Índice do Fórum Dimensao3.com

Autor Mensagem

<  Geral  ~  New user, conselhos para o futuro

yen3D
Colocada: Seg Ago 27, 2007 11:24 am Responder com Citação
Veterano Registo: 02 Ago 2005 Mensagens: 570 Local/Origem: London, Marinha Grande
Oi, Obrigado pelos links!

Não pretendo "axincalhar" nem ofender ninguém mas para mim isto: http://www.artes.ucp.pt/form3d/main.html, é falsa publicidade e uma forma rápida de fazer dinheiro.
Apresentam imagens de filmes de topo para meter os olhos dos novatos a brilhar. As pessoas ficam a pensar que vão para lá aprender a fazer aquilo.
Depois os cursos são apenas introduções aos programas e sem base alguma em experiência profissional.
Pagar para aprender o que é o outliner? Isso faz-se em casa.
Os cursos que funcionavam á uns anos atrás, quando foram criados, neste momento já estão desactualizados.

Ainda por cima, ir para um curso de maya animation, em que os instrutores são ex-alunos com pouco ou nenhuma experiência profissional...hhmmnn

Mas para não dizerem que criticar é fácil e nunca se apresenta soluções, aqui fica uma sugestão:

Actualizem os cursos. Consultem os currículos das escolas que realmente têm formações avançadas para verem como é.
Metam formadores com ANOS de experiência profissional( sim eles andam por ai) e pagem o que eles merecem. Formadores que não se apresentam pelos cursos que tiraram ou prémios de chuto que ganharam, mas sim pelo seu showreel.
Mesmo que isso implique aumentar o custo da formação, é bem capaz de valer a pena, já que a malta está disponivel para pagar um curso lá fora, também está para pagar um BOM curso cá dentro.

O curso de Bournemouth não é dos melhores, mas quantos alunos de lá estão a trabalhar em bons estudios a comparar com a Católica?

abraços

Colocada: Seg Ago 27, 2007 11:56 am Responder com Citação
Veterano Registo: 04 Out 2005 Mensagens: 743
Yen, concordo plenamente contigo.

Já agora recomendo este thread do cgtalk:

http://forums.cgsociety.org/showthread.php?f=2&t=372592&page=1&pp=15

Colocada: Seg Ago 27, 2007 12:43 pm Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 30 Jun 2006 Mensagens: 143 Local/Origem: London, UK
Atencao que esses cursos desse link sao cursos de curta duracao e obviamente algo 'superficiais', mas nao sao diferentes do mesmo tipo de cursos noutros paises. Estejas onde estiveres, nenhum curso de 3 ou 4 dias vai fazer de ti um bom profissional, infelizmente e' um modelo de curso que funciona para as instituicoes (a nivel financeiro) e por isso cada vez vai haver mais. O caso especifico desta universidade nem e' assim tao flagrante pois os cursos nem sao tao caros como noutros sitios.

Foi mencionado no entanto um mestrado em Animacao por Computador, com a duracao de um ano, que tem um programa bem mais interessante e que me parece equilibrado. Claro que tudo depende de como o programa e' cumprido, mas nao me parece nada mal assim a' primeira vista.
Ha' que ter em conta que se esta' a formar gente para um mercado inexistente, pelo menos a um nivel especializado. Nao conheco em Portugal um estudio de animacao que se dedique exclusivamente a isso e que empregue animadores suficientes para albergar uma turma que seja que saia de um curso de animacao por ano...

Tudo isto faz com que as coisas tenham que evoluir mais lentamente, mas nao me parece minimamente condenavel que alguem o tente fazer, muito pelo contrario.

Outro ponto em que nao concordo e' q os formadores se devam avaliar pelo showreel... a experiencia e' obviamente importante em muitas 'areas, mas um bom profissional nao e' necessariamente um bom formador, e um bom formador nao tem necessariamente de ser excepcional na area que ensina, deve sim ser excepcional como formador, e ha' que saber separar. Isto passa-se em muitas escolas por todo o mundo, e se bem que a partilha de experiencias profissionais e' muito importante, e' tambem um facto que raramente a encontramos nos grupos de docentes, e o que e' feito normalmente para preencher esta 'falha' sao workshops com oradores convidados, esses sim com experiencia profissional activa, que seria tambem pelo seu lado incompativel com a via de ensino a tempo inteiro.

bruno

Colocada: Seg Ago 27, 2007 1:10 pm Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 19 Jul 2007 Mensagens: 292 Local/Origem: lisboa
Então fora a Escape e a VTS sobram poucas escolas recomendáveis... Sad
Eu ando a ver por aí o que poderia pagar, mas não é tanto como esses cursos +estadias. Para já Bournemouth continua a parecer-me o mais "possível". É claro que se houvesse algo a este nível em portugal eu não tinha grande escolha e ficava cá. E em espanha? Vi muitas escolas e parece que uma tem alunos na ILM agora.

Ando também a aprender XSi e estou bem contente com o programa.
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
ed
Colocada: Seg Ago 27, 2007 3:28 pm Responder com Citação
Registo: 27 Ago 2007 Mensagens: 4 Local/Origem: Porto, Portugal
Olá a todos,

Eu sou um dos formadores dos cursos que são dados na Católica e também do curso de Som e Imagem que agora (com Bolonha) tem efectivamente um Mestrado em Animação por Computador.

Como consulto o fórum a espaços vi este thread e achei por bem dar alguns esclarecimentos bem necessários. Ninguém gosta de ser acusado de falsa publicidade e convém esclarecer qualquer problema de comunicação, pois não faz sentido, numa comunidade de 3D ainda pequena em Portugal, haver mal-entendidos

Vou falar então um bocadinho sobre o que fazemos cá, tentar esclarecer um pouco as coisas e claro ouvir o que têm para dizer, porque como já disse, numa comunidade ainda pequena como a nossa, só nos simplifica a vida se todos nos entendermos Wink

Como já disse, na Católica do Porto há então o Curso de Som e Imagem, com diferentes especializações (que com Bolonha passaram a Mestrados) desde Som, Artes Digitais, Televisão e também Animação. Os cursos de formação foram inicialmente criados tanto para funcionar como complemento para a formação dos alunos que frequentavam o seu curso (tanto o da Católica ou qualquer outro curso que envolvesse 3D, motion graphics…), como o de qualquer pessoa que sentisse que estava num determinado nível de conhecimento do software e do processo de aprendizagem e que com um dos cursos que oferecemos, pudesse dar o salto e continuar a aprender. Foram então criados os cursos numa primeira fase, só facultados pela Católica (em 2004) com respectivo preçário, programa, horário…

Como o objectivo é sempre melhorar (e aqui também entram as vossas opiniões Smile, foi feito o esforço para tornar da Católica um Centro de Formação Autorizado pela Autodesk, com a formação de formadores e certificação oficial da Autodesk de cada formando.

E depois desta pequena contextualização, passo a explicar algumas das coisas apontadas:

Com a passagem para Centro Autorizado da Autodesk, há claro coisas que mudaram, umas impostas outras deixadas ao nosso critério. Não se esqueçam que estamos a falar da maior multinacional de software “3D” (cad´s, maya,max,agora mudbox) e há coisas muito “corporate” com que se tem que lidar. Desde templates para as páginas web que eles recomendam, a preços, horários…Para terem uma pequena noção, até é feita uma ligeira referência à indumentária recomendada para um instrutor J Basicamente, eles gostam e compreende-se até certo ponto, de monitorizar o que os seus Centros fazem.

Coisas como as imagens que usamos no site, que são cedidas pela Autodesk para esse efeito, desde os programas recomendados para cada curso, à sua periodicidade são coisas que usamos dentro da formatação recomendada pela Autodesk.

O que me leva claro à actualização dos programas. Como sabem, o Maya foi adquirido pela Autodesk em 2005 e a passagem do Departamento de Formação da antiga Alias para a Autodesk demorou o seu tempo, sendo só os novos programas de formação divulgados em Abril de 2007, se não me engano. Logo, aquilo que descrevemos no site, faz parte das guidelines recomendadas pela Autodesk (não é rígido, alteramos vários parâmetros) e claro que contamos em actualizar a versão online do programa antes do início deste ano lectivo (que cá na Católica começa dentro de 2 semanas). Actualizações foram e são feitas todos os anos e para terem uma noção da flexibilidade dos programas e da actualização que ainda não foi feita na versão online, posso-vos dizer que na formação de Modelação, já é leccionado ZBrush (já o foi no ano lectivo passado e vai continuar a ser), algo que não tem nada a haver com a Autodesk, mas que achamos que é um complemento muito bom para quem quer levar “ a sua modelação” a níveis mais elevados de detalhe e qualidade.

Espero que já percebam melhor porque é que coisas como Outliner é referido no programa da formação de Introdução e que tipo de pessoas é que procuram essa formação, que são na sua maioria pessoas que trabalham em edição de vídeo, compositing até mesmo arquitectura, que nunca pegaram no Maya na vida e claro que há que fazer referência a coisas que depois podem parecer tão banais como o Outliner ou a Hotbox. E no contexto nacional, em que a oferta de conhecimento desta área ainda é reduzida, temos claro que começar um pouco dos básicos, tanto em Introdução, como Modelação ou Animação, porque como todos sabemos ainda há pouca gente como nível realmente avançado nisto tudo. Mas não duvido que se todos continuarmos, dentro em breve vamos estar muito melhor servidos nesta área, tanto a nível de oferta de educação como de mercado profissional.

Tudo o que se propõe transmitir às pessoas a nível de conhecimento é feito com a maior das clarezas e todos fazemos para que isso aconteça. E não se esqueçam que o objectivo destes cursos é efectivamente transmitir conhecimentos, não construir portfólio.

Já me estou a alongar demasiado, posso também falar dos instrutores, que me toca directamente Wink

Bem, sim, fiz o meu curso superior na Católica e na Autodesk posteriormente e cá estou então a dar aulas. A questão da qualidade versus experiência é questionável todos os dias. Tanto eu como vocês já tiveram de certeza, professores mais velhos com anos de experiência que não vos diziam nada, falta de entusiasmo, programas feitos no século passado…por ai fora. Como já tiveram de certeza professores bem mais novos, com muito menos anos da coisa, mas que realmente vos puxavam e vos faziam querer aprender mais. E o inverso obviamente! Claro que não seria de bom tom de minha parte estar a dizer que somos estes ou aqueles, mas mais uma vez, a Autodesk tem um formulário online de avaliação dos cursos, por parte dos formandos, e até agora os resultados tem sido bastante satisfatórios tanto para nós como para os alunos (a julgar claro pelos resultados que nos foram transmitidos pela Autodesk e das conversas que vamos tendo com os alunos).

Bem, já escrevi demasiado e deixo então este post que espero que esclareça algumas das questões colocadas.

Ah e outra coisa, os showreels vão ser actualizados em breve e com grande destaque para os primeiros alunos de Animação (que saíram apenas neste último ano lectivo) cujo trabalho que eles realizaram vocês vão poder ver em breve.

Quando tiver novidades venho cá avisar.
Entretanto alguma dúvida, enviem mail à vontade.
Desculpem o testamento Wink
Abraços,
João

ps- prometo vir cá mais vezes Smile
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
Nightwalker
Colocada: Seg Ago 27, 2007 3:55 pm Responder com Citação
Ed, é bom teres cá passado e tentado esclarecer um pouco as coisas, no entanto, e não leves isto como um ataque pessoal ou sequer aos cursos da católica especificamente, não sei que outra expressão podemos usar senão publicidade enganosa, com ou sem guidelines da Autodesk.

O certo é que cursos de introdução às ferramentas são apresentados como Advanced training.

O certo é que usam os filmes e a ideia falsa de que se aprenderem a trabalhar com x programa vão saber fazer x filme

O certo é que os preços são rip offs, e isto é o que mais me revolta, vender ilusões a jovens de forma descarada é uma coisa, agora por estes preços é um crime.

O certo é que ninguém diz aos candidatos a alunos que aprender um software não faz deles artistas.

O certo é que um certificado da autodesk ou sei lá que mais não vale NADA se não tiver um PORTFOLIO a acompanhar e mesmo nesse caso a importância seria de 5 para 95...

Tenho a certeza que fazes o que podes e longe de mim questionar a tua honestidade ou a da escola, mas o sistema de ensino de 3d mundial é 90% das vezes banha da cobra a preço de ouro.

Colocada: Seg Ago 27, 2007 4:17 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 24 Mar 2005 Mensagens: 558 Local/Origem: London/Porto
Olá, my two cents :

Nightwalker, eu vejo o site, mas não pareço estar a ver o mesmo site do que tu. Aonde exactamente é que se diz que "usam os filmes e a ideia falsa de que se aprenderem a trabalhar com x programa vão saber fazer x filme "?

Já expliquei que fui aluno lá e as minhas motivações para fazer as formações avançadas. Não estou á espera que alguém me dê emprego sem me conhecer, ou ver a minha showreel... Mas conto e acho óbvio que qualquer empregador de qualquer área vá valorizar um empregado que se tenha escolhido valorizar através de uma formação, ainda para mais certificada pela Autodesk, ao contrário do que afirmas em " certificado da autodesk ou sei lá que mais não vale NADA ".
Tens razão, no entanto, quando dizes que o portfolio é rei e senhor no que diz respeito à avaliação da qualidade real do trabalho da pessoa... e eu concordo Smile

Como ex-aluno da universidade e ex-aluno das formações asseguro-te que ninguém me vendeu banha de cobra, ninguém me vendeu ilusões e apesar de não ter pago o valor do curso que era cobrado a pessoas de fora da UCP ( até por estar a pagar bem mais, do meu bolso, para tirar o mestrado ), continuo a achar que os preços não são criminosos, como também afirmas.

P.S. - Vamos ter "extra " cuidado para não cairmos em flame wars, nightwalker, isto não é nada de pessoal, mas estou preocupado como é óbvio em defender a boa reputação da escola que frequentei. Até porque o valor desse nome no mercado irá definir a maneira como potencias empregadores e empresários decidam apostar nas gerações de artistas que cá se forma e das quais, eu repito, tenho orgulho em pertencer.

Abraço,
Carlos Cidrais

Colocada: Seg Ago 27, 2007 4:19 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 21 Jun 2005 Mensagens: 401 Local/Origem: Lisboa
Caro Nightwalker..

Não deixas de ter alguma razão no que acabas de dizer, mas penso que na maior parte dos casos, são os próprios "jovens" a se enganarem, quer por falta de informação, quer por ilusões... vêm o Star Wars e acham que vão fazer coisas daquelas.. abrem o Maya ou Max e já sabem fazer 3D.. enfim..
já são uns anos de formação e já apanhei de tudo...

No caso dos cursos da Católica, não os conheço, mas de certeza que devem ser muito melhores do que os da NHK (Autocad 2D, Autocad 3D e Viz em 44 horas!!! e são ATC...) só para dar um exemplo... mas não nos podemos esquecer que a formação é um negócio.. e ninguém vai para lá obrigado..

www.idesign.pt
ed
Colocada: Seg Ago 27, 2007 4:28 pm Responder com Citação
Olá novamente,

Bem, tudo o que escrevi no meu último post foi uma tentativa de esclarecer os factos para tentar explicar como as coisas funcionam e foram evoluindo.

Concordo em parte contigo na última certeza que expões, quando dizes que um certificado não te vale de nada quando queres arranjar emprego aqui e ali. Bem, ajudar até ajuda, depende é dos sítios a que estiveres a concorrer. Claro que há diferenças óbvias de critérios de recrutamento entre a ILM e um qualquer gabinete de arquitectura que fará visualização arquitectónica, agora se eles dão ênfase à questão do certificado, bem, cada caso é um caso.

Mais uma vez, o objectivo é facultar conhecimentos aos alunos para eles conseguirem fazer bons trabalhos, evoluir e claro ter um bom portfolio a seu tempo (todos sabemos que as coisas não caem do céu, nem são feitas de um dia para o outro).

O restante das coisas estão longe de serem certezas; ninguém diz que ao fazer o curso X ou Y vais estar a fazer o Star Wars 12, os preços são bem mais baratos do que em maior parte da Europa que faculte certificação pela Autodesk, (agora se se quer a certificação ou não, é uma questão pessoal), ninguém diz que as pessoas, que passadas apenas 4 aulas de formação vão ser artistas digitais. Mais uma vez, o objectivo é ensinar.

O máximo que posso tentar fazer é esclarecer estas coisas e, uma das formas ainda melhores para esclarecer como isto funciona, é, conhecer.

Se viste com atenção o site, podes ver que na 2ª semana de Outubro estão agendados uns seminários, completamente à borla, quem quiser pode aparecer, onde se apresentam alguns dos softwares utilizados e leccionados cá e algum do trabalho que já se fez com ele. Estão aliás, todos convidados Wink

O objectivo é realmente termos ensino de qualidade cá no nosso belo País e não banha de cobra.
E cá estamos a tentar fazer com que isso exista, com tudo de bom e mau que possa surgir.

Abraços,
João
Nightwalker
Colocada: Seg Ago 27, 2007 4:43 pm Responder com Citação
Agora n posso responder extensamente mas posso fazer uns quotes do site:

Citação:
Qual a associação do Maya a filmes vencedores de óscares?

O Maya contabiliza dezenas de filmes vencedores e nomeados nos Óscares nos últimos anos, quer na área dos efeitos visuais, quer na área de melhor filme de animação (longa metragem e curta metragem). Desta grande selecção de filmes, destacam-se “Inteligência Artificial”, “Black Hawk Down”, “Final Fantasy”, “Harry Potter”, “Ice Age”, “Senhor dos Anéis”, “The Matrix”, “Men in Black”, “Shreck”, “Homem Aranha”, “Guerra das Estrelas”, e “X-Men”.

Mas o que destaca o Maya, é ter sido o primeiro software da área do 3D a ter ganho um Óscar técnico em 2003. Estes Óscares técnicos são atribuídos a empresas, softwares, ou indivíduos, onde a pesquisa científica, e inovação tecnológica, tenha contribuído em grande medida para a evolução da indústria do cinema mundial.

Citação:
Quais são as mais-valias para os alunos? Que horizontes é que se lhes abrem?

A mais valia, é sem dúvida, a de se formarem numa das áreas tecnológicas mais avançadas actualmente, ficando aptos a responder a uma indústria nacional e internacional em visível crescimento e expansão.

Isto não é um problema exclusivo desta escola repito. E não quero por em causa a idoneidade de ninguém mas há coisas que merecem ser discutidas e uma forma de melhorar poderia ser:

Citação:
Actualizem os cursos. Consultem os currículos das escolas que realmente têm formações avançadas para verem como é.
Metam formadores com ANOS de experiência profissional( sim eles andam por ai) e pagem o que eles merecem. Formadores que não se apresentam pelos cursos que tiraram ou prémios de chuto que ganharam, mas sim pelo seu showreel.
Mesmo que isso implique aumentar o custo da formação, é bem capaz de valer a pena, já que a malta está disponivel para pagar um curso lá fora, também está para pagar um BOM curso cá dentro.

Podem ter a certeza que se realmente existisse "formação avançada" não faltavam interessados. Eu por exemplo...

cheers

EDIT:

Citação:
a formação é um negócio..

yep....isto é um caso à parte, não tem nada a ver com as outras escolas mas é um negócio é:

http://www.gamedev-pt.net/forum.vertopico.php?tid=1474&pag=1#17606

Colocada: Seg Ago 27, 2007 5:12 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 13 Set 2005 Mensagens: 758
Um dos problemas que vejo é o usar-se determinadas tecnicas de Marketing e Publicidade que todos sabermos ser enganosa a quem nada percebe disto...

Sim na minha opinião ao usarem-se imagens de filmes estão-se a criar ilusões... se não se criassem elas não seriam usadas não é verdade?

Vejam o caso da Gnomon por exemplo... Mundialmente famosa por ser um Centro de Formação de Maya principalmente....mas vejam no que eles apostam: os FORMADORES que é tudo gente com anos de experiencia em cima e alguns até bastante reconhecidos, em lado algum eu vejo referencias a filmes, a não ser no Resume dos Formadores...

A Formação é um negócio que floresceu a olhos vistos...foi visto como um bom filão e rapidamente o mercado se saturou de tantas Escolas e Centros... claro está demorou a chegar a PT a febre da Formação, começou com a Etic e poucos anos depois já muitos outros sitios davam Formação... agora até as Faculdades tem Cursos Certificados hehehehehe Wink

Ed:
Não leves a mal eu dizer que tu vieste aqui num acto de Marketing (alias foi por certo o meu post na CGArt que te fez vir aqui)... senão vieste então altera um pouco o teu discurso, pq é essa a ideia que dá...isto vai-te parecer mal...mas não me apetece estar a "suavizar" as palavras...

(Lê-se Sile e não Sil + 3...vem dos meus tempos |33t do Unreal Tournament Very Happy )
ed
Colocada: Seg Ago 27, 2007 5:58 pm Responder com Citação
Não, não é nenhum acto de Marketing pois apenas tentei explicar como as coisas se passam, quando foram levantadas questões que punham em causa a seriedade do trabalho que por aqui se faz.

Não digo que somos os melhores ou os piores, não fazemos magia em nenhum dos cursos nem queremos ir ao bolso de niguém.

Se não serviram de nada os meus posts acima, ao menos que fiquem com a ideia de que as coisas que vocês dizem não caem em saco roto, há mais gente interessada em elevar a qualidade da nossa comunidade e interessada em comunicar.

Até breve,
João
yen3D
Colocada: Seg Ago 27, 2007 6:54 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 02 Ago 2005 Mensagens: 570 Local/Origem: London, Marinha Grande
Eu acho que isto foi positivo!
Levantaram-se duvidas, e houve respostas.
É pena, realmente, que seja preciso "atacar" para que as pessoas aparaçam para conversar, mas de mal o menos e mais vale tarde que nunca.
Continuo a achar que mostrar os trabalhos dos alunos e dos formadores, é uma abordagem de marketing bem mais honesta. Pelo que parece estão a trabalhar nesse sentido, o que é bom.

Penso que o _Gr9yFox_ ( ou qualquer pessoa com a mesma duvida) já tem aqui bastante material para se decidir e isso era o objectivo deste thread.

cumprimentos

Colocada: Seg Ago 27, 2007 7:27 pm Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 30 Jun 2006 Mensagens: 143 Local/Origem: London, UK
Citação:
E em espanha? Vi muitas escolas e parece que uma tem alunos na ILM agora.

Em todos os estudios grandes vais encontrar gente de todo o lado, e muitas vezes com cursos que nem tem nada a ver com CG!

Quanto a' tua pergunta sobre Espanha, ha' muitas escolas com bons cursos.
Eu fiz um master na UPF (http://creaciodigital.upf.edu/web/es/) e so tenho coisas boas a dizer, para nao falar da cidade (Barcelona) que e' um sitio excelente para se viver. Ha' mais uma ou duas escolas interessantes ali (9 zeros, IDEP, digital dream studios...) e ha' mais em Madrid tambem, como a CICE (http://www.cicesa.com/).

No entanto, se puderes e tiveres tempo, nao hesites em considerar seriamente estas duas escolas em Franca:

http://www.supinfocom-arles.fr
http://www.gobelins.fr

Os trabalhos dos alunos falam por si, e bem alto!
Nao so sao as suas producoes as melhores curtas de animacao de estudantes, mas sim as melhores curtas de animacao que se fazem actualmente por todo o mundo, com grandes valores de producao a todos os niveis, e os alunos saem dali directamente para os melhroes estudios. E justamente!

bruno

Colocada: Ter Ago 28, 2007 12:19 am Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 19 Jul 2007 Mensagens: 292 Local/Origem: lisboa
Sim, eu só tenho agradecer que a thread tenha crescido tanto e com tantas opiniões diferentes para considerar!

Bom, para já é mais ou menos o que disse no outro post. Ando a ver e não posso ir para metade das escolas para as quais tenho sido indicado pelos links. Não me vou ficar a lamentar, vou ver que dinheiro consigo ir juntando e fazendo ao longo deste ano. Dentro do dinheiro que tenho estou a estudar as possibilidades (ainda não vi os cursos e os preços de espanha, mas deve saír mais barato que o UK). França também já me tinha passado pela cabeça mas infelizmente nunca me dei muito bem com o françês. Eu sei que estando lá a coisa muda, mas o preço dos cursos pesa demasiado.

Tenho passado os dias em casa a seguir video tutoriais de Softimage XSi e a gostar. Espero não tardar a começar a fazer as minhas próprias criações. Vir aqui mostrar-os o resultado de tutoriais direccionados não faz sentido, o mérito daquilo não é meu.

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 3 de 3
Ir à página Anterior  1, 2, 3
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens