|
Autor |
Mensagem |
< Geral ~ Duvidas..duvidas..indecisoes.. |
Grury |
Colocada: Qui Nov 09, 2006 4:29 pm |
|
|
Veterano
Registo: 22 Ago 2005
Local/Origem: Helsinki, Suomi.
|
Chelas escreveu: Grury aprendeste design3d apenas por experiencia propria, ou tiraste alguns cursos/workshops?
Grande parte aprendi por mim proprio. O meu background eh em fotografia, so depois de vir pra Londres, 12 anos atras, estudei design grafico, multimedia e acabei por fazer um mestrado em Digital Moving Image, em que 80% era de pesquisa e aprendizagem propria, pois os professores eram um pouco old school e sabia pouco ou nada mais do que eu em termos de 3D.
No pain no gain. |
_________________ Vimeo
------------------------------------
Flickr |
|
|
Voltar acima |
|
yen3D |
Colocada: Qui Nov 09, 2006 4:29 pm |
|
|
Veterano
Registo: 02 Ago 2005
Local/Origem: London, Marinha Grande
|
Chelas, acho que o importante, em primeiro lugar, é decidir o que queres ser...
A cena de aprender 3d é um bocado geral e como ja foi dito é apenas uma ferramenta... um meio para para atinguir um fim.
Aqui em portugal é dificil tirar um curso directamente virado para o 3d ou CG o que podes fazer é estudar as coisas que estão por detrás e depois aprendres por ti como integrar no 3d.
Covem tb saberes para onde queres ir trabalhar no futuro ( what's your dream job?). Se queres ficar cá em portugal o melhor é aprender um pouco de tudo e ser um bocado mais generalista com um ponto forte em alguma coisa ( tipo: podes ser "operador" 3d com um ponto forte em modelação) mas se queres ir trabalhar para fora em estudios como a Framestore, Pixar, Dreamworks, Dneg, MPC, Mill, etc, talvez seja melhor concentras-te numa so area ( mas tb não fiques completamente no escuro em relação ao resto ).
Bem... acho que não estou a ajudar muito eheh isto tudo ja foi dito por outras palavras...
Uns anos atrás tb tive mais ou menos na tua situação... Aqui fica a história: Comecei com o 3d quando foi para a escola profissional da marinha grande tirar o curso de computação grafica tridimensional. Não sabia bem o que era e nunca tinha visto um programa 3d. Pensava que era um curso para fazer bonecos mas não era. Era um curso para aprender Mastercam, um programa de CAD\CAM usado na industria dos moldes... e o curso era mesmo para isso Moldes (e viva a Marinha Grande lol ). No programa do curso vinha escrito que haveria formação e 3d studio max e fiquei á espera pois essa parte é que me estva a deixar interessado... mas nunca chegou essa formação. Então decidi fazer a minha propria formação em 3ds max. Arranjei um versao e comecei a aprender em casa com os tutorials do help. Nessa altura era apenas por gozo e nunca pensei que poderia mesmo trabalhar nesta area. Quando acabei o curso estva pronto para começar a fazer moldes em 3d mas não comecei a trabalhar pois ainda "queria" tirar um curso na universidade. Entrei para a Universidade da Beira interior na Covilhã (bela cidade) no curso de Design Multimedia....sabia que não era 3d mas para arranjar emprego pareceu-me um bom curso. Então la estive eu na UBI, aquilo era so photoshop e geometria e filosofias prá cabeça dos alunos... continuei em casa a aprender 3dsmax. Comecei a conhecer mais pessoal com os mesmo interesses o que foi bom para trocar ideias ( nessa altura não havia o forum dimensao3). Descobri que a universidade tinha um departamente que fazia umas coisa em 3d com o Maya e foi para lá aprender ... praticamente deixei de ir ás aulas e caguei no curso... passava o tempo todo no CREIA devolta do Maya e comecei a abrir os olhos... a ver que havia mesmo pessoas que faziam disto vida e carreira.
Comecei a ver os reels de outros artistas e o percurso que tinham tido ate chegarem aos estudios e comecei a perceber que aquele curso não me ia dar isso... ( pelo menos a mim) e que tinha de fazer as coisas á minha maneira. Vi que o que interessava era mesmo saber fazer e não ter um Dr. antes do nome.
Desisti do curso passado dois anos (o desgosto do meu pai lol ) e foi para a ETIC tirar animação em maya. Aprendi umas coisa mas devia ter aprendido mais pelo dinheiro que paguei. Enquanto la estive foi sempre estudando em casa o mais possivel e comecei a focar-me na animação.
Acabei o curso e arranjei emprego (com um bocado de sorte é verdade).
Mesmo com emprego continuo sempre a dedicar um bocado e tempo em casa a aprender novos coisas e a estar actualizado. Devo dizer que estudo mais agora do que quando estava na escola...
Não sei se a minha historia faz algum sentido ou se te ajuda em alguma coisa... Contei apenas para ficar visto que o que conta mais é tu queres fazer e ser, seja modelador, animador, rigger, generalista etc... se tiras o curso A B ou C não é por ai... O curso ajuda obviamente mas não é a coisa mais importante.
Mas se isto não chega posso dizer que há um animador italiano que penso ainda estar na Framestore que era cirurgião, casado e com um brutal emprego em italia num dos melhores hospitais. Um dia decidio que afinal o que ele queria era ser animador...
Abraços ppl Keep going strong!
||yen3d|| |
_________________ www.yen3d.animationblogspot.com |
|
|
Voltar acima |
|
Nightwalker |
Colocada: Qui Nov 09, 2006 4:47 pm |
|
|
Veterano
Registo: 04 Out 2005
|
Hehe , quase toda a gente que conheço na área teve uma progressão parecida. Com cursos superiores ou não, cursos Etic/afins ou não, todos aprendemos quase tudo em casa até aranjar emprego e aprendermos uns dos outros . |
|
|
|
Voltar acima |
|
comanight |
Colocada: Qui Nov 09, 2006 6:05 pm |
|
|
Uma mente torturada
Registo: 02 Jul 2006
Local/Origem: pederneira/Inbicta!
|
yen3D, parece a que a tua história se vai repetir.. agora sou eu que estou na ubi, em design multimédia, no 2º ano e que comecei a aprender 3dsmax o ano passado, e sempre gostei de animação, mas quando saiu o madagáscar e o ice age fez-se luz e tive a certeza do que queria, mas mesmo assim continuei no max, mas agora que já estou mais dentro do assunto estou a pensar em seguir rumo ao maya.. e a minha questão é: será que vale a pena mudar pro maya uma vez que a maior parte dos filmes de animação são feitos em maya? ou se continuar no max e dar-lhe em animação consigo ter boas saídas na mesma e ir como tu disses-te e conseguir ir Citação: trabalhar para fora em estudios como a Framestore, Pixar, Dreamworks, Dneg, MPC, Mill, etc,
Chelas, desculpa lá mitrar-me no teu post, mas já que estamos numa de dúvida vou tentar tb esclarecer-me |
_________________ www.flopes.eu |
|
|
Voltar acima |
|
yen3D |
Colocada: Qui Nov 09, 2006 7:37 pm |
|
|
Veterano
Registo: 02 Ago 2005
Local/Origem: London, Marinha Grande
|
Esses estudios contratam os animadores independente do software que usam mas é sempre uma mais valia ir pra lá já a saber mexer ávontade no software da casa.
Eu saltei para o maya porque era o que se usava no CREIA. E havia mais pessoal para além de mim que ja sabia mexer no maya por isso era mais facil aprender e tirar duvidas. Se fores falar com o Rui Garcia ele ajudate se te mostrares dedicado ( e diz que vais da minha parte ). E ele deve ter bastantes videos da Gnomon e digital tuts.
Se queres ser animador e ir para fora de Portugal aconselho o Maya por ser mais usado pelos estudios de top e por haver mais recursos na net em termos de character animation.
Para Portugal aconselho o Max. É o mais usado!
Mas para a animação não vale a pena perder muito tempo a aprender o soft. As ferramentas de animação aprendem-se de um dia para o outro e são iguais ou identicas entre cada software. |
_________________ www.yen3d.animationblogspot.com |
|
|
Voltar acima |
|
comanight |
Colocada: Qui Nov 09, 2006 9:58 pm |
|
|
Uma mente torturada
Registo: 02 Jul 2006
Local/Origem: pederneira/Inbicta!
|
obrigado pelo esclarecimento yen3D, brevemente já vou fazer uma visitinha ao rui garcia. |
_________________ www.flopes.eu |
|
|
Voltar acima |
|
Chelas |
Colocada: Qui Nov 09, 2006 10:55 pm |
|
|
Registo: 21 Jul 2006
|
yen3D adorei a tua "historia" =P e sim realmente ajudame imenso a compreender esta area.
ja decidi deixar o curso onde estou..agr vamos la ver..vou tar uns tempos a aprender a trabalhar com isto por conta propria..e dps de ja perceber mais vou tirar alguns cursos e workshops, a ver vamos.
comanight de modo algum me estas a mitrar o post, já que so por acaso partilho +- da mesma duvida, pois gostava de animar em estudios como os mencionados.
Mas acho que também a diferença não é muita de programa para programa..sabendo mexer bem com um é facil adaptarme ao outro..apesar de também estar um poco indeciso em começar a mexer nisto com o maya ou o 3dsmax |
|
|
|
Voltar acima |
|
jmachete |
Colocada: Dom Nov 12, 2006 11:26 am |
|
|
Primeiros passos
Registo: 03 Dec 2005
Local/Origem: Setubal
|
Na minha opinião acho que se continuasses o curso de Engenheira informática não te iria impedir que abandonasses o 3d, vê as coisas de outra forma, sabes que o curso de EI é um dos cursos que tem emprego garantido na situação nacional e internacional em que nos encontramos hoje em dia, em relação ao 3d não é para te deitar a baixo mas é um mundo em k só os melhores triunfam e conseguem ganhar algum dinheiro com isso, eu acho k devias fazer duas coisas.
Ou continuas no curso de EI e vais aprendendo intensivamente 3d\2d por self-learning como muita gente faz, comprando Tutorials DVD na Gnomon ou noutros sites reconhecidos, Ou por outro lado sais do curso de EI e ficas por tua conta própria, ou te dedicas de corpo e alma só a este mundo esquecendo muitas vezes namoradas etc... ou nunca chegas ao nível do grandes. Uma coisa tens k ser realista, em qualquer emprego ou futuro que venhas a ter, hoje em dia ou se é bom e consegue-se emprego na área que pretendemos ou não se é bom e não se consegue nada.
Eu por exemplo sou estudante de engenheira informática, e estou a dedicar-me de corpo e alma as duas áreas, nunca frequentei nenhum curso de Pós-Produção ou Produção mas com o mundo web que temos hoje em nossas casas podemos adquirir cursos intensivos por vídeo que nos ensinam muito, é mesmo isso k eu faço, já la vão 2 anos k me dedico ao mundo da pós-Produção e ja aprendi bastante, comprei todos os DVDs do gnomon workshops, quer dizer alguns sakei do site emule ou coisas parecidas.
Espero que quando termine o curso de EI isso me abra portas para integrar os dois mundo. o de Eng Informática com a Pós Produção, para desenvolver efeitos dinâmicos, APIs, optimizar renders ou animações durante a fase de processamento, ou até na produção de 3D como modelação, animação ou composição etc...é esse o meu objectivo.
Um dos problemas iniciais também é qual o software a usar neste mundo, isso irá se tornar uma coisa difícil de decidir inicialmente, visto que deverás te dedicar a um único software 3d, e não saber um pouco de todos, terás de decidir também para que fins queres te integrar no 3d, se é para JOGOS, MOTION PICTURES, ou SPECIAL EFFECTS, vou-te deixar algumas sugestões minhas, podem não ser a sugestões de todos mas aki vai:
JOGOS, MOTION PICTURES e SPECIAL EFFECTS: MAYA, SOFTIMAGE XSI, 3DSMAX.
SPECIAL EFFECTS: HOUDINNI
podes ver tambem o perfil de cada um deles aqui:
http://www.3drender.com/jobs/proapps.htm
ou a situação de empregos relacionados com os mesmo:
http://www.3drender.com/jobs/jobcount.htm
Uma coisa tens k ver, tanto na área de EI como de 3D\2D, tens que ser dos melhores para poderes trabalhar para alguém, no 3D terás de ter um DEMO REAL explosivo e muito técnico para seres bem sucedido, por isso já sabes não percas mais tempo e MÃOS À OBRA.
espero ter sido útil |
_________________ www.jmstudio.org |
|
|
Voltar acima |
|
|
Todos os tempos são GMT
|
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum You cannot attach files in this forum You cannot download files in this forum |
© 2005 + 2021 | Dimensao3.com - All rights reserved