Autor |
Mensagem |
|
Sil3 |
Colocada: Sex Abr 27, 2007 9:33 am |
|
|
Veterano
Registo: 13 Set 2005
|
Mudar de Pais é uma experiencia do caraças, tanta coisa nova para ver e assimilar sem contar com o trabalho...o tempo voa e nem se dá conta disso... mas who knows, pode ser que ela tenha tempo/paciencia/vontade |
_________________ Sil3
(Lê-se Sile e não Sil + 3...vem dos meus tempos |33t do Unreal Tournament ) |
|
|
Voltar acima |
|
Sil3 |
Colocada: Sex Abr 27, 2007 12:19 pm |
|
|
Veterano
|
Eh pá apanhei isto no ConceptArt forum e fiquei "parvo"
Feito com rato num P4 com 512 de Ram... e a partir da Basemesh que vamos usar:
http://www.conceptart.org/forums/showthread.php?t=94129
Babem-se e que sirva de exemplo e acima de tudo INSPIRAçÃO para todos nós. |
_________________ Sil3
|
|
Voltar acima |
|
MacGio |
Colocada: Sex Abr 27, 2007 1:40 pm |
|
|
Primeiros passos
Registo: 17 Mar 2006
Local/Origem: Londres | Gaia
|
E tudo com rato , o homem parte a loiça toda. Very inspring stuff. |
_________________ John Knoll - “800 really creative people in the same place has an amplification effect”
http://dtcreatures.blogspot.com |
|
|
Voltar acima |
|
Ben Martin |
Colocada: Sex Abr 27, 2007 3:13 pm |
|
|
Primeiros passos
Registo: 28 Jun 2005
|
Bom, eu não sei se isto ainda vem a tempo... mas depois de uma troca de ideias com o Sil3 e de ler as regras acho que devo acrescentar algo:
Ok! Partir de uma "base mesh" parece-me bem!
O que não me parece bem e que não se possa alterar essa mesma "base mesh" (adicionar extra geometry ou alterar a shape para algo que se aproxime mais do nosso design/concept).
Porque não concordo?
Simples, afinal estamos a falar de aprender sendo criativos ou de parametrização de ideias, tipo concurso?
"Todos os participantes devem correr 100mts dentro dum saco de sarapilheira e o que saltar mais vai explicando porque consegue saltar mais e mais depressa… mesmo que seja mais alto que os outros isso é irrelevante!"
É que para muitos um alien não tem obrigatoriamente que se parecer com um humanóide.
Imaginem os do tipo Independence Day, tentem fazer um busto daqueles a partir de uma base shape humana! Linda dor de cabeça não é?
Pois, por outras palavras acho que estamos a parametrizar e a forçar um caminho criativo que deveria ser livre!
Ok, nada de criar meshes do zero mas porque não poder deformar a "Base Mesh" para atingir uma determinada shape sem sacrificar o detalhe/deformação do sculpting?
Desculpem a franqueza mas mata a criatividade e parece-me despropositado!
O meu contributo. |
_________________ Ben Martin
--------------------------------------------------------
IT IS BETTER TO KEEP YOUR MOUTH CLOSED
AND LET PEOPLE THINK YOU ARE A FOOL
THAN TO OPEN IT AND REMOVE ALL DOUBT! |
|
|
Voltar acima |
|
Sil3 |
Colocada: Sex Abr 27, 2007 3:24 pm |
|
|
Veterano
|
|
Voltar acima |
|
Ben Martin |
Colocada: Sex Abr 27, 2007 3:36 pm |
|
|
Primeiros passos
|
>>Lembra-te de uma coisa, os gajos que fazem MakeUp e Prostetics para os Actores em Hollywood todos eles tem a forma da cara do Actor por baixo,<<
Isso dá pano para mangas até porque os "aliens" expectaculares onde não conseguem utilizar um actor utilizam CG.
"It's all what this is about, right? CG!"
>>Eu continuo a dizer...pá sigam um pouco o que é "imposto" neste "Desafio"... e façam como quiserem noutros projectos...<<
Este desafio... outros projectos... huh... pensei que simplesmente se tratava de partilhar, aprender, unir mais a malta mas está bem, não quero ser desmancha prazeres.
Submeto-me ás regras... contrariado mas submeto-me! |
|
|
Voltar acima |
|
Sil3 |
Colocada: Sex Abr 27, 2007 3:42 pm |
|
|
Veterano
|
Isto não é para ser um castigo.... eu imaginei como:
- Com isto que te é dado, CRIA algo baseado neste Tema
Agora, se não querem isso, eh pá, reformula-se as coisas e cada um faz como quiser e lhe der na telha, eu vou usar a BaseMesh inicial que pensei, o meu objectivo é com aquilo e só com aquilo tentar chegar o mais longe possivel, se ideias me aparecerem em que aquilo que me é dado para trabalhar não serve, então pego nessas ideias e uso-as noutro projecto. |
_________________ Sil3
|
|
Voltar acima |
|
SirGasso |
Colocada: Sex Abr 27, 2007 4:02 pm |
|
|
Registo: 24 Abr 2007
|
Oi
Só pra molhar a sopa, eu sou novo nestas coisas. Tanto no forum como no digital sculpting.
Confesso que também me dava mais jeito modelar uma base mesh no LW e depois trabalhá-la, mas no entanto, e pelo motivo que já referi, quero ver até onde consigo ir com a mesh fornecida. Isso mostra-me não só as minhas capacidades, mas também as do software ( no meu caso Mudbox).
E também vai dar pra ver como os outros colegas sculptors resolverão os problemas ( que creio serem iguais pra todos, se for a mesma mesh)
É só, e mais não digo |
|
|
|
Voltar acima |
|
VirtualFM |
Colocada: Sex Abr 27, 2007 4:20 pm |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 28 Jan 2005
|
Ben Martin escreveu:
Desculpem a franqueza mas mata a criatividade e parece-me despropositado!
Viva!
Não estou nada interessado em participar nisto porque não tenho a menor inclinação para este tipo de modelação/escultura. No entanto, louvo a iniciativa e acho fantástico que tenha sido encetada, pois além de dar mais dinamismo ao forum permite o desenvolvimento de capacidades dos participantes e que provavelmente até proporcionará descobertas muito interessantes acerca de cada um (ou seja, provavelmente algum de vocês descobrirá capacidades que nem suspeitava que tinha!).
Quanto ao Ben Martin e à sua crítica, Ben, camarada, amigo, desculpa lá mas não concordo! Todos os desafios são feitos de regras. Os gajos no Futebol não podem fazer tudo o que lhes dá na cabeça. Os gajos na Formula 1 têm de manter as rodas em determinado tamanho e os motores em determinada potência de forma a manter o desafio interessante. Os gajos do montanhismo provavelmente poderiam subir as montanhas com uma escada, mas têm como regra usar apenas umas cordas e umas picaretas (vê lá tu, o que lhes passa pela cabeça e em como isso lhes restringe os movimentos) e é esse o desafio a que se propôem.
Os desafios são mesmo isso: fazer MUITO usando POUCO. Alguns dos melhores desafios são aqueles em que tens umas m*rdas inúteis e tens de resolver uma situação com elas, como foi muito bem demonstrado no filme "Apolo 13", em que apenas com o material disponível teriam de resolver lá uma situação OU MORRIAM, por exemplo: ter um rolo de papel higiénico, um frasco de compota, um cordão de 50cm e um palmo de fita cola e com isso ter de construir um motor a jacto que ultrapasse a velocidade do som!
Repara bem no ditado popular: "A necessidade é a mãe da invenção"... Não é "A abundância é a mãe da invenção!" A abundância não leva a nada a não ser ao ócio! Se não houver regras e desafio... sinceramente, qual é a piada?!
Portanto, o meu voto é: sim, usar o raio da mesh de base e fazer algo a partir dela. Além de partirem todos em pé de igualdade, assim é há estímulo para fazer mexer as roldanas e as engrenagens e pensar em soluções! |
_________________ Fernando Martins
www.isisds.com
_____
/- /|/| 3D Animation and Special Effects |
|
|
Voltar acima |
|
Ben Martin |
Colocada: Sáb Abr 28, 2007 10:48 am |
|
|
Primeiros passos
|
Mas...mas...mas
Eu não disse construir uma mesh de raiz... eu disse usar a "base mesh" provided e alterar, subdividir naqueles sitios onde será preciso obter mais detalhe (os gajos da F1 tb fazem isso certo? E o montanhista tb não altera a montanha mas escolhe quais as tools que se adaptam à montanha, ou será que o mandam escalar aquilo de squis nos pés?) e menos onde não interessa, até porque parece que alguns dos vários softwares de sculpting usados têm formas simples de ultrapassar esse problema mas outros não!
O que para uns acaba por ser injusto em relação a outros.
Ainda outro detalhe que não é justo... os PCs em que cada um se propõe fazer o sculpting.
Para justificar... como já disse vou usar o Blender e na workstation onde trabalho durante o dia só consigo um nivel de subdivisão 5 para sculpting, depois disto é quase impossivel mexer no que quer que seja... cá em casa tenho uma maquina bem diferente e posso ir até niveis up to 7.
Ou seja, para muitos não é justo porque não vão ter possibilidades de chegar a niveis de detalhes onde outros vão chegar!
Simples as that!
Se não se pode alterar a "base mesh" logo de raiz para compensar tais diferenças, então a noção de "partir em igualdade com pouco e tentar ver onde se chega" cai completamente por terra.
É que para alguns o "pouco" será menos do que para outros!
Por mim nem me queixo mt, mas que isto podia ser mais flexivel nesse aspecto... lá isso podia!
Mas pronto eu disse que "aceitava o desafio", e note-se não sou obrigado a tal até porque esta não é a minha área, mas se o faço é por outros motivos que aceito e concordo profundamente!
E também acho que não há necessidade das pessoas amuarem do tipo "my way or no way"!
God damn it!
Eu não amuei e espero que não fiquem com essa impressão até porque não tenho tempo nem idade para amuar, já comi muitos "atacadores de botas" na vida e não é estas coisas que me chateiam.
Or well, vamos lá ver mas é o que sai que isso sim, é mt mais importante! |
|
|
Voltar acima |
|
Sil3 |
Colocada: Seg Abr 30, 2007 10:24 am |
|
|
Veterano
|
Ben eu percebo-te perfeitamente, mas a ver se Eu me consigo explicar:
M8...ninguém te impede de fazeres o que quiseres com a Mesh que quiseres... mas...neste "Desafio" especifico EU tinha pensado que o giro seria TODOS nós termos a mesma coisa como base... e não vamos entrar pelo o que um programa faz ou deixa de fazer, ou pq máquina individuo X ou Y tem...pq se assim fosse então eu possivelmente seria o mais "desgraçadinho" daqui, pois tenho uma máquina com 3 anos, é um portatil P4 a 3.4 com 1Gb de DDR antiga...quando possivelmente já voces todos tem Dual Cores com 2Gb de DDR 2
De qualquer das maneiras deixo ficar em aberto para VOCES decidirem se querem fazer como eu tinha pensado de inicio ou se preferem ajustar a BaseMesh as vossas necessidades. Eu mantenho a minha intençao inicial, vou só usar aquela BaseMesh neste "Desafio", agora em coisas minhas paralelas ( http://www.dimensao3.com/forum/viewtopic.php?p=17765#17765 ) uso o que me der mais jeito e me vier à cabeça. |
_________________ Sil3
|
|
Voltar acima |
|
muddymind |
Colocada: Seg Abr 30, 2007 9:22 pm |
|
|
Veterano
Registo: 08 Jul 2005
Local/Origem: Portimão / sao bras de alportel / Lisboa
|
Sil3 escreveu: e não vamos entrar pelo o que um programa faz ou deixa de fazer, ou pq máquina individuo X ou Y tem...pq se assim fosse então eu possivelmente seria o mais "desgraçadinho" daqui, pois tenho uma máquina com 3 anos, é um portatil P4 a 3.4 com 1Gb de DDR antiga...quando possivelmente já voces todos tem Dual Cores com 2Gb de DDR 2
oh... coitadinho... tenho uma pena de ti... o q dizes do meu dothan 1,7ghz com 512mb de ram DDR333 e uma 9700m com 64mb? (Penso q o do rcas é igual...)
Realmente não axo que faça mt sentido usarem as meshes de base diferentes pois isso tirava mt o objectivo do "concurso"... Se todos usarem o mesmo, todos sabemos de onde vieram os projs dos "adversarios" e como conhecemos a geometria base é mais facil fazer comentários construtivos e vermos as diferentes abordagens... assim podemos aprender de uma forma mais eficaz uns com os outros...
No entanto (para não haver assim tanta penalização devido a eventuais fósseis electronicos) poderia haver um limite de sub-divisoes (prai umas 5 ou 6) e assim até obrigava ao pessoal fazer mais com menos...
[] |
_________________ http://www.blender.org/ |
|
|
Voltar acima |
|
Gerbilho |
Colocada: Seg Abr 30, 2007 9:33 pm |
|
|
Escravo do rato
Registo: 23 Jan 2006
Local/Origem: Portugal
|
Eu concordo com as regras do Sil3... e não concordo com limite de subdivisions. Cada um faz o que pode e pronto. Há que manter a coisa com regras mas simples, senão vamos ter que começar a escrever um Regulamento Geral com artigos e tudo.... |
_________________ Arrive without travelling... |
|
|
Voltar acima |
|
muddymind |
Colocada: Seg Abr 30, 2007 9:38 pm |
|
|
Veterano
Registo: 08 Jul 2005
Local/Origem: Portimão / sao bras de alportel / Lisboa
|
Eu tbm não concordo com o haver limites de subd's mas se houver mt pessoal revoltado (embora ache q não deve haver ninguem pior q eu no aspecto de hardware) entao temos que nos submeter...
[] |
_________________ http://www.blender.org/ |
|
|
Voltar acima |
|
Sil3 |
Colocada: Qui Mai 03, 2007 9:59 am |
|
|
Veterano
|
Eu "lavei" as minhas mãos sobre o assunto de se usar a Mesh que foi dada ou nao...pa ja nem ligo serio, eu VOU usar aquela sem adicionar ou remover polygons, agora cada um faz como quiser e se quiserem definir regras mais serias ok na boa...eu propus uma cena simples, acho que mais simples n havia, agora quem quer complicar e meter mais cenas ao barulho...força aí...elaborem as regras que eu sigo-as sem stress |
_________________ Sil3
|
|
Voltar acima |
|
Kameleon |
Colocada: Qui Mai 03, 2007 2:34 pm |
|
|
Site Admin
Registo: 27 Jan 2005
Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
|
Tenho pena que te deixes levar Sil3, tiveste uma grande ideia e as regras vieram um pouco de todos que apoiaram a tua ideia inicial. As regras já lá estao e a competição já está a decorrer. Done. |
_________________ .artur leao.
You can do it! VFX |
|
|
Voltar acima |
|
ricardo_sousa11 |
Colocada: Qui Mai 03, 2007 4:22 pm |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 19 Jul 2006
|
eu concordo com a base mesh...ate ja tive a brincar para ver o que saia...mas ainda nao estou mt habituado aquilo..mas ja tou loco para que xegue ao dia 5...agora tenho 1 duvida...da para fazer 1 render turnaroun 360º no Zbrush ? ja que os renders demoram 20 segundos ou parecido =) se sim alguem que me diga como...Keep the base mesh =) eu axo que todos tem de puxar pela veia artistica em cada 1 para ver o que sai com o material que nos e dado =) |
Voltar acima |
|
|