Autor |
Mensagem |
|
Ben Martin |
Colocada: Qui Jan 25, 2007 10:55 am |
|
|
Primeiros passos
Registo: 28 Jun 2005
|
Não vou postar nade de especial porque não tenho nada de concreto para dizer nesta fase tirando o está cool e porque acho que há coisas que passam mesmo por opiniões pessoais e nada mais, nem técnica nem mais nada!
Pessoalmente acho que há mts renders que o pessoal acham maus
que para mim até estão bons, outros há que recebem imensas aclamações e que no entanto para mim não estao nada por ai além, por isso quando se trata de render sem ser integrado em enviornents é tudo subjectivo, só posso comentar quando me mostram um produto acabado e composited com um background porque normalmente é sempre o background (back-stage) que dita a iluminção final, ou seja:
Se estás no deserto a iluminação e o render será uma coisa mas se estás numa cidade chuvosa então o render terá outro aspecto... bom isto todos entendemos e é por isso que não comento renders sem enquadramentos finais! (ponto final neste aspecto).
Em relação à textura só tu é que sabes se está bem ou não.
Se te sentes satisfeito então está bom, se não então altera até estares satisfeito
Agora queres uma opinião? (a minha opinião de como é que faria?)
ok
Mantendo a tua ideia base tentava manchas alaranjadas (tipo pigmentacão) com tamanho razoável mas com uma boa area de blend entre manchas e entre essas manchas (ou no border delas) colocava uma pigmentação tb alaranjada mixed com pontos verdes escuros e ia dormir depois de passar uma noita a trabucar nisso!
Wow, para quem não tinha muito para dizer até que teclei imenso... ok! End. |
_________________ Ben Martin
--------------------------------------------------------
IT IS BETTER TO KEEP YOUR MOUTH CLOSED
AND LET PEOPLE THINK YOU ARE A FOOL
THAN TO OPEN IT AND REMOVE ALL DOUBT! |
|
|
Voltar acima |
|
VirtualFM |
Colocada: Qui Jan 25, 2007 4:04 pm |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 28 Jan 2005
|
Muito bem, Sil3, estás a trabalhar bem! Especialmente por colocares os passos todos e fazeres esses esquemas de forma a que o pessoal fique inteirado não só sobre os termos técnicos mas também sobre a metodologia utilizada.
Quanto à texturização, não gosto!
Acho a modelação 5*, sim senhor, a iluminação tb está boa (tendo em conta que não está num ambiente definido, como muito bem diz o Ben Martin), mas a texturização em si não tá nada como eu tinha imaginado. Claro que é uma questão de gostos, eu é que não tinha imaginado este gajo como mais um mix de Monstro da Lagoa do Pântano com Enemy Mine, mas tu estás no teu direito, como é evidente! |
_________________ Fernando Martins
www.isisds.com
_____
/- /|/| 3D Animation and Special Effects |
|
|
Voltar acima |
|
Sil3 |
Colocada: Sáb Jan 27, 2007 6:13 pm |
|
|
Veterano
Registo: 13 Set 2005
|
Eu o que realmente queria era uma mistura de reptil com algo viscoso, não saiu nem uma coisa nem outra rotflol
Obrigado FM por me relembrares do nome do filme Enemy Mine, andei durante tempos à procura disso e não me conseguia lembrar do nome, mas é engraçado que quando acabei a parte de sculpting, veio-me logo esse character à memória, embora só tenha visto esse filme uma vez e há mais de uma decada atrás.
Entretanto encontro-me no processo de alterar certas coisas para me facilitar o trabalho de texturing...é que eu quando comecei isto nunca tinha pensado dar-lhe este fim, era para ser um estudo de Sculpting e nada mais que isso, aliás...basta reparar pelo Uv que fiz...quem no seu perfeito juizo iria fazer um Uv com o Pescoço em cima e a Cabeça em baixo...não bastando o facto de serem "ilhas" separadas"... a própria disposição das mesmas retira loqo qq tipo de leitura na altura de pintar no Photoshop do que se estivessem numa ordem mais lógica de Cabeça em cima e Pescoço em baixo.
Refiz o Uv e é agora uma peça única, usei o Blender para tal e fiquei muito mas mesmo muito surpreso com a qualidade e rapidez de Unwrap do Blender...é genial mesmo, melhor que o Modo na minha opinião e francamente mais rápido que o Wings3d onde eu regra geral fazia os Unwraps. Depois usei o Modo só para dar pequenos retoques no Uv mas nada significativo.
Uma das coisas que reparei anteriormente é que tinha perdido algum detalhe de rugas tanto no Normal Map como no Cavity Map, parecia que estavam muito mais suaves do que o Modelo real, era um dos settings do ZMapper que estava demasiado alto (RaycastMax algo assim). Depois explico com mais detalhe o que este setting faz.
Bem tanto paleio hoje e não mostro nada... mas não tenho nada de relevante para mostrar e dúvido que olharem para um novo Uv Unwrap seja algo interessante
Intés |
_________________ Sil3
(Lê-se Sile e não Sil + 3...vem dos meus tempos |33t do Unreal Tournament ) |
|
|
Voltar acima |
|
VirtualFM |
Colocada: Seg Jan 29, 2007 12:34 am |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 28 Jan 2005
|
Viva!
Gostei mt de ler o teu making of, especialmente porque mostras que usas vário programas para obter o resultado pretendido.
Eu ando sempre às turras com algumas pessoas por causa delas insistirem em usar apenas um programa para tudo, porque dizem que "se dá para fazer tudo, porque não se há-de fazer tudo nele?!". Eu continuo a defender que se deve usar o melhor de cada programa e o que fizeste é a prova de que o modo de funcionamento das ferramentas é muito importante para aprimorar o nosso workflow e poupar-nos imenso tempo, pois em vez de andares a bater com a cabeça nas paredes para desdobrar o UV no XSI O facto de teres ido ao Blender e depois ao modo para fazer o que querias... sei lá, provavelmente poupu-te algumas horas de frustração! É que mesmo estando a usar a bomba do XSI, este tb tem as suas limitações! Acho que é uma óptima atitude.
Outro exemplo: o Fusion/AfterFX podem ser uns grandes programas, mas se quiser construir um AVI a partir de uma sequência uso o VirtualDub, que é de borla mas é umas 10 vezes mais rápido a fazer isso! |
_________________ Fernando Martins
www.isisds.com
_____
/- /|/| 3D Animation and Special Effects |
|
|
Voltar acima |
|
Sil3 |
Colocada: Qua Jan 31, 2007 7:51 pm |
|
|
Veterano
|
Como isto é uma coisa minha e não estou sujeito a pressões de quem me paga ordenado, uso o que quero e bem me apetece por achar que realmente como tu disseste e bem, para quê perder horas a bater com a cabeça nas paredes se em 2 minutos outro programa faz melhor?
Claro que isto nem sempre é possivel em produção, algumas vezes por uma questão de pipeline outras por a empresa não ter os outros softwares e umas outras por casmurrice de quem manda.
Eu posso neste caso explicar o porquê não ter feito tudo no XSi:
- o XSi não tem Unwrap UV´s. Poderia ter feito muitas projecções planares e depois fazer stich de tudo, mas além de perder horas nisso, a distorção seria sempre um factor enorme nesses Uv's.
- o Modo tem Unwrap mas dá muitas gralhas em sitios como Olhos e Bocas, e maioritariamente das vezes um dos lados do Unwrap fica mais pequeno que o outro...
- o Wings (free) demora um pouco a calcular os Unwraps e ficam sempre mais perfeitos em relação ao que o Modo faz, o problema é que ele neste modelo em concreto estava a dar gralha na zona da Boca tal como o Modo, e não conseguia guardar a informaçao dos Edges que estavam já selecionados para Cut, ou seja sempre que fazia um Unwrap lá tinha eu de andar a selecionar Edges...é muito giro mas ao fim de 4-5 tentativas a paciência começa-se a esgotar.
- o Blender...o Blender foi pura e simplesmente pq li algures que o seu algoritmo de LSCM era excepcional, e lá fui eu ver se era ou não e fiquei deveras surpreso, não era, É realmente excepcional!! Se bem que a navegação do Blender ao inicio é qq coisa de fazer arrancar cabelos, depois de estar tudo selecionado como sitios onde cortar, o tempo que ele demorou a fazer o Unwrap foi algo tipo 2-3 segundos . Não estava perfeito, havia um pequeno deslize num dos lados da Boca, mas nada que se compare ao que o Modo fazia.
- Incrivel que ambos os free programs fazem melhores Unwraps que um programa comercial
- De volta ao Modo para dar pequenos retoques na Boca, que possivelmente poderia ter feito no Blender, mas só aprendi o essencial para fazer um Unwrap no Blender, por isso de volta onde sei mexer.
- Pq de volta ao Modo e não logo ao XSi? O Modo tem uma tool no seu UVEditor que me permite fazer um "Bulge" a certas zonas, não é nada mais nada menos que um Scale com um Fallof Radial, mas num Unwrap a uma cabeça a Face fica sempre muito "apertada" em relação ao resto da cabeça, e visto ser a Face o mais importante e onde se deve concentrar mais detalhe, seria normal que esta parte tenha mais espaço para ter mais informaçao de textura. Com esta ferramenta posso "distorcer" ligeiramente uma zona do UV fazendo com que essa mesma zona tenha mais espaço. O resultado é igual a se pegarem no Photoshop e aplicarem o filtro Spherize a uma imagem, exactamente a mesma coisa, caso não conseguiam visualizar o que estou a dizer.
Incialmente isto pode parecer muita coisa, mas, perderia muitas mais horas a fazer tudo "à pata" no XSi... que por incrivel que pareça, na versão 6 ainda não trás um UV Unwrap...
Neste momento tou um pouco parado em relação a isto, surgiram-me outras coisas pelo meio, sendo o XSi 6 uma delas
Mas espero poder voltar a mostrar mais coisas e a dar isto por terminado brevemente, até pq me começei a saturar um pouco deste projecto, que como disse antes, não era para ser nada disto eu é que me fui entusiasmando |
_________________ Sil3
|
|
Voltar acima |
|
Sil3 |
Colocada: Qui Fev 22, 2007 2:22 am |
|
|
Veterano
|
|
Voltar acima |
|
muddymind |
Colocada: Qui Fev 22, 2007 8:30 pm |
|
|
Veterano
Registo: 08 Jul 2005
Local/Origem: Portimão / sao bras de alportel / Lisboa
|
|
Voltar acima |
|
Sil3 |
Colocada: Sex Fev 23, 2007 2:10 pm |
|
|
Veterano
|
Claro que posso
Os Mapas:
A RenderTree:
Intés |
_________________ Sil3
|
|
Voltar acima |
|
muddymind |
Colocada: Sex Fev 23, 2007 2:25 pm |
|
|
Veterano
Registo: 08 Jul 2005
Local/Origem: Portimão / sao bras de alportel / Lisboa
|
|
Voltar acima |
|
Sil3 |
Colocada: Sex Fev 23, 2007 2:36 pm |
|
|
Veterano
|
Foi apenas uma maneira que tive de misturar dois Color Maps em cima um do outro pq na altura deu-me a sensaçao de o Green Map estar demasiado Saturado, entao retirei Color no Photoshop e em vez de usar esse novo Mapa resolvi ir experiementar em Mixar os dois dentro do próprio XSi.
Assim fiquei com a info de 2 Mapas, nem é 100% 1 nem é o outro, se bem que o Desaturated Map tá só com cerca de 20-30 % de visibilidade em cima do outro. |
_________________ Sil3
|
|
Voltar acima |
|
indeep |
Colocada: Sáb Mar 03, 2007 2:18 am |
|
|
Registo: 16 Mai 2005
|
bem sil3 já não vinha a este forum á algum tempo e a qualidade dos trabalhos está simplesmente fantástica, os meus parabéns pela maneira extruturada que fizeste o teu trabalho e também pela criatividade que demonstraste. |
|
|
|
Voltar acima |
|
Sil3 |
Colocada: Sáb Mar 03, 2007 1:26 pm |
|
|
Veterano
|