Autor |
Mensagem |
< XSI ~ Qual é a coisa qual é ela... |
Sil3 |
Colocada: Ter Out 16, 2007 4:44 pm |
|
|
Veterano
Registo: 13 Set 2005
|
... que tem:
- 1 Bone Chain de 2 Bones que Esticam
- 2 Bone Chains de 1 Bone em que ambos Esticam e Encolhem
- 2 Control Splines
- Muitos Null Objects
... é a minha tentativa de fazer um Strechy Toon Arm Rig
(GIF com 1 mb tem de esperar um pouco que carregue todo)
Ainda está muito mázinha... (sem contar que o Envelope foi feito a pontapé )... há ali umas palhaçadas que ainda não consegui resolver a 100% além de não conseguir fazer Mirror disto sem os Constraints irem à vida em certos elementos...
Básicamente o que pretendo fazer é:
- Strechy Arm em conjunto ou só um dos Bones
- Elastic Arm para poder dar-lhe forma
- IK/FK ainda é uma coisa a ver
Depois vou postando assim que avançar mais |
_________________ Sil3
(Lê-se Sile e não Sil + 3...vem dos meus tempos |33t do Unreal Tournament ) |
|
|
Voltar acima |
|
Sil3 |
Colocada: Qua Out 17, 2007 9:22 am |
|
|
Veterano
|
Small update...
Retirei as Control Splines e usei uma Spline com Clusters with Center nos points da mesma, por certo não se nota à superficie, mas foi o que fiz
(GIF com 1.4 mb tem de esperar um pouco que carregue todo)
Entretanto vou descobrindo outras maneiras de fazer o mesmo, mas de modo até mais simples... possivelmente até vou eliminar os Extra Strechy bones que tem pq practicamente pode-se fazer o mesmo a mexer nos CTRLS tipo "Elastico".
Para a próxima a ver se mostro isto a funcionar com um Braço mais Toon, pq um braço semi-realista torna isto meio estranho hehehe, mas para testes este dá na boa |
_________________ Sil3
|
|
Voltar acima |
|
romanus |
Colocada: Qua Out 17, 2007 9:42 am |
|
|
Veterano
Registo: 11 Mar 2005
|
Excelente!
Também vou tentar fazer o mesmo no max (quando tiver um tempinho). O que pergunto é como fazer voltar para o tamanho original? Será simples quando estiver rigado e já com animação de posição, rotação etc do pelvis, ombros, etc?
cheers |
_________________ Rui Romano
www.ingreme.com
www.ingreme.com/reel |
|
|
Voltar acima |
|
Sil3 |
Colocada: Qua Out 17, 2007 9:54 am |
|
|
Veterano
|
Citação:
O que pergunto é como fazer voltar para o tamanho original? Será simples quando estiver rigado e já com animação de posição, rotação etc do pelvis, ombros, etc?
cheers
Eu no XSi uso o Set Neutral Pose que me faz um offset interno e me mete os valores dos CTRLS/Bones etc tudo a Zeros (internamente o XSi guarda os valores reais), ou seja sempre que quero voltar a ter tudo como era em Default, basta selecionar e escrever 0,0,0,0,0,0 nos campos de Translação e Rotação.
Para já estou a escrever valores, mas mais tarde e durante outras Produções faço um script que me mete logo os valores Default nos CTRLS.
O Maya tem a mesma coisa, não sei se no MAX dá para fazer... se não der... tens de apontar os valores Default dos teus CTRLS e mete-los à pata.
Quando tiver isto pronto... nao sei quando, visto que isto é mais pa curte que outra coisa, eu depois faço um mini walkthrough. |
_________________ Sil3
|
|
Voltar acima |
|
MacGio |
Colocada: Qua Out 17, 2007 7:36 pm |
|
|
Primeiros passos
Registo: 17 Mar 2006
Local/Origem: Londres | Gaia
|
Deve dar, se não der há sempre a opção de criar um null(ou outro node sem shape) parentar o null ao parent do controlo, aplicar os mesmos valores de translação e rotação do controlo ao null e parentar o controlo ao null, se tudo correr bem os valores do controlo devem passar a 0 nos atributos de translação e rotação.
Desta forma a nova origem deste objecto passa a ser o null.
É uma solução que uso quando não sei onde é o freeze de aplicação X Y ou Z, ou quando se trata de joints, no Maya não se faz freeze a joints
parent
>ctrl1_null
>>ctrl1
>ctrl2_null
>>ctrl2
...
..
.
Se não funcar P#$$ Q%& P&#%& o max.
Provavelmente esta já é velha para vocês, de qualquer forma aqui fica pra quem está a dar os primeiros passos.
Cheers,
MacGio |
_________________ John Knoll - “800 really creative people in the same place has an amplification effect”
http://dtcreatures.blogspot.com |
|
|
Voltar acima |
|
Kameleon |
Colocada: Qua Out 17, 2007 8:20 pm |
|
|
Site Admin
Registo: 27 Jan 2005
Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
|
Deve dar, o Rui é que já nao se recorda, num facial rig que fizemos, os controlos estavam linkados a um dummy estatico e todas as transformaçoes feitas nos child nodes eram referenciadas através do parent, ou seja, depois de alterar alguma coisa nos controlos, para fazer um reset bastava por os valores a 0,0,0 que eles voltavam a posição original relativamente ao parent. Em teoria é isso |
_________________ .artur leao.
You can do it! VFX |
|
|
Voltar acima |
|
_Gr9yFox_ |
Colocada: Qua Out 17, 2007 9:52 pm |
|
|
Escravo do rato
Registo: 19 Jul 2007
Local/Origem: lisboa
|
Que fixe!
/////begin offtopic/////
Por falar em fixe, no outro dia vi o anúncio da Danoninho com o boneco a comer um com uma colher. Desatei a apontar para a televisão e a dizer "viram? viram?". Gostei de ver que já tinha o movimento do pescoço. Que fixe.
/////end offtopic///// |
|
|
|
Voltar acima |
|
romanus |
Colocada: Qua Out 17, 2007 11:43 pm |
|
|
Veterano
Registo: 11 Mar 2005
|
|
Voltar acima |
|
Sil3 |
Colocada: Qui Out 18, 2007 8:57 am |
|
|
Veterano
|
Ora Boas
MacGio e Kameleon:
Foi no Maya a primeira vez que vi uma coisa dessas de meter os valores a ZERO para ajudar a ir directamente para a Default Pose em vez de se ter de decorar dezenas de valores para cada item e seus respectivos canais ala Lightwave e Messiah...zzzzzzzzzzzz no entanto não uso Maya e posso estar equivocado.
Sim o "truque" dos Nulls Parent para Posicionar e Child a ZEROS é o que se fazia no Messiah e LW, mas sendo sincero...que seca descomunal pq acabas por ter dezenas de elementos extra, se bem que há old XSi users que vem do Softimage que usam esse método ainda, e tem as suas vantagens especialmente para Exports, mas como isto são testes meus e não vou exportar para lado nenhum uso o belissimo Set Neutral Pose
_Gr9yFox_:
Lol m8
romanus:
Por acaso até sei, o trabalho foi feito na PixMix pelo seu departamento de 3D( a Objectivo 49 onde eu trabalho), eu animei o gajo a dar a colherada assim como o Yoco a saltar e cair de cu na outra embalagem Tá assim tão mau? |
_________________ Sil3
|
|
Voltar acima |
|
Kameleon |
Colocada: Qui Out 18, 2007 9:27 am |
|
|
Site Admin
|
Pois, mas é assim, se for para fazer um rig a sério, tb te consigo fazer um botaozinho ke te poe os controlers todos na posiçao inicial. Depois do rig estar feito, isso é facil. No entanto, acho ke o metodo de linkar é mais straightforward. |
You can do it! VFX |
|
|
Voltar acima |
|
Sil3 |
Colocada: Qui Out 18, 2007 9:46 am |
|
|
Veterano
|
Eu no XSi seleciono os objectos que quero e clico em Set Neutral Pose e pimbas... tudo zerado em Local mode (em Global mode claro que ele mostra em que posições estao as coisas), mais simples que isto na xeiii...
Podem ver eu a usar isto a torto e a direito no meu Basic Leg Rig tut que tá aqui neste forum |
_________________ Sil3
|
|
Voltar acima |
|
yen3D |
Colocada: Qui Out 18, 2007 1:03 pm |
|
|
Veterano
Registo: 02 Ago 2005
Local/Origem: London, Marinha Grande
|
Duuudddeee ta fixe... so vi assim por alto.
Depois em casa tenho de dar uma olhadela melhor nisto.
Back to work.
later |
_________________ www.yen3d.animationblogspot.com |
|
|
Voltar acima |
|
Kameleon |
Colocada: Qui Out 18, 2007 3:18 pm |
|
|
Site Admin
|
|
Voltar acima |
|
Sil3 |
Colocada: Qui Out 18, 2007 4:36 pm |
|
|
Veterano
|
Sim é isso Kameleon
Isso que tu fizeste é uma Strechy Chain em conjunto que podes quebrar em qq joint place? Não é pois não? |
_________________ Sil3
|
|
Voltar acima |
|
Kameleon |
Colocada: Qui Out 18, 2007 4:57 pm |
|
|
Site Admin
|
|
Voltar acima |
|
Sil3 |
Colocada: Qui Out 18, 2007 5:08 pm |
|
|
Veterano
|
É que quando mexes tipo no Bone superior o de baixo mexe encolhe e estica também... por isso te perguntei se dava pa quebrar a cena, que pelo que vejo não tá lá ainda |
_________________ Sil3
|
|
Voltar acima |
|
Kameleon |
Colocada: Qui Out 18, 2007 5:15 pm |
|
|
Site Admin
|
Ahhh isso, dá dá, alias tava assim, eu é que alterei pq pareceu-me mais munito assim, eu na realidade nao percebo nada de rigging, isso é mais a area do Rui, ele as vezes é que se lembra que isto ou aquilo podia fazer acoloutro e eu implemento |
You can do it! VFX |
|
|
Voltar acima |
|
|