Índice do Fórum Dimensao3.com


Autor Mensagem

<  Emprego  ~  lightwave lightwave

Nightwalker
Colocada: Qua Out 11, 2006 9:06 am Responder com Citação
Veterano Registo: 04 Out 2005 Mensagens: 743
HP, lá por eu considerar a tua pergunta estúpida, não quer dizer que te considere a ti, tem lá calma, eu faço perguntas estupidas todos os dias.

Kamalleon... Tou aqui tou onde? Que medo!!!! Oh todo poderoso kamaleon, não me faças mall!!! Sinceramente... não se pode dizer nada incomodo que ficam todos com palpitações.
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
speedmill
Colocada: Qua Out 11, 2006 10:03 am Responder com Citação
Registo: 10 Out 2006 Mensagens: 10
pois...eu sei que o pro-e e solidworks tem alguns modulos de animacao e simulação....mas tou farto desse tipo de animacao, quero uma cena mais virtual...futurista....sei lá!!!!!! ate tenho algumas ideias mas preciso de ajuda. Quanto ao software a utilizar...tou receptivo a outras propostas e outras opinioes...até porque, quem sou eu pra dizer qual o melhor Smile
Quanto á deslocacao.....talvez n seja necessario nem obrigatorio que seja nas nossas instalacoes em leiria...tb temos instalaçoes em lisboa e poderiamos nos encontrar lá
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
grid
Colocada: Qua Out 11, 2006 11:09 am Responder com Citação
Novo membro Registo: 05 Mai 2005 Mensagens: 44 Local/Origem: Porto
Outra opção é pedir um portfolio Idea . Neste caso, e tratando-se de animação, penso que é mais correcto dizer-se showreel, não é?

E já agora... porque é que a página pede um login?? É só mesmo para clientes? É que ter de fazer um registo, por mais rápido que seja, afasta possíveis visitantes. E eu até gostava de ver o que fazem porque o meu outro hobby também envolve moldes...

Citação:
por ser utilizador de lightwave se calhar vou puxar a brasa à minha sardinha...

Eu bi logo, carago... Very Happy

_________________
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
speedmill
Colocada: Sex Out 13, 2006 1:04 am Responder com Citação
Registo: 10 Out 2006 Mensagens: 10
e o keke acham do cinema 4D????? consegue fazer alguma coisa de jeito???
e qual o valor ke vcs acham ke se deve pagar pra este tipo de trabalho????
n exagerem Smile um valor ke seja justo....
começo a ter algumas pessoas interessadas em fazer o trabalho mas tenho receio...pq a fasquia pro tipo de trabalho que pretendo, está um bocado alta entenda-se "fasquia" pra qualidade do trabalho Smile
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
Nightwalker
Colocada: Sex Out 13, 2006 9:02 am Responder com Citação
Veterano Registo: 04 Out 2005 Mensagens: 743
Citação:
e o keke acham do cinema 4D????? consegue fazer alguma coisa de jeito???


Depende se o utilizador consege fazer alguma coisa de jeito... Practicamente qualquer software 3d é capaz de fazer o mesmo que os outros, tudo depende do artista.

Quanto aos preços tambem dependem de se o artista consege fazer alguma coisa de jeito..., se trabalha legalmente (o que à partida significa que deve fazer alguma coisa de jeito, senão não conseguia pagar licenças, impostos etc...), do trabalho em concreto e do prazo de entrega.

De qualquer forma não acho que seja indicado discutir orçamentos em público.
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
mpalma
Colocada: Sex Out 13, 2006 11:08 am Responder com Citação
Veterano Registo: 11 Abr 2005 Mensagens: 597 Local/Origem: Planeta Terra - V.R.S.A.
Bom dia , software encontras na web,alguem que trabalhe no mesmo,vais ter que fazer pub.

O tipo de trabalho e o tempo disponivel,estão relacionados com o software especifico.

google ,e vais ver que encontras soft 3d muita bom,o Lightwave tem tools para modelação,as quais são indicadas para uma optimização de tempo,referiste a simulação,estas a entrar noutro mundo,o qual podes encontrar plugins para simular o que pretendes,é bem possivel que os preços sejam mais elevados,contudo maioria dos softwares tem simuladores,só que uma simulação especifica,vais mesmo que pensar em ter $.

fkm bm,se poder ser util em alguma coisa que tenham falta é só dizer.
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
speedmill
Colocada: Ter Out 24, 2006 2:25 pm Responder com Citação
Registo: 10 Out 2006 Mensagens: 10
Já tenho alguns interessados mas....ainda ninguem me demonstrou estar á altura do projecto. Eu nao sou esquesito nem mesquinho apenas....gosto do MELHOR.
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
Ben Martin
Colocada: Qua Nov 15, 2006 10:20 am Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 28 Jun 2005 Mensagens: 108
Hah... nem sei por onde começar... honestamente... nunca vi um thread com tanta "palermice" junta!
Que me perdoem os intervenientes mas sinceramente... não sabem do que estão a falar!
Não conhecem o Lightwave e divido que distingam a diferença entre o 3DMax o Maya etc e tal.

E em relação a este thread não escrevo mais nada... porque, pronto... estas coisas acontecem de quando em quando... são o bolor que estraga o pão da vida! Temos q ser condescendentes!

Há já agora... em relação ao q é barato sair caro... esclareçam os gajos de Hollywood que usam Lightwave em "N" high-budget movies. Esses caramelos andam todos equivocados...

Mr. Speedmil... não sei se venho tarde ou não... só agora vi este thread e porque um amigalhaço mo chamou à atenção... mas eu sou de Leiria e trabalho (obviamente) com o Lightwave... tenho emprego no horário normal e estou a desenvolver alguns projectos á noite... se ainda precisar de ajuda diga qualquer coisa! Se já tem o problema resolvido... parabéns... é sinal que afinal ainda há (poucos) a trabalhar em Lightwave em Portugal e que afinal até aparecem quando é preciso! Smile

Abraço.

_________________
Ben Martin
--------------------------------------------------------
IT IS BETTER TO KEEP YOUR MOUTH CLOSED
AND LET PEOPLE THINK YOU ARE A FOOL
THAN TO OPEN IT AND REMOVE ALL DOUBT!
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
VirtualFM
Colocada: Qua Nov 15, 2006 12:27 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 385
Sinceramente, já vi muitos threads idiotas relacionados com gostos de programas, mas acho que este recebe o prémio do "Mais-Agressivo-de-uma-Forma-Completamente-Gratuita-e-Mesmo-Imbecil"

Para os que ainda não me conhecem, começo por me apresentar: Sou um "artista multimédia" já há mais de 16 anos e animador 3D há quase tanto tempo quanto isso. Sou utilizador de Lightwave já há 12 anos. É claro que tb utilizo outros programas quando necessário, mas o Lightwave tem sido o meu primordial meio de subsistência durante este tempo, por isso acho que merece um certo respeito.

É verdade que há muito poucos utilizadores de Lightwave em Portugal, e sem querer entrar em chavões e dizer que "somos poucos mas bons", o que é certo é que o mercado Português não fomenta a utilização de muitos programas devido à sua curta dimensão. Além disso, com os negócios chorudos entre as escolas de formação e as grandes marcas (Autodesk, Alias, que afinal se vem a revelar ser tudo o mesmo), pouco espaço há para a pequenas empresas como a Newtek. Assim só se ouve falar em Maya e Max, e são os cursos que temos para apresentar ao público, logo é o que o pessoal sabe utilizar.

Quem, como eu, aprende à custa de muito queimar de pestanas, pode escolher aprender o que bem lhe der na cabeça. E para o efeito, o Lightwave é um programa extremamente competente que pode fazer tudo o que os outros fazem, e bem. E se há áreas em que peca, tb há áreas em que excede.

Posto isto... vamos lá então aos comentários...

[HP] escreveu:
Pqé k decidiram comprar licenças de lightwave quando sabem que os seus utilizadores em portugal são 'raros'?


Talvez ele esteja bem informado e saiba do que o LW é capaz! Talvez saiba que o LW é muito utilizado em efeitos especiais, com resultados fotorealísticos sem ter de mexer em 30 mil parâmetros e saber programar shaders, talvez saiba que é possível fazer trabalhos decentes com equipas pequenas e tz saiba tb que tem provas dadas, basta ver a lista de utilização de filmes e séries onde o Lightwave tem sido rei:

CSI
Stargate
Battlestar Gallactica

Só para falar nas mais recentes e importantes (porque nos anos 90 quase tudo de FC era feito em Lightwave, desde o famoso Babylon 5 até todas as séries de Star Trek).

Por isso, sim, apesar de ultimament ter umas quantas deficiências, especialmente em termos de animação de personagens e workflow, em termos de efeitos especiais, rapidez de execução e rendering, dificilmente se encontrará melhor para produções deste tipo, ou seja: séries de tv que precisam de um workflow rápido e de um programa que não exija uma equipa de programação por trás!

Da mesma forma, com certeza deduziu que uma ou duas pessoas poderiam fazer o trabalho que tem em mãos e apresentar resultados com qualidade e rapidamente.

Já para não falar no já citado preço das licenças.

grid escreveu:
Quanta agressividade, Nightwalker!!! Shocked


Bom, eu acho que foi directo... eu estou aqui a tentar conter-me!

grid escreveu:

empresários preferem poupar uns "tostões" no investimento inicial comprometendo assim o desenvolvimento futuro. Lá diz o ditado e com razão, por vezes o barato sai caro...


Neste caso foi uma óptima escolha! Senão o que escolheria ele?! O Cinema4D com os seus módulos e que ficaria pelo menos 3 ou 4 vezes mais caro? O Extremamente-caro-estes-gajos-da-Autodesk-não-se-enxergam-MAX? O nada barato Maya? o Softimage? Qual? com certeza que a versão básica não lhe chegaria... Assim escolheu o LW, um programa co o qual se pode começar a trabalhar sem ter de comprar mais nada. Com o dinheiro que se poupa pode depois comprar uns plugins jeitosos (como o inigualável FPrime, que não há NADA similar em MAIS NENHUM programa), e com parece qu epreceisa de fazer simulações com líquidos, provavelmente precisará do Realflow... plugin que trabalha perfeitamente bem com o Lightwave e, de qlqr forma, tb o teria de adquirir para os outros, pois nada chega aos pés do realflow qdo se fala em líquidos.

grid escreveu:

Por outro lado, essa da capacidade de aprendizagem/adaptação também tem bastante que se lhe diga.

(...)
estão a ver muita gente a deixar os seus Max e Maya de lado para se adaptarem ao Lightwave por causa de uma oportunidade pontual, pois não? Independentemente da capacidade de aprendizagem que tenham ou não!


Pois tem: ou um gajo se adapta rapidamente a novo software ou está lixado.
Não estou a ver qual o problema... Se lhe pagarem para ir aprendendo, qual é o problema em alguém usar outro software? Para os trabalhos a que me dirigo, muitas e muitas vezes, a esmagadora maioria, tenho de usar outro software! Aliás, se não tivesse de o fazer, seria uma fgrande seca! Qual é a pica quie dá fazer um trabalho se já se sabem os passinhos todos?! Para estar numa linha de montagem ia trabalhar para uma fábrica, que tinha de estudar menos e dava menos trabalho!

Se não houver o desafio de aprender a ultrapassr problemas e usar a melhor ferramenta para a ocasião, qual é mesmo a piada de trabalhar nesta profissão inglória?!

Uma vez tive de aprender Motion Builder em 3 dias (nessa altura ainda se chamava FilmBox!) e estar em produção na semana seguinte a trabalhar com mocap. Noutra ocasião time meio dia para me safar em Combustion - programa pelo qual NUNCA me tinha interessado nem sequer com versão pirata para experimentar! - e nesse mesmo dia já tinha 2 shots montados com correção de cor e vários layers, tendo de fazer 25 shots numa semana (coisa que não fiz, só uns 16 é que ficaram bem, mas pronto, esforcei-me!). Lembro-me de outro projecto onde foi preciso perceber de motion tracking à pressa, outro em que foi uma luta com dinâmicas para cabelos... enfim...
No preciso projecto onde estou, em apenas uma semana tive de aprender Blender de raiz, uma nova versão do Realflow (que não lhe pegava há 3 anos por isso foi como se nada soubesse, pois muito mudou desde a versão 2.5), e lidar com conceitos de projecção dos quais nunca tinha ouvido falar sequer (e para a concretização dos quais o Lightwave está a ser uma peça fundamental, para não dizer indispensável!, pois é o único a ter lentes parametrizáveis e versáteis como tem agora).

Quanto à "oportunidade pontual", porra, não me lixem! Se dão hipótese de aprender algo de novo, aproveitem-na. Pois depois da "oportunidade pontual", outras surgirão, e os vossos skills terão um maior leque de possibilidades. Já para não falr que depois poderão realmente comparar programas com conhecimento de causa e saber o que escolher para determinada situação.

grid escreveu:
e caso haja algum que se disponha a deslocar-se a Leiria (partindo do principio que é condição necessária) então a aposta nesta aplicação foi ganha Wink


O empregador arranja alojamento de borla... O que querem mais?! O pior já está resolvido!

Quanto às viagens, OK, realmente, é uma trabalheira ir para Leiria! É que fica tããããooo looonge! Aliás, como tudo neste país que é tãão grannnde!!!

Vejamos, antigametne havia um Intercidades, acho que agora já não há, mas de carro demora-se 1:30, menos se se for pela Autoestrada. . Uma ida a Lisboa uma vez por semna (ou mais!) não custa assim tanto, pois não?! Porra, estando em Lisboa (arredores), demoro uma hora para conseguir chegar a uma porcaria de um cinema, e se quiser ir visitar um amigo que tb esteja nos arredores, o mais certo é levar mais de uma hora para faer 10 ou 20Km! Ora, se Leiria fica a 140Km e se faz numa hora e meia, realmente, custa a acreditar!

Reparem que nos EUA é normalíssimo levar 2 horas de carro pro emprego, andando-se centenas de kms todos os dias! Estando a viver em Berkeley (perto de S Francisco) e ir ter uma reunião em S José (Sillicon Valley, tb "perto" de S Francisco), demora-se à volta de 1 hora , e fica tudo ali "pertinho". Cá em PT, pff... não se importam de demorar 1:30 para atravessar o rio, mas ir até Leiria?! Cruzes credo, que pavor!

Seja como for, agora que já se sabe mais informação sobre o projecto, diria que não seria propriamente necessário ser feito no local, pois pode perfeitamente ser feito à distância.

speedmill escreveu:
Já tenho alguns interessados mas....ainda ninguem me demonstrou estar á altura do projecto. Eu nao sou esquesito nem mesquinho apenas....gosto do MELHOR.


Bom, parece que já não é preciso pois já vi algumas questões noutro lado sobre isto mesmo e o Ben já se ofereceu (e como é daí com certeza não haverá o "problema" da deslocação!). Mas se ainda precisar de ajuda posso mostrar-lhe o meu portfolio.

Cumprimentos a todos... e postem com juízo!

_________________
Fernando Martins
www.isisds.com
_____
/- /|/| 3D Animation and Special Effects
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Luís Santos
Colocada: Qua Nov 15, 2006 1:06 pm Responder com Citação
Uma mente torturada Registo: 29 Ago 2005 Mensagens: 208
Xiii Fernando, partiste isto tudo...lol
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
VirtualFM
Colocada: Qua Nov 15, 2006 1:13 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 385
Luís Santos escreveu:
Xiii Fernando, partiste isto tudo...lol


Isso é no bom ou mau sentido?!

De qlqr forma, pareceu-me que já estava bem rachado, por isso acabar de partir não me pareceu muito mau! Smile

_________________
Fernando Martins
www.isisds.com
_____
/- /|/| 3D Animation and Special Effects
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Luís Santos
Colocada: Qua Nov 15, 2006 1:26 pm Responder com Citação
Uma mente torturada Registo: 29 Ago 2005 Mensagens: 208
No bom sentido claro, abraço.
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Nightwalker
Colocada: Qua Nov 15, 2006 3:15 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 04 Out 2005 Mensagens: 743
VirtualFM , disseste o que eu queria dizer de forma menos "impulsiva" Laughing .
Espero que a tua experiência e portfolio deiam agora credibilidade ao argumento.
Cheers
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
Luís Santos
Colocada: Qua Nov 15, 2006 3:39 pm Responder com Citação
Uma mente torturada Registo: 29 Ago 2005 Mensagens: 208
Com o lightwave e o fprime podes destruir o mundo.
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
flash
Colocada: Qua Nov 15, 2006 6:07 pm Responder com Citação
Site Admin Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 1539
Epá.. até posso concordar com alguns pontos que tens, principalmente de não nos podermos fixar a uma app... afinal são so ferramentas...

Mas acho que te enganaste redondamente quando partiste do principio que somos todos de Lisboa... Portugal não é só lisboa...

Depois sobre o lightwave... é verdade que foi a ferramenta de eleição de hollywood, só acho é estranho estarem tantas vfx houses a mudarem para softimage... curioso..

Quanto a BSG, stargate e csi foram todos feitos pela mesma casa, pela Zoic, logo não acho que lw seja assim tao usado quanto dizes..
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
VirtualFM
Colocada: Qua Nov 15, 2006 8:45 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 385
flash escreveu:
Epá.. até posso concordar com alguns pontos que tens, principalmente de não nos podermos fixar a uma app... afinal são so ferramentas...

Mas acho que te enganaste redondamente quando partiste do principio que somos todos de Lisboa... Portugal não é só lisboa...


(Parto do princípio que te referes ao que eu disse, por isso respondo)

E depois de Portugal não ser só Lisboa?! Acaso isso invalida algum dos pontos? Chega-se do Porto/Braga a Leiria tb em relativamente pouco tempo. Da Guarda, de Castelo Branco... Pior será de Bragança ou de Vila Real de Sto António, mas isso não quer dizer nada. Em vez de irem todos os fins-de-semana que fossem de 15 em 15 dias. Conheci pessoal do Algarve a estudar na Univ do Minho, por isso não tou bem a ver o que queres dizer com isso de PT não ser só Lisboa.

E digo mais: Ainda bem que não é, pois Lisboa é detestável como cidade para se viver:
- as pessoas são na generalidade antipáticas no atendimento (lojas, cafés, restaurantes)
- casas exageradamente caras tanto para comprar como para alugar. E algumas delas nem são lá assim grande coisa, com divisões pequenas e sem espaços básicos de arrumação
- o trânsito é um caos e demora-se uma eternidade a chegar a algum lado
- os transportes públicos não ajudam. Péssima rede de ligações, especialmente na ligação de arredores
- como consequência, tem um dos índices de poluição maiores do mundo em algumas zonas (Marquês, Saldanha onde o ar é irrespirável em certas horas do dia)
- tem um índice de criminalidade que não é propriamente igual ao do resto do país
- não tem nada de realmente importante a mais que uma cidade do interior a não ser maior escolha de cinema e teatros.

Em suma, é uma bela cidade para se visitar (monumentos, parques para passear, museus...) mas para se viver?! Pfft, bela merda!

flash escreveu:
Depois sobre o lightwave... é verdade que foi a ferramenta de eleição de hollywood, só acho é estranho estarem tantas vfx houses a mudarem para softimage... curioso..

Quanto a BSG, stargate e csi foram todos feitos pela mesma casa, pela Zoic, logo não acho que lw seja assim tao usado quanto dizes..


Pois, foi e ainda continua a ser. Qto ao Softimage, é sem dúvida uma aplicação superior em muitos aspectos e sou todo a favor pela sua utilização. Adoro o programa, a sua versatilidade e o seu poder. É tb muito mais complexa e difícil de se controlar em algumas áreas. (no preciso projecto em que estou há uma mistura de XSI com Lightwave, e umas cenas que se estavam a fazer em XSI vão ter todas de ser convertidas para LW porque o render do XSI demooooora para caraças para se conseguir uma qualidade equiparada à do LW em muitíssimo menos tempo, para além de que é preciso andar a construir shaders especiais para fazer o que o LW faz de raiz. Além disso os nodes de render são caóticos de controlar e escassos, o que implicaria ter de comprar mais licenças de Mental Ray, enquanto que com UMA licença de Lightwave um gajo mete aqui os computadores todos a render na renderfarm (que são umas dezenas e não chegam!) (e nao vale a pena pedir mais promenores porque não posso adiantar mais nada, nem sobre shaders nem sobre os problemas específicos que se têm tido nesse campo, pois não posso estar a divulgar o projecto)

Já agora, é certo que muitas casas estão a mudar para XSI ou maya, mas normalemtne não é uma mudança radical, pois o LW continua a ter um lugar. É sabido que tem ficado para trás em alguns campos e toda a gente espera que volte a apanhar o ritmo. Se não apanhar, paciência. Seja como for, é um progrma competente para o que a pessoa que iniciou este thread queria, que pensei que fosse o que estava em questão.

Qto a séries e filmes, falei nesses porque são conhecidos, foi coincidência ser a Zoic a principal casa de produção desses efeitos. Há muitas outras. E cenas como a famosa Igreja do Código daVinci:
http://features.cgsociety.org/story_custom.php?story_id=3576
http://www.aip.org/isns/reports/2006/009.html

Já agora, ainda em relação ao Battlestar Galactica:
http://www.studiodaily.com/main/video/7304.html

Lista completa aqui:
http://www.newtek.com/lightwave/projects.php
(de certeza que não á a Zoic que faz aquilo tudo!) Isto sem falar noutros projectos que ou não têm categoria para entrar ali ou acima de tudo NÃO PODEM entrar ali por razões de NDA (conheço alguns assim!) ou mesmo de chorudos negócios feitos pela Autodesk na sua arrasadora tapa-olhos campanha de marketing.

Até breve.

_________________
Fernando Martins
www.isisds.com
_____
/- /|/| 3D Animation and Special Effects
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
zardoz
Colocada: Qui Nov 16, 2006 9:36 am Responder com Citação
Uma mente torturada Registo: 19 Fev 2005 Mensagens: 174
Fernando, portaste-te que nem um senhor!

Acho ainda incrível como se mantém estas guerras de software...dase! Pessoal, isto não interessa nada...qual é o problema com o Lightwave?! Eu trabalho num local com mais 6 ou 7 gajos a usar Max, eu sou o unico com o Lightwave e tudo corre bem. Todos têm qualidade.

Agora, se tiverem de comprar licenças e não tiverem dinheiro, têm de admitir que o lightwave é mais interessante do que qualquer outro software pq é bastante mais barato. Imaginem que não têm conhecimentos de 3d e que precisam de comprar software...comparem os preços. O lightwave não precisa de plugins externos para fazer seja o que fôr. com 600 euros estão a trabalhar.

Vão mas é todos fazer 3D e toca a colocar aqui excelentes trabalhos e deixem-se disto.

_________________
..::O meu site::..
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 2 de 3
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Seguinte
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
You cannot attach files in this forum
You cannot download files in this forum