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< Geral ~ Curtas CG |
VirtualFM |
Colocada: Ter Jun 26, 2007 4:28 pm |
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Já faz sozinho
Registo: 28 Jan 2005
Mensagens: 385
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zardoz escreveu:
o velhinho juggler do Amiga...muito bom
Bem o podes dizer! Um gajo ficava maravilhado ao ver a animação em tempo real e podia mudar para vários tipos de câmera lenta para ver bem os reflexos, ou acelerar para ver a anim mais depressa. Algo verdadeiramente mind-blowing para a altura, especialmente qdo o que se via nos PCs (nos poucos que tinham monitor a cores) eram gráficos Excel, digo, Lotus 1-2-3!, a 4 cores
O que sempre mais gostei foi deste texto:
" The images were generated with a standard Amiga with 512K memory. A ray
tracing method was used, which simulates rays of light reflecting within
a mathematically defined scene. Each image requires the calculation of
64,000 light rays and takes approximately 1 hour to generate. An image
is compressed to about 10K bytes for storage. Images are expanded in
less than 30 milliseconds. The Amiga hold and modify mode is employed
so that up to 4096 colors can be displayed at one time."
Sendo aqui os números chave:
-"512Kb de RAM" (qdo alguém se dizia que era impossível fazer multitarefa convenientemente com menos de 4Mb de RAM, e o Amiga fazia Multitarefa nessa altura)
-"1 hour to generate" E lembrem-se que era uma imagem de 320x240 (agora fazia-se em tempo real em openGL em 1280x960 (só para manter os números redondos), o que quer dizer que temos máquinas que são 60s*60m*25fps*16=1440000 vezes mais rápidas (no mínimo) para esta animação específica |
_________________ Fernando Martins
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flash |
Colocada: Ter Jun 26, 2007 4:33 pm |
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Site Admin
Registo: 28 Jan 2005
Mensagens: 1539
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Mais o opengl é uma API que usa aceleração por hardware. Comparares com um CPU multi purpose é fazer batota.. |
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spray1979 |
Colocada: Ter Jun 26, 2007 11:46 pm |
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Primeiros passos
Registo: 23 Abr 2007
Mensagens: 140
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hum....e se for em software rendering? |
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flash |
Colocada: Qua Jun 27, 2007 1:12 am |
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Site Admin
Registo: 28 Jan 2005
Mensagens: 1539
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raytracing a 1280*960, e por software, talvez de para fazer em tempo real com os novos processadores.. |
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zardoz |
Colocada: Qua Jun 27, 2007 10:41 am |
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Uma mente torturada
Registo: 19 Fev 2005
Mensagens: 174
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mas o cpu do amiga não era multipurpose...o amiga tinha um chip gráfico e um chip para som (entre outros) o só combinava tudo, de resto funcionava como uma MB actual...só que com as várias placas integradas na MB. |
_________________ ..::O meu site::.. |
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[HP] |
Colocada: Qua Jun 27, 2007 12:00 pm |
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Veterano
Registo: 31 Jan 2005
Mensagens: 1402
Local/Origem: inbicta
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Good damn "oldschoolers", ng é do tempo da master system e da mega drive por estes lados?! daçe... lol |
_________________
Helder "hP" Pinto
www.helderpinto.com |
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flash |
Colocada: Qua Jun 27, 2007 12:25 pm |
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Site Admin
Registo: 28 Jan 2005
Mensagens: 1539
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LOOL HP.. Tb me sinto novo por estas bandas.
Eu sou do tempo do bryce e do max 3... e lembro me de usar um programa de modelação tipo zbrush à uns 6 anos... |
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VirtualFM |
Colocada: Qua Jun 27, 2007 7:55 pm |
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Já faz sozinho
Registo: 28 Jan 2005
Mensagens: 385
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flash escreveu: Mais o opengl é uma API que usa aceleração por hardware. Comparares com um CPU multi purpose é fazer batota..
Batota?!
Não, apenas se usa a tecnologia disponível no momento! Senão vejamos...
-Quando na época dos 386 e 486 se podia ou não ter um co-processador matemático, que ajudava imenso nos cáclulos de rendering, achavas que quem tinha os co-processadores estavam a fazer batota em relação a quem não os tinha?
-Quando por volta de 1997 foram introduzidos os processadores com tecnologia MMX e a Adobe lançou um Photoshop novo optimizado para uso das instruções MMX achavas que estavam a fazer batota ou abraçaste a maior velocidade do Photoshop de braços abertos?
Posso continuar com o SSE, SSE2 e por aí fora até agora aos Dual Core e COre 2 Duo, ou será "fazer batota" usar duplos dual cores com o intuito de termos as máquinas os mais rápidas possíveis dentro das possibilidades financeiras?!
É apenas a evolução natural das coisas. No tempo do Amiga, este tb tinha co-processadores gráficos e de som (que afinal é o que temos agora, o Amiga simplesmetne estava muito à frente) e ninguém pensava que se estava a fazer batota.
Por isso, se se usar uma placa gráfica com um GPU para obter resultados, velham eles! Por mim, quanto mais velocidade melhor! Qdo finalmente pudermos usar o poder dos GPUs para render e o poder de uma Ageia PhysX para ajudar nas simulações, então sim, esteremos no bom caminho!
Portanto, dentro da tecnologia dsisponível e que podemos utilizar, sim, temos milhões de vezes mais velocidade que há 20 anos atrás,e ainda bem!
PS: O que era bom mesmo era arranjarem uma maneira de utilizar a rede eléctrica toda da casa para ajudar no render, ou no mínimo todos os Chips existentes em casa... eu até ia ligar a batedeira e o ferro de engomar.. aproveitava para passar umas camisas, a mulher ficava contente e eu ajudava no render!
Ou achas que era fazer batota a partir do momento em que o Photoshop pasou a |
_________________ Fernando Martins
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flash |
Colocada: Qua Jun 27, 2007 11:02 pm |
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Site Admin
Registo: 28 Jan 2005
Mensagens: 1539
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Não estou a falar da tecnologia em si.. Estou a falar de comparações... Estavas a comparar um cpu multi purpose, que mesmo que tenha outros chips específicos a auxiliar, duvido que sejam assim tão eficientes em floating point, com uma tecnologia construída para criar cenas 3d em tempo real. Todos sabemos que o resultado é mais rápido. Mas não penso que possas comparar do assunto de uma maneira tão linear. |
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VirtualFM |
Colocada: Qui Jun 28, 2007 2:11 am |
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Já faz sozinho
Registo: 28 Jan 2005
Mensagens: 385
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flash escreveu: Não estou a falar da tecnologia em si.. Estou a falar de comparações... Estavas a comparar um cpu multi purpose, que mesmo que tenha outros chips específicos a auxiliar, duvido que sejam assim tão eficientes em floating point
(...)
Mas não penso que possas comparar do assunto de uma maneira tão linear.
Claro que posso!
Repara, eu não estava a comparar CPUs, estava a comparar máquinas. O que interessa é que nessa altura ia-se à loja, comprava-se um computador e o que se conseguia era esperar uma hora por frame a 320x240 (dependendo da frame em questão, eu cheguei a esperar 3 horas por frame só para ver o que saía) e agora vai-se a uma loja e compra-se um computador e obtém-se o mesmo em tempo real.
Como geek que "gosta de saber como é que isto trabalha" até sei mais ou menos o que se passa cá por dentro dos computadores e até monto as minhas própria máquinas escolhendo os componentes etc e tal, mas como utilizador final, utilizando o computador no dia-a-dia, tou-me borrifar com o que vem dentro da máquina, o que me interessa é o seu output e esse, neste momento, é milhões de vezes mais rápido que há vinte anos atrás. E é isso que está em questão. Portanto se daqui a uns anos as máquinas já vierem com o equivalente ao tal Ageia embutido no processador principal e que me faça simulações realísticas e sem erros, só agradeço o facto!
É como os carros: antigamente ias à "loja" e compravas um carro que andava a 20Km/h, andavas 3 kms e ficavas com a fuças cheias de pó e terra e mosquitos e com o rabo a doer dos solavancos. Agora vasi à "loja" e compras um carro e não sofres nada disso. O facto de teres vidros à frente com limpa-pára-brisas que impedem os mosquitos de entrar e ficar colados aos teus dentes é batota? O facto de teres ar-condicionado que te mantém fresco numa viagem de Lisboa ao Porto que dura 3 ou 4 horas em vez de dois dias inteiros cheio de calor é batota?!
Não, é apenas a evolução da tecnologia, e usamos o melhor que temos à mão!
Senão digo-te: Não podes estar comparar o teu telemóvel em que podes ligar de qlqr lado com o único telefone da aldeia que ficava no Café Central e que quando mais precisavas estava com a linha em baixo porque tinha caído um pinheiro em cima dos fios telefónicos há 1 semana atrás e devido a caminhos inacessíveis e cheios de lama ainda não tinham conseguido consertar!
E se bem que o meu exemplo de "mais de um milhão" seja uma coisa específica de aplicação gráfica, de uma forma geral (e fazendo a conta a MIPS), a minha máquina actual é 278598 vezes mais rápida de uma forma geral...
Claro que na minha percepção de utilizador, acho que isto é a mesma m*rda! |
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flash |
Colocada: Qui Jun 28, 2007 12:24 pm |
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Site Admin
Registo: 28 Jan 2005
Mensagens: 1539
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Continuo na minha. É verdade que os computadores de hoje são mais rápidos que os amigas.
Mas é como comparares um ciclista que ande a 20km/h, com um ciclista que ande a 120km/h e além disso a bicicleta tem motor. Não podes afirmar que o segundo é melhor ciclista que o primeiro só porque é mais rápido. |
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VirtualFM |
Colocada: Qui Jun 28, 2007 12:48 pm |
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Já faz sozinho
Registo: 28 Jan 2005
Mensagens: 385
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Estás a ver mal a coisa!
Não estávamos a comparar ciclistas, mas as máquinas que usam. Assim, é evidente que a bicla com motor é mais rápida e permite ao ciclista chegar mais longe em menos tempo, da mesma forma que as máquinas de hoje permitem aso artistas fazer mais e melhor (se o fazem ou não isso já depende da competência do artista e não da máquina, mas o facto de ter uma máquina melhor dá mais pssibilidade de experimentação, da mesma forma que o teu ciclista com a bicilceta a motor pode dar umas voltinhas pelas aldeias das redondezas para ver a paisagem e conhecer os povos, enquanto que o outro desgraçado tem de se esforçar por despachar para onde quer ir sem ttempo para ver mais nada!) |
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flash |
Colocada: Qui Jun 28, 2007 12:58 pm |
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Site Admin
Registo: 28 Jan 2005
Mensagens: 1539
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Por acaso estava a comparar ciclistas. Porque mesmo que pedalem à mesma velocidade, o segundo vai sempre andar mais depressa por causa do motor. É o que acontece quando usas openGL. |
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[HP] |
Colocada: Ter Jul 31, 2007 12:08 am |
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Veterano
Registo: 31 Jan 2005
Mensagens: 1402
Local/Origem: inbicta
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flash |
Colocada: Ter Jul 31, 2007 12:55 am |
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Site Admin
Registo: 28 Jan 2005
Mensagens: 1539
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Obrigado por reanimares a thread, ainda por cima com uma curta deste calibre |
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Gerbilho |
Colocada: Ter Jul 31, 2007 7:30 pm |
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Escravo do rato
Registo: 23 Jan 2006
Mensagens: 270
Local/Origem: Portugal
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Eu lembro.me do juggler!!!... já passou tanto tempo...
Os meus primeiros 3d foram feitos por volta de 1987, num amiga 500 com 1 Mb de ram. O programa penso que se chamava sculpt 4d...
lol! |
_________________ Arrive without travelling... |
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warfarin |
Colocada: Sáb Ago 04, 2007 12:11 am |
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Novo membro
Registo: 15 Nov 2006
Mensagens: 46
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