Índice do Fórum Dimensao3.com


Autor Mensagem

<  Geral  ~  Blender - Animação de personágens

Nightwalker
Colocada: Ter Out 03, 2006 1:05 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 04 Out 2005 Mensagens: 743
Bem, estou decidido em experimentar, com paciência e mente aberta , uma solução de animação de personagens open source...
Ora o meu problema é que encontor no Blender.org e afins muita informação sobre rendering, modelação, interface, etc, mas especificamente sobre char-animation, muito pouco.
Onde posso, primeiro sacar uma versão de blender directionada para tal, se é que existe (a estabilidade n é importante), e depois, onde andam os animadores em blender ? Onde posso ter conhecimento do desenvolvimento presente e futuro do programa nesta vertente específica, que à primeira vista parece menos desenvolvida ?


Editado pela última vez por Nightwalker em Qui Out 05, 2006 2:26 pm, num total de 1 vez
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
rcas
Colocada: Ter Out 03, 2006 2:00 pm Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 27 Jul 2005 Mensagens: 331 Local/Origem: Quinta do Anjo
Antes de mais, excelente por quereres experimentar.

Quanto aos recursos, os melhores sitios para encontrares informação são os seguintes:
- Blendernation
- Blender Official site - Tutorials e Video Tutorials
- BlenderArtists - Fórum da comunidade
- Wiki oficial - Manual online

E para Character Animation, tens um excelente tutorial terminado faz poucas semanas e que é relativo à última versão oficial, podes ver uma lista de tutorials recentes aqui e o de animation aqui.

Assim que digerires estes avisa que tenho mais Smile .


-- Rui --

_________________
Blender 3D all the way.
http://www.blender3d.org
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
rcas
Colocada: Ter Out 03, 2006 2:11 pm Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 27 Jul 2005 Mensagens: 331 Local/Origem: Quinta do Anjo
Quanto ao download, o Blender tem apenas uma versão, que tem tudo, a qual não excede os 10Mb, podes retirar do site oficial, escolhes a tua plataforma (Windows, Linux, Mac OS X, Solaris, FreeBSD, Irix) e fazes o download.

Convêm instalares primeiro o Python do site oficial, para teres acesso aos scripts. Aconselho a versão 2.4 do Python. Em linux basta ir ao repositório da tua distribuição, em muitas das distribuições até já vem instalado.

Sacas a versão para a tua plataforma e tendo em conta a versão de Python instalada. Em Windows tens um installer, corres e já está, em Mac tens um dmg para instalar tambem e em linux é um "zip", basta extrair o conteúdo para uma pasta e correr o ficheiro "blender".

Mas para te entenderes melhor, diz-me qual a tua plataforma que eu oriento-te a melhor versão.

_________________
Blender 3D all the way.
http://www.blender3d.org
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
Nightwalker
Colocada: Ter Out 03, 2006 2:37 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 04 Out 2005 Mensagens: 743
Thanks, sabia que dirias qualquer coisa Wink
A ideia é fazer dual boot win/linux, mas para já vou tentar no win, já que ainda não optei por uma distro, ando desactualizado quanto ao linux... Confused

Dá me uns dias/semana para poder fazer perguntas com conhecimento de causa e depois espera uma chuva Laughing
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
rcas
Colocada: Ter Out 03, 2006 2:53 pm Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 27 Jul 2005 Mensagens: 331 Local/Origem: Quinta do Anjo
Citação:
Thanks, sabia que dirias qualquer coisa Wink
A ideia é fazer dual boot win/linux, mas para já vou tentar no win, já que ainda não optei por uma distro, ando desactualizado quanto ao linux... Confused

O Ubuntu para mim continua a ser das melhores distribuições do momento, dentro de semanas vai sair a nova versão.

Citação:
Dá me uns dias/semana para poder fazer perguntas com conhecimento de causa e depois espera uma chuva Laughing

Na boa, venham elas, posso não saber responder logo, mas tambem te indico onde podes obter as respostas e as pessoas que te podem ajudar.

E ainda estás a tempo para vir à Conferência em Amsterdão, entre 20 e 22 deste mês... lá em 3 dias aprendias o mesmo que em 3 meses sozinho em part-time...


-- Rui --

_________________
Blender 3D all the way.
http://www.blender3d.org
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
Nightwalker
Colocada: Ter Out 03, 2006 3:40 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 04 Out 2005 Mensagens: 743
Ui, amsterdão...... Infelismente tou tesinho :lol:dava pa fum... aprender umas coisas Cool
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
muddymind
Colocada: Qua Out 04, 2006 12:42 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 08 Jul 2005 Mensagens: 776 Local/Origem: Portimão / sao bras de alportel / Lisboa
Se tiveres algumas duvidas eu tbm posso ajudar pois ja worko com blender ha algum tempo Wink

_________________
http://www.blender.org/
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
Nightwalker
Colocada: Qua Out 04, 2006 4:22 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 04 Out 2005 Mensagens: 743
Thanks Mud. Já agora por curiosidade existe algum development roadmap para ter uma ideia de versões futuras?
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
rcas
Colocada: Qua Out 04, 2006 4:29 pm Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 27 Jul 2005 Mensagens: 331 Local/Origem: Quinta do Anjo
Amanhã vou meter um post no site Blendernation com as alterações previstas para a nova versão, basta estares atento.

-- Rui --

_________________
Blender 3D all the way.
http://www.blender3d.org
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
Nightwalker
Colocada: Qui Out 05, 2006 1:54 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 04 Out 2005 Mensagens: 743
Ok, primeiras impressões e perguntas:


Antes de mais, vou desviar-me um pouco do tópico da animação:

-Interface, já muito foi dito...a mim pessoalmente não me choca muito, se bem que seria bom poder configurar os shortcuts. Talvez seja mesmo eficiente com o hábito, muito cedo para comentar sem preconceitos.

Quanto à possibilidade de ser utilizado para archviz profissional (pelo que testei até agora):

- Layers!!! Layer manager e nomeação de layers, é essencial, os grupos podem ser um workaround mas não a solução para cenas grandes.
-não tive tempo para experimentar bem a linkagem de cenas exteriores, mas se funcionar pode ser muito útil.
-render de animaçãoes com gi... Testei brevemente o internal e o Yafray, e se bem que para stills parecem eficientes (particularmente o yafray), não encontrei nenhuma forma de calcular soluções de gi para usar nos frames (a la Vray e Mray) com objectos e luzes estáticos. O texture Baking pode servir para cenas simples, mas para 90% do trabalho típico de archviz é um suicídio...

-compositing: É simpático mas ainda não se pode chamar um Compositor. Para isso talvez seja melhor olhar para o jaashaka ou cinelerra.

Voltando À animação :

Dopesheet: Não encontrei nada com uma funcinalidade parecida com uma dopesheet normal, a janela IPO em modo Key faz algo de parecido, e o action editor é quase uma dopesheet mas pelos vistos só para armatures

Editar IPOS/Keys de vários objectos ao mesmo tempo: posso dividir as janelas e ter 2 IPO windows ou 2 Action Windows abertas mas seria bom poder editar vários objectos no mesmo sítio. O ideal seria mesmo ter um Outliner com filtros ao lado e fazer o display das curvas / keys dos ojectos/atributos selectionados

Action window: Parece-me que só funciona com armatures, o que limita bastante a possibilidade de por exemplo fazer rigs em que objectos controlam bones (tipo selectionar uma curva e ter os atributos da mao),mais, como posso por exemplo aceder só as keis de rotation x de determinado objecto?

Default interpolation: seria simpático poder escolher a default interpolation ao criar as keys, pode parecer tolice mas muitos animadores preferem fazer a primeira passagem em stepped (constant no Blender?) e so depois converter.

Para já é só , posso estar a dizer barbaridades, e estou de certeza "biased" pelo uso de outros programas, mas eu vou dizendo qualquer coisa.

cheers
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
rcas
Colocada: Qui Out 05, 2006 4:00 pm Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 27 Jul 2005 Mensagens: 331 Local/Origem: Quinta do Anjo
Citação:
-Interface, já muito foi dito...a mim pessoalmente não me choca muito, se bem que seria bom poder configurar os shortcuts. Talvez seja mesmo eficiente com o hábito, muito cedo para comentar sem preconceitos.

Poderes definires os teus próprios shortcuts está previsto para a próxima versão, algum trabalho está já feito, falta apenas concluir.

Citação:
Layers!!! Layer manager e nomeação de layers, é essencial, os grupos podem ser um workaround mas não a solução para cenas grandes.

Tens layers, checka esta imagem


Citação:
não tive tempo para experimentar bem a linkagem de cenas exteriores, mas se funcionar pode ser muito útil.

Foi usado extensivamente em toda a produção do Elephants Dream, está mais que testado e sem grandes problemas reportados até agora.

Citação:
render de animaçãoes com gi... Testei brevemente o internal e o Yafray, e se bem que para stills parecem eficientes (particularmente o yafray), não encontrei nenhuma forma de calcular soluções de gi para usar nos frames (a la Vray e Mray) com objectos e luzes estáticos. O texture Baking pode servir para cenas simples, mas para 90% do trabalho típico de archviz é um suicídio...

Como nunca usei Vray ou Mray, não sei exactamente a que te referes.
Mas penso que podes tentar usar o Radiosity Baking com o motor de render interno, dá uma olhada aqui.

Citação:
compositing: É simpático mas ainda não se pode chamar um Compositor. Para isso talvez seja melhor olhar para o jaashaka ou cinelerra.

O Cinelerra é bom, mas pesado.
Na nova versão vais ter mais nodes (file output node Smile, dá muito jeito) e ainda render passes. Possibilidade ainda de existir uma integração entre o Compositor e o Sequencer, mas ainda não é certo.
Está a crescer, dá-lhe mais uma ou duas versões, para já ajuda para coisas simples.

Citação:
Dopesheet: Não encontrei nada com uma funcinalidade parecida com uma dopesheet normal, a janela IPO em modo Key faz algo de parecido, e o action editor é quase uma dopesheet mas pelos vistos só para armatures

Referes-te a algo tipo o Magpie para lypsync ? Se for isso tens um script para essa funcionalidade, só tenho de ver se o encontro.

Citação:
Editar IPOS/Keys de vários objectos ao mesmo tempo: posso dividir as janelas e ter 2 IPO windows ou 2 Action Windows abertas mas seria bom poder editar vários objectos no mesmo sítio. O ideal seria mesmo ter um Outliner com filtros ao lado e fazer o display das curvas / keys dos ojectos/atributos selectionados

Isso é uma coisa boa para propor ao Ton, pode ser que ele se entusiasme e aconteça o mesmo que foi com o Compositor que ele fez num fim de semana.

Citação:
Action window: Parece-me que só funciona com armatures, o que limita bastante a possibilidade de por exemplo fazer rigs em que objectos controlam bones (tipo selectionar uma curva e ter os atributos da mao),mais, como posso por exemplo aceder só as keis de rotation x de determinado objecto?

Quanto a teres objectos que controlam bones, tens várias possibilidades, uma delas são Hooks, dá uma checkada aqui. A outra solução são os Drivers.

Dá ainda uma olhada aqui e aqui.

Citação:
Default interpolation: seria simpático poder escolher a default interpolation ao criar as keys, pode parecer tolice mas muitos animadores preferem fazer a primeira passagem em stepped (constant no Blender?) e so depois converter.

Não sei se percebi bem, mas estas a referir a isto ?

Citação:
Para já é só , posso estar a dizer barbaridades, e estou de certeza "biased" pelo uso de outros programas, mas eu vou dizendo qualquer coisa.

Acho que fazes bem, continua. No que puder ajudar conta comigo.

-- Rui --

_________________
Blender 3D all the way.
http://www.blender3d.org
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
Nightwalker
Colocada: Qui Out 05, 2006 5:22 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 04 Out 2005 Mensagens: 743
Thanks rcas, tou no trabalho e por agora tenho de ser telegrafico..

uma dopesheet é algo assim, basicamente um action window com um outliner ao lado,em que se pode selecionar os objecto/atributos, e mexer no tempo (fazer ofsets) às keys, de preferência a muitos objectos ao mesmo tempo.

por exemplo :http://www.3dtotal.com/team/tutorials/lango_keyframing/lango_keyframing_01.asp

mais tarde chateio mais

cheers

edit: A default interpolation era simplesmente poder escolher se quando criamos uma animação ele, por default, faz a curva em auto, besier ou constant em que não interpola nada, o valor é constante até ao proximo key.
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
rcas
Colocada: Qui Out 05, 2006 6:09 pm Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 27 Jul 2005 Mensagens: 331 Local/Origem: Quinta do Anjo
Será que pretendes isto ? (ver imagem...)

Se for isto, tens no NLA. O que vês na imagem não tem bones.

_________________
Blender 3D all the way.
http://www.blender3d.org
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
rcas
Colocada: Qui Out 05, 2006 6:16 pm Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 27 Jul 2005 Mensagens: 331 Local/Origem: Quinta do Anjo
Mais sobre o NLA aqui.

_________________
Blender 3D all the way.
http://www.blender3d.org
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
Nightwalker
Colocada: Qui Out 05, 2006 6:18 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 04 Out 2005 Mensagens: 743
Pode ser um workaround... tenho que testar melhor.
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
Nightwalker
Colocada: Ter Out 10, 2006 4:53 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 04 Out 2005 Mensagens: 743
Ok, está-me a supreender Smile

-Quanto à action window, posso ter varias actions para o mesmo objecto ao mesmo tempo? A ideia seria ter controlo separado para cada curva ou uma selcção de curvas ipo ao mesmo tempo.. tipo desfasar as rotações das translações etc...

-Playblast: quando faço um playblast da animação (control botaosito do view...) e ele abre a janela com a caputra, existe algum controlo sobre essa janela, tipo fazer play, andar p frentre ptraz etc (poder fazer uns rabiscos por cima era 5 estrelas Rolling Eyes ) ?
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
rcas
Colocada: Ter Out 10, 2006 9:45 pm Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 27 Jul 2005 Mensagens: 331 Local/Origem: Quinta do Anjo
Citação:
Ok, está-me a supreender Smile

Ainda bem.

Citação:
-Quanto à action window, posso ter varias actions para o mesmo objecto ao mesmo tempo? A ideia seria ter controlo separado para cada curva ou uma selcção de curvas ipo ao mesmo tempo.. tipo desfasar as rotações das translações etc...

Na NLA sim, na Action window só consegues ter para Bones e Vertex Groups se não estou em erro. A solução é criares mais umas janelas de Action todas encadeadas e ter as várias actions em cada uma delas.

Citação:
-Playblast: quando faço um playblast da animação (control botaosito do view...) e ele abre a janela com a caputra, existe algum controlo sobre essa janela, tipo fazer play, andar p frentre ptraz etc (poder fazer uns rabiscos por cima era 5 estrelas Rolling Eyes ) ?

Bem, por onde hei-de começar !!!

O melhor será dar uns links:
- Render Pipeline / Novas opções na versão 2.42a, convêm ler tudo, mas vai até ao último tópico da página para opções do Render
- Nodes / Render e o Compositor
- Manual oficial, render de animações
- Manual oficial, opções de render

Mas tem muito mais do que isto que está aqui mencionado, podes até fazer render em OpenGL e por aí a fora.
Nesta parte tens uma carrada de truques e coisas que podes fazer, mas estar aqui a explicar ficava um texto enorme Razz , talvez por messenger ou do género.

-- Rui --

_________________
Blender 3D all the way.
http://www.blender3d.org
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 1 de 2
Ir à página 1, 2  Seguinte
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
You cannot attach files in this forum
You cannot download files in this forum