Índice do Fórum Dimensao3.com

Autor Mensagem

<  Geral  ~  duvida d um jovem

romanus
Colocada: Dom Jul 01, 2007 7:10 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 11 Mar 2005 Mensagens: 875
Aconselho vivamente a se tiverem possibilidades financeiras, em irem para o estranjeiro (Canadá e USA preferencialmente), onde aí existem escolas especializadas com professores especializados e com mercados de trabalho 100 vezes maiores que o nosso...
Para além disso, irão ser confrontados com multiculturas e irão crescer muito interiormente, para além de tecnicamente.

cheers

Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
flash
Colocada: Dom Jul 01, 2007 7:33 pm Responder com Citação
Site Admin Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 1539
Canadá tem grandes escolas. nos USA também mas pelo que ouço é tramado arranjar um visa. Outra opção é Londres.
zepstrip
Colocada: Seg Jul 02, 2007 3:57 pm Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 31 Jan 2006 Mensagens: 81
Estou de acordo com a maioria dos restantes colegas.
Esta área depende muito do trabalho que apresentas e não dos cursos xpto,
melhor maneira de aprenderes é decididamente a trabalhar, tirando isso,
a iniciativa própria é o que tá a dar.

Quanto a cursos despendiosos no estrangeiro, tenho as minhas dúvidas.
Não há nada como a experiência profissional e dúvido que te preparem o suficiente para o mundo real.

Creio que vale mais pela experiência de vida do que académica, mas se tiveres orçamento, força.

Hasta e fica bem.
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
flash
Colocada: Seg Jul 02, 2007 4:30 pm Responder com Citação
Site Admin Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 1539
Acho que esses cursos não são assim tão maus. Além disso muitos dão te logo trabalho. Nada do que se passa aqui em que imprimem os tutoriais do software e põe os alunos a faze-los.
unxetas
Colocada: Ter Jul 03, 2007 2:17 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 20 Dec 2005 Mensagens: 461 Local/Origem: Londres
so posso falar do que sei, que eh Londres ou mais precisamente a Escape Studios.

Em termos de software, de certeza que nao aprendi nada que nao pudesse aprender em casa sozinho ou com uns dvds e tal. Mas a experiencia, as pessoas que conheci (e que sao agora contactos noutras empresas..) e principalmente, os +20 anos de experiencia do prof que apanhei, foram razao mais que suficiente para dar por bem empregue o curso.

Houve pessoal na minha turma que se queixou do prof, por passar todas as manhas a falar e a contar historias de shots ou situacoes que foi encontrando na carreira.. Basicamente so ah tarde eh que pegavamos no Shake. Para mim, isso foi a melhor parte do curso! Foi isso que me preparou para o que me esperava no mercado de trabalho e abriu-me a mente para outras maneiras de enfrentar desafios.

O pessoal que conheco que tirou cursos de 3D, quer os mais basicos, quer os avancados (production grade..) tambem ficou bem impressionado, mas de vez em quando ouve-se falar que um gajo conhecido de um amigo teve na Escape e so teve queixas - acho que depende muito dos professores que se apanha, e na historia da Escape ja houve alguns bastante mauzinhos.

Em relacao aos cursos em Portugal - pois.. Do que sei, em termos de 3D sao mesmo muito mauzinhos. Quanto ao resto, tirei o curso de pos-producao na restart e nao me queixo. Aprendi muita coisa e reavi o dinheiro durante o estagio (pago) que eles me arranjaram. A unica falha na minha opiniao eh que de pos-producao tinha muito pouco - se bem que edicao tb se pode considerar pos-producao, era mais acertado chamar ao curso Edicao de Video hehe..

Citação:
Não há nada como a experiência profissional e dúvido que te preparem o suficiente para o mundo real.

Concordo, nao ha nada como a experiencia profissional - o problema na maior parte das vezes eh arranja-la. O preparar o suficiente para o mundo real eh relativo: cada um so aprende aquilo que quer. Posso-te dizer que a Framestore marcou uma entrevista comigo sem sequer ver a minha reel e deu-me trabalho depois de a ver. Tudo o que eu tinha na reel foram trabalhos que fiz em 2 meses durante o curso, e nas duas semanas seguintes. Pelo que sei, dos 10 que estavam na minha turma, pelo menos 7 estao a trabalhar, o que acho mesmo bastante positivo!
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
romanus
Colocada: Seg Jul 09, 2007 2:26 pm Responder com Citação
zepstrip escreveu:
Estou de acordo com a maioria dos restantes colegas.
Esta área depende muito do trabalho que apresentas e não dos cursos xpto,
melhor maneira de aprenderes é decididamente a trabalhar, tirando isso,
a iniciativa própria é o que tá a dar.

Quanto a cursos despendiosos no estrangeiro, tenho as minhas dúvidas.

Creio que vale mais pela experiência de vida do que académica, mas se tiveres orçamento, força.

Hasta e fica bem.

http://www.vfs.com/

Esta é uma das escolas que falo... e existem mais umas quantas deste género...

cheers

jmachete
Colocada: Qua Jul 11, 2007 2:14 pm Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 03 Dec 2005 Mensagens: 68 Local/Origem: Setubal
Dependendo do qual áreas seguir acho que deves estudar bem que ramo seguir, é k nesta industria ha muitas areas, desde Programação Gráfica, Artista 3D, Artistas 2D, Artista de FX, etc etc..

Se o problema não é dinheiro, então vai para o estrangeiro como te referio o colega romanus. Se fores como o normal dos mortais e te preocupares com o PLAFON, então pensa em tirares um Bom curso através das seguintes escolas:

- http://www.thegnomonworkshop.com/
- http://www.cmivfx.com/
- http://www.digitaltutors.com/

Compras os DVD´s e vês o curso em casa, os professores fica descansado que no caso da Gnomon são os melhores do mundo na industria...

Não andes a saltar de software para software, faz uma pesquisa na net e tenta ver qual o software mais utilizado a nível internacional, ou até mesmo o softare actualmente mais promissor a nível futuro na industria dos filmes e dos jogos.

Não te esqueças que em muitas áreas é necessária uma faculdade, como a area desenvolvimento gráfico ou até mesmo a area de Arte 2D.

Abraço e Boa sorte

Colocada: Qui Dec 20, 2007 3:52 pm Responder com Citação
Registo: 20 Dec 2007 Mensagens: 9
Boa tarde,

Sou novo no forum, tenho 17 anos, estou no 12º ano na area de Ciencias e Tecnologia e vivo no Porto.
Eu também tenho uma duvida como a inicial do topico...
Estou ainda um bocado indeciso pelo que escolher para o ano, eu procurava algo como produçao, aplicaçao de animaçao 3d...

... e procurava publicas dado que em termos de plafon.....

- Falaram-me Engenharia Informatica e depois poderia complementar com cursos/mestrados na area de multimedia... Mas nao sei... Quem deu esta sugestão disse que estaria muito mais a vontade para trabalhar com tudo o que tivesse de trabalhar no futuro.

- Licenciatura em NTC na Univ Aveiro...
http://www.ua.pt/ca/PageCourse.aspx?id=41&b=1&p=3&a=9

- Privadas como Lusofona, Catolica, ISMAI, ESAD .... Mas la esta o $$...

Tambem li sobre certos cursos tirados em ETIC, Restart? Mas sao tecnicos, nao tem o valor de licenciatura (embora como ja tenha lido no forum, o que realmente importa é o trabalho apresentado).

Ainda existe a FBAUP, mas nos requerimentos pede Geometria descritiva, ao qual nao tenho acesso dado estar em ciencias (embora possa tentar fazer em exame, mas é complicado dado que é 50% da media geometria descritiva e o ultimo colocado).
https://sigarra.up.pt/fbaup/cursos_geral.FormView?P_CUR_SIGLA=LDC

Por fim ainda tenho na FLUP (Faculdade de Letras) um "novo" curso: Ciencias da Comunicação: Multimedia
http://sigarra.up.pt/flup/planos_estudos_geral.formview?p_Pe=667

Como li neste topico aprender a trabalhar com os programas, aprende-se na internet neste momento, mas a "teoria", o design educa-se.... E eu queria saber onde melhor poderia adquirir isso.
Nem que futuramente complementa-se com algum curso tecnico...

Muito obrigado desde já,

Editado pela última vez por Gtna em Sáb Mai 19, 2012 12:23 am, num total de 1 vez
Sil3
Colocada: Qui Dec 20, 2007 4:30 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 13 Set 2005 Mensagens: 758
Realmente o que queres aprender?

A componente Artistica ou a Técnica?

Se é a Artistica vai para um Curso de Artes se é a Técnica vais para Engenharia.

Tens de ser mais especifico, eu sei que deves andar com a carola às voltas pq é tanta coisa e queres ter a certeza que escolhes o correcto...já passei por isso, embora nunca tenha andado em Faculdade alguma.

Verdade seja dita que ter um canudo é sempre melhor do que pior, mas num trabalho (ainda que muito técnico) a vertente é mais a Artistica, os canudos (desculpa a expressão) nem para limpar o cú servem...

O ideal seria conseguires fazer qq coisa como o meu colega fez... com 18 anos apareceu-lhe a oportunidade de trabalhar numa das maiores produtoras do País, foi aprendendo enquanto continuava com o Curso dele, acabou o Curso de Arquitectura (que ele nem sabe pq tirou) , mas continua aqui, não exerce Arquitectura e faz todos os dias excelente trabalho que a ver com Arquitectura acho que não tem nada Very Happy

Eu com 18 o melhor que consegui foi arranjar work nas férias na fábrica de Ar Condicionado da Fnac em Carnaxide... que hoje são as instalações da SIC Laughing Laughing Laughing

De resto o pouco que sei foi a aprendido a ler, mexer, trabalhar em varios sitios cada um com o seu estilo e grau de exigencia e isto nunca se pára de aprender, é continuo.

(Lê-se Sile e não Sil + 3...vem dos meus tempos |33t do Unreal Tournament Very Happy )
3dkla
Colocada: Qui Dec 20, 2007 6:51 pm Responder com Citação
Novo membro Registo: 17 Ago 2007 Mensagens: 47
Nesta area não há nenhum curso em Portugal que te aconselhe ( universidades ou institutos privados ) e no estrangeiro são muito poucas as escolas q valem a pena.

Nesta area nao interessa o curso q tiras e na verdade a maior parte dos professores q vais encontrar nessas escolas nunca tiraram um curso

Se fosse a ti comprava um bom computador , especializava-me numa area e durante um ano construia um bom showreel. Alternativamente tenta arranjar um emprego como junior numa empresa da area em Portugal.

Nao percas tempo nem dinheiro com cursos.

Conselho de amigo
romanus
Colocada: Qui Dec 20, 2007 10:19 pm Responder com Citação
Discordo 3dkla.

Se eu tivesse dinheiro, faria um curso lá fora. Podem ser poucas, mas são excelentes, e se tiveres um bom aproveitamento/talento, terás oportunidades assim que acabares o curso. Ou então, faria o curso cá dentro, mas com os melhores - http://www.animationmentor.com/
Posso estar a ser muito injusto, mas acho que os cursos a nível nacional, são fracos e muito pouco "profissionalizantes".

O que se passa actualmente é que os melhores professores que nunca tiraram curso nenhum, já tiraram o "curso da experiência" e por certo, trabalharam muito, para chegarem ao nível que têm hoje. E aí os tens, disponíveis para te ensinarem o que tiveram anos a aprender...

Se por acaso não tivesse dinheiro para ir para essas escolas / cursos, então faria o que tu dizes, mas compraria muitos (e bons) tutoriais para "abreviar caminho".

cheerz

3dkla
Colocada: Sex Dec 21, 2007 12:13 am Responder com Citação
Novo membro Registo: 17 Ago 2007 Mensagens: 47
Se quiseres ir para uma escola vai para o estrangeiro e nao queimes o teu dinheiro em Escapestudios ou coisas do genero ... As melhores são a supinfocom em França e a VFS no Canadá.

Se fores para fora prepara-te para passares lá a vida
A meu ver não faz sentido voltar para este país para trabalhar nesta área
Vai ser uma grande desilusão e um investimento de tempo e diheiro deitado para o lixo ... por isso pensa bem

just my opinion
Wink
bry
Colocada: Sex Dec 21, 2007 10:18 am Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 30 Jun 2006 Mensagens: 143 Local/Origem: London, UK
Ha' realmente muita gente a defender o auto-ensino e os tutoriais e o nao gastar dinheiro em escolas. Sinceramente, isso parece-me completamento errado e conheco muito poucas pessoas a trabalhar neste ramo que tenham conseguido acabar um showreel deste modo.
(no entanto conheco varias que optaram por este metodo e continuam a ver os anos passar, trabalhando em empregos que odeiam, enquanto vao trabalhando no seu eterno e ultrapassado showreel)

Nao quero tirar valor a todos os tutoriais e ferramentas de ensino a que temos acesso hoje em dia, mas a meu ver devem ser usados como formas para actualizar ou aprofundar conhecimentos, ou como material de apoio a um curso.

Nao ha' nada como o ambiente academico, seja qual for o tipo de escola, para aprender o que quer que seja. A experiencia de se estar ali somente para aprender, rodeado de pessoas que estao ali exactamente com o mesmo objectivo, e' simplesmente inigualavel quando se esta' sozinho em casa a tentar fazer um tutorial.

A tudo isto ha' que acrescentar a experiencia dos professores, a competicao amigavel com os colegas, que faz com que todos puxem uns pelos outros, e o simples facto de que ao entrar numa qualquer escola para tirar um curso de qualquer 'area, ja' se esta' a entrar na industria e a conhecer umas quantas dezenas de pessoas que brevemente estarao a trabalhar activamente em varios estudios diferentes.

Acho tambem que se uma pessoa pode ir para a Universidade entao deve ir, nem que o curso nao seja o curso perfeito, porque nunca o vai ser! Ninguem tira mais de um curso do que o que la poe, e cabe a cada um molda'-lo da melhor forma na medida dos possiveis, mas ainda que hajam realmente professores que marcam a diferenca, na maior parte dos casos a dedicacao e motivacao tem que nascer de nos mesmos.

Alem disso, e independentemente da utilidade do curso, esses vao ser provavelmente os anos que mais vamos recordar no resto das nossas vidas, porque o trabalho nao e' tudo e acho que sinceramente as pessoas deviam pensar duas vezes antes de aconselhar alguem que esta' a acabar o 12o ano a fechar-se em casa a fazer tutoriais em vez de ir para a universidade!

Foram os meus 2 centavos!
(so para para os apanhar quem quiser)

Feliz Natal!
bruno

Colocada: Sex Dec 21, 2007 11:07 am Responder com Citação
Visitante
...

Editado pela última vez por Malanjo em Dom Jun 30, 2013 12:03 pm, num total de 1 vez
Gtna
Colocada: Sex Dec 21, 2007 11:31 am Responder com Citação
Obrigado a todos que me responderam... As vossas opinioes/experiencias ajudam muito!

Eu pretendia realmente entrar numa faculdade em Portugal, de preferencia publica, la esta...
E procurava a "parte artistica", falta-me muito isso, eu tenho alguma tecnica (ainda nao sei utilizar o 3ds studio, mas assim que tenha alguns caminhos decididos (essencialmente este problema) ia-me preocupar em aprender a utilizar. O que realmente nao falta sao tutoriais)... Os meus trabalhos tem tecnica, mas, por exemplo na composiçao de uma imagem, por mais engracado que esteja, existem bastantes erros que para uma pessoa comum, talvez nao note, mas alguem mais dentro da area repara... imagens que flutuam e nao sao homogeneas, entre outros erros comuns...) - Ou exemplificando doutra forma, é como uma mulher com maquilhagem a mais, fica mal....

Eu venho de ciencias como ja fiz referencia, e da area artistica ("teorica") pouco sei...

Tinha sim, ideia de ir complementado os meus estudos com a aprendizagem mais especifica de certas areas, (numa universidade em portugal, normalmente so dao uma cadeira para, por exemplo, animação 3d), ou seja fazer tambem um trabalho em casa extra.
Sou em regra geral bom aluno, autodidata e empenhado (enquanto nao consigo ando sempre a tentar e nao deixo para tras).

Mas.... Por alguns comentarios, esta area em Portugal, tanto em ensino como posteriormente profissionalmente, nao tem muito sucesso.
Para alem de ir estudar para fora (para a VFS ou supinfocom) e por la ficar, que outras alternativas sugerem dentro de Portugal.Ou nao sugerem nada mais ("a menos que eu deseje gastar tempo e dinheiro") [Eu nao me estou a queixar, nem por sombras ser ironico, so quero concluir.]

Mais uma vez muito obrigado por todas as opiniões.
PS: Todas os momentos em que me refiro ao teorico, ao artistico, eu falo do modo como se faz o trabalho.
carloscidrais
Colocada: Sex Dec 21, 2007 1:16 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 24 Mar 2005 Mensagens: 558 Local/Origem: London/Porto
Olá GTNA,
Vou te falar um pouco da minha experiência que vai de encontro ao que o bry ou o malanjo expuseram.
Tirei o curso de som e imagem ( com especialização em Artes Digitais ) e posteriormente decidi aprofundar os meus estudos através do recentemente inaugurado Mestrado ( eu fiz parte do primeiro ano que se formou ) em Animação por Computador da Universidade Católica.

Agora estando no mercado profissional e procurando encontrar o meu nicho, posso dizer te que dou por bem empregue o tempo, dedicação e principalmente dinheiro que lá gastei.
Apesar de ( realmente ) ser indiferente aos empregadores se tens o tal canudo ou não, não me é indiferente a mim saber que tive oportunidade de estar num local aonde pude desenvolver os meus projectos ( um luxo que não prevejo nos próximos anos, estando a trabalhar num emprego), aprender com os meus colegas outros processos e abordagens, discutir e aprender com professores técnicas, etc, estar em contacto com a comunidade científica e até ( como tive a sorte de o fazer ) ir á SIGGRAPH como estudante voluntário.

E quer me parecer que a prazo, com a proliferação de cursos superiores, será mais importante cá ( em Portugal ) ter um canudo ( não querendo obviamente desvalorizar veteranos, em cuja altura nem sequer havia cursos, do que é actualmente.
Até porque contando o trabalho artístico como a medida mor, teres tirado um curso, dá a entender a um empregador investimento, amor á área, vontade de fazer vida disto, dedicação e quiçá experiência, que não sendo profissional, também é valiosa. E nada impede que não possas, como foi o meu caso de fazeres freelance, ou mesmo teres um emprego durante o curso.

Quanto ás tuas preocupações de adquirires um bom nível teórico tive inúmeras cadeiras de história da arte, estudos de composição, artes gráficas, produção e realização cinematográfica e televisiva ( sim, dadas por profissionais... ), arte contemporânea, desenho, , tanto de postos de vista teóricos quanto práticos... Se aprendi com elas ? com certeza...nunca tanto como a prática e experiência directa... mas com certeza que sim.

Ahh e o mestrado tem aulas de texturização, iluminação, modelação, escrita de argumento, atelier de animação, projecto, etc, etc...

Agora, e como já percebi que o dinheiro pode ser um factor, na Católica tens bolsas ( dadas pela própria instituição ) ás quais podes concorrer ( e tive mais do que um colega a usufruir disso ). Em alternativa, a Universidade que o malanjo frequentou, das belas artes ( pública), também me parece ter sido uma bela alternativa. A minha namorada estudou lá design de comunicação e noto que ela está bem preparada teoricamente. Em termos práticos deixa mt a desejar...mas não é nada que com dedicação em tempo próprio não possa ser resolvido.
Como em tudo, retiras das experiências o que lá colocas...Mas da minha parte recomendo vivamente tirar um curso nesta área.

Quanto ao panorama profissional, se a tua motivação é ganhar dinheiro há exactamente 4352 cursos nos quais poderás ganhar mais depois de te formares... mas duvido que haja muitos mais dos quais possas extrair tanta realização pessoal.

my two cents.

Abraço e boa sorte na tua escolha

Colocada: Sex Dec 21, 2007 6:07 pm Responder com Citação
Viva Carlos,

Obrigado pelo teu testemunho.
Pois, eu penso que pela FBAUP, nao me vou sair muito bem, pois nota-se que tem uma grande base da area de Artes do secundario, como
Desenho, Geometria Descritiva a qual nao tive acesso. Pelo que li e ao ver o plano de estudos conclui-se a licenciatura com bastante conhecimentos teoricos e de desenho...

Já fui a católica, realmente dão uma bolsa... ao melhor aluno de cada ano. Doutra forma ficara algo como 320 (inscriçao) + 420 x 10 (propinas). Mas posso ir la novamente perguntar, uma vez que ao saber o valor das propinas eu pouco mais investiguei sobre a catolica.

O da flup parece-me mais virado para a imprensa, bastante estudo da forma da comunicação...

Aqueles que me parecem estar mais proximos eram Univ de Aveiro e ISMAI... E talvez depois com uns complementos..?

Quanto ao panorama profissional de que falaste... Eu sei, por isso é que me está a custar um bocado... Eu sou bom aluno a basicamente todas as disciplinas dai que ando sempre a levar bocas que devia era seguir por engenharia, porque sou bom a matematica, fisica...
E talvez por isso esteja a ser demasiado... critico não é a palvavra correcta, mas "investigador", para saber o que deverei seguir, para poder fazer aquilo que gostava de fazer.
Doutra forma ja tinha parado esta procura a uns 3 meses atras e nem metade do caminho ate descobrir este forum teria feito =)

Obrigado pelo teu testemunho.
Se nao fosse pedir muito, caso trabalhem nestas areas (em empresas como a Ingreme, pato...) se dissessem como era o vosso dia-a-dia, o caminho que fizeram até la chegarem, e aquilo que notam que realmente facilita o vosso trabalho (naquilo que acharem mais adequado, por exemplo: interpretação, tecnica, ideia...).

Obrigado, e desculpem este pequeno chato que por vossas terras anda.

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 2 de 3
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Seguinte
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens