|
Autor |
Mensagem |
|
Sil3 |
Colocada: Qua Jan 17, 2007 3:54 pm |
|
|
Veterano
Registo: 13 Set 2005
|
Oi oi oi
Já há muitas luas que não "postava" algo meu, por razões que...não interessam pa nada
Adiante....
Isto é algo que comecei a fazer para me "habituar" melhor ao Mudbox, a Base Mesh foi feita em XSI a partir da Low Poly Face que vem com ele por isso para os "puristas"...não, não foi tudo feito de raiz por mim.... apenas peguei na face default que vem com o XSI e retirei e adicionei loops ate ter algo que gostasse.
Pq ter pegado na Face do XSI? pq já vem com uns loops porreiros nos sitios certos e não me estava a apetecer re-inventar a roda, cada vez mais acho que Modelar ala ZB ou Mudbox é que é modelar, isto de se andar a contruir modelos em wireframe é muito técnico e pode quebrar muito rápidamente um wokrflow, uma ideia etc etc, se for preciso uma mesh limpinha depois para animar, re-topologise e pronto
Não faço a minima ideia do que vai sair nem de quando estará terminado, até pq isto já foi feito a semana passada, com a Base Mesh a já ter alguns meses em cima.
Será algo que pego nele quando sinto que devo pegar, não tenho nada definido e até posso mudar muita coisa pelo meio, digamos que será um projecto para ir mexendo em alturas que me sinta mais "Zen"
Vou postando aqui o que for saindo e agradecia comentários sejam eles quais forem |
Editado pela última vez por Sil3 em Qua Jan 17, 2007 9:50 pm, num total de 1 vez |
|
|
Voltar acima |
|
ultra |
Colocada: Qua Jan 17, 2007 4:13 pm |
|
|
Primeiros passos
Registo: 28 Jan 2005
|
Curti bastante, mas era engraçado manteres em toda o modelo o mesmo detalhe que deste na zona dos lábios e nariz
Abraço e ate já! |
_________________ TETRA CAMPEÃO! |
|
|
Voltar acima |
|
Ben Martin |
Colocada: Qua Jan 17, 2007 4:37 pm |
|
|
Primeiros passos
Registo: 28 Jun 2005
|
Alô,
É!
Pois!
Concordo com o Ultra.
Manter o nivel de detalhe é capaz de ser importante mas sei que ainda estás a "trabucar nisto" logo tudo é possivel.
De qualquer forma, há uma questão... o muito detalhe nem sempre é o melhor. Acho que estamos a viver uma nova época no 3D... a época da "experimentação" dos biliões de polys.
Nhaaa, detalhe sim... mas só onde faz mesmo falta e não exagerar a não ser que seja mesmo para estilizar!
Resultado... grande parte do que vejo sair do ZB é tudo bustos de idosos cheios de rugas ou cicatrizes ou escamas ou ET's ou... bla... bla... bla...
Anyway... grande software.
A minha classe (cá em Leiria) tb está a mexer nessa "soda" e é de facto uma grande tool que (como diz a publicidade) te liberta para criares!
Keep it rolling!
Take care, |
_________________ Ben Martin
--------------------------------------------------------
IT IS BETTER TO KEEP YOUR MOUTH CLOSED
AND LET PEOPLE THINK YOU ARE A FOOL
THAN TO OPEN IT AND REMOVE ALL DOUBT! |
|
|
Voltar acima |
|
Sil3 |
Colocada: Qua Jan 17, 2007 9:24 pm |
|
|
Veterano
|
Depois de ter postado isto, fiquei a olhar a olhar e resolvi abrir o Mudbox de novo hehehe, tou neste momento a fazer uma pausa....
Ultra:
Manter o detalhe nem sempre é facil por várias razões...Nem sempre é necessário a mesma quantidade de detalhe no objecto inteiro, senão corre o sério risco de se tornar a sua leitura confusa, se bem que eu perco-me muito a dar detalhes, aliás acabo de vir de uma "sessão" de várias horas de enfiada só a detalhar rugas... e só de um lado da cara sem Simetria ligada, de modo a que o modelo fique mais natural possivel.
Ben:
Tens razão que a maioria dos modelos feitos em Zbrush ou Mudbox são personagens velhinhos enrugados e aliens, mas isso é fácil de perceber o pq...
1º Pq é disso que as pessoas gostam de fazer.
2º Pq rugas etc podem quando bem feitas dão muita personalidade a um Character.
3ª Pq anos a fio a querer-se modelar organicamente com polygonos e a ser extremamente dificil e quase impossivel de conseguir o detalhe só com geometria com o normal de modelar em 3D deixaram ficar mossa...
A facilidade com que o ZB ou o Mudbox nos deixam trabalhar sem nos preocuparmos em mesh flow é de facto espantosa, é deste tipo de trabalho que os Escultores de Sci-Fi/Figurines/Movies etc fazem, e cada vez há mais a virarem-se para o digital, graças a tools como o ZB e o Mudbox. Um exemplo disso é o mestre Rick Baker e o FANTÁSTICO escultor brasileiro Alexandre Oliveira http://www.alexoliver.art.br ou Alex Oliver como é mais conhecido.
Com o amadurecimento de conhecimento e dos próprios users destes programas (e a vinda de mais artistas tradicionais) cada vez mais irás passar a ver outro tipo de trabalhos, é certinho como o destino, aliás, basta ver desde que o ZB apareceu a qualidade de creature/figure modeling cresceu imensoravelmente e já se começa a ver artistas a fazerem trabalhos mais Clássicos em ZB e Mudbox do que só monstros e velhinhos etc.
Anyway... aqui vai o que tive a fazer hoje em relação a isto, talvez esteja a estragar, talvez não...eu pelo menos estive muito divertido ehehehe, se bem que se torna um pouco cansativo andar ali a dar detalhes, mas como sempre fui um gajo picuinhas
Hoje dúvido que lhe volte a pegar, mas quiçá |
|
|
|
Voltar acima |
|
toiga |
Colocada: Qui Jan 18, 2007 12:02 pm |
|
|
Registo: 15 Fev 2006
|
Boas,
na minha opinião, acho que só falta um pouco de detalhe no topo da cabeça mas com uma textura vais lá.
Como é um exercício de modelação, acho que ainda te falta quebrar a pele.
De resto, tá um espectáculo... parabéns. |
|
|
|
Voltar acima |
|
muddymind |
Colocada: Qui Jan 18, 2007 12:02 pm |
|
|
Veterano
Registo: 08 Jul 2005
Local/Origem: Portimão / sao bras de alportel / Lisboa
|
Tá a ficar brutal A única coisa que me pareceu estranha é que na última imagem que postast um dos lados da cara tem muito mais detalhe que o outro tirando isso ta fantastico...
[] |
_________________ http://www.blender.org/ |
|
|
Voltar acima |
|
Sil3 |
Colocada: Qui Jan 18, 2007 6:20 pm |
|
|
Veterano
|
[quote="toiga"]Boas,
na minha opinião, acho que só falta um pouco de detalhe no topo da cabeça mas com uma textura vais lá.
Como é um exercício de modelação, acho que ainda te falta quebrar a pele.
De resto, tá um espectáculo... parabéns
[/quote]
Ainda não sei bem o que irei fazer nessa zona, nem na parte detrás, por isso ontem só andei a dar um pouco mais de forma.
A textura de pele só irei dar no fim quando tiver tudo pronto, e possivelmente ira ser em textura, para se conseguir ter detalhe suficiente para criar textura de pele é necessário varios milhões de polys
Obrigado pela foto de referência, much apreciated
[quote="muddymind"]Tá a ficar brutal A única coisa que me pareceu estranha é que na última imagem que postast um dos lados da cara tem muito mais detalhe que o outro tirando isso ta fantastico...
[][/quote]
Sim e está assim mas eu expliquei o pq, desligeui a simetria e concentrei-me só ainda num dos lados da cara, isto assim obriga-me a fazer o mesmo do outro lado sem que haja simetria a "estragar" e dá um ar mais natural.
Obrigado a ambos pelos comentarios
ps: há qq coisa de errado com os Quotes...tou a usar o Opera 9.1 será disso? |
|
|
|
Voltar acima |
|
yen3D |
Colocada: Qui Jan 18, 2007 6:53 pm |
|
|
Veterano
Registo: 02 Ago 2005
Local/Origem: London, Marinha Grande
|
Eu gosto dos as duas imagens. Gosto dos dois bonecos mas de maneira diferente.
Acho que com as alterações criaste dois personagens distintos.
O primeiro é como que um ser mais sábio enquanto que o segundo é um guerreiro.
Talvez te tenhas perdido um pouco nas rugas e na historia de dar detalhe... dunnno.
Quanto a ter muito detalhe num sitio e no outro não ( o caso da primeira cabeça), não penso que seja uma coisa má.
O detalhe concentrado num sitio pode servir para chamar a atenção para esse local.
E depois é a tal coisa... se super-detalheres tudo acabas com uma sopa que não se percebe nada.
Está a ir muito bem... força nisso.
Agora lanço um desafio: Mete um rig nisso e anima
||yen3d|| |
_________________ www.yen3d.animationblogspot.com |
|
|
Voltar acima |
|
VirtualFM |
Colocada: Qui Jan 18, 2007 10:21 pm |
|
|
Já faz sozinho
|
muddymind escreveu: Tá a ficar brutal A única coisa que me pareceu estranha é que na última imagem que postast um dos lados da cara tem muito mais detalhe que o outro
Mas vocês lêem o que o rapaz escreveu?! Ele acabou de dizer que estava a modelar só de um lado SEM SIMETRIA e que o fez propositadamente de forma a que não ficasse igual dos dois lados e ser mais natural!
Bom, eu acho que está óptimo. Não concordo com quem se lança a criticar o detalhe que devia ter atrás ou que devia ter o mesmo detalhe em todo o lado.
Porquê?! Porque:
a) O nome da "thread" contêm "W.I.P.". Ora, para quem não sabe - pelos vistos poucos o sabem - "WIP" quer dizer "Work In Progress", que para quem não sabe Ingês ou não gosta de utilizar termos em Inglês no seu trabalho do dia-a-dia (ver outra "thread" neste mesmo forum) isto quer dizer "Trabalho Em Progresso". (mas acreditem que se ele escrevesse "T.E.P" é que ninguém percebia mesmo!) (claro que podia lançar uma nova moda!)
b) Já a prever a possibilidade de haver quem não entendesse que isto era um trabalho em andamento, ele escreve, e cito, "Não faço a minima ideia do que vai sair nem de quando estará terminado", o que quer dizer que ele aidna está a trabalhar nisto e nem sabe bem ainda em que direcção seguir!
c) Quer saiba ou não, uma das coisas que pode fazer é encher-lhe a cabeça de cabelo.. ou escamas, ou picos, ou uma carapaça, ou simplesmente aproveitar a parte da cara e acoplá-la numa outra coisa: numa parede, num monumento, numa planta "munta maluca", num cogumelo, numa cabeça de pénis... Ei, não olhem para mim dessa forma! Se sai uma cabeça-mutante disforme de uma barriga no "Total Recall", que é o líder da revolução Marciana, porque não há-de haver um filme erótico-espiritual com um espírito-do-pénis-mutante falante?!". Portanto, ele não tem nada que meter o mesmo detalhe em todo o lado, tudo depende de para onde a imaginação lhe puxar
Concordo com o Yen3D. raealmente dá um ar diferente ao personagem.
Sil3 escreveu: ps: há qq coisa de errado com os Quotes...tou a usar o Opera 9.1 será disso?
Quanto às quotes no Opera, estão a trabalhar bem, como podes ver. às vezes aparecem uns parentes rectos a mais que tens de apagar. |
_________________ Fernando Martins
www.isisds.com
_____
/- /|/| 3D Animation and Special Effects |
|
|
Voltar acima |
|
muddymind |
Colocada: Qui Jan 18, 2007 10:29 pm |
|
|
Veterano
Registo: 08 Jul 2005
Local/Origem: Portimão / sao bras de alportel / Lisboa
|
VirtualFM escreveu: muddymind escreveu: Tá a ficar brutal A única coisa que me pareceu estranha é que na última imagem que postast um dos lados da cara tem muito mais detalhe que o outro
Mas vocês lêem o que o rapaz escreveu?! Ele acabou de dizer que estava a modelar só de um lado SEM SIMETRIA e que o fez propositadamente de forma a que não ficasse igual dos dois lados e ser mais natural!
Bom, eu acho que está óptimo. Não concordo com quem se lança a criticar o detalhe que devia ter atrás ou que devia ter o mesmo detalhe em todo o lado.
Porquê?! Porque:
a) O nome da "thread" contêm "W.I.P.". Ora, para quem não sabe - pelos vistos poucos o sabem - "WIP" quer dizer "Work In Progress", que para quem não sabe Ingês ou não gosta de utilizar termos em Inglês no seu trabalho do dia-a-dia (ver outra "thread" neste mesmo forum) isto quer dizer "Trabalho Em Progresso". (mas acreditem que se ele escrevesse "T.E.P" é que ninguém percebia mesmo!) (claro que podia lançar uma nova moda!)
b) Já a prever a possibilidade de haver quem não entendesse que isto era um trabalho em andamento, ele escreve, e cito, " Não faço a minima ideia do que vai sair nem de quando estará terminado", o que quer dizer que ele aidna está a trabalhar nisto e nem sabe bem ainda em que direcção seguir!
c) Quer saiba ou não, uma das coisas que pode fazer é encher-lhe a cabeça de cabelo.. ou escamas, ou picos, ou uma carapaça, ou simplesmente aproveitar a parte da cara e acoplá-la numa outra coisa: numa parede, num monumento, numa planta "munta maluca", num cogumelo, numa cabeça de pénis... Ei, não olhem para mim dessa forma! Se sai uma cabeça-mutante disforme de uma barriga no "Total Recall", que é o líder da revolução Marciana, porque não há-de haver um filme erótico-espiritual com um espírito-do-pénis-mutante falante?!". Portanto, ele não tem nada que meter o mesmo detalhe em todo o lado, tudo depende de para onde a imaginação lhe puxar
Epa... eu nao tava a criticar... apenas a comentar... por acaso tinha lido que ele tinha desactivado a simetria mas eu tinha pensado q ele ja tinha feito ambos os lados (é claro que não descartei a hipótese de ele ainda estar a fazer o outro lado)... Peace Eu já mais criticaria um trab do sil3 sem ter bem a certeza do que estaria a dizer pois considero-o de longe muito melhor que eu na matéria (i'm just a newbie)
[] |
_________________ http://www.blender.org/ |
|
|
Voltar acima |
|
ultra |
Colocada: Qui Jan 18, 2007 10:34 pm |
|
|
Primeiros passos
|
Ah ah esse desafio de o rigar e animar é excelente
Gostava de o ver com os olhos nem que fosse 2 esferas só para dar a ilusão.
A pele no pescoço ta muito bem simulada conseguiste manter o "traço" que destingue os novatos dos mais experientes.
Perspectivo muitas coisas boas para ti e o mudbox , agora é preciso não parar.
Abraço e até já!
PS: virtualfm deves ter acordado do lado errado da cama e apeteceu-te desancar em alguém.
Quanto ao manter o detalhe (*DETALHE diferente de UNIFORMIDADE) era simplesmente uma ideia, e muitas ideias surgem quando o trabalho está em progresso e se ele postou aqui é porque quer ideias e opiniões, não concordas estás no teu direito mas não percebo porque ficaste tão irritado.
Assim como eu não concordo, que não se vai manter o detalhe só porque vai ficar confuso(fica confuso se for mal feito). Isso para mim é tanga e basta ver pela net centenas de exemplos de modelos super detalhados e que funcionam 5 estrelas, e ver quem os fez e onde trabalham! |
Editado pela última vez por ultra em Sex Jan 19, 2007 12:34 pm, num total de 2 vezes _________________ TETRA CAMPEÃO! |
|
|
Voltar acima |
|
ricardo_sousa11 |
Colocada: Qui Jan 18, 2007 10:49 pm |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 19 Jul 2006
|
sincerament eu n sei como e que conseguem modelar assim...fica tao perfeitinho..eu quando levo 1 modelo para o Zb fica cheio de quadrados..:S quanto ao modelo 5* mesmo =) so 1 texturazinha de pele e ta perfeito |
Voltar acima |
|
werlin |
Colocada: Sex Jan 19, 2007 8:28 am |
|
|
Primeiros passos
Registo: 10 Set 2005
|
long time no post...
ta mesmo bruto!!
pr acaso no outro dia tive a ver os videos da sigraph com a apresentação do facemodelerXSI e achei bastante bacano mas nao fazia ideia k se modelava tao bem com isso... pensava k o improvement era so nas expressoes faciais, derivadas ou não de mocap. mas tb como nao conhecia ainda o xsi nao fazia minima ideia... deste-m vontade de experimentar o xsi! pa fazer uns orgânicos á maneira... diz m so uma coisa, consegue-se moldar tao bem o resto do corpo como a cara?
ontopic, da fig dt pra esq, agora depende a idade que queres dar ao alien. mas teem as duas consistencia suficiente pra se perceber que ainda é a mesma raça. |
|
|
|
Voltar acima |
|
Sil3 |
Colocada: Sex Jan 19, 2007 4:41 pm |
|
|
Veterano
|
yen3D:
Tens razão, alterei tanta coisa que acabei por fugir da fisionomia que tinha originalmente, embora não desgoste de por onde me está a levar, e embora eu tenha dito no inicio que não sabia ainda o que iria dali sair, também me apetece para já estar a alterar de forma radical a fisionomia. Fico no entanto com um esboço do que poderá um dia ser outro Character
Em relação a Rigar e Animar, é uma ideia, desde que não abra a boca hehehe, é que não fiz o interior da boca, a geometria morre pouco depois dos lábios, se lhe abrir a boca fica uma vazio
VirtualFM:
Rotflol...o T.E.P. foi bem esgalhado, fica anotado que o meu próximo W.I.P. vai usar a construção de frase em português, obrigado pela ideia
muddymind:
Estás à vontade para criticar, aliás é para isso que eu posto aqui, o teres ou não teres a mesma experiência não conta rigorosamente para nada em relação a dizeres o que achas de determinado trabalho, se gostas diz que gostas senão não gostas não gostas, mas mais importante que isso, é dizer-se o porquê de se gostar ou não.
É-me muito mais útil uma critica sincera e pessoal do que só me dizerem: Tá Brutal....
Embora saiba bem ao Ego como é evidente, mas na realidade não me ajuda em nada a evoluir, e é isso que pretendo com as criticas de qq pessoa, até pq muitas vezes estamos tantas horas a mexer no mesmo que já não conseguimos ver o que tá bem ou mal ou o que poderia estar melhor, um par de olhos de quem está de fora faz muita diferença com as suas criticas...se soubesses os "sustos" que apanho quando olho para as minhas coisas no dia seguinte depois de ter descansado a vista da saturação de ver sempre o mesmo
ultra:
Os olhos... ok fica para uma próxima, tá anotado
Em relação às rugas, agradeço o teu comentário mas acho exactamente o oposto de ti, acho que me perdi bastante e ficou com um look de mais que novato
ricardo_sousa11:
O maior truque e o que ainda ando a aprender hehehe... é começares a dar as formas Básicas nos niveis mais baixos de Subdvivisão, começar com a noção de estrutura ossea primeiro depois as massas musculares/gordura etc. Claro que isto é tudo muito bonito de dizer, mas não é facil de fazer ou pensar no inicio, é questão de se manter alguma disciplina e ir por fases. Eu sou suspeito pq eu de momento ainda não sigo bem este tipo de raciocinio, ando muito para trás e para a frente com nos niveis de Subdivisão, mas tenho-me esforçado para manter um workflow constante igual qo que te falei... embora neste projecto esteja a fazer tudo exactamente ao contrario e nota-se que ando para cá e para lá, mas, estou a usar isto como forma de estudo
werlin:
Está a confundir várias coisas.
1º: Não existe nenhum FaceModeler XSI, existe sim é o Face Robot que é um software para ajudar a fazer Rigs de Caras e anima-las, não se cria geometria nenhuma nesse software.
2º: Só fiz (ou melhor alterei) uma Mesh já existente no XSI para me dar um ponto de partida, depois disso, importei essa mesma Mesh para outro Software próprio para Digital Sculpting, o Mudbox que é do genero do Zbrush. É lá que tenho estado a dar os detalhes que tenho estado a postar aqui.
3º: Sim podes tão bem esculpir Corpos como Caras, até podes usar este tipo de Softwares para adicionar detalhes a coisas inorganicas, como Muros, Armaduras, Pneus etc etc
Em relação à tua observação, eu não tenho realmente nada definido do que queria fazer, embora me vá fixar mais no que concebi inicialmente, a mudança de fisionomia tão radical foi fruto de "ao calhas", e só me apercebi depois de ter acabdo a sessão, infelizmente e pq tenho uma maquina modesta só com 1Gb de Ram para poder dar detalhe em maiores niveis de Subdivisão, preciso de esconder partes da Mesh, perdendo assim um pouco a noção que às vezes posso estar a alterar muito a fisionomia, que foi o que aconteceu, mais uma razão para se ter bem estabelecido de inicio o que se vai fazer e por fases para não acontecerem coisas destas, sempre a aprender hehehe [/b]
Vamos então ao que interessa
Em primeiro lugar aqui vai um lindo Print Screen do que é a lindissima Face Man Mesh original do XSI de onde eu começei e alterei para a também não menos engraçadita Mesh que mandei para o Mudbox.
Como podem ver, já tem os Loops nos sitios e achei-a uma óptima Base para começar em vez de fazer de raiz, e embora possam estar a perguntar-se:
- "Ahhhh mas atão e pq não fizeste uma coisita daquelas de raiz tua?"
Simples...pq não me apeteceu
Mas realmente o que interessa sem mais distrações :
Como podem reparar (ou talvez não) tentei voltar ao que tinha inicialmente, pois tinha gostado da fisionomia inicial e era nessa que queria para já acabar, embora não desgoste do que me saiu anteriormente, mas como já referi, vai ficar para um segundo Character, para já vou-me focar em "acabar" este. Igual igual ao que tinha inicialmente não vai ficar, mas pelo menos parece-me que se nota ser o mesmo Character e não um completamente diferente...digo eu, digam-me vocês o que vos parece, fico à espera
Um muito obrigado a todos os que tem tado a perder o vosso tempo a ver isto e a criticar, muito agradecido |
|
|
|
Voltar acima |
|
AngelStudio |
Colocada: Sex Jan 19, 2007 9:13 pm |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 08 Abr 2005
Local/Origem: Porto
|
eu cá gostei do primeiro com disse o Yen3D com as modificaçoes acabast por nos mostrar um personagem diferente....gostei do 1º |
_________________ " EU QUERO SER ILUMINADO......."
BIBA , BIBA OS ILUMINADOS... |
|
|
Voltar acima |
|
ricardo_sousa11 |
Colocada: Sex Jan 19, 2007 9:15 pm |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 19 Jul 2006
|
n gosto...ta fuleiro
HAHA Lol f*odasse ta mesmo 5* mt perfeitinho mt fixe...dos melhores projectos que ja vi =) quero ver e isso texturado e prontinho vai ficar mesmo 10/5 :p vai rebentar a escala =) |
Voltar acima |
|
ultra |
Colocada: Sáb Jan 20, 2007 1:43 pm |
|
|
Primeiros passos
|
Tou a gostar bastante, o buraco nos olhos faz com q perca alguma vida, e antes q alguem mal disposto se ponha a disparatar, eu sei perfeitamente que os pretendes por, mas n custa nada entretanto pores la duas esferas so para compor melhor os screenshots, e nós termos uma melhor percepção da propria cabeça. |
_________________ TETRA CAMPEÃO! |
|
|
Voltar acima |
|
|
Todos os tempos são GMT
|
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum You cannot attach files in this forum You can download files in this forum |
© 2005 + 2021 | Dimensao3.com - All rights reserved