Índice do Fórum Dimensao3.com


Autor Mensagem

<  Digital Sculpting  ~  Tema 1 - Aliens

Sil3
Colocada: Sex Abr 27, 2007 9:33 am Responder com Citação
Veterano Registo: 13 Set 2005 Mensagens: 758
Mudar de Pais é uma experiencia do caraças, tanta coisa nova para ver e assimilar sem contar com o trabalho...o tempo voa e nem se dá conta disso... mas who knows, pode ser que ela tenha tempo/paciencia/vontade Razz

_________________
Sil3





(Lê-se Sile e não Sil + 3...vem dos meus tempos |33t do Unreal Tournament Very Happy )
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Sil3
Colocada: Sex Abr 27, 2007 12:19 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 13 Set 2005 Mensagens: 758
Eh pá apanhei isto no ConceptArt forum e fiquei "parvo" Shocked Shocked Shocked


Feito com rato num P4 com 512 de Ram... e a partir da Basemesh que vamos usar:

http://www.conceptart.org/forums/showthread.php?t=94129

Babem-se e que sirva de exemplo e acima de tudo INSPIRAçÃO para todos nós.

_________________
Sil3





(Lê-se Sile e não Sil + 3...vem dos meus tempos |33t do Unreal Tournament Very Happy )
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
MacGio
Colocada: Sex Abr 27, 2007 1:40 pm Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 17 Mar 2006 Mensagens: 85 Local/Origem: Londres | Gaia
E tudo com rato Shocked , o homem parte a loiça toda. Very inspring stuff.

_________________
John Knoll - “800 really creative people in the same place has an amplification effect”

http://dtcreatures.blogspot.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
Ben Martin
Colocada: Sex Abr 27, 2007 3:13 pm Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 28 Jun 2005 Mensagens: 108
Bom, eu não sei se isto ainda vem a tempo... mas depois de uma troca de ideias com o Sil3 e de ler as regras acho que devo acrescentar algo:

Ok! Partir de uma "base mesh" parece-me bem!
O que não me parece bem e que não se possa alterar essa mesma "base mesh" (adicionar extra geometry ou alterar a shape para algo que se aproxime mais do nosso design/concept).

Porque não concordo?
Simples, afinal estamos a falar de aprender sendo criativos ou de parametrização de ideias, tipo concurso?
"Todos os participantes devem correr 100mts dentro dum saco de sarapilheira e o que saltar mais vai explicando porque consegue saltar mais e mais depressa… mesmo que seja mais alto que os outros isso é irrelevante!"

É que para muitos um alien não tem obrigatoriamente que se parecer com um humanóide.
Imaginem os do tipo Independence Day, tentem fazer um busto daqueles a partir de uma base shape humana! Linda dor de cabeça não é?

Pois, por outras palavras acho que estamos a parametrizar e a forçar um caminho criativo que deveria ser livre!

Ok, nada de criar meshes do zero mas porque não poder deformar a "Base Mesh" para atingir uma determinada shape sem sacrificar o detalhe/deformação do sculpting?

Desculpem a franqueza mas mata a criatividade e parece-me despropositado!

O meu contributo.

_________________
Ben Martin
--------------------------------------------------------
IT IS BETTER TO KEEP YOUR MOUTH CLOSED
AND LET PEOPLE THINK YOU ARE A FOOL
THAN TO OPEN IT AND REMOVE ALL DOUBT!
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Sil3
Colocada: Sex Abr 27, 2007 3:24 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 13 Set 2005 Mensagens: 758
Citação:


Desculpem a franqueza mas mata a criatividade e parece-me despropositado!



Pois eu discordo plenamente de ti!!

Laughing Laughing Laughing

Acho que o "entrave" te vai obrigar a seres MUITO mais criativo pois vai-te obrigar a puxar pelos neurónios para conseguires fazer o que tens em mente.

Lembra-te de uma coisa, os gajos que fazem MakeUp e Prostetics para os Actores em Hollywood todos eles tem a forma da cara do Actor por baixo, e não podem meter os olhos na testa ou atras da orelhas pois ai o Actor não veria nada... e não é por isso que eles não conseguem Efeitos e Criaturas incriveis Wink

Eu continuo a dizer...pá sigam um pouco o que é "imposto" neste "Desafio"... e façam como quiserem noutros projectos...

_________________
Sil3





(Lê-se Sile e não Sil + 3...vem dos meus tempos |33t do Unreal Tournament Very Happy )
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Ben Martin
Colocada: Sex Abr 27, 2007 3:36 pm Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 28 Jun 2005 Mensagens: 108
>>Lembra-te de uma coisa, os gajos que fazem MakeUp e Prostetics para os Actores em Hollywood todos eles tem a forma da cara do Actor por baixo,<<

Isso dá pano para mangas até porque os "aliens" expectaculares onde não conseguem utilizar um actor utilizam CG.
"It's all what this is about, right? CG!"

>>Eu continuo a dizer...pá sigam um pouco o que é "imposto" neste "Desafio"... e façam como quiserem noutros projectos...<<

Este desafio... outros projectos... huh... pensei que simplesmente se tratava de partilhar, aprender, unir mais a malta mas está bem, não quero ser desmancha prazeres.

Submeto-me ás regras... contrariado mas submeto-me! Confused

_________________
Ben Martin
--------------------------------------------------------
IT IS BETTER TO KEEP YOUR MOUTH CLOSED
AND LET PEOPLE THINK YOU ARE A FOOL
THAN TO OPEN IT AND REMOVE ALL DOUBT!
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Sil3
Colocada: Sex Abr 27, 2007 3:42 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 13 Set 2005 Mensagens: 758
Isto não é para ser um castigo.... eu imaginei como:

- Com isto que te é dado, CRIA algo baseado neste Tema


Agora, se não querem isso, eh pá, reformula-se as coisas e cada um faz como quiser e lhe der na telha, eu vou usar a BaseMesh inicial que pensei, o meu objectivo é com aquilo e só com aquilo tentar chegar o mais longe possivel, se ideias me aparecerem em que aquilo que me é dado para trabalhar não serve, então pego nessas ideias e uso-as noutro projecto. Cool

_________________
Sil3





(Lê-se Sile e não Sil + 3...vem dos meus tempos |33t do Unreal Tournament Very Happy )
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
SirGasso
Colocada: Sex Abr 27, 2007 4:02 pm Responder com Citação
Registo: 24 Abr 2007 Mensagens: 16
Oi

Só pra molhar a sopa, eu sou novo nestas coisas. Tanto no forum como no digital sculpting.
Confesso que também me dava mais jeito modelar uma base mesh no LW e depois trabalhá-la, mas no entanto, e pelo motivo que já referi, quero ver até onde consigo ir com a mesh fornecida. Isso mostra-me não só as minhas capacidades, mas também as do software ( no meu caso Mudbox).
E também vai dar pra ver como os outros colegas sculptors resolverão os problemas ( que creio serem iguais pra todos, se for a mesma mesh)

É só, e mais não digo Wink
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
VirtualFM
Colocada: Sex Abr 27, 2007 4:20 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 385
Ben Martin escreveu:

Desculpem a franqueza mas mata a criatividade e parece-me despropositado!


Viva!

Não estou nada interessado em participar nisto porque não tenho a menor inclinação para este tipo de modelação/escultura. No entanto, louvo a iniciativa e acho fantástico que tenha sido encetada, pois além de dar mais dinamismo ao forum permite o desenvolvimento de capacidades dos participantes e que provavelmente até proporcionará descobertas muito interessantes acerca de cada um (ou seja, provavelmente algum de vocês descobrirá capacidades que nem suspeitava que tinha!).

Quanto ao Ben Martin e à sua crítica, Ben, camarada, amigo, desculpa lá mas não concordo! Todos os desafios são feitos de regras. Os gajos no Futebol não podem fazer tudo o que lhes dá na cabeça. Os gajos na Formula 1 têm de manter as rodas em determinado tamanho e os motores em determinada potência de forma a manter o desafio interessante. Os gajos do montanhismo provavelmente poderiam subir as montanhas com uma escada, mas têm como regra usar apenas umas cordas e umas picaretas (vê lá tu, o que lhes passa pela cabeça e em como isso lhes restringe os movimentos) e é esse o desafio a que se propôem.

Os desafios são mesmo isso: fazer MUITO usando POUCO. Alguns dos melhores desafios são aqueles em que tens umas m*rdas inúteis e tens de resolver uma situação com elas, como foi muito bem demonstrado no filme "Apolo 13", em que apenas com o material disponível teriam de resolver lá uma situação OU MORRIAM, por exemplo: ter um rolo de papel higiénico, um frasco de compota, um cordão de 50cm e um palmo de fita cola e com isso ter de construir um motor a jacto que ultrapasse a velocidade do som!

Repara bem no ditado popular: "A necessidade é a mãe da invenção"... Não é "A abundância é a mãe da invenção!" A abundância não leva a nada a não ser ao ócio! Se não houver regras e desafio... sinceramente, qual é a piada?! Smile

Portanto, o meu voto é: sim, usar o raio da mesh de base e fazer algo a partir dela. Além de partirem todos em pé de igualdade, assim é há estímulo para fazer mexer as roldanas e as engrenagens e pensar em soluções!

_________________
Fernando Martins
www.isisds.com
_____
/- /|/| 3D Animation and Special Effects
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Ben Martin
Colocada: Sáb Abr 28, 2007 10:48 am Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 28 Jun 2005 Mensagens: 108
Mas...mas...mas

Eu não disse construir uma mesh de raiz... eu disse usar a "base mesh" provided e alterar, subdividir naqueles sitios onde será preciso obter mais detalhe (os gajos da F1 tb fazem isso certo? E o montanhista tb não altera a montanha mas escolhe quais as tools que se adaptam à montanha, ou será que o mandam escalar aquilo de squis nos pés?) e menos onde não interessa, até porque parece que alguns dos vários softwares de sculpting usados têm formas simples de ultrapassar esse problema mas outros não!
O que para uns acaba por ser injusto em relação a outros.

Ainda outro detalhe que não é justo... os PCs em que cada um se propõe fazer o sculpting.
Para justificar... como já disse vou usar o Blender e na workstation onde trabalho durante o dia só consigo um nivel de subdivisão 5 para sculpting, depois disto é quase impossivel mexer no que quer que seja... cá em casa tenho uma maquina bem diferente e posso ir até niveis up to 7.
Ou seja, para muitos não é justo porque não vão ter possibilidades de chegar a niveis de detalhes onde outros vão chegar!
Simples as that!

Se não se pode alterar a "base mesh" logo de raiz para compensar tais diferenças, então a noção de "partir em igualdade com pouco e tentar ver onde se chega" cai completamente por terra.
É que para alguns o "pouco" será menos do que para outros!
Por mim nem me queixo mt, mas que isto podia ser mais flexivel nesse aspecto... lá isso podia!

Mas pronto eu disse que "aceitava o desafio", e note-se não sou obrigado a tal até porque esta não é a minha área, mas se o faço é por outros motivos que aceito e concordo profundamente!

E também acho que não há necessidade das pessoas amuarem do tipo "my way or no way"!
God damn it!
Eu não amuei e espero que não fiquem com essa impressão até porque não tenho tempo nem idade para amuar, já comi muitos "atacadores de botas" na vida e não é estas coisas que me chateiam.

Or well, vamos lá ver mas é o que sai que isso sim, é mt mais importante!

_________________
Ben Martin
--------------------------------------------------------
IT IS BETTER TO KEEP YOUR MOUTH CLOSED
AND LET PEOPLE THINK YOU ARE A FOOL
THAN TO OPEN IT AND REMOVE ALL DOUBT!
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Sil3
Colocada: Seg Abr 30, 2007 10:24 am Responder com Citação
Veterano Registo: 13 Set 2005 Mensagens: 758
Ben eu percebo-te perfeitamente, mas a ver se Eu me consigo explicar:

M8...ninguém te impede de fazeres o que quiseres com a Mesh que quiseres... mas...neste "Desafio" especifico EU tinha pensado que o giro seria TODOS nós termos a mesma coisa como base... e não vamos entrar pelo o que um programa faz ou deixa de fazer, ou pq máquina individuo X ou Y tem...pq se assim fosse então eu possivelmente seria o mais "desgraçadinho" daqui, pois tenho uma máquina com 3 anos, é um portatil P4 a 3.4 com 1Gb de DDR antiga...quando possivelmente já voces todos tem Dual Cores com 2Gb de DDR 2 Cool



De qualquer das maneiras deixo ficar em aberto para VOCES decidirem se querem fazer como eu tinha pensado de inicio ou se preferem ajustar a BaseMesh as vossas necessidades. Eu mantenho a minha intençao inicial, vou só usar aquela BaseMesh neste "Desafio", agora em coisas minhas paralelas ( http://www.dimensao3.com/forum/viewtopic.php?p=17765#17765 ) uso o que me der mais jeito e me vier à cabeça.

_________________
Sil3





(Lê-se Sile e não Sil + 3...vem dos meus tempos |33t do Unreal Tournament Very Happy )
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
muddymind
Colocada: Seg Abr 30, 2007 9:22 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 08 Jul 2005 Mensagens: 776 Local/Origem: Portimão / sao bras de alportel / Lisboa
Sil3 escreveu:
e não vamos entrar pelo o que um programa faz ou deixa de fazer, ou pq máquina individuo X ou Y tem...pq se assim fosse então eu possivelmente seria o mais "desgraçadinho" daqui, pois tenho uma máquina com 3 anos, é um portatil P4 a 3.4 com 1Gb de DDR antiga...quando possivelmente já voces todos tem Dual Cores com 2Gb de DDR 2 Cool


oh... coitadinho... tenho uma pena de ti... o q dizes do meu dothan 1,7ghz com 512mb de ram DDR333 e uma 9700m com 64mb? (Penso q o do rcas é igual...)

Realmente não axo que faça mt sentido usarem as meshes de base diferentes pois isso tirava mt o objectivo do "concurso"... Se todos usarem o mesmo, todos sabemos de onde vieram os projs dos "adversarios" e como conhecemos a geometria base é mais facil fazer comentários construtivos e vermos as diferentes abordagens... assim podemos aprender de uma forma mais eficaz uns com os outros...

No entanto (para não haver assim tanta penalização devido a eventuais fósseis electronicos) poderia haver um limite de sub-divisoes (prai umas 5 ou 6) e assim até obrigava ao pessoal fazer mais com menos...

[]

_________________
http://www.blender.org/
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
Gerbilho
Colocada: Seg Abr 30, 2007 9:33 pm Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 23 Jan 2006 Mensagens: 270 Local/Origem: Portugal
Eu concordo com as regras do Sil3... e não concordo com limite de subdivisions. Cada um faz o que pode e pronto. Há que manter a coisa com regras mas simples, senão vamos ter que começar a escrever um Regulamento Geral com artigos e tudo....

_________________
Arrive without travelling...
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
muddymind
Colocada: Seg Abr 30, 2007 9:38 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 08 Jul 2005 Mensagens: 776 Local/Origem: Portimão / sao bras de alportel / Lisboa
Eu tbm não concordo com o haver limites de subd's mas se houver mt pessoal revoltado (embora ache q não deve haver ninguem pior q eu no aspecto de hardware) entao temos que nos submeter...

[]

_________________
http://www.blender.org/
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
Sil3
Colocada: Qui Mai 03, 2007 9:59 am Responder com Citação
Veterano Registo: 13 Set 2005 Mensagens: 758
Eu "lavei" as minhas mãos sobre o assunto de se usar a Mesh que foi dada ou nao...pa ja nem ligo serio, eu VOU usar aquela sem adicionar ou remover polygons, agora cada um faz como quiser e se quiserem definir regras mais serias ok na boa...eu propus uma cena simples, acho que mais simples n havia, agora quem quer complicar e meter mais cenas ao barulho...força aí...elaborem as regras que eu sigo-as sem stress Cool

_________________
Sil3





(Lê-se Sile e não Sil + 3...vem dos meus tempos |33t do Unreal Tournament Very Happy )
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Kameleon
Colocada: Qui Mai 03, 2007 2:34 pm Responder com Citação
Site Admin Registo: 27 Jan 2005 Mensagens: 1108 Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
Tenho pena que te deixes levar Sil3, tiveste uma grande ideia e as regras vieram um pouco de todos que apoiaram a tua ideia inicial. As regras já lá estao e a competição já está a decorrer. Done. Evil or Very Mad

_________________
.artur leao.
You can do it! VFX
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
ricardo_sousa11
Colocada: Qui Mai 03, 2007 4:22 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 19 Jul 2006 Mensagens: 455
eu concordo com a base mesh...ate ja tive a brincar para ver o que saia...mas ainda nao estou mt habituado aquilo..mas ja tou loco para que xegue ao dia 5...agora tenho 1 duvida...da para fazer 1 render turnaroun 360º no Zbrush ? ja que os renders demoram 20 segundos ou parecido =) se sim alguem que me diga como...Keep the base mesh =) eu axo que todos tem de puxar pela veia artistica em cada 1 para ver o que sai com o material que nos e dado =)

_________________
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 3 de 6
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte
Este fórum está Bloqueado. Não pode colocar, responder ou editar mensagens

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
You cannot attach files in this forum
You cannot download files in this forum