Índice do Fórum Dimensao3.com


Autor Mensagem

<  Conheça os Artistas  ~  Carlos "Grury" Santos

Kameleon
Colocada: Ter Nov 14, 2006 6:51 pm Responder com Citação
Site Admin Registo: 27 Jan 2005 Mensagens: 1108 Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
Boas pessoal, é com prazer que damos inicio a uma nova secção do forum D3. A ideia consiste em algo ao genero Meet the artist do CGTalk, ou seja, cada topico será dedicado a um artista que se disponibiliza a responder as perguntas feitas pelos users do forum durante um periodo de tempo previamente estipulado (por norma será uma semana). Por isso sem querer empatar muito, divirtam-se e aproveitem.

O primeiro artista convidado é o Carlos Santos aka Grury, portugues de gema a residir em Londres, profissional e experiente tendo já trabalhado com grandes empresas como Character animator e claro na sua especialidade Particle animation.

Welcome Grury!


E aqui ficam algumas imagens do seu trabalho:








Este topico vai estar aberto para perguntas até a proxima Terça Feira, dia 21.

_________________
.artur leao.
You can do it! VFX
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Grury
Colocada: Ter Nov 14, 2006 6:56 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 22 Ago 2005 Mensagens: 524 Local/Origem: Helsinki, Suomi.
Eh eh!
Cheers Kameleon!

Primeiro que tudo uma apresentacao rapida, para nao estar aqui a aborrecer o pessoal.
O meu nome e Carlos Santos, aka Grury. Nascido a 36 anos na cidade mais alta de Portugal.
Em 94 terminei o curso de fotografia na Escola Superior de Educacao, no Porto. Como nao estava muito virado para a fotografia de reportagem, decidi mandar-me pra Londres e tentar a minha sorte no mundo da moda. Passei meses a bater as portas das minhas revistas favoritas, mas sem muita sorte, as unicas coisas que cheguei a publicar foi na revista do falecido jornal O Independente.
O mercado da fotografia estava saturado, especialmente devido ao fluxo de imigrantes resultante da abertura das fronteiras na UE.
Na altura estava a comecar o boom da internet assim que decidi mudar de rumo e enveredar pela area do design e multimedia. Acabei por arranjar o meu primeiro emprego a “serio” como multimedia designer, na Serious (http://www.serious.com).
Em 2001 tornei-me socio fundador da Bunch (www.bunchdesign.com) com dois amigos acabados de sair da universidade. Nos anos que se seguiram fui-me tornado independente, e persegui a carreira de freelance CG Artist/Animator, fui construindo um network de clientes e estudios que me permitem trabalhar regularmente, entre os quais, FIFA, Ford, T-Mobile, Coca Cola, Tizer, PJ Smooties, MTV, BBC, Club TV, UKTV, Fantasy TV, The Guardian, Diesel, 55DSL, Comet, Post Office and Ubisoft .
O highlight da minha carreira penso que serao talvez os graficos que fiz para o Mundial da FiFA 06, e ter o prazer de vir a trabalhar com os Tokyo Plastic, ja apartir de amanha.

Alguns dos studios com que trabalhei:
www.serious.com
www.bunchdesign.com
www.atomicarts.net
www.triangletelevision.co.uk
www.tiltdesign.co.uk
www.nexusproductions.com
www.streamline-studios.com
www.picassopictures.com

Now fire away!

Cheers.

_________________
Vimeo
------------------------------------
Flickr
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
ricardo_sousa11
Colocada: Ter Nov 14, 2006 7:01 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 19 Jul 2006 Mensagens: 455
ja vi a demo reel..e P*ta k pa*iu ! LOL ta msm 5 * akele da kadeira ta escelent..fogo..msm 5 * n ha tut.s parecids a isso k fizext..e k adorei msm..e a 1º x k vejo ess efeito =)

_________________
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
yen3D
Colocada: Ter Nov 14, 2006 7:08 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 02 Ago 2005 Mensagens: 570 Local/Origem: London, Marinha Grande
Nice, very nice... Very Happy

edit- Podes falar um pouco sobre o teu caminho até londres? Porque é que foste para lá? Foste a pensar em trabalhar em cg ou aconteceu por "acaso"? ja respondeste!!lol edit

- Qual a parte do cg que gostas mais?
- Consideras ser freelance em londres dificil ( na medida de ser complicado arranjar trabalho)?
- no mundo em que quase todos querem trabalhar nos grandes estudios, tu continuas a trabalhar em freelance. Pelo trabalho que ja vi teu acho que poderias estar num desses estudios, portanto calculo que seja por opção?
Porquê?
- ps3 ou xbox 360?

abraço

||yen3d||

_________________
www.yen3d.animationblogspot.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
unxetas
Colocada: Ter Nov 14, 2006 7:22 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 20 Dec 2005 Mensagens: 461 Local/Origem: Londres
acho que a grande questao eh.. o que falhou contra a franca?

Nunca tive jeito para perguntas, mas vou seguir este topico com atencao.. Smile
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
Pedro Camacho
Colocada: Ter Nov 14, 2006 8:12 pm Responder com Citação
Registo: 08 Jun 2006 Mensagens: 7
Parabéns Carlos pelo teu excelente trabalho.

_________________
Pedro Camacho
Composer
musicbypedro.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
Grury
Colocada: Ter Nov 14, 2006 8:44 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 22 Ago 2005 Mensagens: 524 Local/Origem: Helsinki, Suomi.
Cheers duderinos!

ricardo_sousa11: A cena da cadeira faz parte de um set de comerciais, 15 em total, da Ford como patrocinador na Liga Inglesa de futebol, para o canal de TV, Sky Sports.
Quanto ao processo..usei Particle Flow, o sistema de particulas do 3DS Max.
Quanto a tutoriais, nao tenho, mas existem bues espalhados pla net..recomendo especialmente o site e os DVDs do Allan McKay, assim como o site da Orbaz, criadores do PFlow.

Yen: hey pal!

-A parte de CG que gosto mais eh sem duvida character animation, no entanto gosto de me envolver em todo o processo, ultimamente tenho disfrutado bastante com particulas, penso que a parte de efeitos especiais sera o proximo passo a seguir, para isso vou ter que entrar no mundo do Maya bastante mais profundamente...
-Ser freelance em Londres eh quanto a mim bastante facil, uma vez que te comeces a establecer, e obviamente dependendo da experiencia e nivel de portfolio. A maior parte dos pequenos e medios estudios trabalham com pessoal freelance regularmente. Penso que se esta a tornar cada vez mais uma prioridade saber Maya, especialmente se queres trabalhar na zona do Soho (parte de Londres onde se encontram a maior parte da produtoras, post produtoras e afins).
-Honestamente penso que trabalhar para um estudio mais pequeno eh bastante mais aliciante, nao digo que seja algo que nao quero experimentar, pois trabalhar em feature film eh uma das minhas aspiracoes. Ate agora a minha carreira tem sido bastante smooth e progressiva, enquanto for trabalhando em projectos que me dao pica nao estou muito preocupado, se a oportunidade surgir...hey am here!
-ps3 ou xbox 360 - acho que me vou manter fiel as raizes.. PS3

Cheers

O que falhou contra a franca?
NOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO! Dont bring back those memories.

_________________
Vimeo
------------------------------------
Flickr
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Grury
Colocada: Ter Nov 14, 2006 8:47 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 22 Ago 2005 Mensagens: 524 Local/Origem: Helsinki, Suomi.
Obrigado Pedro.
A ver se um dia destes ainda trabalhamos num projecto justos...
Suppa job on the Stilt Walkers.

_________________
Vimeo
------------------------------------
Flickr
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
sergioduque
Colocada: Ter Nov 14, 2006 11:10 pm Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 08 Out 2005 Mensagens: 321
parabens Kameleon por teres levado a ideia avante!

hey Carlos até agora já rendeu a info, deixo aqui mais umas.

- Passaste de fotografo a designer de multimedia e posteriormente a CG artist, são saltos termendos, que para alem das ferramentas, exigiram tb a aprendizagem de novas disciplinas, tu foste complementando a coisa com cursos ou foste aprendendo trabalhando?

- Voltando um pouco atras, nos teus primeiros tempos em londres, a fotografia não deu, como é que ultrapassaste o "tou f*cked" até chegares a uma situação estável?

- enquanto freelance tu tens oportunidade de envolveres complectamente no processo, opinar sobre os shots, ir a filmagens e tudo mais o que possa estar relacionado com o processo criativo, ou recebes o teu briefing fazes a tua parte and thats it?

- sei que Portugal não te oferece as mesmas condições que Londres, mas ainda assim vês hipotese de algum dia trabalhar cá?

- Last one, how's the weather like? Wink

edit - Tokyo plastic?? wow, como é que isso está a correr?


Editado pela última vez por sergioduque em Ter Nov 14, 2006 11:54 pm, num total de 1 vez
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Malanjo
Colocada: Ter Nov 14, 2006 11:30 pm Responder com Citação
Visitante
...


Editado pela última vez por Malanjo em Dom Jun 30, 2013 1:38 pm, num total de 1 vez
Grury
Colocada: Qua Nov 15, 2006 12:56 am Responder com Citação
Veterano Registo: 22 Ago 2005 Mensagens: 524 Local/Origem: Helsinki, Suomi.
sergioduque escreveu:
parabens Kameleon por teres levado a ideia avante!

hey Carlos até agora já rendeu a info, deixo aqui mais umas.

- Passaste de fotografo a designer de multimedia e posteriormente a CG artist, são saltos termendos, que para alem das ferramentas, exigiram tb a aprendizagem de novas disciplinas, tu foste complementando a coisa com cursos ou foste aprendendo trabalhando?

- Voltando um pouco atras, nos teus primeiros tempos em londres, a fotografia não deu, como é que ultrapassaste o "tou f*cked" até chegares a uma situação estável?

- enquanto freelance tu tens oportunidade de envolveres complectamente no processo, opinar sobre os shots, ir a filmagens e tudo mais o que possa estar relacionado com o processo criativo, ou recebes o teu briefing fazes a tua parte and thats it?

- sei que Portugal não te oferece as mesmas condições que Londres, mas ainda assim vês hipotese de algum dia trabalhar cá?

- Last one, how's the weather like? Wink

edit - Tokyo plastic?? wow, como é que isso está a correr?


hey Sergio.

-Sim foram saltos muito grandes mas foi um processo de evoluccao. Se bem que tenho pena de nao fazer fotografia hoje em dia, penso que me influenciou especialmente na area do 3d e animacao, em termos de composicao, cor, luz etc. Do design/multimedia para o mundo do 3d foi um passo mais logico, praticamente seamless.

-Tenho que admitir que os primeiros anos foram extremamente duros, no entanto nunca deseperei, nem nunca me passou pela cabeca desistir, nao so por uma questao de orgulho, mas porque sempre acreditei que iria conseguir chegar a algum lado.

-O input criativo varia bastante de projecto para projecto, tenho projectos em que tenho uma grande percentagem de input criativo, e ha outros em que sou um mero operador, no entanto mesmo como operador, tenho sempre a liberdade de sugerir ideas, nem que seja apenas em termos de processos a utilizar, visto que o realizador na maior parte das vezes nao tem conhecimentos tecnicos, especialmente em 3D.

-Sim gostaria imenso de um dia poder trabalhar em Portugal. Gostaria de ver as agencias publicitarias portuguesas a tentarem ser um pouco mais aventureiras.

-The weather is cold n rainy, at least today...nao, honestamente, eu nao tenho problemas com o tempo, penso que chove mais no noroeste de Portugal por exemplo do que aqui..e o frio tava abituado, sou serrano.

- Tokyo Plastic, yeah baby. Apenas comeco o projecto amanha. Vou animar o caozito que ta no front page do site deles.

Cheers buddy.

_________________
Vimeo
------------------------------------
Flickr
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
System32
Colocada: Qua Nov 15, 2006 1:18 am Responder com Citação
Uma mente torturada Registo: 04 Jan 2006 Mensagens: 195 Local/Origem: Setúbal
Grury, sabes o que tenho a dizer ? Grande profissional Abraço
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Grury
Colocada: Qua Nov 15, 2006 1:20 am Responder com Citação
Veterano Registo: 22 Ago 2005 Mensagens: 524 Local/Origem: Helsinki, Suomi.
Malanjo escreveu:
Carlinhos meu menino... =p...comeu a sopa toda hoje? (that's my question.. =p)..jooking.. =p

Bamo lá ao que interessa:

- Se não estivesses em Londres, qual era o outro país onde gostavas de estar (e empresa) ?

- Dentro do CG, que àrea preferes mais? (modeling, anime, VFX, ...?)

- Achas importante ter uma base em arte tradicional para fazer CGi?

- Define-me o que é para ti um bom CG artist (generalist, específico, com outros conhecimentos extras, o que faz uma obra uma vez por ano..mas que sai excelente, etc, etc,...ou..."cada caso é um caso"?)

- Qual a àrea do CGi que gostavas de explorar mais a seguir?

- Se não tivesses as Nórdicas, preferias quais? =p

aVraço Wink

PS: Vens "consoar" com a gente este ano? =p


Olha olha, faltava ca o mestre Angelo.

-Humm..eh um pouco dificil de dizer, mas ultimamente tenho andado a dar uma olhada por aquilo que se faz na Escandinavia e tambem Alemanha, Berlin eh uma cidade que curto bues, e talvez se a oportunidade surgir nao vou olhar para traz.
O Canada no entanto penso que continua no topo da minha lista, mas por rasoes de vistos, eh algo que apenas posso ir sonhando.

-Ja tinha respondido acima, ao Yen, character animation e vfx.

-Sim penso que eh bastante importante, em especial life drawing. No meu caso, como referi acima, a fotografia e um ano de cinema penso que me ajudou bastante, ainda que muitas vezes inconcientemente em termos de lighting, staging, composition, etc

-Tricky question. Mesmo trabalhando para um grande estudio em que cada macaco no seu galho, eu penso que ter conhecimento de outras areas eh importante. Eu por exemplo nao sou um all rounder, mas tenho conhecimento de todo o processo. Penso que o ideal eh tentar aprefeicoar ao maximo a area que mais se gosta, o resto vai-se aprendendo com a experiencia.

-Penso que o meu proximo passo sera em direccao aos efeitos especiais, no entanto penso que ainda tenho muinto que trabalhar em termos de character animation.

-Se nao houvesse Nordicas, penso que a melhor escolha seria a homosexualidade.

Sim sim vou passar a consuada e o ano novo, eu e a minha prancha, agora so eh preciso eh que haja neve com fartura.

_________________
Vimeo
------------------------------------
Flickr
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Grury
Colocada: Qua Nov 15, 2006 1:27 am Responder com Citação
Veterano Registo: 22 Ago 2005 Mensagens: 524 Local/Origem: Helsinki, Suomi.
System32 escreveu:
Grury, sabes o que tenho a dizer ? Grande profissional Abraço


Cheers System.

Bem, acho que vou fechar o tasco, varrer o chao e por as cadeiras em cima das mesas.

Vao aparecendo, que eu amanha a noite dou ca um salto.

Ta ra!

_________________
Vimeo
------------------------------------
Flickr
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
metRo_
Colocada: Qua Nov 15, 2006 11:41 am Responder com Citação
Registo: 28 Jan 2006 Mensagens: 7
Acho que a tua carreita serve mesmo para não desistirmos dos sonhos...

Em relação a parte financiera o que ganhas visto que já falas-te de grandes empresas dá-te para levar um vida a nivel financeiro, boa?! bastante boa?! Laughing

abraço
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Nightwalker
Colocada: Qua Nov 15, 2006 12:07 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 04 Out 2005 Mensagens: 743
Boas,

Gostava que desses mais detalhes sobre a tua evolução em character animation. Como começaste, os primeiros erros/sucessos, etc... Wink
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
ricardo_sousa11
Colocada: Qua Nov 15, 2006 6:28 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 19 Jul 2006 Mensagens: 455
have been a 3D Animator/Artist since 2000, clients include: FIFA, Ford, T-Mobile, Coca Cola, Tizer, PJ Smooties, MTV, BBC, Club TV, UKTV, Fantasy TV, The Guardian, Diesel, 55DSL, Comet, Post Office and Ubisoft.


0.o participaste em trabalhos como a mtv,coca cola,fifa,ford e THE GUARDIAN ? fogo..kem me dera xegar 1 dia ao teu nivel...

_________________
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 1 de 3
Ir à página 1, 2, 3  Seguinte
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
You cannot attach files in this forum
You cannot download files in this forum