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		| VirtualFM | 
				
					|  Colocada: Seg Jun 11, 2007 5:23 pm |   |  | 
	 
		|  Já faz sozinho
			
			Registo: 28 Jan 2005
			Mensagens: 385 | 
				
					| Malanjo escreveu: Não há CG artist de Archiviz ou CG artists de malabarismos. Há sim CG artist bons de um lado e do outro ppl armado ao pingarelho que por fazer como aprendeu no tutorial X e que faz tudo o que faz pk está na moda ou pk o plug-in Y faz por ele, pensa que já sabe tudo...! A arte não vem por secções como no super-mercado, sem se manifesta somente por esta ou aquela técnica (nem deixa que a técnica seja superior a ela mesma nem a estética), existe sim boa arte e má arte...
 EX:
 (...)
 Mau CGi Artist:
 
 Desta vez concordo com o Malanjo na maior parte do seu post.
 
 Mas quanto ao exemplo de mau CGi na área de arquitectura... epá, isso é o pior que podes arranjar?!
   
 Deixa-me mandar um outro exemplo... Mas um pouco de história antes: pediram-me para dar um orçamento para uma determinada moradia. Na realidade, eram 4 moradias. Mas apenas pagavam $100 por render. Isso nem seria mt mau caso quisessem uma série de imagens de vários àngulos das moradias, mas era esse o caso?! Nããããão! Claro que não! Queriam apenas uma única imagem de cada moradia, ou seja, um gajo tinha de modelar a moradia inteira a partir de alçados desenhados (nem CAD 2D havia), texturizar, iluminar e fazer a composição com uma foto, e tudo isso por $100!
 
 Bom, achei mais que ridículo e perguntei se tinham alguém que lhes fazia aquilo por essa mixuriquisse (que por mim, por esse preço para todo este trabalho nem me dignaria a ligar o computador... quer dizer, caso alguma vez o desligasse!). E sim, disseram que sim. Pedi exemplos e aqui está um deles:
 
 
   [http://imajr.com/Original2.aspx?Id=4_111721]
 
 Reparem na beleza da água, com uma ondulação realista e "moderna", na falta de transparência e consequente refracção, que faz parecer mais um pantanal opaco-esverdeado que água propriamente dita, nos belos quadrados/triângulos perto das bordas da piscina, na fantástica iluminação que sofre de occlusion shaders metidos sem pensar e às 3 pancadas, e acima de tudo, na fabulosa composição com a foto: o enquadramento com a casa real (deve ter sido durante um terremoto) e a concordância da cor, grão e nitidez da imagem. O resto das maravilhas desta imagem deixo a vocês as alegrias da descoberta!
 
 Em suma, disse-lhes que, se os clientes deles estavam satisfeitos com a qualidade apresentada, então que continuassem a contratar os Indianos ou Romenos ou sei lá quem é que fez esta coisa!
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 Fernando Martins
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		| AngelStudio | 
				
					|  Colocada: Seg Jun 11, 2007 8:35 pm |   |  | 
	 
		|  Já faz sozinho
			
			Registo: 08 Abr 2005
			Mensagens: 409
			Local/Origem: Porto | 
				
					| Boas VirtualFM, ja pensas-te que talvez o Romeno em causa fez um trabalho adaptado aos $100 que o cliente estava disposto a pagar? Mas tens razao....se olhares atentamente até podes ver que a piscina tem crocodilos    |  
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 " EU QUERO SER ILUMINADO...
  ...." 
 
 BIBA , BIBA OS ILUMINADOS...
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		| unxetas | 
				
					|  Colocada: Ter Jun 12, 2007 11:05 am |   |  | 
	 
		| Já faz sozinho
			
			Registo: 20 Dec 2005
			Mensagens: 461
			Local/Origem: Londres | 
				
					| sinceramente acho que por $100 o romeno fez um trabalho muito bom  |  
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		| Gerbilho | 
				
					|  Colocada: Sáb Jun 16, 2007 9:57 am |   |  | 
	 
		|  Escravo do rato
			
			Registo: 23 Jan 2006
			Mensagens: 270
			Local/Origem: Portugal | 
				
					| De uma maneira geral os trabalhos de arquitectura são muito mal pagos...é aquela ideia que o computador faz tudo sozinho... portanto recusam pagar mais pelas imagens.... tenho feito moradias (só exterior) por 200€.... alguns interiores por 150€, e isto sempre com 4 ou 5 imagens... dá um "trabalhão" e o dinheiro mal se vê.... No entanto já vi quem estivesse disposto a dar 5000€ por uma maquete "real".... 
 Ah, e ha uns tempos pedira-me o orçamento para o seguinte:
 (aqui o produto eram telhas)
 
 - 5 edifícios de tipos diferentes (moradia contemporanea, moradia rústica, edifício habitação colectiva, moradias em banda, edif industrial....
 -cada um com 4 tipos de telha (para mostrar as diferentes possibilidades de aplicação da telha, o seu aspecto, etc)
 -Dentro de cada um desses 4 tipos de telha havia 3 variações de cor
 -Queriam 4 imagens de cada uma das combinações
 
 Portanto: 4 x 3 = 12 variações por edifício
 12 x 4 renders= 46 renders
 46 x 5 edifícios =230 renders
 
 Eles tinham noção disto, porque foi tudo falado ao pormenor.
 
 Que orçamento é que eu dei?...pensei em aproveitar uma série de edifícios que já tinha feito e disseram.-me logo q não queriam apresentar edifícios existentes, que eu teria que os modificar por questões de direitos de autor etc.....fizeram muita questao disso...
 Então eu fiz as contas e cheguei ao valor de 800€ ....porque isto ainda ia dar muito trabalho (claro que a telha ia ser geometria mesmo!! era para fazer uns planos aproximados também)...
 Mas como tinha havido tanta insistência para fazer um preço baixo... as coisas andam mal... fiz uma redução para 500€...
 Acho que 500€ já é ridiculamente baixo para tanto trabalho...
 
 Recebi um telefonema: "Assim não vai dar... este preço está muito puxado....muito puxado...(silêncio)...nesta altura de crise muitas vezes nem podemos (isto é uma lição de moral) trabalhar para ganhar dinheiro... às vezes só trabalhamos para ver se aseguir vem mais trabalho... não se pode querer ganhar o dinheiro todo de uma vez......bla bla bla,... não faziamos nada conta com este valor... estávamos à espera d um valor que era metade do que apresentou..."
 
 Ou seja por tudo isto 250€ !!!!!
 Recusei baixar e não fiz o trabalho.. ainda bem porque acho que mesmo pelos 500€ não valia a pena!
 
 Fim da minha história!
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		| Nightwalker | 
				
					|  Colocada: Sáb Jun 16, 2007 5:59 pm |   |  | 
	 
		|  Veterano
			
			Registo: 04 Out 2005
			Mensagens: 743 | 
				
					| 230 renders? Não te fazia mal nenhum estudar um pouco de pós produção, render passes etc... tudo coisas que não faz mal saber antes de cobrarmos pelos nossos serviços  |  
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		| Gerbilho | 
				
					|  Colocada: Sáb Jun 16, 2007 11:07 pm |   |  | 
	 
		|  Escravo do rato
			
			Registo: 23 Jan 2006
			Mensagens: 270
			Local/Origem: Portugal | 
				
					| Deduzo então que se te calhasse a ti fazias este trabalho por 250€... |  
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		| VirtualFM | 
				
					|  Colocada: Sáb Jun 16, 2007 11:23 pm |   |  | 
	 
		|  Já faz sozinho
			
			Registo: 28 Jan 2005
			Mensagens: 385 | 
				
					| Gerbilho escreveu: 
Ou seja por tudo isto 250€ !!!!!
 Recusei baixar e não fiz o trabalho.. ainda bem porque acho que mesmo pelos 500€ não valia a pena!
 
 Fim da minha história!
 E que bonita história que foi!
   
 Acho que fizeste muito bem! Porra, ficava a pouco mais de 1€ por imagem! Tendo em conta o tempo que tudo isso leva a preparar seria um preço ridículo.
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		| VirtualFM | 
				
					|  Colocada: Sáb Jun 16, 2007 11:38 pm |   |  | 
	 
		|  Já faz sozinho
			
			Registo: 28 Jan 2005
			Mensagens: 385 | 
				
					| Nightwalker escreveu: 230 renders? Não te fazia mal nenhum estudar um pouco de pós produção, render passes etc... tudo coisas que não faz mal saber antes de cobrarmos pelos nossos serviços  
 Talvez não fossem 230 renders necessários, mas seria ainda preciso:
 
 -Modelar/alterar 5 edifícios de tipos diferentes
 -Modelar e texturizar 4 tipos de telha, aplicando-os a cada um dos 5 tipos de edifícios
 -Fazer 4 imagens de cada edifício e com 3 variações de cor
 
 Ora, mesmo com composição, isto ainda daria
 
 5 Edifícios x 4 Imagens = 20 renders
 
 cada um com 4 tipos diferentes de telhas, logo 80 renders. Depois fazer correcção de cor às telhas (partindo do princípio que as teria rendido num layer separado)  , o que daria 2 composições das 80 imagens, variando a cor e dando 240 renders (o rapaz enganou-se nas contas: são 240 e não 230!)
 
 Ou seja, ainda dava uma trabalheira dos diabos. Eu tb não fazia por 250€! Porque não é na composição que está o principal trabalho!
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		| Gerbilho | 
				
					|  Colocada: Dom Jun 17, 2007 12:12 am |   |  | 
	 
		|  Escravo do rato
			
			Registo: 23 Jan 2006
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					| Yep... mesmo com muita pós produção e render passes a coisa não ia compensar por esse preço... Eu tentei convencê-los a fazer menos imagens (aquilo era para fazer um catálogo de telhas, pelos vistos bastante extenso)... eu pessoalmente acho um exagero, e disse-lhes isso mesmo, que não valia a pena fazer tanta variação com todos os 5 edifícios, e que quem visse o catálogo se ia perder no meio de tanta pequena variação de cor/telha...(esqueci-me de mencionar que não eram simples variações de cor, essas variações incluíam textura, manchas, etc. aqueles efeitos de telhas envelhecidas...) por ex: numa imagem aparecia uma telha de aba e canudo cor creme... e noutra aparecia a mesma imagem mas com uma ligeiríssima variação, um creme com suaves manchas cinzentas... isto em grandes planos até se nota, mas a uma certa distância é pouco perceptível! Não se vêm as manchas, vê-se o telhado num tom ligeiramente mais escuro.  Mas fazê-los entender isto....não consegui.
 
 Enfim, já passou à história e ainda bem.
 
 Enganei-me nas contas sim! Fiz de cabeça........
   
 
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		| Sil3 | 
				
					|  Colocada: Seg Jun 18, 2007 9:36 am |   |  | 
	 
		|  Veterano
			
			Registo: 13 Set 2005
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					| Que conversa tão linda e deveras interessante, mas.... 
 NÃO TEM NADA A VER COM O TÓPICO
 
 caso não tenham reparado
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 Sil3
 
 
 
 
 
 (Lê-se Sile e não Sil + 3...vem dos meus tempos |33t do Unreal Tournament
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		| Nightwalker | 
				
					|  Colocada: Seg Jun 18, 2007 10:54 am |   |  | 
	 
		|  Veterano
			
			Registo: 04 Out 2005
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					| lol, Sil3... já pensaste em passar a tomar descafeinado ?  |  
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		| Sil3 | 
				
					|  Colocada: Seg Jun 18, 2007 11:10 am |   |  | 
	 
		|  Veterano
			
			Registo: 13 Set 2005
			Mensagens: 758 | 
				
					| Citação:  lol, Sil3... já pensaste em passar a tomar descafeinado ?   
 Eu de café só bebo descafeinado, raramento bebo chá e quando bebo evito o chá preto
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 Sil3
 
 
 
 
 
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		| flash | 
				
					|  Colocada: Seg Jun 18, 2007 12:34 pm |   |  | 
	 
		|  Site Admin
			
			Registo: 28 Jan 2005
			Mensagens: 1539 | 
				
					| Pode não ter nada a ver com o topic, mas cá na D3 nunca tivemos problemas com offtopics, especialmente como estes que sempre dá para aprender alguma coisa e ver o que se passa no mercado de trabalho.. |  
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		| ene.xis | 
				
					|  Colocada: Ter Jun 19, 2007 10:38 am |   |  | 
	 
		| Escravo do rato
			
			Registo: 05 Jul 2006
			Mensagens: 316
			Local/Origem: Puorto | 
				
					| [quote="Nightwalker"]lol, Sil3... já pensaste em passar a tomar descafeinado ?  [/quote] 
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		| Gerbilho | 
				
					|  Colocada: Qui Jun 28, 2007 12:21 am |   |  | 
	 
		|  Escravo do rato
			
			Registo: 23 Jan 2006
			Mensagens: 270
			Local/Origem: Portugal | 
				
					| ora vamos lá...descafeinado?.... os descafeinados não existem. Ponto final.
 o que há é máquinas mal lavadas, e o chão mal encerado.
 
 Quote quote!
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 Arrive without travelling...
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		| mpalma | 
				
					|  Colocada: Qui Ago 30, 2007 5:58 am |   |  | 
	 
		|  Veterano
			
			Registo: 11 Abr 2005
			Mensagens: 597
			Local/Origem: Planeta Terra - V.R.S.A. | 
				
					| Boas Ppl ,fiquei triste por não ter participado do Digital Sculpting,nem tinha tempo para tal. Vi foi trabalhos muito intressantes,a nível da mistura de formas de possiveis seres,imaginando o seu mundo pela sua forma facial.
 
 Quando houver outro Concurso no Dimensao3, estarei mais atento e disponive pra poder participar.
 
 
 fkm numa boa
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 Marco Palma
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