Índice do Fórum Dimensao3.com


Autor Mensagem

<  Noticias  ~  Denúncia - Pixelbox Academy !!

Kameleon
Colocada: Ter Out 09, 2007 2:44 pm Responder com Citação
Site Admin Registo: 27 Jan 2005 Mensagens: 1108 Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
Não é tudo gatuno.

É quase tudo.

_________________
.artur leao.
You can do it! VFX
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Malanjo
Colocada: Ter Out 09, 2007 2:46 pm Responder com Citação
Visitante
...


Editado pela última vez por Malanjo em Dom Jun 30, 2013 12:37 pm, num total de 1 vez
carloscidrais
Colocada: Ter Out 09, 2007 3:04 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 24 Mar 2005 Mensagens: 558 Local/Origem: London/Porto
Malanjo,
Obrigado pela intervenção. Julgo, como director técnico da Loja do Avô elias ( www.unidadedigital.com/avoelias), estar em posição para esclarecer aqui as dúvidas...
Resumindo, o Malanjo tem toda a razão no que disse; o Bruno Patatas não esteve envolvido no projecto; o Paulo Gomes esteve encarregado da secção 2D, que seria desenvolvida em Portalegre.
Tanto quanto sei, o projecto não avançou pela manifesta falta de qualidade da parte 2D.
Mais, graças a este tópico que sigo atentamente, ontem fui alertado para o facto de estar a ser usado como trabalho do Overseas Animation Studios, uma imagem do 3D que aqui desenvolvemos ( na Católica do Porto ), com watermarks e tudo...enfim... o que constititui como é óbvio um abuso, mas tendo em conta todos os outros, já não me choca nada. Como já não estou na Católica, alertei o João Rema ( outro director técnico na série ) que hoje em dia dá lá aulas, para que avisasse o Seabra do facto de uma imagem do 3D desenvolvido na Católica estar anunciada como trabalho do Overseas, para que ele tomasse as devidas medidas.
O que se seguirá desconheço, mas da minha parte que conheço o trabalho do Seabra ( que aliás tem reel e site disponível em www.unidadedigital.com ...para que não se coloque em causa o trabalho dele ), peço mesmo para que não se confundam alhos com bugalhos. Tanto quanto sei esta parceria infeliz está há muito terminada... De resto vou alertar o Seabra para este tópico.
Abraços.

_________________
www.carloscidrais.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Kameleon
Colocada: Ter Out 09, 2007 3:20 pm Responder com Citação
Site Admin Registo: 27 Jan 2005 Mensagens: 1108 Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
Não se confunde nada e afinal de contas o topico parece estar a ser esclarecedor para muito boa gente, o que é bom.

_________________
.artur leao.
You can do it! VFX
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
jseabra
Colocada: Ter Out 09, 2007 3:44 pm Responder com Citação
Registo: 01 Abr 2005 Mensagens: 13
Caros artistas do 3D, Smile
As minhas desculpas por quase nunca ter escrito neste forum, ao ponto de já nem ter a certeza se a minha conta estaria activa.
No entanto aproveito para congratular a iniciava, e o facto de não deixarem o forum morrer, porque por aqui muito se comunica, e é isso que o país também precisa, de partilha.
Infelizmente o tempo não mo permite, e admito que também a expressão pela escrita nunca me puxou, por isso as minhas desculpas.

Sobre a Loja do Avô Elias, que foi referido neste Post, e o qual fui chamado por e-mail a esclarecer, é mais simples do que parece, tento explicar.
O projecto da Loja do Avô Elias, foi um projecto para um episódio piloto de uma série de 3D e 2D. Sendo que tinha 2 equipas, contituidas por 1 universidade e um politécnico. O 3D era da minha resposabilidade através da Universidade Católica, e o 2D, era da responsabilidade do já referidao Paulo Gomes, através do Insti. Politécnico de Portalegre.
Era um projecto modeste, sem investimento algum para além dos recursos existentes em ambas as universidades, feito com o suor de professores e alunos das universidades. O plano era se o piloto corresse bem, avançar para uma série, para venda, e aí, trabalho com as devidas condições.
Mas infelizmente a parceria não resultou, e em nada os resultados do 2D não se integraram no 3D, por limitações artísticas e técnicas, apesar de sabermos ser sempre um trabalho de estudantes nos seus tempos livres.
O projecto não seguiu em frente para série de TV, por desacordos óbvios entre as universidades e os seus 2 realizadores (aqui inclúo-me).
Para esclarecer dúvidas à equipa deste projecto, o site está em: http://www.unidadedigital.com/avoelias/

Entretanto também ontem fiquei indignado com a falsa publicidade prestada pela empresa fundada pelo Paulo Gomes, que publicita a Loja do Avô Elias como seu trabalho, e ainda por cima usam imagens de 3D, que nem do Inst. Politécnico de Portalegre foram realizadas, mas apenas pela UCP, na equipa dos meus alunos.
Como é óbvio, é publicidade enganosa, e a Universidade Católica está a tomar as providências legais para avisar a empresa Overseas, a repor rapidamente a situação, antes do seu respectivo site ir oficialmente para o ar.

Bom trabalho e divirtam-se com o 3D!
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
eluzyon
Colocada: Ter Out 09, 2007 3:52 pm Responder com Citação
Registo: 06 Out 2007 Mensagens: 5
Viva pessoal,

Estou satisfeito pelo "gerenal awareness" que esta denúncia provocou. Acredito muito honestamente que toda a comunidade ganha com a exposição destas situações.

Já fiz alertas em alguns fóruns estrangeiros e, inclusivé aos parceiros que estavam anunciados no site da Pixelbox. Contudo, admito que o meu conhecimento de sites é mesmo muito pequeno qdo comparado com o vosso. Se conhecerem sites que acreditem ser útil divulgarmos estes factos, enviem-me sff para o meu email: eluzyon at gmail.com

Quanto às descobertas que vocês também fizeram, incluindo os abusos de copyright, etc., confesso que não me surpreendem e cada vez mais acho que este problema é dos que não se curam com "comprimidos"... temos que extrair o mal pela raiz, com uma "cirurgia"! Não é esta cultura de "xico-esperto" que quero para o meu cantinho da europa!!

Estou mesmo muito confiante que as autoridades farão um trabalho exemplar com o sr. Bruno Patatas. Acho que a incompetência de qualquer pessoa é perfeitamente perdoável. Já a tentativa de realizar lucro através do abuso da boa fé dos outros, pelo contrário, terá que ser punida de forma exemplar. E farei questão de denunciar quem quer que se associe, depois de conhecidos os factos, a pessoas assim.



1 abraço a todos,
Nuno F Silva
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
VirtualFM
Colocada: Ter Out 09, 2007 7:00 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 385
_Gr9yFox_ escreveu:
Se gostaram da imagem dos Sopranos ao ponto de a quererem ter como wallpaper, cá está! http://celebrity.ezthemes.com/pcenhance/ss/spotlight.phtml?Sopranos

Calma....mas o criador não é o patatas? mas que estranho.


Não consigo acreditar. A sério que não consigo! Não encaixa!

É que fazer um teatro bem montado que engane uma carrada de gente, pronto, é aceitável. E mostra que a personagem em causa se acha bem superior, pensando sempre que "estes papalvos nunca irão descobrir"...

Agora descaradamente tomar uma obra e apresentá-la como se fosse sua sem referências aos autores originais, é pura estupidez em comunidades como a nossa em que existem milhares de pessoas a ver as galerias todas.

PS: A cena da Loja do Avô Elias está muito boa.. não percebo porque não avançou (mas não vi nada a mexer, apenas imagens)

_________________
Fernando Martins
www.isisds.com
_____
/- /|/| 3D Animation and Special Effects
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
pgames
Colocada: Qua Out 10, 2007 1:46 am Responder com Citação
Registo: 01 Jul 2007 Mensagens: 6
Caros artistas 3D,

Hoje, num jantar de amigos soube da lamentável confusão do projecto "A loja do avô Elias", com a Overseas Animation Studios.

O projecto "A loja do avô Elias" foi um projecto Académico coordenado por mim (Paulo Gomes) e pelo João Seabra.
Tratou-se de um projecto de cooperação entre instituições de ensino superior.
O projecto foi da minha iniciativa (em 2005) com o objectivo de criar pequenos filmes de 5 minutos, em 2D e 3D.

No ano 2004/2005 tive 2 turmas na disciplina de "animação 2D". Depois de trabalhar com elas numa cadeira anual sobre animação 2D (sobretudo em flash), estes alunos iriam entrar em projecto durante o verão de 2005. Com fui um dos professores do Politécnico responsável por avançar com projectos, apresentei a ideia de fazermos 2 ou 3 episódios durante os 3 meses de verão. Inicialmente pensamos numa série de pequenos episódios de animações em Flash (tipo Ninjai) de 2 a 3 minutos cada.
O objectivo dos mini-filmes serviria para garantir que, pessoas com pouca prática na animação fossem capazes de evoluir de episódio para episódio, melhorando a sua capacidade até conseguirem chegar a um nível pro.
Como conhecia o João, responsável pelas aulas de 3D na Católica do Porto, falei-lhe se ele não queria adicionar 3D às nossas animações.
Ideia puxa ideia e resolvemos fazer a "Loja do avô Elias".
O João, com os seus alunos, ficaram responsáveis pelo 3D da série e eu com os meus alunos, ficamos responsáveis do 2D.
A ideia foi tão bem recebida que juntamos uma equipa de 2D onde existiam voluntários de várias turmas. Muitos deles nunca nada sabiam sobre animação.
Obviamente que, faziamos desenhos após desenhos até ficar uma animação. O objectivo era animar até ficar minimamente credível.
Foi um verão muito cansativo, mas fantástico. Adorei trabalhar com aqueles alunos, com o João e os seus alunos.
Infelizmente 90% dos layouts iniciais acabavam por não ser aprovados por mim e eu acabei por fazer a maior parte deles. Mas eles é que animaram. Eu fazia os layouts em papel e os alunos vectorizavam e faziam os intermédios, pintavam e animavam.
Como o João disse, podem consultar alguns das imagens 2D em http://www.unidadedigital.com/avoelias/imagens.html - espero que não os achem tão mau quanto aqui foi dito Sad

Obviamente que chegou a Outubro de 2005 e todos voltamos para as aulas. Ainda tentamos fazer umas noitadas, mas depois, todos sabemos como é... o projecto tornou-se impossível de continuar.

Seja como for, foi uma experiência muito boa, para o ponto de vista experimental e académico. Lembro-me, no final de 2005, numa reunião com os ex-alunos, de eles dizerem "prof. agora é que compreendemos como fazer animação 2D. Agora é que deveriamos iniciar".
Fica aqui a explicação porque é que o projecto não avançou mais... foi feito num contexto da cadeira de projecto com pessoas que estavam a aprender.

Entretanto deixei de dar aulas pois montei a empresa GAMEINVEST (do qual sou Administrador) e, para um dos seus projectos iniciais, propuz que se incluisse algumas cut scenes 3D, mas como estavamos em Portalegre, seria mais fácil a produção do 3D também em Portalegre. Tentei convidar algumas empresas 3D para se deslocarem para lá durante a produção, mas não consegui. Só aceitavam em Lisboa.
Entretanto tinha conhecido o Bruno Patatas que se disponibilizou a avançar em Portalegre com o Projecto. Então a GAMEINVEST avançou com a possibilidade de criar um estúdio de animação, com a coordenação do Bruno. O nome OVERSEAS ANIMATION STUDIOS foi registado, mas aguardamos que o primeiro trabalho fosse concluido para decidir como seria constituida a empresa. No final desse primeiro trabalho, por razões várias, resolvemos não avançar com mais nenhum e a equipa foi desmantelada.
Depois disso, a GAMEINVEST cresceu, contratou muita gente e mudou-se para Alfragide, onde desenvolvemos actualmente videojogos e animações (agora com uma equipa de pessoal experiente).

Sobre o site da Overseas, por várias razões, foi cancelado à muitos meses, julguei que não existia senão a página inicial, afinal enganei-me... Já pedi à pessoa que a montou para a apagar definitivamente.
Na altura autorizei que lá colocassem referencias "A loja do avô Elias", no MEU contexto biográfico, como coordenador/realizador 2D. Acabou por ser colocada num local de "trabalhos desenvolvidos", o que, obviamente está errado!

Seja como for, apesar de não ter sido responsável pelo site, apresento as desculpas pela confusão.

Já agora, um abraço para ti, João (Seabra), colega da UCP que muito admiro.


Paulo Gomes
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Grury
Colocada: Qua Out 10, 2007 8:46 am Responder com Citação
Veterano Registo: 22 Ago 2005 Mensagens: 524 Local/Origem: Helsinki, Suomi.
Hum..interessante.
Ja agora qual e' a relacao, se alguma, entre o Sr Patatas e a GAMEINVEST.

_________________
Vimeo
------------------------------------
Flickr
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
pgames
Colocada: Qua Out 10, 2007 3:17 pm Responder com Citação
Registo: 01 Jul 2007 Mensagens: 6
Actualmente nenhum.

O Bruno Patatas coordenou a parte 3D de um jogo de produção GAMEINVEST, como elemento coordenador da OVERSEAS.
O projecto foi concluido ha uns meses atras e ele saiu da Overseas (equipa da GAMEINVEST) e foi para a Biodroid.

Um dos problemas que sempre tivemos com ele, foi o facto de ele andar sempre com a PixelBox "às costas". Em projectos de formação que nada têm a ver com a GI.
Na GI pretendemos pessoas dedicadas aos projectos a 100%.

Seja como for, foi sempre um elemento muito cordial e companheiro com os seus colegas directos ou indirectos. Como pessoa, tenho uma boa experiencia.
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
[HP]
Colocada: Qua Out 10, 2007 3:37 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 31 Jan 2005 Mensagens: 1402 Local/Origem: inbicta
Pois... E que fardo que ele trazia as costas! Confused

Isto que sirva de exemplo para toda a gente, e não só a gente "banal", mas também pessoas em altos cargos e doutores, que baseados em Reels Falsos, Artwork roubada, códigos roubados (And so on and so forth) deixam pessoas como o Sr. Bruno Patatas chegar Supervisor/Coordenador dos seus projectos. E que façam pelo menos, uma pesquisa rápida sobre essa pessoa, pois muitas vezes ta visto que é tudo fogo de vista!

PS. Grury, espero que não te importes que te 'ripe' a sig! Laughing

_________________

Helder "hP" Pinto

www.helderpinto.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Número de ICQ
_Gr9yFox_
Colocada: Qui Out 11, 2007 9:24 am Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 19 Jul 2007 Mensagens: 292 Local/Origem: lisboa
Alguém sabe que consequências tiveram estes tópicos? Ou seja, se ele ainda trabalha nos mesmos sítios, está encarregue das mesmas coisas ou se as autoridades competentes (só as competentes, hem?) estão a fazer alguma coisa para resolver a situação?
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
[HP]
Colocada: Qui Out 11, 2007 10:00 am Responder com Citação
Veterano Registo: 31 Jan 2005 Mensagens: 1402 Local/Origem: inbicta
Ya, sabe-se que ele esta na Biodroid. E de la ninguem o tira, dado que foi ele que a fundou... Laughing

_________________

Helder "hP" Pinto

www.helderpinto.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Número de ICQ
3dkla
Colocada: Qui Out 11, 2007 10:04 am Responder com Citação
Novo membro Registo: 17 Ago 2007 Mensagens: 47
Que autoridades competentes ?

Em Portugal ???

São piores que 20 patatas juntos ...
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
_Gr9yFox_
Colocada: Sex Out 12, 2007 3:45 pm Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 19 Jul 2007 Mensagens: 292 Local/Origem: lisboa
Novo mail do Paulo Gomes. Depois de o ler fico com a impressão que ele não percebeu totalmente a situação. Continua a insistir que a culpa é de um "ataque recente de descrédito" à volta da Pixelbox que afectou a Aproje por ter o Bruno Patatas perto do topo.

Ó meus senhores, a Aproje nunca teve um alto nível de credibilidade a não ser por algumas pessoas que ficaram fascinadas pela ideia e quiseram ajudar. Essas pessoas no geral não tinham ainda a formação necessária. Eu sei porque fui uma por um tempo. A Aproje bem tentou fechá-los no fórum (e a grande maioria nem lá foi quase de certeza, metade dos posts que estão na zona dos sócios são meus), protegê-los das opiniões de quem sabia mais sobre o assunto. Quantas vezes no GD-PT apareceram respostas do género "estes assuntos são para ser discutidos no fórum que criámos para o efeito"? Mesmo assim, quantas perguntas por responder estão lá?

Parem de se desculpar com o público português é assim e assado. Vocês é que estavam a trabalhar para o público português e eram vocês que o tinham de ouvir. Não quiseram ouvir e continuaram arrogantes... E o povo português mostrou que quando quer tem força. As falhas críticas foram inacreditáveis. A história dos prémios da Games.....por amor de deus, até fico contente que o meu protótipo de jogo não tenha passado às finais.

Isso, digam que conseguiram o ramo de "jogos" no IPP. Conheço quem foi para o curso de Engenharia Informática só para entrar nesse ramo e este ano, que era quando isso ia começar, não há.
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
eluzyon
Colocada: Qua Out 31, 2007 7:49 pm Responder com Citação
Registo: 06 Out 2007 Mensagens: 5
Olá a todos!

Apesar da poeira desta novela já ter assentado há algum tempo, quer-me parecer que a personagem principal continua a tentar fazer dos outros uns grandes otários.

Fiquei surpreendido quando a Garage Games me pediu publicamente para retirar as denúncias que fiz, uma vez que, em contacto com a Pixelbox Academy (?????????), esta pareceu ser credível.

Achei isto demasiado anedótico e voltei a focar que nem sequer existe uma empresa chamada Pixelbox Academy e questionei-os se não teriam recebido ameaças de um qualquer pseudo-advogado... Surpresa!! Sim, receberam!

Quer-me parecer que esta denúncia não ensinou nada ao Sr. Bruno Patatas.

Aqui está o link para o fórum em questão:
http://www.garagegames.com/mg/forums/result.thread.php?qt=67921

Um abraço a todos,
NFS
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
[HP]
Colocada: Qua Out 31, 2007 8:35 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 31 Jan 2005 Mensagens: 1402 Local/Origem: inbicta
Mas será que ninguém põe este vigário na cadeia? òpa.. aserio, fico incrédulo com isto!

_________________

Helder "hP" Pinto

www.helderpinto.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Número de ICQ

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 7 de 10
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
You cannot attach files in this forum
You cannot download files in this forum