a Cidrais Rodrigues, Lda.

Era o único empregado na área de pós-produção e recorria a freelancers em projectos pontuais.

Nunca tivemos website ou reel, pois o trabalho que fazíamos era para projectos pontuais, que vinham de contactos pessoais, e não era a minha actividade principal. Ao mesmo tempo estava a estudar e valorizar-me, assim como trabalhei durante dois anos como investigador. Conheço bem a realidade do mercado português na perspectiva de empresário. E sim, sei que é bastante duro. Sei-o na pele...e na carteira. Aliás ainda ando a pagar por essa aventura.

Ninguém disse que era fácil, mas não é impossível. Se há empresas de sucesso, pode haver mais. Também não sou economista, mas pelo menos isso consigo entender...

_________________
www.carloscidrais.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
zepstrip
Colocada: Seg Mar 03, 2008 12:51 am Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 31 Jan 2006 Mensagens: 81
Pah, por mais pena que tenha, tenho de dar razão ao 3dkl e ao Unxetas.

Se assim não fosse por que raio estavas agora a procurar emprego.
Depois de tirares um curso porreiro, trabalhar com investigador e sustentar uma empresa (ou chafarica) durante 6 anos...!?

Portugal tem 10Milhões de habitantes e uma economia que é uma desgraça, sem falar na sáude e educação que influência directamente as nossas mentalidades no coletivo. Portanto, é apenas ser realista.

Eu vejo várias empresas aqui em Portugal com uma decada de existência e a diferença de crescimento e riqueza que têm hoje em relação às suas concorrentes estranjeiras é abismal. E não falo nos
"states" ou UK, falo em Espanha ou França, até Itália e outros.

_________________
now at www.illusivefx.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
Nightwalker
Colocada: Seg Mar 03, 2008 9:42 am Responder com Citação
Veterano Registo: 04 Out 2005 Mensagens: 743
Citação:
Quando disse que deviam tentar procurar trabalho no estrangeiro, a resposta foi que por uma razao ou por outra, ainda nao tinham sequer tentado tal coisa.


Nunca percebi esse medo das empresas de publicidade e fx Confused , no archviz a muito tempo que trabalhamos pra fora...

_________________
One of many at www.puraimagem.pt
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
carloscidrais
Colocada: Seg Mar 03, 2008 10:01 am Responder com Citação
Veterano Registo: 24 Mar 2005 Mensagens: 558 Local/Origem: London/Porto
Bem, zepstrip e 3dkla, pelo menos em relação ao tópico das empresas dou vos alguma razão...a diferença de crescimento e mentalidades é abissal.

Começa porque aqui não se contratam gajos que mandam uns toques e o primo do cunhado do tio da vizinha. Ou sabes ou não sabes e não sabendo estás fora.

De resto, a minha experiência de trabalho aqui ainda é muito pouca ( ainda só fiz freelance 3D design e runner jobs e só estou aqui há um mês), mas o que já deu para ver é que o ritmo e principalmente o profissionalismo esperado de ti é tremendo.

E é assim que deve ser.

Agradeço todos os desejos de boa sorte e fico aqui á espera que as coisas mudem para melhor aí...ainda não perdi a esperança de ver Portugal a aproveitar o seu potencial.

_________________
www.carloscidrais.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Sil3
Colocada: Seg Mar 03, 2008 10:31 am Responder com Citação
Veterano Registo: 13 Set 2005 Mensagens: 758
Ena como isto ficou Smile


Não se esqueçam também que 3D/VFX (quando digo VFX nao me refiro a embalagens de yogurtes a rodar, ou o logo do Blanca que é preciso meter em cima do producto comercializado em PT em vez de ser o Espanhol etc etc) é quase ainda uma novidade em PT, não é uma industria com anos e anos de experiencia em cima como é o caso da Arquitectura.

Depois temos as mentalidades e o SISTEMA JURASSICO que impera em PT.

-Sempre se fez assim é assim que se faz. (recordo-me que em 2004 trabalhava na Tungsten e precisamos de uma banda sonora de Hip Hop... fomos falar com o melhor Estudio de Som do genero em PT situado em Lisboa e espantem-se: nem um disco de Hip Hop ou referencia eles tinham... e atenção a MAIOR empresa do ramo em PT... em pleno 2004 eles não tinham a merda de uma Biblioteca de Hip Hop isto faz sentido em algum lado??)

Mesmo que o sempre se fez assim esteja ultrapassado ha anos e se andem todos a foder uns aos outros (é mesmo esta a plavra)... eu pessoalmente abomino uma serie de situaçoes que vejo acontecer practicamente todos os dias não só no sitio onde trabalho, mas tambem do que sei pq conheço mesmo MUITA gente no meio Wink

Na minha modestissima opiniao, (e de noob pq nao bulo nisto ha 20 anos) há coisas que se teimam ainda em não continuar a fazer e não se percebe o pq.. um das mais importantes LACUNAS que vejo em quase todos os sitios por onde passei:

- FALTA de Director Criativo/Concept Art

99% das vezes não há... ok eu sei que somos nós os "Artistas" que temos de fazer esse tipo de coisas... mas porra, se existe um predio para ser construido, já não esta TUDO no papel antes do primeiro balde de massa ser feito? Então pq é que em 3D (ou melhor... em Publicidade em PT) quase nunca existe?

Será que NINGUÉM tem consciencia que ao "poupar" umas centenas de Euros num Storyboard/Concept Art (I mean CONCEPT ART nao o desenho feito em cima do jeolho que depois nunca se consegue fazer a 3D) se vai estar a facalhar um trabalho todo pq os "Artistas" em vez de estarem a produzir estão a "perder" tempo a fazerem o que eles acham que fica bem quando depois o mais certo é num conjunto não resultar ou nunca ficar com um look coerente pq é basicamente cada um para seu lado... depois de quem é a culpa? É do gajo que fez que afinal nem é assim tão bom Artista como isso...

Ninguém contracta um Pintor de paredes da construção civil para ir Pintar um Mural... certo? Então pq se espera que um gajo que venha para esta Area (s) saiba fazer tudo e seja muito bom??

É esta mentalidade tipicamente portuguesinha que nos fode sempre... como eu costumo dizer:

Somos pequeninos em tudo... mas especialmente em mentalidade...

_________________
Sil3





(Lê-se Sile e não Sil + 3...vem dos meus tempos |33t do Unreal Tournament Very Happy )
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
unxetas
Colocada: Seg Mar 03, 2008 10:56 am Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 20 Dec 2005 Mensagens: 461 Local/Origem: Londres
tens toda a razao Sil3, e sempre que falo com pessoal da area da publicidade em Portugal contam-me historias semelhantes. Como pedirem trabalhos de publicidade a uma produtora portuguesa que pelo meio tem um efeito ou outro mais complicado e dizerem no brief "contactar a Mill/Framestore/etc.. para este efeito"

E que tal contactar a ingreme/bikini/pix mix?.. Nao, que sao tugas e nao sabem fazer nada...

zepstrip e 3dkla, eu concordo que a maneira como as coisas normalmente funcionam em Portugal eh longe de ser a ideal! Mas como ja disse, o potencial existe.. O exemplo que deste do Ronaldo eh perfeito - eh certo que ele teve de sair do pais para se tornar o jogador que eh hoje, mas no fim de contas, ele faz parte de uma geracao de grandes jogadores que sao mal aproveitados em Portugal. Teoricamente, nada impede que eles se desenvolvam em Portugal, mas falta saber aproveitar melhor as oportunidades!

Para acabar, ha varios exemplos de empresas com grande sucesso nacional e internacional.. Uma delas que nao esta numa area tao longe da nossa quanto isso, a YDreams. Provavelmente quando se juntaram tambem nao havia muita gente a acreditar que se tornariam um caso serio de sucesso..
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
carloscidrais
Colocada: Seg Mar 03, 2008 11:06 am Responder com Citação
Veterano Registo: 24 Mar 2005 Mensagens: 558 Local/Origem: London/Porto
Só para acrescentar um ponto ao conto, a propósito da Ydreams...o António Câmara foi investigador no MIT durante anos e fundou a Ydreams quando voltou para Portugal.
Hoje são um caso de sucesso internacional e exportam para todo o mundo.
Portanto se calhar há alguma razão em dizer-se como se disse por aqui que as coisas acontecem quando as pessoas andam cá fora e depois se apercebem que as diferenças não são assim tão grande, talvez só as mentalidades é que sejam diferentes...porque o talento já existe.
Afinal, o mesmo António Câmara esteve muitos anos por aí, talvez a única coisa que o impedisse de fazer o que fez sem ter ido aos EUA primeiro fosse a tal mentalidade do "aqui é impossível, aqui não dá ".
Tanto se viu que não dava...como deu.
É uma questão de empreendedorismo ( e sim, a palavra existe Wink
Mas também é uma questão de acabar com o discurso do coitadinho e do pobrezinho...e nós aqui não fazemos nada, e não conseguimos e blá blá blá.
Até porque, e é a única coisa que estou a dizer...exemplos de sucesso já existem, sejam de pessoas que andaram cá fora, como de pessoas que nunca o fizeram...

PS: Discussão muito saudável esta Smile

EDIT:

Achei importante inclui aqui esta citação do próprio António Câmara (http://clix.expressoemprego.pt/scripts/indexpage.asp?headingID=4601):

Como é que surgiu a Y-Dreams?

Esta empresa resulta de dez anos de investigação em multimédia, realidade virtual e computação móvel no seio da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Ao fim desses dez anos muitas das pessoas do grupo foram convidadas para irem para empresas em Silicon Valley e para universidades americanas. Eu fui como professor visitante para o American Research Institute of Technology durante 98/99. Nesse ano cheguei à conclusão que em muitas áreas, daquelas que eu citei, tínhamos vantagens comparativas e na altura eu pensei desenvolver um laboratório de investigação que rivalizasse com a Medialab. Quando cheguei a Portugal verifiquei que a melhor alternativa era criar uma empresa no seio da universidade. Isto foi em Junho de 2000. Nós iniciámos as operações nessa altura e dois anos depois estamos, de facto, muito satisfeitos com a opção tomada.

_________________
www.carloscidrais.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
DiogoPereira
Colocada: Seg Mar 03, 2008 11:33 pm Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 30 Mar 2006 Mensagens: 76
Estou a gostar deste café, tb vou opinar qualquer coisa.
O autor da Ydreams está ligado a um polo Universitário, por isso penso que seria para ele mais fácil formar equipa cá, próximo do polo, do que lá fora, nem que seja por ter contacto directo com pessoas qualificadas que saem dos cursos.
Parece-me que toda a política da Ydreams... desde o discurso da inovação, a transdisciplinaridade, a economia do conhecimento, etc, têm como objectivo, desde o início, um mercado Global e por isso Portugal seria apenas o ponto partida ideal, a "Base" do projecto. Por isso, penso que é, por enquanto, uma das excessões à regra.
Tudo é possível... os agricultores Holandeses tb compram terrenos cá e cultivam e exportam para fora e fazem lucro enquanto os outros, já velhos e com a quarta classe ficam a olhar, sem perceber como. Antes de se querer criar uma empresa com objectivos de internacionalização é preciso perceber como funcionam os mercados e fazer contactos. Entre aprender bem o software 3D + Artista para tudo + estudos de marketing empresarial... mais café... além de que isto é uma profissão com prazo de validade identico aos jogadores da bola por isso deveria ser pago como tal... se calhar lá fora. Idea
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
zepstrip
Colocada: Ter Mar 04, 2008 12:24 am Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 31 Jan 2006 Mensagens: 81
É mesmo complicado fugir à regra. E verdade que dizemos todos mal disto, mas eu por mim, não me vou meter em nenhuma de formar uma empresa, ou sociedade.
Não que não tenha ideias, planos e vontade. Mas tenho de estar seguro do que estou a fazer.

Não desanimes o Carlos, quando criares a tua empresa, inovadora, estável e competitiva, não me importo nada de ir trabalhar pra ti, Very Happy

_________________
now at www.illusivefx.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
bry
Colocada: Ter Mar 04, 2008 9:59 am Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 30 Jun 2006 Mensagens: 143 Local/Origem: London, UK
Mas ha' festa outra vez e ninguem me dizia nada?

Nao me digam que ja' andam outra vez a dizer mal do "CG Nacional" e que la' fora e' q e' bom e que ate' nem se importavam de trabalhar mas que nao ha' condicoes...

Mas olhem, podia ser bem pior, ao menos estes anuncios de emprego sempre vao deixando algumas duvidas nos detalhes e a malta vai podendo queixar-se e engonhar mais um pouco... antes isso que ter que mandar CVs e Reels, ainda arranjavam emprego!


Editado pela última vez por bry em Ter Mar 04, 2008 12:53 pm, num total de 1 vez

_________________
"How much wood would a woodchuck chuck if a woodchuck could chuck wood?"
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Sil3
Colocada: Ter Mar 04, 2008 10:07 am Responder com Citação
Veterano Registo: 13 Set 2005 Mensagens: 758
Tens razão vou já enviar o meu CV para eles Very Happy

Eh pá mas eu não domino nem MAX, nem Maya nem C4D... nem sou super duper rockzor leet Compositor com alto jeito ainda para o Som e Imagem...

..bem me parecia que havia uma razao para não ter enviado ainda nada Wink

Entretanto vou continuar no meu Stretchy Rig Super Duper XPTO Rockzor ó Bariloides no XSi... que já consta de 225 Objectos e tá-se a tornar um pesadelo logistico LOL

_________________
Sil3





(Lê-se Sile e não Sil + 3...vem dos meus tempos |33t do Unreal Tournament Very Happy )
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
yen3D
Colocada: Ter Mar 04, 2008 9:58 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 02 Ago 2005 Mensagens: 570 Local/Origem: London, Marinha Grande
Sil3: Há também essa mentalidade de que para entrar para estudios grandes é preciso ser um géniozinho do CG.
Tens de ter um bom reel mas não tem de ser nada do outro mundo.

O pessoal vê um filme feito e pensa que tem de ter material num reel com a qualidade do filme mas esquece que o filme foi feito por muita gente. Um rig nunca é montado por um gajo sozinho.

É verdade. Para saltar de Portugal directamente para um estudio estrangeiro tens de ter um bom reel mas mais importante é MANDAR REELS.
Eu andei dois anos a mandar reels para todo o lado. Recebi muitos "Nãos". (um dia destes mostro-te um postal da Tippet ou um carta da Blue Sky.Razz) Nunca deixei de actualizar o reel com o que tinha e mandar novamente e para mais sitios.

Sobre abrir empresa em Portugal:

Não aconselho ninguem a abrir um estudio para competir no mercado mundial sem estarem uns tempos bons a trabalhor fora do país e conhecer bem esse mercado.

Outra coisa:

Isso de recibos verdes e trablhar por 500 euros eh facil de resolver.
É so toda a gente recusar trablho. Enquanto houver pessoas a trablhar de graça isso nunca se resolve.
Não me venham com historias de que a vida ta dificil e que mais vale ter 500 que nao ter nada. (500 a recebio verde = a nada... É so fazer as contas).
Quem trabalha por esses valores nao tem casa, carro, ou familia para sustentar. Provavelmente a unica despesa que tem é um jogo xbox que compra com alguma dificuldade. Twisted Evil

_________________
www.yen3d.animationblogspot.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
zepstrip
Colocada: Qua Mar 05, 2008 12:14 am Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 31 Jan 2006 Mensagens: 81
Tenho de tirar o chapéu aqui ao Yen, e subescrevo as palavras dele.

Vi um pouco do empenho e afinco dele e é verdade. É necessário paciência e optimismo.
No fundo é fazer o que se têm de fazer cá, enviar CVs e Reels à tonelada, e estar constantemente a actualizar o material, a diferença é que tem de ser tudo elevado ao cubo.

Afinal estamos a falar de 3d, certo Cool

_________________
now at www.illusivefx.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
unxetas
Colocada: Qui Mar 06, 2008 11:11 am Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 20 Dec 2005 Mensagens: 461 Local/Origem: Londres
tambem diria que grande parte do pessoal que faz carreira por aqui, comeca do zero. Comecam como runners a distribuir correio e a tapar janelas, sem saber nada de 3D ou 2D e vao aprendendo e subindo.. Infelizmente em Portugal isso ainda eh praticamente impossivel!
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 2 de 6
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
You cannot attach files in this forum
You cannot download files in this forum