Autor |
Mensagem |
< Noticias ~ Blender 3D - New version & new homepage :) |
muddymind |
Colocada: Dom Fev 18, 2007 11:01 pm |
|
|
Veterano
Registo: 08 Jul 2005
Local/Origem: Portimão / sao bras de alportel / Lisboa
|
|
Voltar acima |
|
rcas |
Colocada: Seg Fev 19, 2007 11:51 am |
|
|
Escravo do rato
Registo: 27 Jul 2005
Local/Origem: Quinta do Anjo
|
E já agora, Sculpt Modeling, já não à necessidade de usar o ZBrush .... |
_________________ Blender 3D all the way.
http://www.blender3d.org |
|
|
Voltar acima |
|
muddymind |
Colocada: Ter Fev 20, 2007 1:14 pm |
|
|
Veterano
|
|
Voltar acima |
|
romanus |
Colocada: Ter Fev 20, 2007 6:46 pm |
|
|
Veterano
Registo: 11 Mar 2005
|
Estou espantado com a evolução deste software... será que temos um serious contender?
Espero que sim, para ver se os software's de topo continuam a evoluir em vez de estagnar e ter upgrades ridiculos só para inglês ver!
cheers all |
_________________ Rui Romano
www.ingreme.com
www.ingreme.com/reel |
|
|
Voltar acima |
|
Sil3 |
Colocada: Ter Fev 20, 2007 8:15 pm |
|
|
Veterano
Registo: 13 Set 2005
|
Citação: E já agora, Sculpt Modeling, já não à necessidade de usar o ZBrush ....
Embora o sculpting do Blender seja bem porreirito, não acho que esteja ainda a par de um Zbrush.
O Zbrush permite fazer coisas que não acho que ainda sejam possiveis no Blender, tais como ter Bumps baked junto com os Displaces e Normal Maps, Mascaras, Paint tools, uma coisa que reparei na versão anterior e que não gostei muito foi o de ter de escolher um Brush para o Smooth, prefiro como os outros têm, combinação de teclas e temos um Add/Sub e Smooth tudo na mesma tool, possivelmente terá nesta nova versão mas ainda não a saquei pa testar.
Em todo o caso eu já sou um fan do Unwrap do Blender, agora só falta um UI mais simples de ler para quem vem de "fora". |
_________________ Sil3
(Lê-se Sile e não Sil + 3...vem dos meus tempos |33t do Unreal Tournament ) |
|
|
Voltar acima |
|
muddymind |
Colocada: Ter Fev 20, 2007 9:10 pm |
|
|
Veterano
|
Sil3 escreveu:
Embora o sculpting do Blender seja bem porreirito, não acho que esteja ainda a par de um Zbrush.
O Zbrush permite fazer coisas que não acho que ainda sejam possiveis no Blender, tais como ter Bumps baked junto com os Displaces e Normal Maps, Mascaras, Paint tools, ...
Não sei bem o q queres dizer com bumps baked mas o blender premite fazer bake de texturas... será isso? Estas texturas podem conter bumps, OC, etc...
(Ver aqui)
Mascaras realmente não tem... mas existe uma forma bastante simples de o fazer através de nodes
Paint tools tem... se reparares bem existe um modo de paint texture que ja tá bastante bom e que te permite pintar bumps, disp, etc...
(Ver aqui)
[] |
_________________ http://www.blender.org/ |
|
|
Voltar acima |
|
rcas |
Colocada: Qua Fev 21, 2007 12:40 am |
|
|
Escravo do rato
|
Citação: Estou espantado com a evolução deste software... será que temos um serious contender?
Espero que sim, para ver se os software's de topo continuam a evoluir em vez de estagnar e ter upgrades ridiculos só para inglês ver!
cheers all
Gostava era de ver empresas nacionais a apostar um pouco no Open Source, em especial no Blender 3D, isso sim é que era porreiro.
Não sei se percebeste a dica ...
-- Rui -- |
|
|
Voltar acima |
|
rcas |
Colocada: Qua Fev 21, 2007 12:44 am |
|
|
Escravo do rato
|
Já agora, quem estiver interessado podemos combinar e eu mostro um pouco como o Blender funciona e quais as maiores funcionalidades.
Desde que seja aqui para os lados de Lisboa...
-- Rui -- |
|
|
Voltar acima |
|
ene.xis |
Colocada: Qua Fev 21, 2007 9:41 am |
|
|
Escravo do rato
Registo: 05 Jul 2006
Local/Origem: Puorto
|
obrigadinhus rui!
|
|
|
|
Voltar acima |
|
Sil3 |
Colocada: Qua Fev 21, 2007 1:43 pm |
|
|
Veterano
Registo: 13 Set 2005
|
muddymind:
Obrigado pelos links, mas era o que eu esperava.
Quando disse Bake de Bumps em Normal Maps foi em relaçao a ter esculpido algo e meter ainda uma Bump Image em cima para ajudar a dar detalhe, tudo isto pode depois ser Baked num Normal Map no Zbrush.
Não me pareceu que se possa também extrair um Displacement Map de um Sculpting.
O Blender para já só faz Camera Normals, o que é preciso é Tangent Normals.
O Painting parece interessante no entanto só li por alto mas, até que ponto posso pintar com velocidade razoavel em cima de um Sculpt com 500 mil polygons?
Falando em Mesh density, ainda hoje testei o novo Blender e chegando aos 400 mil polys quando subdividi mais uma vez que deveria dar qq coisa como 1.6 milhões de polys o Blender ficou a "pensar" e a ir ao disco buscar memória, passados uns largos 15-20 min ou mais tive de o mandar abaixo em Ctrl+Alt+Del.
Continuo a achar um entrave no workflow eu ter de largar o current Brush para fazer um Smooth, pode não parecer muito mas ter as 3 opções (Add/Sub/Smooth) num único brush só como o Zbrush/Mudbox e Silo têm dá muito jeito.
Neste momento o Blender funciona assim:
Escolher um Brush (Draw por exemplo) e esculpir, se carregarmos em Shift ele passa a SUB, se carregarmos em CTRL ele continua em modo normal.
Era muito melhor workflow se o CTRL fosse usado para Smooth, teriamos assim 3 tools numa só. Press a Key em vez de andar a saltar de Brush em Brush.
Não descobri como mudo a forma do Brush, não falo de usar imagens no Brush, mas sim meter o Brush mais Flat ou mais Fino.
Existem shortcuts para mudar o Size e a Strenght do Brush sem ter de ir mexer nos Sliders?
É espantoso que o Blender exista como free tool tendo estas features, mas daí a dizer que já não há necessidade de se usar outros programas comerciais ainda vai muito. Eu uso o Blender para fazer UV Unwraps e tenho de ir ver bem a Topology tool, mas nunca o trocaria por um XSI/LW/Zbrush/Maya/Max etc. No entanto não quer dizer que não seja uma outra ferramenta a ter no arsenal para usar em casos especificos, especialmente sendo grátis |
_________________ Sil3
(Lê-se Sile e não Sil + 3...vem dos meus tempos |33t do Unreal Tournament ) |
|
|
Voltar acima |
|
muddymind |
Colocada: Qua Fev 21, 2007 2:10 pm |
|
|
Veterano
|
Sil3 escreveu: muddymind:
Quando disse Bake de Bumps em Normal Maps foi em relaçao a ter esculpido algo e meter ainda uma Bump Image em cima para ajudar a dar detalhe, tudo isto pode depois ser Baked num Normal Map no Zbrush.
Em relação a extrair um displacement não dá, mas dá pra extrair um normal (que a meu ver é melhor que o displacement pois o disp precisa de mta geometria...)
Ver aqui
Em relação às tangent normals já existe algum suporte embora não saiba bem a que nível pois não percebo muito dessa area...
Em relação às ferramentas podes smp postar essa sugestão algures no site do blender (so nao me lembro mt bem onde... sei que é +\- no mesmo sitio que o bug tracker...)
[] |
|
|
Voltar acima |
|
rcas |
Colocada: Qua Fev 21, 2007 4:37 pm |
|
|
Escravo do rato
|
Podes usar o Modifier Displace e adicionar um Displacement Map em cima do teu sculpt.
Tens já um script que te permite sacares o Normal Map do sculpt, não sei agora qual é mas posso ver.
Tens Tangent Normals, suportado nesta versão, logo consegues carregar o que fizeres em ZBrush no Blender e irá reagir como esperado.
Pintares num Sculpt com resolução elevada usas a ferramenta que esconde partes da geometria.
Em termos de Mesh Density, concordo, precisa de optimização e algo ao género do XSI.
Quanto ao workflow do Sculpt, não houve muito feedback e o programador implementou como achou melhor.
É submeter a ideia para ele melhorar.
Podes aumentar e reduzir a brush acho que com o CTRL + roda do rato, mas não tenho a certeza, sei que dá e é simples.
E quando dizia de não usar o ZBrush, era eu, quem estiver habituado ao ZBrush claro que vai sentir que é diferente, mas eu tambem nunca gostei muito do ZBrush ;P ...
-- Rui --
Citação:
O Painting parece interessante no entanto só li por alto mas, até que ponto posso pintar com velocidade razoavel em cima de um Sculpt com 500 mil polygons?
Falando em Mesh density, ainda hoje testei o novo Blender e chegando aos 400 mil polys quando subdividi mais uma vez que deveria dar qq coisa como 1.6 milhões de polys o Blender ficou a "pensar" e a ir ao disco buscar memória, passados uns largos 15-20 min ou mais tive de o mandar abaixo em Ctrl+Alt+Del.
Continuo a achar um entrave no workflow eu ter de largar o current Brush para fazer um Smooth, pode não parecer muito mas ter as 3 opções (Add/Sub/Smooth) num único brush só como o Zbrush/Mudbox e Silo têm dá muito jeito.
Neste momento o Blender funciona assim:
Escolher um Brush (Draw por exemplo) e esculpir, se carregarmos em Shift ele passa a SUB, se carregarmos em CTRL ele continua em modo normal.
Era muito melhor workflow se o CTRL fosse usado para Smooth, teriamos assim 3 tools numa só. Press a Key em vez de andar a saltar de Brush em Brush.
Não descobri como mudo a forma do Brush, não falo de usar imagens no Brush, mas sim meter o Brush mais Flat ou mais Fino.
Existem shortcuts para mudar o Size e a Strenght do Brush sem ter de ir mexer nos Sliders?
É espantoso que o Blender exista como free tool tendo estas features, mas daí a dizer que já não há necessidade de se usar outros programas comerciais ainda vai muito. Eu uso o Blender para fazer UV Unwraps e tenho de ir ver bem a Topology tool, mas nunca o trocaria por um XSI/LW/Zbrush/Maya/Max etc. No entanto não quer dizer que não seja uma outra ferramenta a ter no arsenal para usar em casos especificos, especialmente sendo grátis |
|
|
Voltar acima |
|
muddymind |
Colocada: Qua Fev 21, 2007 5:51 pm |
|
|
Veterano
|
rcas escreveu:
Tens já um script que te permite sacares o Normal Map do sculpt, não sei agora qual é mas posso ver.
Tá o link no meu post
[] |
|
|
Voltar acima |
|
mpalma |
Colocada: Qui Fev 22, 2007 8:14 pm |
|
|
Veterano
Registo: 11 Abr 2005
Local/Origem: Planeta Terra - V.R.S.A.
|
humm,blender ta mesmo a ficar no ponto do comercial.
esperemos que não,para que o ppl sem $ possa fazer algo em 3d sem ter que pagar,montes de $ por software.
e já agora que não tenho tempo pra ler tudo,as keys dos nodes,já existe meio para meter key´s nos nodes de compose ,e editar as keys mediante curvas?
fk bm
Marco Palma |
|
|
|
Voltar acima |
|
muddymind |
Colocada: Qui Fev 22, 2007 8:16 pm |
|
|
Veterano
|
mpalma escreveu:
e já agora que não tenho tempo pra ler tudo,as keys dos nodes,já existe meio para meter key´s nos nodes de compose ,e editar as keys mediante curvas?
inda não
[] |
|
|
Voltar acima |
|
mpalma |
Colocada: Qua Fev 28, 2007 3:21 pm |
|
|
Veterano
Registo: 11 Abr 2005
Local/Origem: Planeta Terra - V.R.S.A.
|
Iou,para quando uma versão sem o cubo ,que tem por defeito,é que ainda não percebi se é Blender manias ou é uma forma de tornar intuitivo o programa.
existem outros modos para tal,é que simplesmente não curto muito o ter objectos por defeito,no viewport.
é só uma ideia,fazer uma versão,sem tais tretas,e meter as opções em menus,que um gajo ou sabe os atalhos de teclas ou anda perdido procurando as funcoes do programa.
fkm n1ma boa
Marco Palma |
|
|
|
Voltar acima |
|
muddymind |
Colocada: Qua Fev 28, 2007 3:27 pm |
|
|
Veterano
|
mpalma escreveu: Iou,para quando uma versão sem o cubo ,que tem por defeito,é que ainda não percebi se é Blender manias ou é uma forma de tornar intuitivo o programa.
existem outros modos para tal,é que simplesmente não curto muito o ter objectos por defeito,no viewport.
Pra isso há uma forma mt simples de resolver... Abres o programa->apagas tu o q tiver na scene (carrega em a para seleccionar tudo e carrega em x)-> vais ao menu file->save default settings... Isto vai salvar o estado actual do programa (inclusive como tens a viewports, objectos, linguagem, tema, etc)... semp que abrires o prog ele vai abrir esse ficheiro default
[] |
|
|
Voltar acima |
|
|