Índice do Fórum Dimensao3.com


Autor Mensagem

<  Sugestões  ~  Compositing?

fonziewonzie
Colocada: Ter Abr 05, 2005 4:58 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 25 Mar 2005 Mensagens: 420 Local/Origem: San Francisco
Hey,

Vcs tao a pensar acrescentar um forum de compositing, ou nao acham importante para o objectivo deste site?

Apesar de compositing nao parecer mto importante em CG, tem sido cada vez mais utilizado especialmente pare renders mais complexos onde se torna mais produtivo separar o final render em varios passes. Um forum sobre compositing, provavelmente seria util... especialmente pq em Portugal compositing eh usalmente sinonimo de After Effects, q raramente eh utilizado em production houses...

(: a.

_________________
.: a
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Endereço de AIM MSN Messenger
Malanjo
Colocada: Ter Abr 05, 2005 5:54 pm Responder com Citação
Visitante
...


Editado pela última vez por Malanjo em Dom Jun 30, 2013 6:20 pm, num total de 1 vez
Portugal
Colocada: Ter Abr 05, 2005 6:39 pm Responder com Citação
Uma mente torturada Registo: 19 Mar 2005 Mensagens: 167 Local/Origem: Londres
Boas.
De facto esse é um tema interessante, mas tal tenho de ocncordar com o Miguel_Angelo, a comunidade de composição ainda é pequena, pelo menos entre os utilizadores deste fórum.
After Effects não é mau e se atendermos que muitos dos que o usam profissionalmente foram os que o apanharam quando começou a aparecer e ainda falta muito para morrerem e deixar entrar uma grande vaga de Combustion, Final Cut Pro ou mesmo Shake. Por outro lado só se a produção digital a nível nacional começar a acelerar, o que tenho sérias esperanças que comece dentro de 3 ou 4 anos.

Porquê dentro de 3 ou quatro anos? Simples, a conjutura económica aliada à reestruturação das grelhas de programação das televisões devido ao crescimento da "geração digital" a.k.a. nós. Também está ligada com a formaçáo de cursos de design multimédia e similares que estão agora a lançar as suas primeiras vagas de profissionais para o mercado que irão ganhar experiência - quer cá quer no estrangeiro - e quando há profissionais há produção.

Bem essa é a minha opinião, podem discordar, concordar ou ignorar, as "mecês" é que sabem Smile
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
romanus
Colocada: Ter Abr 05, 2005 6:52 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 11 Mar 2005 Mensagens: 875
Jasus,

Estive a escrever um monte de linhas e quando ia a postar, deu erro!!! ARGH! Resumindo...

Miguel - A comunidade 3D que tu conheces está a dar os primeiros passos, mas ainda há bem pouco tempo entrevistei 15 pessoas e cada uma era melhor que a outra. Fiquei muito surpreendido com o que vi e só tenho pena é que estes tipos e uma rapariga não participem activamente em foruns, etc... não se promovam nem a eles nem a Portugal. Ao que se faz cá e muito bem. Por isso, a qualidade existe mas sempre aliada a uma mentalidade mesquinha que já existe há muito tempo em Portugal, que é de não querer mostrar como se faz, não ensinar, etc...
Bem sei que há regras na publicidade e que o que eu faço, muitas empresas não o deixam (acho isso uma perfeita estupidez, mas tenho que respeitar)... que é não poder mostrar trabalhos acabados, falar sobre eles.
Enfim, se calhar eu fujo um pouco ao sistema, mas sempre com as melhores das intenções. No fundo, tenho um sonho que um dia em Portugal estejamos ao mesmo nível que em Espanha, França, etc... estamos uns 5 anos atrasados em termos de estruturas, equipas de trabalho, etc, mas um dia chegaremos lá! Mais uns dez aninhos, hehehe.

Relativamente a composite foruns, acho que ainda existem menos pessoas a querer falar sobre isso em Portugal. Realmente é preciso mudar mentalidades, mas isso leva tempo!

cheerz from romanus

_________________
Rui Romano
www.ingreme.com
www.ingreme.com/reel
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Kameleon
Colocada: Ter Abr 05, 2005 7:17 pm Responder com Citação
Site Admin Registo: 27 Jan 2005 Mensagens: 1108 Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
Pois, eu tenho uma palavra a dizer, kuanto a kriaçao desse forum especifico e depois kuanto a utilização de compositing...

Quanto a criação do forum, ja disse aqui em outros posts que num futuro proximo iremos alargar o numero de topicos... Mas para isso há que ter em conta alguns pontos, tais como:

- Numero de users activos no forum
- Regularidade das visitas
- Estrutura "administrativa" para se poder gerir esses foruns tanto em termos do forum em si como também algum conhecimento da area para ter algum conhecimento de causa
- Existir um publico para esse forum
- Outros que não me lembro mas concerteza existem mais Razz

A segunda questao... quanto a necessidade, utilização de compositing... eu por exemplo não faço video, mas cada vez mais começo a usar Photoshop por exemplo, para tratar algumas imagens, ou entao renderizar por layers e depois compor tudo pq nem sempre o render que sai do programa é o que nós queremos, ou entao pudemos faze-las em pós-produçao muito mais rapidamente... Digo eu, é a minha ideia... e um forum de compositing poderia vir a colmatar algumas falhas que por vezes se faz num workflow, e nesse sentido podia-se aprender bastante em termos de metodo de trabalho... é a minha opinião baseada com alguma da experiencia ke tenho vindo a adquirir. Mas long story short story... é uma boa ideia um forum de compositing.... Em breve quem sabe Razz Abraços a todos.

_________________
.artur leao.
You can do it! VFX
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
fonziewonzie
Colocada: Ter Abr 05, 2005 8:26 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 25 Mar 2005 Mensagens: 420 Local/Origem: San Francisco
Fico contente com a discussao q se gerou por aqui. A minha ideia eh mesmo essa, criar so um bocadinho de ruido numa gavetinha qualquer em vcs todos para eventualmente, qdo houver users registados para isso, abrir-se um espaco de discussao.

Tenho andado a falar sobre compositing com algumas pessoas de universidades em portugal. A mim, acho uma falha bastante grave, insistirem em cursos de 3d animation e coisas do genero, sem sequer darem pelo menos uma cadeira de compositing (e qdo digo compositing nao digo after effects. digo algo mais avancado como shake ou combustion). Basicamente torna-se importante criar um grupo de jovens recem-licensiados q estejam preparados para trabalhar na industria, seja em Portugal ou no estrangeiro. E isso nao eh possivel se nao existir pelo menos a hipotese de alguns alunos poderem aprender cadeiras como compositing, matchmoving, whatever.

Qto a colaboracao no forum, eu uso Shake ah mto tempo, tento trabalhado em varios filmes e colaborado noutros. O mais recente foi uma colaboracao q fiz com o gajo do CSI:miami para um novo film q ele ta a fazer. Tb faco parte do Shake beta-testing group...

Por isso, qdo houver o forum, serei contribuinte nato de uma serie de coisas.

E continuo a dizer q se algum dia vier a oportunidade de dar uma workshop em Portugal, seria um prazer enorme Smile

Ate la, vou mandando umas bocas noutros forums haha Smile
(: a.

_________________
.: a
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Endereço de AIM MSN Messenger
Kameleon
Colocada: Ter Abr 05, 2005 8:50 pm Responder com Citação
Site Admin Registo: 27 Jan 2005 Mensagens: 1108 Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
Hehe he... noutros forums ? Seu traidor! D3 Forum só há um, este e mais nenhum! Razz hehehe e quanto a isso do workshop... temos que falar Wink Quando vieres cá a portugal, ja sabes, temos um café combinado. Abraços.

_________________
.artur leao.
You can do it! VFX
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Portugal
Colocada: Qua Abr 06, 2005 9:20 am Responder com Citação
Uma mente torturada Registo: 19 Mar 2005 Mensagens: 167 Local/Origem: Londres
Shake e pc´s a longa despedida Sad
Sinceramente não sei porque é que a Apple está a querer aumentar o desejo de outras empresas de produzirem um substituto para o Shake que corra em qualquer plataforma, tal como o Shake costumava fazer.

Bem fonziewonzie as universidades em Portugal são um caso interessante, existe uma espécie de tecnofobia, têm medo de ensinar as pessoas a trabalhar.
Eu estou nos últimos meses do meu curso, já consigo sentir o cheiro à licenciatura e comecei a mexer em Maya 4.0 iniciado por um amigo que trabalha na universidade mas nem é professor. O que aconcete é que tenho anddo estes anos a tirar o curso e a aprender a trabalhar em Maya, claro que o Maya tem ficado para trás mas acho que está a chegar a altura dele ficar em primeiro plano.
Tb a composição e edição de video sofrem do mesmo mal, ainda o ano passado tive uma cadeira que era exactamente sobre video, e espantem-se que sen em Premiere nos ensinaram a trabalhar, felizmente já sabia fazer algumas coisas, caso contrário podia esquecer.
Voltanto ao problema concreto nas universidades abusam na teoria e depois facilitam na prática. Até agora sei mais de filosofia e estética do que de composição. Não estou a dizer que não seja importante, cultura geral só faz bem, mas também é importante ensinar a trabalhar.

inté

_________________
Bem essa é a minha opinião, podem discordar, concordar ou ignorar, as "mecês" é que sabem Smile
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
cc
Colocada: Qua Abr 06, 2005 1:14 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 09 Mar 2005 Mensagens: 426 Local/Origem: lisboa
n sei onde estudas, se calhar mesmo numa universidade.
tens em paralelo o ensino politécnico, que apesar de tb estudares kant e baudrillard entre outros, tens tb uma forte componente técnica, para quem quiser aprender é claro, se n quiseres ficas só pelas horinhas semanais de aula o que obviamente é insuficiente.
voltando ao compositing, gostva de começar a trabalhar no combustion, cheguei a tentar mas n me entendia nem por nada, alguém conhece bibliografia de ajuda?
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
fonziewonzie
Colocada: Qua Abr 06, 2005 1:18 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 25 Mar 2005 Mensagens: 420 Local/Origem: San Francisco
Shake eh apenas para a industria profissional. Devo-te dizer q ninguem, mas mesmo ninguem, usa Windows em ambiente profissional para fazer seja o q for de producao.

A Apple mantem as versoes de Linux e Mac OS X completamente a par, e nao precisa de Windows para nada. Linux eh o standard em todas as grandes productions houses do mundo.

(: a.

Portugal escreveu:
Shake e pc´s a longa despedida Sad
Sinceramente não sei porque é que a Apple está a querer aumentar o desejo de outras empresas de produzirem um substituto para o Shake que corra em qualquer plataforma, tal como o Shake costumava fazer.
...
inté

_________________
.: a
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Endereço de AIM MSN Messenger
hadao
Colocada: Qua Abr 06, 2005 3:27 pm Responder com Citação
Site Admin Registo: 27 Jan 2005 Mensagens: 213 Local/Origem: Santa Maria da Feira
heheh, linux rula!!!

Pena nao haver uma versao de 3dmax para linux. Sad

talvez um dia....
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
flash
Colocada: Qua Abr 06, 2005 4:20 pm Responder com Citação
Site Admin Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 1539
nem photoshop Neutral
se bem q há o gimp.. não tem o mesmo workflow Sad
fonziewonzie: mesmo na pixar não usam windows?? é q sei q usaram o brazil para produzir matte paintings para os incriveis... e até agora não conheço uma versão linux do brazil, para não falar que o brazil é um plugin para max que só corre em windows
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
fonziewonzie
Colocada: Qua Abr 06, 2005 5:22 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 25 Mar 2005 Mensagens: 420 Local/Origem: San Francisco
nope.

_________________
.: a
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Endereço de AIM MSN Messenger
flash
Colocada: Qua Abr 06, 2005 6:17 pm Responder com Citação
Site Admin Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 1539
então como é q usaram o brazil??
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
fonziewonzie
Colocada: Qua Abr 06, 2005 6:32 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 25 Mar 2005 Mensagens: 420 Local/Origem: San Francisco
onde eh q leste isso?

a.

_________________
.: a
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Endereço de AIM MSN Messenger
flash
Colocada: Qua Abr 06, 2005 6:55 pm Responder com Citação
Site Admin Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 1539
No site da splutterfish Razz
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
fonziewonzie
Colocada: Qua Abr 06, 2005 8:24 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 25 Mar 2005 Mensagens: 420 Local/Origem: San Francisco
i rest my case.

(: a.

_________________
.: a
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Endereço de AIM MSN Messenger

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 1 de 2
Ir à página 1, 2  Seguinte
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
You cannot attach files in this forum
You cannot download files in this forum