|
Autor |
Mensagem |
< Noticias ~ Leopoldina e sapo meu irmão... |
Nightwalker |
Colocada: Qui Nov 22, 2007 9:57 am |
|
|
Veterano
Registo: 04 Out 2005
|
|
Voltar acima |
|
Sil3 |
Colocada: Qui Nov 22, 2007 10:26 am |
|
|
Veterano
Registo: 13 Set 2005
|
Esse estúdio "brasileiro" como tu definiste é só, mas mesmo só o MAIOR estúdio de toda a América Central e do Sul, fazem trabalhos para os 4 cantos do Planeta e inclusive tem muitos clientes Norte Americanos.
A Casablanca só para fazer um Spot do Sapo (nos tempos recordes deles de 1 semana, 15 dias) tem cerca de 30 pessoas a trabalhar sempre em rotatividade, a cada 8 horas entra um equipa nova de 8 pessoas para continuar o trabalho.
Vendo as informações que eles postaram neste Thread na CGTALK acerca do Spot da Leopoldina:
http://forums.cgsociety.org/showthread.php?threadid=563379&utm_medium=plugblock&utm_source=cgtalk
Conta bem a quantidade de pessoas ( possivelmente todos eles TOP Artists e TDs )
Direction and CG Supervisor- Rick Max
Vfx supervisor - Pepeu Sorrentino
Production Coordination - Cassio Homa , Emerson Bonadias
PRODUCTION:
Concept:
Marcelo Pasqua
Rodrigo Aben
Modeling:
Alan Camara - Characters, Final Set, and Characters props.
Aruan - Props
Gilmar Moraes(Doors) - Leopoldina, Cave
Marcelo Pasqua - Characters, Rocks&Trees and Props
Renato - Props
Texturing:
Alan Camara
Marcelo Pasqua
Rigging:
Richard Maegaki
Rogério Myagui
Animators:
André Forni
Henry Nabeta
Radamés
Rogério Myagui
Lightning/Shader/Render:
Alan Camara - Snow Valey
Cassio Homa - Florest , Tunel , Cave and PaintFXs
Gilmar Moraes (Doors) - Leopoldina , Cave
Marinho- Characters
Michel (Hanks) - Adicional Renderings
Renato - Snow Valey Stairs
VFX Composition:
Caio - Cave, Snow Valey
Daniel - Cave, Tunel
Emersom - Florest, PackShot, Product Tag
Pepeu Sorentino - Snow Valey, Cave, Tunel, Particles
Serginho- Tunel
Só foram 21 os que eu contei naquela Lista..fora os 3 meses de trabalho
Diz-me uma casa em PT que tenha um volume de trabalho de tal ordem que consigo num único Spot pagar a pelo menos 21 pessoas... que não devem de certeza receber o Ordenado Minimo
Eu sinceramente acho que não há casa nenhuma em PT que consiga competir com eles, nem falo da questão da qualidade do trabalho deles, mas falo também da enorme experiencia que eles já tem.
Não nos podemos esquecer que os Brasileiros tem das maiores produções para TV em todo o Mundo, com largos anos de experiencia em cima. São estúdios de referencia pela qualidade mostrada nas suas produções, tem toda uma indústria que em PT só há coisa de 12-15 anos começou a arrancar a sério com as novelas e recentemente com os programas juvenis. Muito já nós evoluimos neste espaço de tempo, mas também pq fomos buscar talentos ao Brasil para nos ensinar a fazer as coisas... mas eu p+essoalmente acho que ainda estamos um pouco longe do que eles fazem, não pq não sabemos fazer, mas pq não temos nem metade dos trabalhos que eles tem nem temos a mesma quantidade de gente para se escolherem talentos entre eles. |
_________________ Sil3
(Lê-se Sile e não Sil + 3...vem dos meus tempos |33t do Unreal Tournament ) |
|
|
Voltar acima |
|
Nightwalker |
Colocada: Qui Nov 22, 2007 11:19 am |
|
|
Veterano
Registo: 04 Out 2005
|
Hehe, eu não referi o ser Brasileiro com intenção depreciativa, sei que o Brasil tem mais historia nesta area e que não faltam por lá bons artistas, confesso é que parti do principio que uma das armas deles são os preços, posso estar enganado. A questão, no entanto, é tentar perceber como podemos nós concorrer com eles, porque não trabalhamos nós para os quatro cantos do mundo na área dos commercials, quando já o fazemos no Archviz.... ? |
_________________ One of many at www.puraimagem.pt |
|
|
Voltar acima |
|
unxetas |
Colocada: Qui Nov 22, 2007 11:24 am |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 20 Dec 2005
Local/Origem: Londres
|
porque falta experiencia e investimento.. A questao do preco que tu falas nao eh assim tao irrelevante.. Esses artistas no Brasil de certeza que ganham bem comparando com os ordenados medios no Brasil, mas duvido que andem perto da media de outros paises em termos de VFX. Isso ajuda a que seja relativamente facil montar um estudio com alguma envergadura.
Em Portugal nao era completamente impossivel fazer o mesmo, mas eh preciso dinheiro - que dificilmente vai ser um portugues a investir! Acho que eh uma questao de tempo.. Por outro lado, em Portugal ainda ha falta de mao de obra. Vai havendo mais gente, mas ainda sao poucos os que tem realmente experiencia de producao a serio - excepcao feita ao archviz, pois claro.
Sera que se a Ingreme tivesse um projecto para fazer em 2 semanas e precisasse de 30 artistas, mesmo com dinheiro - sera que arranjavam gente suficiente? Romano, se estiveres por ai, fazes ideia de quantos reels receberam desde o ultimo anuncio de emprego que puseram online? E ja agora, quantos deles tinham qualidade para trabalhar? |
|
|
|
Voltar acima |
|
ene.xis |
Colocada: Qui Nov 22, 2007 11:34 am |
|
|
Escravo do rato
Registo: 05 Jul 2006
Local/Origem: Puorto
|
Tou com o Sil3...
O Brasil tem muita oferta com qualidade e super competitiva.
E nao é de hoje...
As coisas nao acontecem nem por acaso nem do dia para a noite, é certo!
[quote="unxetas"]Isso ajuda a que seja relativamente facil montar um estudio com alguma envergadura. [/quote]
nao me acredito nessa facilidade!
[quote="unxetas"]
Em Portugal nao era completamente impossivel fazer o mesmo, mas eh preciso dinheiro - que dificilmente vai ser um portugues a investir! Acho que eh uma questao de tempo.. Por outro lado, em Portugal ainda ha falta de mao de obra. Vai havendo mais gente, mas ainda sao poucos os que tem realmente experiencia de producao a serio - excepcao feita ao archviz, pois claro.
Sera que se a Ingreme tivesse um projecto para fazer em 2 semanas e precisasse de 30 artistas, mesmo com dinheiro - sera que arranjavam gente suficiente? Romano, se estiveres por ai, fazes ideia de quantos reels receberam desde o ultimo anuncio de emprego que puseram online? E ja agora, quantos deles tinham qualidade para trabalhar? [/quote]
em que ficamos?
dinheiro?
mao de obra?
tempo?
ou tudo? |
_________________ "fazes o quê?Trabalhas em renders ou lá como se chama?" |
|
|
Voltar acima |
|
unxetas |
Colocada: Qui Nov 22, 2007 1:56 pm |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 20 Dec 2005
Local/Origem: Londres
|
A falta de tempo resolve-se com mais mao de obra, mais mao de obra resolve-se com mais dinheiro. A falta de dinheiro talvez se resolva com acabar de uma vez por todas com a politica dos coitadinhos.
Acreditem no que quiserem e pensem o que quiserem, Portugal so nao tem industria de VFX porque ainda ninguem levou isso a serio. E nao eh so por falta de trabalho - ha muito outsourcing para se fazer.
Um exemplo que pode parecer estupido - Aquele anormal que esteve no Big Brother e que da pelo nome de Jose Castelo Branco. Ha um ano ou dois, andou a apregoar pelo mundo inteiro que Portugal era um sitio ideal para fazer filmes - mao de obra barata, clima constante, uma riqueza de cenarios fora do normal (praia, montanha, campo, cidade, tudo muito proximo). O homem tinha toda a razao do mundo, mas em Portugal ninguem o levou a serio e fizeram disso mais um motivo de gozo. Se os proprios portugueses nao acreditam, porque haveriam de vir os americanos ou ingleses investir no pais?
(ja agora, quando eu disse no meu post que era uma questao de tempo, nao significa que o problema fosse o tempo, mas que na minha opiniao eh uma questao de tempo ate alguem abrir os olhos e perceber que vale a pena investir em Portugal.) |
|
|
|
Voltar acima |
|
ene.xis |
Colocada: Qui Nov 22, 2007 2:22 pm |
|
|
Escravo do rato
|
concordo...por isso temos q esperar q as macas amadureçam
o que eu quero dizer axo que tens razão, mas a situação não podia ser outra pq tudo isto é ainda muito recente no nosso pequeno pais (recente comparativamente com outros países)...
dar tempo ao tempo, é o que eu axo, e claro, fazer por isso!
Nao gosto do tipo de discurso sadomasoquista e negro de autoflagelacao nacional!Principalmente quando serve de desculpa esfarrapada para todo o tipo de problemas! |
|
|
Voltar acima |
|
ene.xis |
Colocada: Qui Nov 22, 2007 2:25 pm |
|
|
Escravo do rato
|
ja agora...gosto mais do spot do modelo! a hipopotama superstar ou qq coisa do genero!lol
|
|
|
Voltar acima |
|
Sil3 |
Colocada: Qui Nov 22, 2007 2:39 pm |
|
|
Veterano
|
Quem fez isso do Modelo?
É que aquilo tem characters que nunca mais acabam,ok que a Hipopotama é sempre a mesma, mas as roupas não são...
Aquilo foi feito cá não foi? |
_________________ Sil3
|
|
Voltar acima |
|
spray1979 |
Colocada: Qui Nov 22, 2007 2:41 pm |
|
|
Primeiros passos
Registo: 23 Abr 2007
|
Ok, temos o spot d leopoldina produzido pela Casablanca e spot da agua das pedras produzido pela Fido, são ambos diferentes mas ambas produzidas fora de portugal, em ambos os casos era muito dificil produzi-los em Portugal, correcto!?
Em termos de comparação qual é a diferença entre estes dois spots (com excepção ao numero d pessoas 15 para a Fido e 21 para Casablanca), e qual dos dois era mais fácil produzir em Portugal?
Era bom começar-mos a fazer uma lista identificando os pontos negativos e positivos(se algum) do mercado publicitário 3D em Portugal. |
|
|
|
Voltar acima |
|
Grury |
Colocada: Qui Nov 22, 2007 3:04 pm |
|
|
Veterano
Registo: 22 Ago 2005
Local/Origem: Helsinki, Suomi.
|
Mais um spot completamente arruinado pela escolha das vozes/actores.
Que falta de emotividade..arrrghhh! |
_________________ Vimeo
------------------------------------
Flickr |
|
|
Voltar acima |
|
Sil3 |
Colocada: Qui Nov 22, 2007 3:22 pm |
|
|
Veterano
|
Citação:
Era bom começar-mos a fazer uma lista identificando os pontos negativos e positivos(se algum) do mercado publicitário 3D em Portugal.
A primeira coisa que reparei no da Leopoldina (no post na CGTALK) é que nota-se que houve ali um estudo previo e BEM feito de como seriam TODOS os personagens, desde as Formas até às Cores usadas... coisa que raramente acontece em PT ou pelo menos eu nunca vi nada de estudos previos a SERIO feitos para que deixe de ser:
- Ta bom assim... siga po proximo
Isto nao pode ser Tá bom assim, esse tá bom assim tem de ficar TODO decidido antes de se fazer o primeiro Polygono, mas isto em PT quase nunca acontece. |
_________________ Sil3
|
|
Voltar acima |
|
romanus |
Colocada: Qui Nov 22, 2007 6:09 pm |
|
|
Veterano
Registo: 11 Mar 2005
|
ene.xis escreveu: Tou com o Sil3...
O Brasil tem muita oferta com qualidade e super competitiva.
E nao é de hoje...
As coisas nao acontecem nem por acaso nem do dia para a noite, é certo!
unxetas escreveu: Isso ajuda a que seja relativamente facil montar um estudio com alguma envergadura.
nao me acredito nessa facilidade!
unxetas escreveu:
Sera que se a Ingreme tivesse um projecto para fazer em 2 semanas e precisasse de 30 artistas, mesmo com dinheiro - sera que arranjavam gente suficiente? Romano, se estiveres por ai, fazes ideia de quantos reels receberam desde o ultimo anuncio de emprego que puseram online? E ja agora, quantos deles tinham qualidade para trabalhar?
em que ficamos?
dinheiro?
mao de obra?
tempo?
ou tudo?
Em relação a reels que recebemos, considero que pelo menos 7 tinham qualidade para trabalhar nesta área.
Relativamente aos spots em questão, incluindo o do modelo, acho que só seria possivel fazer a um nível semelhante com a "união" de duas ou mesmo três pós produtoras, num prazo semelhante.
Técnicamente, temos o conhecimento... em termos de animadores, character design e direcção criativa/fotografia, penso que também temos operadores a um excelente nível.
O que não temos é realmente a experiência (porque nunca tal aconteceu) de organizar um trabalho por 20 ou mais operadores, e isso, a meu ver, é fundamental. Aqui na ingreme, com o crescimento que tivémos, já estamos a dar passos a esse nível, com "softwares de gestão de projectos" feitos in-house (ah ganda leão!), mas sabemos que ainda temos muito que evoluir.
No Brasil, já passaram por isto tudo e com a rodagem que já têm, já deve estar tudo super funcional e operacional. E isso, a meu ver, é das partes mais importantes para a execução de um trabalho deste nível com estes prazos.
Se por acaso viesse este tipo de trabalho, o mais certo era termos 5 operadores a trabalhar por 20 durante esses 3 meses... essa é a nossa realidade actual.
Resumindo e concluindo, já trabalho nesta área há uns anitos e vejo que Portugal já evoluiu muito nesta área, mas sei que dificilmente iremos para um patamar como lá fora, devido ao nosso mercado e à tendência generalizada do lá fora é que é bom apesar de ser mais caro, impedindo assim o surgimento de uma grande estrutura que consiga se manter.
my 2 cents |
_________________ Rui Romano
www.ingreme.com
www.ingreme.com/reel |
|
|
Voltar acima |
|
ene.xis |
Colocada: Qui Nov 22, 2007 10:14 pm |
|
|
Escravo do rato
|
tcha-txim!
touché!
so nao acredito concordo, ou nao quero acreditar no ultimo paragrafo, mas dou te facilmente o beneficio da duvida ...
sei sim que ainda nos falta muito espirito de iniciativa de proactividade, e nao estou a falar de ninguem nem de area nenhuma em particular...mas sim duma especie de consciencia colectiva nacional que se estenda a muitas actividades economico-culturais, e pese embora se sinta cada vez mais vontade de mudar a situacao actual continuam a ser pequenas situacoes quase isoladas numa nevoa cinzenta...sao precisas mais e concertadas, com um unico objectivo...imo
uma coisa é certo, ou é-o pra mim, é peciso experiencia. E para ganhar experiencia é preciso desenvolver projectos cada vez mais ambiciosos, e se uma casa nao chega, associa-se a outra...unam-se esforcos, desenvolvam-se parcerias por forma a conseguir conquistar trabalhos.
Porque concordo que uma estrutura com envergadura para dar resposta a um trabalho destes seria impossivel de manter acho q a hipotese viavel é uma estrutura de colaboracao entre varias estruturas...
Como é obvio o primeiro obstaculo sao a mentalidade de muitos gestores e decision makers, e o proprio trabalho em conjunto, que se demonstra catastrofico. |
|
|
Voltar acima |
|
AngelStudio |
Colocada: Sex Nov 23, 2007 9:42 am |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 08 Abr 2005
Local/Origem: Porto
|
Sr. ene.xis o problema dos portugueses e Portugal é que ainda vivemos a "custa" dos descobrimentos...andamos ai de peito feito que somos os maiores....sim ja fomos , mas isso foi a mais de 500 anos...
romanus eu contrariamente ao ene.xis concordo a 102% com o ultimo paragrafo, evoluimos bastante basta olhar para o interesse crescente pelo 3D, e por incrivel que pareça produtoras Portuguesas ainda procura mao de obra lá fora e com regalias que todos gostariamos de ter... |
_________________ " EU QUERO SER ILUMINADO......."
BIBA , BIBA OS ILUMINADOS... |
|
|
Voltar acima |
|
ene.xis |
Colocada: Sex Nov 23, 2007 12:30 pm |
|
|
Escravo do rato
|
eu nao discordo que tenhamos crescido, muitooo pelo contrario, nao acredito é que dificilmente chegaremos ao patamar de la de fora!
discordo sim e completamente com se achar q alguem ande (tuga entenda-se) com o peito aberto por causa dos descobrimentos (embora secalhar devessemos), muito pelo contrario. A maioria ate ja nem sabe bem como foi o 25 de abril...nem quer!
Sim pq nos fomos quissa o unico pais no mundo com uma revolucao civil pacifica, sem sangue! e estamo nos a cagar pa tudo isso!feliz ou infelizmento...portugal nao tem memoria colectiva historica, partilha 1 especie de amnesia colectiva...pq n sei!
mas isto sou eu claro!
e opinioes sao opinioes...gostava sim de ver + coisas feitas ca!
<edit>
tens razao angelstudio ja me esquecia afinal ha uns quantos tugas amouriscados q andam ai de peito feito pq se julgam uma potencia do fuebol....de ha muito-muitooooo tempo!
jk claro! |
|
|
Voltar acima |
|
Carlos Correia |
Colocada: Seg Nov 26, 2007 5:42 pm |
|
|
Registo: 18 Mar 2007
Local/Origem: LX/PT
|
Oi
Boas...
Eu não acho que passe pelo profissionalismo dos portugueses ou pelo facto
de as estruturas serem mais pequenas ou os outros serem melhores que nós.
Acho que passa sim pelo facto de os estúdios de animação, pós-produção ou inclusive produtoras trabalharem apenas para o orçamento.
Quero dizer com isto que estão de tal forma espremidos pelos orçamentos que quando tem um trabalho para fazer é tudo na base da prata da casa ou seja não são feitos os investimentos em know-how, recursos humanos ou materiais e depois isso vai-se reflectir no trabalho final, que normalmente fica aquém das expectativas,
Passando assim uma imagem para o cliente de incompetentes ou menos bons que maiores produtoras no estrangeiro, é como uma bola de neve, que quanto mais rola maior fica... ou seja com o passar dos anos a diferença foi-se acentuando cada vez mais.
Logo, quando existe dinheiro para gastar vão a correr para o estrangeiro ( viajar é fixe, cai bem na conversa no restaurante da bica do sapato, e dá estatuto).
Agora como é q se luta contra isto?
as sinergias entre várias produtoras...
óptima ideia mas consigo prever que resultados práticos sejam na realidade nulos.
Desconfiança... esquemas... os populares nichos...inviabilizam esta hipótese.
Trabalhar para a qualidade e não ganhar dinheiro, investir mais do que se tem gastar...para melhorar o trabalho o mais possivel...parece-me bem mas e depois para comer como é q é?
acho que passa pela:
Organização dos profissionais da industria para controlar os budgets de serem miseráveis,
eliminar o dumping... do género eu tenho uma amigo que faz de borla, ou quase.
Melhorar o serviço e a estruturas o melhor possivel em vez de ir logo a correr comprar um jeep...
É esperar que quem tem a paca no bolso de os primeiros passos para credibilizar o mercado nacional e assim garantir que se façam bons e grandes trabalhos em portugal.
...mas esta é a minha visão perturbada e inconformada |
|
|
|
Voltar acima |
|
|
Todos os tempos são GMT
|
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum You cannot attach files in this forum You cannot download files in this forum |
© 2005 + 2021 | Dimensao3.com - All rights reserved