Índice do Fórum Dimensao3.com

Autor Mensagem

<  W.I.P. 3D  ~  projecto de um bar

cc
Colocada: Sáb Abr 02, 2005 3:58 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 09 Mar 2005 Mensagens: 426 Local/Origem: lisboa
boas,
é uma ideia, ou pode-se mesmo dar o glow(filtro) localizado no photophop.
Quando dizes duplicar a layer referes-te á layer da lampada?
como é que se faz o render por layers? quer dizer, sei fazer por elementos: difuse, specular, shadow etc... Mas dá para separar os layers por objecto?
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
Kameleon
Colocada: Sáb Abr 02, 2005 4:01 pm Responder com Citação
Site Admin Registo: 27 Jan 2005 Mensagens: 1108 Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
Por acaso referia-me a imagem toda... mas é uma ideia renderizares por layers, se bem ke nunca me tenha metido muito nisso, nas ultimas versoes do vray, podes, caso estejas a usar o Frame Buffer do Vray, ligar a opçao para renderizar separadamente certos Gbuffers, que seleccionas previamente em Gbuffer/Color Mapping.

flash
Colocada: Sáb Abr 02, 2005 4:45 pm Responder com Citação
Site Admin Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 1539
A tecnica do Kameleon para glow no photoshop é bastante boa... Tens muito controlo sobre tudo, e é o q eu recomendo tb para stills.
Para importares a layer da lampada para o photoshop é simples... renderiza novamente a imagem, mas tudo o q não tiver glow é aplicado um material preto..
importas como uma nova layer para a imagem... aplicas um pouco de blur.. brincas com o contraste e defines o blending como add/screen/lighten (escolhe o q ficar melhor Razz).. e tá feito Razz
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
cc
Colocada: Sáb Abr 02, 2005 6:03 pm Responder com Citação
concordo que para stills é bem melhor, e desde já agradeço as dicas. em todo o caso ainda vou pesquisar o tal método pelo video post, para o futuro de quiser animar...
cc
Colocada: Qua Abr 06, 2005 5:24 pm Responder com Citação
sempre dá para dar o glow por object ID, sempre a aprender... Very Happy

deixo aqui um update ao wip

criticas sempre bem vindas

salaG12.jpg
 Description:
 Filesize:  110.33 KB
 Viewed:  556 Time(s)

salaG12.jpg

fonziewonzie
Colocada: Qua Abr 06, 2005 5:39 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 25 Mar 2005 Mensagens: 420 Local/Origem: San Francisco
ta a ficar mto melhor mas a luz parece mto uniforme... q setup de luzes tens agora?

a.

Colocada: Qua Abr 06, 2005 11:30 pm Responder com Citação
boas

nesta imagem estou apenas com as omnis dos candeeiros (vrayshadow) e mais uma omni de ambient.

refractive caustics do GI do vray, difuse=1/secundary=0,8

os materiais dos candeeiros estão com materiais translucidos e auto-iluminação.

já agora alguém sabe a diferença, em termos teóricos,entre as causticas que aparecem no menu vray: GI e as do menu vray: caustics?
fonziewonzie
Colocada: Qua Abr 06, 2005 11:50 pm Responder com Citação
algumas sugestoes secalhar a ter em conta..

luzes de candeeiros de tecto nao sao normalmente omnidireccionais... (nao conheco mto bem esse termo "omni" pq nao uso o vray, mas penso q queres dizer uma pointlight? se alguem souber exactamente q me diga pf)... e ambient light eh raramente utilizada precisamente pq eh uniforme demais e nao eh realista.

pena nao conhecer o vray, senao ajudava-te mais Sad

vou vasculhar umas coisas e ja volto Wink
(: .a

Colocada: Qui Abr 07, 2005 1:11 am Responder com Citação
omni (no max)é uma point light, foi aquilo que me pareceu mais adequado para simular candeeiros de uma só lampada.
entretanto desliguei a de ambient e acho que fiz bem Very Happy

ah, e no outo render tinha-me esquecido de ligar as luzes de parede... enfim

thanks

n usas vray nem brazil, o vosso software de render é inhouse somente ou pode ser encontrado para venda?

salaG17.jpg
 Description:
 Filesize:  121.17 KB
 Viewed:  514 Time(s)

salaG17.jpg

fonziewonzie
Colocada: Qui Abr 07, 2005 1:49 am Responder com Citação
ahhhhhhhhhhhh that's so much more like it Very Happy

yay, regra numero 1 de lighting: desliga sempre ambient lights Very Happy
ahha

qto ao nosso renderer usamos Renderman q eh desenvolvido pela Pixar e eh o "Strandard" renderer usado por 99.999999% dos filmes em todo o mundo Wink

a.

Colocada: Qui Abr 07, 2005 2:34 am Responder com Citação
Site Admin Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 1539
Muito bom ambiente... Não me importava nada de passar ai umas noitadas com o ppl... qual a especialidade da casa? Very Happy

99% não diria.. mas que é o renderman é um marco no CG é... já para não falar da arquitectura que usa, que é a base para muitos renderers usados no cinema ( como por exemplo o air)...
mas o mental ray tb é bastante usado e está em grande expansão nesse campo...
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Kameleon
Colocada: Qui Abr 07, 2005 10:11 am Responder com Citação
Site Admin Registo: 27 Jan 2005 Mensagens: 1108 Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
Deixa cá tentar responder-te dentro do ke me é possivel...

"Já agora alguém sabe a diferença, em termos teóricos,entre as causticas que aparecem no menu vray: GI e as do menu vray: caustics?"

Não há diferença nenhuma, sao dois parametros que estão interligados, caso tenhas o Vray Caustics desligado ele não te vai criar caustics nenhumas...
Mas caso tenhas o Vray Caustics ligado.... ele da-te duas opçoes, Reflective e Refractive e a que está ligada por defeito é só a Refractive, ou seja, vais ter causticas por exemplo quando a luz passa atraves de um copo, garrafa. Mas a meu ver e espero nao estar errado a melhor forma para explicar esses dois parametros Reflective e Refractive seria com uma piscina, em que ligando o GI:Refractive Caustics ias ter caustics no fundo da piscina e nas paredes interiores da piscina, por baixo da agua e caso ligasses as GI:Reflective Caustics ias ter caustics criadas devido a reflexão da agua, ou seja, o mais provavel era teres caustics a volta da piscina, acima da agua... espero ter-me feito entender... nao sei se era isto que perguntavas mas de qualquer das formas fica aqui a ideia ke eu tenho sobre esse assunto... Sintam-se a vontade de corrigir e/ou adicionar coisas.

Quanto a tua iluminação.... está muito melhor... mas desliga essa luz ambiente, isso estraga sempre a cena, a nao ser que uses omnis bem colocadas, só a iluminarem o diffuse e com inverse square falloff... mas isso ja ia complicar e acho ke nao tens necessidade. Para finalizar tb substituia as omnis por Vraylights esfericas... até pq com as Vraylights tens por defeito luzes fisicamente correctas, enquanto que com as omnis só terás se tiveres activado o inverse square falloff... nao sei se é o caso... de kualker das formas alterava isso. Abraços e espero ter ajudado.

PS- O trabalho está a ficar mt fine, parabens.

PS2- O antialiasing tá meio manhoso, muito blurred, nao sei se é isso que queres ou nao... caso queiras algo mais sharpen, aconselho-te a usares o Catmull-Rom ou o Mitchell-Netravali.

Edit:

PS3- Tenta dar esta cor as tuas luzes a ver o que acontece... só a titulo de curiosidade... se quiseres e tiveres tempo é claro Razz RGB: 255,192,105

cc
Colocada: Qui Abr 07, 2005 5:25 pm Responder com Citação
antes demais deixem-me agradecer a todos, que me têm dado preciosas dicas para este projecto.

kameleon, neste momento tou a fazer um render com as mesmas omnis mas já com o inverse square, quanto a usar as luzes do vray ainda tentei, mas aumenta substancialmente o tempo de render.

ps:tou a usar o RGB que sugeriste, embora ele já lá andasse perto Wink
Kameleon
Colocada: Qui Abr 07, 2005 7:03 pm Responder com Citação
Mesmo assim... eu sou um bocado contra à nao utilizaçao das luzes de vray... pq o ke te faz aumentar principalmente o tempo de render sao as samples das sombras, por defeito o valor é 8... Mas podes usar um truque para diminuires o tempo de render com Vraylights... ligas o Store with irradiance map... et voilá... quanto tempo te está a demorar cada imagem em media ? Abraços.

Portugal
Colocada: Qui Abr 07, 2005 7:44 pm Responder com Citação
Uma mente torturada Registo: 19 Mar 2005 Mensagens: 167 Local/Origem: Londres
Boas, não sei exactamente como é que as coisas se processam em Max, mas deve ser muito semelhante a Maya por isso vou dar umas sugestões/ideias que pode ser que resultem...
Ao invés de utilizares omni experimenta recorrer a duas Cones com abertura de 180º deste modo podes controlar a quantidade de luz que mandas para o tecto.
Em vês de renderizares tudo da mesma vez separa em layers e compoem com Photoshop. Os *.tga de 32 bits são optimos para isso. assim evitas andar a renderizar uma cena completa só por causa duma mesa que não ficou bem como querias.
Não te preocupes em demasia com G.I muito pesado o Photoshop e os seus efeitos podem fazer maravilhas velocíssimas em comparação ao massacre de renders "realísticos". Se utilizares Blur nas doses certas e ajustares a cor das layers de acordo com a sua posição vais ganhar imenso tempo.

Já se devem ter apercebido que tenho uma posição muito contrária ao comum. Não gosto de G.I. exagerado e não acho que o 3D deva tentar imitar fotografias. Adultera um pouco as cores, mete fumo, iventa e destroi isso, afinal é um bar Wink

Editado pela última vez por Portugal em Qui Abr 07, 2005 8:39 pm, num total de 1 vez

Colocada: Qui Abr 07, 2005 8:02 pm Responder com Citação
boas
neste momento , os tempos de render com as omnis normais andam entre 1h/1.30h.
entretanto tento com os irradiance maps, julgo que as luzes vão iluminar com o irradiance map escolhido no menu de render do vray, ou não?

em relação a poupar tempo no photoshop tenho de concordar que para stills é uma óptima opção, no entanto pessoalmente evito fazer mais do que balanços de cor e saturação, apenas por uma questão de tentar aperfeiçoar a técnica no 3D, pelo menos neste tipo de trabalhos sem prazo....
quando há prazos a conversa é outra... Wink
cc
Colocada: Qui Abr 07, 2005 10:59 pm Responder com Citação
bem aqui fica outro ângulo, ainda a precisar de afinações... Confused

salaG20.jpg
 Description:
 Filesize:  138.5 KB
 Viewed:  488 Time(s)

salaG20.jpg