Autor |
Mensagem |
|
fgarcia90 |
Colocada: Ter Jan 29, 2008 7:30 pm |
|
|
Registo: 28 Jan 2008
|
|
Voltar acima |
|
cc |
Colocada: Qua Jan 30, 2008 3:23 am |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 09 Mar 2005
Local/Origem: lisboa
|
para ser franco quando venho a esta zona do fórum estou á espera de ver C.V.'s e portfolios.
mostra aí qq coisa |
_________________ -- www.puraimagem.pt -- |
|
|
Voltar acima |
|
fgarcia90 |
Colocada: Qua Jan 30, 2008 8:53 pm |
|
|
|
nao apresento portfolio pois nao o tenho estou iniciar actividade como freelancer agora... |
|
|
|
Voltar acima |
|
_Gr9yFox_ |
Colocada: Qua Jan 30, 2008 11:13 pm |
|
|
Escravo do rato
Registo: 19 Jul 2007
|
Convém mostrares algo para os teus futuros empregadores saberem o que podem esperar. |
|
|
|
Voltar acima |
|
DiogoPereira |
Colocada: Qui Jan 31, 2008 12:16 pm |
|
|
Primeiros passos
Registo: 30 Mar 2006
|
Talvez os empregadores possam esperar uma evolução dentro da empresa e talvez deixe de querer ser só freelancer. lol
Sinceramente, essa conversa do portfólio também tem muito que se lhe diga... |
|
|
|
Voltar acima |
|
Grury |
Colocada: Qui Jan 31, 2008 5:52 pm |
|
|
Veterano
Registo: 22 Ago 2005
Local/Origem: Helsinki, Suomi.
|
DiogoPereira escreveu: ...
Sinceramente, essa conversa do portfólio também tem muito que se lhe diga...
Em que aspecto? |
_________________ Vimeo
------------------------------------
Flickr |
|
|
Voltar acima |
|
DiogoPereira |
Colocada: Qui Jan 31, 2008 9:30 pm |
|
|
Primeiros passos
|
O mercado é muito diferente do tempo dos nossos pais. Cada vez mais as empresas procuram pessoas especializadas que consigam exercer uma prestação de um serviço ao menor valor possível e sem compromissos de contrato. Acredito que é importante ter um bom portfólio, mas também acredito num mercado estável... (mas não tem só a ver com as áreas criativas).
Já vi de todos os géneros de empresas por cá: umas que não interessa o portfólio o que interessa é que dêem-se todos bem e q se seja responsável, outras que é tipo gado, outras que se aproveitam dos louros dos showreels dos freelancers para dizerem que fazem, outros que pedem ao freelancer uns testes para agarrar o cliente.
Sei lá...Se calhar para a semana já tenho uma opinião diferente...
Abraço, Grury. |
Editado pela última vez por DiogoPereira em Qui Jan 31, 2008 10:01 pm, num total de 1 vez |
|
|
Voltar acima |
|
DiogoPereira |
Colocada: Qui Jan 31, 2008 9:58 pm |
|
|
Primeiros passos
|
Acrescentando... o 3D é uma ferramenta técnica, é um trabalho técnico... muitas vezes (quando a produção é decente) é dirigido por um director de arte. Para mim o 3d é um trabalho técnico, a criação já é pensada antes do acto de pegar na ferramenta.
E como trabalho técnico que é.. antes existiam as chamadas escolas técnicas profissionais que decidiram extinguir (por acharem que se criavam classes sociais... uma estupidez), todos saíam com as competências garantidas e com uma carteira profissional ( e uma nota final de curso).
E seja como for, essa carteira profissional oferecia garantias e direitos, tanto ao empregador como ao funcionário.
Hoje existem portfolios e... "consegues fazer isto ou não?.. por quanto?"
Existem criativos que usam o 3D como ferramenta... mas isso é outra coisa, é Lazer. |
|
|
|
Voltar acima |
|
spurv3d |
Colocada: Sex Fev 01, 2008 11:10 am |
|
|
Uma mente torturada
Registo: 03 Mar 2005
Local/Origem: Carnaxide - LX
|
Mas Diogo, n me parece que alguem te va contratar sem ver o teu trabalho primeiro. Se não tens trabalho de freelancer pois so agora estas a começar, mostra trabalho que tenhas feito na ultima empresa onde trabalhaste por exemplo ou caso n tenhas trabalhado em nenhuma empresa mostra trabalho de algum curso que tenhas feito... é muito importante termos um portfolio pois é o nosso cartão de visita, mesmo que seja um portfolio tecnico onde o lado criativo n seja teu, é sempre muito importante. |
|
|
|
Voltar acima |
|
DiogoPereira |
Colocada: Sex Fev 01, 2008 12:23 pm |
|
|
Primeiros passos
|
[quote="spurv3d"]Mas Diogo, n me parece que alguem te va contratar sem ver o teu trabalho primeiro. Se não tens trabalho de freelancer pois so agora estas a começar, mostra trabalho que tenhas feito na ultima empresa onde trabalhaste por exemplo ou caso n tenhas trabalhado em nenhuma empresa mostra trabalho de algum curso que tenhas feito... é muito importante termos um portfolio pois é o nosso cartão de visita, mesmo que seja um portfolio tecnico onde o lado criativo n seja teu, é sempre muito importante. [/quote]
Caro spurv eu tenho portólio 3D e estou bem estabelecido no mercado, obrigado pelo cuidado.
E caso não estejas lembrado, convidaste-me até à pouco tempo para uma proposta de trabalho por teres visionado o meu portfolio.
Loool. este post não é meu, só comentei um pouco... e depois comentei mais a pedido do grury.
Seja como for acho que não entendeste o meu ponto de vista nos comentários anteriores.
Abraço, Diogo. |
|
|
|
Voltar acima |
|
Grury |
Colocada: Sex Fev 01, 2008 2:03 pm |
|
|
Veterano
|
Concordo com o spurv3d.
No entanto nao podendo falar do que se passa em Portugal, acho muito estranho alguem tentar procurar trabalho nesta area sem ter um reel/portfolio, ou ainda mais estranho seria algem oferecer emprego (mesmo freelance), sem primeiro ter visto as capacidades tecnicas/artisticas do candidato, que ao fim e ao cabo e' a unica forma de julgar alguem nesta area.
Mas hey..em Portugal ja nada me surpreende... algo do tipo:
O' pa'. arranja-me la' um tacho pro meu puto, que anda la sempre c'ua porra dos computadores e da bonecada.. |
_________________ Vimeo
Flickr |
|
|
Voltar acima |
|
Nightwalker |
Colocada: Sex Fev 01, 2008 2:15 pm |
|
|
Veterano
Registo: 04 Out 2005
|
Citação: Mas hey..em Portugal ja nada me surpreende...
Não julgues toda a gente pela mesma medida, este país tem coisas "caricatas" mas existe gente profissional a fazer bom trabalho em todas as áreas. A mentalidade do "lá fora é que é" não ajuda nada e muitas vezes não passa de uma ilusão. Por momentos lembraste-me os migras do mês de Agosto que acham que em Portugal não há "jambon" nem "fromage"
|
_________________ One of many at www.puraimagem.pt |
|
|
Voltar acima |
|
Grury |
Colocada: Sex Fev 01, 2008 3:28 pm |
|
|
Veterano
|
Nightwalker escreveu: Citação: Mas hey..em Portugal ja nada me surpreende...
Não julgues toda a gente pela mesma medida...
Em parte nenhuma do meu post assumi tal posicao...nao estava a generalizar nem me referi a ninguem em particular. Estava apenas a usar um pouco de sarcasmo... pois Portugal nao e' propriamente conhecido pela transparencia nos negocios ou em qualquer outra actividade. |
_________________ Vimeo
Flickr |
|
|
Voltar acima |
|
DiogoPereira |
Colocada: Sex Fev 01, 2008 4:03 pm |
|
|
Primeiros passos
|
lool, grury, pela mãezinha.
Tachos nesta área, duvido.
Só se for nas empresas de arquitectura a ganhar 5 euros à hora... no comments, nunca lá estive.
Quanto ao mundo da publicidade, a "criatividade do artista" serve para acertar shader, brilhos e falloff's.
Em relação à bonecada, sim atrai muita gente, para acertar shader, brilhos e falloff's. Não me chateia nada, quando sou bem pago.
Welcome to the jungle, claro que sim... em processo individual, e pelo trabalho que se faz. Mas não acredito nisso como referencia para nada.
E a verdade é que aqueles que tentam criar maiores estruturas de empresas são os primeiros a queixarem-se. Incongruências.
Opiniões valem o que valem, eu tenho a minha. |
|
|
|
Voltar acima |
|
fgarcia90 |
Colocada: Sex Fev 01, 2008 8:02 pm |
|
|
|
OK mas eu procuro algo novo, tirei o curso e sinceramente nao estou com vontade de andar a dar "mostras"!
Se aparecer alguma firma interessada em trabalho a sério, e quiser iniciar boas relações com um Projectista 3D em INVENTOR...
De qualquer forma se algum dos srs. quiser iniciar algum trabalho comigo estou disposto a faze-lo de forma (quase) gratuita, principalmente se me arranjar o Max, Vray, Maya, Viz ou outros programas assim do genero.
Como disse e volto a repetir estou a iniciar! |
|
|
|
Voltar acima |
|
Grury |
Colocada: Sex Fev 01, 2008 10:04 pm |
|
|
Veterano
|
DiogoPereira escreveu: lool, grury, pela mãezinha.
Tachos nesta área, duvido.
Que parte da palavra sarcasmo e' que nao entendeste? |
_________________ Vimeo
Flickr |
|
|
Voltar acima |
|
_Gr9yFox_ |
Colocada: Sex Fev 01, 2008 10:27 pm |
|
|
Escravo do rato
Registo: 19 Jul 2007
|
fgarcia, a tua atitude está a ser tão errada que mesmo que eu te pudesse dar o emprego que queres pensava duas vezes. Não sou profissional e nem sei se queres ler isto, mas depois não te venhas queixar que só vieram dizer mal.
Em primeiro ponto, para trabalhar nesta àrea um portfolio é mais importante que a tua cara. É aí que mostras aos futuros empregadores o que consegues fazer e no fundo é isso que eles estão a contratar, trabalho e resultados. Pensando na coisa de forma mais positiva, se eles tiverem várias pessoas a candidatar-se ao mesmo emprego no mínimo vão comparar os dados que têm, incluíndo o portfolio. Se tiveres um portfolio impressionante já estás a pôr-te uns degraus acima dos outros e mais perto do emprego.
Em segundo lugar, não mostrar trabalhos é sinal de falta de confiança, pelo menos para mim. Eu mostro os meus trabalhos na boa, falo deles e se me perguntarem até explico como os fiz.
Em terceiro lugar, assim que acabar o curso planeio usar o meu tempo para desenvolver um portfolio jeitoso para impressionar e facilitar a procura de emprego.
Pronto, acho que não escrevi demais. |
|
|
|
Voltar acima |
|
|