Autor |
Mensagem |
< Noticias ~ Concurso "O Porto em 3D" |
fonziewonzie |
Colocada: Qua Nov 15, 2006 6:04 pm |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 25 Mar 2005
Local/Origem: San Francisco
|
bem, normalmente nao deixaria aqui a minha opiniao, mas acho um bocado surpreendente a reaccao que vejo aqui no forum.
iniciativas destas sao muito bem vindas, especialmente num pais onde eh raro haver challenges deste tipo que motivam artistas 3d a crescerem em experiencia, ainda para mais com premios e reconhecimento a nivel nacional e internacional.
visto que os modelos que ganharem o concurso serao utilizados no projecto da cidade virtual, o reconhecimento so por si eh bem maior do q qq premio monetario.
either way, eh de serem apoiados e congratulated por terem aberto isto a estudantes, escolas e profissionais.
acho completamente naive a reaccao de que estao a tentar ter modelos gratis. ninguem vos obriga a participar, mas o mal eh vosso q eh com este tipo de actividades q vcs crescem como profissionais. e abrem novas portas para o futuro.
eh pena ver a vossa reaccao. |
_________________ .: a |
|
|
Voltar acima |
|
ene.xis |
Colocada: Qua Nov 15, 2006 6:12 pm |
|
|
Escravo do rato
Registo: 05 Jul 2006
Local/Origem: Puorto
|
caro:
S Francisco é distante o suficiente para se falar de alto... a realidade é outra, e, se leres mais cuidadosamente vais conseguir entender q de facto esta iniciativa pareceu me fantastica na primeira abordagem...
mas depois é surreal...
imagina sei lá o projecto do metro do porto...faziam um concurso com premios muito abaixo da tabela de honorarios estabelecida pela OA...
simplesmente nao encaixo meu amigo...
é mau do ponto de vista de quem luta diariamente por sustentar um ramo de negocio por si só ja dificil quanto mais nesta mal afamada crise, e ainda por cima vemos uma opurtunidade destas a tornar se numa forma de extorquir matéria prima a custo quase 0...
é como te digo, façamos uma coisa decente, um concurso onde apresentas imagens das tuas meshes e anexas uma proposta de honorários e depois ajuize-se quanto quiser e declarem um vencedor!
|
|
|
|
Voltar acima |
|
Nightwalker |
Colocada: Qua Nov 15, 2006 6:19 pm |
|
|
Veterano
Registo: 04 Out 2005
|
fonziewonzie,
Compreendo a tua reação, não estás habituado a lidar com "patos bravos"
Já agora , envias-me a tua bicicleta ? |
|
|
|
Voltar acima |
|
ene.xis |
Colocada: Qua Nov 15, 2006 6:30 pm |
|
|
Escravo do rato
|
muito muito longe....
pelo menos alguém leva a bicicleta!
posso perder o meu temper mas nunca o bom humor!
|
|
|
|
Voltar acima |
|
yen3D |
Colocada: Qua Nov 15, 2006 6:34 pm |
|
|
Veterano
Registo: 02 Ago 2005
Local/Origem: London, Marinha Grande
|
Era melhor se se concorresse com renders dos modelos e depois o vencedor entregava o modelo em 3d.
Agora assim a coisa não cheira bem.
Isto é como aqueles casos que os estudios pedem para fazer uns testes da animação e quando dás por ti animas-te um walkcycle para um jogo.
Não quer dizer com isto que estudantes não participem. Não têm nada a perder. Mas acho que a maioria das pessoas que trabalham não vão ter muito interesse em fazer um brutal edificio do Porto por estes preços. |
_________________ www.yen3d.animationblogspot.com |
|
|
Voltar acima |
|
ene.xis |
Colocada: Qua Nov 15, 2006 6:37 pm |
|
|
Escravo do rato
|
Parece me daquelas cenas em q alguem rouba umas imagens para o seu portfolio parecer melhor...só q neste caso dao uma "esmola"! |
|
|
|
Voltar acima |
|
fonziewonzie |
Colocada: Qua Nov 15, 2006 6:38 pm |
|
|
Já faz sozinho
|
san francisco eh longe, mas eu cresci em portugal e passei bastante tempo a trabalhar de borla sem sequer ser pago para conseguir ganhar a experiencia que precisava. e isto enqto trabalhava part time em lojas a tentar juntar dinheiro suficiente para me ir sustentando.
por isso falo por experiencia, nao por alto.
either way, continuo a achar a atitude errada. um concurso deste genero eh precisamente isso, um concurso. nao eh um trabalho pago e nao deve ser encarado como tal. eh mais uma oportunidade unica de muitos jovens e escolas poderem trabalhar em equipa num projecto q eh motivante e unico na sua perspectiva.
como disse, nao eh para ser encarado como uma forma d pagamento, mas sim como uma forma d reconhecimento. o trabalho q ganhar sera visto por muita gente e eh uma valia enorme para um portfolio.
compreendo perfeitamente que a situacao financeira em portugal esta muito mal. a minha familia vive toda ai e tenho grandes amigos em portugal com quem mantenho contacto regular.
posso estar longe, mas nao estou a leste. |
|
|
Voltar acima |
|
Nightwalker |
Colocada: Qua Nov 15, 2006 6:45 pm |
|
|
Veterano
Registo: 04 Out 2005
|
Citação: posso estar longe, mas nao estou a leste
Portanto estás Far Oeste ? (lame I know..)
A questão é que isto é um projecto comercial, e a intenção clara é aproveitar mão de obra barata (ainda mais barata..) , para usufruto de empresas privadas compadrinhadas com a Câmara municipal. Não é ilegal mas é desonesto. |
|
|
|
Voltar acima |
|
ene.xis |
Colocada: Qua Nov 15, 2006 6:46 pm |
|
|
Escravo do rato
|
[quote="fonziewonzie"]um concurso deste genero eh precisamente isso, um concurso. nao eh um trabalho pago e nao deve ser encarado como tal. eh mais uma oportunidade unica de muitos jovens e escolas poderem trabalhar em equipa num projecto q eh motivante e unico na sua perspectiva.
[/quote]
um concurso de ideias é um concurso de ideias
um concurso de execução é um concurso de execuçaõ
estimulr sim! usar o talento nao... se o fazem agora temos de lutar contra eles nao compactuar e tal e coisa....
Please don t take this personaly
|
|
|
|
Voltar acima |
|
fonziewonzie |
Colocada: Qua Nov 15, 2006 6:55 pm |
|
|
Já faz sozinho
|
hehe i never take anything personally :)
so acho interessante. secalhar sou eu mesmo que nao estou a par das trafoias da camara municipal do porto e ainda acredito na generosidade das pessoas.
san francisco ajuda a isso, sem duvida. |
|
|
Voltar acima |
|
ricardo_sousa11 |
Colocada: Qua Nov 15, 2006 9:45 pm |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 19 Jul 2006
|
eu acho que o objectivo deles para alem da exploraçao...e fazer com que as pessoas sem trabalho e que precisem de dinheiro e que percebam minimamente de 3d..tentem...assim eles ganham..e a pessoa k ganhar ganha 1 valor pekeno..mas fika satisfeito.. |
Voltar acima |
|
flash |
Colocada: Qua Nov 15, 2006 9:55 pm |
|
|
Site Admin
Registo: 28 Jan 2005
|
A verdade é q só entra quem quer... |
|
|
|
Voltar acima |
|
unxetas |
Colocada: Qui Nov 16, 2006 2:01 am |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 20 Dec 2005
Local/Origem: Londres
|
tenho um bocado mixed feelings em relacao ah coisa.. Acho que sendo uma coisa "oficial" eh muito chunga o valor dos premios e as condicoes do concurso. Por outro lado, so participa mesmo quem quer, e para meia duzia de estudantes sem experiencia ou para quem precisa de portfolio e reconhecimento, eh uma grande oportunidade.
Ja se falou sobre isso aqui no forum, mas continuo a achar que nao ha mal nenhum nos "iluminados" que querem fazer alguma coisa de jeito e nao tem dinheiro para pagar a quem os ajude. Os tais projectos que muitas vezes nao dao em nada. Mas sao ideias, e nem tudo se faz por dinheiro.
Este caso eh algo diferente, pois sabe-se que a camara do porto e as entidades por tras do concurso tem certamente fundos suficientes para pagar valores decentes.. Sera ate que uma boa parte do dinheiro nao vai para os juris? |
|
|
|
Voltar acima |
|
fonziewonzie |
Colocada: Qui Nov 16, 2006 2:06 am |
|
|
Já faz sozinho
|
unxetas escreveu:
Este caso eh algo diferente, pois sabe-se que a camara do porto e as entidades por tras do concurso tem certamente fundos suficientes para pagar valores decentes.. Sera ate que uma boa parte do dinheiro nao vai para os juris? :D
a meu ver qq dinheiro deve ser bem vindo. se tu achas pouco, tenho a certeza que ha gente q acha excelente. eh tudo relativo.
uma vez mais nao creio q concursos deste generos devem ser vistos como oportunidade de ganhar dinheiro, mas sim como oportunidade de ganhar reconhecimento.
q tem mto mais valor q qq premio monetario. |
|
|
Voltar acima |
|
ene.xis |
Colocada: Qui Nov 16, 2006 9:40 am |
|
|
Escravo do rato
|
bou tentar por os pontos nos is.
sou all in favor por tudo o q se possa fazer por estimular o 3d por cá, e por todo o reconhecimento q se possa ter por ganhar um prémio destes...
por isso mm gostava muito de participar neste concurso! adoro desafios e modelar o mercado bom sucesso era fun tastico!
agora este concurso nao é uma forma de estimular nada!ganha pela iniciativa, mas perde pelo conteudo...é um espermedor de talento! que alguem muito competente desencantou para fazer algo com muito pouco!nem contra esse estou, pq me sento na mm cadeira mtas vezes...
irrita-me de facto é q se percam oputunidades destas com este concurso perneta!
Eu sugeria manter esta estrutura para estudantes, e em paralelo um para profissionais, do genero dos concursos de arquitectura (eu sei q o exemplo nao é o melhor... ) cada concorrente subemetia os Wireframes das suas propostas e uma proposta de honorários e ganhava a melhor relação preco qualidade....
nao me parece pedir muito... |
|
|
|
Voltar acima |
|
unxetas |
Colocada: Qui Nov 16, 2006 10:34 am |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 20 Dec 2005
Local/Origem: Londres
|
nao se trata de ser pouco dinheiro - ou melhor, nao se trata so disso. Tambem, como tu, ja trabalhei ah borla - e alias, continuo a faze-lo. Tenho passado as minhas noites a fazer shots para uma curta metragem de um gajo que nem conheco. Mas faco-o porque sei que ele nao pode pagar e nao vai ganhar dinheiro com o meu trabalho.
O problema deste concurso eh que foi promovido por entidades que normalmente teriam um bom orcamento para este tipo de projectos, mas por um motivo ou outro, acharam que podiam bem poupar uns trocos! Repara que os modelos nao vao ser expostos numa galeria, vao ser usados pelas entidades promotoras do concurso como bem lhes apetecer, em sites, exposicoes, e mais o que lhes der na cabeca. Eh bom ter exposicao, concordo plenamente, o mais possivel! E se me interessasse por 3D e precisasse de exposicao, concerteza concorreria na mesma.. Mas nao deixaria de sentir que isto eh um mto bom negocio para os responsaveis! |
|
|
|
Voltar acima |
|
Kameleon |
Colocada: Seg Nov 20, 2006 11:41 am |
|
|
Site Admin
Registo: 27 Jan 2005
Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
|
Boas, é só para comunicar que a D3 foi contactada pela equipa da Associaçao Porto Digital a anunciar o concurso mas a discussão aqui ja corre a alguns dias, por isso deixo-vos aqui o mail que me enviaram. Abraços.
A Associação Porto Digital, no âmbito do projecto Porto Digital (www.portodigital.pt), está a levar a efeito, um concurso para apresentação de modelos tridimensionais (modelação 3D), em formato electrónico, de edifícios característicos da cidade do Porto, que ao estarem acessíveis a partir da cidade virtual, permitirão conhecer melhor a cidade real.
Os modelos serão integrados em ciber ambientes, como sejam páginas web, produtos multimédia e outros suportes, no âmbito do Porto Digital.
O sítio web do concurso é www.portodigital.pt/3d
Podem concorrer todos os que se interessam pela área da modelação 3D, quer estudantes quer profissionais.
[...]
As inscrições no concurso terminam a 11 de Dezembro de 2006. Os trabalhos deverão ser entregues até 12 de Março de 2007.
Regulamento e mais informações disponíveis em : www.portodigital.pt/3d.
Porto Digital resulta da candidatura da Cidade do Porto à iniciativa "Cidades Digitais", do Programa Operacional Sociedade do Conhecimento (POS_Conhecimento), e tem como princípio orientador base, fomentar a evolução para uma sociedade da Informação e do Conhecimento ao alcance de todos.
A Associação Porto Digital é constituída pela Câmara Municipal do Porto, Universidade do Porto, Metro do Porto, e Associação Empresarial de Portugal. São ainda parceiros da Associação Porto Digital para o concurso "O Porto em 3D", a AEIOU, a Faculdade Engenharia-UP, e a Escola das Artes-UCP. |
_________________ .artur leao.
You can do it! VFX |
|
|
Voltar acima |
|
|