Autor |
Mensagem |
|
engelik |
Colocada: Qui Jul 05, 2007 9:23 pm |
|
|
Escravo do rato
Registo: 10 Mar 2007
Local/Origem: Lisboa
|
[quote="Sil3"]Citação:
mas isso é outro post que ando a preparar e a pensar... uma espécie de associação em Portugal de artistas Cg (ou algo do género) que proteja e dignifique a nossa profissão que está cada vez mais a ser banalizada e menosprezada...
cheerz
Sou todo "ouvidos" [/quote]
> http://www.and.org.pt conhecem?
fizeram uma apresentaçao aqui na ubi, pareceram bons rapazes e que se mexiam.. |
|
|
|
Voltar acima |
|
MALicivs |
Colocada: Qui Jul 05, 2007 11:33 pm |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 23 Mar 2005
Local/Origem: Estoril
|
oh que giro.. alguem que quer pegar numa area criativa e torna-la exclusiva de uma elite. qualquer dia criam a ordem dos pintores... coitados dos putos no jardim de infancia.. vao ter de pedir uma licença especial para poder pintar com as maos, se nao ainda levam uma multa. |
_________________ http://www.ididitforthepoly.com/ |
|
|
Voltar acima |
|
engelik |
Colocada: Sex Jul 06, 2007 12:30 am |
|
|
Escravo do rato
Registo: 10 Mar 2007
Local/Origem: Lisboa
|
Citação: [quote="MALicivs"] oh que giro.. alguem que quer pegar numa area criativa e torna-la exclusiva de uma elite. qualquer dia criam a ordem dos pintores... coitados dos putos no jardim de infancia.. vao ter de pedir uma licença especial para poder pintar com as maos, se nao ainda levam uma multa. [/quote]
não creio que seja essa a questão aqui, mas sim defender os direitos de um designer, e evitar os abusos por parte de patrões e clientes que toda a gente conhece de uma maneira ou de outra.
trata-se de reconhecer o designer como profissão e técnico (nível 3, superior, etc..) tal como as outras profissões.
a associação dá apoio a designers e já conseguiu a sua publicação no novo código de trabalho (a publicar no final deste ano julgo).
afinal, muitos de nós tiramos/tirámos um curso tal como um advogado, engenheiro, e por aí fora, que no fundo é um investimento em nós próprios, à que ver reconhecido o estatuto de técnico superior.
não tou com isto a querer insinuar que quem não tem curso superior é pior ou melhor do que os outros, esta associação presta sim apoio legal.
a qualidade do trabalho vai sempre depender do designer em questão (tal como de resto em qualquer curso, nem todos as pessoas que acabam um curso serão bons profissionais).
e com isto tento evitar as flame wars... |
|
|
|
Voltar acima |
|
VirtualFM |
Colocada: Sex Jul 06, 2007 3:56 am |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 28 Jan 2005
|
O Spot está giro sim senhor. Gosto muito do look e da iluminação.
Quanto à mudança e escolhas de software, enfim, para mim usar o Max é tão intuitivo como conduzir um carro de noite, de olhos vendados e com as mãos atrás das costas enquanto se joga GameBoy.
Por isso, qqlr programa seria mais intuitivo que aquela coisa, que tenho quase a certeza que foi programado por técnicos que cairam do cimo de umas escadas quando eram pequenos e ficaram com o cérebro virado do avesso.
O Maya é pouco melhor e, como já foi dito, de uma complexidade medonha... O mal não é só a complexidade mas os malditos bugs que aquilo tem e os workarounds que se tem de fazer e que envolvem sempre uma programaçãozita em MEL!
Eu só uso o Maya para usar o Point Oven e exportar as coisas para outro lado, e mesmo assim, mesmo só a fazer isso tenho sempre a sensação que vou a andar de bicicleta e ao tentar faer um cavalinho bato com os testículos no selim.
O Cinema 4D é bem jeitoso e o seu interface é espectacular, quanto mais não seja pela customização que permite. E lembro-me que a primeira vez que brinquei com ele e andei a fazer operações booleanas estive quase a perceber o que queria dizer a expressão "orgasmos múltiplos"! No entanto não seria a minha primeira escolha para Character Animation!
Posto isto, tenho a dizer que o XSI é fenomenal! Para Character Animation, integração de ferramentas, interface lindo e lógico, simulação de dinâmicas, etc. Peca na porcaria das partículas, mas já arranjei solução para isso... Estou a estudar Houdini! E sinceramente, depois de ter usado as partículas do Lightwave até puxar tudo o que aquilo tinha para dar, ter dado uma vista de olhos no Particle Flow (que não é nada mau não senhor), ter tentado meter-me nas partículas do Maya durante uns tempos até perceber que eram inúteis a não ser que realmente programasse alguma coisa (ai os meus testiculos!) posso assegurar que o Houdini, pelo menos em termos de partículas, é a coisa mais poderosa e versátil à face da terra! Mal posso esperar para ver o que irão anunciar agora no dia 10 para a versão 9!
Espero que esta opinião possa ser útil para alguns! |
_________________ Fernando Martins
www.isisds.com
_____
/- /|/| 3D Animation and Special Effects |
|
|
Voltar acima |
|
Nightwalker |
Colocada: Sex Jul 06, 2007 10:07 am |
|
|
Veterano
Registo: 04 Out 2005
|
Citação: Estou a estudar Houdini!
Tb li sobre ferramentas para character animation que no papel me soaram bem (timing no flipbook 2d por ex) mas ainda não as experimentei. Fizeste algum teste nessa área? O que achaste? |
_________________ One of many at www.puraimagem.pt |
|
|
Voltar acima |
|
Nightwalker |
Colocada: Sex Jul 06, 2007 10:27 am |
|
|
Veterano
|
|
Voltar acima |
|
romanus |
Colocada: Sex Jul 06, 2007 10:34 am |
|
|
Veterano
Registo: 11 Mar 2005
|
MALicivs escreveu: oh que giro.. alguem que quer pegar numa area criativa e torna-la exclusiva de uma elite. qualquer dia criam a ordem dos pintores... coitados dos putos no jardim de infancia.. vao ter de pedir uma licença especial para poder pintar com as maos, se nao ainda levam uma multa.
Ninguém quer pegar em nada, ninguém quer elitistas exclusivistas e principalmente ninguém quer aturar comentários desprovidos de inteligência e maturidade como os teus
Realmente é complicado fazer algo num país com este tipo de mentalidades. Basta dizer que se está a pensar em fazer algo com pés e cabeça, para proteger uma área que está completamente desprotegida e somos logo julgados em público, com certezas absolutas sobre algo que ainda nem sequer foi apresentado! Jazuz!
cheerz
PS: E a ser feito, seria com uma atitude altruista e proteccionista... compreendes estes conceitos? |
_________________ Rui Romano
www.ingreme.com
www.ingreme.com/reel |
|
|
Voltar acima |
|
MALicivs |
Colocada: Sex Jul 06, 2007 11:41 am |
|
|
Já faz sozinho
|
|
Voltar acima |
|
MALicivs |
Colocada: Sex Jul 06, 2007 11:52 am |
|
|
Já faz sozinho
|
romanus escreveu:
Ninguém quer pegar em nada, ninguém quer elitistas exclusivistas e principalmente ninguém quer aturar comentários desprovidos de inteligência e maturidade como os teus
inteligencia e maturidade que tu e outros inegavelmente demonstraram recentemente noutro topico deste forum quando se lembraram de ter tal diarreia cerebral sobre um assunto que nem se deram ao trabalho de verificar como deve ser, preferindo seguir o tipico "carneirismo" do "estao todos a falar mal vamos lá também".
mas eu ao menos tenho desculpa, ainda só tenho 22 anos e nao possuo nenhum cargo de chefia numa empresa... |
|
|
Voltar acima |
|
VirtualFM |
Colocada: Sex Jul 06, 2007 1:53 pm |
|
|
Já faz sozinho
|
Há imensos anos que existe nos Estados Unidos a Graphic Artist Guild.
Tendo em conta que os seus principais objectivos é esclarecer e informar os artistas acerca dos seus direitos de copyright, como estabelecer contactos e contratos com os clientes, como estabelecer planos de carreira e não se deixar aldrabar, código de ética com os seus pares e ainda dá dicas sobre coo elaborar um orçamento e diferentes práticas... enfim, não vejo qual seja o mal nisso!
O único mal foi que eu comprei o "Graphic Artists Guild's Handbook of Pricing & Ethical", em 1994 e lembro-me que me vinham lágrimas aos olhos ao lê-lo e não poder aplicar nada daquilo em Portugal por ser um mundo cão onde é "cada um por si e fé em Deus", onde se apunhala pelas costas e se praticam preços ao desbarato por não haver um código de conduta mínimo e não se perceber que esta é uma profissão *DESGASTANTE*, logo que é ridículo andar a trabalhar a 7 ou 8€/h e achar-se que se está a ser bem pago (como já ouvi por aí) esquecendo-se que de 3 em 3 meses há uma versão nova de software para adquirir, ferramentas a aprender, métodos e técnicas a estudar, material informático a comprar e um sem número de complicações que surgem com os malditos computadores (e depois ainda temos de ouvir os nossos amigos/família dizer que "então tu não és informático?! Trabalhas o dia todo com computadores, trabalhas em informática, não é?!")
http://www.gag.org/
Dito isto, podem ignorar completamente o que disse, que eu tenho 40 anos e não tenho nenhum cargo de chefia numa empresa... |
www.isisds.com
_____
|
|
Voltar acima |
|
VirtualFM |
Colocada: Sex Jul 06, 2007 1:58 pm |
|
|
Já faz sozinho
|
Nightwalker escreveu: Citação: Estou a estudar Houdini!
Tb li sobre ferramentas para character animation que no papel me soaram bem (timing no flipbook 2d por ex) mas ainda não as experimentei. Fizeste algum teste nessa área? O que achaste?
Não estou a estudar Houdini pelas ferramentas de character animation. Nem lhes toquei e se o fizer será sem querer ou por mera coincidência. O tempo não dá para tudo e a minha incidência no Houdini visa apenas o estudo para aplicação em efeitos especiais. Tudo o resto será um extra. |
www.isisds.com
_____
|
|
Voltar acima |
|
spray1979 |
Colocada: Sex Jul 06, 2007 2:20 pm |
|
|
Primeiros passos
Registo: 23 Abr 2007
|
[quote="VirtualFM"]
em Portugal por ser um mundo cão onde é "cada um por si e fé em Deus", onde se apunhala pelas costas e se praticam preços ao desbarato por não haver um código de conduta mínimo e não se perceber que esta é uma profissão *DESGASTANTE*, logo que é ridículo andar a trabalhar a 7 ou 8€/h e achar-se que se está a ser bem pago (como já ouvi por aí) esquecendo-se que de 3 em 3 meses há uma versão nova de software para adquirir, ferramentas a aprender, métodos e técnicas a estudar, material informático a comprar e um sem número de complicações que surgem com os malditos computadores (e depois ainda temos de ouvir os nossos amigos/família dizer que "então tu não és informático?! Trabalhas o dia todo com computadores, trabalhas em informática, não é?!")
[/quote]
Concordo com tudo o que disses-te, principalmente a parte "então tú não és informático!?...." |
|
|
|
Voltar acima |
|
romanus |
Colocada: Sex Jul 06, 2007 2:39 pm |
|
|
Veterano
Registo: 11 Mar 2005
|
MALicivs escreveu: com slogans como "Design para os designers. " nao vos consigo dar muita razao, peço desculpa.
Bom, no teu caso, também não tiveste cuidado em ler com atenção os posts todos... design para designers? Estarás a referir o link que enviaram - http://www.and.org.pt/ ?
No caso do outro post e a tal diarreia cerebral, mia culpa... não li o pdf e apenas comentei as afirmações feitas pelo autor do post. Verifica novamente o post, se achares necessário... Assumi que eram verdadeiras e só quando percebi que algo estava errado, é que fui ler com mais atenção (e sinceramente, não o li todo... tenho mais que fazer). E como podes ver, não continuei o ataque, nem o promovi... isso da chefia, cheira-me a algum problema mal resolvido... o que é que isso tem a ver com o caso????
Bom, isto está a ficar demasiado off topic e talvez um dia se faça alguma coisa... Virtual, obrigado pela partilha de conhecimentos nesta causa e vou estudar com atenção http://www.gag.org/ e http://www.and.org.pt
cheers |
_________________ Rui Romano
www.ingreme.com
www.ingreme.com/reel |
|
|
Voltar acima |
|
Nightwalker |
Colocada: Sex Jul 06, 2007 2:47 pm |
|
|
Veterano
|
Citação: apenas comentei as afirmações feitas pelo autor do post
Correcção: não eram afirmações mas citações do documento |
_________________ One of many at www.puraimagem.pt |
|
|
Voltar acima |
|
muddymind |
Colocada: Sex Jul 06, 2007 2:51 pm |
|
|
Veterano
Registo: 08 Jul 2005
Local/Origem: Portimão / sao bras de alportel / Lisboa
|
Nightwalker escreveu: Citação: apenas comentei as afirmações feitas pelo autor do post
Correcção: não eram afirmações mas citações do documento
No entanto não deixou de ser uma thread desagradável...
[] |
_________________ http://www.blender.org/ |
|
|
Voltar acima |
|
Sil3 |
Colocada: Sex Jul 06, 2007 3:07 pm |
|
|
Veterano
Registo: 13 Set 2005
|
Citação:
O tempo não dá para tudo e a minha incidência no Houdini visa apenas o estudo para aplicação em efeitos especiais. Tudo o resto será um extra.
Até que ENFIM que fazes aquilo que "outros" te tem andado a dizer pa fazeres ha ANOS e largas o caralho do LW e também te dedicas a outros programas para Special FX...ALELUIAAAAAAAAAAAA |
_________________ Sil3
(Lê-se Sile e não Sil + 3...vem dos meus tempos |33t do Unreal Tournament ) |
|
|
Voltar acima |
|
MALicivs |
Colocada: Sex Jul 06, 2007 3:10 pm |
|
|
Já faz sozinho
|
romanus escreveu: MALicivs escreveu: com slogans como "Design para os designers. " nao vos consigo dar muita razao, peço desculpa.
o que houve foi um equivoco. sim eu estava-me a referir ao link da AND, e pensei que tinhas percebido isso. actuei mal ao nao fazer quote do post desse link e peço desculpa.
de resto mantenho tudo o que disse. |
|
|
Voltar acima |
|
|