|
Autor |
Mensagem |
< 3D Studio Max ~ Em k formato devo guardar o documento? |
VirtualFM |
Colocada: Qui Fev 01, 2007 11:37 pm |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 28 Jan 2005
|
unxetas escreveu: Nunca trabalhei com png's, mas uma coisa que o virtualfm disse e que me preocuparia (principalmente em composicao..) seria o tempo de compressao/descompressao da imagem, e o recurso ao cpu para o fazer.. No meu trabalho o espaco em disco nao eh um problema, o tempo de processamento sim..
(...)
nao ha um tipo de ficheiro universal que seja melhor que os outros, desde que se conheca minimanente as vantagens e desvantagens de cada um, escolhe-se bem o ideal
Pois, no meu caso o espaço é um aspecto importante. Atenção que este "tempo de compressão" de que falo mede-se em milisegundos. Nota-se essencialmente quando se grava e especialmente em sequências grandes, como é lógico.
E depois é como tudo: se bem que seja certo que o PNG demore mais tempo a comprimir, tb é muito mais rápido a ler, pois é mais rápido ler uma imagem de 4Mb que uma de 60Mb! É que quando está uma dúzia de pessoas a aceder ao servidor, o trasnporte de sequências de imagens a 60Mb cada uma é coisa que se "sente" a arrastar, logo, perde-se num lado e ganha-se no outro. Neste caso, ate´acho difícil de contabilizar, e espera por espera, prefiro o tempo de CPU, que esse continua a diminuir graças aos avanços da tecnologia (para vossa informação, eu lembro-me de ver JPEGs "a abrir" que se viam a desenhar no ecrã enquanto eram descomprimiidos... Isto em imagens de 320x240!)
Quanto à tua última frase, concordo completamente! |
_________________ Fernando Martins
www.isisds.com
_____
/- /|/| 3D Animation and Special Effects |
|
|
Voltar acima |
|
VirtualFM |
Colocada: Qui Fev 01, 2007 11:43 pm |
|
|
Já faz sozinho
|
flash escreveu: unxetas: Pode não haver um ficheiro absolutamente melhor para todos os casos, mas se trabalhar em 32 bits por canal, o OpenEXR está bastante à frente, já que alem de ter compressão lossless (compressão perde pouco)
HAHA! Isso era uma piada relacionada com a discussão da tradução dos termos, não era?! Se era, foi mesmo muito boa, pois prova como a tradução pode levar a enganos brutais.
Se não era, então que fique bem claro para quem ainda tiver dúvidas, que "lossless" quer dizer "sem perca de qualidade", ou melhor, "que não se perde nada".
http://en.wikipedia.org/wiki/Lossless_data_compression
http://pt.wikipedia.org/wiki/Compressão_sem_perda_de_dados |
_________________ Fernando Martins
www.isisds.com
_____
/- /|/| 3D Animation and Special Effects |
|
|
Voltar acima |
|
cc |
Colocada: Qui Fev 01, 2007 11:55 pm |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 09 Mar 2005
Local/Origem: lisboa
|
unxetas escreveu: ja trabalhei muitas vezes com jpgs, e de facto numa televisao eh muito dificil ver diferencas. A resolucao da televisao eh simplesmente terrivel, da para disfarcar todo o tipo de erros..
Nunca trabalhei com png's, mas uma coisa que o virtualfm disse e que me preocuparia (principalmente em composicao..) seria o tempo de compressao/descompressao da imagem, e o recurso ao cpu para o fazer.. No meu trabalho o espaco em disco nao eh um problema, o tempo de processamento sim.. Ha pouco tempo comecamos a trabalhar em floating point (EXR's), o tamanho de cada ficheiro eh gigante Tenho mais que um shot em que os varios elementos ocupam mais de 1TB.
Cada macaco a seu galho, nao ha um tipo de ficheiro universal que seja melhor que os outros, desde que se conheca minimanente as vantagens e desvantagens de cada um, escolhe-se bem o ideal
para sequência de filme usava targa (pelo alpha) mas o EXR passa á frente em tudo... menos no tamanho, nos testes que fiz conseguia poupar alguma coisa no EXR em relação ao TGA |
|
|
|
Voltar acima |
|
flash |
Colocada: Sex Fev 02, 2007 6:35 am |
|
|
Site Admin
|
VirtualFM: hhee.. sim foi uma piada por causa da outra thread , por acaso contive me em fazer traduções do genero noutras alturas mas achei que esta ficava bem. |
|
|
|
Voltar acima |
|
|
Todos os tempos são GMT
|
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum You cannot attach files in this forum You cannot download files in this forum |
© 2005 + 2021 | Dimensao3.com - All rights reserved