Autor |
Mensagem |
< Geral ~ New user, conselhos para o futuro |
_Gr9yFox_ |
Colocada: Qui Ago 09, 2007 4:43 pm |
|
|
Escravo do rato
Registo: 19 Jul 2007
Local/Origem: lisboa
|
Não querendo parecer uma attention whore, se o tópico estiver no sítio errado peço à moderação que o mova para o sítio certo.
Olá pessoal! Há um tempo que conheço o fórum mas só me registei há pouco tempo. Não andei por aqui a ler os tópicos sem responder nem nada porque isso me irrita, mas acho que é a altura certa de me apresentar. Aqueles que estão no Gamedev-PT se calhar já repararam que também ando por lá, principalmente numa de descobrir o que quero fazer com a minha vida.
Neste momento estou a considerar seriamente deixar o meu curso para trás. O curso é o de Design de Animação Multimédia na ESTG de Portalegre.
Pondo o último ano em consideração, sonhos para o futuro e vendo a procura de pessoal em Portugal, estou novamente a mudar o meu percurso. Estou finalmente a abraçar algo que já me fascina desde sempre mas que não sei porquê, mas ainda não me tinha passado pela cabeça como algo que podia fazer para ganhar a vida.
A pensar nisso comecei a experimentar e dei-me bem com experiências de vídeo simples, o curso também nos pôs a escrever e a filmar uma curta-metragem. Comecei a ver que cursos podiam pegar nisso e encontrei Pós-produção audiovisual. Efeitos parece-me um caminho complicado de fazer em portugal, por isso puz a pós-produção em primeiro lugar e os efeitos em segundo. Para os efeitos posso aprender por mim, sozinho como já fiz tantas vezes com outros temas.
Sem mais demoras, as perguntas são:
-Que tipo de pergurso recomendam a alguém que queira seguir pós-produção e efeitos especiais?
-O que sabem sobre a escola Restart, do Parque das Nações? |
|
|
|
Voltar acima |
|
Malanjo |
Colocada: Qui Ago 09, 2007 5:21 pm |
|
|
Visitante
|
\\none\\ |
Editado pela última vez por Malanjo em Sex Ago 17, 2007 9:59 am, num total de 2 vezes |
|
|
Voltar acima |
|
Sil3 |
Colocada: Qui Ago 09, 2007 6:00 pm |
|
|
Veterano
Registo: 13 Set 2005
|
LOL...bem não vou ser tao radical como o Malanjo, embora ele não ande muito longe da verdade... a unica coisa que te aconselho é:
Escolas disto em PT?? Não te metas nisso
Em Pt há bons excelentes profissionais em diversas areas, mas esses, sao os que NUNCA dão aulas em escola nenhuma... pq tem sempre trabalho... quando não se tem trabalho regra geral vai-se dar aulas pa desenrascar o orçamento, não quer dizer que sejam maus professores, mas não estás a aprender com os melhores, e os preços desses cursos são simplesmente ridiculos para o que oferecem.
Não quero dizer que não haja bons profissionais a dar aulas, por certo há mas isso é uma excepção. |
_________________ Sil3
(Lê-se Sile e não Sil + 3...vem dos meus tempos |33t do Unreal Tournament ) |
|
|
Voltar acima |
|
yen3D |
Colocada: Sex Ago 10, 2007 8:13 am |
|
|
Veterano
Registo: 02 Ago 2005
Local/Origem: London, Marinha Grande
|
oi
Se so te falta um ano entao acaba o curso.
Depois de acabares o curso, se precisares de dinheiro, arranja um emprego mas continua a aprender nos teus tempos livres, Compra livros, DVDs e explora a net. Nunca te fiques so pelo que o teu emprego te da.
A questao de bazar de Portugal depende do nivel que queres atingir. Tens alguns empregos em portugal, e no futuro hade haver mais, mas sao muito limitados pelo tempo e orcamentos.
O que deves fazer o quanto antes e' decidir o que queres fazer. Dizer que queres trabalhar em VFX ou em filmes e' muito vago. Decide o que queres mesmo fazer dentro dessa area e organiza os teus estudos apontado para esse fim.
A questao das escolas em portugal depende do nivel em que estas. Tdas elas nao sao ma's para iniciados mas para alguem ja avancado pode bem ser dinheiro deitado 'a rua. Mas ve os precos e considera se nao sera melhor passar 4 meses numa escola em londres.
No final para arranjar um emprgo ( pelo menos o primeiro ) na industria o que conta e' o teu showreel. Lembra-te sempre disso.
inte e boa sorte |
_________________ www.yen3d.animationblogspot.com |
|
|
Voltar acima |
|
_Gr9yFox_ |
Colocada: Sex Ago 10, 2007 8:35 am |
|
|
Escravo do rato
|
Obrigado pelo feedback, pessoal! Quanto ao curso ainda só acabei um ano de 3. As respostas surpreenderam-me e ainda me puz a chatear mais algumas pessoas para ter mais opiniões e parece que quase toda a gente acha que devia acabar o curso e depois tentar saír do país. Como confio em quem me deu estas dicas, acho que é o que vou fazer.
Ora bolas, e eu a ver que era desta que me livrava de Portalegre...
Quanto a esta àrea, eu ainda estou a procurar info em relação a quem faz o quê. Para já só tenho umas bases sobre câmaras, programas de edição e guionismo. A curiosidade sobre os efeitos especiais ainda só me deu teoria. Ainda não experimentei nada mas já comecei a juntar programas para ver no que me dou melhor.
Já estou a poupar dinheiro para saír do país assim que puder, o que será no mínimo daqui a dois anos, depois de concluír o curso.
Têm algum conselho em relação a escolas no estrangeiro? Qual é a melhor? (Posso não conseguir pagar por isso mas ao menos fico com uma referência) Tenho sido muitas vezes apontado para o UK, mas ainda só sei o nome de uma das escolas. |
|
|
|
Voltar acima |
|
bry |
Colocada: Sex Ago 10, 2007 5:09 pm |
|
|
Primeiros passos
Registo: 30 Jun 2006
Local/Origem: London, UK
|
Citação: ...baza desde país ridículo.
|
_________________ "How much wood would a woodchuck chuck if a woodchuck could chuck wood?" |
|
|
Voltar acima |
|
Nico |
Colocada: Sáb Ago 11, 2007 3:17 pm |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 21 Jun 2005
Local/Origem: Lisboa
|
huumm.. o Malanjo parece zangado com o Mundo... |
_________________ Nicolau Pais
Designer
www.idesign.pt |
|
|
Voltar acima |
|
Malanjo |
Colocada: Sáb Ago 11, 2007 8:55 pm |
|
|
Visitante
|
\\none\\ |
Editado pela última vez por Malanjo em Sex Ago 17, 2007 10:04 am, num total de 1 vez |
|
|
Voltar acima |
|
unxetas |
Colocada: Ter Ago 14, 2007 12:24 pm |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 20 Dec 2005
Local/Origem: Londres
|
Hm.. eh uma situacao complicada, parecida com a que eu estive ah uns anos atras. Tambem era da opiniao que deverias ficar no curso ate decidires o que querias fazer e tal, mas quando eu proprio o fiz, nao ganhei nada com isso.
Se dizes que queres fazer pos-producao e efeitos, calculo que queiras fazer composicao. Se eh realmente isso que queres, esquece o curso porque vais aprender muito pouco que te seja util. Compra os DVDs de Shake da Gnomon, compra o Art and Science of Digital Compositing (a que alguns chamam de Biblia) e ve/le de uma ponta ah outra.
Tira cursos ou aprende sozinho fotografia, algumas bases de design talvez.. E trabalha bastante no teu portfolio..
Depois disto (que realisticamente, se te aplicares e dedicares, devera demorar menos de um ano) deves ter um portfolio/reel com 1 minuto, minuto e meio com bastantes shots com rotoscoping e alguns de cenas simples tipo wire removals, compositings simples, etc. Com isso na bagagem, muda-te para londres e arranja um trabalho como roto artist ou na pior das hipoteses como runner.
O atalho, para quem tem dinheiro ou tomates para pedir um emprestimo eh ir para a Escape Studios e aplicar-se durante dois ou tres meses.
Para concluir, nada disto eh dificil ou complicado, qualquer pessoa que realmente queira fazer "efeitos especiais" o consegue fazer.. Comecando por baixo, claro, mas nao eh tao dificil como se possa pensar |
|
|
|
Voltar acima |
|
_Gr9yFox_ |
Colocada: Qua Ago 15, 2007 12:34 am |
|
|
Escravo do rato
|
Para já o que vou fazer é mesmo continuar no curso e roubar tempo aos trabalhos para poder gastar nestes meus projectos. Estou a poupar para uma câmera de filmar, para poder fazer os meus projectos e não estar a depender de samples na net. Vou começar com o modo de filmar da maq. fotográfica. Vou fazendo um curso em vídeo que tenho cá do After Effects, já instalei e brinquei um bocadinho com o Particleillusion. Só vou voltar a pegar no 3D quando souber que programa vai ser usado no meu curso no 3º ano.
Fica tudo na mesma mas agora vou dedicar-me a programas novos. |
|
|
|
Voltar acima |
|
yen3D |
Colocada: Qua Ago 15, 2007 8:08 am |
|
|
Veterano
|
Eu digo para ficares no curso mas a verdade e' que eu desisti do meu e se nao o tivesse feito nao estaria onde estou agora.
Mas isso deve ser uma decisao puramente tua. |
_________________ www.yen3d.animationblogspot.com |
|
|
Voltar acima |
|
Gerbilho |
Colocada: Qua Ago 15, 2007 12:17 pm |
|
|
Escravo do rato
Registo: 23 Jan 2006
Local/Origem: Portugal
|
yen! Estás a baralhá-lo!... |
_________________ Arrive without travelling... |
|
|
Voltar acima |
|
_Gr9yFox_ |
Colocada: Qua Ago 15, 2007 11:11 pm |
|
|
Escravo do rato
|
Oh meu deus.
Depois desta é que fiquei mesmo baralhado e a fazer as contas à vida e ao dinheiro. Fui ver uma familiar ao Alentejo e no aborrecimento das viagens estive sempre a pensar nisto. Tentei separar as tarefas, ver que programas é que ia ter de aprender a usar, coisas assim. Cheguei à conclusão que é mais sensato apostar no 3D porque é uma àrea que acaba por ligar praticamente todos os meus interesses. Estive algum tempo a tentar aprender os básicos do 3D e a experimentar os "3 grandes", mas há cerca de um ano que não mexo em nenhum .
Pensando no treino que o curso me daria na àrea do 3D...meh. Pensando no que eu conseguiria fazer ao mesmo tempo que estou no curso, com a avalanche de trabalhos que foi neste primeiro ano......*deep sigh*
Estou indeciso outra vez. |
|
|
|
Voltar acima |
|
_Gr9yFox_ |
Colocada: Sex Ago 17, 2007 1:24 am |
|
|
Escravo do rato
|
sorry for flooding, mas o panorama agora é este...
-Se ficar no curso posso tentar mas duvido que consiga chegar minimamente longe no 3D ao mesmo tempo.
-Confirmado pelos professores, o curso só me vai dar bases, por isso não saio preparado para trabalhar na àrea.
-Se acabar o curso não vou ter dinheiro para tirar outro fora assim que acabar.
-Se desistir do curso e ficar a trabalhar no que quer que seja enquanto vou aprendendo 3D em casa posso ir juntando dinheiro para apoiar os gastos de um curso fora do país, apontando para Londres e para a Vancouver Film School. (um curso em animação 3D).
Vendo as coisas por este prisma o que me parece acertado agora é parar o curso e começar a trabalhar mesmo e a sério para o portfolio/showreel.
Que cursos fora recomendam? Quais vos soam bem?
yen3D, que curso de 4 meses era esse que falavas? Nesta altura estou mais do que receptivo a alternativas, mas não posso esperar muito mais! As matrículas estão a ser agora. |
|
|
|
Voltar acima |
|
yen3D |
Colocada: Sex Ago 17, 2007 7:58 am |
|
|
Veterano
|
|
Voltar acima |
|
flash |
Colocada: Sex Ago 17, 2007 12:51 pm |
|
|
Site Admin
Registo: 28 Jan 2005
|
E ligado à industria quer dizer que e principio sais de lá com contactos de pessoal que trabalha no mercado CG |
|
|
|
Voltar acima |
|
unxetas |
Colocada: Sex Ago 17, 2007 1:33 pm |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 20 Dec 2005
Local/Origem: Londres
|
a escape comecou ha uns anos a fazer outsourcing de trabalhos tanto para cinema como para jogos. Para quem acaba o curso e nao eh um autentico cepo, nao costuma ser dificil arranjar um lugar. Mas claro que isto depende de haver projectos em curso... |
|
|
|
Voltar acima |
|
|