Já faz sozinho
Registo: 28 Jan 2005
|
Achei esta discussão mt interessante.
Sem dúvida que estas apresentações são úteis. Apesar de serem "demos" (ou seja, funciona tudo na perfeição e sem problemas porque foram treinadas até à exaustão e planeadas ao milímetro) são extremamente úteis para demonstrar as novas capacidades das novas versões dos programas, especialmente para quem não tem net ou é "analfanet", ou seja, analfbafeto em termos de internet e nem sabe fazer mais que clicar nuns link dos portais de entrada principais!
Mas concordo com o MacGio! Em várias coisas:
- em primeiro lugar, estas apresentações são inúteis para quem, como nós, segue as notícias pelos foruns, blogs e sites oficiais do meio. Praticamente todas as coisas demonstradas nestas apresentações já foram vistas em videos de demonstração oficiais ou explicadas por power-users. Um pessoa anda kms para ir a uma apresentação destas e claro que sente que foi tempo perdido
- em segundo lugar já vi acontecer coisas que considero, se não calamitosas, pelo menos muito pouco profissionais! Refiiro-me às ditas "demos". Como disse acima, qdo são bem feitas (como as que se vêem na Siggraph ou na NAB) funciona tudo mt bem, sem falhas. Mas o que já vi foi apresentações muito mal planeadas, em que as cenas não estão preparadas de raiz e o apresentador anda à cata de coisas pelos directórios (e não tem graça nenhuma estar 2 minutos a olhar para um FileRequester enquanto o apresentador procura determinado objecto), ou coisas que crasham e o apresentador nem tinha uma cena preparada para essa eventualidade, ou pior ainda, quando o apresentador anda "à toa" à procura dos comendos pelo interface, às vezes com a desculpa de que "eu tenho isto tudo configurado à minha maneira e aqui está tudo diferente", se bem que isso até é desculpável.
-como quem vai a estas apresentações são geralmente ou incautos/optimistas (ou seja, ou quem vai pela primeira vez para ver ou quem já oi e tem esperança de que desta vez seja diferente) ou então "decision makers". Muitas vezes, são mesmo esses senhores que tomam as decisões a quem o MacGio se refere: não pescam nada do assundo, depois vêem umas coisas feitas em 3 tempos (tudo preparado, como sabemos), e acham que é a solução ideal para eles e claro que depois querem ver os emsmos resultados. E nem é por uma questão de ser mauzinho, é mesmo porque não fazem ideia de que andar a empurrar e puxar pontos leva o seu tempo e que para chegar aos resultados demonstrados na demo em meia-hora foi preciso ensaiar a cena durante horas ou dias de experiências!
Acho muito bem que se organizem workshops dadas porquem sabe, e não como algumas a que assisti e em que o monitor ia explicando os menus um a um (coisa ue podia fazer mais depressa lendo o manual) fazendo umas patacoadas que não levavam a lado nenhum (tb podia fazer isso em casa seguindo as descrições do manual) e no fim lendo um exemplo já feito (que era um exemplo qlqr que vinha com o programa). Não estou a dizer que o monitor não soubesse o que fazia, o que estou adizer é que para fazer aquilo fazia em casa! E oqdo se vai a uma coisa destas se espera aprender algo de novo!
E pronto, era só isto! |
_________________ Fernando Martins
www.isisds.com
_____
/- /|/| 3D Animation and Special Effects |
|
|