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< W.I.P. 3D ~ projecto de um bar |
cc |
Colocada: Sáb Abr 02, 2005 3:58 pm |
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Já faz sozinho
Registo: 09 Mar 2005
Mensagens: 426
Local/Origem: lisboa
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boas,
é uma ideia, ou pode-se mesmo dar o glow(filtro) localizado no photophop.
Quando dizes duplicar a layer referes-te á layer da lampada?
como é que se faz o render por layers? quer dizer, sei fazer por elementos: difuse, specular, shadow etc... Mas dá para separar os layers por objecto? |
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Kameleon |
Colocada: Sáb Abr 02, 2005 4:01 pm |
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Site Admin
Registo: 27 Jan 2005
Mensagens: 1108
Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
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Por acaso referia-me a imagem toda... mas é uma ideia renderizares por layers, se bem ke nunca me tenha metido muito nisso, nas ultimas versoes do vray, podes, caso estejas a usar o Frame Buffer do Vray, ligar a opçao para renderizar separadamente certos Gbuffers, que seleccionas previamente em Gbuffer/Color Mapping. |
_________________ .artur leao.
You can do it! VFX |
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flash |
Colocada: Sáb Abr 02, 2005 4:45 pm |
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Site Admin
Registo: 28 Jan 2005
Mensagens: 1539
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A tecnica do Kameleon para glow no photoshop é bastante boa... Tens muito controlo sobre tudo, e é o q eu recomendo tb para stills.
Para importares a layer da lampada para o photoshop é simples... renderiza novamente a imagem, mas tudo o q não tiver glow é aplicado um material preto..
importas como uma nova layer para a imagem... aplicas um pouco de blur.. brincas com o contraste e defines o blending como add/screen/lighten (escolhe o q ficar melhor ).. e tá feito |
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cc |
Colocada: Sáb Abr 02, 2005 6:03 pm |
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Já faz sozinho
Registo: 09 Mar 2005
Mensagens: 426
Local/Origem: lisboa
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concordo que para stills é bem melhor, e desde já agradeço as dicas. em todo o caso ainda vou pesquisar o tal método pelo video post, para o futuro de quiser animar... |
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cc |
Colocada: Qua Abr 06, 2005 5:24 pm |
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Já faz sozinho
Registo: 09 Mar 2005
Mensagens: 426
Local/Origem: lisboa
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sempre dá para dar o glow por object ID, sempre a aprender...
deixo aqui um update ao wip
criticas sempre bem vindas |
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fonziewonzie |
Colocada: Qua Abr 06, 2005 5:39 pm |
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Já faz sozinho
Registo: 25 Mar 2005
Mensagens: 420
Local/Origem: San Francisco
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ta a ficar mto melhor mas a luz parece mto uniforme... q setup de luzes tens agora?
a. |
_________________ .: a |
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cc |
Colocada: Qua Abr 06, 2005 11:30 pm |
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Já faz sozinho
Registo: 09 Mar 2005
Mensagens: 426
Local/Origem: lisboa
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boas
nesta imagem estou apenas com as omnis dos candeeiros (vrayshadow) e mais uma omni de ambient.
refractive caustics do GI do vray, difuse=1/secundary=0,8
os materiais dos candeeiros estão com materiais translucidos e auto-iluminação.
já agora alguém sabe a diferença, em termos teóricos,entre as causticas que aparecem no menu vray: GI e as do menu vray: caustics? |
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fonziewonzie |
Colocada: Qua Abr 06, 2005 11:50 pm |
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Já faz sozinho
Registo: 25 Mar 2005
Mensagens: 420
Local/Origem: San Francisco
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algumas sugestoes secalhar a ter em conta..
luzes de candeeiros de tecto nao sao normalmente omnidireccionais... (nao conheco mto bem esse termo "omni" pq nao uso o vray, mas penso q queres dizer uma pointlight? se alguem souber exactamente q me diga pf)... e ambient light eh raramente utilizada precisamente pq eh uniforme demais e nao eh realista.
pena nao conhecer o vray, senao ajudava-te mais
vou vasculhar umas coisas e ja volto
(: .a |
_________________ .: a |
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cc |
Colocada: Qui Abr 07, 2005 1:11 am |
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Já faz sozinho
Registo: 09 Mar 2005
Mensagens: 426
Local/Origem: lisboa
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omni (no max)é uma point light, foi aquilo que me pareceu mais adequado para simular candeeiros de uma só lampada.
entretanto desliguei a de ambient e acho que fiz bem
ah, e no outo render tinha-me esquecido de ligar as luzes de parede... enfim
thanks
n usas vray nem brazil, o vosso software de render é inhouse somente ou pode ser encontrado para venda? |
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fonziewonzie |
Colocada: Qui Abr 07, 2005 1:49 am |
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Já faz sozinho
Registo: 25 Mar 2005
Mensagens: 420
Local/Origem: San Francisco
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ahhhhhhhhhhhh that's so much more like it
yay, regra numero 1 de lighting: desliga sempre ambient lights
ahha
qto ao nosso renderer usamos Renderman q eh desenvolvido pela Pixar e eh o "Strandard" renderer usado por 99.999999% dos filmes em todo o mundo
a. |
_________________ .: a |
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flash |
Colocada: Qui Abr 07, 2005 2:34 am |
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Site Admin
Registo: 28 Jan 2005
Mensagens: 1539
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Muito bom ambiente... Não me importava nada de passar ai umas noitadas com o ppl... qual a especialidade da casa?
99% não diria.. mas que é o renderman é um marco no CG é... já para não falar da arquitectura que usa, que é a base para muitos renderers usados no cinema ( como por exemplo o air)...
mas o mental ray tb é bastante usado e está em grande expansão nesse campo... |
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Kameleon |
Colocada: Qui Abr 07, 2005 10:11 am |
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Site Admin
Registo: 27 Jan 2005
Mensagens: 1108
Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
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Deixa cá tentar responder-te dentro do ke me é possivel...
"Já agora alguém sabe a diferença, em termos teóricos,entre as causticas que aparecem no menu vray: GI e as do menu vray: caustics?"
Não há diferença nenhuma, sao dois parametros que estão interligados, caso tenhas o Vray Caustics desligado ele não te vai criar caustics nenhumas...
Mas caso tenhas o Vray Caustics ligado.... ele da-te duas opçoes, Reflective e Refractive e a que está ligada por defeito é só a Refractive, ou seja, vais ter causticas por exemplo quando a luz passa atraves de um copo, garrafa. Mas a meu ver e espero nao estar errado a melhor forma para explicar esses dois parametros Reflective e Refractive seria com uma piscina, em que ligando o GI:Refractive Caustics ias ter caustics no fundo da piscina e nas paredes interiores da piscina, por baixo da agua e caso ligasses as GI:Reflective Caustics ias ter caustics criadas devido a reflexão da agua, ou seja, o mais provavel era teres caustics a volta da piscina, acima da agua... espero ter-me feito entender... nao sei se era isto que perguntavas mas de qualquer das formas fica aqui a ideia ke eu tenho sobre esse assunto... Sintam-se a vontade de corrigir e/ou adicionar coisas.
Quanto a tua iluminação.... está muito melhor... mas desliga essa luz ambiente, isso estraga sempre a cena, a nao ser que uses omnis bem colocadas, só a iluminarem o diffuse e com inverse square falloff... mas isso ja ia complicar e acho ke nao tens necessidade. Para finalizar tb substituia as omnis por Vraylights esfericas... até pq com as Vraylights tens por defeito luzes fisicamente correctas, enquanto que com as omnis só terás se tiveres activado o inverse square falloff... nao sei se é o caso... de kualker das formas alterava isso. Abraços e espero ter ajudado.
PS- O trabalho está a ficar mt fine, parabens.
PS2- O antialiasing tá meio manhoso, muito blurred, nao sei se é isso que queres ou nao... caso queiras algo mais sharpen, aconselho-te a usares o Catmull-Rom ou o Mitchell-Netravali.
Edit:
PS3- Tenta dar esta cor as tuas luzes a ver o que acontece... só a titulo de curiosidade... se quiseres e tiveres tempo é claro RGB: 255,192,105 |
_________________ .artur leao.
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cc |
Colocada: Qui Abr 07, 2005 5:25 pm |
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Já faz sozinho
Registo: 09 Mar 2005
Mensagens: 426
Local/Origem: lisboa
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antes demais deixem-me agradecer a todos, que me têm dado preciosas dicas para este projecto.
kameleon, neste momento tou a fazer um render com as mesmas omnis mas já com o inverse square, quanto a usar as luzes do vray ainda tentei, mas aumenta substancialmente o tempo de render.
ps:tou a usar o RGB que sugeriste, embora ele já lá andasse perto |
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Kameleon |
Colocada: Qui Abr 07, 2005 7:03 pm |
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Site Admin
Registo: 27 Jan 2005
Mensagens: 1108
Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
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Mesmo assim... eu sou um bocado contra à nao utilizaçao das luzes de vray... pq o ke te faz aumentar principalmente o tempo de render sao as samples das sombras, por defeito o valor é 8... Mas podes usar um truque para diminuires o tempo de render com Vraylights... ligas o Store with irradiance map... et voilá... quanto tempo te está a demorar cada imagem em media ? Abraços. |
_________________ .artur leao.
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Portugal |
Colocada: Qui Abr 07, 2005 7:44 pm |
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Uma mente torturada
Registo: 19 Mar 2005
Mensagens: 167
Local/Origem: Londres
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Boas, não sei exactamente como é que as coisas se processam em Max, mas deve ser muito semelhante a Maya por isso vou dar umas sugestões/ideias que pode ser que resultem...
Ao invés de utilizares omni experimenta recorrer a duas Cones com abertura de 180º deste modo podes controlar a quantidade de luz que mandas para o tecto.
Em vês de renderizares tudo da mesma vez separa em layers e compoem com Photoshop. Os *.tga de 32 bits são optimos para isso. assim evitas andar a renderizar uma cena completa só por causa duma mesa que não ficou bem como querias.
Não te preocupes em demasia com G.I muito pesado o Photoshop e os seus efeitos podem fazer maravilhas velocíssimas em comparação ao massacre de renders "realísticos". Se utilizares Blur nas doses certas e ajustares a cor das layers de acordo com a sua posição vais ganhar imenso tempo.
Já se devem ter apercebido que tenho uma posição muito contrária ao comum. Não gosto de G.I. exagerado e não acho que o 3D deva tentar imitar fotografias. Adultera um pouco as cores, mete fumo, iventa e destroi isso, afinal é um bar |
Editado pela última vez por Portugal em Qui Abr 07, 2005 8:39 pm, num total de 1 vez _________________ Bem essa é a minha opinião, podem discordar, concordar ou ignorar, as "mecês" é que sabem |
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cc |
Colocada: Qui Abr 07, 2005 8:02 pm |
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Já faz sozinho
Registo: 09 Mar 2005
Mensagens: 426
Local/Origem: lisboa
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boas
neste momento , os tempos de render com as omnis normais andam entre 1h/1.30h.
entretanto tento com os irradiance maps, julgo que as luzes vão iluminar com o irradiance map escolhido no menu de render do vray, ou não?
em relação a poupar tempo no photoshop tenho de concordar que para stills é uma óptima opção, no entanto pessoalmente evito fazer mais do que balanços de cor e saturação, apenas por uma questão de tentar aperfeiçoar a técnica no 3D, pelo menos neste tipo de trabalhos sem prazo....
quando há prazos a conversa é outra... |
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cc |
Colocada: Qui Abr 07, 2005 10:59 pm |
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Já faz sozinho
Registo: 09 Mar 2005
Mensagens: 426
Local/Origem: lisboa
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bem aqui fica outro ângulo, ainda a precisar de afinações... |
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