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< Geral ~ New user, conselhos para o futuro |
3dkla |
Colocada: Sex Ago 17, 2007 4:53 pm |
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Novo membro
Registo: 17 Ago 2007
Mensagens: 47
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Olá _Gr9yFox_
Sem te querer confundir mais, penso que antes de decidires ir ou não para fora de Portugal deves sim decidir se queres regressar a Portugal. De nada te servirá estudar ou trabalhar no estrangeiro para depois voltares para Portugal ... |
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bry |
Colocada: Sex Ago 17, 2007 7:00 pm |
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Primeiros passos
Registo: 30 Jun 2006
Mensagens: 143
Local/Origem: London, UK
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Citação: De nada te servirá estudar ou trabalhar no estrangeiro para depois voltares para Portugal
Nao consigo perceber porque.
Nao vale a pena reinventar a roda de cada vez que precisas de uma. O cinema e a pos-producao sao 'areas que estao muito mais evoluidas em paises como Inglaterra e Estados Unidos do que em Portugal, dai FAZER TODO O SENTIDO ir la absorver o maximo de experiencia e conhecimentos possiveis para os poder depois aplicar no nosso pais evitando erros que nesses outros paises seriam hoje em dia considerados basicos.
Dificilmente a industria portuguesa algum dia vai acompanhar as outras se toda a gente pensar assim e comecar do zero sem necessidade nenhuma.
bruno |
_________________ "How much wood would a woodchuck chuck if a woodchuck could chuck wood?" |
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3dkla |
Colocada: Sáb Ago 18, 2007 12:38 pm |
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Novo membro
Registo: 17 Ago 2007
Mensagens: 47
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Olá Bruno
Não se trata de começar do zero.
Estou apenas a avisar o _greyfox_ que saber pilotar aviões num pais onde só existem triciclos poderá ser muito frustante para ele caso queira um dia VIVER e TRABALHAR em portugal e GANHAR os mesmos salários que poderia ter fora de portugal.
De que te serve seres Technical Director na Digital Domain durante alguns anos e depois voltar para Portugal na esperança de aplicar a tua experiencia ? Onde a vais a aplicar ?
Abraço |
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yen3D |
Colocada: Sáb Ago 18, 2007 2:39 pm |
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Veterano
Registo: 02 Ago 2005
Mensagens: 570
Local/Origem: London, Marinha Grande
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_Gr9yFox_ |
Colocada: Sáb Ago 18, 2007 10:08 pm |
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Escravo do rato
Registo: 19 Jul 2007
Mensagens: 292
Local/Origem: lisboa
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Para já o objectivo é trabalhar e juntar dinheiro para tirar um curso fora. Os da Escape seduzem-me, mas não me parece que consiga juntar dinheiro suficiente para os cursos de lá. Estou a namorar um na Bournemouth University.
A minha ideia é tirar um desses cursos e usar essa formação para tentar entrar em empresas que trabalhem no ramo do CG em portugal, como a Ingreme (olá malanjo!). Nunca pensei em criar eu uma empresa, mas se fôr possível não nego que seria interessante. |
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unxetas |
Colocada: Ter Ago 21, 2007 10:02 am |
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Já faz sozinho
Registo: 20 Dec 2005
Mensagens: 461
Local/Origem: Londres
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eh um bocado falsa economia isso.. A bournemouth eh fixolas e os cursos sao baratos - mas duram uns aninhos em vez de meses. A vida em inglaterra eh cara, apesar de bournemouth nao ser tao cara como Londres.. Sai bem mais caro estudar em bournemouth que na Escape
Podes sempre tentar arranjar uma bolsa ou algo do genero e entao ja eh capaz de compensar ir para bournemouth. |
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Sil3 |
Colocada: Sex Ago 24, 2007 10:00 am |
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Veterano
Registo: 13 Set 2005
Mensagens: 758
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Desculpem lá voltar a pegar nisto, mas li agora uma reply na CGTALK que reflecte um pouco aquilo que eu tinha dito antes:
This thread is really ****ing funny. Yes, it is what you put in, but you'll be better off teaching yourself then going to a place like devry... These places use shitty teachers to teach their students, and those students become the new professors right after they graduate cause they can't get a job, and then you have even shittier teachers teaching there.
Oh, you find one devry grad who has half the skill of a gnomon grad and I will prepare of the second coming of christ cause its the end of the world.
Any program that is called "game design" will suck.
If you want to be a programmer, find a computer science program somewhere.
If you want to be an artist, go to an art school.
A Thread em questão :
http://forums.cgsociety.org/showthread.php?f=2&t=527728 |
_________________ Sil3
(Lê-se Sile e não Sil + 3...vem dos meus tempos |33t do Unreal Tournament ) |
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_Gr9yFox_ |
Colocada: Sex Ago 24, 2007 11:10 am |
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Escravo do rato
Registo: 19 Jul 2007
Mensagens: 292
Local/Origem: lisboa
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Agradeço o conselho. De qualquer forma já saí do curso de Portalegre, aquilo não me estava ajudar, apenas a manter-me parado porque não conseguia fazer mais nada. Sabendo o plano curricular e em conversa com os professores eles próprios explicaram-me que aquilo não ia muito longe e muitas vezes chegavam a referir que íamos todos para o desemprego. Imaginem como isto é motivante.
Tenho noção do que o user disse nesse post. Até agora tenho tido formação na àrea das Artes que considero ser superior à média (o extinto curso geral da António Arroio) e pretendo continuar a observar e a desenhar muito de forma a não perder a prática e a continuar a manter as noções de proporção, luz/sombra e do corpo humano. Entre aquele curso de portalegre (vago e básico) e outro que seja melhor, prefiro um que seja melhor. Tenho o outro em vista, mas quem sabe se não aparece uma melhor alternativa?
Pensava que escolas de 3D tinham uma reputação melhor do que tenho encontrado na net. Fora a Escape e a VFS há alguma considerada boa? |
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Sil3 |
Colocada: Sex Ago 24, 2007 11:19 am |
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Veterano
Registo: 13 Set 2005
Mensagens: 758
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As melhores escolas não são as de 3D, embora tenham cursos virados para o 3D pq hoje em dia o 3D é como ir aprender Escultura ou Pintura.
As chamadas TOP Schools ainda continuam a ser a Sheridan, a Carl Arts (onde a Disney ia buscar muitos talentos).
Ir para uma escola é extremamente tentador, pq aprender em casa sozinho é dificil e extremamente moroso, a Escola da-te a oportunidade não só de te mostrarem como as coisas são feitas como tens uma coisa muito importante que são os conhecimentos... mais do que talento quem tu conheces é a tua porta de entrada para algum lado, sempre foi assim e sempre será, claro que conhecimentos e talento juntos são uma combinação explosiva a indicar sucesso
Deves andar com a carola às voltas sem saber o que vais fazer agora, se puderes, tentar meter-te como estagiario numa empresa e já que vais andar a estagiar (free ou nao) escolhe uma BOA empresa e não uma empresazeca, não vai ser facil conseguires entrar, mas depois de 2-3 meses de estagio vais ver que aprendeste mais lá que em 3 anos de escola.
Boa Sorte |
_________________ Sil3
(Lê-se Sile e não Sil + 3...vem dos meus tempos |33t do Unreal Tournament ) |
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carloscidrais |
Colocada: Sáb Ago 25, 2007 3:39 pm |
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Veterano
Registo: 24 Mar 2005
Mensagens: 558
Local/Origem: London/Porto
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Acabei agora o mestrado na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa. Estou muito satisfeito com a minha experiência lá.
Tive oportunidade de trabalhar numa simulação de spot publicitário com integração de personagens animados em 3D com imagem real e depois fiz os efeitos visuais para três curtas metragens. Paralelamente ao curso tive a oportunidade de trabalhar num episódio piloto de uma série de animação para televisão, precisamente uma co-produção Universidade Católica/ Instituto Politécnico de Portalegre.
A escola é ainda Centro autorizado Autodesk e dá formações avançadas para quem não quer fazer lá o mestrado ou o bacharelato.
Francamente estou parvo que ninguém fale ou conheça o trabalho que lá se faz, ou sequer saiba que existe no país um Mestrado em Animação por Computador, daí ter agora levantado a voz.
Desejo-te boa sorte na procura de rumo, mas não acredites quando te dizem que cá não há formação ao nível do melhor que se faz lá fora, em Animação. Pode é não haver indústria que te absorva quando terminares o curso, mas isso já é outra história.
My two cents |
_________________ www.carloscidrais.com |
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yen3D |
Colocada: Dom Ago 26, 2007 4:54 pm |
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Veterano
Registo: 02 Ago 2005
Mensagens: 570
Local/Origem: London, Marinha Grande
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Citação: dizem que cá não há formação ao nível do melhor que se faz lá fora, em Animação.
A comparar com o quê?
O que é que em Portugal se entendo por : "Animação por computador"? |
_________________ www.yen3d.animationblogspot.com |
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Nightwalker |
Colocada: Dom Ago 26, 2007 5:04 pm |
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Veterano
Registo: 04 Out 2005
Mensagens: 743
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Citação: PROGRAMA ANIMAÇÃO E SETUP DE PERSONAGENS 3D | 3D CHARACTER SETUP AND ANIM. PROGRAM
Sessão.01 Session.01
Manhã
| Introdução às capacidades da Animação 3D.
| Mostra de vídeos.
| Introdução à personagem proposta.
| Channel Box.
| Layers em Maya.
| Connection Editor.
| Criação do esqueleto base (pernas e espinha).
Morning
| Introduction to 3D Animation .
| Video screening.
| Introduction to the character used.
| Channel Box.
| Maya Layers.
| Connection Editor.
| Base skeleton creation (legs and spine).
Tarde
| Criação do esqueleto base (braços, mãos, e cabeça).
| IK e FK.
| Inverse Foot.
| Constrains.
| Controlo do pé. Afternoon
| Base skeleton creation (arms, hands, and head).
| IK e FK.
| Inverse Foot.
| Constrains.
| Foot control.
Sessão.02 Session.02
Manhã
| ScSolver e Pole Vector.
| Controlo do braço e ombro.
| Controlo da espinha. Morning
| ScSolver and Pole Vector.
| Arm and shoulder controls.
| Spine control.
Tarde
| Controlo global e local da personagem.
| Set Driven Key.
| Controlo da mão. Afternoon
| Local and global character control.
| Set Driven Key.
| Hand controls.
Sessão.03 Session.03
Manhã
| Character Sets.
| Proxy Models.
| Smooth Bind vs Hard Bind. Morning
| Character Sets.
| Proxy Models.
| Smooth Bind vs Hard Bind.
Tarde
| Editar Smooth Bind.
| Animação em Maya.
| Key Frames.
| Graph Editor.
| Regras da Animação.
| Uma bouncing ball. Afternoon
| Smooth Bind editing.
| Aninating in Maya.
| Key Frames.
| Graph Editor.
| Animation rules.
| Bouncing ball.
Sessão.04 Session.04
Manhã
| Walk Cicle.
| Animação de câmaras e luzes.
| Avaliação Final. Morning
| Walk Cicle.
| Camara and lights animation.
| Final Evaluation.
Tarde
| Avaliação Final. Afternoon
| Final evaluation.
Isto é que é "formação avançada "?
http://www.artes.ucp.pt/form3d/main.html |
_________________ One of many at www.puraimagem.pt |
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carloscidrais |
Colocada: Dom Ago 26, 2007 5:11 pm |
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Veterano
Registo: 24 Mar 2005
Mensagens: 558
Local/Origem: London/Porto
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Olá Yen,
Comparo por exemplo com aquilo com o qual pode ser comparado: Bournemouth University, que também possui um mestrado nessa área ( http://ncca.bournemouth.ac.uk/courses/?sub=42 ).
Caso restem dúvidas convido-te a conhecer melhor os trabalhos que se produzem em cada uma das escolas para que se tire a prova dos nove quanto ao nível da formação. Porque como tu e eu sabemos, é sempre no portfolio que se apresenta que se retiram as conclusões quanto á qualidade real do trabalho da pessoa, e diria eu, da instituição aonde ela se forma.
Em relação ao que se entende por Animação por Computador em Portugal, desconfio que não andará muito longe do que se entenderá por exemplo em Londres ou Los Angeles...
Mas isso ficará a cargo dos especialistas dos quais não faço parte, sou apenas e só um humilde 3D artist, e apaixonado pela arte da animação,e em especial pelos efeitos visuais.
Cheers |
_________________ www.carloscidrais.com |
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Nightwalker |
Colocada: Dom Ago 26, 2007 5:25 pm |
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Veterano
Registo: 04 Out 2005
Mensagens: 743
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Ok, tendo em conta que os programas da formação avançada parecem retirados do indice de um "intro do maya" ou "character animation in maya 101" não acho que fosse muito pedir para o site
http://www.artes.ucp.pt/form3d/main.html
mostrar portfolios de formadores e pq não de Alunos... já que por 650€ por quatro dias de formação... eu assim de repente recomendaria 2 ou 3 livros...
EDIT : Melhor! Eu dou 6 dias de formação por 400 euros (minimo de 10 alunos)
EDIT2 : afinal tem un link para um portfolio
http://www.unidadedigital.com
e tb vi que estão a trabalhar nisto:
http://www.unidadedigital.com/avoelias/version_pt.html
Not bad at all, pq não divulgam mais? |
Editado pela última vez por Nightwalker em Dom Ago 26, 2007 5:41 pm, num total de 1 vez _________________ One of many at www.puraimagem.pt |
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carloscidrais |
Colocada: Dom Ago 26, 2007 5:41 pm |
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Veterano
Registo: 24 Mar 2005
Mensagens: 558
Local/Origem: London/Porto
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Olá Nightwalker,
Escuso-me a comentar o conteúdo das formações avançadas, apesar de ter lá feito duas formações ( Modelação 3D e Setup avançado de Personagens ), e ter saído satisfeito de ambas. A verdade é que paguei 300 euros por cada ( era aluno da UCP ) e a minha motivação era, além de adquirir mais conhecimento e portfolio, a de construir um currículo, na qual duas formações certificadas pela Autodesk não destoam, garanto-te.
Quanto a conhecer-se o portfolio de formadores e alunos, na secção instrutores tens acesso ao currículo de todos os formadores e acesso ao site de alguns deles, aonde poderás consultar a qualidade dos seus trabalhos.
Aí cabe-te a ti, e a todos os potencias interessados, tomar a vossa própria decisão.
Abraço,
Carlos |
_________________ www.carloscidrais.com |
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Nightwalker |
Colocada: Dom Ago 26, 2007 5:44 pm |
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Veterano
Registo: 04 Out 2005
Mensagens: 743
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Hehe, tava a editar o meu post qd fizeste o reply.. |
_________________ One of many at www.puraimagem.pt |
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carloscidrais |
Colocada: Dom Ago 26, 2007 5:54 pm |
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Veterano
Registo: 24 Mar 2005
Mensagens: 558
Local/Origem: London/Porto
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Tens razão quanto ao não divulgarem mais...se bem te lembrares as minhas palavras exactas foram " Francamente estou parvo que ninguém fale ou conheça o trabalho que lá se faz, ou sequer saiba que existe no país um Mestrado em Animação por Computador, daí ter agora levantado a voz ".
E digo-te mais, estive durante Julho/Agosto a trabalhar numa curta-metragem de animação produzida pela universidade...que ainda vai dar que falar...mas tudo a seu tempo.
Tudo isto para dizer que fazer-se com qualidade faz-se...e cá volto ao início
Ahh já agora puxando a brasa para a minha sardinha, hás de reparar num Carlos Cidrais, director técnico nos créditos do Avô Elias.
Qualquer semelhança com a realidade não é pura coincidência.
Abraço,
Carlos |
_________________ www.carloscidrais.com |
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