Índice do Fórum Dimensao3.com

Autor Mensagem

<  Galeria 3D  ~  Spot TV-Chipicao [Making of]

Malanjo
Colocada: Qui Out 12, 2006 7:19 pm Responder com Citação
Visitante
...

Editado pela última vez por Malanjo em Dom Jun 30, 2013 1:43 pm, num total de 3 vezes
yen3D
Colocada: Qui Out 12, 2006 7:39 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 02 Ago 2005 Mensagens: 570 Local/Origem: London, Marinha Grande
Boa onda isto do making of! Acho fixe a cena de dizer em quantos dias foi feito... é que muita gente não tem ideia de que estas coisas por vezes têm de ser feitas de um dia para o outro, o que aumenta o grau de dificuldade de se sair com um produto de qualidade.

Venha lá o Artur...

hasta

||yen3d||

Colocada: Qui Out 12, 2006 7:43 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 20 Dec 2005 Mensagens: 461 Local/Origem: Londres
veries naices! Realmente o prazo da outra perspectiva das coisas hehe.

o spot ja ta na tv? ha alguma hipotese de se por isso na net?
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
sergioduque
Colocada: Qui Out 12, 2006 9:53 pm Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 08 Out 2005 Mensagens: 321
boa onda, sempre gostei de espreitar a parte de produção!
thanks

edit: btw os modelos estão porreiros!
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
System32
Colocada: Sex Out 13, 2006 8:14 am Responder com Citação
Uma mente torturada Registo: 04 Jan 2006 Mensagens: 195 Local/Origem: Setúbal
Malanjo, é bom voltar a ver os travalhos "teus e tanto teus como de toda a equipa" Bom trabalho!
grid
Colocada: Sex Out 13, 2006 9:23 am Responder com Citação
Novo membro Registo: 05 Mai 2005 Mensagens: 44 Local/Origem: Porto
Só não gosto muito do "cabelo" visto por trás... à frente e de lado até tá porreiro porque está mais liso... mas por trás as barras pretas e amarelas estão desfazadas, umas mais para a frente e as outras mais para trás, ao ponto de se perceber a sombra que as primeiras fazem nas outras.

Se calhar não há tempo para isso mas talvez não fosse má ideia experimentar uma solução tipo "bart simpson" com o cabelo mais continuo de lado e a verem-se as barras com diferentes alturas na parte de cima ou então a separarem-se mais no topo mas mantendo a continuidade na base...

De resto um trabalho verdadeiramente inspirador... até dá vontade de fazer um boneco qualquer também hehehe Very Happy

Colocada: Sex Out 13, 2006 1:56 pm Responder com Citação
Visitante
...

Editado pela última vez por Malanjo em Dom Jun 30, 2013 1:43 pm, num total de 1 vez
Grury
Colocada: Dom Out 15, 2006 3:45 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 22 Ago 2005 Mensagens: 524 Local/Origem: Helsinki, Suomi.
5 Stars!!!
Love it! O personagem esta potentissimo.

Come on Rui, show yer face... mostra la esse rig.

Parabens Igremelinos!

Pixelwelder
Colocada: Seg Out 16, 2006 12:19 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 03 Mar 2005 Mensagens: 615 Local/Origem: London
Está muito louco, adorei os detalhes. Wink

Eyeframe.co.uk

:::My Mental Ray:::
www.mymentalray.com
romanus
Colocada: Seg Out 16, 2006 7:41 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 11 Mar 2005 Mensagens: 875
Halozes ppl,

No time to post... mucho work around...
Mas ok, aqui vai uma pequena explicação do que fiz com o super model do malanjo. Basicamente enquanto ele ia modelando, fui ver uns tuts para fazer rigging facial. Neste spot e na maior parte podemos sempre usar morph targets para animar as expressões faciais. Mas como tinha tempo desenvolvi um rigg que irá ficar muito bom (assim o espero Wink ) e utilizável para qualquer personagem que fizermos no futuro.
Basicamente estive a ver no livro - Human Anatomy for Artists - como se divide a nossa cara em termos musculares e fiz o que considero os pontos principais para rigging facial.
Como é o primeiro que faço ainda não está perfeito, mas é um bom começo! De seguida estive a olhar para o Malanjo a fazer caretas e eu (para o espelho) para tentar perceber as influências que cada ponto iria ter nos outros. Assim fiz com que ao mover o ponto da bochecha (por exemplo) os outros são influenciados por uma determinada percentagem. No total gastei cerca de 7 dias para fazer o rigging do personagem, bem como da mochila e dos seus adereços. Estou a mostrar posições extremas para que percebam que este rig está bem protegido... fica perfeito para a maioria das posições extremas Wink Para quem sabe do que estou a falar, sabe que é complicado fazer um rig que funcione bem na maioria das posições extremas.
Bom, depois tive a ideia de usar o Artur Leão e o seu know how (hihihi)para escrever um script que controlasse dois, três ou mais pontos ao mesmo tempo. E depois, ao olhar para o rig, tivémos outra ideia... porque não gravar estas posições (visto serem coordenadas no espaço) para mais tarde utilizar. Ainda estamos a desenvolver, porque a ideia final é criar várias posições e gravar com um pequeno thumbnail. No futuro, vemos os thumbs com o personagem com um sorriso, cliclamos no thumb e pimba... já está...
Ou seja, como temos uma equipa de profissionais, porque não aproveitar ao máximo e fazer as coisas para que possamos utilizar em qualquer personagem... imaginem um gorila... é só mudar os pontos... se necessário for, adicionamos uns bones... e voilá... criar thumbs e criar N expressões faciais.
Bom, passo a palavra ao Artur e vamos ver se amanhã pomos a animação final no site.

cheerz all

chipi-rig-03.jpg
 Description:
 Filesize:  111.55 KB
 Viewed:  491 Time(s)

chipi-rig-03.jpg

chipi-rig-02.jpg
 Description:
 Filesize:  105.11 KB
 Viewed:  480 Time(s)

chipi-rig-02.jpg

chipi-rig-01.jpg
 Description:
 Filesize:  156.26 KB
 Viewed:  468 Time(s)

chipi-rig-01.jpg

Grury
Colocada: Seg Out 16, 2006 8:32 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 22 Ago 2005 Mensagens: 524 Local/Origem: Helsinki, Suomi.
Sweeeeeeeeeeet dude!
Curto a idea do script e possivel automatizacao do rig facial, thats the way forward.
O rig eh todo controlado pelo UI?

AngelStudio
Colocada: Seg Out 16, 2006 9:29 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 08 Abr 2005 Mensagens: 409 Local/Origem: Porto
wow nice rig...bem já é um pouco tarde..mas voltando ás imagens colocalas pelo Malanjo...acho que mais uma vez ( como ja tinha acontecido com o spot da batata frita Smile...o material parece.me um pouco plastico..if you know what i mean...) esse tipo de embalagens tem mais um "ar" metalico ....

romanus escreveu:
Halozes ppl,

fica perfeito para a maioria das posições extremas Wink Para quem sabe do que estou a falar, sabe que é complicado fazer um rig que funcione bem na maioria das posições extremas.cheerz all

pois...e aqueles que nao sabem do que estas a falar?!?! Laughing

Já agora num trabalho deste genero que tipo de material vos é fornecido? Uma embalagem de chipicao para cada um Laughing ? O rotulo da/s embalagems é fornecido anteriormente? Tem de criar a storyboard ou ja vos é fornecida...essas curiusidades sao sempre interessantes....

Parabens a equipe mais uma vez Smile

BIBA , BIBA OS ILUMINADOS...
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
Kameleon
Colocada: Ter Out 17, 2006 12:02 pm Responder com Citação
Site Admin Registo: 27 Jan 2005 Mensagens: 1108 Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
Boas pessoal, como disse o Rui, a ideia era criar um rig standard para que se possa usar praticamente
com qualquer modelo. O Rui tratou de criar a estrutura de bones facial e acertar com os pesos de cada
um dos pontos de controlo, depois eu peguei nisso e comecei a desenvolver o interface que voces podem
ver na imagem 1, em que o Rui podia ter aquilo sempre presente num viewport e animar e no outro viewport
ver o resultado em tempo real na mesh. Todos os helpers verdes sao animaveis e a medida que o projecto
foi avançando fui criando controlos que permitiam a criaçao de poses com mais facilidade e rapidez,
controlos para os olhos (estes baseados em morph targets), para o nariz, labio superior e inferior
que controlavam um conjunto de point helpers. Este interface foi feito através de parameter wiring e
algum codigo em Maxscript.

Na imagem 2 temos um exemplo dos dados armazenados pelo modulo de criaçao de poses do script criado
para o facial rig em que como o Rui disse, grava as posiçoes dos pontos no espaço. A ideia no futuro
é desenvolver um modulo de Load de poses, apesar deste já estar integrado no script actual mas com
um interface mais intuitivo.

A terceira imagem é relativa a outra fase da produção, mais concretamente, texturização, iluminação e
setup de render/render passes. É praticamente tudo muito straightforward em termos de luzes e texturas
aparte do uso de camera mapping, o que para mim foi uma novidade (thanks ao Rui for that one e ao Gonçalo
que fez as texturas de graffiti e as aplicou). No caso dos render passes, o realizador já tinha uma ideia
bem definida daquilo que queria e conseguimos fornecer-lhe isso para que houvesse grande controlo depois
a nivel de pós-produção. Para resumir, os passes que tivemos foram:

- Diffuse
- Ambient Occlusion
- Textura dos edificios
- Textura do chão
- Textura do ceu
- Texturas
- Sombras dos edificios
- sombras no chão
- Z-depth

Isto apenas para o cenário, depois ainda tivemos outros passes para o personagem e para os prémios:

- Diffuse
- Ambient Occlusion
- Sombras no chão
- Z-depth

- Passes adicionais:
- Reflection
- Specular

pic_01.jpg
 Description:
 Filesize:  203.32 KB
 Viewed:  446 Time(s)

pic_01.jpg

pic_02.jpg
 Description:
 Filesize:  185.46 KB
 Viewed:  464 Time(s)

pic_02.jpg

pic_03.jpg
 Description:
 Filesize:  153.65 KB
 Viewed:  476 Time(s)

pic_03.jpg

Nightwalker
Colocada: Ter Out 17, 2006 12:50 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 04 Out 2005 Mensagens: 743
Bom trabalho no rig ala "stop staring" Wink

Não sei se conhecem, mas como referência:

http://www.mrsolo.com/mrs_edgard.html

Vejam a vídeo demo da interface de controlo.

Citação:
fica perfeito para a maioria das posições extremas

Evitaste as Look-at constrains dos joelhos ? Podes "partir" as articulações?
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
romanus
Colocada: Ter Out 17, 2006 3:07 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 11 Mar 2005 Mensagens: 875
Thanks for the link.
Sim, nightwalker... resolvi a questão com um rotation list.
No primeiro um look at pelvis e foot controler. 30% e 70% de influéncia (respectivamente). Desta forma temos uma forma automática do joelho seguir naturalmente as rotações que fazes no pelvis e foot controller. De seguida adicionei um rotation euler xyz para poder rodar para onde quero (se necessário for).
De qualquer das formas, acabei de fazer um novo rig e adicionei tb o look at constrain para um bone frontal ao joelho. Assim tenho a rotação auto do pelvis e foot + o look at constrain... rula!

cheerz e vou dar uma olhadela a esse rig... andamos a ver muitos dvd's de rigging para ver se ficamos com o nosso fukin perfect... or near! Very Happy

cheerz

Nightwalker
Colocada: Ter Out 17, 2006 3:20 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 04 Out 2005 Mensagens: 743
Olha o look at pelvis não me tinha passado pela cabeça... mas com essas influências tem lógica. Os look at à frente dos joelhos normalmente chateiam-me mais do que ajudam Laughing . Fizeste o mesmo nos braços ou são só fk?
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
sergioduque
Colocada: Ter Out 17, 2006 3:32 pm Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 08 Out 2005 Mensagens: 321
companheiros, vocês estão lá!

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 1 de 2
Ir à página 1, 2  Seguinte
Novo Tópico

Ir para: