Índice do Fórum Dimensao3.com

Autor Mensagem

<  W.I.P. 3D  ~  Cara

ricardo_sousa11
Colocada: Dom Dec 03, 2006 5:59 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 19 Jul 2006 Mensagens: 455
eu ainda nao tou mt familiarizado com a tecnica..mas pelo que me parece e bem estavel..tou agora a modelar 1 combine (aqueles soldados lindinhos do hl2) so com 1 imagem de referencia (lateral) e 1 de frente..mas nem tou a usar a de frente..e ate agora ate que ta a ficar bonzinho...depois posto =)..ja agora quais as maneiras que aconcelham na modelaçao de caras ?

Colocada: Ter Dec 05, 2006 12:15 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 20 Dec 2005 Mensagens: 461 Local/Origem: Londres
luis: se tu dizes, eu acredito.. Era a ideia que tinha, mas contra factos nao ha argumentos Wink

ricardo: as maneiras que aconselho, tanto na modelacao de caras, como em tudo na vida, sao sempre as boas maneiras! Very Happy

sorry, tinha de ser!
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
yen3D
Colocada: Ter Dec 05, 2006 3:16 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 02 Ago 2005 Mensagens: 570 Local/Origem: London, Marinha Grande
Não defendo que uma técnica seja melhor que outra.
Há bons trabalhos feitos das duas maneiras.
O que tenho reparado é que a técnica de poly-by-poly ( podemos chamar assim?! ) é usada normalmente com um grande planeamento previo do que se vai fazer. Bons concepts, vistas de frente e lado com os edge loops desenhados com cores distintas e modelos em "barro". Portando antes de se modelar ja se sabe bem como será o modelo excluindo todo aquele problema que coloquei sobre prévisualizar o resultado final e fazer alterações.
Para modelar um personagem com poucos concepts ou a olho talvez a outra forma seja mais eficiente por dár um feedback do volume e da forma mais cedo no processo.

Luís, tens mais experiência que eu nesta matéria, por isso gostava que elaborasses mais a tua opinão.

cheers

||yen3d||

Colocada: Ter Dec 05, 2006 3:56 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 04 Out 2005 Mensagens: 743
Citação:
Modelar poligono por poligono é das formas mais eficientes e com mais controlo que conheço...

Acho que percebo a tecnica a que te referes e até concordo, mas ao mesmo tempo esse tipo de modelação requer um conhecimento de anatomia muito forte... faz-me lembrar as pessoas que têm grande experiência no desenho e conseguem começar pelo detalhe, mas porque têm uma noção muito concreta de onde vai o resto.

Não me parece uma tecnica indicada para principiantes IMHO.

Colocada: Qua Dec 06, 2006 4:47 pm Responder com Citação
Uma mente torturada Registo: 29 Ago 2005 Mensagens: 208
Boas,

Já tinha respondido mais ou menos aqui:

http://dimensao3.com/forum/viewtopic.php?t=512

Mas elaborando um pouco mais:

As técnicas tradicionais nem sempre se aplicam linearmente no digital. Creio que para um iniciante com a ambição de modelar personagens realistas, criaturas ou outro ser orgânico, não é a melhor maneira começar a partir de um cubo, pelo simples facto que é uma tarefa só por si assustadora. A meu ver o método que faz mais sentido, é começar pelos detalhes, porque são esses mesmos detalhes que importam, e no final vão vender o vosso modelo. Então a especialização gradual, em cada membro e parte da anatomia, aliada à economia e lógica dos poligonos/loops, faz com que se atinjam resultados satisfatórios com algum treino. Reparem, quando é mencionado o método poligono por poligono, é um método que nem ele próprio é linear. Pode haver fusões de técnicas. Por exemplo: É obvio que se no topo de uma cabeça não existe grande alteração de forma, então vou fazer um extending de um grupo de poligonos e nao um a um. É natural que vá usar algum tipo de mirroring, spining de quads, beveling, etc. ao longo do processo de modelação, o que "amolece" um bocado a ideia que a modelação "poligono por poligono" consome demasiado tempo e é aborrecida. Mais do que as minhas palavras, existem milhares de tutoriais na internet, e no final tudo se resume ao que vos convêm e aos vossos objectivos, este método é mais confortável para mim, mas como tudo na vida não está escrito na pedra.

Abraço
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Malanjo
Colocada: Qua Dec 06, 2006 10:49 pm Responder com Citação
Visitante
...

Editado pela última vez por Malanjo em Dom Jun 30, 2013 1:35 pm, num total de 1 vez
Pixelwelder
Colocada: Qui Dec 07, 2006 2:22 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 03 Mar 2005 Mensagens: 615 Local/Origem: London
Malanjo eu não concordo muito ctg claro que ficamos um pouco presos à forma....acho que tudo tem a ver com a técnica de quem faz..e o que faz apartir da, .e não da formula que usa.

Mas concerteza tens umas melhores que outras.

Por exemplo eu já fiz de varias formas e a que mais me facilitou a vida foi apartir de um cubo e tive bons resultados. Falo da última que eu transformei num generó de humanoide.

Acho que acima de tudo o que conta é o engenho de cada um e experiência.

Eyeframe.co.uk

:::My Mental Ray:::
www.mymentalray.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
muddymind
Colocada: Qua Dec 20, 2006 6:52 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 08 Jul 2005 Mensagens: 776 Local/Origem: Portimão / sao bras de alportel / Lisboa
Concordo com o q foi dito sobre q poly a poly pode levar a erros de volume q so sao corrigidos no fim e q podem fazer perder mt tempo mas ha uma forma de contornar isto (falando de experiencia propria(que nao é mta)): usando boas imagens de referencia e splines... por forma a termos uma noção correcta do volume podemos criar splines que sirvam de guide lines para os limites das loops e a coisa bate +\- certa (eu por exemplo tinha smp este prob e demorava cerca de 1 semana ate a coisa ficar +\- no lugar... agora demorei cerca de 1h a fazer a "elfa" q ta na thread ao lado...)
vejam por exemplo este tutorial...

Em relação à deformação do cubo a coisa pode sair complicada... de inicio parece q corre tudo bem mas depois começa-se a ter dificuldade a por os loops no sítio... principalmente se kisermos animar depois...

Esta é apenas a opiniao d'um amador... Rolling Eyes

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 2 de 2
Ir à página Anterior  1, 2
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens